@@canadiansoul9401 É tipo escutar qualquer língua que não se derive de uma outra em comum (como o português e o inglês que se derivaram do latim). Para qualquer um que não houvesse tido contado com a língua previamente seria a mesma coisa que escutar coisas ininteligíveis ou que não façam o minímo sentido. É tudo questão de costume. O simples fato da introdução a qualquer coisa ser difícil vem exatamente disso, principalmente se não tem algo para facilitar a sua parte associativa.
(1ª vez que assisti). ERRO 404 (2ª vez que assisti). Buguei (3ª vez que assisti). Num intidi nada (4ª vez que assisti). mol é em quimica (lembrei de quimica), massa molar e tal... buguei de novo (5ª vez que assisti). Vejo uma luz esclarecedora no final do tunel e nao é um trem. Vou assistir de novo...haja o que hajar, eu vou conseguir!
+Anthony Lopes kkkk é bem assim mesmo, teoria musical autodidata é complicada no começo, muito confuso, mas é só rever umas 10x que a gente aprende uhdsuahda
A dois meses atrás assisti esses vídeo umas 3 vezes , baixei a apostila, mais não conseguia fixar nada na minha cabeça, parecia que estava embaralhando mais. Hoje, depois de empenhar em estudar teoria musical em outros vídeos , sites e com amigos, percebo que intervalos é o início de tudo! Obrigado por essa aula tão detalhada e bem explicada Philipe! Deus o abençoe !
+MiguelGames Br +MiguelGames Br Creio que seja pela a ordem da Escala Cromática,cada espaço do violão contém uma nota (cada casa) Ele tocou a 5 corda...a 5 corda solta do violão é "A"(lá) Se continuamos nessa mesma corda solta (lá) e apertar a mesma corda na primeira casa será um A# ou Si bemol... se prosseguir a próxima nota será B (Si) a proxima será C (dó) a outra será C# (Dó sustenido) a próxima será D (ré),a próxima será D#... e por aí vai,até acabar às casas rs Sempre pela a ordem da Escala Cromática ^^ Não sei era essa reposta que esperava...mas tudo bem! bons estudos pra nós o/
Sim, isso se chama "Enarmonia". Porém, é bom lembrar que a classificação correta deve concordar com o nome das notas, com o contexto do acorde ou escala, etc. Quer dizer, embora a terça menor seja enarmônica da segunda aumentada, haverá uma classificação mais coerente de acordo com o contexto. Por exemplo: Dó → Mib = terça menor; Dó → Ré# = segunda aumentada (ou nona aumentada) Abç Philippe Lobo
Na apostila, existe uma atividade sobre os intervalos que ainda não conseguir compreender o gabarito. Na letra o)Dó# e Si, a resposta está como uma 7º menor. A sétima na escala de DO# é um B#. O B natural voltaríamos uma casa. Não seria um 7º diminuta?
@@dirceuferrazdeoliveirajuni4243 B# (Si sustenido) tecnicamente não existe, e sim o C (dó maior). Oq classifica um intervalo é a distância em tons e semitons da nota mostrada. No exemplo C# e B (Dó sustenido e Si), existe um intervalo de 5 tons entre essas duas notas, C#, +1 tom = D# , +1 tom = F, +1 tom = G, +1 tom = A, +1 tom = B, quando esse intervalo é de 5 tons dizemos que é um intervalo de Sétima menor, caso o intervalo fosse de 5,5 tons (cinco tons e meio / 5 tons e 1 semiton) aí seria uma sétima maior. Isso tá até na parte da apostila mais em baixo com a tabela de quantos tons tem cada intervalo. Além disso uma sétima diminuta está num intervalo de 4,5 tons da nota fundamental (primeira nota), ou seja, a 7° diminuta equivale a 6° maior ou 1 tom abaixo da 7° maior. Espero ter ajudado.
pra quem achou difícil, recomendo fazer uma jornada antes de assistir ao video. hoje entendo muito melhor a teoria musical e foi graças ao cifra club, mas pra entender o que falavam logo no primeiro dia que comprei a guitarra, tive que ir em busca de alguns conceitos (tem o canal do kevin nickens "what to learn on guitar in order" em que ele fala o que aprender em ordem, eu fiz isso e deu muito certo). eu acredito que muitos videos trazem alguns conceitos que não são 'apriorísticos' e assustam quem tá começando, mas amo o canal!
Eu recomendo a todos que se dirijam primeiramente a explicação do canal "descomplicado a música", para depois assistir essa vídeo aula. Consegui compreender intervalos graças as essas duas explicações.
*CUIDADO* Esse vídeo pode trazer efeitos colaterais como: Wtfockilismo, dor de cabeça, violência contra o instrumento, estresse, pensamentos de suicídio, desejo de comer chocolate, desistência de aprendizagem, falta de ar, quebramento de palhetas entre outros... *Modos de previnir* Faça uma limonada e preste atenção, replay no mínimo 6 vezes, assistir 1 vez por dia em 2 anos, tenha fé em Deus, procure ir na igreja, abandona a escola(música é mais importante do que escola), tenha uma boa refeição a cada 3 hrs, pratique exercícios, cuide da sua saúde, vá a um oculista e veja se sua visão esta tudo okay, se afaste da sociedade foca e sufoca na teoria musical, não tome refrigerante, fique longe de chocolate. *PARABÉNS VC APRENDEU*
Eu precisei assistir esse vídeo 6 vezes pra entender só a primeira parte, depois de muito tempo revendo esse vídeo já to quase terminando de entender. Tem que se dedicar muito pois é complicado de mais.
mano, eu tento ver as 3° maiores e menores do acorde de D mas ta osso, me parece q não bate o intervalo, ou não entendi o macete direito kk, vou continuar vendo até entender.
kkkkkkkkk é complicado mesmo, toco a três anos e decidi começar a estudar musica mesmo esses dias e é muito difícil da ate vontade de desistir mais saber das coias não é facil n kkkkkk
Nada mais gratificante que assistir o vídeo, procurar mais informações no Google ,rever o vídeo novamente e finalmente entender algo que você achava complicadíssimo!!! Muito jóia!!!
TÔ iniciando na Música só agora depois de 30 anos mas agora quero aprender de verdade. Gostei de mais dos videos de vocês nota 1000. Valeu Muito Obrigado.
Muito boa a aula, tirei umas dúvidas que tava e hj sinto evolução. Pessoal estudem os intervalos, pois através deles vcs podem fazer qualquer coisa, como montar uma escala ou acorde que quiser.
Pra entender esse vídeo precisei assistir 3 vezes, na segunda vez fui anotando tudo no caderno e na terçeira vez já começei a entender tudo com mais facilidade depois de uma revisada em tudo.
Nossa bixo, tava perdido nisso de intervalo, esse vídeo me ajudou mt, eu tava focando mt em técnica e esquecendo de teoria, obrigado pela informação :-)
Olá. Só uma coisa: 2 tons é uma terça MAIOR. A terça menor tem só 1,5 tom. Quanto às suas reflexões, elas estão corretas. Ao mudar o nome da nota a classificação do intervalo deve concordar com o nome usado. No caso das notas Lá# → Ré temos um exemplo meio fora de mão. É mais apropriado pensarmos nessas notas como Sib → Ré, pois assim temos notas da escala de Sib: terça maior. Não tem por que a gente ficar querendo usar alternativas que complicam as coisas sem necessidade. Abç Philippe Lobo
Obrigada por compartilhar essa aula com a gente! Vi e revi e agora finalmente deu o estalo que me fez perceber como esse assunto é importante pra várias outras coisas. Muito mais consciente do braço do violão agora.
Não desiste não cara.. na real... leva tempo mesmo para entender esse bagulho, mas depois que você entende, fica tudo mais simples! eu também tive muita dor de cabeça para entender isso e confesso algo, só consegui entender o assunto depois de ter assistido a aula umas 4 vezes. Levei aproximadamente umas 2 semanas para conseguir entender essa aula e posso dizer pra você que ela é verdadeiramente, uma ponte para as demais aulas. Tenho certeza que você dominando esse assunto, fica muito mais fácil você compreender as outras aulas. Fica uma dica pra você conseguir aprender isso mano, primeiro treina falando a escala natural no sentido ascendente e no sentido descendente, depois assiste mais de uma vez essa aula (umas 4 vezes), baixa o PDF do Philippe e treina de inicio, esse exercício do 14:50 do vídeo, e vai mais uma dica, treine assimilando o nome dos intervalos á sonoridade deles, assim você vai conseguir identificar muito rapidamente o intervalo somente pela sonoridade entre as duas notas tocadas. Pode crer mano, depois quer você fizer isso, vai ficar tudo muito mais claro de entender. Boa Sorte Cara! sucesso nos treinos!
Tava quase louco, qdo vi esse vídeo, sarei. Eu uso um app para identificar intervalos que pede comparações entre maiores, menores, justas, etc de forma ascendente/descendente. A minha percepção é de que a sensação de distância dos intervalos descendentes era o contrário dos ascendentes. Ou seja uma terça menor descendente parece mais longa do que a terça maior descendente. Esse vídeo confirmou isso com a tabela de inversões. Valeu muito cada minuto investido aqui!
Bem, eu estou começando agora, e confesso estou bem perdida,mas vou rever este vídeo mais vezes, ai sim, creio que vou entender melhor. A aula é muito boa, e você Philippe, ensina muito bem. Obrigada!
*DICAS* •Grau: Ex.: Vamos pensar os graus de dó: 1º grau = Dó 2º grau = Ré 3º grau = Mi 4º grau = Fá 5º grau = Sol 6º grau = Lá 7º grau = Sí 8º grau = Dó Então se alguém falar, a quinta, ou quinto grau de dó, você responde Sol.Tente decorar todos os graus! Tente falar os graus das outras notas, também! •Notas: No violão, guitarra ou baixo (não sei se em outros instrumentos de corda é assim tambem) as notas estão nas casas. Funciona assim: vamos pegar a corda Lá de exemplo; corda Lá solta = Lá 1ª casa = Mi bemol 2ª casa = Mi 3ª casa = Fá (Pq não existe mi e si sustenido) 4ª casa = Fá# 5ª casa = Sol Assim são feitas as escalas! Para as escalas, usamos as casas que não há bemol ou sustenido, ok? Então por exemplo no contrabaixo: escala de dó: E A 3(dó) 5(ré) D 2(mi) 3(fá) 5(sol) G 2 (lá) 4(si) 5(dó) Obs: não coube tudo, mas as últimas 2 notas são na corda G, tbm. Espero ter ajudado todos!!!!
Incrivel!! aula Incrivel!! e a apostila melhor ainda.Agredeco ao Phelipe Lobo e ao site por esta beleza, para quem nao esta entendendo va com calma veja o video algumas vezes, nao entendeu? de um tempo, procure pelo assunto em outros lugares leia...depois assista a aula novamente e vai parecer facil e é.
Galera vendo esse video e achando q ele ta falando grego: Vejam outros musicos explicando a mesma coisa. Assim bate uma luz! Vcs lembram na escola quando vc n entendeu o q o professor explicou ai dps um amigo te disse a mesma coisa de maneira diferente e vc entendeu? Entao! Abraço, bons estudos
Aprendi na 3 vez assistindo o vídeo inteiro!!! Nada é impossível, se não entendeu volte o vídeo e preste bastante atenção e uma dica: anote as informações mais importantes e vai revisando, me ajudou muitoooo!
e eu achando q não existia nada mais difícil do que matemática. Bom... skskksksks mas não vou desistir, eu vou anotar as informações no meu caderno e vou ver o vídeo várias vezes. Também vou praticar muito os exercícios.
Meu caro Arthur Leidens, o Fá bemol existe sim e é enarmonicamente igual ao mi natural no sistema temperado. Sugiro o livro TEORIA DA MÚSICA de Bohumil Med para você aprofundar seus estudos sobre estes assuntos. Abração.
Fui assistindo esse vídeo algumas vezes durante o período que vim estudando o conteúdo da aula 01, agora as coisas começaram a fazer sentido, parabéns pelo material.
Peguei anotei tudoooo agora só treinar mais, isso com certeza vai me ajudar na hora de formar acordes numa reamornizaçao ....parabéns Deus continue lhe abençoando e toda a equipe do Cifla Club
o link na descrição do video ta faltando algumas letras, se vc ver na hora que aparece o link no video aparece o link correto, era só completar a parte faltando
Mikaelle Almeida olha só ali ele fala de um tal de terça maior que é da 3 casa na corda lá e 2 corda da casa ré se vc arrastar até na casa 5 e 4 vai se terça maior do re´pro fá e assim em diante
Ola Felipe, ótima aula! Só uma dúvida: se quando invertemos os intervalos de 4ª, eles viram de 5ª, e os aumentados viram diminutos, então seria certo na inversão de um intervalo Dó - Sol# (5ª aumentada) eu chamá-lo de quarta diminuta? Obrigado
Tenho uma duvida. Por que alguns intervalos (2ª, 3ª, 6ª e 7ª) são maiores ou menores enquanto outros (4ª e 5ª) são justas, diminuta, ou aumentada ? Desde já muito obrigado e meu parabéns pela aula. :D
Olá galera eu sou o Felipe lobo a aula de hoje é sobre intervalos então o beibedobeibedobiruleibe do leibe urixaras zarachamas java html print scan error resumão hj você aprendeu birudoleinebedoleibeleibibedobeibe uraxasssshfa html afsjbdusbbsjshsberror. Brinks eu entendi tudo sqn kkk
Só precisei assistir duas vezes, primeiro, peguei um caderno e canetas, pra ajudar a ir escrevendo coisas importantes, já na segunda vez, prestei atenção na aula pelo oque tinha escrito, no final de tudo, passei a limpo e pronto, agr é só estudar o que escrevi e responder a o PDF que está na descrição! Boa sorte a todos! 😉
Excelente aula, me ajudou muito! Ontem, após ler o capítulo do livro, percebi que não tinha entendido quase nada. Hoje, após sua aula, tudo ficou claro. Obrigada!
já toco a quase 3 anos e finalmente decidi ceder e aprender mais a fundo a teoria, por pura curiosidade. Consegui entender sem grandes dificuldades, e fico feliz de não de vindo aqui qnd comecei a aprender, eu provavelmente não entenderia nada e talvez até desistisse.
Ana, é normal sim. Há quanto tempo você toca? Eu assisti o curso inteiro há um ano e meio atrás e não aproveitei nada... há pouco tempo que comecei a perceber certas coisas que antes não percebia que passei a entender melhor, aí agora to revendo as que tenho mais dúvidas! Bons estudos
Faço faculdade de licenciatura em música e na aula da faculdade não entendi nadaaaaaa desses intervalos e pensei q não ia entender até assistir esse vídeo!!! Ótimo vídeo, ótimo explicação.. agradeço imensamente!!!
Um dos melhores vídeos de intervalos que já assisti, bem explicado e simples de entender, para quem está iniciando parece complicado, mas tenho uma dica muito eficaz, pega um caderno e anota todos os conceitos que o professor está falando, pratica os exemplos quantas vezes for necessário não tem como não aprender, parabéns Phillipe lobos.
Não toco violão. Meu filho toca. Sou um mero Saxofonista, mas de todas as explicações que vi sobre o tema, até agora, essa foi a melhor. Excelente mesmo.
ADOREI!!!!!!!!!!!!! MINHA DIFICULDADE ERA ENTENDER NA PRATICA OS INTERVALOS NO VIOLÃO. A TEORIA JÁ ESTAVA CLARA POR CONTA DOS ESTUDOS DE PIANO. OBRIGADA!
00:42 - Intervalos simples
02:38 - Intervalos compostos
04:03 - Escala cromática
05:30 - Intervalos maiores e menores
10:58 - Intervalos justos, aumentados e diminutos
14:48 - Exercícios
20:10 - Inversão de intervalos
23:24 - Resumão
Muito bom, todo mundo agradece. É muito chato ir no site ver as aulas
Alguns herois não usam capa kkkkk vlw mano!!
Pra ver essas aulas precisa saber as notas do braço né?
@@joaosalazar7689 não, só precisa saber a afinação padrão e a sequência C C# D D# E F F# G G# A A# B
@@joaosalazar7689 aqui a playlist oficial dele, imagino que esteja na melhor ordem possível ua-cam.com/play/PL11082944D1EB0F26.html
Essa cara não era pra ter saido, ele ensina muito bem. Ele e o Fofão são os melhores professores.
Isso é absurdamente difícil. Máximo respeito aos músicos que entendem isso, porque não consigo assimilar nada. Mas um dia, chego lá.
Como assim, absurdamente difícil kakakakkaka tá maluco
@@canadiansoul9401 É tipo escutar qualquer língua que não se derive de uma outra em comum (como o português e o inglês que se derivaram do latim). Para qualquer um que não houvesse tido contado com a língua previamente seria a mesma coisa que escutar coisas ininteligíveis ou que não façam o minímo sentido. É tudo questão de costume.
O simples fato da introdução a qualquer coisa ser difícil vem exatamente disso, principalmente se não tem algo para facilitar a sua parte associativa.
calma! isto daí leva tempo.
Kkkkkkk
Não é difícil, com treino consegue entender com mais clareza
Tive que assistir mais de trinta vezes para entender, já que só meio desligado. Valeu a pena as 30 aulas!!!
jefferson ferreira
30 para cada aula, pq pra mim foi foda, e olha q n me considero burro
mas e ai aprendeu?
eu sim
Eu já assisti mais de 30😭😭
Não consigo entender
Doís...
(1ª vez que assisti). ERRO 404
(2ª vez que assisti). Buguei
(3ª vez que assisti). Num intidi nada
(4ª vez que assisti). mol é em quimica (lembrei de quimica), massa molar e tal... buguei de novo
(5ª vez que assisti). Vejo uma luz esclarecedora no final do tunel e nao é um trem.
Vou assistir de novo...haja o que hajar, eu vou conseguir!
+Anthony Lopes kkkk é bem assim mesmo, teoria musical autodidata é complicada no começo, muito confuso, mas é só rever umas 10x que a gente aprende uhdsuahda
é verdade, isso mesmo ai, atrapalha nossa vida guerreiro, kkk . Vamo q vamo
Uma hora vc entende eu tmb passei por isso
Anthony Lopes kakakakaa massa teu comentário.. bem assim mesmo
Tô bem assim! aaaaaah
A dois meses atrás assisti esses vídeo umas 3 vezes , baixei a apostila, mais não conseguia fixar nada na minha cabeça, parecia que estava embaralhando mais. Hoje, depois de empenhar em estudar teoria musical em outros vídeos , sites e com amigos, percebo que intervalos é o início de tudo! Obrigado por essa aula tão detalhada e bem explicada Philipe! Deus o abençoe !
Junior Muniz Intervalos não entra em minha cabeça
Vou fazer isso
Já baixei o video aqui
+Junior Muniz É a primeira vez que to vendo e no to conseguindo captar ......... n é tao simples assim.
+MiguelGames Br +MiguelGames Br Creio que seja pela a ordem da Escala Cromática,cada espaço do violão contém uma nota (cada casa)
Ele tocou a 5 corda...a 5 corda solta do violão é "A"(lá)
Se continuamos nessa mesma corda solta (lá) e apertar a mesma corda na primeira casa será um A# ou Si bemol... se prosseguir a próxima nota será B (Si)
a proxima será C (dó)
a outra será C# (Dó sustenido) a próxima será D (ré),a próxima será D#... e por aí vai,até acabar às casas rs
Sempre pela a ordem da Escala Cromática ^^
Não sei era essa reposta que esperava...mas tudo bem!
bons estudos pra nós o/
2023 e continua um trabalho super relevante! Gratidão profunda 🎶
Sim, isso se chama "Enarmonia".
Porém, é bom lembrar que a classificação correta deve concordar com o nome das notas, com o contexto do acorde ou escala, etc.
Quer dizer, embora a terça menor seja enarmônica da segunda aumentada, haverá uma classificação mais coerente de acordo com o contexto.
Por exemplo:
Dó → Mib = terça menor;
Dó → Ré# = segunda aumentada (ou nona aumentada)
Abç
Philippe Lobo
Na apostila, existe uma atividade sobre os intervalos que ainda não conseguir compreender o gabarito. Na letra o)Dó# e Si, a resposta está como uma 7º menor. A sétima na escala de DO# é um B#. O B natural voltaríamos uma casa. Não seria um 7º diminuta?
@@dirceuferrazdeoliveirajuni4243 B# (Si sustenido) tecnicamente não existe, e sim o C (dó maior). Oq classifica um intervalo é a distância em tons e semitons da nota mostrada. No exemplo C# e B (Dó sustenido e Si), existe um intervalo de 5 tons entre essas duas notas, C#, +1 tom = D# , +1 tom = F, +1 tom = G, +1 tom = A, +1 tom = B, quando esse intervalo é de 5 tons dizemos que é um intervalo de Sétima menor, caso o intervalo fosse de 5,5 tons (cinco tons e meio / 5 tons e 1 semiton) aí seria uma sétima maior. Isso tá até na parte da apostila mais em baixo com a tabela de quantos tons tem cada intervalo. Além disso uma sétima diminuta está num intervalo de 4,5 tons da nota fundamental (primeira nota), ou seja, a 7° diminuta equivale a 6° maior ou 1 tom abaixo da 7° maior. Espero ter ajudado.
pra quem achou difícil, recomendo fazer uma jornada antes de assistir ao video. hoje entendo muito melhor a teoria musical e foi graças ao cifra club, mas pra entender o que falavam logo no primeiro dia que comprei a guitarra, tive que ir em busca de alguns conceitos (tem o canal do kevin nickens "what to learn on guitar in order" em que ele fala o que aprender em ordem, eu fiz isso e deu muito certo). eu acredito que muitos videos trazem alguns conceitos que não são 'apriorísticos' e assustam quem tá começando, mas amo o canal!
Eu recomendo a todos que se dirijam primeiramente a explicação do canal "descomplicado a música", para depois assistir essa vídeo aula. Consegui compreender intervalos graças as essas duas explicações.
*CUIDADO*
Esse vídeo pode trazer efeitos colaterais como:
Wtfockilismo, dor de cabeça, violência contra o instrumento, estresse, pensamentos de suicídio, desejo de comer chocolate, desistência de aprendizagem, falta de ar, quebramento de palhetas entre outros...
*Modos de previnir*
Faça uma limonada e preste atenção, replay no mínimo 6 vezes, assistir 1 vez por dia em 2 anos, tenha fé em Deus, procure ir na igreja, abandona a escola(música é mais importante do que escola), tenha uma boa refeição a cada 3 hrs, pratique exercícios, cuide da sua saúde, vá a um oculista e veja se sua visão esta tudo okay, se afaste da sociedade foca e sufoca na teoria musical, não tome refrigerante, fique longe de chocolate.
*PARABÉNS VC APRENDEU*
Kkkkkkkkkkkkk
@Bubble Health vc aprendeu???
Agora depois de 2 anos, conseguiu aprender?
@Lucas Emílio kkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKK
Eu consegui entender absolutamente TUDO
É o que eu gostaria de dizer, claro
Eu precisei assistir esse vídeo 6 vezes pra entender só a primeira parte, depois de muito tempo revendo esse vídeo já to quase terminando de entender. Tem que se dedicar muito pois é complicado de mais.
+Ewerson Pinheiro to até agora tentando entender e ja comecei esse video 4 x
mano, eu tento ver as 3° maiores e menores do acorde de D mas ta osso, me parece q não bate o intervalo, ou não entendi o macete direito kk, vou continuar vendo até entender.
kkkkkkkkk é complicado mesmo, toco a três anos e decidi começar a estudar musica mesmo esses dias e é muito difícil da ate vontade de desistir mais saber das coias não é facil n kkkkkk
Wesley falou tudo, acabei de assistir e fui fazendo anotações importantes. Um vídeo de 25min eu gastei quase 2hrs mas entendi tudo.
Farei isso também
Já faz dez anos que vi esse vídeo. O tempo é um condicionante implacável mesmo.
Essas aulas do cifra club são excelentes!! Bem didáticas.
Obrigada!
Nada mais gratificante que assistir o vídeo, procurar mais informações no Google ,rever o vídeo novamente e finalmente entender algo que você achava complicadíssimo!!! Muito jóia!!!
Explicação perfeita! O professor prende a atenção e explica de forma muito didática. Excelente!
Tomei coragem para assistir os vídeos do Cifra Club.
Trabalho excelente, estão de parabéns. Paciência de Jó a do Philippe Lobo !
Parabéns !!
Excelente!!!Philipe Lobo explica com maestria!!!Em se tratando de internet é o melhor!!Didática fácil de se absorver!!!
eu vejo essa aula todo ano desde que eu comecei a aprender violão (2013).Hj, em 2018, entendi.
Ja assisti esse vídeo tantas vezes que já criei certa intimidade com o professor kk
Uma dica básica para entender é ver o vídeo várias vezes até entender,de modo que as dúvidas desapareçam.
Nem precisa assistir várias vezes, eu assisti uma unica vez. Porém, fui pausando e fazendo anotações kkkkk
tipo umas 350 vezes
Kkkkk
Muito bom gostei
muito boa aula, no começo foi estranho para aprender mais depois que pega o jeito a pessoa acha incrivelmente facil. Vale a pena persistir !!!
Muito bom, Phellipe Lobo é um professor fora de série, peguei bem rápido as explicações, assistam as aulas anteriores.
TÔ iniciando na Música só agora depois de 30 anos mas agora quero aprender de verdade. Gostei de mais dos videos de vocês nota 1000. Valeu Muito Obrigado.
Muito boa a aula, tirei umas dúvidas que tava e hj sinto evolução. Pessoal estudem os intervalos, pois através deles vcs podem fazer qualquer coisa, como montar uma escala ou acorde que quiser.
Philippe Lobo é muito mestre! Aulas super simples e direto ao ponto, obrigado! Sou mega fã.
O melhor que já passou pelo cifra club
Foi aqui onde tudo começou e em fim aprendir, teoria é o teu suporte depois da harmonia! É o chão de tudo.
Eu estudo cavaco ..mais adoro assistir esse professor phellipe lobo ...aprendo muito aq.. você é o cara professor..
Pra entender esse vídeo precisei assistir 3 vezes, na segunda vez fui anotando tudo no caderno e na terçeira vez já começei a entender tudo com mais facilidade depois de uma revisada em tudo.
Fui anotando e já peguei de primeira, mais pra ficar melhor e gravar bem assisti 10 vezes o vídeo, é bom fazer as anotações.
Estou mais uma vez aqui pela 10° vez, até que enfim apareceu uma luz no fim do túnel, mas tomara que não seja um trem.
Nossa bixo, tava perdido nisso de intervalo, esse vídeo me ajudou mt, eu tava focando mt em técnica e esquecendo de teoria, obrigado pela informação :-)
Muito boa à aula, super proveitosa. Obrigado Philippe Lobo por compartilhar o seu conhecimento conosco.
Aaaaaah estou ficando apaixonado pelo Philippe Lobo, as aulas dele são muito boas!!!!!
Pessoal não procrastinem se esforcem vocês conseguirão!
Olá.
Só uma coisa: 2 tons é uma terça MAIOR. A terça menor tem só 1,5 tom.
Quanto às suas reflexões, elas estão corretas. Ao mudar o nome da nota a classificação do intervalo deve concordar com o nome usado.
No caso das notas Lá# → Ré temos um exemplo meio fora de mão. É mais apropriado pensarmos nessas notas como Sib → Ré, pois assim temos notas da escala de Sib: terça maior. Não tem por que a gente ficar querendo usar alternativas que complicam as coisas sem necessidade.
Abç
Philippe Lobo
Precisa de muita dedicação ou uma sabedoria natural. Não é pra qualquer um. Vou insistir mais um pouco, não quero jogar a toalha fácil demais.
Obrigada por compartilhar essa aula com a gente! Vi e revi e agora finalmente deu o estalo que me fez perceber como esse assunto é importante pra várias outras coisas. Muito mais consciente do braço do violão agora.
Perfeito irmão, boa explicação , só não aprende quem não quer , cifra clube está de parabéns .
Muito bom! Já estava mais do que na hora para que eu começasse a aprender teoria!
No começo pensei q era impossível entender..
Mais depois de muito esforço e dedicação...desisti
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkk
😂😂😂
Não desiste não cara.. na real... leva tempo mesmo para entender esse bagulho, mas depois que você entende, fica tudo mais simples! eu também tive muita dor de cabeça para entender isso e confesso algo, só consegui entender o assunto depois de ter assistido a aula umas 4 vezes. Levei aproximadamente umas 2 semanas para conseguir entender essa aula e posso dizer pra você que ela é verdadeiramente, uma ponte para as demais aulas. Tenho certeza que você dominando esse assunto, fica muito mais fácil você compreender as outras aulas. Fica uma dica pra você conseguir aprender isso mano, primeiro treina falando a escala natural no sentido ascendente e no sentido descendente, depois assiste mais de uma vez essa aula (umas 4 vezes), baixa o PDF do Philippe e treina de inicio, esse exercício do 14:50 do vídeo, e vai mais uma dica, treine assimilando o nome dos intervalos á sonoridade deles, assim você vai conseguir identificar muito rapidamente o intervalo somente pela sonoridade entre as duas notas tocadas. Pode crer mano, depois quer você fizer isso, vai ficar tudo muito mais claro de entender. Boa Sorte Cara! sucesso nos treinos!
HAHAHAHAHHAAHAHAHAHAHAHAHHS
Muito bom! Tirou o nó que havia em minha cabeça. Haha Fiz uns exercícios e acertei a maioria por conta dessa explicação. 👏
Desculpa a intromissão. Onde fez os exercícios? Há algo na net ou aplicativos para eu fazer tbm?
Tava quase louco, qdo vi esse vídeo, sarei. Eu uso um app para identificar intervalos que pede comparações entre maiores, menores, justas, etc de forma ascendente/descendente.
A minha percepção é de que a sensação de distância dos intervalos descendentes era o contrário dos ascendentes.
Ou seja uma terça menor descendente parece mais longa do que a terça maior descendente.
Esse vídeo confirmou isso com a tabela de inversões.
Valeu muito cada minuto investido aqui!
Geral falando q eh dificil. E de fato eh para qm tah comecando.. mas esse video foi o melhor material ateh agora que achei nas interwebs. Valeu.
Até os 5:30 eu consegui entender
entendir foi tudo kkk
pegue o violão e use a matemática não é difícil
Faz 4 meses, já aprendi. Até a apostila respondi duas vezes
+heliton mathias é isso mesmo eu só tenho um pouco mais de um ano com um violão iniciante, quero aprender mesmo
AMEEEI!
Super didático e completo.
cara depois de ver 3 vezes o vídeo finalmente entendi
demorei um pouco tbm pra entender
neh tipo acabei de estudar no material que ele passou é bem bom, só que tem tipo umas pegadinhas
Super fácil o modo como vc ministrou essa aula!! Muitíssimos parabéns e muitíssimo obrigado!!!
Bem, eu estou começando agora, e confesso estou bem perdida,mas vou rever este vídeo mais vezes, ai sim, creio que vou entender melhor. A aula é muito boa, e você Philippe, ensina muito bem. Obrigada!
muito lucrativo suas aulas valeuuu !!!
abençoado seja esse vídeo
*DICAS*
•Grau:
Ex.: Vamos pensar os graus de dó:
1º grau = Dó
2º grau = Ré
3º grau = Mi
4º grau = Fá
5º grau = Sol
6º grau = Lá
7º grau = Sí
8º grau = Dó
Então se alguém falar, a quinta, ou quinto grau de dó, você responde Sol.Tente decorar todos os graus!
Tente falar os graus das outras notas, também!
•Notas:
No violão, guitarra ou baixo (não sei se em outros instrumentos de corda é assim tambem) as notas estão nas casas. Funciona assim: vamos pegar a corda Lá de exemplo; corda Lá solta = Lá
1ª casa = Mi bemol
2ª casa = Mi
3ª casa = Fá (Pq não existe mi e si sustenido)
4ª casa = Fá#
5ª casa = Sol
Assim são feitas as escalas! Para as escalas, usamos as casas que não há bemol ou sustenido, ok? Então por exemplo no contrabaixo: escala de dó:
E
A 3(dó) 5(ré)
D 2(mi) 3(fá) 5(sol)
G 2 (lá) 4(si) 5(dó)
Obs: não coube tudo, mas as últimas 2 notas são na corda G, tbm.
Espero ter ajudado todos!!!!
Tá errado isso aí.
Melkson santos Oq?
Cadê o RÉ?
O 5° grau de do é sol.
Melkson santos Puts!! Esqueci. Pode deixar que eu arrumo! Obrigado!!
esse cara explica pefeitamente bem, q didática irmao, muito bom mesmo.
Incrivel!! aula Incrivel!! e a apostila melhor ainda.Agredeco ao Phelipe Lobo e ao site por esta beleza, para quem nao esta entendendo va com calma veja o video algumas vezes, nao entendeu? de um tempo, procure pelo assunto em outros lugares leia...depois assista a aula novamente e vai parecer facil e é.
Gracias Phillipe, por tan magnífica clase de intervalos, me ha sido de mucha ayuda. Gracias, y saludos para voce desde Venezuela.
Galera vendo esse video e achando q ele ta falando grego: Vejam outros musicos explicando a mesma coisa. Assim bate uma luz! Vcs lembram na escola quando vc n entendeu o q o professor explicou ai dps um amigo te disse a mesma coisa de maneira diferente e vc entendeu? Entao! Abraço, bons estudos
Cada um tem um modo de aprendizado; e gostei da didática deles é bem completa.
Por isso procuro outros app e vídeos para não ficar presa em um sem saber
que aula foda!!!
Aprendi na 3 vez assistindo o vídeo inteiro!!!
Nada é impossível, se não entendeu volte o vídeo e preste bastante atenção e uma dica: anote as informações mais importantes e vai revisando, me ajudou muitoooo!
Muito bom, parabéns pela aula.
Para quem está com dificuldade não para de tentar que vocês chegam lá
e eu achando q não existia nada mais difícil do que matemática.
Bom... skskksksks mas não vou desistir, eu vou anotar as informações no meu caderno e vou ver o vídeo várias vezes. Também vou praticar muito os exercícios.
Deu certo? Aprendeu?
Meu caro Arthur Leidens, o Fá bemol existe sim e é enarmonicamente igual ao mi natural no sistema temperado. Sugiro o livro TEORIA DA MÚSICA de Bohumil Med para você aprofundar seus estudos sobre estes assuntos. Abração.
Se eu fazer um vídeo explicando isso aí com mais simplicidade, vcs assistiriam? eu posto nas respostas
yep
simmmmkk
Fui assistindo esse vídeo algumas vezes durante o período que vim estudando o conteúdo da aula 01, agora as coisas começaram a fazer sentido, parabéns pelo material.
Peguei anotei tudoooo agora só treinar mais, isso com certeza vai me ajudar na hora de formar acordes numa reamornizaçao ....parabéns Deus continue lhe abençoando e toda a equipe do Cifla Club
www.cifraclub.com.br/aprenda/exercicios/12-violao/gpw-intervalos-teoria-musical-p1.html
O link da apostila (funcionando)
vlw maninho
não consegui acessar
studiosol-a.akamaihd.net/gcs/cifraclub/contrib/tutoriais/-exercicios-intervalos_1293798835.pdf
Aqui o funcionando.
cleysson, como conseguiu esse link? você pode passar também o do proximo video? formação de tríades
o link na descrição do video ta faltando algumas letras, se vc ver na hora que aparece o link no video aparece o link correto, era só completar a parte faltando
Replay, eu quero lhe usar.
Ramon Amorim Isso não entra em minha cabeça KKKK ç.ç
Mikaelle Almeida olha só ali ele fala de um tal de terça maior que é da 3 casa na corda lá e 2 corda da casa ré se vc arrastar até na casa 5 e 4 vai se terça maior do re´pro fá e assim em diante
Mikaelle Almeida insista pois é chato mesmo de aprender.
To insistindo..mas é bem dificil de entrar na cabeça kkk,as vezes falta alguma teoria pra que entenda esta,mas to perseverando :D
Ramon Amorim kskskskskskksksks
No começo eu não entendia nada, no final parecia que eu estava no começo.
Kkkkkkk
Ksksk essa primeira aula da até p entender um pko sksk dps aí vira umas loucura sksk
Sigo nesse pensamento hahaha
Eu tbm 🤭😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Deus guarde sempre a galera do Cifra Club, e também a internet que me permite aprender algo maravilhoso
Parabéns pela clareza, professor! Sua didática com conceitos , exemplos e exercícios ajuda muito! É muito inspirador. Muito obrigada!
Ola Felipe, ótima aula!
Só uma dúvida: se quando invertemos os intervalos de 4ª, eles viram de 5ª, e os aumentados viram diminutos, então seria certo na inversão de um intervalo Dó - Sol# (5ª aumentada) eu chamá-lo de quarta diminuta?
Obrigado
Tenho uma duvida. Por que alguns intervalos (2ª, 3ª, 6ª e 7ª) são maiores ou menores enquanto outros (4ª e 5ª) são justas, diminuta, ou aumentada ? Desde já muito obrigado e meu parabéns pela aula. :D
www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-tudo-sobre-intervalos-definitivo.pdf
Cara! Muito obrigado, dei uma lida rápida, mas é isso mesmo que eu procurava. Agora só estudar 😁
Olá galera eu sou o Felipe lobo a aula de hoje é sobre intervalos então o beibedobeibedobiruleibe do leibe urixaras zarachamas java html print scan error
resumão hj você aprendeu birudoleinebedoleibeleibibedobeibe uraxasssshfa html afsjbdusbbsjshsberror. Brinks eu entendi tudo sqn kkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
meu par de grão ou foi mai cara compreedir que tu não entedeu nadamas pra isso tu precisa apreder todas as notas no braço do violõa
exatamente foi tudo que eu ouvi kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara, eu já tinha pesquisado isso em 14 mil sites e só vinha coisa que não ajudava, aí eu vi o seu vídeo e entendi de primeira, ajudou muito! Obrigado
Está me ajudando bastante, obgd Philippe Lobo e toda a equipe cifra club pelo conteúdo.
kkkk só eu que piro com esse solo de guitarra na intro do cifra club ? kkk
+Emanuelle Campos não eu tbm
Não. É muito foda. Podia existir uma vídeo-aula ensinando kkk
mas existe!
Outra dica legal e ir parando durante o vídeo e fazendo os exercícios
Gostaria de saber qual a ordem dos vídeos para assistir, para quem está começando a estudar guitarra/violão. Obg!
Coloca na pesquisa do youtube "teoria musical cifaclub" ai tem uma lista com a sequencia.
Já comprei vários cursos online de guitarra e nenhum deles tem uma aula tão bem feita e bem explicada como essa!!!
Didática maravilhosa e um ótimo professor, dá pra entender tudo assistindo uma única vez
cara isso aí é fácil demais
Alguém em 2019 ?
Estou aqui!!!
Estou em 2040
2020
2020
Estuprar o replay irei!
Kkkk é dois meu amigo
É setenta kk
Só precisei assistir duas vezes, primeiro, peguei um caderno e canetas, pra ajudar a ir escrevendo coisas importantes, já na segunda vez, prestei atenção na aula pelo oque tinha escrito, no final de tudo, passei a limpo e pronto, agr é só estudar o que escrevi e responder a o PDF que está na descrição! Boa sorte a todos! 😉
Excelente aula, me ajudou muito! Ontem, após ler o capítulo do livro, percebi que não tinha entendido quase nada. Hoje, após sua aula, tudo ficou claro. Obrigada!
Excelente Philipi!!!!! Pena que a apostila não tem toda a teoria escrita detalhadamente, só tem exercícios, seria perfeita se tivesse tudo escrito lá
eu to na mesma, toco numa banda em que todos sabem a teoria melhor que eu, mas, na prática, sou o melhor dos quatro haha
ㅤIury sou assim tbm kk
onde está o tutorial, por favor, atualizem o link...
+Jacques Mota Aqui está parceiro - www.cifraclub.com.br/aprenda/exercicios/12-violao/gpw-intervalos-teoria-musical-p1.html
isso é muito confuso kkkkkkkkkkkkk Meu pai
cara use as escala
+Maykon Sousa a terça do sol não seria as nuvens? kkkkk piro também
+Anthony Lopes hahahahaha eita pega
Kk
já toco a quase 3 anos e finalmente decidi ceder e aprender mais a fundo a teoria, por pura curiosidade. Consegui entender sem grandes dificuldades, e fico feliz de não de vindo aqui qnd comecei a aprender, eu provavelmente não entenderia nada e talvez até desistisse.
Muito bom. Assistir uma 2x pra tirar as dúvidas
normal não entender nada ?
kkkkkkkk
+ana liza Lu ´´e fácil até é só prestar bem a atenção e ter estudado um pouco e permanecer estudando.
Estudar é chato
+ana liza Lu vdd
Ana, é normal sim. Há quanto tempo você toca? Eu assisti o curso inteiro há um ano e meio atrás e não aproveitei nada... há pouco tempo que comecei a perceber certas coisas que antes não percebia que passei a entender melhor, aí agora to revendo as que tenho mais dúvidas! Bons estudos
caramba de primeira nao entendi nada repeti e nao e que aprendi
Até a metade da aula Não entendi nada!!!
Ja conclui que não entendi nada até o fim também!!
Faço faculdade de licenciatura em música e na aula da faculdade não entendi nadaaaaaa desses intervalos e pensei q não ia entender até assistir esse vídeo!!! Ótimo vídeo, ótimo explicação.. agradeço imensamente!!!
Puxa, estudo órgão, essa explicação foi muito boa para mim. Não conseguia entender direito os intervalos. Agora entendi tudo. Parabéns! Muito bom! 👏👏👏
Ele disse descendente kkkkkkkk trapezio descendente
Kkkkkkkkkkkkkkkk
tendi merda nenhuma
Um dos melhores vídeos de intervalos que já assisti, bem explicado e simples de entender, para quem está iniciando parece complicado, mas tenho uma dica muito eficaz, pega um caderno e anota todos os conceitos que o professor está falando, pratica os exemplos quantas vezes for necessário não tem como não aprender, parabéns Phillipe lobos.
Não toco violão. Meu filho toca. Sou um mero Saxofonista, mas de todas as explicações que vi sobre o tema, até agora, essa foi a melhor. Excelente mesmo.
ADOREI!!!!!!!!!!!!! MINHA DIFICULDADE ERA ENTENDER NA PRATICA OS INTERVALOS NO VIOLÃO. A TEORIA JÁ ESTAVA CLARA POR CONTA DOS ESTUDOS DE PIANO. OBRIGADA!