Documentário: Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024
  • PODCAST EXPRESSÃO POPULAR:
    li.sten.to/Pod...
    ---
    Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência
    Série Realidade Brasileira
    Realização: Editora Expressão Popular e Escola Nacional Florestan Fernandes
    Coordenação Geral: Cecília Luedemann e Miguel Yoshida
    Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência, produzido pela Editora Expressão Popular e pela Escola Nacional Florestan Fernandes faz parte da série Realidade Brasileira, destinada aos estudos em escolas do ensino médio, universidades, bibliotecas públicas, pontos de cultura e movimentos sociais. O principal objetivo desta publicação é disponibilizar para a juventude um material preparado a partir de ampla pesquisa bibliográfica sobre os lutadores sociais brasileiros, contando com a contribuição de especialistas no tema.
    Ruy Mauro Marini (1932-1997), representante da sociologia crítica latino-americana, dedicou sua vida à tarefa de explicar a causa da dependência e da desigualdade social e de propor os meios para sua superação à partir da perspectiva da classe trabalhadora. Seus estudos sobre o capitalismo latino-americano resultaram na reinterpretação de nossa história, profundamente atrelada à integração na dinâmica do capitalismo internacional.
    Com o golpe civil-militar de 1964, Ruy - então professor da Universidade de Brasília - é preso e torturado pela Marinha e Exército, sendo obrigado a um longo exílio, que teria fim somente com a anistia, em 1979. Num primeiro momento, ele segue para o México, onde inicia seus estudos sobre a realidade latono-americana. Com a repressão aos movimentos do trabalhadores, Ruy é expulso deste país e parte para seu segundo exílio, no Chile. Lá, diante da intensa participação política, com o Governo Popular de Salvador Allende, Ruy torna-se dirigente do MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionaria). É no Chile que elabora, junto a intelectuais de esquerda, a teoria marxista da dependência.
    ---
    Livro: Ruy Mauro Marini: vida e obra (João Pedro Stedile e Roberta Traspadini - orgs. / Expressão Popular): goo.gl/MxnXBv
    -----
    - Livraria virtual Expressão Popular: www.expressaopopular.com.br
    - Facebook: / ed.expressaopopular
    - Instagram: / editoraexpressaopopular
    - Boletim: / expressaopopular

КОМЕНТАРІ • 74

  • @osmirizlimafeitosa8850
    @osmirizlimafeitosa8850 День тому

    Muito bom.

  • @eusoumarcus100
    @eusoumarcus100 3 роки тому +6

    Quando vejo brasileiro enrolado na bandeira americana em protestos de rua ou exibindo a mesma bandeira em seus perfis de redes sociais dá vontade de chorar. É muita burrice.

  • @rajaswamy1956
    @rajaswamy1956 Рік тому +1

    Please subtitle in English!

  • @BrunoModigliani
    @BrunoModigliani 8 років тому +42

    Muito bom documentário! E pensar que muita gente pensa que os grandes teóricos da dependência em solo nacional foram aqueles hoje de pena e bico longo... justamente os que escancararam as portas e redefiniram o significado de dependência no Brasil. Grande professor e ativista Ruy Mauro Marini!

  • @Trendsss24
    @Trendsss24 3 роки тому +12

    Muito tardiamente, só fui ouvir falar de Ruy Mauro Marini na voz do professor Dr. Nildo Ouriques, presidente do IELA - Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Recomendo a vocês conhecerem mais o trabalho desse Instituto.

  • @MarceloLopesdeSouza-qz9mc
    @MarceloLopesdeSouza-qz9mc Місяць тому

    Ruy Mauro foi um intelectual crítico de primeira grandeza. Merecia, por isso mesmo, um documentário mais bem cuidado, sobretudo no que diz respeito aos entrevistados. É um privilégio poder ver e ouvir Theotonio dos Santos, Vânia Bambirra e alguns outros; por outro lado, as intervenções de Joao Pedro Stedile são tenebrosas. Ele simplesmente não entendeu os conceitos de superexploração e subimperialismo (me pergunto se, em algum momento, de fato leu Marini...). É uma pena, pois erros tão crassos induzem os jovens, que provavelmente nunca nem ouviram falar de Marini, a interpretações equivocadas de seus conceitos centrais.

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 Рік тому +1

    Sempre voltamos a Marini, Theotônio e Bambirra

  • @jpao5076
    @jpao5076 3 місяці тому

    impressionante como luiz fernando vitor morre anos depois da comissao de verdade da UnB...

  • @maiconrafaelcaxueira5182
    @maiconrafaelcaxueira5182 4 роки тому +16

    Excelente documentário. A retomada dos estudos da teoria marxista da dependência é mais do que nunca NECESSÁRIA para compreender as contradições do nosso tempo e para almejar a superação dos nossos problemas. Parabéns a Expressão Popular pela produção.

  • @narafagundes78
    @narafagundes78 11 місяців тому

    uma pena que vários depoentes aparecem sem identificação.

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 Рік тому +1

    ❤❤

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 4 роки тому +6

    Está na hora de uma nova edição brasileira do texto, acrescida de outros textos,
    que procuram pensar os desdobramentos das concepções da dialética da dependência.

  • @simonb7139
    @simonb7139 6 років тому +8

    A grande mídia não divulga isso né.... interessante.
    Nobre iniciativa, parabéns ao canal.

  • @felipeheyden
    @felipeheyden 8 років тому +18

    Adorei a história do prof. Ruy Mauro Marini, que se confunde com a História do Brasil e da América Latina em alguns momentos. Excelente doc., vale muito a pena ver. Viva o Marxismo!

  • @juliajesusdasilvaparada2732
    @juliajesusdasilvaparada2732 7 років тому +10

    Ótimo documentário. Consegui entende sobre a teoria da dependência e muito me ajudou na elaboração do meu artigo.

  • @josethemio1878
    @josethemio1878 2 роки тому +2

    Maravilhoso esse pequeno documentário.

  • @diplo_nerd
    @diplo_nerd 7 років тому +4

    Gosto muito da desconstrução que a teoria da dependência faz da hierarquização do capitalismo, eu acho que ela tem uma agenda fundamental de negação dos abusos do cotidiano, mas eu não vejo uma agenda positiva, no sentido de uma de construção ou desenho dos melhores caminhos a tomar... o da Venezuela, na época um sucesso, descambou.

  • @AlexandreTeixeira1
    @AlexandreTeixeira1 3 роки тому +2

    Fernando Henrique Cardoso ainda está vivo, e pasmem, solto!

  • @RamosBruno98
    @RamosBruno98 10 місяців тому +2

    Muito bom!!

  • @josueramos6449
    @josueramos6449 2 роки тому +1

    Minuto 40:51 do vídeo fala que 50% da pauta exportadora era primária, em 2020 é 70%, logo se verifica aqui o desenvolvimento do subdesenvolvimento.

  • @mirellapepi
    @mirellapepi 10 років тому +10

    Buenisimo! Parabens a Expressão Popular, a ENFF e todo o grupo!

  • @iuritinti911
    @iuritinti911 3 роки тому +4

    meu deus que documentário foda
    muita qualidade o material

  • @ludwigsteinberg2064
    @ludwigsteinberg2064 8 років тому +31

    Ruy Mauro Marini foi o maior e o mais original economista da historia do Brasil. JUnto com Alberto Guerreiro Ramos, Mario Schemberg, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e outros contruiu uma obra com espirito critico, rigor teorico e consciencia social que retrata a verdadeira essencia da Nação Brasileira.

  • @lucas88596
    @lucas88596 6 років тому +5

    Excelente! Indubitavelmente, Ruy Mauro Marini foi um dos maiores pensadores do Brasil.

  • @moultra4622
    @moultra4622 7 років тому +5

    É preciso difundir este vídeo com o maior número de pessoas !!! O livro é que difícil de encontrar...Documentário cinco estrelas...!!!

    • @canaluniversos
      @canaluniversos 4 роки тому +1

      www.marxists.org/portugues/marini/1973/mes/dialetica.htm

  • @gabrielatampelini505
    @gabrielatampelini505 8 років тому +8

    Excelente documentário!!

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 8 років тому +7

    Avante

  • @AlexandreTeixeira1
    @AlexandreTeixeira1 7 років тому +10

    Excelente documento introdutório para a formação de uma consciência nacional, mas é preciso formular a seguinte questão; no Brasil até para ser "maldito" é necessário um certo status. De certa forma o "maldito" possui o seu lugar, tem o seu escaninho no mercado das personalidades marcantes. O Ruy Mauro, nobremente defendido pelos seus contemporâneos e admiradores, não possui uma fala própria no filme, apenas uma foto com o olhar um tanto melancólico. Não houve quem se dispusesse a filmá-lo enquanto estava por aqui, vivo, pensante, ativo. Não cabe condenar aos que podendo fazer não fizeram, mas devemos pensar sobre o discurso que entre nós, cria e eterniza as eminências.

    • @ops70
      @ops70 6 років тому +2

      Alexandre Teixeira belas palavras e muito bem colocado. Uma pena que a tríade da dependência, Theotonio, Vania e Ruy já tenham nos deixado. A pobreza intelectual que existe hoje é de entristecer. A perspectiva reformista é dominante na esquerda, uma perspectiva medrosa e sem o vigor intelectual destes Titãs.

    • @ViniBoneto
      @ViniBoneto 4 роки тому

      @@ops70 A única solução viável tem que ser dentro do reformismo: uma "revolução industrial" capitalista, através do projeto nacional de desenvolvimento e, ao mesmo tempo em que o país enriquece e se desenvolve, mecanismos para proteção social, distribuição de renda (renda básica, impostos progressivos, etc) e um estado de bem estar social (tipo uma social-democracia). Isso é o que defendia Enéas Carneiro e atualmente defende Ciro Gomes. Ou será que as lições das tragédias cubana e venezuelana não são suficientes para a esquerda revolucionária?

    • @ops70
      @ops70 4 роки тому +1

      ViniBoneto tomara q este sonho se torne realidade.

    • @ViniBoneto
      @ViniBoneto 4 роки тому

      @@ops70 Tomara!

    • @sombramaceio2012
      @sombramaceio2012 4 роки тому +1

      @@ops70 exatamente. Que a TMD seja cada vez mais conhecida e aplicada nas nossas organizações.

  • @daniel.efajag
    @daniel.efajag 5 років тому +4

    Necessário para 2019

  • @luqmarinifalbo
    @luqmarinifalbo 3 роки тому +3

    Parabéns Expressão Popular pelo trabalho fenomenal!

  • @marcoleoni6281
    @marcoleoni6281 4 роки тому +2

    @expressaopopular Convidem o Jones Manoel e Humberto Matos pra falarem sobre os textos do professor Ruy Mauro Marini, por favor.

    • @Trendsss24
      @Trendsss24 3 роки тому +1

      Muito tardiamente, só fui ouvir falar de Ruy Mauro Marini na voz do professor Dr. Nildo Ouriques, presidente do IELA - Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Recomendo a quem se interessa pelo tema da Revolução Brasileira conhecerem mais o trabalho desse Instituto.

    • @Leeozcajobi
      @Leeozcajobi 5 місяців тому +1

      Cara, tantos intelectuais incríveis que trabalham com a TMD vc foi lembrar desses dois? Precisa peneirar melhor, camarada. Jones e Humberto estão mais preocupados com a quantidade de likes em suas redes sociais.

  • @SturtSilva
    @SturtSilva 10 років тому +6

    Parabéns Expressão Popular. Ensinar o povo é mais do que preciso, é necessário.

  • @millymanu
    @millymanu 3 роки тому +2

    Excelente e imprescindível, assim como a TMD, principalmente para nós juventude

  • @robertoe.5582
    @robertoe.5582 9 років тому +5

    Excelente! Grato por compartilhar!

  • @viniciusrodrigues3022
    @viniciusrodrigues3022 3 роки тому +2

    Essencial

  • @alberteinstein5270
    @alberteinstein5270 3 роки тому +2

    Rui Mauro Marini e a TMD estão mais atuais do que nunca.

  • @GuilhermeConstantinoSilva
    @GuilhermeConstantinoSilva 10 років тому +5

    excelente docuentário!

  • @gatolif
    @gatolif 9 років тому +2

    No tendrán los subtitulos en español?? gracias!

  • @maiapaula1066
    @maiapaula1066 6 років тому +3

    obrigada por compartilhar o texto!!!!! arrazou de

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 5 років тому +2

    Quando a Expressão popular vai reeditar o livro do Emir Sader sobre o Marini?

  • @dvdmcd
    @dvdmcd 7 років тому +2

    Excelente trabalho da Expressão Popular. Obrigado por disponibilizar este documentário.

  • @andressatakao8199
    @andressatakao8199 7 років тому +2

    Maravilhoso documentário!

  • @josethemio1878
    @josethemio1878 2 роки тому

    Um dos nossos maiores pensadores marxistas. Esse faz falta!

  • @AideHernandez14
    @AideHernandez14 9 років тому +2

    Awesome! verdade que às vezes a gente imaginar tudo o que está acontecendo ao redor do mundo, e esses filmes nos ajudar a entender mais o que existe em cada país. Outros conteúdos que o seguro pode agradá-los é a revista VICE série de documentários, eles recomendam muito, Shane Smith viaja para as partes mais controversas do mundo a oferecer prestações semanais de 10 minutos com novas informações e interessante em www.hbomax.tv/vice-3/pode visualizar a transmissão horários deste programa, eu realmente recomendo, toca em temas de todos os tipos. Saudações!

  • @canaluniversos
    @canaluniversos 4 роки тому

    Ótimo documentário! Vlw, camaradas!

  • @thallesdornelas7056
    @thallesdornelas7056 2 роки тому

    Muito bom!

  • @amandab8226
    @amandab8226 3 роки тому

    brabo dimai

  • @luizazomignan933
    @luizazomignan933 4 роки тому

    Muito bom! Parabéns e obrigada!

  • @alexsandroaraujo5648
    @alexsandroaraujo5648 5 років тому

    Otimo

  • @juliacoelho9371
    @juliacoelho9371 6 років тому

    muito bom!

  • @professorluciojunior3998
    @professorluciojunior3998 3 роки тому

    Esses dependentistas nunca enfrentam Fernando Henrique Cardoso e são todos trotsquistas