Realmente, fechar por alguns dias não resolve para todas as campeiras, fechei uma matriz de Mandaçaia por 6 dias e após solta-las, foram várias para o seu local antigo, chegaram lá encontraram o enxame filho e "aproveitaram" para pilhar a divisão, é como se tivessem passagem livre, afinal as campeiras da divisão eram irmãs. Enfim levaram uma grande quantidade de mel e ainda roeram os potes vazios para levar a cera.
Exatamente isso amigo... Quando for dividir, ou deixa o enxame matriz por perto e aberto ou leva pra longe... Posso utilizar esse teu comentário num vídeo?
Carlos, tive uma experiência que pode agregar nesse vídeo seu... Eu tinha um Meliponário com Bugias em um lugar, que ficava no fundo de um terreno, eu precisei mudar elas desse lugar com a intenção de colocar elas na frente, mudar o Meliponário de lugar por conta da luz solar... Eu primeiramente peguei as minhas caixas, levei elas para a casa do meu avô que fica em um raio de 4 Km, e deixei elas lá por 25 dias, então resolvi voltar elas para o Meliponário para o lugar que eu queria que elas ficassem... O que aconteceu??? Muitas, mas muitas campeiras voltaram para o lugar antigo, no fundo do terreno... Perdi muitas campeiras, foi um desastre, pois enfraqueceu as caixas, e demorou dois meses para elas se recuperar... Elas tem uma memória muito boa, não esquecem o local pelo simples fato de terem trabalhado em outro ambiente... Essa foi minha experiência com as bugias... Acredito que o ideal é deixar elas pelo menos dois meses longe, para depois voltar para o local que vc quer que elas fiquem de forma definitiva...
Amigo eu fechei a caixa das 19:00 até 07:00 do outro dia e coloquei a caixa do local dela dez metros mais longe e elas fizeram reconhecimento normal umas campeiras voltaram da rua aí eu peguei um pote catei elas e botei no ninho transferência de lugar com sucesso !!!!
Prezado Carlos. Muito interessante e instrutivo o seu canal. Aproveitei a sua "deixa" e baixei a tese da Dra. Yara Sbordoni sobre TERMOREGULAÇÃO. Uma joia rara, muito instrutiva. Quanto à transferência de local de colmeias, penso um pouco diferente. Tenho algumas jataís, iraís e mirins. Por diversas vezes as troquei de lugar usando a técnica de deixá-las trancadas (presas) dentro da colmeia. Até 2 dias confinadas (trancadas) muitas campeiras retornavam ao antigo local da caixa. Passei a deixá-las trancadas por 4 dias e deu certo, pois elas, ao saírem da caixa, já saiam em zig-zag fazendo o reconhecimento do novo local. Só me preocupo com a ventilação da entrada e com alimento para elas, já que passarão todo esse tempo sem poder buscar alimento. Acho que quando as levamos para muito longe e as soltamos na mesma hora, elas se perdem, por não reconhecerem o caminho, o que nos dá a impressão de que não voltaram...
Muito obrigado pelo feedback. Com relação ao confinamento e mudança de local, realmente é possivel que esqueçam, mas é na minoria das vezes que isso ocorre, convido a dar uma lida nos comentários desse vídeo e verá vários relatos reforçando a questão das campeiras encontrarem o antigo local. Por questão primeiramente de responsabilidade só recomendo coisas que tem uma alta chance de darem certo e que utilizo no dia a dia do meliponário
belo video ,,,, quais as abelhas sem ferrão que devem ficar longe uma das outras ( exemplo) jatai / jatai ou jatai com mirim ou jatai com tubuna ? obrigado por compartilhar
Fala meu camarada muito boas informações show bom trabalho passando pra prestigiar seu canal valeu aquele abraços e que Deus abençoe vc e todos da sua família Tmj amigão fui 👍😄😄
Olá, tenho uma dúvida, qual a vantagem de levar longe e a vantagem de mudar de vagar? Penso que mudar aos poucos as abelhas não esquecem os locais de alimentação. Mas pode perder campeiras? Por exemplo elas desistirem de procurar e ir embora?
Em 9:56 tem um ponto interessante e me deixou com uma dúvida: Você diz que o distanciamento nesse caso deve ser gradual para que as abelhas não acabem brigando ao buscar abrigo na caixa que está ao lado, no antigo local. Essa pequena mudança que demoraria dois dias de afastamento entre as duas caixas, poderia ser feita de uma só vez no caso de haver apenas uma caixa? A curta distância faria diferença ou as abelhas visualizariam e identificariam a casa à alguns centímetros e reconheceriam como sendo o ninho delas?
Tem que ir movendo aos poucos, 30, 40cm no máximo.. tem que ir observando se elas estiverem muito confusas volta um pouco.. se estiverem tranquilas com a mudança pode fazer duas vezes por dia, bem de manhã cedo e lá por volta do meio dia de novo.
Boa tarde amigo Carlos Almeida, tinha uma isca pet de 2 litros com a captura de um enxame de Jataí. Como uma distância de 50 metros de minha casa, quando deu os 60 dias retirei e trouxe direto para meu quintal deixei a isca pet no lugar definitivo por 4 dias daí fiz a transferência. Estão até hj no lugar definitivo sem ter voltado para o lugar antigo como pode deu certo.
boa tarde Carlos,Carlos minha sogra tem um enxame de jatai em um barrio a mais de 50 anos e queria mudar para uma cx de madeira,como vc me orientaria? grato!
Boa Tarde Carlos.! Muito show esse video aí, ele é uma aula completa. E eu já assisti anteriormente e hoje também e vou postar denovo.! rsrs Agora, e queria que você falasse um pouco sobre aquilo que você disse que era "sujeira" na caixa por fora, tá.? Ouvi dizer que não é sujeira não...! Obrigado.! 👌👍✌
e no caso em uma cidade, preciso mudar elas de um jardim para outro, da menos de 50m, nao tenho imovel para sair do raio de voo delas por um tempo, alguma dica?
Eu tenho dois lugares diferente em casa, mas no alicerce da casa e gostaria de mudar para caixa, ou seja, tirar no alicerce mas numa caixa no mesmo lugar, só para ñ ficar fazendo colonia no alicerce e comprometer a estrutura da casa, ja tem uns sete anos. Como faço?
Eu retirei um exame Jataí do muro casa e coloque em casa isso foi anoitecer quando foi de manhã ela voltaram para lugar onde eu tinha retirado eu tive lega 3km para muda GPS dela
Se transportar de lugar que não seja pra lonje , como fasso pra não perder as camperas? Preciso de uma quantidade de dias pra elas perder a memória e liberar a saída delas ou não preciso fazer isso ??
Olá, boa tarde! Aula maravilhosa. Mas o meu caso é diferente. As minhas abelhas estão em um furo num bloco de cimento na parede e quero mudá-las, pois vendi a casa. Quero tirar elas do buraco e transferir para a nova casa. É possível fazer isto? Me dê uma solução.
Preciso mudar do ponto onde elas estão (garagem do meu prédio numa caixa de papelão. Já transferi para uma caixa própria) para minha cobertura. Na garagem elas não podem ficar. Como faço?
show de bola a aula , mais por que é tao difícil pegar jadai ou copar uma comeia ? moro no alto tiete e no meu quintal aparece aus modes mais nunca pego mesmo com iscas no quintal e o principal por que é tao difícil compar um exame alguem pode mi responder !
Blz Carlos..Estou com uma caixa de Mandaguari preta, porem nao vejo nenhuma campeira! O enxame edtá muito fraco!! Posso mudar ela de lugar ja que neo tem campeira voando..vou mudar uns 40mts. Grato!!
Estou com duas cxs de jatai pra trazer pra uma distancia de uns 300 mas, como faço? São duas ruas abaixo. Ainda não fiz a transferência por medo de perdê-las.
Carlos e na divisão quando formos pegar campeira da matriz .. E no caso pra mim é impossível levar a caixa pra longe ..... o que fazer para as campeira não ficar indo infinitamente pra caixa filha ... Obs: vai ser minha primeira experiência com divisão em set ...
Mas na divisão o ideal é o máximo de campeiras possível na caixa filha mesmo... Por isso o enxame mão tem que estar forte, pra dividir o numero de campeiras só levando pra longe mesmo
Então passo por a caixa mãe doadora de campeira a uns 10m e deixar todas as campeira que sabe voar ir pra filha .... Que as que não sabe voar vão refazer o caminho de forrageio a partir da localização atual da caixa mãe ... essa mais novas não vão para filha né?
Boa tarde Carlos, tudo bem? Uma vez precisei mudar uma caixa de jataís de lugar, levei para casa dos meus pais à mais ou menos 5 km de distância. Depois de exatos 35 dias eu as trouxe de volta prá casa colocando a caixa uns 15 metros do local antigo e mesmo assim algumas campeiras voltaram para o antigo local. É normal acontecer isso?
Socorro Carlos. Recolhi minha isca 48 dias depois da captura. pegou no dia 01/06 recolhi ela no dia 19/07. Aparentemente estava tudo ok. Trouxe a noite. Como estava frio fiquei observando quando elas comessariam a sair. Fiquei apavorado olhando. Por voltade 11:30 da amanhã já vi que tinha algo errado. Elas saiam uma a uma, em um vou direto para cima. Foram todas embora. não sobrou nem uma. Como fica a uns 400 metros do local da dacaptura na casa de um amigo em um pé de nogueira. eu liguei perguntei para ele se tinha abelha lá. ele disse que a tarde do outro dia tinham muitas abelhas procurando a casa isca. Levei a isca de volta para lá. E elas voltaram a morar. Agora vou deixar até passar o inverno.
Obrigado Carlos. Não entendi o local secundário...eu posso deixar ela lá até passar o inverno. e drpois trazer direto. Pois sei que essa isca está em um local seguro na casa de um amigo meu.
@@segundadeprimeira3618 Estava também com essa dúvida, pois capturei uma mandaguari. Quando fala em local secundario, é um local distante de onde vc capturou, se o local definitivo for perto. Nesse local secundario, que pode ser a casa de um amigo, parente etc, elas vão esquecer o antigo local. Depois vc pode levar para o locsl definitivo, mesmo que seja próximo do da captura, que elas não saberão voltar.
Carlos peguei 5 tubunas na isca pet .mais tá prossimo de onde vou colocar elas . queria saber se levo elas dois kilometros e depois de 15 dias posso voltar no apiario
Carlos ! Parabéns por vídeos tão claros e cheios de conteúdo Trouxe um enxame de Tubuna que estava a 1 km da minha casa ! Como posso proceder para abrir a caixa ? Poderia me ajudar com essa dúvida?
Boa tarde tudo bem Eu não tenho muito conhecimento Mas um enxame de jatai fez um ninho dentro de uma caixa de som velha Hj já faz uns 2 anos e resolvi trocá-la de caixa. coloquei os discos e os pote mel e propolis e como enxame era grande eu deixei um pedaço da camada de fora do ninho na caixa velha com resíduos de mel que caiu porque não cabia na nova caixa Mas um pouco das abelhas ficaram na velha caixa e começaram a trabalhar na velha caixa construindo os podes de mel de novo e como está chuvoso as abelhas da nova caixa fecharam a entrada da caixa nova Será k eu esqueci a rainha pra fora da caixa??
Boa noite consegui salvar um enxame de um tronco q foi cortado com motoserra ,mais morreram muitas abelhas ficaram muito poucas abelhas ,estao trabalhando limpando a caixa do sepilho ,algumas buscando polem ,faz 7 dias q peguei mas esta no lugar inadequado ,queria mudar esse enxame oq faço, uruçu amarela.
Não sei se vou ser respondido, mais estou com umas comeias destro da minha antiga casa , dentro dos tijolos , quero remover o local delas para a casa que hoje moro , oq fazer?
Amigo.. tenho uma dúvida! Peguei dois enxames... uns 15 m de casa... e não tenho nenhum enxame em casa.. posso mudar a isca pra o local onde vou colocar ela definitiva na noite. .?
Sigam-nos em nossas páginas:
- Meliponicultura na Prática: bit.ly/3xQlinA
-Instagram: bit.ly/305N9kZ
- Facebook: bit.ly/3essU5Y
🐝😃
Quanto custa um enxame de mandaçaia?
Realmente, fechar por alguns dias não resolve para todas as campeiras, fechei uma matriz de Mandaçaia por 6 dias e após solta-las, foram várias para o seu local antigo, chegaram lá encontraram o enxame filho e "aproveitaram" para pilhar a divisão, é como se tivessem passagem livre, afinal as campeiras da divisão eram irmãs. Enfim levaram uma grande quantidade de mel e ainda roeram os potes vazios para levar a cera.
Exatamente isso amigo... Quando for dividir, ou deixa o enxame matriz por perto e aberto ou leva pra longe... Posso utilizar esse teu comentário num vídeo?
@@carlosalmeidayrapta como assim?
Deixar a cx matriz aberta?🤔
@@MariaSouza-wx7fwnão a tampa da caixa, e sim dixar a entrada e saida das abelhas na caixa
Carlos, tive uma experiência que pode agregar nesse vídeo seu... Eu tinha um Meliponário com Bugias em um lugar, que ficava no fundo de um terreno, eu precisei mudar elas desse lugar com a intenção de colocar elas na frente, mudar o Meliponário de lugar por conta da luz solar...
Eu primeiramente peguei as minhas caixas, levei elas para a casa do meu avô que fica em um raio de 4 Km, e deixei elas lá por 25 dias, então resolvi voltar elas para o Meliponário para o lugar que eu queria que elas ficassem...
O que aconteceu??? Muitas, mas muitas campeiras voltaram para o lugar antigo, no fundo do terreno... Perdi muitas campeiras, foi um desastre, pois enfraqueceu as caixas, e demorou dois meses para elas se recuperar...
Elas tem uma memória muito boa, não esquecem o local pelo simples fato de terem trabalhado em outro ambiente... Essa foi minha experiência com as bugias... Acredito que o ideal é deixar elas pelo menos dois meses longe, para depois voltar para o local que vc quer que elas fiquem de forma definitiva...
Obrigada pelo comentário!
Interessante. O ideal é esperar a nova geração de campeiras nascentes que logicamente não conhecem o local antigo para fazer o retorno das caixas.
O ideal é esperar as novas campeiras eclodirem, pois elas não tem a memória do caminho.
Seria cerca de 40 dias.
*Caramba. Que aula! Muito obrigado Sr. Carlos, por compartilhar conosco este conhecimento! Vídeo muito bom como sempre! Parabéns!*
Obrigado 😀🐝
Amigo eu fechei a caixa das 19:00 até 07:00 do outro dia e coloquei a caixa do local dela dez metros mais longe e elas fizeram reconhecimento normal umas campeiras voltaram da rua aí eu peguei um pote catei elas e botei no ninho transferência de lugar com sucesso !!!!
Cada vídeo que vejo fico surpreso com as abelhas muito bom vídio.
É um mundo imenso...😀🐝
@@carlosalmeidayrapta comcordo bote inmenso😄😄
Prezado Carlos.
Muito interessante e instrutivo o seu canal. Aproveitei a sua "deixa" e baixei a tese da Dra. Yara Sbordoni sobre TERMOREGULAÇÃO. Uma joia rara, muito instrutiva.
Quanto à transferência de local de colmeias, penso um pouco diferente. Tenho algumas jataís, iraís e mirins. Por diversas vezes as troquei de lugar usando a técnica de deixá-las trancadas (presas) dentro da colmeia. Até 2 dias confinadas (trancadas) muitas campeiras retornavam ao antigo local da caixa. Passei a deixá-las trancadas por 4 dias e deu certo, pois elas, ao saírem da caixa, já saiam em zig-zag fazendo o reconhecimento do novo local. Só me preocupo com a ventilação da entrada e com alimento para elas, já que passarão todo esse tempo sem poder buscar alimento.
Acho que quando as levamos para muito longe e as soltamos na mesma hora, elas se perdem, por não reconhecerem o caminho, o que nos dá a impressão de que não voltaram...
Muito obrigado pelo feedback.
Com relação ao confinamento e mudança de local, realmente é possivel que esqueçam, mas é na minoria das vezes que isso ocorre, convido a dar uma lida nos comentários desse vídeo e verá vários relatos reforçando a questão das campeiras encontrarem o antigo local.
Por questão primeiramente de responsabilidade só recomendo coisas que tem uma alta chance de darem certo e que utilizo no dia a dia do meliponário
@@carlosalmeidayrapta Então tenho sido "presenteado", pois nunca perdi campeiras, depois que passei a confiná-las por 4 dias...
Parabéns amigo, que aula incrível....estou iniciando no Estado do Espírito Santo. Aprendi muito
Sucesso!
belo video ,,,, quais as abelhas sem ferrão que devem ficar longe uma das outras ( exemplo) jatai / jatai ou jatai com mirim ou jatai com tubuna ? obrigado por compartilhar
Valeu José, dentro do meu curso dou vários exemplo e tenho aulas específicas sobre o assunto, será muito bem vindo: www.meliponiculturanapratica.com
Excelente vídeo, muito esclarecedor
Ou seja, dar um novo reset no sistema de gps das abelhas, otima explicação
Excelente Carlos!
Obrigado 😀🐝
Parabéns meu amigo ..👍🏼👍🏼👍🏼👏👏
Obrigado 😀🐝
parabéns Carlos excelente aula gratuita ,estou colocando tudo oque vc mostra em prática na minha criação de abelhas sem ferrão
Que bom amigo, fico feliz em contribuir e desejo todo sucesso do mundo pra você
Muito bem explicado. Me ajudou bastante no processo de transferência de local de Jandaíra.
O carlos beleza valeu pelas dicas o joinha foi na hora
Obrigado 😀🐝
Gostei muito
Sempre aprendendo
😀🐝
Chic de mais Carlos já cometi essa besteira de muda pertinho coitada das abelinhas muito Obrigado pelas informações
Pois é amigo, mas faz parte, o que vale é aprender
bom dia
Eu posso mudar o local da abelha Jataí a 31 km de distância??
Pode
Show parabéns
Obrigado! 🐝😃
Gratidão, esse vídeos me ajudou demais!!!!
Preciso mudar a mandaçaia pra prateleira de cima vou tentar levantar a caixa aos poucos pra vê se elas acompanharam.
30cm por dia é tranquilo
Uma pergunta isso serve para abelha Jataí também ?
Fala meu camarada muito boas informações show bom trabalho passando pra prestigiar seu canal valeu aquele abraços e que Deus abençoe vc e todos da sua família Tmj amigão fui 👍😄😄
Muito obrigado Vilmar, sempre somando ao canal, TMJ!
Parabéns Carlos abração meu amigo like
Obrigado 😀🐝
Excelente
😃🐝
Olá, tenho uma dúvida, qual a vantagem de levar longe e a vantagem de mudar de vagar? Penso que mudar aos poucos as abelhas não esquecem os locais de alimentação. Mas pode perder campeiras? Por exemplo elas desistirem de procurar e ir embora?
Em 9:56 tem um ponto interessante e me deixou com uma dúvida: Você diz que o distanciamento nesse caso deve ser gradual para que as abelhas não acabem brigando ao buscar abrigo na caixa que está ao lado, no antigo local. Essa pequena mudança que demoraria dois dias de afastamento entre as duas caixas, poderia ser feita de uma só vez no caso de haver apenas uma caixa? A curta distância faria diferença ou as abelhas visualizariam e identificariam a casa à alguns centímetros e reconheceriam como sendo o ninho delas?
tô com a mesma dúvida
Tem que ir movendo aos poucos, 30, 40cm no máximo.. tem que ir observando se elas estiverem muito confusas volta um pouco.. se estiverem tranquilas com a mudança pode fazer duas vezes por dia, bem de manhã cedo e lá por volta do meio dia de novo.
Show de bola vou aplicar agora mesmo, tive perdas de várias abelhas brigando por ter colocado um enxame novo próximo das outras duas que eu tenho
Minhas jataí , preciso .usar de residência , e próximo a uns 50 metros , na mesma rua
Like garantido meu amigo
Valeu!
Qual a distancia segura pra tranferir uma merim emerina, capturei uma a mais ou menos 500 m
Muito boa a explicação
Obrigado 😀🐝
Carlos, seus vídeos são verdadeiras aulas, masese video ficou muito confuso.
Ola , eu estava c essa divida , para tirar as mandaçaia de lugar
Fico feliz em ajudar!
Ótimo conteúdo, mais conhecimento
Muito obrigado 😃🐝
Beleza amigão 👍🐝🍀
👍😀🐝
Boa noite meu amigo eu estou com dúvida as minhas abelha jatai não estão saindo da comeia e não tão pegando o xarope oque eu fasso
Boa tarde amigo Carlos Almeida, tinha uma isca pet de 2 litros com a captura de um enxame de Jataí.
Como uma distância de 50 metros de minha casa, quando deu os 60 dias retirei e trouxe direto para meu quintal deixei a isca pet no lugar definitivo por 4 dias daí fiz a transferência. Estão até hj no lugar definitivo sem ter voltado para o lugar antigo como pode deu certo.
boa tarde Carlos,Carlos minha sogra tem um enxame de jatai em um barrio a mais de 50 anos e queria mudar para uma cx de madeira,como vc me orientaria? grato!
Não vale a pena transferir não. Deixa lá e coloca ninhos isca ao redor.
@@carlosalmeidayrapta muito obrigado pela dica 👍🙇♂️
Muito bom,Eu não sabia .
Obrigado 😀🐝
Boa Tarde Carlos.!
Muito show esse video aí, ele é uma aula completa. E eu já assisti anteriormente e hoje também e vou postar denovo.! rsrs
Agora, e queria que você falasse um pouco sobre aquilo que você disse que era "sujeira" na caixa por fora, tá.?
Ouvi dizer que não é sujeira não...!
Obrigado.! 👌👍✌
e no caso em uma cidade, preciso mudar elas de um jardim para outro, da menos de 50m, nao tenho imovel para sair do raio de voo delas por um tempo, alguma dica?
Ou leva pra longe ou pouco a pouco, pode levar pra casa de amigos ou parentes
Eu tenho dois lugares diferente em casa, mas no alicerce da casa e gostaria de mudar para caixa, ou seja, tirar no alicerce mas numa caixa no mesmo lugar, só para ñ ficar fazendo colonia no alicerce e comprometer a estrutura da casa, ja tem uns sete anos. Como faço?
Elas não comprometem o alicerce, e não tem como tirar o enxame sem quebrar tudo, a melhor opção é manter elas e colocar iscas ao redor
Aula espetacular...
Obrigado 😀🐝
Muito bom vídeo
Obrigado 😀🐝
Otimas informações!! Valeu
Valeu Emerson!
Eu retirei um exame Jataí do muro casa e coloque em casa isso foi anoitecer quando foi de manhã ela voltaram para lugar onde eu tinha retirado eu tive lega 3km para muda GPS dela
Se transportar de lugar que não seja pra lonje , como fasso pra não perder as camperas? Preciso de uma quantidade de dias pra elas perder a memória e liberar a saída delas ou não preciso fazer isso ??
laik meu patrao so tenho q agradeser pq seus videos aula sao show tmj
Obrigado! 🐝😃
Otimo video carlos. Valeu
Obrigado! 🐝😃
Sempre objetivo
Obrigado 😀🐝
Pode deixar uma caixa vazia do lado da colmeia de mandassaia aguardando que enxamei e que entrem na nova caixa? Cassia de igarata
Parabéns, máximo....
Valeu Luciano! 🐝😃
E isso aí meu amigo muito bem explicado obrigado
Obrigado 😀🐝
*ÓTIMO CONTEÚDO*
Só tenho a agradecer e tentar divulgar ainda mais o canal.
*GRATIDÃO*
Muito obrigado Cássio, grande abraço!😀🐝
Excelente 👏👏👊
Obrigado 😀🐝
Cara Parabéns aprendendo bastante com vc
Obrigado 😃🐝
Aulão Carlos, muito obrigado.
Valeu Rodrigo, grande abraço!
Ótimo vídeo...
E se eu não tiver aonde levar mais longe?
Olá, boa tarde! Aula maravilhosa. Mas o meu caso é diferente. As minhas abelhas estão em um furo num bloco de cimento na parede e quero mudá-las, pois vendi a casa. Quero tirar elas do buraco e transferir para a nova casa. É possível fazer isto? Me dê uma solução.
Isso não é possível, só quebrando, daí colocará o enxame em risco, deixa elas lá.
Preciso mudar do ponto onde elas estão (garagem do meu prédio numa caixa de papelão. Já transferi para uma caixa própria) para minha cobertura. Na garagem elas não podem ficar. Como faço?
Vídeo muito show👏👏👏👏
Obrigado 😀🐝
Vou precisar transferir uma caixa de jatai para uma distância de 20m. Qual é o melhor procedimento para fazer essa transferência?
show de bola a aula , mais por que é tao difícil pegar jadai ou copar uma comeia ? moro no alto tiete e no meu quintal aparece aus modes mais nunca pego mesmo com iscas no quintal e o principal por que é tao difícil compar um exame alguem pode mi responder !
Quanto mais iscas em mais locais diferentes maiores são as chances de capturas, e abelha que vai em flor não é a que procura nova morada
Boa noite Carlos eu ganhei uma jatai Da vizinha eu transportei a noite e elas foram para lugar antigo oque faço agora
Teria que voltar lá o mais cedo possível... Se não voltou não tem o que fazer, as abelhas vão morrer por la...
Parabéns Carlos vc explica muito bem
Valeu Leudo, grande abraço!
@@carlosalmeidayrapta otro , muito sucesso pra você meu caro
Legal, gostei, parabéns.
Valeu Arthur 😀🐝
Show de bola 👍👏👏👏🐝🐝🐝🐝🐝
Valeu Francisco! 😃🐝
Blz Carlos..Estou com uma caixa de Mandaguari preta, porem nao vejo nenhuma campeira! O enxame edtá muito fraco!! Posso mudar ela de lugar ja que neo tem campeira voando..vou mudar uns 40mts.
Grato!!
Muito boa a explicação obrigado carlos
Obrigado! 🐝😃
Parabéns pelo vídeo, ótimo conteúdo.
Obrigado 😀🐝
M
Parabéns pelo conteúdo
Obrigado 😀🐝
Como sempre Muito oportuno
Obrigado!
Brilhante vídeo, um dos melhores que já assisti. Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento. Grande abraço
Obrigado! 🐝😃 Abração chará
Estou com duas cxs de jatai pra trazer pra uma distancia de uns 300 mas, como faço? São duas ruas abaixo.
Ainda não fiz a transferência por medo de perdê-las.
Leva pra longe e depois para o local definitivo, como mostro no vídeo
Carlos e na divisão quando formos pegar campeira da matriz .. E no caso pra mim é impossível levar a caixa pra longe ..... o que fazer para as campeira não ficar indo infinitamente pra caixa filha ...
Obs: vai ser minha primeira experiência com divisão em set ...
Mas na divisão o ideal é o máximo de campeiras possível na caixa filha mesmo... Por isso o enxame mão tem que estar forte, pra dividir o numero de campeiras só levando pra longe mesmo
Então passo por a caixa mãe doadora de campeira a uns 10m e deixar todas as campeira que sabe voar ir pra filha ....
Que as que não sabe voar vão refazer o caminho de forrageio a partir da localização atual da caixa mãe ... essa mais novas não vão para filha né?
Parabéns muito boa explicação
Boa tarde Carlos, tudo bem?
Uma vez precisei mudar uma caixa de jataís de lugar, levei para casa dos meus pais à mais ou menos 5 km de distância. Depois de exatos 35 dias eu as trouxe de volta prá casa colocando a caixa uns 15 metros do local antigo e mesmo assim algumas campeiras voltaram para o antigo local.
É normal acontecer isso?
Muito bom, conteúdo científico!
Obrigado 😀🐝 Pretendo cada dia trazer mais para o canal
Excelente vídeo
Parabéns
Obrigado 😀🐝
Que aula maravilhosa 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Márcia, grande abraço!
Muito bom o video. Veio em otima hora.
Obrigado! 🐝😃 que bom que pude ajudar
Socorro Carlos. Recolhi minha isca 48 dias depois da captura. pegou no dia 01/06 recolhi ela no dia 19/07. Aparentemente estava tudo ok.
Trouxe a noite. Como estava frio fiquei observando quando elas comessariam a sair.
Fiquei apavorado olhando. Por voltade 11:30 da amanhã já vi que tinha algo errado. Elas saiam uma a uma, em um vou direto para cima. Foram todas embora. não sobrou nem uma.
Como fica a uns 400 metros do local da dacaptura na casa de um amigo em um pé de nogueira. eu liguei perguntei para ele se tinha abelha lá. ele disse que a tarde do outro dia tinham muitas abelhas procurando a casa isca.
Levei a isca de volta para lá. E elas voltaram a morar. Agora vou deixar até passar o inverno.
Que bom amigo, vai dar tudo certo, fez o correto.
Mas agora tem que arrumar um local secundário, antes de levar pra tua casa
Obrigado Carlos. Não entendi o local secundário...eu posso deixar ela lá até passar o inverno. e drpois trazer direto. Pois sei que essa isca está em um local seguro na casa de um amigo meu.
@@segundadeprimeira3618 Estava também com essa dúvida, pois capturei uma mandaguari. Quando fala em local secundario, é um local distante de onde vc capturou, se o local definitivo for perto. Nesse local secundario, que pode ser a casa de um amigo, parente etc, elas vão esquecer o antigo local. Depois vc pode levar para o locsl definitivo, mesmo que seja próximo do da captura, que elas não saberão voltar.
Dicas tops parabéns like.
Obrigado 😀🐝
Carlos peguei 5 tubunas na isca pet .mais tá prossimo de onde vou colocar elas . queria saber se levo elas dois kilometros e depois de 15 dias posso voltar no apiario
Exatamente isso José, leva e deixa por 15 dias, depois traz novamente para o meliponário
@@carlosalmeidayrapta valeu obrigado 👍
Opa. Tem problema pegar luz da rua na frente da caixa de noite.
??
Depende da espécie e tipo de entrada
Muito bom
Carlos ! Parabéns por vídeos tão claros e cheios de conteúdo Trouxe um enxame de Tubuna que estava a 1 km da minha casa ! Como posso proceder para abrir a caixa ? Poderia me ajudar com essa dúvida?
Muito obrigado Tom, nesse caso pode ser um pouco perto... Mas pode abrir pela manha
Boa tarde tudo bem
Eu não tenho muito conhecimento
Mas um enxame de jatai fez um ninho dentro de uma caixa de som velha
Hj já faz uns 2 anos e resolvi trocá-la de caixa. coloquei os discos e os pote mel e propolis e como enxame era grande eu deixei um pedaço da camada de fora do ninho na caixa velha com resíduos de mel que caiu porque não cabia na nova caixa
Mas um pouco das abelhas ficaram na velha caixa e começaram a trabalhar na velha caixa construindo os podes de mel de novo e como está chuvoso as abelhas da nova caixa fecharam a entrada da caixa nova
Será k eu esqueci a rainha pra fora da caixa??
Não tem como saber, resta esperar. Mas nesses casos tem que colocar todo material na caixa
Muito bom!!
Obrigado
Boa noite consegui salvar um enxame de um tronco q foi cortado com motoserra ,mais morreram muitas abelhas ficaram muito poucas abelhas ,estao trabalhando limpando a caixa do sepilho ,algumas buscando polem ,faz 7 dias q peguei mas esta no lugar inadequado ,queria mudar esse enxame oq faço, uruçu amarela.
Como sempre video muito proveitosos
Obrigado 🐝😃
Exelente vídeo Carlos parabéns.
Na questão de feichar os enchames tanto caixa quanto iscas para o transporte eu posso deixamos com espuma?
Prefiro a tela, tende a entrar mais ar
Boa noite s eu mudar a urucu uns 30 m quantos dias eu preciso deixar fechado a colméia? Já te agradeço a ajuda....obrigado
Parabéns, muito esclarecedor!
Mas eu preciso fazer um resgate de um enxame de Jataí...
E como eu faça pra transferi-las?
MEUS PARABÉNS OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEU CONHECIMENTO. SUPER GOSTEI.GRANDE ABRAÇO TMJ.
Não sei se vou ser respondido, mais estou com umas comeias destro da minha antiga casa , dentro dos tijolos , quero remover o local delas para a casa que hoje moro , oq fazer?
Deixar no local, se não correm risco não devem ser retiradas
Amigo.. tenho uma dúvida! Peguei dois enxames... uns 15 m de casa... e não tenho nenhum enxame em casa.. posso mudar a isca pra o local onde vou colocar ela definitiva na noite. .?
Como eu falo no vídeo, as abelhas voltaram todas para o local antigo... Se der assiste novamente