Festival Territórios Sonoros e Corporais 3° Edição- Ana Oliveira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • Ana Oliveira...
    Intérprete criadora em dança, a mais de 20 anos através da "Dança do Ventre" vem com uma trajetória carregada de descobertas. Sua busca pela ancestralidade cada vez mais vieram pulsando suas performances e pesquisas, dialogando com culturas, ritmos e rituais, que legitimam um corpo que além de ser preto, se descobre através da sua cosmo sensibilidade afro ribeirinha.
    Territórios Sonoros e Corporais é fruto de um laboratório de experimentações da artista, dançarina e produtora Ana Oliveira em seus vinte anos de trajetória, voltada para cultura mediterrânea e regional, em colaboração com o multi instrumentista e especialista em cultura mediterrânea Pedro Rebello que busca regionalizar as danças que nascem em África, conectando-as à história, ritmos musicais, trocas culturais e uma sabença ancestral que permite a artistas nortistas expressarem sua força, arte e corporeidade amazônida.
    A 3ª edição do projeto foi realizada em colaboração com o coletivo Nagambi, que empodera mulheres cis, trans e LGBTQIA+ por meio da arte e da autonomia financeira.
    As oficinas destacaram-se por suas propostas únicas: Ana Oliveira trouxe a oficina “Do Ventre ao Coração”, conectando a dança do ventre à ancestralidade afro-ribeirinha. Samily Maria, com “Corpo Curimbó”, apresentou uma abordagem focada na corporeidade afro-amazônica. Pedro Rebello conduziu um estudo aprofundado sobre música modal mediterrânea e meso-oriental, ampliando os horizontes culturais dos participantes. Ele compartilhou seu conhecimento sobre instrumentos e composições, promovendo a integração entre os ritmos amazônicos e culturas musicais globais.
    A culminância do projeto ocorreu no Sarau Etno Cultural, uma mostra vibrante que conectou artistas da dança e da música em um intercâmbio entre as culturas amazônicas e orientais. Esse momento essencial foi marcado pela presença de mestres e artistas locais, que compartilharam suas ricas tradições. O sarau contou com apresentações icônicas de Mestre Diquinho, o mais antigo mestre de carimbó de Soure, cuja atuação foi emocionante por ser sua última apresentação em vida; Mestre César, uma referência cultural e mestre do grupo Dragões de Soure; e o Conjunto de Carimbó Tambores do Pacoval, formado pela comunidade local e comprometido com a valorização da identidade cultural marajoara.
    Entre os participantes, destacaram-se Milene Tavares, percussionista e artesã; Caio Andrade, banjista e artesão; Yuri Guimarães, violonista e banjista com ampla atuação em ritmos regionais; Lucas Silva, músico popular e integrante de diversos grupos de carimbó; e Arilson diPreto, percussionista e construtor de instrumentos, que trouxe a influência de vivências quilombolas e a integração com ritmos norte-africanos.
    As dançarinas convidadas Maya Lima, Luanda Mulambo e Kathy Araújo encantaram na apresentação final, enriquecendo a experiência com suas trajetórias e expressões artísticas. Suas performances trouxeram à tona as múltiplas conexões entre as danças amazônicas, populares e contemporâneas, consolidando o sarau como um verdadeiro encontro de culturas.
    Por isso, Territórios Sonoros e Corporais celebra as confluências culturais dos diversos povos que passaram pela Amazônia e que, por meio de muita resistência, moldaram as corporeidades e mentes de nossa região. Não existe aspecto da cultura brasileira que não esteja em conexão direta ou indireta com as culturas do Islã, do judaísmo e de tantos outros povos. Essa edição do projeto reafirma a proposta de celebrar e recriar essas conexões, honrando a herança cultural amazônica e valorizando as múltiplas identidades que a compõem.
    Ficha técnica Territórios Sonoros e Corporais 3° Edição
    DANÇARINAS:
    Ana Oliveira
    Kathy Araújo
    Luanda Mulambo
    Samily Maré Cheia
    Maya Lima
    BANDA BASE
    Pedro Rebello - Alaúde, Derbak e Flauta Nay
    Arilson Dipreto - Curimbó
    Hugo Caetano - Banjo Amazônico
    Lucas Silva - Maraca
    Milene Tavares - Curimbó
    Caio Guedes - Contra baixo
    Yuri Guimarães - Violão
    Artur - Sopro
    Participação Especial
    Mestre Dikinho
    Mestre César do Regatão
    Pesquisa, Projeto e conceito: Ana Oliveira
    Orientação e direção de pesquisa: Pedro Rebello
    Coordenação Geral: Mariô
    Assistência de coordenação Geral: Tay
    Produção Executiva: Ana Oliveira
    Assistência de produção executiva: Jam Bill
    Produção Artística: Ana Oliveira
    Direção de espetáculo: Ana Oliveira , Pedro Rebello e Hugo Caetano
    Social Mídia: Maya Lima
    Artista visual: Mariô
    Arte gráfica: Danyllu_
    Articulação Local: Manu Paixão
    Alimentação: Nanan Falcão
    Vídeo maker: Igor Amaral
    Fotografia Artística: Bruno Fadud
    Som e iluminação cênica: Eduardo Reis
    Assistente técnica: Sasha
    Cuidadoras das crianças:
    Liege
    Htadhirua
    Raíra Maciel
    Realizado nos dias 29/05/2024 à 01/06/2024 em Soure Ilha do Marajó, na sede da AMPAC.
    Projeto selecionado pelo Edital de Dança - Lei Paulo Gustavo

КОМЕНТАРІ •