Padre! O senhor é um anjo mesmo, pois eu estava preocupadissima com o encontro de catequese hoje, e como explicar pras crianças sobre os Sacramentos, fui pesquisar no Google e o que me aparece...? exatamente o seu vídeo. ..que alegria! Obrigada e que Deus esteja sempre o iluminando. Sua bênção pe Paulo Ricardo.
O senhor é...inexplicável padre Paulo Ricardo... Inexplicável, Sua experiência com Deus, com a igreja, o jeito que o senhor ensina a nós Católicos, Eu rezo pelo senhor, e rezo também pra aprender tanto como o senhor, e um dia saber de tudo sobre a igreja católica, muito Obrigado por tudo padre Paulo
Mais uma riquíssima aula, Pe. Paulo! Muito esclarecedora! Obrigado. Continue assim. Deus abençoe cada vez a sua vida, a sua equipe e seu apostolado! Amém.
Como O SENHOR é delicado e amoroso, ELE está sempre preocupado com todos nós, nos deixou caminhos para seguirmos em frente e que nos fazem mais fortes e mais perto a ELE . Grata padre Paulo Ricardo e que Deus te Abençoe.
São sinais eficazes, que operam, que realizam o que significam. São a forma com que Jesus nos deu para distribuir em nossas vidas, as graças e os méritos da sua salvação. Todos já foram salvos em Jesus, mas nem todos receberam os frutos dessa salvação. Embora, Jesus tenha morrido por todos, ele salvou muitos, não todos.
Ou Padre Lindooooo! que maravilha de explanação ! que benção para nós, que não merecemos ; como tudo se encaixa , é como uma sinfonia ,uma dádiva ,um presente do céu para nós , nesses tempos de infertilidades ,de secura de fé . \a onde tudo se resume em relativismo,,irenismo ,que nada tem verdadeira importância , que DEUS em JESUS CRISTO seja louvado !!!
Gostei muito desse cenário. Tem muitos detalhes interessantes. Já pensaram em fazer o Padre Paulo circular por esse cenário, usando outros cantos do mesmo?
P.R Padre 🙏❣️ O que acontece a comunhão em pecado, um namoradinho sempre me avisou em não comungar em pecado e também me respeitou a virgindade. E será que Mãe Maria, ainda não aceitava ou tinha medo, cuidado em ficar em cima dele, quando Jesus Cristo, falou a minha família é quem me seguir, ou seja á Deus, ele é, e parece que ele já tinha 13 anos, no meu entendimento 💭🤔
Padre Paulo Ricardo. Boa tarde. Sua benção? Por favor me tire uma dúvida. Nós estamos vivendo na Economia Sacramental. ok. Mas como fica a situação daqueles que viveram e morreram, antes da encarnação de Jesus, melhor, antes dos eventos pascais? Como eles são salvos???
Padre Paulo Ricardo, eu gostaria que Vc fisseze um vídeo,ou me desse a resposta dessa pergunta se tiver tempo, fumar cigarro e beber cerveja ou qualquer tipo de bebida alcoólica e fumo legal sem ser vício é pecado porque ouvi católicos dizendo que não eram até mesmo para um padre,e drogas ilegais mesmo sem ser vício é pecado ou não, gostaria mto de saber,obrigado pela atenção que Cristo nosso senhor o abençoe
Nintendista Gamer Acho que modestamentr eu posso te responder. Fumar e beber não é pecado enquanto não constitui vício. O pecado é o vício, mão o uso dessas substâncias. Já usar drogas ilícitas é pecado, pois que se desobedece o quarto mandamento: honrar pai e mãe. E explico por quê: é que a Igreja nos orienta a respeitar as leis da Pátria, que também é nossa mãe e pai. Logo, aqui o pecado não se trata mais uma vez da substância em si, mas sim em desrespeitar a legislação da Pátria. Espero ter ajudado. Deus te abençoe!
Como o padre disse, os sacramentos não são apenas sinais simbólicos que querem nos transmitir algum ensinamento, mas são sinais eficazes que, de fato, nos comunicam a graça de Deus. Como exemplo temos o batismo. Jesus diz que aquele que crer e for batizado será salvo (Mc 16,16) e que tem o poder de perdoar os pecados (At 2,38). Isso é uma realidade, não é apenas simbólico. Quando vamos nos confessar, o sacerdote nos absolve dos nossos pecados. Os pecados realmente são perdoados, pois Jesus disse aos apóstolos "Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. Aqueles a quem retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,23). Veja em Tg 5, 14-15 fala da unção dos enfermos. No sacramento do matrimônio, Jesus diz que "o que Deus uniu, o homem não separe". Isso não tem como ser mudado, mesmo que haja uma separação de corpos do casal e se separem no civil, mas para Deus, se o casamento foi válido, continuam sendo uma só carne, ao ponto de cometerem o pecado do adultério se contraírem uma nova união. Veja que nessas ações, Deus age de forma concreta através dos sacramentos e não apenas de maneira simbólica. O sacramento da confirmação, no qual ocorre a comunicação do Espírito Santo com seus dons, tem origem no antigo rito de imposição de mãos (At 8,16-17). Na última ceia, Jesus institui dois sacramentos de uma só vez: o da Eucaristia e o da Ordem (Lc 22, 19-20). No da Eucaristia, ele diz que o pão e o vinham que serão oferecidos são seu Corpo e Sangue que será dado em sacrifício. No das Ordens Sagradas, ele faz dos apóstolos, sacerdotes para perpetuarem esse seu único sacrifício ao dizer "fazei isso em memória de Mim". Mais uma vez eu repito: nada disso é uma mera simbologia. Está aí os 7 sacramentos na bíblia.
Uma dúvida. E todos os homens de boa vontade que não receberam os sacramentos, não tem como participarem da Salvação? Aqueles q vieram antes de Cristo, aqueles q nunca ouviram a palavra, aqueles q vivem intensamente a fé em outra religião, aqueles q são de outras igrejas? Não é soberba achar q só os nossos sacramentos católicos q permitem q "participemos" da Salvação? Se for assim, Cristo escancarou as portas do paraíso, e os católicos se puseram ao lado dela para deixar entrar só as pessoas com os sacramentos (católicos).
Não, caro irmão. Isso não significa que as pessoas de fora da nossa Igreja não irão se salvar. É pela salvação delas, também, que devemos orar. Através das nossas lutas e orações dentro da nossa fé, nós podemos ajudar os outros a serem salvos também. E muito além disso devemos lembrar que Deus é a Perfeição e nele há, de uma forma que não podemos sequer imaginar bem, Misericórdia e Justiça, então não cabe a nós dizer se pessoa "X" vai ou não se salvar. Nosso dever, como católico, é instruir as pessoas à verdade que vem de Deus e que está legitimamente dentro da nossa Santa Igreja. Devemos lembrar que existe o seguinte fato: a nossa Santa Igreja é a única Igreja legitimamente de Cristo, que segue a Sagrada Tradição, então, o caminho correto para a salvação está na doutrina da nossa Igreja, que ensina verdadeiramente a seguir a Jesus que, como o Pe. Paulo Ricardo citou no vídeo, é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sendo assim, nós nunca podemos garantir na terra que uma pessoa vai ser ou não salva, mas nós garantimos, na nossa Igreja, o ensinamento do que é necessário viver para alcançar a salvação, até porque o "julgamento do coração" só cabe a Deus. Espero ter ajudado. :) Deus te abençoe e Ns. Senhora te ilumine.
+João Paulo Bezerra Ribeiro, gostaria de agradecer profundamente a sua boa vontade e disponibilidade em responder meus questionamentos de maneira serena e altruísta. São esses tipos de oposições q ultrapassam a lógica do simples antagonismo e q enriquecem a sabedoria humana. Desculpe o meu apego à minha opinião, mas mais uma vez insisto, dizer q "o caminho correto para a salvação está na doutrina da NOSSA igreja" é presunção e falta de humildade. Acho q a Verdade está presente no cerne das grandes religiões, diferindo porém, naquilo q as faz humanas, no contexto cultural q se manifesta. Se Deus escolheu se revelar à humanidade, ele não criaria uma alma sequer, q por diversos condicionamentos inerentes à ela, fosse incapaz da salvação. O budista alcança a salvação sendo um bom budista, o muçulmano, o protestante, o ortodoxo, pq aquilo q assemelha todas estas expressões religiosas é a Verdade, ou seja o Amor. Diminuir o irmão vai contra q mensagem central do evangelho "q todos sejam um".
Não, meu querido. Os padres vivem no celibato, o matrimônio não é para todos, é uma vocação . Se fosse dessa forma, apenas os sacerdotes, que tem o sacramento da ordem poderiam ser salvos. Os sacerdotes tem a ordem e não tem o matrimônio e algumas pessoas não tem nenhum dos dois por serem celibatários por opção, pois não tem a vocação do matrimônio nem do sacerdócio. Edit: espero ter te esclarecido 😘
Padre! O senhor é um anjo mesmo, pois eu estava preocupadissima com o encontro de catequese hoje, e como explicar pras crianças sobre os Sacramentos, fui pesquisar no Google e o que me aparece...? exatamente o seu vídeo. ..que alegria! Obrigada e que Deus esteja sempre o iluminando. Sua bênção pe Paulo Ricardo.
queria agradecer a mãe do padre Paulo Ricardo por ter um filho top. kkkkkk cada vez q vejo os vídeos dele aprendo mtt.. vlw padre ❤
Padre, o senhor é muito ungido pelo Espírito Santo. Sou feliz por ter Jesus na minha vida. Sou feliz por ser Católica.
Senhor só a um, q é Deus,mestre só há um,q é Jesus
1-batismo
2-eucaristia
3-cofirmação
4-penitência ou reconciliação
5- unção dos enfermos
6- ordem
7-matrimônio
A Confissão/penitência vem antes da Eucaristia
O senhor é...inexplicável padre Paulo Ricardo... Inexplicável, Sua experiência com Deus, com a igreja, o jeito que o senhor ensina a nós Católicos, Eu rezo pelo senhor, e rezo também pra aprender tanto como o senhor, e um dia saber de tudo sobre a igreja católica, muito Obrigado por tudo padre Paulo
Eu também :)
Comecei a assistir os vídeos do @padrepauloricardo não paro mais.padre obrigada por nós ensinar a ser mais católicos.
Mais uma riquíssima aula, Pe. Paulo! Muito esclarecedora! Obrigado. Continue assim.
Deus abençoe cada vez a sua vida, a sua equipe e seu apostolado!
Amém.
Aprendi com uma música do padre Zezinho, o significado da palavra sacramento, agora reforço com essa linda palavra.
Assim Seja!Devemos receber os sacramentos com fé!
Como O SENHOR é delicado e amoroso, ELE está sempre preocupado com todos nós, nos deixou caminhos para seguirmos em frente e que nos fazem mais fortes e mais perto a ELE . Grata padre Paulo Ricardo e que Deus te Abençoe.
Obrigada padre me ajudou muito sua explicação para minha catequese.
Padre, reze por mim ☺
obrigado... Fique com Deus.
Reze por ti também. Deixe de preguiça!
São sinais eficazes, que operam, que realizam o que significam.
São a forma com que Jesus nos deu para distribuir em nossas vidas, as graças e os méritos da sua salvação.
Todos já foram salvos em Jesus, mas nem todos receberam os frutos dessa salvação. Embora, Jesus tenha morrido por todos, ele salvou muitos, não todos.
Sua Bênção Padre! Que o nosso Deus vivo nos ilumine sempre mais!!!
Deus seja louvado pela sua vida padre.Que catequese!Que explicação rica! Obrigada pelo seu sim a cada dia!Deus o abençoe e o guarde!
Obrigado Padre Paulo por me fazer ter a compreensão.
Ou Padre Lindooooo! que maravilha de explanação ! que benção para nós, que não merecemos ; como tudo se encaixa , é como uma sinfonia ,uma dádiva ,um presente do céu para nós , nesses tempos de infertilidades ,de secura de fé . \a onde tudo se resume em relativismo,,irenismo ,que nada tem verdadeira importância , que DEUS em JESUS CRISTO seja louvado !!!
Obrigada por compartilhar seu conhecimento Padre, estou aprendendo muito!
Mutio grato pelo senhor... obrigado pela palavra, e o senhor tem muito bom gosto. belíssimo senario, parabéns!!!
As explicações do Pe. Paulo Ricardo são sempre um presente de Deus. Mas devo tbm elogiar esse cenário ... está lindo.
Muito obrigado! Explicação muito boa👍
Gosto muito dos ensinamentos, explicações do Padre Paulo Ricardo. Obrigada Padre.
Eu tambem
queria estudar com ele no seminario!
Gostei muito da explicação dos sacramentos muito obg
Que explicação ótima! Obrigada, padre!
Deus abençoe o Sr. Imensamente. Utilizo as tuas catequeses para ensinar no grupo de CRISMA... Gratidão
Padre você é um grande sacerdote de Deus. Obrigado por nos ensinar .
Perfeito.
Explicação perfeita!
Canal maravilhoso, Padre.
Linda explicação!
Excelente explicação...
Gostei muito desse cenário. Tem muitos detalhes interessantes. Já pensaram em fazer o Padre Paulo circular por esse cenário, usando outros cantos do mesmo?
boa idéia
Oh glória
Amei
ótimo video!
Gostei e me inscrevi.
P.R Padre 🙏❣️
O que acontece a comunhão em pecado, um namoradinho sempre me avisou em não comungar em pecado e também me respeitou a virgindade.
E será que Mãe Maria, ainda não aceitava ou tinha medo, cuidado em ficar em cima dele, quando Jesus Cristo, falou a minha família é quem me seguir, ou seja á Deus, ele é, e parece que ele já tinha 13 anos, no meu entendimento 💭🤔
Padre, explique por favor a heresia sedevacantista
🙏
🙏🙏🙏🙏
Padre Paulo Ricardo. Boa tarde. Sua benção? Por favor me tire uma dúvida. Nós estamos vivendo na Economia Sacramental. ok. Mas como fica a situação daqueles que viveram e morreram, antes da encarnação de Jesus, melhor, antes dos eventos pascais? Como eles são salvos???
Sílvia Oliveira são salvos pela lei judaica
❤️
Copiei tudo. assimilo melhor escrevendo. E do padre Paulo não pode desperdiçar nada por falta de memória boa!
👏👏👏 11/07/2019👏👏👏
eu creio
Visitem tb o canal de evangelização no UA-cam: católico sim senhor!
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
👏👏👏👏
Padre Paulo Ricardo, eu gostaria que Vc fisseze um vídeo,ou me desse a resposta dessa pergunta se tiver tempo, fumar cigarro e beber cerveja ou qualquer tipo de bebida alcoólica e fumo legal sem ser vício é pecado porque ouvi católicos dizendo que não eram até mesmo para um padre,e drogas ilegais mesmo sem ser vício é pecado ou não, gostaria mto de saber,obrigado pela atenção que Cristo nosso senhor o abençoe
Nintendista Gamer Acho que modestamentr eu posso te responder.
Fumar e beber não é pecado enquanto não constitui vício. O pecado é o vício, mão o uso dessas substâncias.
Já usar drogas ilícitas é pecado, pois que se desobedece o quarto mandamento: honrar pai e mãe. E explico por quê: é que a Igreja nos orienta a respeitar as leis da Pátria, que também é nossa mãe e pai. Logo, aqui o pecado não se trata mais uma vez da substância em si, mas sim em desrespeitar a legislação da Pátria.
Espero ter ajudado.
Deus te abençoe!
Onde encontrar essas explicações na Bíbliia?
Como o padre disse, os sacramentos não são apenas sinais simbólicos que querem nos transmitir algum ensinamento, mas são sinais eficazes que, de fato, nos comunicam a graça de Deus. Como exemplo temos o batismo. Jesus diz que aquele que crer e for batizado será salvo (Mc 16,16) e que tem o poder de perdoar os pecados (At 2,38). Isso é uma realidade, não é apenas simbólico. Quando vamos nos confessar, o sacerdote nos absolve dos nossos pecados. Os pecados realmente são perdoados, pois Jesus disse aos apóstolos "Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. Aqueles a quem retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,23). Veja em Tg 5, 14-15 fala da unção dos enfermos. No sacramento do matrimônio, Jesus diz que "o que Deus uniu, o homem não separe". Isso não tem como ser mudado, mesmo que haja uma separação de corpos do casal e se separem no civil, mas para Deus, se o casamento foi válido, continuam sendo uma só carne, ao ponto de cometerem o pecado do adultério se contraírem uma nova união. Veja que nessas ações, Deus age de forma concreta através dos sacramentos e não apenas de maneira simbólica. O sacramento da confirmação, no qual ocorre a comunicação do Espírito Santo com seus dons, tem origem no antigo rito de imposição de mãos (At 8,16-17). Na última ceia, Jesus institui dois sacramentos de uma só vez: o da Eucaristia e o da Ordem (Lc 22, 19-20). No da Eucaristia, ele diz que o pão e o vinham que serão oferecidos são seu Corpo e Sangue que será dado em sacrifício. No das Ordens Sagradas, ele faz dos apóstolos, sacerdotes para perpetuarem esse seu único sacrifício ao dizer "fazei isso em memória de Mim". Mais uma vez eu repito: nada disso é uma mera simbologia. Está aí os 7 sacramentos na bíblia.
Estude no Catecismo da Igreja Católica, tem uma parte específica sobre os 7 sacramentos onde você encontra toda a base bíblica.
Acho que estou compreendendo, mas me sinto tao ruim Padre.
Eu sou envangelica
Pra mim só passou a ideia do batismo.
Uma dúvida. E todos os homens de boa vontade que não receberam os sacramentos, não tem como participarem da Salvação? Aqueles q vieram antes de Cristo, aqueles q nunca ouviram a palavra, aqueles q vivem intensamente a fé em outra religião, aqueles q são de outras igrejas? Não é soberba achar q só os nossos sacramentos católicos q permitem q "participemos" da Salvação? Se for assim, Cristo escancarou as portas do paraíso, e os católicos se puseram ao lado dela para deixar entrar só as pessoas com os sacramentos (católicos).
Não, caro irmão. Isso não significa que as pessoas de fora da nossa Igreja não irão se salvar. É pela salvação delas, também, que devemos orar. Através das nossas lutas e orações dentro da nossa fé, nós podemos ajudar os outros a serem salvos também. E muito além disso devemos lembrar que Deus é a Perfeição e nele há, de uma forma que não podemos sequer imaginar bem, Misericórdia e Justiça, então não cabe a nós dizer se pessoa "X" vai ou não se salvar. Nosso dever, como católico, é instruir as pessoas à verdade que vem de Deus e que está legitimamente dentro da nossa Santa Igreja. Devemos lembrar que existe o seguinte fato: a nossa Santa Igreja é a única Igreja legitimamente de Cristo, que segue a Sagrada Tradição, então, o caminho correto para a salvação está na doutrina da nossa Igreja, que ensina verdadeiramente a seguir a Jesus que, como o Pe. Paulo Ricardo citou no vídeo, é o Caminho, a Verdade e a Vida. Sendo assim, nós nunca podemos garantir na terra que uma pessoa vai ser ou não salva, mas nós garantimos, na nossa Igreja, o ensinamento do que é necessário viver para alcançar a salvação, até porque o "julgamento do coração" só cabe a Deus. Espero ter ajudado. :) Deus te abençoe e Ns. Senhora te ilumine.
+João Paulo Bezerra Ribeiro, gostaria de agradecer profundamente a sua boa vontade e disponibilidade em responder meus questionamentos de maneira serena e altruísta. São esses tipos de oposições q ultrapassam a lógica do simples antagonismo e q enriquecem a sabedoria humana.
Desculpe o meu apego à minha opinião, mas mais uma vez insisto, dizer q "o caminho correto para a salvação está na doutrina da NOSSA igreja" é presunção e falta de humildade.
Acho q a Verdade está presente no cerne das grandes religiões, diferindo porém, naquilo q as faz humanas, no contexto cultural q se manifesta.
Se Deus escolheu se revelar à humanidade, ele não criaria uma alma sequer, q por diversos condicionamentos inerentes à ela, fosse incapaz da salvação. O budista alcança a salvação sendo um bom budista, o muçulmano, o protestante, o ortodoxo, pq aquilo q assemelha todas estas expressões religiosas é a Verdade, ou seja o Amor.
Diminuir o irmão vai contra q mensagem central do evangelho "q todos sejam um".
Padre, então quer dizer que os padres não irão se salvar? Afinal, eles não vão poder receber o sacramento do matrimônio...
Thyago Nóbrega os padres já tem um compromisso muito sério com a igreja, é o mesmo q casar,é já tem muitos filhos,(padre,em espanhol: é pai) certo.
Thyago Nóbrega 😂😂😂😂😂que viagem
Não, meu querido. Os padres vivem no celibato, o matrimônio não é para todos, é uma vocação . Se fosse dessa forma, apenas os sacerdotes, que tem o sacramento da ordem poderiam ser salvos. Os sacerdotes tem a ordem e não tem o matrimônio e algumas pessoas não tem nenhum dos dois por serem celibatários por opção, pois não tem a vocação do matrimônio nem do sacerdócio.
Edit: espero ter te esclarecido 😘
São casados com a igreja .