Boa Noite! Eu particularmente tenho mais intimidade de falar sobre a filosofia de Hegél, é um tema que eu gosto. Hegél defende que a história tem sentido, significado e finalidade e esse sentido da história é a ampliação da liberdade humana. Como diz Hegél, na obra Filosofia da história, a história não é outra coisa se não o progresso da consciência da liberdade. No meu entendimento, existe duas leituras frente a essa filosofia, um que é a necessidade que o ponto de partida e o resultado são necessários e a leitura da contingência diz que a leitura de necessitar está equivocada, na síntese a tanto necessidade quanto contingência. Gosto da filosofia de Hegél, pois ele trata de três critérios importantes, o espírito do povo, o espírito do tempo e o espírito do mundo, que é o tribunal da história e ele analisa o mundo oriental, o mundo greco romano e o mundo cristão germânico a partir da consciência e da concretização da liberdade. Já na filosofia de Kant, ele é um filósofo muito enigmático, muito importante para a modernidade, tenho muito dificuldade de interpretar as leituras dele, pois ele escreve de uma forma um pouco confusa ( na minha opinião ) acho que pelo fato das suas escritas serem profundas, então por isso eu tenho um pouco de receio de entender. Kant, teve um destaque muito grande por operar a mudança da filosofia moderna que estava pautada para o conhecimento entre os imperialistas e os racionalistas e por tanto ele resolve esses problemas, e da uma solução final para a filosofia iluminista e para a filosofia moderna.
Obrigado por disponibilizar a aula! É uma oportunidade ímpar assistir esse conteúdo. Na minha universidade não conseguia perceber o conteúdo com tamanha profundidade. Gostaria de poder trocar uma ideia com o caro professor, como faço? Abraços fortalezenses!
Professor, pode-se entender que a filosofia hegeliana tem uma formulação empírica da realidade e também metafísica, em que a realidade é apropriada por esse "espírito absoluto" num contínuo devir em movimento dialético°?
Otimo😊
Que aula excelente! 🥰🥰
Muito obrigado!!!
Muito boa a aula.
Muito Obrigado!
Ótima explicação.
Muito Obrigado!
Aula muito boa!!!! bem explicativa.
Muito Obrigado!
Boa Noite!
Eu particularmente tenho mais intimidade de falar sobre a filosofia de Hegél, é um tema que eu gosto.
Hegél defende que a história tem sentido, significado e finalidade e esse sentido da história é a ampliação da liberdade humana. Como diz Hegél, na obra Filosofia da história, a história não é outra coisa se não o progresso da consciência da liberdade. No meu entendimento, existe duas leituras frente a essa filosofia, um que é a necessidade que o ponto de partida e o resultado são necessários e a leitura da contingência diz que a leitura de necessitar está equivocada, na síntese a tanto necessidade quanto contingência.
Gosto da filosofia de Hegél, pois ele trata de três critérios importantes, o espírito do povo, o espírito do tempo e o espírito do mundo, que é o tribunal da história e ele analisa o mundo oriental, o mundo greco romano e o mundo cristão germânico a partir da consciência e da concretização da liberdade.
Já na filosofia de Kant, ele é um filósofo muito enigmático, muito importante para a modernidade, tenho muito dificuldade de interpretar as leituras dele, pois ele escreve de uma forma um pouco confusa ( na minha opinião ) acho que pelo fato das suas escritas serem profundas, então por isso eu tenho um pouco de receio de entender. Kant, teve um destaque muito grande por operar a mudança da filosofia moderna que estava pautada para o conhecimento entre os imperialistas e os racionalistas e por tanto ele resolve esses problemas, e da uma solução final para a filosofia iluminista e para a filosofia moderna.
Muito bom. Você ainda vai compreender Kant, pois está no caminho certo.
Obrigado por disponibilizar a aula! É uma oportunidade ímpar assistir esse conteúdo. Na minha universidade não conseguia perceber o conteúdo com tamanha profundidade.
Gostaria de poder trocar uma ideia com o caro professor, como faço?
Abraços fortalezenses!
Me envie um e-mail: juliermemorais27@gmail.com
Professor, pode-se entender que a filosofia hegeliana tem uma formulação empírica da realidade e também metafísica, em que a realidade é apropriada por esse "espírito absoluto" num contínuo devir em movimento dialético°?
Sim! A frase clássica que representa isso é "O racional é real e o real é racional".