Seminário Modos de Melancolia (22/02/2024)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • Conferência 1
    “MELANCÓLICO” DE KANT, por Leonel Ribeiro dos Santos
    Resumo:
    Nesta breve intervenção no seminário “Modos da Melancolia”, é meu objetivo identificar o tópico da “melancolia” (“temperamento melancólico”) na obra de Immanuel Kant (1724-1804) e seguir as modulações reflexivas que o tema nela sofre.
    Leonel Ribeiro dos Santos é Professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa (desde Janeiro de 2012) e Investigador do CFUL. Na FLUL, lecionou: Filosofia Social e Política, Filosofia Moderna, Ética, Filosofia da Educação e Filosofia do Renascimento. Foi cofundador (1993), Editor (1993-2000) e Diretor da revista Philosophica (2000-2012), e Diretor do CFUL (2008-2011).
    Conferência 2
    A melancolia em chave benjaminiana, por Maria Filomena Molder
    Resumo:
    No primeiro grande texto filosófico de juventude, “Sobre a linguagem em geral e a linguagem humana” (1916), de cariz ainda metafísico, Benjamin desenvolve, a partir da leitura dos primeiros versículos do Génesis (sem qualquer propósito exegético religioso), uma concepção da linguagem, cujos traços mais salientes hão-de transitar, quer mantendo-se a atitude metafísica quer num contexto de uma visão materialista da história, para textos futuros, nalguns actuando quase como pano de fundo, em particular, em “Drama lutuoso [Trauerspiel] e tragédia”, também de 1916, uma antecipação do livro sobre A origem do drama lutuoso [Trauerspiel] alemão. Nessa concepção da linguagem, salientarei dois aspectos: a linguagem humana da nomeação e a mudez da natureza, que é bem-aventurada enquanto o ser humano reconhecer nela o sopro divino.
    Maria Filomena Molder é Professora Catedrática Emérita de Estética da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Instituto de Filosofia da Linguagem (IFILNOVA). Professora convidada na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris (1995 e 2011). Membro do Conselho Científico do Collège International de Philosophie, Paris (2003-2009). Escreve sobre problemas de estética, enquanto problemas de conhecimento e de linguagem, para revistas de filosofia, de literatura e de arte. Tem igualmente escrito para catálogos e outras publicações sobre arte e artistas.

КОМЕНТАРІ •