igrejas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 лип 2024
  • Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje neste vídeo vamos descobrir o porquê há tantas igrejas construídas nos séculos XVI e XVII aqui em Santos... Bora lá vê?
    Saindo de Santos rumo a Via Anchieta, normalmente passamos pelo túnel Rubens Ferreira Martins de 1955 e fazemos o contorno a direita para alcançar o Elevado Aristides Bastos Machado de 1976 e logo a esquerda podemos ver o Museu de Arte Sacra de Santos de 1630. No VLOG anterior subimos o Monte Serrat e vimos a igreja de 1599.
    Resolvi pesquisar mais sobre o assunto, e descobri que um acordo da coroa portuguesa com a Santa Sé, conhecido como Padroado Português, deu direito à coroa portuguesa de gestão das organizações religiosas nos novos territórios, e garantiu aportes financeiros bastante generosos no início da expansão para manter as atividades e construir abrigos das organizações religiosas tais como Companhia de Jesus e a dos carmelitas no século XVI; a dos franciscanos, e dos beneditinos, no século XVII.
    Isso pode ser confirmado observando este mapa do século XIX, com o título “PLANTA DA BARRA DA VILA DE SANTOS”. No centro se destaca a ilha de Santos e São Vicente, que se confirma quando é comparada com o que vemos via satélite, Vejam aqui: a ilhas de Santos e São Vicente e o canal de Santos.
    Aproximando mais um pouco, vemos o desenho de algumas edificações como o Outeiro de Sta. Catarina de 1532, igreja Nossa Senhora do Carmo de 1589, Capela de Monte Serrat de 1599. (No VLOG anterior estivemos lá e pudemos testemunhar 2 verdades, a primeira é a parede em pedras com mais de 400 anos e a segunda é esta: Jesus, nossa única chance.) Mosteiro de São Bento de 1630, Igreja Santuário Santo Antônio do Valongo de 1641 e finalmente a igreja de São Francisco de Paula de 1836, a única que não temos imagem atual.
    Esta foto mostra a cadeia pública de Santos, os cavalos estão pastando no que hoje é a praça dos Andradas e ao fundo a Igreja São Francisco de Paula. Comparando com a vista que temos hoje, não vemos mais a igreja, apenas a saída do túnel, e algumas palmeiras.
    É sabido que houve um grande deslizamento de terra no Monte Serrat em 1928 como mostra esta foto, comparando com o que podemos ver hoje, e observando a posição da cadeia pública, a igreja São Francisco de Paula parece estar no que hoje é a saída do túnel, observem.
    Olhando com um pouco mais de atenção, o contorno que fizemos no início do vídeo revela um platô que certamente é o que restou da igreja São Francisco de Paula.
    Em matéria publicada no Diário do Litoral com o título “Ruinas de 1836 resistem ao tempo no centro de Santos” também aponta este local como abrigo das ruinas da igreja São Francisco de Paula.
    É isso pessoal, espero que este vídeo tenha sido, de alguma maneira, proveitoso para todos. Deixem aí o seu comentário, dizendo se gostaram ou o que poderia ser acrescentado para que este trabalho fique cada vez melhor e conquiste sua inscrição aqui no canal.
    Obrigado, Deus abençoe a todos e até a próxima.
    MUSICA:
    Dobro Mash de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommons.org/licenses/...
    Artista: audionautix.com/

КОМЕНТАРІ • 5

  • @glorettribeiro1629
    @glorettribeiro1629 6 днів тому +1

    Que igrejas lindas, amei

  • @user-yf6hl2fn3q
    @user-yf6hl2fn3q 7 днів тому +1

    Igrejas simples e lindas!!

  • @nuriacalles2067
    @nuriacalles2067 7 днів тому +1

    Excelente... Uma história bem detalhada. 🫶🏼 Um dia irei conhecer 🙌🏼

  • @user-yv8pm8ke7p
    @user-yv8pm8ke7p 7 днів тому +1

    Muito instrutivo

  • @aruthcao
    @aruthcao 3 дні тому

    Lindas 👏👏👏❤️ Muito bom saber mais sobre nossa história!