IMPRESSIONANTE | Vídeo em 3D mostra imagens de satélite de como o metano se espalha pela atmosfera

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лис 2020
  • inscrições abertas para o Curso de QGIS online, baseado no método de geoprocessamento do LAPIS. É o Curso de QGIS mais completo do Brasil, do básico ao avançado. Para fazer a sua inscrição e começar agora, clique neste Link: agro.letrasambientais.org.br/...
    .
    IMPRESSIONANTE | Vídeo em 3D mostra imagens de satélite de como o metano se espalha pela atmosfera
    .
    🛰 O metano (CH4) é o segundo gás que mais contribui para o efeito estufa e responde por até 30% do aumento da temperatura da Terra, até agora. Cerca de metade de todas as emissões de metano, um dos gases de efeito estufa mais potentes, vem de campos de gado e arroz.
    .
    🌎 Este novo vídeo da NASA, em 3D, mostra como o metano (CH4) se espalha e dança pela atmosfera da Terra. O CH4 aparece como ventos, em tons de laranja e vermelho. Cada cor representa uma concentração diferente de metano, com o vermelho sendo os níveis mais elevados, e o laranja, os níveis mais brandos. O vídeo mostra o aumento das emissões de CH4, nos anos de 2017 e 2018.
    .
    Leia mais em: www.letrasambientais.org.br/p...
    .
    🛰 O vídeo foi criado com dados de satélite, que capturou, diariamente, mais de 2 mil partículas por bilhão de metano, ao redor do Globo. A sequência de imagens, entre 1 de dezembro de 2017 e 30 de novembro de 2018, mostra a evolução das emissões de metano, ao longo dos meses, com concentrações maiores na região do Golfo Pérsico e no entorno da capital da China, Pequim. A expansão econômica da China e a enorme população do país levam a uma alta demanda por exploração de petróleo, gás e carvão, para a indústria, bem como a produção agrícola, que são suas fontes subjacentes de metano.
    .
    ✅ O metano (CH4) é um importante gás de efeito estufa. Embora seja emitido em menor quantidade que o dióxido de carbono (CO2), ele tem um potencial de aquecimento global maior, indicando que possui maior poder de aprisionamento de calor na atmosfera, que o CO2. No entanto, como a vida útil do metano na atmosfera é mais curta e as concentrações de dióxido de carbono são muito maiores, o dióxido de carbono continua sendo o principal contribuinte para o aquecimento global. O metano também possui muito mais fontes que dióxido de carbono, incluindo os setores de energia e agrícola, além de fontes naturais, de vários tipos de áreas úmidas e corpos d’água. O metano é um gás produzido sob condições anaeróbicas. Ou seja, quando não há oxigênio disponível, provavelmente o metano poderá ser produzido.
    .
    ✅ A agricultura é responsável por cerca de 20% das emissões globais de metano. Inclui a fermentação entérica, que é o processamento de alimentos nas entranhas do gado, principalmente, mas também inclui a forma como gerenciamos os resíduos provenientes da pecuária e outras atividades agrícolas. A infraestrutura construída para apoiar a economia global do gás não fez o suficiente para evitar vazamentos significativos de metano. Isso porque há vazamento de metano em todo o sistema de suprimento de gás, que somado à penalidade energética do transporte marítimo, de longa distância, do produto, aumentam as emissões de gases de efeito estufa.
    .
    ✅ O problema é que não há uma ideia clara de quanto metano está sendo vazado. Uma nova geração de satélites de detecção de emissões está apenas começando a fornecer informações sobre o escopo do problema. Ao mesmo tempo, a indústria de petróleo e gás - principal fonte das emissões de metano do país - enfrenta um cenário com choques de preço, excesso de oferta global e redução das expectativas de demanda de longo prazo devido ao aumento do apoio político e industrial à eletrificação do transporte.

КОМЕНТАРІ •