"Eduardo e Mônica", da Legião Urbana: e quem irá dizer que existe razão…

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2022
  • Filmes, séries, desenhos e muito mais para assistir no UOL Play. Confira ► bit.ly/3Off8GS
    ----------------
    Análise sobre o filme "Eduardo e Mônica" (2020), dirigido por René Sampaio.
    ----------------
    Legião Urbana segue como uma das bandas mais aclamadas e influentes do rock nacional, graças aos seus acordes de violão/guitarra simples, porém viciantes, a voz inigualável de Renato Russo e, claro, por suas composições complexas e poéticas, que além de analisar temas filosóficos e políticos, ainda encontra espaço para narrativas de histórias dignas da literatura e do cinema. Muitos se lembram da épica história de João de Santo Cristo, narrada em "Faroeste Caboclo", que inclusive, veio a se tornar um longa metragem em 2013, dirigido por René Sampaio e que fez as devidas modificações na trama para transformar uma música de 9 minutos em um longa-metragem de 1h40. E agora o diretor decidiu trazer uma versão para os cinemas da canção romântica "Eduardo e Mônica", que mostra duas pessoas, que não poderiam ser mais opostas, seja em gostos, ambições ou mesmo idade, mas que ainda encontram, em meio às adversidades, a chance de se apaixonarem e iniciarem um relacionamento que desafia toda e qualquer razão. Apesar de produzido em 2020, o filme veio a conseguir um lançamento limitado no país somente em 2022, e assim como a adaptação anterior, temos mais um filme que respeita o material fonte, o expande onde é necessário e que, acima de tudo, retém a mensagem maior da obra de Renato Russo: de que não existe razão nas coisas feitas pelo coração.
    Roteiro: Bruno Cavalcanti
    Edição/Locução: Alexandre Damaso
    All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107
    #elegante
    #analise
    #cinema
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 32

  • @canalelegante
    @canalelegante  Рік тому +1

    Assista também estas análises:
    - É preciso ter coragem para sentir "O Primeiro Amor" ► ua-cam.com/video/bNe8qRDjh-w/v-deo.html
    - Entenda as alegorias e os simbolismos de "O Mágico de Oz" ► ua-cam.com/video/Z4FP7vSgOFc/v-deo.html

  • @brayandopneu1060
    @brayandopneu1060 Рік тому +12

    Eduardo e mônica é uma lição para aqueles que pensam que ter um relacionamento é fácil e simples.

  • @KRAKOA889
    @KRAKOA889 Рік тому +11

    Como faltam comédias românticas iguais a esta, que abraçam o espectador com o desejo de ver o casal título junto diante das dificuldades apresentadas. A partir da composição de Renato Russo, cujas passagens são reproduzidas sem o alarde de parecerem um fan service (Eduardo joga futebol de botão com seu avô de um jeito bem casual, enquanto Mônica fala de Bauhaus e Nouvelle Vague dentro de uma conversa casual), temos um romance que, semelhante ao visto em Licorice Pizza, desafia o conceito de maturidade quando coloca uma mulher adulta relacionando-se com um jovem à beira de prestar vestibular.
    É uma premissa que revela o estado emocional de Mônica depois da perda do pai e como este caminho sombrio a leva a conhecer um jovem de alma vibrante, cuja ingenuidade típica da idade representa aqueles mesmos valores que buscam no amor. Enquanto vemos o romance florescer a partir da osmose de cultura, conhecimento e vontade de enxergar o mundo a partir de um olhar mais simples que flui de uma parte para outra e vice-versa, o conflito que os ameaça é bem melhor elaborado do que mentiras, traições ou outros romances. Já que a imaturidade e mesmo a dureza do coração são obstáculos tratados com realismo e naturalidade por René Simões.
    A direção é gostosa, por resgatar um período nostálgico do tempo inspirado pela canção, mas é também remissiva aos dias de hoje, já que tudo o que está acontecendo é em um período simultâneo ao regime militar, cujas raízes ainda podem ser enxergadas expostas na cabeça de muitos. Tudo criado a partir de um contraste que favorece a beleza dos quadros, sem esquecer a densidade e textura emocionais necessárias para que o romance de Eduardo e Mônica não seja apenas água com açúcar.
    E disto não tem nada, muito por conta da atuação de Alice Braga. Difícil não se apaixonar pela composição da atriz, que mescla um inconformismo com rebeldia de quem deseja criar o caminho do sucesso rejeitando aquele estabelecido pela mãe (e pelas normas sociais e tradicionais), embora não deixe transparecer um retrato unidimensional de uma mulher forte e inabalável. Sua Mônica sente; sua tristeza machuca, seus sorrisos contagiam. Já Gabriel Leone tem um papel mais difícil porque Eduardo tem uma trajetória mais óbvia, tentando provar a Mônica (e a nós) que sua idade não é sinônimo de unidimensionalidade. Assim, Gabriel trabalha as expectativas óbvias que criamos em torno dele e não as subverte. Pelo contrário, pede que enxerguemos além delas e encontremos o jovem idealista e apaixonado que um dia podemos ter sido.
    No processo, René, Alice e Gabriel transformam a canção que embalou amores e romances no filme que deveria ser, fazendo jus a Renato Russo sem deixar de ter identidade própria.
    Fiquei pensando no caminho para casa se o Renato Russo ia gostar da adaptação...
    No geral, é um filme muito bom, com as referências da música, uma trilha sonora perfeita! Fotografia muito boa, atores também, o destaque do filme fica por conta do amigo do Eduardo: brilhante.
    "- Tá rolando uma mostra no Cine Karim, só filme da nouvelle vague...
    - Tá passando novela no cinema?"
    Galera na gringa faz adaptação de tudo e o povo enche o cinema. Mas quando a adaptação é daqui começam essa besteira de "estragar a música ou livro", puro complexo de vira-lata. É uma adaptação e não um substituto.

  • @guilhermecotrim3605
    @guilhermecotrim3605 Рік тому +7

    Não assisti o filme, mas acho Eduardo e Mônica a melhor música da Legião Urbana

  • @paulopereira3682
    @paulopereira3682 Рік тому +2

    Está música Eduardo e Mônica feliz parte da minha infância nos anos 80 saudades desta maravilhosa época de ouro

  • @joaomarcelodiaswolff4463
    @joaomarcelodiaswolff4463 Рік тому +3

    E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?
    E quem irá dizer que não existe razão?
    Eduardo e Mônica trás a mensagem incrível de que no final e no princípio de tudo a real base para um relacionamento é o amor

  • @DVerlaim
    @DVerlaim Рік тому +14

    saudades de um tempo que nem vivi

  • @matteusbarbosa8738
    @matteusbarbosa8738 Рік тому +6

    E quem um dia irá dizer,que existe razão!

  • @pauloa.2880
    @pauloa.2880 Рік тому +7

    Renato Russo gênio muito a frente de seu tempo

  • @altairferreira1
    @altairferreira1 Рік тому +2

    Esse filme é muito bom. Confesso que eu não esperava isso.

  • @juliebernado3977
    @juliebernado3977 Рік тому +4

    Eu vi esse filme no cinema
    Eu amo esse filme 🤩🤩

    • @gabrielalmeidabrito2559
      @gabrielalmeidabrito2559 9 місяців тому

      Lançou no cinema ? Eu achei o lançamento bem confuso, pois a estávamos na pandemia ainda

  • @felipealves471
    @felipealves471 Місяць тому

    Eu amo a música Eduardo e Mônica e adorei o filme, é ótimo. Sem dúvida um dos melhores filmes nacionais, foi lindo como pegaram uma música de cinco minutos e conseguiram desenvolver a história tão bem e colocar mais características coerentes com os personagens. Só acho que eles poderiam ter representado os últimos versos da música com eles tendo filhos e construindo uma casa. Mas o filme é lindo

  • @taniafernandes8236
    @taniafernandes8236 Рік тому +1

    se Renato russo viu esse filme lá do céu ele deve ter ficado muito feliz com o que viu

  • @BigDragonGames
    @BigDragonGames Рік тому +2

    Excelente vídeo e análise!

  • @arthurlazato8256
    @arthurlazato8256 Рік тому +1

    Quero muito assistir ao filme.

  • @miojocremoso2217
    @miojocremoso2217 10 місяців тому

    Amo demais os videos desse canal

  • @volkshue6492
    @volkshue6492 Рік тому +1

    09092022..CADE O FILME 😍

  • @elianeantunes8436
    @elianeantunes8436 Рік тому +1

    Viva o AMOR.

  • @nabysalem8260
    @nabysalem8260 Рік тому

    Eu tem ver esse filme

  • @felipenunes8445
    @felipenunes8445 Рік тому

    Voz do Elegas tá diferente, wtf

    • @canalelegante
      @canalelegante  Рік тому +1

      Olá.
      Tem um tempinho que o novo locutor do canal é o Alexandre Damaso. Mas a equipe é a mesma de antes, só com gente que ama o universo cinematográfico e se esforça para produzir diversos vídeos incríveis todas as semanas aqui para a comunidade Elegante.
      Contamos com você para levar o canal cada vez mais longe. Fique à vontade para sugerir temas, filmes, séries, etc =)

  • @topetaocarecudo6228
    @topetaocarecudo6228 Рік тому

    Que pena que ele vendeu o canal 😢

  • @luizwilker
    @luizwilker Рік тому

    Sou fanzasso da legião, mas pra ser sincero achei o filme muito fraco, principalmente se tratando de uma adaptação de uma música tão representativa para os fâs da legião e que tem um roteiro realmente de filme, o que por si só já ajudaria bastante qualquer cineasta.
    O que era pra ser uma comédia romântica divertida, alto astral e descontraída, acabou sendo um dramalhão chato .
    Fugiu muito da letra da música; Eduardo e Mônica no filme parecem muito infelizes um com outro, toda hora entram em crise e brigam. Na música apesar das diferenças eles se dão bem e são super apaixonados.
    A personagem Mônica, interpretada pela Alice Braga, parece uma quarentona em crise sofrendo de depressão. Já o Eduardo poderia ser mais adolescente, em descoberta com o mundo, e não um garoto tedioso.
    Enfim, deixou muito a desejar, ficou muito triste, as cenas muito paradas , ficou parecendo um monólogo chato e sem graça.

  • @kaioteles7711
    @kaioteles7711 Рік тому +1

    Achei o filme ok. Um nota 7, legal. Mas achei a Mônica muito depressiva.