Mas também o preço tem que ajudar fui pesquisar que pra mim teria que ser aro 26 poxa ! Tá mais de mil reais na época dele estava barato,com esse dinheiro e juntando um pouquinho dava pra dar entrada numa motocicleta.
Renata, te conheci pessoalmente num encontro dos ciclistas na Avenida Paulista no ano passado. Tenho 63 anos e comecei pedalar há dois anos por incentivo médico. Antes fazia corrida de rua três vezes por semana, porém, isso me trouxe desgaste nos joelhos, o médico me orientou a fazer pedal por ser uma atividade aeróbica e ajuda a fortalecer os joelhos. Sou um peba na bike, porém, me trás uma sastifação enorme em está praticando exercícios físicos e interagindo com os amigos.
Eu sou fã dessa senhora! Conidentemente,eu estou agora garimpando no shopee e mercado livre grupo de marcha porque vou dar uma reforma na bike da minha sobrinha de 12 anos justamente por isso. Ela ja toca violao(na missa inclusive) que eu ensinei e agora estou encentivando no ciclismo justamente pra ser uma pessoa diferente dessa geracao complicada da atualidade.
Isso mesmo Renata, o problema sobre a garotada não andar de bike mais é pela INSEGURANÇA NO TRANSITO e INSEGURANÇA PUBLICA GERAL (roubos, furtos e etc), deste modo causou o sedentarismo. SEGURANÇA NO TRANSITO tem que ser dada aula nas escolas deste pequeno e melhorar os ensinamentos nas Auto escolas e até a policia que fecha o olho pra muita coisa, então, neste caso temos o caos nas cidades. Eu moro hoje no interior de SP e as pessoas andam de carros e motos igual loucos, não respeitam nada e sem precisão, pq em 10 min vc cruza a cidade inteira. Falta medidas publicas ou mesmo de comportamento das pessoas em geral (o egoismo esta matando a humanidade).
Tenho 56 anos moro infelizmente em Fortaleza e comecei a pedalar na minha adolescência na decada de 80. Infelizmente pq TODOS os prefeitos NUNCA investiram em mobilidade, infraestrutura para ciclistas. Essa cidade possui algumas ciclovias e todas estão sujas com lixo, buracos, os porcos colocam o lixo na ciclovia. Ano passado fortaleza ganhou um prêmio de 1 MILHÃO DE DÓLARES só para investir na infraestrutura das bicicletas. Até hj nada foi feito. Lamentável. As vezes fico muito desanimado em pedalar.
Tenho 55 anos e tive uma infância bem ativa, brinquei na rua, andei muito de bicicleta, ainda ando ,tenho uma Barra Circular customizada. Todos esses fatores que você citou no vídeo realmente são as causas dê-se sedentarismo, um fator que hoje eu considero o principal é a falta de segurança pública, pois saímos de casa e não sabemos se voltamos.
Sou da época onde o presente mais desejado era uma bmx, meu falecido pai tinha uma bicicletaria lá em 1985, eu ia de bicicleta sozinho pra escola 8km ida e volta, meu irmão 8 anos mais novo só ia de Van, hj meu irmão faz mtb e eu parei de pedalar a 15 anos, quero voltar mais os preços tão absurdos e a violência tá difícil na região, já vi amigos ser roubados em trilhas e sempre tem acidente na cidade, quero passar pouco da minha experiência de infância pra minha filha, mais a juventude hj tá muito robotizada em telas, esse vídeo tinha que passar nas escolas a consciência saudável tem que voltar antes que seja tarde para a juventude! Parabéns!!!
Muito importante suas colocações, Falzoni! Bicicleta é uma importante ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças. Vale mencionar nosso projeto Rodinha Zero, que leva a bike pra dentro das escolas, envolvendo toda a comunidade e garantindo acessibilidade para todas as crianças com bikes adaptadas e muito diálogo. O duro é muitas vezes a falta de apoio do mercado, seja criando bikes e produtos mais adequados, ou mesmo investindo para que toda escola tenha uma frotinha de bikes variadas e adaptadas paro o desenvolvimento de todes.
Pedalar nessa faixa etária é muito importante, eles precisam desse acesso. A falar de equipamentos é uma realidade. Estimular desde a primeira infância é ato de amor, parabéns Rodinha Zero, esse trabalho faz a diferença.
O ambiente urbano é tóxico demais, em todos sentidos, eu fico assustado com a quantidade de carros na rua hoje em dia, quando eu era moleque jogava bola no meio da rua, a mesma rua hoje em dia não fica 2 segundos sem passar um carro. O ambiente é o mais importante, meu sobrinho era super sedentário, inclusive se tornou pré diabético, mas agora foi morar no interior, resultado, agora vive na rua jogando bola, correndo..
Porém como as pessoas se mudam aí Ellon ele na época depois de um tempo alugou numa área que tinha uma linha de ônibus a área da casa tinha um espaço legal porém na rua é um pouco melhor.
Bom dia Renata, parabéns por esse excelente vídeo. Eu comecei no MTB aos 16, em 1991. Vivi sim a era do Atari, porém não me prendia mais que a bicicleta. Esse vídeo é um exercício para o resgate ancestral da relação homem, natureza e a bicicleta. Valeu!
Perfeito sua posição Renata. Sou professor de Ed. Física, e com recursos próprios e doações consigo manter algumas bicicletas e ensinar meus alunos a pedalar... eles adoram... mas a luta é grande ainda há muita resistência do brincar nas escolas em geral...
Acabei de chegar do pedal😊 quando eu era criança nos anos 80 e 90 não desgrudava das bikes,tive 2 uma caloicross e uma monareta😅 respirava bike e respiro até hoje😊 minha bike não troco por nada.
Parabéns, Renata pelo vídeo educativo. Infelizmente, o que você disse é a pura verdade, mas não é só as crianças que estão paradas de frente para o computador e o video-game, há adultos também que foram contaminados pela facilidade de alcance a tecnologias dispostas no mercado como o telefone celular, que impede um diálogo entre os mais velhos e os mais novos. O tempo gasto com o superfluo é hoje imensuarável, redes sociais e por aí vai. Um exemplo disso, são meus sobrinhos ao levá-los de carro em algum lugar, eles estão escutando música no fone de ouvido e lendo mensagens no celular. A minha geração ao visitar a casa de amigos , eu tinha diálogo com os pais dos meus amigos em relação a nossa educação entre o que é certo e o que é errado. Hoje, isso mudou muito, mas espero um retorno triunfante dos bons tempos. Um abraço pra vocês.
Renata, sou paulista, mas hoje moro em Pomerode, interior de Santa Catarina. Aqui na minha cidade já se insentiva o ciclismo nas crianças desde a creche. As crianças vão de bicicleta para a escola desde de cedo , e sozinhas. Tanto é que nas escolas existem dezenas de vagas para se parar as bicicletas. Mas estamos em uma outra realidade. A cidade por ser pequena ainda, é muito segura e as pessoas respeitam os ciclistas. Tanto é que a bicicleta é o meio de transporte mais usado na cidade por todas as idades.
Acho que a Caloi também contribui bastante nos anos 80 e 90 através de suas propagandas a incentivar o jovem da época a adquirir uma bicicleta, eu sou dessa época e lembro bem disso, participei também em muitos night bikers, onde tínhamos maior segurança pública e era bem divertido pedalar pela cidade coisa que hoje em dia se tornou extremamente perigoso ao ciclista por questão também do trânsito brutal que vivemos nos grandes centros do país
Pois é Rodrigo tive bicicleta quando criança porém só usava ela na rua nos finais de semana quando ele podia ficar no portão e quando dávamos uma volta na rua porque ele tinha também.
Que mensagem maravilhosa... Passou um filme na minha cabeça agora. Meu TCC de pós graduação foi sobre o programa deficiente de ciclovias em Jacareí-SP, cidade onde cresci pedalando e hoje sinto como o trânsito ficou tão violento contra quem persiste em pedalar. Hoje moro na cidade vizinha mas mesmo assim insisto em pedalar pro meu trabalho, contra toda falta de suporte do poder público, obra na via Dutra, desrespeito de outros usuários da via (principalmente motoristas de carros, ônibus e caminhões). Recentemente passei por uma situação de risco de vida, um motorista numa caminhonete de 2 toneladas tentou me atropelar e depois me ferir com um objeto perfurante. Estou correndo atrás pra conseguir as imagens das câmeras de vigilância da prefeitura e processá-lo. É muito difícil, me sinto sozinho nessa empreitada e todos ao redor parecem ter aceitado esse modelo doente, de andar só de ônibus, carro, moto... e aqueles que andam de bicicleta, só o fazem numa trilha, levando a bike pendurada no carro até outra cidade, etc. A bicicleta não faz parte do dia a dia da população.
Renata, que conteúdo rico! Obrigado pelo vídeo! E, de verdade, a segurança mudou, as pessoas não se sentem seguras pra deixar as crianças simplesmente sairem pra pedalar… e ainda o acesso ao entretenimento aumentou absurdamente, pelo celular e internet.
Minha "história"... Tenho 18 anos, meu irmão tinha uma aro 29 parada (parou de usar por conta do trabalho) tomando sol e chuva, mas não á muito tempo. Resolvi praticamente tomar pra mim, inicialmente pra ir a escola sem ter que gastar com transporte, são 4km da minha casa até minha escola. Meses depois um amigo que sempre me via com a bike, resolveu montar uma, 1 mês depois, outro amigo nosso pegou uma emprestada com um conhecido e outro amigo tbm resolveu montar uma, agr o primo do primeiro a ser influenciado concertou a dele... Agora somos um grupo de 5. 😁👍 Aprendi e ainda estou aprendendo a dar manutenção na minha e sou eu que faço manutenção nas bikes deles 😂 tá sendo bem legal, a não ser quando um pneu fura😅
Renata, estamos juntos no desafio de levar as crianças nas ruas. É um esforço da minha geração, ensinar as crianças e as cidades a serem melhores amigas! ;)
Além de bicicleta ando de patins e aqui na minha cidade a comunidade patinadora é super forte e cada vez mais vejo a galera que no começo era tudo 30+ conseguindo trazer crianças e jovens para a patinação com eventos, encontros, ajuda da prefeitura cedendo espaços tranquilos e seguros para a prática do esporte. e com disso no 7:14 eu aqui com quase 30 anos voltando a pedalar, andei muito minha infância e adolescência pra todo lado da minha cidade só de bike, foi super fácil esse processo de arrumar a bicicleta e voltar usar ela diariamente nos dias de hoje justamente pela ligação que já tinha quando mais novo
Renata, grata surpresa te reencontrar aqui no UA-cam, lembro dos seus vídeos no Canal 21! Sobre a temática do vídeo, acabo de comprar 4 bikes lá pra casa, incentivo meus meninos desde pequenos na bike, agora o mais velho foi pra aro 26 e caçula pra aro 20, eu peguei uma aro 29 pra mim e outra pra esposa. Falta só equipar o carro pra levar essas bikes para os parques, ainda não tenho coragem de andar pelas ruas, salvo em ciclovias. Em ano de eleição, precisamos ver as propostas dos candidatos para a mobilidade urbana! Parabéns pelo ativismo!
Tenho 38 anos e desde moleque pedalo, infelizmente temos muitas dificuldades, as principais são: a tecnologia que envolve facilmente e a falta de segurança e locais para um pedal, mas estou levando por meio do meu exemplo, meu filho de 10 anos que já gosta das 2 rodas ❤ suas palavras são todas verdadeiras, essa geração tende a ser super sedentários, nós que temos hábitos saudáveis devemos incentivar os que ainda não tem!!!
Renata aqui em Campinas , fizeram uma obra do BRT para o transporte público ficar mais rápido.... não fizeram nenhuma mobilidade de acesso para as bikes nos terminais de ônibus...os espaços que dariam para fazer pumpitrek estão fazendo parcao....parque para cachorro....um valor absurdo com parque para pet....Esse é o nosso Brasil...
Renata, parabéns pelo conteúdo, fantástico! Uma coisa que percebo é que hoje em dia é difícil encontrar uma bicicleta infantil de qualidade. Investi em uma bicicleta para a minha filha com marchas, mas ela é muito pesada e os trocadores são muito duros. Lembro que quando eu era criança não tinha muita "frescura", mesmo assim, não entendo porque as bicicletas infantis em geral são tão ruins, pesadas, desproporcionais para as crianças, talvez porque são encaradas como brinquedo e não como uma bicicleta de verdade. Mesmo as marcas que buscam colocar bicicletas um pouquinho melhores, enfiam a faca nos pais, mesmo assim pretendo comprar uma bicicletinha melhor para a minha pequena que já tem dez anos. Abraços a todos!
Sou uma exceção a maioria, faz muitos anos que pedalo, tentei trazer minhas 2 meninas pro mundo da bike, por um tempo funcionou enquanto eram crianças, mas na adolescência, as partidas de vídeo game, os passeios no shopping, cinema e guloseimas, ganharam a luta.
Pois é, Renata. Meus sobrinhos estão no mesmo caminho, vivem com o celular o dia inteiro, eu nem falo mais nada pro pessoal daqui, porque não ouvem. Meu sobrinho até curtia praticar esportes, fazia futebol, mas depoiis que entrou de férias saiu da escolinha. Enfim, eu fico incentivando - porque além de andar de bike, faço corrida, - fico falando sobre minhas atividades pra eles, minhas conquistas, mas nem dão tanta bola. Mas eu acho que se o pai deles comprar uma bike e sair com eles no dia de domingo pra andar, as coisas mudam. Basta só um empurrãzinho. Quando sentirem a endorfina no corpo e aquele ventinho no rosto, vão viciar!!! Aqui em Recife dia de domingo a prefeitura "libera" uns lugares pras pessoas andarem de bike, é uma delicia.
Tenho 24 anos e uso a bike como mobilidade todos os dias. Eu arranjei bicicletas para todos os meus primos e hoje a maior diversão deles é sair pedalando nem que seja pra ir na padaria comer um pão de queijo! Eu não sei quanto tempo isso vai durar, mas acho esse primeiro contato com a magrela fundamental para eles pensarem nessa opção como mobilidade quando forem mais maduros! Atualmente eles estão entrando na adolescência.
Eu sou um jovem de 18 anos vou fazer 19 em junho, fazia musculação depois fiquei um pouco desmotivado e foi entrando numa depressão só ficava sentando sem fazer nada então decidi começar a andar de bike daí comecei a me sentir muito melhor e nunca mais parei
alem de todos os pontos citados por ela, também precisamos falar dos preços das bikes atualmente. meu irmão tem 8 anos e 1,20 de altura, a bike mais acessivel com peças dignas, custa R$900 aqui na minha cidade (uma colli). a minha bike, que é uma mtb considerada de entrada mas com peças dignas tbm, me custou R$1.800 e nem to contando com os upgrades que ja fiz, esta beirando 4k. enfim, ciclismo é um esporte de luxo hoje em dia, uma pena, pois deveria ser acessível a todos e ajuda a diminuir o trânsito caótico das cidades.
A maioria dos pais não querem ter trabalho com os filhos e dessa maneira, deixam que fiquem em casa na frente da TV, celular ou video game e assim, as crianças de hoje, são sedentárias. Tenho um filho de 14 anos que era bem assim, tentei levá-lo para andar de bike, mas andava na marra e preferia jogar video game e foi aí que a mãe dele teve a ideia de colocá-lo na natação e graças a Deus ele gostou e gostou tanto, que não perde uma aula sequer. Eu na idade dele praticava esporte de manhã na escola, à tarde na Educação Física e hoje aos 51 anos ainda pedalo e treino 5 vezes por semana na academia.
Aqui em União da Vitória e Porto União, divisa entre PR e SC, a molecada ainda usa a bike para tudo. Usam bikes de MTB, transformam bikes tipo "Barra Forte", entre outras. Bem diferente da realidade violenta das grandes cidades.
Começei a pedalar de verdade no meu 1 ano do ensino médio com 15 anos , primeiro queria me locomover mais rápido mas sem ser dependente de ônibus ou uber, acabou que hoje em dia tenho 17 e não largo minha bike, considero a como transporte, vou com ela até pra padaria aqui no bairro que é bem pertin kkkkkk. Se eu soubesse o quão ativa e também prática a bike tornaria minha rotina de transporte teria continuado a pedalar na infância.... Bem, pelo menos não perdi minha adolescência pro sedentarismo e eu também coloco essa tocha pra frente influenciando outras pessoas.
O caminho é difícil mesmo, sou professora de educação física e pedalo, há muitos anos comecei a organizar na escola, um passeio de bike e por 3 vezes que agendei uma data, a escola inventava um outro evento no mesmo dia e como estava sem apoio, acabei desistindo, porque iamos pedalar no Parque do Ibirapuera porque no perímetro da escola seria impossível eu trabalhava em Diadema e além de muitos morros envolveria a prefeitura, policiais e além disso o motorista do ônibus ficou bravo (com toda a razão) de eu ter trocado a data do evento várias vezes pois ele tinha outras pessoas para atender. Mas sempre falei muito de bicicleta na escola para eles. Eu adova os passeios ciclísticos da primavera que tinha antigamente, eram muito bons! Bem que a prefeitura podia resgatar isso...
A bike deu sentido na minha vida! Estava com mais de 110kg, não aguentava nada. hoje em dia consigo faer 100km em estradão, nem eu acredito kkk Deatalhe não tem nem 1 ano que comecei a pedalar, em 10 meses eu perdi mais de 30kg e esse ano, vou competir. É simplismente inacreditável o que a bike fez comigo em tão pouco tempo!
Concordo plenamente com vc Renata, os jovens estão sumindo, minha filha correu duas provas , ela tem 13 anos , teve que correr com as mulheres com o dobro da idade dela, pois não tinha categoria para ela
Minha história com a bike: Aos 8 anos minha falecida Mãe comprei uma aro 20 com quadro de ferro e tals, lembro que era uma Zummi uma bike super símples e eu andei muito, acho que uns 2 anos e depois já em 2012 minha Mãe compreou uma aro 26 vermelha, porém essa tinha marcha, mas infelizmente roubaram a minha bike na frente de casa enquanto fui beber água e mêses depois ganhei outra bike Zummi aro 26 vermelha também com branco eu acho e depois de um tempo o quadro trincou, então vendi ela por 50 reais kkkkk fui besta fui neh mas eu não tinha cabeça alguma e em 2020 comprei uma bike aro 26 de alumínio de um amigo e gastei muito nela, deixei a bike top demais com aro aero da Vzan novos, amortecedor e tals, tentei vendee por 600 mas às pessoas não dão esse valor em uma aro 26 então peguei 400 nela, com a aro 26 rodei até esse ano de 2024 e agora estou com uma aro 29 zerada, zerada de cor vermolho vivo kkkkk o vermelho me persegue. Meu trabalho é 1km eu acredito ou menos e eu vou de bike e volto também, chego às 00:00 em casa. Bike eu sempre andei e gostei muito e nunca vou abandonar a bike, eu não troco uma bike por uma moto nem com o carai, eu ainda não fiz um percuso bem distante, mas tenho vontade e pra finalizar em 2021 e 2022 eu rodei a cidade inteira fazendo ifood de bike com a aro 26, era uma bike boa demais e uma vez peguei a BR isso às 12:00 e acho que era uns 8Km pra ganhar 8 reais e uns quebrados vey, eu nem tinha almoçado, estava magro demais já que nessa época eu tava passando nessecidade e tals mas graças a Deus sempre tive uma boa resistência na bike, hoje estou empregado e bem.❤ Bike é vida e numca abandonem a bike porque é zero custo e o coração e pulmão agradeçe. Peimeira bike em 2008 com 8 anos e hoje tenho quase 24 anos, estou ficando velho.😢
Realmente é mesmo assim Renata, tenho um filho, que nas horas de folga adora ficar jogando videogame,me lembrando sempre dá violência urbana que tem tomado conta da cidade
estava comentando a poucos dias com um colega ciclista, nos grupos de passeio de bike, cicloturismo e afins, a maioria tem mais de 30, só vejo pessoal mais novo nas periferias com as wheeling bikes, mas num numero reduzido. Crianças pedalando só em parques e olha lá, esta raro de ver.
Como sempre um ótimo vídeo. Um vídeo de opinião, mas não uma opinião vazia, baseada em nada. Compartilharei no grupo da minha tropa de escoteiros sêniors. Como dizemos no movimento escoteiro. Grato, grato, gratíssimo!!!
Essas criança não sabem mais, sequer, serem crianças. Eu ainda tenho minha bicicleta monark e busco sobrinhos netos na escola com uma blitz. Adoram. Eu dou bicicleta de presente pras minhas crianças desde cedo e não só bicicletas. Natal, aniversário,é skyte, velocípede, patins e por aí vai. Ser criança é importante. Pena que aqui no Rio a maioria dos bairros não tem ciclovia.
É, somos viciados nas telinhas é o preço da tecnologia bom de um lado mas ruim de outro pois tudo é no celular até mesmo pela desgraça que foi a pandemia acabou com tudo,vidas perdidas, negócios arruinados lojas de bike fecharam e por aí vai...muito triste esta realidade ficou a saudade de um tempo que não volta mais do que éramos e nunca mais podemos ser...escravos da tecnologia viciante e alucinada da vida moderna...😞📱
Amo bicicleta, adoro pedalar com minha esposa, por vezes ando 200km de carro para pedalar 40km de bike com ela. Mas a grande realidade é a insegurança. Medo de perder a vida para uma vítima da sociedade. Enquanto o povo amar bandido, o honesto continuará atras das grades, que ele mesmo teve que comprar.
eu q o diga, sou ao contrário, pedalei a vida inteira, desde o bicicross e estou na speed , mas voltar a pedalar está bizarro de complicado. A vida pesa, mas ate hoje, mesmo sedentário, tenho as marcas benéficas do ciclismo em minha saúde, minhas pernas são tão fortes quanto antes, impressionante, e perna saudável é velhice saudável e olha q tô c 51 kkkk
Salveee. E para ajudar a Educação Pública Estadual OBRIGA que alunos fiquem nas telas 8 aulas por dia dentro das escolas. Além da cobrança de lições de casa que também são realizadas na frente se telas. Infelizmente o Governo não se preocupa com a saúde da população. Lamentável.
Renata, adultos podem substituir as atividades aeróbicas na proporção de cinco vezes de meia hora por três vezes de cinquenta minutos. Meu cardiologista recomendou.
Tenho convicção que os 2 jovens que roubaram minha BICICLETA ou possam fazer um bom uso dela ou do dinheiro que fizeram com sua venda. Agora, quanto a se perderem ou não, já não digo nada.
Cidades muito violentas, lembro que quando arrumei meu primeiro estágio comprei uma bicicleta e na primeira volta no bairro tentaram me roubar e já tinha perdido uma bicicleta velha levada do quintal, infelizmente tivemos governos que incentivaram o crime travestido de revolução...
Links mencionados no vídeo:
coronavirus.unifesp.br/noticias/estudos-da-unifesp-apontam-o-aumento-do-sedentarismo-infantil-como-uma-das-consequencias-do-distanciamento-social-no-brasil
www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/medicina-do-adolescente/o-adolescente-e-sedentarismo-como-auxiliar/
www.medicina.ufmg.br/obesidade-infantil-envolve-sedentarismo-habitos-familiares-e-mas-escolhas/
www.babycor.com.br/categoria-1/o-exemplo-inverno-e-o-post-mais-aconchegante
😮😮
Olá, tem legislação nova sobre bicicleta elétrica, scooter elétrica na capital de São Paulo?
Mas também o preço tem que ajudar fui pesquisar que pra mim teria que ser aro 26 poxa ! Tá mais de mil reais na época dele estava barato,com esse dinheiro e juntando um pouquinho dava pra dar entrada numa motocicleta.
A Renata é ciclista ?
Renata, te conheci pessoalmente num encontro dos ciclistas na Avenida Paulista no ano passado. Tenho 63 anos e comecei pedalar há dois anos por incentivo médico. Antes fazia corrida de rua três vezes por semana, porém, isso me trouxe desgaste nos joelhos, o médico me orientou a fazer pedal por ser uma atividade aeróbica e ajuda a fortalecer os joelhos. Sou um peba na bike, porém, me trás uma sastifação enorme em está praticando exercícios físicos e interagindo com os amigos.
Eu sou fã dessa senhora!
Conidentemente,eu estou agora garimpando no shopee e mercado livre grupo de marcha porque vou dar uma reforma na bike da minha sobrinha de 12 anos justamente por isso.
Ela ja toca violao(na missa inclusive) que eu ensinei e agora estou encentivando no ciclismo justamente pra ser uma pessoa diferente dessa geracao complicada da atualidade.
Isso mesmo Renata, o problema sobre a garotada não andar de bike mais é pela INSEGURANÇA NO TRANSITO e INSEGURANÇA PUBLICA GERAL (roubos, furtos e etc), deste modo causou o sedentarismo. SEGURANÇA NO TRANSITO tem que ser dada aula nas escolas deste pequeno e melhorar os ensinamentos nas Auto escolas e até a policia que fecha o olho pra muita coisa, então, neste caso temos o caos nas cidades. Eu moro hoje no interior de SP e as pessoas andam de carros e motos igual loucos, não respeitam nada e sem precisão, pq em 10 min vc cruza a cidade inteira. Falta medidas publicas ou mesmo de comportamento das pessoas em geral (o egoismo esta matando a humanidade).
Video maravilhoso! A Ciclovia da Pinheiros deveria se chamar Ciclovia Renata Falzoni, pois ela fez e faz muito pelo ciclismo em nosso país!
Tenho 56 anos moro infelizmente em Fortaleza e comecei a pedalar na minha adolescência na decada de 80. Infelizmente pq TODOS os prefeitos NUNCA investiram em mobilidade, infraestrutura para ciclistas. Essa cidade possui algumas ciclovias e todas estão sujas com lixo, buracos, os porcos colocam o lixo na ciclovia. Ano passado fortaleza ganhou um prêmio de 1 MILHÃO DE DÓLARES só para investir na infraestrutura das bicicletas. Até hj nada foi feito. Lamentável. As vezes fico muito desanimado em pedalar.
Tenho 55 anos e tive uma infância bem ativa, brinquei na rua, andei muito de bicicleta, ainda ando ,tenho uma Barra Circular customizada. Todos esses fatores que você citou no vídeo realmente são as causas dê-se sedentarismo, um fator que hoje eu considero o principal é a falta de segurança pública, pois saímos de casa e não sabemos se voltamos.
Eu também fui uma criança ativa hoje a bike me faz falta.
Sou da época onde o presente mais desejado era uma bmx, meu falecido pai tinha uma bicicletaria lá em 1985, eu ia de bicicleta sozinho pra escola 8km ida e volta, meu irmão 8 anos mais novo só ia de Van, hj meu irmão faz mtb e eu parei de pedalar a 15 anos, quero voltar mais os preços tão absurdos e a violência tá difícil na região, já vi amigos ser roubados em trilhas e sempre tem acidente na cidade, quero passar pouco da minha experiência de infância pra minha filha, mais a juventude hj tá muito robotizada em telas, esse vídeo tinha que passar nas escolas a consciência saudável tem que voltar antes que seja tarde para a juventude! Parabéns!!!
BMX é bicicleta de competição ?
Percebo que hoje as pessoas são dominadas pelo medo , e então preferem sempre ficar trancadas nas casas, nos carros , bons tempos na minha infância
Muito importante suas colocações, Falzoni! Bicicleta é uma importante ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças. Vale mencionar nosso projeto Rodinha Zero, que leva a bike pra dentro das escolas, envolvendo toda a comunidade e garantindo acessibilidade para todas as crianças com bikes adaptadas e muito diálogo. O duro é muitas vezes a falta de apoio do mercado, seja criando bikes e produtos mais adequados, ou mesmo investindo para que toda escola tenha uma frotinha de bikes variadas e adaptadas paro o desenvolvimento de todes.
Vale a pena conhecer o Rodinha Zero
Pedalar nessa faixa etária é muito importante, eles precisam desse acesso. A falar de equipamentos é uma realidade. Estimular desde a primeira infância é ato de amor, parabéns Rodinha Zero, esse trabalho faz a diferença.
Precisamos de vc nos representando como vereadora na Cidade de São Paulo.
Vc nos representará.
O ambiente urbano é tóxico demais, em todos sentidos, eu fico assustado com a quantidade de carros na rua hoje em dia, quando eu era moleque jogava bola no meio da rua, a mesma rua hoje em dia não fica 2 segundos sem passar um carro. O ambiente é o mais importante, meu sobrinho era super sedentário, inclusive se tornou pré diabético, mas agora foi morar no interior, resultado, agora vive na rua jogando bola, correndo..
Pois é Elon tive bicicleta quando criança aí meu pai também tinha na época morávamos numa área do bairro que era tranqüilo aí andávamos juntos na rua.
Porém como as pessoas se mudam aí Ellon ele na época depois de um tempo alugou numa área que tinha uma linha de ônibus a área da casa tinha um espaço legal porém na rua é um pouco melhor.
Bom dia Renata, parabéns por esse excelente vídeo. Eu comecei no MTB aos 16, em 1991. Vivi sim a era do Atari, porém não me prendia mais que a bicicleta. Esse vídeo é um exercício para o resgate ancestral da relação homem, natureza e a bicicleta. Valeu!
Pedalei demais na infância, hj com 38 anos ainda continuo pedalando.
Bike é vida 💥💥💥
Eu também hoje ela está me fazendo muita falta.
Jamais quando quero dar uma volta criança é mais pra ficar brincando jamais se ela mora numa rua tranquila.
Perfeito sua posição Renata. Sou professor de Ed. Física, e com recursos próprios e doações consigo manter algumas bicicletas e ensinar meus alunos a pedalar... eles adoram... mas a luta é grande ainda há muita resistência do brincar nas escolas em geral...
Acabei de chegar do pedal😊 quando eu era criança nos anos 80 e 90 não desgrudava das bikes,tive 2 uma caloicross e uma monareta😅 respirava bike e respiro até hoje😊 minha bike não troco por nada.
Quando você disse Monareta me vieram as lágrimas. Foi a minha primeira bicicleta. Saudade.
@@robertleopoldo Eu também cara a monareta foi uma que marcou minha época mais do que a caloicross. Era muito confortável 🥲
Fui criança nos anos 90 tive bicicleta adorava ficar brincando com ela meu pai tinha aí nos finais de semana dávamos uma volta na rua.
Nasceu em que ano André ?
@@marcelacristina931 1976😊
Parabéns, Renata pelo vídeo educativo. Infelizmente, o que você disse é a pura verdade, mas não é só as crianças que estão paradas de frente para o computador e o video-game, há adultos também que foram contaminados pela facilidade de alcance a tecnologias dispostas no mercado como o telefone celular, que impede um diálogo entre os mais velhos e os mais novos. O tempo gasto com o superfluo é hoje imensuarável, redes sociais e por aí vai. Um exemplo disso, são meus sobrinhos ao levá-los de carro em algum lugar, eles estão escutando música no fone de ouvido e lendo mensagens no celular. A minha geração ao visitar a casa de amigos , eu tinha diálogo com os pais dos meus amigos em relação a nossa educação entre o que é certo e o que é errado. Hoje, isso mudou muito, mas espero um retorno triunfante dos bons tempos. Um abraço pra vocês.
Tirei meu filho de 10 anos pra pedalar, hj todas as tardes pedalamos pelo bairro. Faz muito bem pra saúde e também para fortalecer nossa relação
Parabéns ótimo trabalho valeu tenho 3 filhas cada uma tem sua bike
Renata, sou paulista, mas hoje moro em Pomerode, interior de Santa Catarina. Aqui na minha cidade já se insentiva o ciclismo nas crianças desde a creche. As crianças vão de bicicleta para a escola desde de cedo , e sozinhas. Tanto é que nas escolas existem dezenas de vagas para se parar as bicicletas. Mas estamos em uma outra realidade. A cidade por ser pequena ainda, é muito segura e as pessoas respeitam os ciclistas. Tanto é que a bicicleta é o meio de transporte mais usado na cidade por todas as idades.
Acho que a Caloi também contribui bastante nos anos 80 e 90 através de suas propagandas a incentivar o jovem da época a adquirir uma bicicleta, eu sou dessa época e lembro bem disso, participei também em muitos night bikers, onde tínhamos maior segurança pública e era bem divertido pedalar pela cidade coisa que hoje em dia se tornou extremamente perigoso ao ciclista por questão também do trânsito brutal que vivemos nos grandes centros do país
Pois é Rodrigo tive bicicleta quando criança porém só usava ela na rua nos finais de semana quando ele podia ficar no portão e quando dávamos uma volta na rua porque ele tinha também.
Adorava andar na rua com ela Rodrigo hoje ela está me fazendo muita falta jamais quando eu quero ir na rua.
Que mensagem maravilhosa... Passou um filme na minha cabeça agora.
Meu TCC de pós graduação foi sobre o programa deficiente de ciclovias em Jacareí-SP, cidade onde cresci pedalando e hoje sinto como o trânsito ficou tão violento contra quem persiste em pedalar.
Hoje moro na cidade vizinha mas mesmo assim insisto em pedalar pro meu trabalho, contra toda falta de suporte do poder público, obra na via Dutra, desrespeito de outros usuários da via (principalmente motoristas de carros, ônibus e caminhões).
Recentemente passei por uma situação de risco de vida, um motorista numa caminhonete de 2 toneladas tentou me atropelar e depois me ferir com um objeto perfurante. Estou correndo atrás pra conseguir as imagens das câmeras de vigilância da prefeitura e processá-lo.
É muito difícil, me sinto sozinho nessa empreitada e todos ao redor parecem ter aceitado esse modelo doente, de andar só de ônibus, carro, moto... e aqueles que andam de bicicleta, só o fazem numa trilha, levando a bike pendurada no carro até outra cidade, etc. A bicicleta não faz parte do dia a dia da população.
Renata, todo o movimento iniciado pela Sense, com a Grom Riders, é excelente e com grande potencial.
Suas palavras são extremamente relevantes para conscientizar pessoas a ter um estilo de vida saudável com a bike e outros esportes.
Renata, que conteúdo rico! Obrigado pelo vídeo! E, de verdade, a segurança mudou, as pessoas não se sentem seguras pra deixar as crianças simplesmente sairem pra pedalar… e ainda o acesso ao entretenimento aumentou absurdamente, pelo celular e internet.
Minha "história"... Tenho 18 anos, meu irmão tinha uma aro 29 parada (parou de usar por conta do trabalho) tomando sol e chuva, mas não á muito tempo. Resolvi praticamente tomar pra mim, inicialmente pra ir a escola sem ter que gastar com transporte, são 4km da minha casa até minha escola. Meses depois um amigo que sempre me via com a bike, resolveu montar uma, 1 mês depois, outro amigo nosso pegou uma emprestada com um conhecido e outro amigo tbm resolveu montar uma, agr o primo do primeiro a ser influenciado concertou a dele... Agora somos um grupo de 5. 😁👍 Aprendi e ainda estou aprendendo a dar manutenção na minha e sou eu que faço manutenção nas bikes deles 😂 tá sendo bem legal, a não ser quando um pneu fura😅
Renata, estamos juntos no desafio de levar as crianças nas ruas. É um esforço da minha geração, ensinar as crianças e as cidades a serem melhores amigas! ;)
Finalmente alguém abordado um assunto tão sério, parabéns pela iniciativa
Concordo 100% em tudo que você falou, a bicicleta hoje me remete a liberdade que eu tive na infância/juventude! Por mais bike nas ruas!!!❤
Sou fã demais de Renata. ❤
Renata Bom dia,isso que voce falou é pura verdade,esses jovens de hoje tem a postura diferente de antes parabéns pelas dicas
Além de bicicleta ando de patins e aqui na minha cidade a comunidade patinadora é super forte e cada vez mais vejo a galera que no começo era tudo 30+ conseguindo trazer crianças e jovens para a patinação com eventos, encontros, ajuda da prefeitura cedendo espaços tranquilos e seguros para a prática do esporte.
e com disso no 7:14 eu aqui com quase 30 anos voltando a pedalar, andei muito minha infância e adolescência pra todo lado da minha cidade só de bike, foi super fácil esse processo de arrumar a bicicleta e voltar usar ela diariamente nos dias de hoje justamente pela ligação que já tinha quando mais novo
Renata, grata surpresa te reencontrar aqui no UA-cam, lembro dos seus vídeos no Canal 21! Sobre a temática do vídeo, acabo de comprar 4 bikes lá pra casa, incentivo meus meninos desde pequenos na bike, agora o mais velho foi pra aro 26 e caçula pra aro 20, eu peguei uma aro 29 pra mim e outra pra esposa. Falta só equipar o carro pra levar essas bikes para os parques, ainda não tenho coragem de andar pelas ruas, salvo em ciclovias. Em ano de eleição, precisamos ver as propostas dos candidatos para a mobilidade urbana! Parabéns pelo ativismo!
Muito bom seu otimismo Renata, precisamos de pessoas que acreditam na humanidade. O pedal pode sim transformar vidas.
Tenho 38 anos e desde moleque pedalo, infelizmente temos muitas dificuldades, as principais são: a tecnologia que envolve facilmente e a falta de segurança e locais para um pedal, mas estou levando por meio do meu exemplo, meu filho de 10 anos que já gosta das 2 rodas ❤ suas palavras são todas verdadeiras, essa geração tende a ser super sedentários, nós que temos hábitos saudáveis devemos incentivar os que ainda não tem!!!
Renata aqui em Campinas , fizeram uma obra do BRT para o transporte público ficar mais rápido.... não fizeram nenhuma mobilidade de acesso para as bikes nos terminais de ônibus...os espaços que dariam para fazer pumpitrek estão fazendo parcao....parque para cachorro....um valor absurdo com parque para pet....Esse é o nosso Brasil...
Renata sendo a melhor casa vez.. Parabéns pelo vídeo... Um dos seus melhores vídeos.
Renata, parabéns pelo conteúdo, fantástico! Uma coisa que percebo é que hoje em dia é difícil encontrar uma bicicleta infantil de qualidade. Investi em uma bicicleta para a minha filha com marchas, mas ela é muito pesada e os trocadores são muito duros. Lembro que quando eu era criança não tinha muita "frescura", mesmo assim, não entendo porque as bicicletas infantis em geral são tão ruins, pesadas, desproporcionais para as crianças, talvez porque são encaradas como brinquedo e não como uma bicicleta de verdade. Mesmo as marcas que buscam colocar bicicletas um pouquinho melhores, enfiam a faca nos pais, mesmo assim pretendo comprar uma bicicletinha melhor para a minha pequena que já tem dez anos. Abraços a todos!
Sou uma exceção a maioria, faz muitos anos que pedalo, tentei trazer minhas 2 meninas pro mundo da bike, por um tempo funcionou enquanto eram crianças, mas na adolescência, as partidas de vídeo game, os passeios no shopping, cinema e guloseimas, ganharam a luta.
Parabéns, tentando trazer crianças sempre para o pedal... se divertir fazendo pequenas trilhas
Ótimo tema! Parabéns! Sobre a insegurança pública como um dos fatores, sugiro perguntar à Fazuéli. Força a vocês!
Pois é, Renata.
Meus sobrinhos estão no mesmo caminho, vivem com o celular o dia inteiro, eu nem falo mais nada pro pessoal daqui, porque não ouvem. Meu sobrinho até curtia praticar esportes, fazia futebol, mas depoiis que entrou de férias saiu da escolinha. Enfim, eu fico incentivando - porque além de andar de bike, faço corrida, - fico falando sobre minhas atividades pra eles, minhas conquistas, mas nem dão tanta bola.
Mas eu acho que se o pai deles comprar uma bike e sair com eles no dia de domingo pra andar, as coisas mudam. Basta só um empurrãzinho. Quando sentirem a endorfina no corpo e aquele ventinho no rosto, vão viciar!!! Aqui em Recife dia de domingo a prefeitura "libera" uns lugares pras pessoas andarem de bike, é uma delicia.
Tenho 24 anos e uso a bike como mobilidade todos os dias. Eu arranjei bicicletas para todos os meus primos e hoje a maior diversão deles é sair pedalando nem que seja pra ir na padaria comer um pão de queijo! Eu não sei quanto tempo isso vai durar, mas acho esse primeiro contato com a magrela fundamental para eles pensarem nessa opção como mobilidade quando forem mais maduros! Atualmente eles estão entrando na adolescência.
ViVaOsRolês a Cultura da prática do Movimento e das Liberdades
🙌🏼❤️🔥🔥🇧🇷
Eu sou um jovem de 18 anos vou fazer 19 em junho, fazia musculação depois fiquei um pouco desmotivado e foi entrando numa depressão só ficava sentando sem fazer nada então decidi começar a andar de bike daí comecei a me sentir muito melhor e nunca mais parei
alem de todos os pontos citados por ela, também precisamos falar dos preços das bikes atualmente. meu irmão tem 8 anos e 1,20 de altura, a bike mais acessivel com peças dignas, custa R$900 aqui na minha cidade (uma colli). a minha bike, que é uma mtb considerada de entrada mas com peças dignas tbm, me custou R$1.800 e nem to contando com os upgrades que ja fiz, esta beirando 4k. enfim, ciclismo é um esporte de luxo hoje em dia, uma pena, pois deveria ser acessível a todos e ajuda a diminuir o trânsito caótico das cidades.
Aí sim é sabedoria parabéns pelo seu trabalho Wendel de Brasília ótimo vídeo garota 😅e vamos pedalar
A maioria dos pais não querem ter trabalho com os filhos e dessa maneira, deixam que fiquem em casa na frente da TV, celular ou video game e assim, as crianças de hoje, são sedentárias. Tenho um filho de 14 anos que era bem assim, tentei levá-lo para andar de bike, mas andava na marra e preferia jogar video game e foi aí que a mãe dele teve a ideia de colocá-lo na natação e graças a Deus ele gostou e gostou tanto, que não perde uma aula sequer. Eu na idade dele praticava esporte de manhã na escola, à tarde na Educação Física e hoje aos 51 anos ainda pedalo e treino 5 vezes por semana na academia.
Aqui em União da Vitória e Porto União, divisa entre PR e SC, a molecada ainda usa a bike para tudo. Usam bikes de MTB, transformam bikes tipo "Barra Forte", entre outras. Bem diferente da realidade violenta das grandes cidades.
Ótimo conteúdo., é exatamente isso mesmo temos que mudar o pensamento dessa juventude.
Começei a pedalar de verdade no meu 1 ano do ensino médio com 15 anos , primeiro queria me locomover mais rápido mas sem ser dependente de ônibus ou uber, acabou que hoje em dia tenho 17 e não largo minha bike, considero a como transporte, vou com ela até pra padaria aqui no bairro que é bem pertin kkkkkk. Se eu soubesse o quão ativa e também prática a bike tornaria minha rotina de transporte teria continuado a pedalar na infância.... Bem, pelo menos não perdi minha adolescência pro sedentarismo e eu também coloco essa tocha pra frente influenciando outras pessoas.
O caminho é difícil mesmo, sou professora de educação física e pedalo, há muitos anos comecei a organizar na escola, um passeio de bike e por 3 vezes que agendei uma data, a escola inventava um outro evento no mesmo dia e como estava sem apoio, acabei desistindo, porque iamos pedalar no Parque do Ibirapuera porque no perímetro da escola seria impossível eu trabalhava em Diadema e além de muitos morros envolveria a prefeitura, policiais e além disso o motorista do ônibus ficou bravo (com toda a razão) de eu ter trocado a data do evento várias vezes pois ele tinha outras pessoas para atender. Mas sempre falei muito de bicicleta na escola para eles. Eu adova os passeios ciclísticos da primavera que tinha antigamente, eram muito bons! Bem que a prefeitura podia resgatar isso...
A bike deu sentido na minha vida! Estava com mais de 110kg, não aguentava nada. hoje em dia consigo faer 100km em estradão, nem eu acredito kkk Deatalhe não tem nem 1 ano que comecei a pedalar, em 10 meses eu perdi mais de 30kg e esse ano, vou competir.
É simplismente inacreditável o que a bike fez comigo em tão pouco tempo!
tenho 31 anos
Concordo plenamente com vc Renata, os jovens estão sumindo, minha filha correu duas provas , ela tem 13 anos , teve que correr com as mulheres com o dobro da idade dela, pois não tinha categoria para ela
Excelente posicionamento. Valeu Renata.
É isso, Renata! Reflexões fundamentais! Adorei o vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pelo vídeo Renata. Pedalar pode previnir o adoecimento psiquico.😊
Exelente abordagem, ótimo tema para mais vídeos, obrigado e saúde e felicidade querida. ❤
Muito bom esse video, informações super importantes, muito obrigado Renata, que Deus lhe abençoe sempre!
Minha história com a bike: Aos 8 anos minha falecida Mãe comprei uma aro 20 com quadro de ferro e tals, lembro que era uma Zummi uma bike super símples e eu andei muito, acho que uns 2 anos e depois já em 2012 minha Mãe compreou uma aro 26 vermelha, porém essa tinha marcha, mas infelizmente roubaram a minha bike na frente de casa enquanto fui beber água e mêses depois ganhei outra bike Zummi aro 26 vermelha também com branco eu acho e depois de um tempo o quadro trincou, então vendi ela por 50 reais kkkkk fui besta fui neh mas eu não tinha cabeça alguma e em 2020 comprei uma bike aro 26 de alumínio de um amigo e gastei muito nela, deixei a bike top demais com aro aero da Vzan novos, amortecedor e tals, tentei vendee por 600 mas às pessoas não dão esse valor em uma aro 26 então peguei 400 nela, com a aro 26 rodei até esse ano de 2024 e agora estou com uma aro 29 zerada, zerada de cor vermolho vivo kkkkk o vermelho me persegue. Meu trabalho é 1km eu acredito ou menos e eu vou de bike e volto também, chego às 00:00 em casa. Bike eu sempre andei e gostei muito e nunca vou abandonar a bike, eu não troco uma bike por uma moto nem com o carai, eu ainda não fiz um percuso bem distante, mas tenho vontade e pra finalizar em 2021 e 2022 eu rodei a cidade inteira fazendo ifood de bike com a aro 26, era uma bike boa demais e uma vez peguei a BR isso às 12:00 e acho que era uns 8Km pra ganhar 8 reais e uns quebrados vey, eu nem tinha almoçado, estava magro demais já que nessa época eu tava passando nessecidade e tals mas graças a Deus sempre tive uma boa resistência na bike, hoje estou empregado e bem.❤ Bike é vida e numca abandonem a bike porque é zero custo e o coração e pulmão agradeçe. Peimeira bike em 2008 com 8 anos e hoje tenho quase 24 anos, estou ficando velho.😢
Renata simplesmente perfeito o seu Vídeo!.😄👏👏🙌🚲🙏
Análise acertiva.
Excelente demais! Parabéns!
Renata! Parabéns mais uma vez pelo seu vídeo!
Muito bom!! Compartilhando em 3, 2, 1...
Seu melhor vídeo até hj.
Ótima reflexão 👏👏👏👏👏
Parabéns pelo vídeo, muito relevante!
Você é maravilhosa!!!!
Obrigado pelo depoimento.
Achei lindo, minha filha de 9 anos está assim😢
A ANSIEDADE !!! Essa geração está com essa "epidemia" os problemas emocionais ansiedade e depressão !!! A fluoxetina está em alta pra essa geração.
Realmente é mesmo assim Renata, tenho um filho, que nas horas de folga adora ficar jogando videogame,me lembrando sempre dá violência urbana que tem tomado conta da cidade
Ótimo video e reflexão
Parabéns Renata
Renata faço 20km todos os dias de casa para o trabalho só uso a magrela
estava comentando a poucos dias com um colega ciclista, nos grupos de passeio de bike, cicloturismo e afins, a maioria tem mais de 30, só vejo pessoal mais novo nas periferias com as wheeling bikes, mas num numero reduzido. Crianças pedalando só em parques e olha lá, esta raro de ver.
Outros tempo, outros interesses, outras oportunidades.
Quem garate que se no nosso tempo tivéssemos estas tecnologias não faríamos o msm.
A minha raiva maior é a falta de segurança pública e Com tanto roubo de bicicletas atualmente eté eu parei de pedar.
Como sempre um ótimo vídeo. Um vídeo de opinião, mas não uma opinião vazia, baseada em nada. Compartilharei no grupo da minha tropa de escoteiros sêniors.
Como dizemos no movimento escoteiro.
Grato, grato, gratíssimo!!!
Só do tempo do night bike aqui em Manaus na década de 90 agora não tem mas esse evento aqui na minha cidade o pessoal tá muito sedentário mesmo
Essas criança não sabem mais, sequer, serem crianças. Eu ainda tenho minha bicicleta monark e busco sobrinhos netos na escola com uma blitz.
Adoram. Eu dou bicicleta de presente pras minhas crianças desde cedo e não só bicicletas. Natal, aniversário,é skyte, velocípede, patins e por aí vai. Ser criança é importante. Pena que aqui no Rio a maioria dos bairros não tem ciclovia.
Excelente Matéria!
É, somos viciados nas telinhas é o preço da tecnologia bom de um lado mas ruim de outro pois tudo é no celular até mesmo pela desgraça que foi a pandemia acabou com tudo,vidas perdidas, negócios arruinados lojas de bike fecharam e por aí vai...muito triste esta realidade ficou a saudade de um tempo que não volta mais do que éramos e nunca mais podemos ser...escravos da tecnologia viciante e alucinada da vida moderna...😞📱
Melhor vídeo 😊😊😊
Amo bicicleta, adoro pedalar com minha esposa, por vezes ando 200km de carro para pedalar 40km de bike com ela. Mas a grande realidade é a insegurança. Medo de perder a vida para uma vítima da sociedade. Enquanto o povo amar bandido, o honesto continuará atras das grades, que ele mesmo teve que comprar.
eu q o diga, sou ao contrário, pedalei a vida inteira, desde o bicicross e estou na speed , mas voltar a pedalar está bizarro de complicado. A vida pesa, mas ate hoje, mesmo sedentário, tenho as marcas benéficas do ciclismo em minha saúde, minhas pernas são tão fortes quanto antes, impressionante, e perna saudável é velhice saudável e olha q tô c 51 kkkk
Lá em Viamão RS tem um baita parque o saint Hilaire mas tá fechado desde a pandemia e até agora nada de resolução quando vai abrir
Bike éh Legal 😜
Parabéns !!
TO TENTANDO TRAZER OS MEUS AMIGOS PARA A BIKE. Sempre quis ser profissional na bike só começei a pedalar de verdade agora.
Que vídeo maravilhoso
Salveee. E para ajudar a Educação Pública Estadual OBRIGA que alunos fiquem nas telas 8 aulas por dia dentro das escolas. Além da cobrança de lições de casa que também são realizadas na frente se telas. Infelizmente o Governo não se preocupa com a saúde da população. Lamentável.
O que eu fico triste é a insegurança amo andar de bike porem ando sempre preocupado se vou voltar com ela ou não
A inflação também tem um pouco de culpa nesse meio, infelizmente o preço pra praticar qualquer esporte esta muito caro hoje em dia!
Renata, adultos podem substituir as atividades aeróbicas na proporção de cinco vezes de meia hora por três vezes de cinquenta minutos. Meu cardiologista recomendou.
Sempre fui ativo quando agora tô inc2ntivandk meu filho ..de 7 anos ..
a gente precisa de manos carros na rua.... pq na situação atual não tenho coragem de colocar minha irmã pra pedalar na rua.... infelizmente
Estou passando por isso aqui Renata....comprei uma bike para minha filha e só tá criando poeira....😢
Tenho convicção que os 2 jovens que roubaram minha BICICLETA ou possam fazer um bom uso dela ou do dinheiro que fizeram com sua venda. Agora, quanto a se perderem ou não, já não digo nada.
muito bom
Cidades muito violentas, lembro que quando arrumei meu primeiro estágio comprei uma bicicleta e na primeira volta no bairro tentaram me roubar e já tinha perdido uma bicicleta velha levada do quintal, infelizmente tivemos governos que incentivaram o crime travestido de revolução...