Diferenças Entre Ração e Proteico Energético na Suplementação bovina

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • ♦️ ENTRE PARA A ESCOLA DE PECUÁRIA LUCRATIVA AUMENTE O LUCRO POR @ PRODUZIDA: escoladepecuar...
    O que diferencia uma ração de um proteico energético, do ponto de vista técnico, está relacionado principalmente à composição e ao consumo. Enquanto ambos são considerados suplementos energéticos, a ração possui uma quantidade maior de energia e menos sal branco em comparação ao proteico energético, o que impacta no controle do consumo pelos animais. A ração permite que os animais consumam maiores quantidades, o que substitui uma parte significativa da ingestão de pasto, ao passo que o proteico energético tem um efeito mais voltado para aumentar a digestibilidade do capim, com menor impacto no consumo de pasto.
    Além disso, o proteico energético contém maior proporção de proteína, especialmente de nitrogênio não proteico, como a ureia, e é frequentemente utilizado para aumentar a eficiência da alimentação dos animais, sem reduzir significativamente o consumo de pasto. Já a ração é usada com o objetivo de permitir ajustes na lotação, sendo especialmente útil durante a seca, quando há escassez de pasto.
    Outro aspecto importante é o efeito substitutivo. Enquanto o proteico energético tem um efeito substitutivo menor, permitindo que o animal continue a consumir grandes quantidades de capim, a ração pode substituir até grandes quantidades de matéria seca do pasto, o que é útil para ajustar a lotação e garantir que os animais continuem a ganhar peso mesmo com menos pasto disponível.
    Em termos práticos, a ração exige uma maior quantidade de manejo diário, podendo até necessitar de ser distribuída duas vezes ao dia ou com o uso de vagões para grandes lotes de animais. O proteico energético, por outro lado, pode ser manejado de forma mais simples, com menor quantidade e logística envolvida.
    Esses conceitos são fundamentais para o planejamento de suplementação e fazem parte de aulas específicas dentro da Escola de Pecuária Lucrativa, sendo uma base importante para pecuaristas que desejam otimizar a alimentação dos animais e ajustar a lotação de forma eficiente.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    ♦️Se você precisa de matéria prima para sua propriedade, faça uma cotação sem compromisso conosco através desta página: neto.consultor...
    Oferecemos: Caroço de algodão, Torta de Algodão, Farelo de Algodão, Capulho de Algodão, Briquete de Algodão, Milho, Quirela de Milho, DDG, Milheto, Sorgo, Farelo de Soja, Casquinha de Soja Peletizada e Sal branco.
    Afinal, o que é a PRADO - PECUÁRIA LUCRATIVA?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    ♦️ PRADO - PECUÁRIA LUCRATIVA é uma empresa voltada para consultoria em Manejo de Pastagem e Nutrição animal. Neto Prado, consultor e co-fundador da empresa, idealizou a ESCOLA DE PECUÁRIA LUCRATIVA, a escola para pecuaristas mais completa do país. São centenas de aulas que te ensinarão manejo de pastagens, nutrição animal, gestão de ferramentas, indicadores, gestão de pessoas e muito mais.

КОМЕНТАРІ • 3

  • @asaventuradositioroca2888
    @asaventuradositioroca2888 18 годин тому

    Boa tarde Neto, é possível fazer uma dieta com Capiaçu e um proteico energético.

  • @KaiannSilvagazolla
    @KaiannSilvagazolla 10 днів тому +2

    Prado, boa tarde!
    Estou com uns Bezerros recém desmamados e aqui na minha região já vai iniciar o período das águas (daqui 1 mês para ser mais exato), estou com esses bezerros a pasto e dando no momento farelo de soja e farelo de milho misturado (Soja 20% e milho 80%), junto ao pasto BRS capiaçu dado direto no cocho. Nessa transição de seca para chuva já estou querendo adaptar os bezerros para suplementação proteica energética junto com o pasto que vai esta bom no período das águas, pode me dar sua opinão sobre?