É algo impressionante saber que quando olhamos uma 🌟 estrela ou qualquer objeto no universo estamos olhando pro passado.Essas distâncias bugam o cérebro de qualquer um.
Olá Sérgio, muito bom dia. Entendí o fato do sensor da Gaia ficar saturado com o excesso de brilho da estrela, o que fico a pensar é porque com tanta tecnologia hoje em dia, os engenheiros, já prevendo esse tipo de problema, não projetaram um sensor com algum dispositivo, tipo um filtro ou coisa semelhante para compensar o excesso de brilho e até mesmo o próprio diâmetro angular da estrela, pois Betelgeuse é das poucas que se consegue ter medidas de diâmetro angular, dado seu enorme tamanho. Penso que deveria ter algo pra descontar essas particularidades, ou talvez, simplesmente ela não foi feita pra isso....? Outra coisa que lembrei é que na Paralaxe tem mais fatores complicadores, como o movimento próprio da estrela e do sistema solar...
depende da missão, o objetivo da missão Gaia não é medir a posição das estrelas mais brilhantes, então o sensor dela foi desenvolvido para ser muito sensível ao brilho de estrelas mais distantes, para poder entender a estrutura, a forma da Via Láctea, assim sendo, as estrelas mais brilhantes são penalizadas nesse processo, mas como eu falei, não é um defeito, é o objetivo da missão.
Este tipo de medida fauta contabilizar onde ela estar HOJÉ, 724 anos luz e onde ela estava tem que descontar quanto ela movimentou e em que direção em 724 anos já pensou nisto.
Sérgio faz um ou uma série de vídeos sobre o cálculo da distância no universo.como era feita no tempo newton, como é feita hoje para pequenas,médias e grandes distâncias no universo.
Hum. Serdio, se Gaia fica saturada com Beteugeuse. Ela fica no momento que ela esta em maior ou menor intensidade de brilho? Pq se for no maior ok. Mas se em seu menor brilho? Não daria pra ser usada? Aguardo resposta.
Bom dia Sergio! Adoro os videos cara! Que tal um vídeo sobre SUPERNOVA E SEUS TIPOS, pq é muito confuso.... não sei a diferença entre TIPO I - Ia - Ib - II é bem confuso isso é também falar sobre os remanescentes bem como das supernova registradas
Referente as viragens interplanetárias: Se viemos de seres unicelulares deveríamos enviar para esses exoplanetas um pouco de matérias ou ate mesmo os tardígrados que ainda estariam vivos, pronto garantiremos a continuidade de todas as especies. Simples não precisamos ir, já que não podemos sobreviver tanto tempo no espaço...
Olha que doideira, estamos querendo vê uma explosão que já aconteceu há 724 anos luz atrás, olhamos pro céu e vemos todos os dias uma ilusão de tudo que já passou!!
Ilusão não parceiro, quando vc olha pro céu vc vê a realidade pura nua e crua, só vê o passado porque a luz leva tempo pra viajar até aqui. Mas ilusão não é não. VIDE DICIONÁRIO
Pois é. Fico pensando nisso. Tudo que a gente vê no céu são imagens do passado. Até a imagem da Lua leva um ou dois segundos pra chegar na gente. Nada no céu acontece em tempo real.
Próxima centauri é um estrela anã, pouco maior que Júpiter, portanto ela não vai explodir. Porém se tivesse uma estrela supermassiva na distância de 5 anos luz, aí sim provavelmente seríamos extintos com a explosão da mesma.
Nessas contas eles levam em conta o movimento das estrelas pq quando a terra ta num ponto a estrela ta num ponto quando a terra de 180 a s estrelas ja percorreram uma distancia legal
Então quer dizer que o Corpo que vai apagar Betelgeuse agora em Dezembro , já passou a todo esse tempo atrás , já que estamos vendo a luz dela no passado ???
Sérgio, recentemente você reclamou do fato de o Brazil não ter investido em iniciativas de pesquisa espacial, para nossa sorte, parece que foi só você fazer a reclamação que te ouviram, saiu uma boa nova logo depois do seu vídeo, o Brasil irá construir um mega radiotelescopio acho que na Paraíba, gostaria muito de que você fizesse um vídeo sobre isso, porque parece que irão pesquisar sobre matéria escura, seria esclarecedor um vídeo seu sobre a importância e o impacto dessa iniciativa.
DOSE DUPLA MUITO BOM SERJÃO,MAS PODE SER DOSE TRIPLA NÉ KKKKKKK MANDA MAIS JÁ SOU VICIADO E ESSE VÍCIO É BOM DEMAIS VIU EU RECOMENDO KKKKKKK TAMO JUNTO SEMPRE MELHOR CANAL DO UA-cam E COM OS MAIORES MACRO FONES DO UNIVERSO 👏👏👏👏👏😂😂😂👍@SPACETODAY
Pelo tamanho dela ela e imensa comparada com o sol vc nos vemos os brilho das estrelas mais e de anos e séculos atrás devido as imensas distâncias do espaço...
DUVIDA: como que então as onda gravitacionais chegaram no ligo ! entao a onda gravitacional é mais rapido que luz?? se as anomalias gravitacionais respingaram no LIGO sera que ela ja nao explodiu antes??
me respondam : se eu viajar ate betelgeuse , vou olhar a terra a 600 anos no passado . correto ? tenho 40 anos .se eu viajar a uma estrela com 39 anos luz de distancia , poderei ver minha mae gravida de mim mesmo ???? se , hipoteticamente eu tenha um super telescopio e aponte para a terra ??? e consiga ver a cidade as pessoas !!
É impossível para nós com a tecnologia de hoje chegar até próxima centauri que é a nossa estrela vizinha a 4,2 anos luz, imagina nós chegar até betelgeuse que está estre 600 e 800 anos luz
físico respeitado Abraham Loeb defende que o objeto Oumuamua pode ser um artefato de uma civilização inteligente do espaço profundo Fonte: revista Galileu
A luz...sua intensidade...sua força...enfim... podemos observar, detectar e tentar medir, mas apenas iremos conseguir medir com precisão após sentir os efeitos de possíveis alterações. Em alto-mar... ao observar um relâmpago no horizonte, poderei ter uma noção de sua distância após escutar o estrondo do trovão. Em alguns casos...podemos observar, mas sequer escutar o trovão...pela distância do evento, o som perdeu sua força de propagação e não foi o suficiente para ouvir o efeito. A nossa noção de tempo, espaço e velocidade não é compatível com o universo como um todo. Tentamos sempre encaixar a solução com o limite da velocidade da luz e tempo em ano luz. Mas nem sempre o que se observa está mesmo na distância em que se imagina e nem sempre a velocidade da luz pode ser uma barreira para alguns eventos mais poderosos. Luz, onda, gravidade, velocidade,tempo e distância... se ainda está podendo ser observado...provalvente significa que a fonte emissora ainda está ativa. Pulso...onda...luz...brilho... o flash do evento pode ser muito maior...a luz sendo mais rápida que a luz. O tempo de observação de alguns eventos...e suas alterações detectadas não são sempre uma constante. A variação detectada, a distância...o tempo de observação...deveriam respeitar um determinado valor...mas não. Como no caso da m87...(se não me engano)...que mostra o pulso te material ejetado se dissipando e perdendo intensidade em um intervalo de 5(cinco) anos. detectamos o evento...porém sua distância ainda não é exata. E apenas foi detectado pq ainda está lá...caso já estivesse extinto...não teríamos detectado dessa forma. Talvez apenas após sentir alguma alteração em sensores e etc com alguma significância...caso contrário seria dissipado antes mesmo de qualquer coisa. Ou seja...olhar para o céu...não é bem exatamente olhar para o passado. Imagine se o Sol explodisse... iríamos ver na hora...porém iria demorar oito(8)minutos para sentir o efeito ou menos...dependendo da intensidade da força. como disse antes...a velocidade da luz é uma barreira para a nossa ciência...e não para os eventos do universo.
É fácil fazer esse tipo de medida?? Sim, se vc tiver instrumentos precisos modernos. Tycho Brahe argumentava que as estrelas estavam próximas (E que Galileu estava errado) justamente pq não era possível ver o parallax estelar. Se não me engano, só conseguimos construir instrumentos precisos o suficiente pra medir parallax estelar lá pela metade do século XIX... e isso das estrelas mais próximas. 300 milhões de km de distancia entre os dois pontos mais distantes da órbita Terrestre, vcs 45 trilhões de km da estrela mais próxima... A maneira mais fácil do pessoal imaginar essas distâncias é trocar KM por CM e dividir os valores por 1 milhão. A órbita da Terra vira 3 metros de diametro. A estrela MAIS PRÓXIMA então está a 45 milhões de cm... 45 km de distancia.
Salve, Sr. Sacani ! Um excelente vídeo, com uma informação completamente inteligível. Esse tema é muito importante, dado que muitas pessoas criticam a astrometria e a ridicularizam. Gostaria que o Sr. fizesse um vídeo sobre o tal Nibiru, que também é designado por outros nomes. Pode parecer para muitos ridículo falar sobre isso, mas a verdade é que existe muita desinformação sobre isso. Já sei que, se o fizer, será profundamente xingado de tudo quanto é nome, mas sei que o Sr. não se importa com isso. Desde já lhe agradeço. Tudo de bom !
não vi melhora alguma nas medidas já que simplesmente aumentou a distância mas a margem de erro aumentou para quase 100 anos luz, então foi apenas perda de tempo
É possível, hipoteticamente falando, impedir que uma estrela exploda e vire uma supernova, do tipo drenar ela para virar só uma anã branca ou coisa parecida?
Creio eu que não, já que uma anã branca é o que sobra de uma supernova, além disso, drenar uma estrela só aceleraria o processo, já a manutenção da estabilidade de uma estrela se deve ao equilíbrio entre a gravidade e a reação de fusão nuclear do hidrogênio.
Na verdade, se uma estrela gigante como BETELGEUSE tiver o azar de cruzar com um buraco negro, ele teria que estar com muita fome pra devorar a estrela o quanto antes, no caso da BETELGEUSE, nem um buraco negro na altura do campeonato impediria que ela explodisse, não daria tempo de devorala.
Eis que vc chega do rolê as duas da matina , vai assistir marotamente um Space Today .... e o Salve Salve do Sergião Explode o audio como uma supernova e acorda a casa toda kkkkkkkkkkkk
Grande Sergio! Informação oportuna e de qualidade, sem alarmismos inúteis!
todo meu conhecimento sobre astronomia eu aprendi atráves do seu canal , obrigada sucesso, esse é o melhor canal de todos!!
Nossa que chupada
Cana de açúcar?
@@BATMAN-my2zd Só prestou atenção no erro, brasileiro é uma coisa triste mesmo.
@@diegowanderley3589 an? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@Cezar_Akbar É verdade
Interessante, Betelgeuse está em alta ultimamente.
Em baixa. Perdeu brilho. 🤣😂🤣😂🤣😂🤣
É algo impressionante saber que quando olhamos uma 🌟 estrela ou qualquer objeto no universo estamos olhando pro passado.Essas distâncias bugam o cérebro de qualquer um.
Boa explicação Sérgio.
Olá Sérgio, muito bom dia. Entendí o fato do sensor da Gaia ficar saturado com o excesso de brilho da estrela, o que fico a pensar é porque com tanta tecnologia hoje em dia, os engenheiros, já prevendo esse tipo de problema, não projetaram um sensor com algum dispositivo, tipo um filtro ou coisa semelhante para compensar o excesso de brilho e até mesmo o próprio diâmetro angular da estrela, pois Betelgeuse é das poucas que se consegue ter medidas de diâmetro angular, dado seu enorme tamanho. Penso que deveria ter algo pra descontar essas particularidades, ou talvez, simplesmente ela não foi feita pra isso....? Outra coisa que lembrei é que na Paralaxe tem mais fatores complicadores, como o movimento próprio da estrela e do sistema solar...
depende da missão, o objetivo da missão Gaia não é medir a posição das estrelas mais brilhantes, então o sensor dela foi desenvolvido para ser muito sensível ao brilho de estrelas mais distantes, para poder entender a estrutura, a forma da Via Láctea, assim sendo, as estrelas mais brilhantes são penalizadas nesse processo, mas como eu falei, não é um defeito, é o objetivo da missão.
Mais um ótimo trabalho, querido Professor! Obrigada!😘🌹🌹
Este tipo de medida fauta contabilizar onde ela estar HOJÉ, 724 anos luz e onde ela estava tem que descontar quanto ela movimentou e em que direção em 724 anos já pensou nisto.
Garanto que teve gente fechando os dois zoios!!!! Kkkkk
Te acompanho a partir da China, gosto muito do teu canal.
Sérgio faz um ou uma série de vídeos sobre o cálculo da distância no universo.como era feita no tempo newton, como é feita hoje para pequenas,médias e grandes distâncias no universo.
Sacane cada vídeo seu é uma aula. Adorei!
Valeu obrigado
Muito esclarecedor , gostei !!!!!
Viva a astronomia Sergio!
trabalhando agora na madrugada e curtindo seus vídeos!
Obrigada/gratidão!
O melhor canal de astronomia do mundo ...
Melhor canal astronomia excelente trabalho!
Valeu sacanny , ótimo cálculo, é assim mesmo nos cálculos matemáticos e físicos ! Tamos juntos !
Show voadora nó like 👍🌎📡🚀🛰️ 🔭💫💥
Hum. Serdio, se Gaia fica saturada com Beteugeuse. Ela fica no momento que ela esta em maior ou menor intensidade de brilho? Pq se for no maior ok. Mas se em seu menor brilho? Não daria pra ser usada? Aguardo resposta.
Meu Deus, matemática e física são fenomenais...
Ótimo vídeo e obrigado pela atenção no Twitter!
Eu estou vendo o vídeo, e ao mesmo tempo olhando para ela... 😁😁
Só falta um telescópio melhor! 😌
Parabéns mais uma vez fantástico bom saber as atualizações
E se usassem uma sonda em órbita de Júpiter pra medir a paralaxe? Uma órbita bem maior talvez tenha uma melhor precisão.
Betel, a minha favorita!⭐
A minha tbm 😍
Como não conhecia seu canal??? Muito show!!!
Parabéns pelo excelente vídeo muito explicativo e alta qualidade, mais um alias, obrigado space today 👏 👏 👏 👏 👏
Bom dia Sergio! Adoro os videos cara! Que tal um vídeo sobre SUPERNOVA E SEUS TIPOS, pq é muito confuso.... não sei a diferença entre TIPO I - Ia - Ib - II é bem confuso isso é também falar sobre os remanescentes bem como das supernova registradas
Sergio
Quanto tempo vai durar o brilho da explosão da estrela?
Referente as viragens interplanetárias:
Se viemos de seres unicelulares deveríamos enviar para esses exoplanetas um pouco de matérias ou ate mesmo os tardígrados que ainda estariam vivos, pronto garantiremos a continuidade de todas as especies. Simples não precisamos ir, já que não podemos sobreviver tanto tempo no espaço...
@@laerteoliveira7923 também acho
A luz emitida provocaría aumento na temperatura e danos a visao direta?
Cara vc é inteligente de mais...da um nó na mente..kkk
Muito bom de assistir esses vídeos sobre esses assuntos , LIKE !!!
Interessante! Ótimo vídeo!
Ok Sérgio, mas quando vamos saber sobre a "chuvarada" fos neutrinos?
Observei-a ontem e estava bem fraquinha mesmo...
Gostei! Valeu!!!
Salve serjao! Mais um ótimo trabalho, valeu
O efeito gravitacional de onda gravitacional pode encurtar o espaço tempo de até quanto, com a explosão dessa estrela?
Manda o nome da música da tua vinheta aí para NÓIS , Serjao !!!
Semelhança de triangulos ?
Ou Óptica ?
Ótimo vídeo
CONTAIADAAAA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VC FALA IGUAL A NÓS BEM MINEIRINHO 👏👏👏👏👏👏🔭🎤🎤🎤@SPACETODAY
Bom dia meu amigo
Ecelente documentos
o professor Afonso mandou um abraço
Ainda bem que está longe, se estivesse a 4 anos luz, estaríamos condenados quando ela explodir
a menos de 50 anos luz sentiríamos efeitos radiativos
cdzwagner1 mas não a ponto de causar estragos significativos
Acho que 50 anos luz é a distância máxima que uma explosão de supernova pode destruir tudo, me corrijam se eu estiver errado.
@@tosemfreiogames mandou bem
tosemfreio acho que depende da massa estelar
Video maravilhoso!! Muito bom.
Quanto tempo leva pra ela colapsar implodindo pra depois explodir? A última supernova durou 8 meses 2000 anos atrás
Olha que doideira, estamos querendo vê uma explosão que já aconteceu há 724 anos luz atrás, olhamos pro céu e vemos todos os dias uma ilusão de tudo que já passou!!
É incrível. Buga a mente da gente.
Ilusão não parceiro, quando vc olha pro céu vc vê a realidade pura nua e crua, só vê o passado porque a luz leva tempo pra viajar até aqui. Mas ilusão não é não. VIDE DICIONÁRIO
Pois é. Fico pensando nisso. Tudo que a gente vê no céu são imagens do passado. Até a imagem da Lua leva um ou dois segundos pra chegar na gente. Nada no céu acontece em tempo real.
724 anos, sem o luz.
@@collector355 Exato.
Qual a estrela super gigante que pode virar super nova mais próxima da Terra? É essa? Se não for faz um vídeo sobre essa estrela. Abs
É realmente complicado!
Qual a origem desde nome ?
E se próxima-centaure explodir, causaria algum dano na vida na terra?
Impossível próxima centauri explodir, pois é uma anã vermelha menor que o sol
Próxima centauri é um estrela anã, pouco maior que Júpiter, portanto ela não vai explodir. Porém se tivesse uma estrela supermassiva na distância de 5 anos luz, aí sim provavelmente seríamos extintos com a explosão da mesma.
Proxima centauri não tem massa pra virar supernova
A distância mínima é de 50 anos-luz
A distância mínima é de 50 anos-luz
Se explodiu por quanto tempo ficará visível a expansão?
Um pena que meu professor não explicou qual a aplicação prática da trigonometria, eu teria prestado mais atenção!
Nessas contas eles levam em conta o movimento das estrelas pq quando a terra ta num ponto a estrela ta num ponto quando a terra de 180 a s estrelas ja percorreram uma distancia legal
Então quer dizer que o Corpo que vai apagar Betelgeuse agora em Dezembro , já passou a todo esse tempo atrás , já que estamos vendo a luz dela no passado ???
É só diminuir o ISO da Gaia... Kkk
Excelente vídeo, parabéns Sergião👏🏻👏🏻👏🏻
Sergião vou colaborar com o canal quero ser membro.. preciso saber sobre o planeta cometa.
Sérgio lindo bjo
Qual a estrela mais próxima do nosso sistema solar que pode acontecer esse evento?
Top!
Muito bom
724 anos luz de distância a betelgeuse
Sérgio, recentemente você reclamou do fato de o Brazil não ter investido em iniciativas de pesquisa espacial, para nossa sorte, parece que foi só você fazer a reclamação que te ouviram, saiu uma boa nova logo depois do seu vídeo, o Brasil irá construir um mega radiotelescopio acho que na Paraíba, gostaria muito de que você fizesse um vídeo sobre isso, porque parece que irão pesquisar sobre matéria escura, seria esclarecedor um vídeo seu sobre a importância e o impacto dessa iniciativa.
É bem ali.
A não, pensei que fosse nesse final de semana
DOSE DUPLA MUITO BOM SERJÃO,MAS PODE SER DOSE TRIPLA NÉ KKKKKKK MANDA MAIS JÁ SOU VICIADO E ESSE VÍCIO É BOM DEMAIS VIU EU RECOMENDO KKKKKKK TAMO JUNTO SEMPRE MELHOR CANAL DO UA-cam E COM OS MAIORES MACRO FONES DO UNIVERSO 👏👏👏👏👏😂😂😂👍@SPACETODAY
Da lhe Serjão.
Parece uma coisa até chata de se falar mas ontem tirei uma foto e apareceu outro sol era mais ou menos 17:00 as 17:15.
Esta sem som aqui
Eu não vi a estrela hoje, pq ta nublado e começou a chover.
Antares 770 anos luz?
Pelo tamanho dela ela e imensa comparada com o sol vc nos vemos os brilho das estrelas mais e de anos e séculos atrás devido as imensas distâncias do espaço...
Se a gente chegar a ver o super nova dela, como seria? De noite e dia seria possível ver de qualquer lugar do planeta?
Provavelmente deve demorar para ela virar super nova
@@joaopaulobarbosadeoliveira8046 eu sei, mas quis dizer um "possível explosão" nos dias atuais.
@@joaopaulobarbosadeoliveira8046 mas acabei de lembrar que, a constelação de Órion só visível no céu à NOITE, no período entre novembro e março.
*ASTROMETRIA... PARABÉNS!!!
Com a nossa tecnologia tudo é muito distante.
DUVIDA: como que então as onda gravitacionais chegaram no ligo ! entao a onda gravitacional é mais rapido que luz?? se as anomalias gravitacionais respingaram no LIGO sera que ela ja nao explodiu antes??
Não.
Pô seria muito legal ver ela virar uma super Nova
me respondam : se eu viajar ate betelgeuse , vou olhar a terra a 600 anos no passado . correto ? tenho 40 anos .se eu viajar a uma estrela com 39 anos luz de distancia , poderei ver minha mae gravida de mim mesmo ???? se , hipoteticamente eu tenha um super telescopio e aponte para a terra ??? e consiga ver a cidade as pessoas !!
Então betelgeuse já explodiu?
Otimo vídeo.. parabens👏👏👏.... Obs: fico me perguntando quem foram as 17 criaturas que deram deslike nesse vídeo 😩
É impossível para nós com a tecnologia de hoje chegar até próxima centauri que é a nossa estrela vizinha a 4,2 anos luz, imagina nós chegar até betelgeuse que está estre 600 e 800 anos luz
"Laikei" como sempre
Se ela explodir hoje, então significa que pra nós não fará diferença, pq não iremos ver nada certo?
físico respeitado Abraham Loeb defende que o objeto Oumuamua pode ser um artefato de uma civilização inteligente do espaço profundo
Fonte: revista Galileu
A luz...sua intensidade...sua força...enfim... podemos observar, detectar e tentar medir, mas apenas iremos conseguir medir com precisão após sentir os efeitos de possíveis alterações.
Em alto-mar... ao observar um relâmpago no horizonte, poderei ter uma noção de sua distância após escutar o estrondo do trovão.
Em alguns casos...podemos observar, mas sequer escutar o trovão...pela distância do evento, o som perdeu sua força de propagação e não foi o suficiente para ouvir o efeito.
A nossa noção de tempo, espaço e velocidade não é compatível com o universo como um todo.
Tentamos sempre encaixar a solução com o limite da velocidade da luz e tempo em ano luz.
Mas nem sempre o que se observa está mesmo na distância em que se imagina e nem sempre a velocidade da luz pode ser uma barreira para alguns eventos mais poderosos.
Luz, onda, gravidade, velocidade,tempo e distância... se ainda está podendo ser observado...provalvente significa que a fonte emissora ainda está ativa.
Pulso...onda...luz...brilho... o flash do evento pode ser muito maior...a luz sendo mais rápida que a luz.
O tempo de observação de alguns eventos...e suas alterações detectadas não são sempre uma constante.
A variação detectada, a distância...o tempo de observação...deveriam respeitar um determinado valor...mas não.
Como no caso da m87...(se não me engano)...que mostra o pulso te material ejetado se dissipando e perdendo intensidade em um intervalo de 5(cinco) anos.
detectamos o evento...porém sua distância ainda não é exata.
E apenas foi detectado pq ainda está lá...caso já estivesse extinto...não teríamos detectado dessa forma.
Talvez apenas após sentir alguma alteração em sensores e etc com alguma significância...caso contrário seria dissipado antes mesmo de qualquer coisa.
Ou seja...olhar para o céu...não é bem exatamente olhar para o passado.
Imagine se o Sol explodisse... iríamos ver na hora...porém iria demorar oito(8)minutos para sentir o efeito ou menos...dependendo da intensidade da força.
como disse antes...a velocidade da luz é uma barreira para a nossa ciência...e não para os eventos do universo.
2019? Ou 2020?
É fácil fazer esse tipo de medida?? Sim, se vc tiver instrumentos precisos modernos.
Tycho Brahe argumentava que as estrelas estavam próximas (E que Galileu estava errado) justamente pq não era possível ver o parallax estelar.
Se não me engano, só conseguimos construir instrumentos precisos o suficiente pra medir parallax estelar lá pela metade do século XIX... e isso das estrelas mais próximas.
300 milhões de km de distancia entre os dois pontos mais distantes da órbita Terrestre, vcs 45 trilhões de km da estrela mais próxima...
A maneira mais fácil do pessoal imaginar essas distâncias é trocar KM por CM e dividir os valores por 1 milhão.
A órbita da Terra vira 3 metros de diametro. A estrela MAIS PRÓXIMA então está a 45 milhões de cm... 45 km de distancia.
Esta estrela está próximo da constelação de Órion 👽
Se ela explodisse hj nós não teríamos condições de saber pelas ondas gravitacionais?
Voadora com tudo no peito do like
Salve, Sr. Sacani !
Um excelente vídeo, com uma informação completamente inteligível. Esse tema é muito importante, dado que muitas pessoas criticam a astrometria e a ridicularizam.
Gostaria que o Sr. fizesse um vídeo sobre o tal Nibiru, que também é designado por outros nomes. Pode parecer para muitos ridículo falar sobre isso, mas a verdade é que existe muita desinformação sobre isso. Já sei que, se o fizer, será profundamente xingado de tudo quanto é nome, mas sei que o Sr. não se importa com isso.
Desde já lhe agradeço. Tudo de bom !
não vi melhora alguma nas medidas já que simplesmente aumentou a distância mas a margem de erro aumentou para quase 100 anos luz, então foi apenas perda de tempo
É possível, hipoteticamente falando, impedir que uma estrela exploda e vire uma supernova, do tipo drenar ela para virar só uma anã branca ou coisa parecida?
Só um buraco negro consegue fazer isso.
Creio eu que não, já que uma anã branca é o que sobra de uma supernova, além disso, drenar uma estrela só aceleraria o processo, já a manutenção da estabilidade de uma estrela se deve ao equilíbrio entre a gravidade e a reação de fusão nuclear do hidrogênio.
Na verdade, se uma estrela gigante como BETELGEUSE tiver o azar de cruzar com um buraco negro, ele teria que estar com muita fome pra devorar a estrela o quanto antes, no caso da BETELGEUSE, nem um buraco negro na altura do campeonato impediria que ela explodisse, não daria tempo de devorala.
Coloca um buraco negro próximo dela para sugar a massa dela....ou seja impossível...
Titanicamente, é possível sim, só falta os recursos.
Eis que vc chega do rolê as duas da matina , vai assistir marotamente um Space Today .... e o Salve Salve do Sergião Explode o audio como uma supernova e acorda a casa toda kkkkkkkkkkkk
oi
Salve Sérgio primeiroo