Fico me perguntando se Sir Christopher Lee, o ator que viveu Saruman, se estivesse vivo, o que diria de Anéis de Poder. Até onde sei, o falecido ator lia O Senhor dos Anéis todos os anos, como uma Bíblia. Amava a obra e chegou a conhecer o próprio Tolkien.
Ele era amigo de ocultistas, místicos, satanistas. Disse que teve curiosidade sobre essa coisas, adquiriu alguns livros, mas quando percebeu realmente onde essa curiosidade o estava levando, saiu fora! Uma vez numa entrevista em uma universidade irlandesa ele disse para aos alunos para nunca se envolverem com ocultismo, pq isso os fariam perder a sanidade mental e tbm perder suas almas.
O problema é que Galadriel na segunda era já tinha milhares e milhares de anos de idade e já era aprendiz da maiar Melian. Ela sempre se especializou no domínio da magia divina e na sabedoria.
O pior é que o rei é sobrinho neto dela, Ela na literatura está acima do rei. E o pior (2) é que o rei elfo não pode dar o perdão e mandar pra valinor, ele também está ali esperando o perdão. Só quem pode são os Valar. Isso é muito tosco, porque desrespeita a obra toda. e PS. nessa época, na literatura ela já estava casada e sumiram por eqto com o marido dela. EDIT: sobre a força da Galadriel, segundo tolkien ela era a mais vislumbrante, altiva e forte dos elfos na terra média (ela já era uma 'puta elfa' quando chega na terra média). O Feanor por exemplo lutou com um exército de balrogs na busca pelos simarillis então era de se esperar ela forte, bizarro são os outros elfos estarem tão fracos se comparados com ela, ou mesmo com qualquer outra coisa.
Os Hobbits são covardes e não lutam mesmo. só ver a explicação no primeiro livro de o senhor dos anéis (Gandlaf narra isso). Não existia o condado na segunda era (isso precisa ser dito quando você critica os hobbits)
@@guimac2k6 onde é dito que eles são covardes? Isso não é dito em lugar algum! O que é dito é que eles são indiferentes com os problemas do mundo, e não covardes.
@@guimac2k6 Gandalf fala diversas vezes que eles são indiferentes com os outros, mas se precisarem os 'pequeninos' não pensam duas vezes antes de sacar uma espada e defender os deles, Hobbits são corajosos por natureza.
eu que NUNCA Li OS LIVROS RI MUITO quando aquele bicho la no começo tampa um caiau de gelo neles e eles nao DESVIAM LINDAMENTE igual nos filmes, eu até me perguntei ,SE RÁ QUE SÃO ELFOS MESMO?KKKKK
Na segunda era os Hobbits eram nomades mesmo, ainda não havia condado. O condado só ocorre depois da batalha da última aliança. Nessa época os hobbits viviam escondidos e vagando pela Terra Média.
Excelente analise. Gosto bastante da sua forma de expor seu pensamento e suas opiniões. Sempre respeitoso, mas acertivo. Perseguições são comuns e até esperadas, vivemos no vale de lágrimas, devemos nos alegrar por sermos dignos de sofrer por Cristo. Que Deus proteja a sua família.
Elfos simbolizam divino, vida eterna, divino, cuidado da Natureza, amor ao sereno e permanente. Anões valor da indústria trabalho duro e bruto. Homem simboliza a fragilidade da condição humana. Hobbits humildade, vida em família e amigos, simplicidade.
Há alguns anos já eu já tinha um pé atrás quando anunciavam remakes, continuações ou spin-offs de filmes clássicos etc. E quando no canal Tolkien Talk, há uns 2 ou 3 anos, anunciaram a série de O Senhor dos Anéis, eu já esperava uma merda colossal. Mas piorou demais de lá pra cá.
Toda vez que vejo propaganda de uma nova série remasterizada ou de alguma obra clássica da ficção que será feita dela uma nova série, eu até engulo seco e me vem a vertigem. É como aquele famoso meme do Punisher: "NO, NO NO NO NO NOO".
Fiquei decepcionada com o posicionamento do T. TALKS, na Live sobre o episódio 1 da série, parecia tudo lindo, e ainda que cabia aquelas alterações na obra do Tolkien, a impressão é que realmente eles não parecem entender o lado religioso e simbólico da obra.
@@elizabethdanforth834 eles entendem, eles sabem e eu sinto que eles estão se esforçando muito para gostar da série (principalmente o Sérgio). Mas o comportamento mudou mesmo - do vinho para a água - após a viagem a Londres. Alguma coisa aconteceu ali, algo que a gente não sabe, para eles mudarem de forma tão radical. Eu, que me acho tão moderado, fui banido do canal deles! Hahaha! Então é... Um pouco estranho mesmo...
@@rogeriopimenta6247 o nome disso é: grana. A Amazon cevou muito esses canais especializados em Tolkien. Aconteceu lá fora também. Contenção de danos. Vc pega uma suposta autoridade no assunto e faz ela defender o seu produto, cria um certo ar de credibilidade. Aqui funciona, pq a maior parte do público nunca pegou um livro na mão, lá fora é mais complicado. Os realizadores sabiam que estavam metendo a mão num vespeiro, alterando o universo de Tolkien. Basta ver a rejeição gigantesca dos trailers.
Que aula, professor. Concordo totalmente com sua opinião. No meu caso, a felicidade que senti quando soube que iriam produzir essa série foi totalmente suplantada quando ela de fato saiu... Se eu - que sou só um admirador da obra - fiquei assim, imagina como se sentiria o nosso querido Professor Tolkien.
O caso da Rey eu concordo com você, pois ela aparece no meio do nada e vira uma Jedi praticamente do nada, sem treinamento e tal, mas na série diz que a Galadriel participou de inúmeras batalhas e tal, não especificou que ela teve um treinamento e nem um mestre, mas diz que ela estava a anos batalhando...
Foi o q eu entendi , afinal o foco não é mostrar o que aconteceu antes com ela, se não teriam que fazer uma série só pra isso. A série não tem todo esse tempo.
Achei interessante o que você disse, Guilherme, sobre o repertório dos atuais roteiristas (infelizmente com o problema do áudio você não prosseguiu). Noto isso em quase todas as séries e filmes atuais. Tudo tem muito cara de Califórnia da década de 2020. Outro dia escrevi uma breve análise em meu perfil no Facebook, dizendo que a presença de etnias que não estão presentes na obra original não comprometeria, mas que soaria estranha e forçada. Foi o suficiente para que uma americana entrasse de botina na porta e fizesse insinuações sobre "racismo". Respondi a ela que talvez não percebesse, mas que esse movimento woke busca reproduzir a composição étnica dos EUA de hoje, nada mais. Nada a ver com outros países e muito menos com as etnias da Inglaterra medieval. A moça se descompensou tanto que até recebeu um puxão de orelha de uma outra americana, que disse: "Ele é brasileiro, não foi submetido à lavagem cerebral de nossa mídia"... Mas trata-se de uma realidade: essas grandes corporações de entretenimento basicamente educam suas audiências em um sentido reativo, na base do clichê, da frase feita e da acusação leviana. Quanto à série, daria 7 para o ep. 1 e 6 para o ep. 2. Há plots ali que não irão se sustentar e a obra vai acabar se tornando chata. A tal Bronwyn por exemplo, que tem um "affair" com o "elfo negro", é um personagem chatíssimo e estereotipado. Será puro entretenimento sem muitas consequências.
Excelente! Foi o que comentei em casa quando assistimos , essa representatividade é muito forçada, sigo o Tolkien Talks e fiquei muito decepcionada com os comentários deles sobre a série, ficou claro que eles queriam que não se visse essa desconstrução da obra de Tolkien, inclusive dizendo que essas modificações caberiam sim na obra de Tolkien. Ainda bem que tem o Guilherme.
Interessante isso que vc falou sobre as produções de séries e filmes, quererem retratar a composição étnica dos EUA, eu fiquei imaginando essa série dos Anéis do Poder só com atores nitidamente Brasileiros, seria algo muito engraçado kkkkkk
@@ClaudioMalagrino Caraca man, vc não entendeu nada o que eu quis dizer. Esse movimento woke não gosta de mudar as raças e etnias de personagens já estabelecidos? então só pensei quão bizarro seria se eles trocassem por grupos étnicos brasileiros!!!
Sobre o modo de vida superior: em Silmarillion é mostrado diversas vezes os problemas do egoísmo de reis élficos. Além disso o rei da série, mesmo se contrapondo a Galadriel, tem um argumento muito bom. Naquela época, ainda não existiam hobbits... esses pés peludos são provavelmente a mesma raça do Gollum, que vai originar os hobbits. É por isso que acho o argumento de identificação baseado no "modo de vida superior" inválido.
Vim parar aqui por indicação da linhagem geek, e vou falar a verdade, concordo com seu ponto de vista sobre a série ou adaptações da atualidade, os caras só tem uma fidelidade que é passar mensagem política identitária
Tolkien odiaria o senhor dos anéis, imagina Anéis do poder. Mas acredito que a experiência de ler um livro é totalmente diferente de ver uma série ou filme. Acho mt diferente ler senhor dos anéis do que ver senhor dos anéis. Mas acredito, Guilherme, que o pessoal q gostar da série irá procurar os livros pela curiosidade. Logo a série vai alavancar os livros de Tolkien, isso vai acontecer, já está acontecendo.
Não vai não, cara... A Marvel por ex, extremamente popular, tudo que é filme b@st@ vai 1Bi, enquanto isso nos quadrinhos, cada vez vende menos. Esse publico não lê. E o pior, os poucos q goste da série e aí queira migrar para os livros vão se decepcionar porque não vão achar nada daquela história ou personagens.
@@gsswordcollector3514Assim, a segunda era é de longe a q tem menos escritos. Se quiserem ler sobre isso, vão ter q se contentar com uma pequena parte d td o trabalho de Tolkien. Por isso acho, q no final, se acertarem os tópicos principais: A queda de Numenor, a criação dos anéis e a batalha da última aliança; vão levantar louros pra essa série.
Excelente vídeo, Guilherme. Parabéns por trazer de forma simples a sua opinião e, o melhor de tudo, sem causar polarização entre canais e pessoas, visto que Tolkien jamais iria querer pessoas brigando para defender a sua obra, que, por si só já se defende e se protege. 🙏
23:08 parece que ele é o Gandalf ou um dos Istari, as referências as cenas do Gandalf nos filmes do Peter Jackson são bem visíveis. E sobre o Sauron, ao que parece ele será o homem que a Galadriel encontrou naufragados e você está certo sobre ele parecer mais bonzinho.
@@_brunolima as cenas onde ele aparece são cópias das do Gandalf. Fora que isso dele ser um maia caído é zoado pakas e querer que ele seja a Desolação de Khazad-dûm é uma merda gigantesca.
@@marcosalexandre9783 quando ele "absorveu" o fogo, eu tive a sensação de que era um Maia do fogo. A gente sabe que os Balrogs eram Maiar do fogo (ou algo assim, me corrija se eu estiver errado). E seguindo a moda de subverter o expectador (apresentar X como sendo bom para esse X virar algo maligno, assim como Halbrand), tudo leva a crer que ele será algo ou alguém ruim. Mas não será A Ruína de Durin, com certeza! Será um outro Balrog que alguma mulher empoderada, possivelmente Galadriel, irá derrotar.
@@marcosalexandre9783 eu sei que Balrogs foram Maiar corrompidos por Morgoth! Mas eram Maiar "de fogo", espíritos de fogo. Assim como A Sol é um espírito do fogo, uma Maia do fogo. Eu falo isso pois aposto da liberdade criativa da Amazon de subverter o expectador e fazer com que Sauron também possa "criar" seus Balrogs. Se eles já alteraram tanto o cânone, por que não podem forçar mais um pouquinho? 🤣
O recrutamento de um nicho específico vêm acontecendo há bastante tempo , formando um determinado ponto de vista de acordo com o "novo retrato do conto" dos contratantes . Não importa a história, eu a vejo como . . .
Alguém acha que existe algum roteirista hoje capaz de dar continuidade a obra de Tolkien? Claro que não, ou segue a obra como foi escrita , ou não tenta inventar oque não foi escrito.
Acho meio impossível não ter que inventar algo para complementar, mas simplesmente distorcer como estão fazendo me irrita demais. - Galadriel voltando pra Valinor sem o perdão dos Valar - A única que não seguiu com sede de vingança nos livros é a única que quer se vingar Tem tanto espaço para criar histórias, mas eles ficam mudando o pouco que tem de original...
@@SianeKanya Esse é o problema na segunda era Galadriel já era casada com filha que se casa com Elrond e sendo o elfo mais poderoso da Terra Média então saca como a série mudou a personagem
@@lucasdealexandria A serie não segue a cronologia correta, ela faz um misto entre a primeira era e a segunda era pelo que eu entendi... A Galadriel que nos é apresentada é a da primeira era, que ajudou a liderar a segunda hoste dos Noldor. Já Elrond só veio nascer no final da primeira era. Então o que vemos dele está ambientado provavelmente no inicio da segunda era, e devo mostrar sua evolução ate se tornar o líder que conhecemos. Já o casamento dele só acontece na terceira era pelo que lembro. Ou seja, não mudou os personagens ... mas os colocou em épocas diferentes. E eu particularmente acho interessante ver como Elrond se tornou tão poderoso, sendo ele um meio-elfo ... e como Galadriel mudou tanto para se tornar a Sra. de Lothlórien no futuro.
2 роки тому
Conheci a obra de J.R.R TOLKIEN através da trilogia de filmes O HOBBIT e em seguida O SENHOR DOS ANÉIS, quero ainda esse ano ter em mãos os livros O HOBBIT e a edição única de O SENHOR DOS ANÉIS, essa série só os efeitos especiais me pareceram bons, porém pelo que vi nas resenhas da Linhagem Geek e Ei Nerd, não me valeria apena a ver essa série.
Live impecável! Seria interessante aprofundar mais na obra de Tolkien, analisar e dar a conhecer, existem jovens e pessoas que não conhecem a profundeza da obra. gratidão!
Ouvi uma frase atribuída ao autor original: "Minha obra será a base para a mitologia nas obras literárias futuras". Nem sei se é realmente de Tolkien, mas a premissa se revela ainda nessa obra cinematográfica: apesar de se espelhar no que ele escreveu, o diretor/produtor quer seguir seu próprio ponto de vista. A frase de que é "uma obra que não reflete diretamente o pensamento do autor sobre a sua obra autoral" deveria aparecer nos créditos, devido às grandes diferenças com as quais se apresentam os personagens em "Os Anéis..." (Percebi uma visão da hipervalorização da mulher no transcurso da obra, diminuindo a influência do homem em seu desenvolvimento, com um "deus ex-machina" de que é um ser superior e cujas habilidades não foram aprendidas de ninguém) A obra original mostra personagens fortes em seus núcleos de atuação que serão relevantes quando esses núcleos interagirem com outros. (Vemos isso no Bilbo ou no Galdalf, por exemplo, que quando têm que interagir com os anões. A princípio suas habilidades não parecem interessantes, mas se mostram cruciais no transcorrer da história. Uma visão política do século XXI em detrimento de outra visão política do século XIX/XX
A representatividade existente na obra do Tolkien é atemporal, logo qualquer modificação ou deturpação da obra descaracteriza todo o contexto da mesma.
25:10 tenho chegado a absoluta mesma conclusão, nn sei se esses escritores, por mais bem instruídos que sejam, conseguiriam representar algo com uma simbologia mais rica
Se eles quisessem realmente empoderar as mulheres, pegariam uma personagem feminina como a Kiasca de Berserk, por exemplo, e contariam a história dela. Mas eles não conseguem criar nada, só destruir o que foi criado e colocar a ideologia podre no meio. Querem destruir os clássicos pq eles simplesmente não se importam com os clássicos, só querem ver quem gosta com raiva das suas práticas sujas. O mal não pode criar nada, somente corromper o que o bem criou"!
Olha já foi falado a mesma coisa dos filmes do Peter Jackson, o próprio filho do Tolkien disse que odeia os filmes, que transformaram a obra do pai em blockbuster de ação. Só que precisa entender que livro é livro, filme é filme e série é série. É impossível que não haja adaptações/mudanças para outras mídias, simplesmente não dá, vc pode falar o que quiser das mudanças que os filmes tiveram, mas a obra em si traduziu perfeitamente aquele mundo que Tolkien criou. Não pode negar que os filmes foram de extrema importância para que a obra fosse mundialmente conhecida. Hoje eu acredito que esteja acontecendo a mesma coisa com a série, depois de acabar olharemos para trás e veremos o quanto ela foi importante
"- Galadriel pula na agua como um ato de rebeldia e de desprezo ao divino" Você só pode estar brincando né? Galadriel pula em um ato de heroísmo. Ela pressente o mal sobre a terra e comete um sacrifício ali. Ela deixa de ir para o céu para voltar a terra média e salvar a "humanidade". Nada mais bíblico e heroico do que isso. Abdicar do bem próprio pelos próximos!
Ela não quer salvar ninguém, a não ser si mesma. Essa Galadriel é uma vingadora. Ela é movida única e exclusivamente pela vingança. Não há nada nobre nela, ela não inspira ou cativa ninguém, não é uma líder, só se importa consigo mesma, tanto que é abandonada por seus comandados.
@@evertonaraujo2575 "Ela não quer salvar ninguém, a não ser si mesma". Claro...ela só quer salvar a si.. e por isso deixou de ir para o PARAISO !!! hahahahaha Percebe o quanto contraditório sua frase é? E ela não inspira ninguém? A série mal começou e você já está tirando essas conclusões? No terceiro episódio mesmo, ela já conquista um aliado (e muitoooossssss outros se juntarão a ela daqui pra frente)
Aqueles elfos na caverna de gelo, que ja viveram milhares de anos, de batalhas e etc. estavam sentindo preguiça ou medo? “Vontade de voltar pra casa a missão estava cumprida” mas qual Valar disse que estava cumprida? Eles não deveriam sentir que a missao estava cumprida ou nao? Sentir o “mal”?
Aos que estão dizendo: "Ain, mas eu não vi nada demais". Assistir uma série ou filme mainstream e não conseguir de maneira alguma entender o que se passa por detrás da narrativa sem associar as coisas com o puro instinto da razão e percepção da realidade é algo realmente preocupante. Não acredito que ainda há pessoas que consigam assistir produções cinematográficas do cinema contemporâneo e sair ileso da frente da televisão como uma criança de 6 anos que acabou de ver Bob Esponja. É por isso que estamos cada vez mais em uma sociedade de pessoas moldadas e rendidas a uma engenharia social demoníaca com cada vez mais NPCs andando por aí como zumbis intelectuais. É surreal como essas pessoas ainda tem uma estrutura de percepção e compreensão totalmente infantilizadas e imatura das coisas, assistindo tudo como um grande desenho animado, enquanto seu imaginário é totalmente moldado e destruído sem que ele nem mesmo note essa mudança ao longo do processo.
Perfeito, Eric! Se a pessoa "não viu nada demais" ou ela é um zumbi como você disse, ou ela conscientemente concorda com tudo isso -- o que é ainda pior.
Os Heróis e Mais refutam ponto a ponto, os argumentos da Galadriel Guerreira, no sentido que a Amazon quer mostrar. É uma espécie de rebaixar a natureza da personagem.
A série é nível Cw, atuação horrível, diálogo nem se fala. De Tolkien só tem o nome dos personagens. Vcs querem defender política identitária em tudo que produzido atualmente por conta disse só sai porcarias como esse série da Amazon, sem conta os filmes e séries da Marvel.
@@breno9546 sim, vocês progressistas adoram defender isso. A série é ruim tem atuação nível CW , diálogos horríveis , cada episódio custando 60milhoes o nível deveria ser melhor que a House of dragons
Eu não sou muito chegado nos filmes do Peter Jackson, acho que ele fez um trabalho interessante adaptando O senhor dos anéis, entendo que muita gente ame os filmes, mas pra mim que já tinha lido O Hobbit e O senhor dos anéis quando vi o primeiro filme (o único dos 3 que eu vi no cinema inclusive), eu não curti muito as mudanças feitas nos filmes. E eu nem vou perder o meu tempo vendo essa fanfic da Amazon.
Aliás, fiquei curioso com a relação entre Tolkien e o movimento Hippie, e vi o documentário da BP e isso me deixou em bastante dúvida; aliás, isso foi o que deu origem às fantasias medievais mais recentes como D&D?
É igual a todos as series e filmes dos ultimos 10 anos. Todos os homens são retardados, e as mulheres resolvem todos os problemas sozinhas enquanto os homens só atrapalham. Vejam que a Galadriel nunca lutou com espadas, mas como os homens lutam com espadas, ela tem que ser melhor que eles justamente nisso. Para quem leu as obras do Tolkien, sabem muito bem que a Galadriel seria como uma maga, um ser quase divino com extrema sabedoria, que inclusive conseguia entrar na mente dos outros, vejam quantas possibilidades existem aqui, mas tudo é jogado fora em nome de uma agenda nojenta. Essa série não deveria ter qualquer relação com Tolkien, pq tudo que está ali é uma afronta ao trabalho do autor.
relaxa amigo, o Tolkien state aprovou, o descendente dele aprovou, tem estudiosos que passam anos estudando tudo sobre Tolkien, mas vc o grande crítico acha que está tudo errado… as vezes é melhor guardar os pensamentos pra não passar vergonha.
O pior de tudo é ver "especialistas" em Tolkien defendendo a série. Daqui a pouco vai ter gente falando que Tolkien criou a primeira personagem feminista na cultura pop com a Galadriel.
E nessa de "Tolkien não gostaria da série" eles esquecem que Tolkien também não ia gostar nem um pouco dos filmes. Esses caras são tão mimizentos quanto quem eles criticam - ou até mais.
@@jbetoreb uma coisa não exclui a outra. E não, o Guilherme não esqueceu o que Christopher disse sobre os filme. Só que o ponto em questão é a serie. Então, senta lá Claudia e Relaxa!
Acho que odiaria, mas odiaria também os filmes do peter jeckson. Cristopher tolkien, seu filho que editou silmarilion e outras obras publicadas posterior a sua morte, de fato, odiava a primeira trilogia de peter jackson.
O que me incomoda nos filmes do PJ é uma certa temática infantilizada e aquela coreografia de video-game. Mas o último filme do Hobbit, A Batalha dos 5 Exércitos, achei muito bom.
@@ClaudioMalagrino eu gosto dos 3 filmes da trilogia do senhor dos aneis, não gosto da trilogia do hobbit. Mas é fato que tolkien odiaria os 6 filmes, o filho mais velho dele odiava. Essa serie agora só saiu pq ele morreu e o controle sobre a obra do pai foi para o restante da familia. Cristopher dizia ao comentar da trilogia original, que Peter Jackson destruiu a beleza da obra de seu pai para fazer um filme de ação.
Concordo, por isso acho bobagem esse argumento de "tolkien odiaria tal coisa", a não ser que a pessoa seja coerente e odeie literalmente todas as adaptações, aí tudo bem.
@@breno9546 Eu falei isso? Disse que o filme 3 do Hobbit foi muito bom, gostei na época dos 3 filmes de LOTR mas como disse acima fiquei incomodado com a infantilização da série, o que achei que mudaria com essa. Mas foi muito pior.
Pessoas mudam com o tempo, como vc fala com total certeza que Tolkien odiaria Anéis de Poder se ele estivesse vivo em 2022? Esse é o tipo de afirmação que é impossível dar, dizer que ele gostaria ou não da série é totalmente infundado.
Exatamente o que eu penso , se ele fosse vivo hoje em dia teria passado por várias outras experiências, ele poderia ser de direita, esquerda qualquer coisa … quem garante ? As obras dele foram escritas em um contexto totalmente diferente dos dias de hoje .
Pela fé dele, Tolkien era católico e sua obra foi inspirada fortemente na sua crença, e sendo um católico você pode mudar muitas coisas, mas a sua fé é uma só, por isso Tolkien n gostaria da série hoje, pq ela vai contra oque a sua crença e a sua fé determinaram nas obras originais
@@nataliamocbel9234 Tolkien pra ser de esquerda deveria jogar os 3 livros no lixo, pq a esquerda é amplamente oposta e contrária ao que a religião Cristã prega
@@Alienx520 entendo claramente seu ponto, mas ao decorrer da vida mudamos drasticamente (ou não) nossos pensamentos e inclusive posicionamentos religiosos. Já vi várias pessoas que não acreditavam em Deus se tornarem devotas e pessoas que eram religiosas deixarem sua religião. Pode ser que realmente Tolkien não gostasse da série devido a sua crença e seu posicionamento religioso da época, mas é impossível afirmar se alguém amaria ou odiaria algo sendo que ela não está mais entre nós (e ignorar a variável de mudança que todos nós somos passíveis).
ele afirma isso baseado no que o filho de Tolkien, Christopher falou sobre a trilogia. Como a serie é bem pior que a trilogia, logo Tolkien iria condenar com certeza a serie.
Até agora os filmes do PJ trazem mudanças drásticas muito mais relevantes em relação à obra do Tolkien em comparação com a série. Ambos são estritamente um desastre se considerarmos que deveriam ser fiéis à obra do Tolkien. Há muito racismo motivando as críticas à série e também muito oportunismo por parte de youtubers pra aproveitar essa onda de críticas que, de modo geral, são feitas por gente que nunca leu os livros e se baseia nos filmes do PJ como o verdadeiro legendário.
Realmente os filmes de Jackson me incomodaram por falta de fidelidade a obra literária. Mas a série da Amazon me deixou bem mais incomodado. Não pela fidelidade a obra de Tokien, mas por outras razões. Enquanto nós filmes de Jackson a construção do filme é muito bem feita e pelo menos mantém a integridade da personalidade dos personagens, além de anos luz na qualidade das atuações. Só a presença de Sir Cristopher Lee, dá pra notar a preocupação dos produtores com o respeito à obra de Tolkien. Já a série da Amazon, embora, não possa julgar quanto à fidelidade, pois só li o Hobbit e o Senhor dos Anéis, a construção dos personagens é tão leviana que me incomodou demais, a ponto de desistir da série no meio da temporada.
@@mauromori a construção dos personagens nos filmes do PJ é indefensável. Até romance entre anão e elfa teve naquele delírio de milhões de dólares. Tanto os filmes quanto a série, do ponto de vista de leitores de Tolkien, são absolutos desastres.
31:55 não entendi pq se doeu tanto por causa da cor dos personagens já que o Tolkien quase nunca descreve cor de personagem. Esse discurso de "ah tá mudando o que o Tolkien escreveu" É MENTIRA pq na série LITERALMENTE não mudaram cor de personagem dos livros. Mantenha-se atento ao seu racismo enrustido de fidelidade às obras originais (livro).
Não tem nada a ver com racismo se a Terra média se baseia na Europa anglo saxônica , é lógico q n havia diversidade étnica por lá pelo lógico, é igual vc pegar e basear uma história na África e colocar vários personagens brancos advindos de lá, n é fiel nem a lógica
Ele fala bonitinho e é apenas um militante. Ele questiona a galadriel guerreira, sendo um ser divino… que não teve construção blá-blá-blá… Gandalf teve construção como guerreiro? Houve contestação? Nada mais que um engomadinho militante
Cara, Galadriel literalmente significa Donzela homem em Quenya, o Tolkien descreveu ela como uma guerreira de 1,90 de altura. Nos apêndice que o Chistopher construi o Silmarillion tem várias passagens sobre como ela era imponente e irredutível, praticamente teimosa mas e com um senso de dever muito forte. Ela só se torna a Galadriel que você tá falando depois da última aliança onde ela já é portadora do anel Nenya e com o papel de se um dos últimos pilares do Noldor na terra média junto com Elrond até finalmente ela ir para o Oeste para as terras imortais depois da guerra do anel.
Ele simplesmente que encaixar a análise conservadora e cristã, baseada em uma alegorizacao das personagens nos padrões de comportamento de um posicionamento político. É ridículo e não respeita a análise formal da relação entre recursos literários e elementos cinematográficos. Nem mesmo uma genealogia do simbolismo (não da alegoria) da personagem é feita, apenas uma superficialidade para lacrar no Brasil para Lerdos. Infelizmente, ele tem um conhecimento limitado, no máximo leu o Hobbit e O Senhor dos Anéis, procurando passagens bíblicas em tudo, o que Tolkien ironizou em vários momentos. Difícil é que um cara desse forma plateia e influência a ignorância dos incautos.
Descreveu ela como atleta, o que não significa ser guerreira. Se fosse assim, todos atletas esportivos do mundo são guerreiros. Mas você não vê neymar, messi e cristiano Ronaldo andando por aí de armadura e espada.
@@sacamente4792 você está enganado, ela é descrita como guerreira, e assim como na série ela foi comandante das forças do norte dos Noldor. Você já leu a obra além do senhor dos anéis e o Hobbit?
Eu entendo as pessoas que classificam a série Anéis do Poder boa, muito boa ou assistível, por causa dos efeitos visuais, caracterizações, cenários ou figurinos, é a mesma que absolveria o demônio por estar bem vestido e perfumado e condenaria Nosso Senhor por causa da sua aparência de mendigo.
Vamo falar o óbvio ululante aqui. Essa série não tem absolutamente nenhuma pretensão de sequer lembrar de algum vestígio de Tolkien, quanto mais adaptá-lo fielmente. É uma fanfic cara que usa o nome do Senhor dos anéis como plataforma publicitária pra eles vandalisarem a obra, dando continuidade a esse processo já conhecido de destruir qualquer referência boa criada a partir do imaginário. E a Tolkien estate permitir isso não é surpreendente, pq a única pessoa que realmente se importava com a integridade das obras do Tolkien era o Christopher.
Realmente não há qualquer “polêmica”. Eu assisti uns trailers e nem me atrevi a tentar assistir a série . Já sou vacinado. Tolkien iria obviamente detestar e ficar chateado. E nós ficamos também.
Bom, como alguém que já leu Tolkien a fundo, eu gostei da série. Não é tudo o que eu esperava, mas gostei. Discordo de você no que diz a respeito da Galadriel já chegar “Forte e preparada sem um processo ou alguém que a eduque”, pois é importante lembrar que ela já tem milhares de anos na época que a série se passa, e ela já vivenciou muitas batalhas. Então não vejo problema em ela ser apresentada como alguém forte e já muito Habilidosa.
Sem contar que a Amazon não tem os direitos dos livros que contam as histórias de antes da segunda era. Só aí já quebra demais os roteiristas. Eu acho que antes do pessoal criticar gratuitamente eles deveriam assistir. Eu já li muito, cara. E toda vez que eu leio eu encontro algo "novo" que passei despercebido... E mesmo sendo muito fã dos livros não tem porque eu exclui o seriado da minha vida ou dar nota 1 porque "fulano" disse que é ruim. Eu gostar do que a série me proporciona não exclui as horas de leitura que me inseriram no universo Tolkien. Resumindo, gostar do seriado não faz de você menos fã de Tolkien que ninguém.
@@jeansilence Eu discordo, pois tem muitos elementos da terra-média. Eu terminei “A natureza da terra” semana passada e isso ajudou ainda mais pra eu chegar a essa conclusão. Mas respeito sua opinião
Na época em que a série se passa Finrod já está morto, mas durante sua vida ele frequentou o reino de Doriath e lá se inspirou nos salões do rei Thingol pra construir a sua Nargothrond. Depois, chamou Galadriel, sua irmã, para viver com ele no reino escondido de Nargothrond, porém ela não quis por estar enamorada de Celegorn, seu futuro marido e pai de seus filhos. Lá ela aprendeu aos pés de Melian a Maia sobre a geografia da terra média e muitas lições de sabedoria, também confidenciou à Melian que a dor dos tempos antigos tinha passado. Até mêsmo na saída dos Noldor de Valinor a motivação de Galadriel nunca foi predominantemente vingança, ela queria descobrir novas terras desprotegidas e criar ali um reino a sua vontade. A Galadriel da série é vingativa, nada material e tem uma relação conflituosa com todos do sexo masculino. Ela é uma anti Galadriel Tolkieniana.
Ele odiaria porque é uma droga. Simples assim. Você colocar um néscio para reescrever um Clássico a partir de “um novo olhar” é uma receita praticamente certa para o fracasso.
@@mandy-nolasco Em entrevista Le Monde Christopher Tolkien foi perguntado sobre os filmes do PJ e ele disse " A única solução que vejo e virar a cara."
O problema e que os diretores da série são rasos não tem base nem experiência para conseguir entender e transmitir o que são os escritos de Tolkien, nem tão pouco o que eles próprios desejam.
Oque tocou o meu coração na Obra do Tolkien é a experiência de quase transcendência que temos toda vez que lemos, algo parecido com as animações das histórias da bíblia que passava na record quando eu era criança, agora eu pergunto, como um bando de progressistinhas majoritariamente ateus pode recriar algo que só nasceria de um coração mergulhado no cristianismo?
Os roteiristas não conseguem se conectar aos aspectos divinos e, de certa forma, transcendetais da obra justamente por renunciar ao exame daquilo que é pedra angular para a obra e aquilo que dá essência a esse mito.
A questão da etnia é, pra mim, o que menos importa. Os personagens poderiam ser todos negros. Mas que eles mantivessem a essência e a beleza da obra de Tolkien, os valores que agregam a nossa alma, seria muito útil pra essa geração de gente perturbadas de alma.
"O mal não pode criar nada novo, só pode corromper e destruir o que as forças do bem inventaram ou fizeram." J.r.r. Tolkien
Essa frase não é do Tolkien.
@@Helderjfl ai deturpou então
@@Helderjfl Na verdade não tem nada que confirme que é dele, mas também n tem como provar que não é kk
Mas no terceiro livro do Senhor dos Anéis tem uma frase bem parecida
Santo agostinho puro
Perfeito. Triste o fato que essa mensagem pode jamais chegar ao outro lado, e mesmo se chegasse, para eles não importa. O foco sempre foi corromper.
"Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado", ou seja, ler os livros e não assistir a série.
Melhor decisão kkkkkk
Vi os 2 eps, n achei ruim, mas aqueles n são os personagens de Tolkien.
Esse é um pensamento encorajador 🤣 🤣 🤣
Fica a vontade
Concordo completamente.
A série é ótima, e claro os livros são perfeitos. Mas a série é muito boa.
Fico me perguntando se Sir Christopher Lee, o ator que viveu Saruman, se estivesse vivo, o que diria de Anéis de Poder. Até onde sei, o falecido ator lia O Senhor dos Anéis todos os anos, como uma Bíblia. Amava a obra e chegou a conhecer o próprio Tolkien.
Ele era amigo de ocultistas, místicos, satanistas. Disse que teve curiosidade sobre essa coisas, adquiriu alguns livros, mas quando percebeu realmente onde essa curiosidade o estava levando, saiu fora!
Uma vez numa entrevista em uma universidade irlandesa ele disse para aos alunos para nunca se envolverem com ocultismo, pq isso os fariam perder a sanidade mental e tbm perder suas almas.
Ele provavelmente ia odiar essa série
@@gabrielcardoso8512 Então vcs sempre vão odiar as adaptações pq é quase impossível adotar Tolkien
@@Rodrigosport21 falácia
@@gabrielcardoso8512 vocês são muito dramáticos
Próprio Tolkien disse que os hobbits se escondiam tão bem que parecia magia aos olhos dos homens.
Até que enfim alguém que fez uma analise seria sobre Anéis do Poder.
Eles não gastaram dinheiro pra destruir um imaginário sem ser certeiros. Essa gente não erra em desconstruir o transcendente
tb acho que é uma coisa mais séria assim, estão desvirtuando todas as coisas...
O problema é que Galadriel na segunda era já tinha milhares e milhares de anos de idade e já era aprendiz da maiar Melian. Ela sempre se especializou no domínio da magia divina e na sabedoria.
O pior é que o rei é sobrinho neto dela, Ela na literatura está acima do rei.
E o pior (2) é que o rei elfo não pode dar o perdão e mandar pra valinor, ele também está ali esperando o perdão.
Só quem pode são os Valar.
Isso é muito tosco, porque desrespeita a obra toda.
e PS. nessa época, na literatura ela já estava casada e sumiram por eqto com o marido dela.
EDIT: sobre a força da Galadriel, segundo tolkien ela era a mais vislumbrante, altiva e forte dos elfos na terra média (ela já era uma 'puta elfa' quando chega na terra média). O Feanor por exemplo lutou com um exército de balrogs na busca pelos simarillis então era de se esperar ela forte, bizarro são os outros elfos estarem tão fracos se comparados com ela, ou mesmo com qualquer outra coisa.
Os Hobbits são covardes e não lutam mesmo. só ver a explicação no primeiro livro de o senhor dos anéis (Gandlaf narra isso).
Não existia o condado na segunda era (isso precisa ser dito quando você critica os hobbits)
@@guimac2k6 onde é dito que eles são covardes? Isso não é dito em lugar algum! O que é dito é que eles são indiferentes com os problemas do mundo, e não covardes.
@@guimac2k6 Gandalf fala diversas vezes que eles são indiferentes com os outros, mas se precisarem os 'pequeninos' não pensam duas vezes antes de sacar uma espada e defender os deles, Hobbits são corajosos por natureza.
eu que NUNCA Li OS LIVROS RI MUITO quando aquele bicho la no começo tampa um caiau de gelo neles e eles nao DESVIAM LINDAMENTE igual nos filmes, eu até me perguntei ,SE RÁ QUE SÃO ELFOS MESMO?KKKKK
@@I-tenorio mais ou menos, se você ler o trecho todo do prologo do autor (e não de falas de gandalf) vai ver que ele cita os animais...
Na segunda era os Hobbits eram nomades mesmo, ainda não havia condado. O condado só ocorre depois da batalha da última aliança. Nessa época os hobbits viviam escondidos e vagando pela Terra Média.
O melhor de tudo é a propaganda da Amazon que apareceu pra mim no fim do vídeo
Uma caixa vazia, mesmo que bem enfeitada, continuará sendo uma caixa vazia.
Excelente analise. Gosto bastante da sua forma de expor seu pensamento e suas opiniões. Sempre respeitoso, mas acertivo. Perseguições são comuns e até esperadas, vivemos no vale de lágrimas, devemos nos alegrar por sermos dignos de sofrer por Cristo. Que Deus proteja a sua família.
Elfos simbolizam divino, vida eterna, divino, cuidado da Natureza, amor ao sereno e permanente.
Anões valor da indústria trabalho duro e bruto.
Homem simboliza a fragilidade da condição humana.
Hobbits humildade, vida em família e amigos, simplicidade.
Há alguns anos já eu já tinha um pé atrás quando anunciavam remakes, continuações ou spin-offs de filmes clássicos etc. E quando no canal Tolkien Talk, há uns 2 ou 3 anos, anunciaram a série de O Senhor dos Anéis, eu já esperava uma merda colossal. Mas piorou demais de lá pra cá.
TT passando pano pra essa série chega a ser cômico.
Toda vez que vejo propaganda de uma nova série remasterizada ou de alguma obra clássica da ficção que será feita dela uma nova série, eu até engulo seco e me vem a vertigem. É como aquele famoso meme do Punisher: "NO, NO NO NO NO NOO".
Fiquei decepcionada com o posicionamento do T. TALKS, na Live sobre o episódio 1 da série, parecia tudo lindo, e ainda que cabia aquelas alterações na obra do Tolkien, a impressão é que realmente eles não parecem entender o lado religioso e simbólico da obra.
@@elizabethdanforth834 eles entendem, eles sabem e eu sinto que eles estão se esforçando muito para gostar da série (principalmente o Sérgio). Mas o comportamento mudou mesmo - do vinho para a água - após a viagem a Londres. Alguma coisa aconteceu ali, algo que a gente não sabe, para eles mudarem de forma tão radical.
Eu, que me acho tão moderado, fui banido do canal deles! Hahaha! Então é... Um pouco estranho mesmo...
@@rogeriopimenta6247 o nome disso é: grana. A Amazon cevou muito esses canais especializados em Tolkien. Aconteceu lá fora também. Contenção de danos. Vc pega uma suposta autoridade no assunto e faz ela defender o seu produto, cria um certo ar de credibilidade. Aqui funciona, pq a maior parte do público nunca pegou um livro na mão, lá fora é mais complicado. Os realizadores sabiam que estavam metendo a mão num vespeiro, alterando o universo de Tolkien. Basta ver a rejeição gigantesca dos trailers.
E isso mesmo
Esse e o ponto
Eles não tem capacidade de fazer de outra forma
Essas obras refletem eles próprios
Temos q ser os cruzados nas artes
Que aula, professor.
Concordo totalmente com sua opinião.
No meu caso, a felicidade que senti quando soube que iriam produzir essa série foi totalmente suplantada quando ela de fato saiu... Se eu - que sou só um admirador da obra - fiquei assim, imagina como se sentiria o nosso querido Professor Tolkien.
Eu fiquei foi triste quando soube dessa série pois sabia que iria ser assim.
Perfeito, se alguém não entendeu é caso perdido.
Parabéns professor por mais esse bate papo!!! Excelente defesa das suas posições! Sempre educado e claro nos seus posicionamentos!
Bom dia professor! Gostaria de sugerir que fizesse um vídeo falando sobre a série The Chosen! Obrigada pela atenção!
O caso da Rey eu concordo com você, pois ela aparece no meio do nada e vira uma Jedi praticamente do nada, sem treinamento e tal, mas na série diz que a Galadriel participou de inúmeras batalhas e tal, não especificou que ela teve um treinamento e nem um mestre, mas diz que ela estava a anos batalhando...
Foi o q eu entendi , afinal o foco não é mostrar o que aconteceu antes com ela, se não teriam que fazer uma série só pra isso. A série não tem todo esse tempo.
Achei interessante o que você disse, Guilherme, sobre o repertório dos atuais roteiristas (infelizmente com o problema do áudio você não prosseguiu). Noto isso em quase todas as séries e filmes atuais. Tudo tem muito cara de Califórnia da década de 2020. Outro dia escrevi uma breve análise em meu perfil no Facebook, dizendo que a presença de etnias que não estão presentes na obra original não comprometeria, mas que soaria estranha e forçada. Foi o suficiente para que uma americana entrasse de botina na porta e fizesse insinuações sobre "racismo". Respondi a ela que talvez não percebesse, mas que esse movimento woke busca reproduzir a composição étnica dos EUA de hoje, nada mais. Nada a ver com outros países e muito menos com as etnias da Inglaterra medieval. A moça se descompensou tanto que até recebeu um puxão de orelha de uma outra americana, que disse: "Ele é brasileiro, não foi submetido à lavagem cerebral de nossa mídia"... Mas trata-se de uma realidade: essas grandes corporações de entretenimento basicamente educam suas audiências em um sentido reativo, na base do clichê, da frase feita e da acusação leviana. Quanto à série, daria 7 para o ep. 1 e 6 para o ep. 2. Há plots ali que não irão se sustentar e a obra vai acabar se tornando chata. A tal Bronwyn por exemplo, que tem um "affair" com o "elfo negro", é um personagem chatíssimo e estereotipado. Será puro entretenimento sem muitas consequências.
Excelente! Foi o que comentei em casa quando assistimos , essa representatividade é muito forçada, sigo o Tolkien Talks e fiquei muito decepcionada com os comentários deles sobre a série, ficou claro que eles queriam que não se visse essa desconstrução da obra de Tolkien, inclusive dizendo que essas modificações caberiam sim na obra de Tolkien. Ainda bem que tem o Guilherme.
Cancelamento é uma coisa ruim, seria muito decente se o pessoal discordasse sem cancelar o outro por racismo ou algo semelhante
Interessante isso que vc falou sobre as produções de séries e filmes, quererem retratar a composição étnica dos EUA, eu fiquei imaginando essa série dos Anéis do Poder só com atores nitidamente Brasileiros, seria algo muito engraçado kkkkkk
@@anonbrick2532 Cancelamento é uma coisa idta e um meio de cnsura velada fora que quem tem que ser cancelado de verdade geralmente não é.
@@ClaudioMalagrino Caraca man, vc não entendeu nada o que eu quis dizer. Esse movimento woke não gosta de mudar as raças e etnias de personagens já estabelecidos? então só pensei quão bizarro seria se eles trocassem por grupos étnicos brasileiros!!!
Só digo uma coisa: PERFEITA TUA ANALISE! Ganhou mais um inscrito.
Sobre o modo de vida superior: em Silmarillion é mostrado diversas vezes os problemas do egoísmo de reis élficos. Além disso o rei da série, mesmo se contrapondo a Galadriel, tem um argumento muito bom.
Naquela época, ainda não existiam hobbits... esses pés peludos são provavelmente a mesma raça do Gollum, que vai originar os hobbits.
É por isso que acho o argumento de identificação baseado no "modo de vida superior" inválido.
Grato em conhecê-lo, pessoa que toca os temas com análises universais
vejo que alguem compartilha sa minha visão sobre a obra... Parabéns
Ainda bem que existem os livros, quando aparece algo como essa série, corro para meus queridos Livros. Obrigado pela Live 🤝👍
Só falta os elfos pedirem desculpas por serem homens, o sauron ficar um anti herói, galadriel virar a kill Bill...
Sauron é trans e vai pegar a Galadriel
Galadriel nessa série é uma Marie Sue, a Beatrix de Kill Bill não era, já que teve mestres que ensinaram ela a lutar.
Galadriel teria que melhorar muito pra parecer, de longe, com kill Bill .
Kill Bill infinitamente melhor que a chatadriel em tudo...
@@luizneto4786 Um mestre que por sinal tratava ela que nem um cachorro
Vim parar aqui por indicação da linhagem geek, e vou falar a verdade, concordo com seu ponto de vista sobre a série ou adaptações da atualidade, os caras só tem uma fidelidade que é passar mensagem política identitária
Ótimo vídeo, pretendo realizar futuramente um vídeo analisando a série.
Nem o roteirista da globo faria algo tão ruim. Já as imagens, fotografia, filmagem, efeitos especiais de Aneis do Poder: bonito.
Sauron representa a destruição do meio ambiente a poluição e a industrialização sem ética e gananciosa. Isso, não se fala.
Que AULA !!!
Que conhecimento!!!
Excelente vídeo parabéns, me inscrevi neste canal!!
Tolkien odiaria o senhor dos anéis, imagina Anéis do poder. Mas acredito que a experiência de ler um livro é totalmente diferente de ver uma série ou filme. Acho mt diferente ler senhor dos anéis do que ver senhor dos anéis. Mas acredito, Guilherme, que o pessoal q gostar da série irá procurar os livros pela curiosidade. Logo a série vai alavancar os livros de Tolkien, isso vai acontecer, já está acontecendo.
Não vai não, cara... A Marvel por ex, extremamente popular, tudo que é filme b@st@ vai 1Bi, enquanto isso nos quadrinhos, cada vez vende menos. Esse publico não lê. E o pior, os poucos q goste da série e aí queira migrar para os livros vão se decepcionar porque não vão achar nada daquela história ou personagens.
@@gsswordcollector3514Assim, a segunda era é de longe a q tem menos escritos. Se quiserem ler sobre isso, vão ter q se contentar com uma pequena parte d td o trabalho de Tolkien. Por isso acho, q no final, se acertarem os tópicos principais: A queda de Numenor, a criação dos anéis e a batalha da última aliança; vão levantar louros pra essa série.
Ótimo ponto.
@@gsswordcollector3514 eu tô comprando. Blé
Disse tudo Felipe. gêneros diferentes, modos diferentes de abordagem.
Excelente vídeo, Guilherme. Parabéns por trazer de forma simples a sua opinião e, o melhor de tudo, sem causar polarização entre canais e pessoas, visto que Tolkien jamais iria querer pessoas brigando para defender a sua obra, que, por si só já se defende e se protege. 🙏
23:08 parece que ele é o Gandalf ou um dos Istari, as referências as cenas do Gandalf nos filmes do Peter Jackson são bem visíveis.
E sobre o Sauron, ao que parece ele será o homem que a Galadriel encontrou naufragados e você está certo sobre ele parecer mais bonzinho.
Eu acho que esse Estranho ou Homem Meteoro é um Maia "do fogo" e caído. Ele será transformado num Balrog pelo Sauron.
@@_brunolima as cenas onde ele aparece são cópias das do Gandalf. Fora que isso dele ser um maia caído é zoado pakas e querer que ele seja a Desolação de Khazad-dûm é uma merda gigantesca.
@@marcosalexandre9783 quando ele "absorveu" o fogo, eu tive a sensação de que era um Maia do fogo. A gente sabe que os Balrogs eram Maiar do fogo (ou algo assim, me corrija se eu estiver errado). E seguindo a moda de subverter o expectador (apresentar X como sendo bom para esse X virar algo maligno, assim como Halbrand), tudo leva a crer que ele será algo ou alguém ruim. Mas não será A Ruína de Durin, com certeza! Será um outro Balrog que alguma mulher empoderada, possivelmente Galadriel, irá derrotar.
@@_brunolima Balrogs foram Maias corrompidos por Morgoth, nada haver com Maias de Fogo ou coisa do gênero.
@@marcosalexandre9783 eu sei que Balrogs foram Maiar corrompidos por Morgoth! Mas eram Maiar "de fogo", espíritos de fogo. Assim como A Sol é um espírito do fogo, uma Maia do fogo.
Eu falo isso pois aposto da liberdade criativa da Amazon de subverter o expectador e fazer com que Sauron também possa "criar" seus Balrogs. Se eles já alteraram tanto o cânone, por que não podem forçar mais um pouquinho? 🤣
O recrutamento de um nicho específico vêm acontecendo há bastante tempo , formando um determinado ponto de vista de acordo com o "novo retrato do conto" dos contratantes . Não importa a história, eu a vejo como . . .
Alguém acha que existe algum roteirista hoje capaz de dar continuidade a obra de Tolkien? Claro que não, ou segue a obra como foi escrita , ou não tenta inventar oque não foi escrito.
Acho meio impossível não ter que inventar algo para complementar, mas simplesmente distorcer como estão fazendo me irrita demais.
- Galadriel voltando pra Valinor sem o perdão dos Valar
- A única que não seguiu com sede de vingança nos livros é a única que quer se vingar
Tem tanto espaço para criar histórias, mas eles ficam mudando o pouco que tem de original...
Vim do futuro pra dizer que sua análise sobre o Sauron da série estava correta.
daqui a pouco vao te chamar de incel e que nao conhece a obra pq tolkien descreve a Galadriel como uma guerreira rebelde e orgulhosa kkkkkkkkkk
Mas ela não foi descrita desta forma em alguns escritos pelo próprio Tolkien, no que se refere em sua "juventude"?
@@SianeKanya a juventude dela foi na Primeira Era. Galadriel já tem mais de 1.000 anos no período da série kkkkkkk.
@@SianeKanya Esse é o problema na segunda era Galadriel já era casada com filha que se casa com Elrond e sendo o elfo mais poderoso da Terra Média então saca como a série mudou a personagem
@@johntitorbr Na série ela já tem quase 4.000 anos, e falam que ela ta na juventude ainda kkkkkk
@@lucasdealexandria A serie não segue a cronologia correta, ela faz um misto entre a primeira era e a segunda era pelo que eu entendi... A Galadriel que nos é apresentada é a da primeira era, que ajudou a liderar a segunda hoste dos Noldor. Já Elrond só veio nascer no final da primeira era. Então o que vemos dele está ambientado provavelmente no inicio da segunda era, e devo mostrar sua evolução ate se tornar o líder que conhecemos. Já o casamento dele só acontece na terceira era pelo que lembro.
Ou seja, não mudou os personagens ... mas os colocou em épocas diferentes. E eu particularmente acho interessante ver como Elrond se tornou tão poderoso, sendo ele um meio-elfo ... e como Galadriel mudou tanto para se tornar a Sra. de Lothlórien no futuro.
Conheci a obra de J.R.R TOLKIEN através da trilogia de filmes O HOBBIT e em seguida O SENHOR DOS ANÉIS, quero ainda esse ano ter em mãos os livros O HOBBIT e a edição única de O SENHOR DOS ANÉIS, essa série só os efeitos especiais me pareceram bons, porém pelo que vi nas resenhas da Linhagem Geek e Ei Nerd, não me valeria apena a ver essa série.
Live impecável! Seria interessante aprofundar mais na obra de Tolkien, analisar e dar a conhecer, existem jovens e pessoas que não conhecem a profundeza da obra. gratidão!
Ouvi uma frase atribuída ao autor original: "Minha obra será a base para a mitologia nas obras literárias futuras". Nem sei se é realmente de Tolkien, mas a premissa se revela ainda nessa obra cinematográfica: apesar de se espelhar no que ele escreveu, o diretor/produtor quer seguir seu próprio ponto de vista.
A frase de que é "uma obra que não reflete diretamente o pensamento do autor sobre a sua obra autoral" deveria aparecer nos créditos, devido às grandes diferenças com as quais se apresentam os personagens em "Os Anéis..."
(Percebi uma visão da hipervalorização da mulher no transcurso da obra, diminuindo a influência do homem em seu desenvolvimento, com um "deus ex-machina" de que é um ser superior e cujas habilidades não foram aprendidas de ninguém) A obra original mostra personagens fortes em seus núcleos de atuação que serão relevantes quando esses núcleos interagirem com outros. (Vemos isso no Bilbo ou no Galdalf, por exemplo, que quando têm que interagir com os anões. A princípio suas habilidades não parecem interessantes, mas se mostram cruciais no transcorrer da história.
Uma visão política do século XXI em detrimento de outra visão política do século XIX/XX
Mulher forte e feminina é Nossa Senhora
A representatividade existente na obra do Tolkien é atemporal, logo qualquer modificação ou deturpação da obra descaracteriza todo o contexto da mesma.
Não consegui passar se quer dos 10 primeiros minutos da série, é tudo estranho, é tudo tão errado...
25:10 tenho chegado a absoluta mesma conclusão, nn sei se esses escritores, por mais bem instruídos que sejam, conseguiriam representar algo com uma simbologia mais rica
Se eles quisessem realmente empoderar as mulheres, pegariam uma personagem feminina como a Kiasca de Berserk, por exemplo, e contariam a história dela. Mas eles não conseguem criar nada, só destruir o que foi criado e colocar a ideologia podre no meio. Querem destruir os clássicos pq eles simplesmente não se importam com os clássicos, só querem ver quem gosta com raiva das suas práticas sujas.
O mal não pode criar nada, somente corromper o que o bem criou"!
Olha já foi falado a mesma coisa dos filmes do Peter Jackson, o próprio filho do Tolkien disse que odeia os filmes, que transformaram a obra do pai em blockbuster de ação. Só que precisa entender que livro é livro, filme é filme e série é série. É impossível que não haja adaptações/mudanças para outras mídias, simplesmente não dá, vc pode falar o que quiser das mudanças que os filmes tiveram, mas a obra em si traduziu perfeitamente aquele mundo que Tolkien criou. Não pode negar que os filmes foram de extrema importância para que a obra fosse mundialmente conhecida. Hoje eu acredito que esteja acontecendo a mesma coisa com a série, depois de acabar olharemos para trás e veremos o quanto ela foi importante
"- Galadriel pula na agua como um ato de rebeldia e de desprezo ao divino"
Você só pode estar brincando né?
Galadriel pula em um ato de heroísmo. Ela pressente o mal sobre a terra e comete um sacrifício ali.
Ela deixa de ir para o céu para voltar a terra média e salvar a "humanidade".
Nada mais bíblico e heroico do que isso. Abdicar do bem próprio pelos próximos!
Gostei muito disso e da relação que faz com aquela parte do Senhor dos Anéis em que ela passa na prova e tem direito ir a Valinor.
Ela não quer salvar ninguém, a não ser si mesma. Essa Galadriel é uma vingadora. Ela é movida única e exclusivamente pela vingança. Não há nada nobre nela, ela não inspira ou cativa ninguém, não é uma líder, só se importa consigo mesma, tanto que é abandonada por seus comandados.
@@evertonaraujo2575 "Ela não quer salvar ninguém, a não ser si mesma". Claro...ela só quer salvar a si.. e por isso deixou de ir para o PARAISO !!! hahahahaha
Percebe o quanto contraditório sua frase é?
E ela não inspira ninguém? A série mal começou e você já está tirando essas conclusões? No terceiro episódio mesmo, ela já conquista um aliado (e muitoooossssss outros se juntarão a ela daqui pra frente)
Voce e progressista ? so me reponde isso pra eu saber uma parada aqui
@@emanuelmarques7828 Não, eu tenho QI.
Inclusive QI pra não dar amém pra qualquer comentário precipitado e com visão limitante que vejo.
Aqueles elfos na caverna de gelo, que ja viveram milhares de anos, de batalhas e etc. estavam sentindo preguiça ou medo? “Vontade de voltar pra casa a missão estava cumprida” mas qual Valar disse que estava cumprida? Eles não deveriam sentir que a missao estava cumprida ou nao? Sentir o “mal”?
Resumindo, esqueça a série: mergulhe nos livros e seja feliz!🙂
E o facto de como em lugares tão remotos, vão ter tanta diversidade étnica
Quem viu o Elon Musk detonando essa fanfic ontem no twitter? 🤣
Kkkkk o interesse dele é outro
Fantástica sua análise.
Aos que estão dizendo: "Ain, mas eu não vi nada demais".
Assistir uma série ou filme mainstream e não conseguir de maneira alguma entender o que se passa por detrás da narrativa sem associar as coisas com o puro instinto da razão e percepção da realidade é algo realmente preocupante. Não acredito que ainda há pessoas que consigam assistir produções cinematográficas do cinema contemporâneo e sair ileso da frente da televisão como uma criança de 6 anos que acabou de ver Bob Esponja. É por isso que estamos cada vez mais em uma sociedade de pessoas moldadas e rendidas a uma engenharia social demoníaca com cada vez mais NPCs andando por aí como zumbis intelectuais.
É surreal como essas pessoas ainda tem uma estrutura de percepção e compreensão totalmente infantilizadas e imatura das coisas, assistindo tudo como um grande desenho animado, enquanto seu imaginário é totalmente moldado e destruído sem que ele nem mesmo note essa mudança ao longo do processo.
Perfeito, Eric! Se a pessoa "não viu nada demais" ou ela é um zumbi como você disse, ou ela conscientemente concorda com tudo isso -- o que é ainda pior.
A maioria hoje em dia não entende nem Ironia, metáforas, contextos, etc... Imagine ter percepção e compreender uma obra como um todo e sua mensagem!
Perfeito. Parei de assistir nas cavernas de gelo, 1º episódio.
Caraca , você falou tudo ...
@@davidream1831 Exatamente!
A partir do minuto 24:55 surge um slap delay. Deve ser alguma retroalimentação do áudio.
Os Heróis e Mais refutam ponto a ponto, os argumentos da Galadriel Guerreira, no sentido que a Amazon quer mostrar. É uma espécie de rebaixar a natureza da personagem.
Refutam Nada, a verdade é que vcs foram ver a serie querendo não gostar
A série é nível Cw, atuação horrível, diálogo nem se fala. De Tolkien só tem o nome dos personagens. Vcs querem defender política identitária em tudo que produzido atualmente por conta disse só sai porcarias como esse série da Amazon, sem conta os filmes e séries da Marvel.
@@nathik3 "política identitária" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@breno9546 sim, vocês progressistas adoram defender isso. A série é ruim tem atuação nível CW , diálogos horríveis , cada episódio custando 60milhoes o nível deveria ser melhor que a House of dragons
kkkkkkkkkkkkkk
E estou gostando da série e também Amazon não fazer pode exatamente o que está nos livros porque não os direitos sobre toda obra de Tolkien
Eu não sou muito chegado nos filmes do Peter Jackson, acho que ele fez um trabalho interessante adaptando O senhor dos anéis, entendo que muita gente ame os filmes, mas pra mim que já tinha lido O Hobbit e O senhor dos anéis quando vi o primeiro filme (o único dos 3 que eu vi no cinema inclusive), eu não curti muito as mudanças feitas nos filmes.
E eu nem vou perder o meu tempo vendo essa fanfic da Amazon.
Tu achou a palavra que eu tanto queria usar, "fanfic".
@@filosofando150p é o termo que mais bem define o que a Amazon fez.
Aliás, fiquei curioso com a relação entre Tolkien e o movimento Hippie, e vi o documentário da BP e isso me deixou em bastante dúvida; aliás, isso foi o que deu origem às fantasias medievais mais recentes como D&D?
Amo os livros, e série é série, não vejo problema algum, até gosto que seja diferente.
Então você não entendeu a proposta de Tolkien
@@CelsoPerfumista Larga de ser chato
@@lucasmariano4361 Jamais kkk. 👌🏻
O mal não pode criar nada de novo só corromper e destruir o que as forças do bem criaram: J.R.R. Tolkien.
É igual a todos as series e filmes dos ultimos 10 anos. Todos os homens são retardados, e as mulheres resolvem todos os problemas sozinhas enquanto os homens só atrapalham. Vejam que a Galadriel nunca lutou com espadas, mas como os homens lutam com espadas, ela tem que ser melhor que eles justamente nisso. Para quem leu as obras do Tolkien, sabem muito bem que a Galadriel seria como uma maga, um ser quase divino com extrema sabedoria, que inclusive conseguia entrar na mente dos outros, vejam quantas possibilidades existem aqui, mas tudo é jogado fora em nome de uma agenda nojenta. Essa série não deveria ter qualquer relação com Tolkien, pq tudo que está ali é uma afronta ao trabalho do autor.
relaxa amigo, o Tolkien state aprovou, o descendente dele aprovou, tem estudiosos que passam anos estudando tudo sobre Tolkien, mas vc o grande crítico acha que está tudo errado… as vezes é melhor guardar os pensamentos pra não passar vergonha.
Falou tudo 👍
@@igreine8 com o dinheiro na mão até eu aprovo kkk
@@igreine8 quem tá passando vergonha é vc cara
Essa desgraça começou de um 5 anos pra cá.
Cara exatamente minha percepção... Eu não me comovi, me esforcei pra assistir.
Sobre ser mãe tigre, curiosamente trouxe o livro da Amy Chua.
O pior de tudo é ver "especialistas" em Tolkien defendendo a série. Daqui a pouco vai ter gente falando que Tolkien criou a primeira personagem feminista na cultura pop com a Galadriel.
É conversa fiada meu caro , eles não se importam com a obra , mas sim com valores e fama ...
Pq precisam fingir que a série é boa pra ganharem dinheiro comentando ela 😉
Acontece que os "especialistas" não são fãs de Tolkien, são fãs de politicagem nas obras
Essa série há de ganhar o troféu MiMiMi Master 2022
São uns vendidos
Vc falou que teria desligado qdo viu aqueles Hobbits. Foi exatamente o que eu fiz. Que série bizarra!
Muito bom 👍🏻
Existe algum canal sério focado no mundo de Tolkien?? Gostaria de conhecer mais a obra..guias de leitura e tal..
Tolkien Talk defende abertamente a série Anéis de Poder… é algo inacreditável
@@rafaelmarquesnunes7538 Não é possível kkk. A série cagou no Tolkien.
Tem o Quëntale
até agora insistindo nessa história de que a Galadriel não é guerreira? o que custa lerem os livros?
E nessa de "Tolkien não gostaria da série" eles esquecem que Tolkien também não ia gostar nem um pouco dos filmes. Esses caras são tão mimizentos quanto quem eles criticam - ou até mais.
@@jbetoreb uma coisa não exclui a outra. E não, o Guilherme não esqueceu o que Christopher disse sobre os filme. Só que o ponto em questão é a serie. Então, senta lá Claudia e Relaxa!
Excelente 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 um prazer ouvir toda essa análise!
A série fracassa em todos os sentidos. Os progressistas já não gostam de Tolkien, e não vão ver. Os admiradores de Tolkien vão passar longe dela.
SÃO REGRESSISTAS, UM ATRASO TOTAL
E porque a audiência foi tão grande?
@@nataliamocbel9234 E quem disse que foi?
@@nataliamocbel9234 pq simplesmente carrega o nome "O Senhor dos Anéis", meu bem...
Só tenho a aplaudir essa análise 👏👏👏👏👏👏
Acho que odiaria, mas odiaria também os filmes do peter jeckson. Cristopher tolkien, seu filho que editou silmarilion e outras obras publicadas posterior a sua morte, de fato, odiava a primeira trilogia de peter jackson.
O que me incomoda nos filmes do PJ é uma certa temática infantilizada e aquela coreografia de video-game. Mas o último filme do Hobbit, A Batalha dos 5 Exércitos, achei muito bom.
@@ClaudioMalagrino eu gosto dos 3 filmes da trilogia do senhor dos aneis, não gosto da trilogia do hobbit. Mas é fato que tolkien odiaria os 6 filmes, o filho mais velho dele odiava. Essa serie agora só saiu pq ele morreu e o controle sobre a obra do pai foi para o restante da familia. Cristopher dizia ao comentar da trilogia original, que Peter Jackson destruiu a beleza da obra de seu pai para fazer um filme de ação.
Concordo, por isso acho bobagem esse argumento de "tolkien odiaria tal coisa", a não ser que a pessoa seja coerente e odeie literalmente todas as adaptações, aí tudo bem.
@@ClaudioMalagrino Vc e o Guilherme Freire são hipocritas, gostam do PJ mesmo ele tendo mudado tudo na triologia do PJ incluse o final
@@breno9546 Eu falei isso? Disse que o filme 3 do Hobbit foi muito bom, gostei na época dos 3 filmes de LOTR mas como disse acima fiquei incomodado com a infantilização da série, o que achei que mudaria com essa. Mas foi muito pior.
Formidável Excelente esta visão
Pessoas mudam com o tempo, como vc fala com total certeza que Tolkien odiaria Anéis de Poder se ele estivesse vivo em 2022? Esse é o tipo de afirmação que é impossível dar, dizer que ele gostaria ou não da série é totalmente infundado.
Exatamente o que eu penso , se ele fosse vivo hoje em dia teria passado por várias outras experiências, ele poderia ser de direita, esquerda qualquer coisa … quem garante ? As obras dele foram escritas em um contexto totalmente diferente dos dias de hoje .
Pela fé dele, Tolkien era católico e sua obra foi inspirada fortemente na sua crença, e sendo um católico você pode mudar muitas coisas, mas a sua fé é uma só, por isso Tolkien n gostaria da série hoje, pq ela vai contra oque a sua crença e a sua fé determinaram nas obras originais
@@nataliamocbel9234 Tolkien pra ser de esquerda deveria jogar os 3 livros no lixo, pq a esquerda é amplamente oposta e contrária ao que a religião Cristã prega
@@Alienx520 entendo claramente seu ponto, mas ao decorrer da vida mudamos drasticamente (ou não) nossos pensamentos e inclusive posicionamentos religiosos. Já vi várias pessoas que não acreditavam em Deus se tornarem devotas e pessoas que eram religiosas deixarem sua religião. Pode ser que realmente Tolkien não gostasse da série devido a sua crença e seu posicionamento religioso da época, mas é impossível afirmar se alguém amaria ou odiaria algo sendo que ela não está mais entre nós (e ignorar a variável de mudança que todos nós somos passíveis).
ele afirma isso baseado no que o filho de Tolkien, Christopher falou sobre a trilogia. Como a serie é bem pior que a trilogia, logo Tolkien iria condenar com certeza a serie.
Análise show de bola
Até agora os filmes do PJ trazem mudanças drásticas muito mais relevantes em relação à obra do Tolkien em comparação com a série. Ambos são estritamente um desastre se considerarmos que deveriam ser fiéis à obra do Tolkien. Há muito racismo motivando as críticas à série e também muito oportunismo por parte de youtubers pra aproveitar essa onda de críticas que, de modo geral, são feitas por gente que nunca leu os livros e se baseia nos filmes do PJ como o verdadeiro legendário.
Vc tá no lugar errado.
@@valdircustodio5947 o meu texto te incomodou, hm?
Realmente os filmes de Jackson me incomodaram por falta de fidelidade a obra literária.
Mas a série da Amazon me deixou bem mais incomodado. Não pela fidelidade a obra de Tokien, mas por outras razões.
Enquanto nós filmes de Jackson a construção do filme é muito bem feita e pelo menos mantém a integridade da personalidade dos personagens, além de anos luz na qualidade das atuações. Só a presença de Sir Cristopher Lee, dá pra notar a preocupação dos produtores com o respeito à obra de Tolkien. Já a série da Amazon, embora, não possa julgar quanto à fidelidade, pois só li o Hobbit e o Senhor dos Anéis, a construção dos personagens é tão leviana que me incomodou demais, a ponto de desistir da série no meio da temporada.
@@mauromori a construção dos personagens nos filmes do PJ é indefensável. Até romance entre anão e elfa teve naquele delírio de milhões de dólares. Tanto os filmes quanto a série, do ponto de vista de leitores de Tolkien, são absolutos desastres.
31:55 não entendi pq se doeu tanto por causa da cor dos personagens já que o Tolkien quase nunca descreve cor de personagem. Esse discurso de "ah tá mudando o que o Tolkien escreveu" É MENTIRA pq na série LITERALMENTE não mudaram cor de personagem dos livros. Mantenha-se atento ao seu racismo enrustido de fidelidade às obras originais (livro).
Não tem nada a ver com racismo se a Terra média se baseia na Europa anglo saxônica , é lógico q n havia diversidade étnica por lá pelo lógico, é igual vc pegar e basear uma história na África e colocar vários personagens brancos advindos de lá, n é fiel nem a lógica
@@Alienx520 em que carta o Tolkien fala que os personagens foram baseados no povo anglo saxão? Poderia me informar pfv
Ele fala bonitinho e é apenas um militante. Ele questiona a galadriel guerreira, sendo um ser divino… que não teve construção blá-blá-blá… Gandalf teve construção como guerreiro? Houve contestação? Nada mais que um engomadinho militante
Cara, Galadriel literalmente significa Donzela homem em Quenya, o Tolkien descreveu ela como uma guerreira de 1,90 de altura. Nos apêndice que o Chistopher construi o Silmarillion tem várias passagens sobre como ela era imponente e irredutível, praticamente teimosa mas e com um senso de dever muito forte.
Ela só se torna a Galadriel que você tá falando depois da última aliança onde ela já é portadora do anel Nenya e com o papel de se um dos últimos pilares do Noldor na terra média junto com Elrond até finalmente ela ir para o Oeste para as terras imortais depois da guerra do anel.
Ele simplesmente que encaixar a análise conservadora e cristã, baseada em uma alegorizacao das personagens nos padrões de comportamento de um posicionamento político. É ridículo e não respeita a análise formal da relação entre recursos literários e elementos cinematográficos. Nem mesmo uma genealogia do simbolismo (não da alegoria) da personagem é feita, apenas uma superficialidade para lacrar no Brasil para Lerdos. Infelizmente, ele tem um conhecimento limitado, no máximo leu o Hobbit e O Senhor dos Anéis, procurando passagens bíblicas em tudo, o que Tolkien ironizou em vários momentos. Difícil é que um cara desse forma plateia e influência a ignorância dos incautos.
Descreveu ela como atleta, o que não significa ser guerreira. Se fosse assim, todos atletas esportivos do mundo são guerreiros. Mas você não vê neymar, messi e cristiano Ronaldo andando por aí de armadura e espada.
@@RafaelOliveira-ib9fy excelente colocação
@@sacamente4792 você está enganado, ela é descrita como guerreira, e assim como na série ela foi comandante das forças do norte dos Noldor. Você já leu a obra além do senhor dos anéis e o Hobbit?
Essas características que vc citou são quando ela é jovem meu caro.
44:17 Sobre a Cultura Geek e a 'Existência' dos seres tolkenianos enquanto representações da nossa realidade. *(''sereno'' perene)
Eu entendo as pessoas que classificam a série Anéis do Poder boa, muito boa ou assistível, por causa dos efeitos visuais, caracterizações, cenários ou figurinos, é a mesma que absolveria o demônio por estar bem vestido e perfumado e condenaria Nosso Senhor por causa da sua aparência de mendigo.
muito bom vídeo. curti a resenha.
"os Hobbits lembram os Smurfs""" . Absolutamente certo
Se o Tolkien visse esse vídeo, ele não gostaria com certeza
Vamo falar o óbvio ululante aqui. Essa série não tem absolutamente nenhuma pretensão de sequer lembrar de algum vestígio de Tolkien, quanto mais adaptá-lo fielmente. É uma fanfic cara que usa o nome do Senhor dos anéis como plataforma publicitária pra eles vandalisarem a obra, dando continuidade a esse processo já conhecido de destruir qualquer referência boa criada a partir do imaginário. E a Tolkien estate permitir isso não é surpreendente, pq a única pessoa que realmente se importava com a integridade das obras do Tolkien era o Christopher.
Realmente não há qualquer “polêmica”. Eu assisti uns trailers e nem me atrevi a tentar assistir a série . Já sou vacinado. Tolkien iria obviamente detestar e ficar chateado. E nós ficamos também.
Hobbits do MST. Galadriel feminista. Gandalf mendigo. Elrond passivo. Cotas raciais elficas.
34:15 a mulher maravilha da década de 70 tinha essa pegada, forte, justa, linda e feminina.
Bom, como alguém que já leu Tolkien a fundo, eu gostei da série. Não é tudo o que eu esperava, mas gostei. Discordo de você no que diz a respeito da Galadriel já chegar “Forte e preparada sem um processo ou alguém que a eduque”, pois é importante lembrar que ela já tem milhares de anos na época que a série se passa, e ela já vivenciou muitas batalhas. Então não vejo problema em ela ser apresentada como alguém forte e já muito
Habilidosa.
Sem contar que a Amazon não tem os direitos dos livros que contam as histórias de antes da segunda era. Só aí já quebra demais os roteiristas. Eu acho que antes do pessoal criticar gratuitamente eles deveriam assistir. Eu já li muito, cara. E toda vez que eu leio eu encontro algo "novo" que passei despercebido... E mesmo sendo muito fã dos livros não tem porque eu exclui o seriado da minha vida ou dar nota 1 porque "fulano" disse que é ruim. Eu gostar do que a série me proporciona não exclui as horas de leitura que me inseriram no universo Tolkien. Resumindo, gostar do seriado não faz de você menos fã de Tolkien que ninguém.
@@Hashiiroo Exatamente, e se for pra não gostar que seja pelos motivos corretos e não por birra ou preconceito.
A série é horrível pois de Tolkien não tem absolutamente nada... só pegaram o nome e os personagens e fizeram do jeito deles...
@@jeansilence Eu discordo, pois tem muitos elementos da terra-média. Eu terminei “A natureza da terra” semana passada e isso ajudou ainda mais pra eu chegar a essa conclusão. Mas respeito sua opinião
Na época em que a série se passa Finrod já está morto, mas durante sua vida ele frequentou o reino de Doriath e lá se inspirou nos salões do rei Thingol pra construir a sua Nargothrond.
Depois, chamou Galadriel, sua irmã, para viver com ele no reino escondido de Nargothrond, porém ela não quis por estar enamorada de Celegorn, seu futuro marido e pai de seus filhos.
Lá ela aprendeu aos pés de Melian a Maia sobre a geografia da terra média e muitas lições de sabedoria, também confidenciou à Melian que a dor dos tempos antigos tinha passado.
Até mêsmo na saída dos Noldor de Valinor a motivação de Galadriel nunca foi predominantemente vingança, ela queria descobrir novas terras desprotegidas e criar ali um reino a sua vontade.
A Galadriel da série é vingativa, nada material e tem uma relação conflituosa com todos do sexo masculino. Ela é uma anti Galadriel Tolkieniana.
Não existem mais histórias bem construidas. Pq primeiro é idealizada a narrativa, depois a história é construída em volta da ideologia
Ele odiaria porque é uma droga. Simples assim. Você colocar um néscio para reescrever um Clássico a partir de “um novo olhar” é uma receita praticamente certa para o fracasso.
É isso né gente... daqui pra frente, só pra trás
Se o maior especialista em tolkien odiou, o que dirá o tolkien!
Fonte?
@@mandy-nolasco ua-cam.com/video/FtHjZVulA5A/v-deo.html esse canal e bom, é um dos poucos contrapontos em relação a série.
@@mandy-nolasco Em entrevista Le Monde Christopher Tolkien foi perguntado sobre os filmes do PJ e ele disse " A única solução que vejo e virar a cara."
O problema e que os diretores da série são rasos não tem base nem experiência para conseguir entender e transmitir o que são os escritos de Tolkien, nem tão pouco o que eles próprios desejam.
Oque tocou o meu coração na Obra do Tolkien é a experiência de quase transcendência que temos toda vez que lemos, algo parecido com as animações das histórias da bíblia que passava na record quando eu era criança, agora eu pergunto, como um bando de progressistinhas majoritariamente ateus pode recriar algo que só nasceria de um coração mergulhado no cristianismo?
Os roteiristas não conseguem se conectar aos aspectos divinos e, de certa forma, transcendetais da obra justamente por renunciar ao exame daquilo que é pedra angular para a obra e aquilo que dá essência a esse mito.
A questão da etnia é, pra mim, o que menos importa.
Os personagens poderiam ser todos negros. Mas que eles mantivessem a essência e a beleza da obra de Tolkien, os valores que agregam a nossa alma, seria muito útil pra essa geração de gente perturbadas de alma.
A serie ja saiu de tudo que Tolkien escreveu amazon estragou tudo .
"faça uma pesquisa quantos livros vai ser vendido antes e depois da Serie"
só não assisti !! q choro é esse
Essa é a intenção
@@fabiosantos2912 quem sabe aí, as pessoas comecem a entender um pouco sobre Tolkien.
Vão ver que essa série não corresponde a estória dos livros.
Em que aspectos que ainda não verifiquei
Você sabe porque as pedras afundam galadriel
Não
E porque elas olham pra baixo
Esse e o nível de filosofia da série
Achei que só eu tinha achado essa reflexão uma bosta! Kkkkkkk