Esse livro é um caso clássico da diferença que uma professora que conhece seus alunos faz. Li essa obra por conta da aula de literatura e estava esperando algo chato e tals, a professora vira e fala pra mim "Louise, é uma história sobre vingança." Me interessei na mesma hora kkkkkk o enredo me lembra muito as novelas mexicanas que eu adoro kkkkkk
Eu adoro esse livro, já reli várias vezes mas não posso deixar de reparar como ele exagera na descrição da Aurélia rs. Tem vários capítulos que ele descreve como os dentes dela parecem pérolas, que os cachos do cabelo dela pareciam cascatas perfeitas,que o contorno do ombro dela é maravilhoso etc. Chega uma hora que dá vontade de dizer : " tá bom, Alencar,já entendi, ela é a mulher mais bonita da face da terra ". E nota -se também o nacionalismo do autor em vários pontos : ele descreve um almoço na casa da Aurélia e destaca que ela servia abacaxis e frutas da estação e não o modismo de servir frutas da Europa hahaha
Eu sinceramente adoro o final do livro, principalmente porque descobrimos o que vai acontecer com os dois, literalmente, na última frase do livro, a última linha nos revela o que acontece. E é incrível, as sensações que me trouxe, amei a expectativa, adoro esse livro...
Acho tão maravilhoso lermos um livro e ver que cada pessoa enxerga diversos assuntos diferentes. Eu vejo nessa leitura, muita critica referente o dinheiro "(...) Em todo caso é um perigo. (...)Quem o possui em abundância, persuade-se que tudo se compra.", critica as aparências, ao que vemos muito hoje em dia, pessoas se mostrando nas redes sociais o que não é real "(...) Quero que o mundo me julgue feliz. No fim de contas, o que é tudo neste mundo senão uma ilusão, para não dizer uma mentira?" "(...) todos somos mais ou menos escravos, da lei, da opinião, das conveniências, dos prejuízos; uns de sua pobreza, e outros de sua riqueza.(...)", o que mais se vê são pessoas escravas de opiniões, na qual fazem e vivem em prol do que a mídia impõe, só é bonito se estiver na mídia, só é vestível o que esta na moda e muitos vivem assim. Amei ver outra parte que eu não tinha enxergado, a parte do casamento não vi como critica, até porque no final das contas né? rsrs Amei Tati, estou voltando as leituras agora depois de um longo tempo sem ler quase nada, então pretendo retornar a ver seu canal, eu via por outro pelo Jack Pam.
Não entendo porque quando as pessoas dizem que não gostam dos clássicos por que TIVERAM que os ler na escola. Ao meu ver foi uma oportunidade e não um castigo. Li todos os clássicos que pude por livre e espontânea vontade (na minha escola não havia lista obrigatória de livros) 🧡
Acredito porque justamente nos foi obrigatório ler, não partiu de uma vontade genuína, e a obrigatoriedade torna aquilo que deveria ser prazeroso em algo penoso. Falo por mim, que fui obrigada a ler o Cortiço e foi uma luta, hoje aos 30 anos me vejo lendo por vontade própria os nossos clássicos e tem sido uma experiência maravilhosa! Mas de fato é a escola que nos apresenta essa leitura, infeliz de forma despreparada.
Eu TIVE que ler Senhora pra escola e achei um porre na época. Mas, ele ficou guardadinho em casa e, um dia em que não tinha nada pra fazer resolvi reler... achei tão bom que reli outras vezes depois.
Meu livro preferido e o que me fez tomar gosto pela leitura de vez. Como pessoa o José de Alencar realmente não foi uma figura tão admirável por causa de suas ideias conservadoras, mas como escritor foi incrível! Amo! 💖
o meu livro favorito do Alencar e um dos favoritos nacionais! acho que ele conseguiu algo que o Machado nunca conseguiu em seus livros: a dupla é fascinante, tanto ela quanto ele são divertidos de acompanhar e os embates, as discussões, nunca vão só para um lado.
PS: gosto bastante do humor do livro também, dá para você rir muito enquanto lê. pelo menos é o que acontece comigo. as duas personagens são muito debochadas.
Estou tendo a oportunidade de ler esses clássicos em um curso de português que comecei hoje e o primeiro livro que peguei foi o Senhora. Depois de ter lido a Divina Comédia, irei para esse grande clássico! ❤
Bah!! Eu li esse livro na época de escola. Me lembro que fazia parte de um trabalho de literatura na 8ª série. Vendo esse vídeo me passou um pequeno filme dos tempos de escola haha. Excelente resenha, Tati!
É meu livro preferido dele. Eu acabei tendo sorte, pegava os livros dos meus tios e avó, então as leituras obrigatórias da escola eram prazerosas porque já conhecia a forma de escrever de José de Alencar. Cinco minutos e A viuvinha também vale a pena e são curtinhos. Amei o vídeo ❤️
Ótima resenha, Tatiana! Por meio da sua resenha, me lembrei que li este livro no ensino médio, e também me lembrei de uma novela produzida pela Record, intitulada "Essas Mulheres" em que um dos núcleos principais é inspirado no romance "Senhora".
Uau!!! Gosto muito desse livro; muito mesmo. É um dos poucos livros da vida que li mais de uma vez; na verdade acho que foram umas cinco. E apesar do final, o livro não perde para outro clássico (mundial) como Orgulho e Preconceito, p ex, que também trata de casamento e de mulheres com comportamentos tidos por peculiares. É o tipo de história que a gte não esquece. Belíssimo livro!!!
Esse é meu livro preferido da vida inteira. José de Alencar é meu escritor preferido tb. Sou tão fã que adoraria ter uma máquina do tempo e poder ir ao passado só para conhecê-lo. De longe é o melhor escritor brasileiro na minha opinião. A história de Aurélia e Fernando realmente conquista. Encarnação tb é mt bom. Mas Senhora é o melhor livro dele. Eu realmente me desapontei quando descobri que ele era escravocrata. Mas infelizmente ninguém é perfeito. Era o pensamento da época, o que não justifica. Estou lendo a biografia de Chica da Silva e a própria tinha escravos. Terrível.
Lembro que em 2013 chegou vários livros clássicos na escola e eu li Luciola e minha amiga senhora, mas ela odiou. Eu peguei pra ler e achei um dos melhores, inclusive me incentivou a ler mais livros dele.
Descobri teu canal hoje e estou simplesmente encantada. Parabéns pelo conteúdo e qualidade dos vídeos. Sobre José de Alencar...tenho carinho por ele. Na minha época de vestibular tive que ler Iracema e Senhora e eu amei os dois. Lógico que a leitura não é fácil, mas me lembro de estar sempre presa à ela.
Faz muitos anos que li esse livro, mas lembro que gostei muito. Esse é, também, meu preferido de José de Alencar. Sempre que penso nesse livro me lembro de retratos de uma senhora de Henry James que acho fenomenal!
Nossa, muuuuito obrigada por este resumo. Confesso que estava tendo dificuldade em ler o livro e ainda tenho que escrever uma crônica encima dele 😐 Me ajudou a clarear muuuuito a minha mente, muito obrigada novamente 💓
Melhor parte do livro é quando a Aurélia exalta que é senhora de si mesma e o Seixas um homem vendido. Morro com isso!!! "Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido."
Não só li "Senhora" aos 15 anos no ensino médio, como também o adaptei para uma peça de teatro, para uma gincana de fim de ano. A turma foi dividida em grupos. Além de roteirista, fui o diretor. Na minha adaptação, há um assassinato e uma prisão... Kkkk era preciso tornar a história instigante para uma platéia de adolescentes, crianças e pais!
Rapaz, eu tbm adaptei: escrevi, dirigi e atuei. Que engraçado né? No meu, rolava uma treta entre Madame Bovary ( Gustave Flaubert) e Lucíola (do José de Alencar). Foi MT divertido.
Tempo meu de ginasial ainda (ginasial, para os mais novos, era o equivalente ao período escolar 6ª a 9ª de hoje), li, compulsoriamente "O Tronco do Ipê" e "Senhora", nesta ordem cronológica, ascendente, com dois anos de diferença. Na época, detestei o primeiro e gostei do segundo. Assistindo à sempre ótima Tatiana Feltrin (parabéns!), dei-me conta de que provavelmente errara na razão da mal-querência e do exato contrário em relação a livros de um mesmo autor - julgava que tivesse sido pelas diferentes idades com que os lera (12 e 14 anos, acho). A Tatiana indica a causa mais provável: a fluência (embora não só) de "Senhora" vis-à-vis o exagero descritivo e complicações outras de O Tronco do Ipê (por extensão à obra de que se serviu a comentarista para comparar um Alencar mais novo e um outro, mais velho, e curiosamente surpreendente. Obrigado e saudações à Tatiana e aos demais inscritos.
Tai eu tô amando seus vídeos; Li Senhora no EM e gostei muito. Ontem fiz uma mini maratona dos seus videos, de livros que só ouvi falar e que não são do meu estilo, mas vc tem um jeito tão maravilhoso de falar do livro que me dá muito vontade de ler só por vc kkkkkk
Eu acabei de terminar a leitura de Senhora e observei um detalhe: o Seixas na verdade recusa aquele casamento, em um primeiro momento, mas o Lemos insiste até que, em um determinado momento, por necessidade, Seixas decide que precisa daquele dinheiro e então aceita.
Como eu gosto deste livro!! Li no meu primeiro ano do ensino médio (8 anos atrás) e adorei tanto essa história, foi um dos poucos livros que li nesse período e que de fato gostei. Já fazia algum tempo que estava querendo adquirir uma edição deste livrinho e seu vídeo me animou para isso.
Eu amando o século XIX, amando linguagem rebuscada e o romantismo, especialmente o amor em sí: Você é real? Como pode um livro maravilhoso como você não ter passado diante dos meus olhos antes?
Quanto mais leio sobre o papel da mulher no passado vejo que o melhor tempo para se viver é hoje. Os negros ainda escravizados imagina como era a vida da mulher negra.
Amo José de Alencar, o primeiro livro que li foi Luciola quando eu tinha 7 anos. Não entendi metade do que estava escrito mas ja amei. Lembro que na minha casa tinha um quarto da bagunça, aquele lugar onde se guarda tudo. Nesse quarto tinha varios livros comoo garimpeiro, grande sertão veredas, vidas secas, menino de empenho, o cortiço, quincas borba e luciola. Adorava aquele quarto por causa desses livros, na epoca nao sabia mas estava ingressando nesse universo incrível de leitura. Adorei a resenha. Alencar 💟💗💖
Esse livro é um caso clássico da diferença que uma professora que conhece seus alunos faz. Li essa obra por conta da aula de literatura e estava esperando algo chato e tals, a professora vira e fala pra mim "Louise, é uma história sobre vingança." Me interessei na mesma hora kkkkkk o enredo me lembra muito as novelas mexicanas que eu adoro kkkkkk
A rede Record está reprisando Essas Mulheres, e pelo que diz a Tati a novela adpta parte desse romance até os nomes de personagens.
Eu adoro esse livro, já reli várias vezes mas não posso deixar de reparar como ele exagera na descrição da Aurélia rs. Tem vários capítulos que ele descreve como os dentes dela parecem pérolas, que os cachos do cabelo dela pareciam cascatas perfeitas,que o contorno do ombro dela é maravilhoso etc. Chega uma hora que dá vontade de dizer : " tá bom, Alencar,já entendi, ela é a mulher mais bonita da face da terra ". E nota -se também o nacionalismo do autor em vários pontos : ele descreve um almoço na casa da Aurélia e destaca que ela servia abacaxis e frutas da estação e não o modismo de servir frutas da Europa hahaha
Eu adoro essa fase do José de Alencar. Reli muitas vezes na época da escola e ainda hj mora no meu coração. Um novelão de qualidade 💕💕💕
Estou começando a me aventurar nos clássicos brasileiros e acertei em cheio o primeiro a ser lido, "Senhora" tem sido uma surpresa em tanto!
O livro inteiro é uma explosão de emoções, incrível, mas o final...
Eeeee Aurélia
Eu perdoou ele se regenerou
Eu li duas vezes senhora. É um hino esse livro. Ela humilha ele maravilhosamente
Meu livro preferido. Já li 5 vezes e não me canso. ❤
Meu clássico brasileiro preferido! Obrigado Tati pelo presentão! Dando like antes mesmo de assistir!!!
Eu sinceramente adoro o final do livro, principalmente porque descobrimos o que vai acontecer com os dois, literalmente, na última frase do livro, a última linha nos revela o que acontece. E é incrível, as sensações que me trouxe, amei a expectativa, adoro esse livro...
Acho tão maravilhoso lermos um livro e ver que cada pessoa enxerga diversos assuntos diferentes.
Eu vejo nessa leitura, muita critica referente o dinheiro "(...) Em todo caso é um perigo. (...)Quem o possui em abundância, persuade-se que tudo se compra.", critica as aparências, ao que vemos muito hoje em dia, pessoas se mostrando nas redes sociais o que não é real "(...) Quero que o mundo me julgue feliz. No fim de contas, o que é tudo neste mundo senão uma ilusão, para não dizer uma mentira?"
"(...) todos somos mais ou menos escravos, da lei, da opinião, das conveniências, dos prejuízos; uns de sua pobreza, e outros de sua riqueza.(...)", o que mais se vê são pessoas escravas de opiniões, na qual fazem e vivem em prol do que a mídia impõe, só é bonito se estiver na mídia, só é vestível o que esta na moda e muitos vivem assim.
Amei ver outra parte que eu não tinha enxergado, a parte do casamento não vi como critica, até porque no final das contas né? rsrs
Amei Tati, estou voltando as leituras agora depois de um longo tempo sem ler quase nada, então pretendo retornar a ver seu canal, eu via por outro pelo Jack Pam.
Não entendo porque quando as pessoas dizem que não gostam dos clássicos por que TIVERAM que os ler na escola. Ao meu ver foi uma oportunidade e não um castigo. Li todos os clássicos que pude por livre e espontânea vontade (na minha escola não havia lista obrigatória de livros) 🧡
Acredito porque justamente nos foi obrigatório ler, não partiu de uma vontade genuína, e a obrigatoriedade torna aquilo que deveria ser prazeroso em algo penoso. Falo por mim, que fui obrigada a ler o Cortiço e foi uma luta, hoje aos 30 anos me vejo lendo por vontade própria os nossos clássicos e tem sido uma experiência maravilhosa! Mas de fato é a escola que nos apresenta essa leitura, infeliz de forma despreparada.
Eu TIVE que ler Senhora pra escola e achei um porre na época. Mas, ele ficou guardadinho em casa e, um dia em que não tinha nada pra fazer resolvi reler... achei tão bom que reli outras vezes depois.
Melhor clássico brasileiro que já li 😍
Meu livro favorito... Objeto de amor e pesquisa! 💖
Depois de velho a gente descobre que José de Alencar não é tão chato de ler
Nunca achei chato. Rs
Eu arrisco dizer que não é nenhum pouco chato! Eu li um livro dele chamado TIL, muito bom do início ao fim!
Nunca achei chato tb. Li o primeiro livro dele aos 12 anos de idade e me tornei fã dele.
Eu tbm n achava chato não, mas compreendo que nem todo mundo se adapta de cara.
Eu li esse senhora na adolescência e gostei.
Meu livro preferido e o que me fez tomar gosto pela leitura de vez. Como pessoa o José de Alencar realmente não foi uma figura tão admirável por causa de suas ideias conservadoras, mas como escritor foi incrível! Amo! 💖
Gosto muito do Guarani, li na infância, na adolescência e na fase adulta, sempre me deixa encantada...
Eu não tinha maturidade pra ler esses clássicos no colégio... hoje em dia parecem mais interessantes que na época =\
o meu livro favorito do Alencar e um dos favoritos nacionais! acho que ele conseguiu algo que o Machado nunca conseguiu em seus livros: a dupla é fascinante, tanto ela quanto ele são divertidos de acompanhar e os embates, as discussões, nunca vão só para um lado.
PS: gosto bastante do humor do livro também, dá para você rir muito enquanto lê. pelo menos é o que acontece comigo. as duas personagens são muito debochadas.
Um vídeo sobre Senhora. Esse momento é meu, todinho meu 😍❤️
Eu amo tanto José de Alencar! Eu amo tanto esse livro!!!
Também, até que não acho o final ruim
amo as obras dele mas esse livro é muito maçante
a pinguim sempre acerta nas suas edições.e suas resenhas também.
Eu amo esse livro! Tive que ler para o vestibular, mas adorei, assim como Machado! ❤️
Acho o final desse livro, um dos mais incriveis que já li.
Estou tendo a oportunidade de ler esses clássicos em um curso de português que comecei hoje e o primeiro livro que peguei foi o Senhora. Depois de ter lido a Divina Comédia, irei para esse grande clássico! ❤
Eu amo esse livro, já li e reli várias vezes.
Eu também. Gosto muito.
Amo esse livro, leia Lucíola.
Bah!! Eu li esse livro na época de escola. Me lembro que fazia parte de um trabalho de literatura na 8ª série. Vendo esse vídeo me passou um pequeno filme dos tempos de escola haha.
Excelente resenha, Tati!
É meu livro preferido dele. Eu acabei tendo sorte, pegava os livros dos meus tios e avó, então as leituras obrigatórias da escola eram prazerosas porque já conhecia a forma de escrever de José de Alencar. Cinco minutos e A viuvinha também vale a pena e são curtinhos. Amei o vídeo ❤️
Ótima resenha, Tatiana! Por meio da sua resenha, me lembrei que li este livro no ensino médio, e também me lembrei de uma novela produzida pela Record, intitulada "Essas Mulheres" em que um dos núcleos principais é inspirado no romance "Senhora".
Não sei pq eu tive tanta birra desse livro na adolescência? Hj eu amo de paixão, esse e O Gaúcho
que tb é maravilhoso. Recomendo!
Bjo Tati
Foi o melhor livro da Literatura Brasileira que eu já li! A descrição visual das cenas são orgásmicas hahaha
Livro memorável, li duas vezes na adolescência e fiz um seminário no ensino médio (1998)
Uau!!! Gosto muito desse livro; muito mesmo. É um dos poucos livros da vida que li mais de uma vez; na verdade acho que foram umas cinco. E apesar do final, o livro não perde para outro clássico (mundial) como Orgulho e Preconceito, p ex, que também trata de casamento e de mulheres com comportamentos tidos por peculiares. É o tipo de história que a gte não esquece. Belíssimo livro!!!
Esse é meu livro preferido da vida inteira. José de Alencar é meu escritor preferido tb. Sou tão fã que adoraria ter uma máquina do tempo e poder ir ao passado só para conhecê-lo. De longe é o melhor escritor brasileiro na minha opinião. A história de Aurélia e Fernando realmente conquista. Encarnação tb é mt bom. Mas Senhora é o melhor livro dele. Eu realmente me desapontei quando descobri que ele era escravocrata. Mas infelizmente ninguém é perfeito. Era o pensamento da época, o que não justifica. Estou lendo a biografia de Chica da Silva e a própria tinha escravos. Terrível.
Esse livro tem um dos mais lindos começos da literatura brasileira!
Já li Senhora e Luciola. S2 Tenho muito orgulho deste cearense!
Excelente livro de um grande escritor!
Também gostei muito da leitura desse livro Tati, li a alguns anos atrás e está bem registrado na minha memória 😍
Mais que incrível à história de D.Aurélia!
Lembro que em 2013 chegou vários livros clássicos na escola e eu li Luciola e minha amiga senhora, mas ela odiou. Eu peguei pra ler e achei um dos melhores, inclusive me incentivou a ler mais livros dele.
Descobri teu canal hoje e estou simplesmente encantada. Parabéns pelo conteúdo e qualidade dos vídeos. Sobre José de Alencar...tenho carinho por ele. Na minha época de vestibular tive que ler Iracema e Senhora e eu amei os dois. Lógico que a leitura não é fácil, mas me lembro de estar sempre presa à ela.
Gostei do final, a redenção do personagem
Eu adoro está livro... Li quando era bem jovem e amei a forma que Aurélia se "vinga"... Realmente o final não é o melhor... Mas não estraga a história
Senhora é muito meu amorzinho ❤
Faz muitos anos que li esse livro, mas lembro que gostei muito. Esse é, também, meu preferido de José de Alencar. Sempre que penso nesse livro me lembro de retratos de uma senhora de Henry James que acho fenomenal!
Tati, sou viciado em leitura e amo seu canal, parabéns, sucesso! Resenhe Quincas Borba de Machado de Assis!
Nossa, muuuuito obrigada por este resumo. Confesso que estava tendo dificuldade em ler o livro e ainda tenho que escrever uma crônica encima dele 😐 Me ajudou a clarear muuuuito a minha mente, muito obrigada novamente 💓
Adoro José de Alencar e "Senhora" é um livro incrível!
Um dos meus livros preferidos da vida 😍💕💕💕💕💕 Amo Aurélia e Fernando
Amo senhora e os outros urbanos, novelão mesmo
Melhor parte do livro é quando a Aurélia exalta que é senhora de si mesma e o Seixas um homem vendido.
Morro com isso!!!
"Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido."
Não só li "Senhora" aos 15 anos no ensino médio, como também o adaptei para uma peça de teatro, para uma gincana de fim de ano. A turma foi dividida em grupos. Além de roteirista, fui o diretor.
Na minha adaptação, há um assassinato e uma prisão... Kkkk era preciso tornar a história instigante para uma platéia de adolescentes, crianças e pais!
Rapaz, eu tbm adaptei: escrevi, dirigi e atuei. Que engraçado né? No meu, rolava uma treta entre Madame Bovary ( Gustave Flaubert) e Lucíola (do José de Alencar). Foi MT divertido.
Ouvi a história de Senhora por um professor do cursinho . Amei demais esse livro ! Vale a pena .
Meu José de Alencar favorito também
Tempo meu de ginasial ainda (ginasial, para os mais novos, era o equivalente ao período escolar 6ª a 9ª de hoje), li, compulsoriamente "O Tronco do Ipê" e "Senhora", nesta ordem cronológica, ascendente, com dois anos de diferença. Na época, detestei o primeiro e gostei do segundo. Assistindo à sempre ótima Tatiana Feltrin (parabéns!), dei-me conta de que provavelmente errara na razão da mal-querência e do exato contrário em relação a livros de um mesmo autor - julgava que tivesse sido pelas diferentes idades com que os lera (12 e 14 anos, acho). A Tatiana indica a causa mais provável: a fluência (embora não só) de "Senhora" vis-à-vis o exagero descritivo e complicações outras de O Tronco do Ipê (por extensão à obra de que se serviu a comentarista para comparar um Alencar mais novo e um outro, mais velho, e curiosamente surpreendente. Obrigado e saudações à Tatiana e aos demais inscritos.
Explicou muito bem. Amei 👏👏
Hummm olha essa cadeira q chique! ;)
Eu aaaaamoooo Senhora!!! Já li umas três vezes e tô achando que vou ler mais uma depois desse vídeo rsrsrs Bateu saudades
Excelente descrição, Tatiane. Vou ler Senhora assim que acabar A arte da guerra.
Um dos meus favoritos da Literatura Brasileira
Senhora também é o meu favorito do Alencar!
Parece ótimo!! Vou dar uma chance p José de Alencar TB!
Parabéns pelo vídeo!!
Li esse livro pro vestibular em 98...😬 Deu vontade de reler! Boa história!
Amo as obras de José de Alencar! Já fez resenha da obra "Lucíola"? Das obras de José de Alencar é minha preferida.
Li a muitos anos. Preciso reler.
Meu preferido de José de Alencar.
Sei que li mas não me lembrava de mais nada.Agora sim, vou ler com atenção.Obrigada Tatiana.
Amei esse livro. Já reli várias vezes.
Esse livro é maravilhoso
Tati, vc é muito fofa. Parabéns por esse trabalho no UA-cam.
Foi a minha leitura preferida do Ensino Médio ❤
Separei esse livro para ler ontem, antes de dormir! Amei ter um video seu agorinha.
Tai eu tô amando seus vídeos; Li Senhora no EM e gostei muito.
Ontem fiz uma mini maratona dos seus videos, de livros que só ouvi falar e que não são do meu estilo, mas vc tem um jeito tão maravilhoso de falar do livro que me dá muito vontade de ler só por vc kkkkkk
ótimo vídeo! parabéns, gostei muito das indagações
Eu acabei de terminar a leitura de Senhora e observei um detalhe: o Seixas na verdade recusa aquele casamento, em um primeiro momento, mas o Lemos insiste até que, em um determinado momento, por necessidade, Seixas decide que precisa daquele dinheiro e então aceita.
Como eu gosto deste livro!! Li no meu primeiro ano do ensino médio (8 anos atrás) e adorei tanto essa história, foi um dos poucos livros que li nesse período e que de fato gostei. Já fazia algum tempo que estava querendo adquirir uma edição deste livrinho e seu vídeo me animou para isso.
Vc é maravilhosa, Tatiana
terminei de ler esse livro tem duas semanas, agora vim procurar uma resenha. Entrei no youtube pensando que você poderia ter feito a resenha
Ela voltou!!!! (entendedores entenderão). ;-)
Diminuindo minha implicância dos tempos de escola com Jose de Alencar.
Eu amando o século XIX, amando linguagem rebuscada e o romantismo, especialmente o amor em sí: Você é real? Como pode um livro maravilhoso como você não ter passado diante dos meus olhos antes?
Eu amo esse livro é o meu autor brasileiro favorito.
Nosso Deus! Que resenha! Obrigado Tati!!
Quanto mais leio sobre o papel da mulher no passado vejo que o melhor tempo para se viver é hoje. Os negros ainda escravizados imagina como era a vida da mulher negra.
Li este livro quando adolescente.. amei.. só que preciso ler outra vez , lembro pouco da história..
Eu li esse livro para a escola e gostei muito. Adorei a resenha. Parabéns Tati!!
Eu adoro os livros do José de Alencar. Minha professora também disse que esse é o seu favorito, irei comprar. Ótima resenha (como sempre)!
Um dos meus livros favoritos.Amei a resenha.
Adoro esse livro.
Já quero ler
Adoro seu trabalho!
Amo esse livro
De Jose de Alencar só lí Lucíola e gostei... acho que agora vou ler Senhora... Lembro que teve uma novela adaptada desse livro.
Esse livro é maravilhoso.❤️📖
Finalmente! Meu preferido de José ❤️
José de Alencar🤩💗
Amo José de Alencar, o primeiro livro que li foi Luciola quando eu tinha 7 anos. Não entendi metade do que estava escrito mas ja amei. Lembro que na minha casa tinha um quarto da bagunça, aquele lugar onde se guarda tudo. Nesse quarto tinha varios livros comoo garimpeiro, grande sertão veredas, vidas secas, menino de empenho, o cortiço, quincas borba e luciola. Adorava aquele quarto por causa desses livros, na epoca nao sabia mas estava ingressando nesse universo incrível de leitura.
Adorei a resenha.
Alencar 💟💗💖
Parabéns Tatiana
Eu li esse livro com uns 10 anos e me apaixonei horrores! Eu AMO esse livro, é meu favorito dele e um dos emus favoritos da vida.