Sou idoso, tenho 57 dos quais 50 de pedal forte. Pedalei várias e a penúltima, uma MTB Specialized hardrock 29. Trouxe uma gravel de entrada da Inglaterra, uma Pinnacle Arkose. Nunca mais pedalei a MTB. Me sinto com 19 anos pedalando essa bike, inclusive com as mesmas marcas. Cada um com sua trajetória e sua história. Saúde e bons pedais pra todos. OSS!
Irmão eu pedalo Gravel a 1 ano, então se eu puder te ajudar ae vai umas dicas. 1>A calibragem do Pneu é IMPORTANTÍSSIMO para você pedalar com conforto, se tiver vibrando a bike a ponto de causar desconforto abaixa a calibragem do pneu, principalmente quando for trechos de terra. 2> Nas descidas usa o Drop de baixo , vai ter muito mas muito mas segurança, controle da bike e é o melhor acesso para os freios caso precisar acessar com urgência. 3> Essa parte de dor nas mãos é costume, nos primeiros pedais meus foram terríveis pois pensamos que não estamos mas estamos segurando o Drop com muita força e isso faz com que as vibrações seja absorvidas tudo por nós. 4> Usar duas fitas de qualidade no guidão, você vai ver a diferença absurda que tem em relação a conforto e a pegada.
Grande Moisés, muito feliz por você!!! A gravel realmente é uma bike que encanta. Como vc pediu aí no vídeo alguma observação que pudesse contribuir, vou deixar as minhas. Os pneus realmente são a suspensão da gravel, tente acertar a calibragem, pois não é normal ela pular tanto quanto a sua pulou no estradão. Pra efeito de comparação, eu usava 20 psi na frente e 25 psi atrás, num pneu 45mm e eu pesando 80kg. Vc parece ser bem mais leve que eu, mas seu pneu é mais fino (40mm). Essa calibragem que eu usava, ficava bem confortável e não perdia a perfomance. Também usava tubelles. Vi que vc ainda vai fazer o bikefit, mas me pareceu que seu STI tá baixo e a mesa parece longa pra vc. A gravel, se torna mais gostosa com uma configuração mais confortável, menos aero. Deixa essa configuração aero para os "bola de fogo", que fazem média de 40km/h kkkkkk... Ou seja, essa mesa longa + STI baixo, vai doer as mãos mesmo. Mas com o bikefit que vc vai fazer, isso vai ser resolvido. Agora uma percepção pessoal após 12.000km com a gravel! Fuja desses "enxertos" que estão fazendo nas gravels, tipo mesa com molas, suspenção dianteira (graap, rockshox, outras), canote de selim, com molas, pneus muito largos (caso sua gravel não seja própria pra isso). Pra vc ter idéia, eu tô usando pneu 50mm na minha, tá uma bosta!!! kkkkkk... pior coisa que eu fiz nela. O pneu é de mtb, ou seja, não é próprio pra isso. Pneus de gravel são completamente diferentes. Pneus largos em bikes não preparadas, mudam completamente o comportamento da bike, tipo, deixa a bike mais alta em relaçao ao solo, muda o centro de gravidade, etc. Fiz e não gostei. Conclusão, ao invés de investir em "enxertos" bestas, é melhor deixar ela original e ter uma mtb ou speed, pra andar em locais próprios pra cada uma delas. Espero ter contribuído, meu amigo! Bons pedais!!!
Fiz um Teste Drive com uma Gravel da Specialized em 2020. Fui pesquisando por vídeos, Podcasts, buscando informações. Viajo de Bicicleta há oito anos. E minha intenção principal era passar pro garfo rígido para agregar garupeira dianteira, o que na suspensão da MTB não achei uma solução que me convencesse. Fui fazendo uma adaptação na MTB pedalando com a suspensão travada para ir acostumando à falta dela. Finalmente em dezembro de 2021 comprei a Sense Versa e já fiz uma viagem pelo litoral SC, RS. Apaixonei🥰 Passei o ano com pedais pequenos e novamente nas férias deste ano fiz uma trip pelo nordeste por 6 semanas,1500km com esta Gravel.Apaixonante! A adaptação à Gravel foi conciliando o uso, as conversas com amigos graveleiros, conhecimentos de ergonomia, Educação Física, biomecânica. O que mais gosto na Gravel é o sincronismo da Bicicleta e Ciclista. A falta da suspensão a gente compensa com o movimento dos braços, com a flexão do cotovelo como se fossem as molas, amortecendo a "pulação" que na MTB é macia. Os braços trabalham bem mais na Gravel justamente por fazer a função de amortecer. É importante observar posição de mãos, alternar a pegada no guidão drop que oferece pegadas diferentes. Pra sentar e evitar este desconforto, recorri a investir num bom selim. Feminino, próprio à nossa anatomia. Na Sense Versa fiz uma alteração na configuração de 50x36 para 42x30. Sora para Alívio. Pedivela de 170 para 175. Meu quadro é S. Na volta da minha cicloviagem, tive ela danificada no vôo da gol 😐 e adquiri a Swift Enduravox GR Adventure Disc. Estou testando este modelo. Mas do que tenho experimentado com a Gravel há um ano e meio e perguntando muuuuuito aos amigos que também são graveleiros, dificilmente quem experimenta a Gravel, não permanece com ela. É uma experiência diferenciada. Sim. Não é. Um tratorzão que passa em cima de tudo como a MTB. Não tem a pretensão de ser meio MTB, meio estradeira como uma speed. Mas ela é versátil. À mudança de terreno - e vale lembrar a importância de parar e adequar a calibragem sim. Para nosso conforto. São minutinhos de esvaziar ou encher um pouco os pneus que fazem toda a diferença. Para mim que viajo muito de bicicleta, foi a melhor solução! A melhor experiência! Também adequado o formato de alforges para BikePacking e a Gravel parece ter sido feita para isso. Enfim. Ainda tenho a minha MTB. Tenho uma E-bike urbana. Mas minha queridinha hoje, adivinha??? Gravel ❤ Mais no @gloriaadgloria
Eu acho que o sentido da Gravel é pra quem pega muito asfalto, geralmente asfalto ruim, e de vez em quando pega estradão de terra, porque numa speed você não consegue andar no asfalto brasileiro e muito menos na terra. Quem gosta de trilha e expedição 100% em estrada de chão, é melhor manter na MTB.
Estou ensaiando para uma gravel já tem algum tempo, já tive speed e vou dizer que você tem razão, nunca vendi uma mtb a ponto de ficar sem este tipo de bike! Faz um caminho da fé e saberás do que falo, quatro dias em cima de uma bike pedalando bruto o dia inteiro literalmente, tem que ter o mínimo de conforto! Fazer uma saída de um dia, até vai de gravel, mas tenta quatro para ver como termina!
Cara, eu uso essa mesma Gravel ai com pneu 40mm " Não me vejo voltando para MTB" e olha que tenho 1,82m e peso 120kg kkkkkkkk achei o meu bike fit caseiro perfeito, ando em trilhas macabras com a turma da MTB, asfalto, estradão, na verdade nem olho para terreno eu meto a cara sem dó, sem falar nos longão, com a turma do ROAD eu fico quieto na roda deles kkkkkk, não tenho muita frescura com bike não, eu só vou e vou!!!
Não tenho experiência com gravel, apenas com MTB com garfo rígido. Mas como os princípios são os mesmos, vou deixar algumas dicas: - Use os braços e o corpo para amortecer os impactos, como se eles fossem uma suspensão. Vai melhorar muito o conforto e aliviar as pancadas nos braços; - Boas luvas e manoplas fazem muita diferença. No seu caso, uma fita melhor pode ajudar; - A calibragem do pneu é importantíssima! Depois dê uma olhada na calculadora de pressão de pneus da Silca. Muito útil e vai lhe dar um ponto de partida para ajudar a calibragem ideal; - Ajustar a posição das manetes (STI no caso) também ajuda no conforto; - Pela ausência de suspensão, escolher a linha mais adequada é fundamental. É a diferença entre chegar inteiro ou quebrado ao final do pedal.
Olhaí, Nairon, sou graveleiro também! As dicas que eu te passo são: boa fita de guidom ( tem umas mais macias, outras nem tanto. Pode colocar uma fita fina e depois uma mais grossa). Usar uma luva com almofadas maiores e mais macias. Rodar com 10 libras a menos no cascalho, pra amortecer melhor. Na estrada de terra procurar os caminhos mais lisos, evitando o areal sempre que possível, pois escorrega um pouco.
Assistindo só agora em 2024. Adoro Mtb. Aliás, prefiro, sinto-me mais seguro como num tanque de guerra. Tenho uma cannondale topstone 3 sora e é muito boa de pedalar. Mas gravel eu já fazia, sem saber, lá nos anos 70 com nossas Caloi 10. Aqui na serra gaúcha a gente pegava estradão, pedras, paralelepípedo, saía pra acampar com mochila na costas; era muito bom. Gastamos aquelas bikes. Minha segunda Caloi 10 de 1979 está pendurada na parede!!
Tenho uma oggi velloce, vendida originalmente como speed, mas aceita pneus tam 700x45 e aos poucos estou transformando ela em uma gravel. E convenhamos, gravel é muito melhor que mtb e speed :D Parabens pela nova bicicleta!!!
Cara fica tranquilo que vai se acostumar, nos primeiros dias ate me arrependi de ter comprado a Soul Spry 2023, mas agora encaixei na bike, ótima para viagens longas, diferente de td, a alma da Gravel são os pneus! Valeu pelo vídeo!
Há uns meses, eu adquiri uma Sense Versa Comp também. Posso resumir tudo em uma palavra: diversão. Tive várias das primeiras impressões que você teve. Por ser mais arisca, ela te obriga a estar mais atento e focado em cada trecho, cada tipo de terreno. Me sinto uma criança se divertindo na bike. É uma sensação incrível. Sinto que a suspensão da MTB - pelo menos para quem é ciclista amador - nos acostuma mal. Suavizar os terrenos off-road é tentar transformar a sensação de pedalar na terra em uma experiência mais parecida com o asfalto. Entende o que quero dizer? A gravel é o oposto disso; nela você está em contato constante com o chão, e isso é excelente. Não troco essa experiência por nada, e quando a grana me permitir fazer um upgrade, vou ter outra gravel.
Dou sempre 5 estrelas para os motoristas de aplicativo independente da viagem e do carro. São guerreiros! Já no UA-cam só dou like no que realmente agrega informação ou diversão que me agrada. Inscrição então, nossa! Difícil. Mas like nos seus vídeos são fato. Inscrição, fiz agora após esse excelente vídeo! Abraços.
Se você ainda não tentou contato, poderia tentar o contato com a proshock de eles emprestarem ou vocês negociaram pra você testar a suspensão especifica pra gravel que eles tem. Eles emprestaram para o junior para ele testar a Onix Viber a um bom tempo atrás, com isso acredito que eles poderiam te emprestar pelo menos pra teste de divulgação do produto deles
Rapaz. Vale à pena experimentar a pegada do guidão drop. É justamente aí que se tem a grande diferença da experiência da Gravel. A posição dos braços, diferente do guidão da MTB, permite que os braços fiquem na posição ergonômica. Na MTB as mãos espalmadas parte baixo deixam o braço em rotação. No drop, as mãos posicionadas com o dedão para cima e espalmadas para dentro, deixam os braços numa posição "natural", permitindo um conforto nos braços sem tensionar os ombros e possibilitamos aquele movimento próprio de amortecer com os cotovelos. É tudibão! Vale experimentar e ver se você se adapta. Para mim, além de todo o pacote que a gravel representa, a principal diferença está no guidão. Neste posicionamento de braços e trazendo o corpo da gente mais à frente, muda a biomecânica do movimento para pedalar. A gente imprime força mais eficiente nas pernas. É uma experiência que apaixona... 😃
@@susisaito concordo, mas o problema é que encarece mais a montagem já que o conjunto de manetes é guidão costuma custar bem mais caro que os padrão MTB. Eu penso nessa parte também. Mas quem sabe.
@@PorDentrodoJogo dê uma conversada com alguém que possa te passar mais informações. O que meu Bike Fiter me sugeriu, foi pegar minha MTB e trocar o guidão, mantendo o sistema de troca de marcha e freio sem o STI. Que é a peça mais cara. Que envolve trocar de peças que encarecem. Seria uma forma de experimentar a pegada drop. Que realmente proporciona uma outra experiência. Vale tentar se informar 😉
Essa não é uma Versa Evo não? kkk Seja bem-vindo ao Gravel! Sou dono de uma Versa Comp 2022 e só considero MTB agora se for pra single track! Se algum dia estiver por Curitiba dê um grito pro pessoal do @CWGravel que a gente te leva nas rotas maneiras de gravel da região!
Hehe, você descendo estrada cheio de pedras e sem suspensão, para mim estava no lugar errado com essa bike, imagina fazer um pedal mais longo, arrebenta tudo os pulsos, braços e ombros, era só para demonstrar, ok, mas efetivamente o conforto vale mais... boa sorte e saúde!
Olá pessoal. Estou querendo adquirir uma gravel, mas como, no momento estou sem grana, coloquei pneus 33 e 32 (de ciclocross) na minha speed (a traseira ficou no limite). Mas dá pra se divertir na terra, mesmo com freios ferradura. Quem não tem cão... 😂
Eu acho que o Moisés não queria que a esposa escutasse o quanto ele pagou na gravel😂😂😂 Brincadeira Moisés, parabéns por mais uma conquista, o seu canal ainda vai longe se Deus quiser!!!
Tenho 59 anos e pedalo Mtb e Gravel ,realmente gravel e divertida pula como um cabrito pela leveza do garfo mas e praseirozo conduzila no estradão valeu pela postagem.😃
Cara eu uso essa bike tb faz um tempo. Eu regulei no bike fit coloquei um avanço menor focou mt melhor, não precisa ficar tão esticado. Recomendo bike fit você e a bike vão virar um só e vai se sentir extremamente seguro pra descer no drop.
Show de bola, Moisés! Tenho uma versa evo. Gosto muito dela. É uma bike que pede pra acelerar! A suspensão dela é o pneu da frente. Costumo andar com 40 de calibragem. Dá mais conforto.
Comprei uma Gravel (também uma Sense Comp) tem uns 4 meses + ou - e estou apaixonado. Para quem curte cicloturismo e não pode ter uma Road para asfalto e uma MTB para trilhas, esse estilo de bike atende super bem. Você anda rápido no asfalto, não como uma Speed, mas vc vai no barro e a Speed não, todavia não tem o conforto de uma MTB nas trilhas mas anda mais que uma MTB no asfalto!
Uma dica pra vc … continue sendo esse cara sensacional que vc parece ser e pelo pouco q te conheço …. Tô reiniciando nesse mundo agora e pessoas como vc me inspiram !! Forte abraço !!!
É isso aí Moises. Acompanhando sempre seus videos . Com meus 70 anos já não tenho o mesmo pique seu. Mas continuo nos meus pedais, mais estradões e algumas trilhas bem ligts. Sempre tirando bons proveitos das suas dicas. Abração meu amigo. Abração para nosso professor e amigo Oscar. Tenho acompanhado as provas que vcs tem participado e acho muito massa esse sistema que adotaram de um ir no pelot da frente e o outro registrando o que acontece no pelot de traz. Show demais. Ricardo- BH
Tenho Gravel a 2 Anos , confesso q ando muito menos de MTB depois q adquiri minha Gravel, acho que hj não fico mais sem , ando todos os dias pra tudo , resolvi tudo o que tenho de fazer , MTB os gastos são muito de manutenção, as manutenções eu mesmo faço , vc não vai se arrepender
Boa Moisés, parabéns pela aquisição e pelo projeto. Bike top!! Tenho a msm Versa Comp, só que 2022 na cor creme. Na questao da dor na mão, a falta do garfo de carbono e o freio mecânico judia bastante mesmo. Nao tem muito que fazer, mas a boa noticia é que com o tempo acostuma e passa a doer menos!
Recalco que el comentario de AryelMarques es muy acertado totalmente cierto, además agrego que aqui en Uruguay en mi zona el asfalto no es bueno no ando en calles de tierra pero pero la gravel que me arme KSW es genial para andar en ciudad también
Cada um na sua e o importante é isso estar se divertindo com a bike... Muitos dizem que a gravel é o melhor dos dois mundos, mas pra mim é o pior dos dois mundos. Mas volto a dizer essa é a minha opinião e oque vale é a experiência de cada um, pra mim não rola mas pra muitos ela é divertida e é isso que vale.
Que vídeo show, meu amigo! Comprei uma Oggi Veloce (a loja vendia como speed, mas pneu 32 é Gravel!). Comprei p experimentar (loucura, não comprei um notebook novo q precisava p trabalhar e gastei o mesmo valor pp comprar uma bike q não precisava mas q era um sonho de criança e agora estou mais liso que pneu de speed - e sem o notebook 😂🤷) Não estranhei a pegada no STI pq na MTB uso muito o Bar End. A frenagem tb está sendo fácil, minhas mãos são grandes, mesmo no STI alcanço os freios sem problemas. Delícia no asfalto. Mas sofre bem nas irregularidades. Estrada de chão só se tiver em boas condições, sem muitas costelas vaca, pedras, buracos etc. Ainda não encarei subida, só fiz dois pedais, estou devendo.
Complementando: Pneus duros, ausência total de suspensão, dão velocidade mas fazem com que a gente absorva totalmente os impactos, e ao final do pedal o corpo está doído. Definitivamente é bem diferente da MTB. Mas não dá para dizer se é melhor ou pior, mas com certeza é muito bom. Minha paixão era a MTB, e agora vivo num triângulo amoroso com a MTB e a Gravel😂
Fala Moisés, no video vc disse que esta com grupo Sora, usando um cassete 11x36, se for 36 mesmo, te aconselho a mudar pro original que é 11x34 pra nao forçar o cambio, percebo que toda adaptaçao que meus amigos fazem da mais manutençao, pois gasta muito mais rapido corrente e outros componentes... Outra observação é, vc vai perceber em pouco tempo que essa realação é pesada pra gravel... forte abraço
Parabéns por mais essa conquista que Deus continue abençoando você e este canal maravilhoso. No momento não é o tipo de bike que me atrai e, sinceramente até um tempinho atrás eu nem sabia que existia. Parabéns mais uma vez pela bike que é linda.
A pegada do guidão da gravel em terra precisa ser de forma mais leve para receber menos impacto no corpo, em especial, nas mãos. No começo, há um ano, sentia dores no corpo, mesmo após o bike fit. Mas com o tempo aprendi a pegada firme, mas sem apertar o guidão. E os braços precisam estar levemente dobrados.
Chegou o vídeo sobre o modelo de bike que estou muito interessado em comprar. Meu maior receio em relação a Gravel são os freios, depois nos passe um feadback sobre eles por favor ! Parabéns pelo vídeo e sinceridade sobre a bike !!! PS : Na expectativa de muitos vídeos sobre Gravel, abraços !!!
So fuja do freio nutt. Esse é um perigo. Perdi o freio os dois na descida. Quase bati num muro arrastei a sapatilha no asfalto por uns 200 metros ou mais ate parar. Troquei pelo tektro C550 acho que e isto duplo pistao. Ai ficou show. É mecanico. So as gravel top de linha vem c hidraulico. A minha é a soul spry. Adoro prdalo mais ela que minha MTB
@@marcelocavanhamarcucci2486 muito obrigado pelo feedback, tenho pânico de descidas e freios são prioridade no assunto Gravel. Já vou pesquisar sobre o tektro, abraços !!!
Ola! Venho acompamhando seus videos a um tempo. E parabens por tudo! Tb. Venho assistindo varios videos de gravel. Eh tenho uma mtb. E tinha tb uma mtb mais simples com garfo rigido. Essa utilizava mais p/ pedais urbanos e ate nas estradas de chao e trilhas curtas. Acabei q vendi numa negociaçao. Esta me fazendo mt falta p esses pedais e pedais sozinho tb. Esses pedais costumava ser mais asfalto. Resumindo; acho q vou arriscar comprar uma gravel. E logico, sem abrir mao da minha mtb. Abraçao!
Cara, estou sofrendo com minha Caloi Comp nas subidas, por ela ser pesada. Pensei em pegar uma Gravel por ser mais leve. Mas, depois de ver essa tremedeira aí, vou é diminuir o peso da minha! 😂 Você parace que advinha tudo que a gente pesquisa. Parabéns.
@@MinhaBikeLifeStyle A postura é a mesma, só muda o conforto,eu tenho as duas. Mas é uma opção para quem quer uma bike mais agressiva,sem abrir mão do conforto de pedalar.
Em 1983 comprei minha primeira bike oficial. Uma caloi 10 azul metálica.... que sensação!!! Mas como a usava no dia a dia não se mostrou adequada para as ruas do Rj, por conta do trânsito com aquele guidon e as rodas finas por conta das ruas.... Acho que fui um dos primeiros a instalar guidon cross nela. Foi a melhor escolha em termos de conforto para o meu pedal. Desde então só MTB mesmo não pegando trilhas. (Que vou começar em breve) A Gravel me soa como um retrocesso no conforto da pilotagem. É a volta de sensações do passado com canelas duras e posição de manobras difíceis. Não compro essa tendência não.
Mais um ótimo vídeo. Estou pensando seriamente em adquirir uma gravel e o modelo que gostei foi, por coincidência, essa da Sense. Achei que já irias comprar um terreno ali por volta dos 20 minutos kkkkkkk Parabéns Moisés pela nova aquisição e que, junto com as alegrias de pedalar a nova bike, venham mais conteúdos de qualidade ;)
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos graças a seu fidbek referente a esta bike acabei comprando a um mês atrás uma igual porem azul é muito top a experiência de rodar com ela.Forte abraço e parabéns pelos belos conteúdos.
Tenho uma gravel assistida da Specialized com amortecedor que alivia muito as pancadas no guidom. Um delícia de bike e eu sou do enduro e me adaptei,uso ela pra treinos rápidos !
Eu instalei pneus híbridos na minha MTB, pois pedalo essencialmente no asfalto. E na primeira vez que pedalei num terreno acidentado, pelo amor de Deus! A danada pulava que nem pipoca!😂😂😂 Como o trecho era curto eu não mexi na pressão dos pneus, mas na teoria, fui orientado a diminuir a pressão para pedalar nos trechos "gravel", que ela irá de boa. Veremos.
Fica bem nítido pelo vídeo de ver tudo que você fala, talvez pra terrenos acidentados como esse que você passou seja um pouco complicado a gravel, eu estou pensando em pegar uma mas eu ando mais no asfalto mesmo pensando em desempenho porque no meio do trânsito eu preciso de uma que tenha o máximo de desempenho no asfalto
Valeu Moisés Parabéns por essa pedalada vejo que você é um profissional vou trabalhar para chegar aí você é muito bom cara. Não falo da baike por que não entendo nada. 😂
@@MinhaBikeLifeStyle E aí Moisés eu considero você como pro você pedala bem realmente show de bola e os vídeos que você bota no UA-cam são show tô aprendendo muito valeu.👍😁
Qdo vc vem da speed é que percebe que a gravel é mais confortável. Mas quando vem de MTB pra gravel o baque é grande, o conforto, dirigibilidade é muito pior.. Full suspension então nem se fala, não tem como nem comparar. Já tem uns modelos caríssimos de gravel com suspensões menores.. Com certeza o futuro do mercado aponta pra isso.. mas vc podia ter segurado no guidão pegando em cima como nas mtb em vários trechos, nos trechos de asfalto bom pra descansar, nos trechos de terra piores pra melhorar o controle e pra dar mais força na subida.. Passados vários meses desde esse vídeo vc já deve ter se habituado com essas coisas. "bergamota" tive que procurar no google kkk
Olá, tenho minha desde 2019. Agora recentemente mudei a relação dela. Coloquei uma coroa 34 e o Cassete 11 -51. Ainda não pedalei, mas farei brevemente. Ideal é se adaptar. Colocando tubelles fica mais macio, baixando a calibragem e sobrepondo uma fita de guidão mais macia também. No meu caso sobrepus a original. E só alegrias.
Parabéns pela bike e pelo vídeo, bem vindo ao mundo gravel, esse mundo de possibilidades, de diversão, de aventura, algo que só quem já andou em uma gravel sabe o que eu estou falando, quem ainda não conhece essa bike fica a convite, permita-se viver essa experiência incrível. 👏👏👏👏👏
Não vai ficar bom. O quadro de uma gravel é mais curto que o de um de MTB e se você compensar essa diferença usando uma mesa curta, a Bike ficar com a frente muito instável. Eu sugeriria comprar um quadro adequado ou então montar em cima de uma MTB antiga, mas lembrando de levar em consideração o tamanho do quadro.
Outra dica é que eu refiz o bike fit , pois troquei o selim e guidom. Ficou bacana, bike tá encaixada. A resenha sobre Gravel é bastante longa. O meu uso é recreativo, mas gosto das cicloviagens também. E a Gravel é ideal pra isso.
Também estou encantado com essa bike. Para um conforto melhor das mãos, sugiro comprar uma luva com gel que me ajudou bastante. Quanto mais gel melhor.
Que vídeo divertido !! Uma dica: nas descidas, pega na parte de baixo do drop, como tem flare, ela te dá mais segurança. E a pegada é essa mesma: não apertar muito o guidão, só controlar a direção . Abração
Top o vídeo me ajudou a criar um "Norte" digamos, estou querendo vender minha MTB e pegar uma Gravel exatamente igual a sua hehe. estou pesquisando bastante a respeito, acho que vou fazer uma boa escolha ja que acho a modalidade gravel bem daora!
Adquiri uma Gravel Sense comp 2022 depois de sempre usar uma MTB e tive as mesmas impressões. A bike roda super bem, sinto ela mais leve e a pedalada parece que impulsiona melhor que uma MTB. Também tive os desconfortos nas mãos e cotovelos, lombar... mas justificável pela ausência do bike fit. Subi a serra do Rio do Rastro, foi um pedal bem forte por conta da relação 34-36 (senti falta da vovozinha das mtbs), tudo compensado pela decida. Animal!!! Por fim é bem como falasse: É um pedal diferente, mas nem de perto é ruim.
Top a bike Moisés! Logo vc acostuma com o desconforto foi assim quando peguei a Speed de treino as primeiras vezes. Eu sou loco para troca a minha speed por uma grável para nao ficar amarrado a andar só no asfalto quando sai de speed para treinar. Um garfo de carbono e guidon no futuro ajudaria um pouco no conforto. Abraço!
Tenho uma monster geavel com quadro de uma TSW JUMP 27,5 e rodas 29 pneu 2.10 grupo STI sora de 9 velocidades e cambio Alívio 11/36 e2 coroas 24/36, muito confortável!
Cara, bem honesta tua visao e real, me senti no vídeo! Gosto disto no teu canal, pedal para gente normal no aspecto físico, financeiro, etc. show! Em relação a gravel, faz tempo que estou neste namoro, mas não abandono minha mtb, sempre me atende no urbano, estradão e viagens! Gostaria de ter uma gravel como alternativa, pois certamente e mais rápida e mais leve que uma mtb e se aplica em alguns cenários! Em relação a tua escolha passou um visão que o lado afetivo foi mais forte (rsrs), fiquei me perguntando por que não: Soul spry apex, trek checkpoint, Oggi veloce disc, visto que é possível encontrar nesta faixa de preço (usada e em boas condições) e com o grupo melhor?
Sou idoso, tenho 57 dos quais 50 de pedal forte. Pedalei várias e a penúltima, uma MTB Specialized hardrock 29. Trouxe uma gravel de entrada da Inglaterra, uma Pinnacle Arkose. Nunca mais pedalei a MTB.
Me sinto com 19 anos pedalando essa bike, inclusive com as mesmas marcas.
Cada um com sua trajetória e sua história.
Saúde e bons pedais pra todos. OSS!
Sensacional
Idoso amigo ? Idoso com 57 ?? E pedalando ainda ?? És um garoto !!👏👏👏
Tenho 55 e 40 de pedal, acho que sua concepção de idoso deve ser revista.
Excelente relato. Mais um ponto a favor da Gravel.
Luiz Oliveira, 57 anos idoso , não, não...tem muito pedal pela frente se Deus permitir. 🚵♂️
Irmão eu pedalo Gravel a 1 ano, então se eu puder te ajudar ae vai umas dicas.
1>A calibragem do Pneu é IMPORTANTÍSSIMO para você pedalar com conforto, se tiver vibrando a bike a ponto de causar desconforto abaixa a calibragem do pneu, principalmente quando for trechos de terra.
2> Nas descidas usa o Drop de baixo , vai ter muito mas muito mas segurança, controle da bike e é o melhor acesso para os freios caso precisar acessar com urgência.
3> Essa parte de dor nas mãos é costume, nos primeiros pedais meus foram terríveis pois pensamos que não estamos mas estamos segurando o Drop com muita força e isso faz com que as vibrações seja absorvidas tudo por nós.
4> Usar duas fitas de qualidade no guidão, você vai ver a diferença absurda que tem em relação a conforto e a pegada.
Obrigado por todas as dica, atiualemnte já me sinto melhor, mais confiante e bem confortavel, grande abraço emu amigo
Grande Moisés, muito feliz por você!!! A gravel realmente é uma bike que encanta. Como vc pediu aí no vídeo alguma observação que pudesse contribuir, vou deixar as minhas.
Os pneus realmente são a suspensão da gravel, tente acertar a calibragem, pois não é normal ela pular tanto quanto a sua pulou no estradão. Pra efeito de comparação, eu usava 20 psi na frente e 25 psi atrás, num pneu 45mm e eu pesando 80kg. Vc parece ser bem mais leve que eu, mas seu pneu é mais fino (40mm). Essa calibragem que eu usava, ficava bem confortável e não perdia a perfomance. Também usava tubelles.
Vi que vc ainda vai fazer o bikefit, mas me pareceu que seu STI tá baixo e a mesa parece longa pra vc. A gravel, se torna mais gostosa com uma configuração mais confortável, menos aero. Deixa essa configuração aero para os "bola de fogo", que fazem média de 40km/h kkkkkk... Ou seja, essa mesa longa + STI baixo, vai doer as mãos mesmo. Mas com o bikefit que vc vai fazer, isso vai ser resolvido.
Agora uma percepção pessoal após 12.000km com a gravel! Fuja desses "enxertos" que estão fazendo nas gravels, tipo mesa com molas, suspenção dianteira (graap, rockshox, outras), canote de selim, com molas, pneus muito largos (caso sua gravel não seja própria pra isso). Pra vc ter idéia, eu tô usando pneu 50mm na minha, tá uma bosta!!! kkkkkk... pior coisa que eu fiz nela. O pneu é de mtb, ou seja, não é próprio pra isso. Pneus de gravel são completamente diferentes. Pneus largos em bikes não preparadas, mudam completamente o comportamento da bike, tipo, deixa a bike mais alta em relaçao ao solo, muda o centro de gravidade, etc. Fiz e não gostei. Conclusão, ao invés de investir em "enxertos" bestas, é melhor deixar ela original e ter uma mtb ou speed, pra andar em locais próprios pra cada uma delas.
Espero ter contribuído, meu amigo! Bons pedais!!!
Obrigado pelo apoio
Fiz um Teste Drive com uma Gravel da Specialized em 2020. Fui pesquisando por vídeos, Podcasts, buscando informações. Viajo de Bicicleta há oito anos. E minha intenção principal era passar pro garfo rígido para agregar garupeira dianteira, o que na suspensão da MTB não achei uma solução que me convencesse. Fui fazendo uma adaptação na MTB pedalando com a suspensão travada para ir acostumando à falta dela. Finalmente em dezembro de 2021 comprei a Sense Versa e já fiz uma viagem pelo litoral SC, RS. Apaixonei🥰
Passei o ano com pedais pequenos e novamente nas férias deste ano fiz uma trip pelo nordeste por 6 semanas,1500km com esta Gravel.Apaixonante! A adaptação à Gravel foi conciliando o uso, as conversas com amigos graveleiros, conhecimentos de ergonomia, Educação Física, biomecânica.
O que mais gosto na Gravel é o sincronismo da Bicicleta e Ciclista. A falta da suspensão a gente compensa com o movimento dos braços, com a flexão do cotovelo como se fossem as molas, amortecendo a "pulação" que na MTB é macia. Os braços trabalham bem mais na Gravel justamente por fazer a função de amortecer. É importante observar posição de mãos, alternar a pegada no guidão drop que oferece pegadas diferentes.
Pra sentar e evitar este desconforto, recorri a investir num bom selim. Feminino, próprio à nossa anatomia.
Na Sense Versa fiz uma alteração na configuração de 50x36 para 42x30. Sora para Alívio. Pedivela de 170 para 175. Meu quadro é S.
Na volta da minha cicloviagem, tive ela danificada no vôo da gol 😐 e adquiri a Swift Enduravox GR Adventure Disc. Estou testando este modelo. Mas do que tenho experimentado com a Gravel há um ano e meio e perguntando muuuuuito aos amigos que também são graveleiros, dificilmente quem experimenta a Gravel, não permanece com ela. É uma experiência diferenciada.
Sim. Não é. Um tratorzão que passa em cima de tudo como a MTB. Não tem a pretensão de ser meio MTB, meio estradeira como uma speed. Mas ela é versátil. À mudança de terreno - e vale lembrar a importância de parar e adequar a calibragem sim. Para nosso conforto. São minutinhos de esvaziar ou encher um pouco os pneus que fazem toda a diferença.
Para mim que viajo muito de bicicleta, foi a melhor solução! A melhor experiência! Também adequado o formato de alforges para BikePacking e a Gravel parece ter sido feita para isso.
Enfim. Ainda tenho a minha MTB. Tenho uma E-bike urbana. Mas minha queridinha hoje, adivinha??? Gravel ❤
Mais no @gloriaadgloria
Que se sacuonal esse seu relato, muito obrigado por dividir sua experiência conosco, grande abraço.
Eu acho que o sentido da Gravel é pra quem pega muito asfalto, geralmente asfalto ruim, e de vez em quando pega estradão de terra, porque numa speed você não consegue andar no asfalto brasileiro e muito menos na terra. Quem gosta de trilha e expedição 100% em estrada de chão, é melhor manter na MTB.
Valeu pelo feedback
Eu ando só no estradao
Concordo totalmente!
Concordo 100%
Estou ensaiando para uma gravel já tem algum tempo, já tive speed e vou dizer que você tem razão, nunca vendi uma mtb a ponto de ficar sem este tipo de bike! Faz um caminho da fé e saberás do que falo, quatro dias em cima de uma bike pedalando bruto o dia inteiro literalmente, tem que ter o mínimo de conforto! Fazer uma saída de um dia, até vai de gravel, mas tenta quatro para ver como termina!
Cara, eu uso essa mesma Gravel ai com pneu 40mm " Não me vejo voltando para MTB" e olha que tenho 1,82m e peso 120kg kkkkkkkk achei o meu bike fit caseiro perfeito, ando em trilhas macabras com a turma da MTB, asfalto, estradão, na verdade nem olho para terreno eu meto a cara sem dó, sem falar nos longão, com a turma do ROAD eu fico quieto na roda deles kkkkkk, não tenho muita frescura com bike não, eu só vou e vou!!!
ok, obrigado amigão
Não tenho experiência com gravel, apenas com MTB com garfo rígido. Mas como os princípios são os mesmos, vou deixar algumas dicas:
- Use os braços e o corpo para amortecer os impactos, como se eles fossem uma suspensão. Vai melhorar muito o conforto e aliviar as pancadas nos braços;
- Boas luvas e manoplas fazem muita diferença. No seu caso, uma fita melhor pode ajudar;
- A calibragem do pneu é importantíssima! Depois dê uma olhada na calculadora de pressão de pneus da Silca. Muito útil e vai lhe dar um ponto de partida para ajudar a calibragem ideal;
- Ajustar a posição das manetes (STI no caso) também ajuda no conforto;
- Pela ausência de suspensão, escolher a linha mais adequada é fundamental. É a diferença entre chegar inteiro ou quebrado ao final do pedal.
Excelente, agradeço demais pela riqueza de detalhes nas dicas
Olhaí, Nairon, sou graveleiro também! As dicas que eu te passo são: boa fita de guidom ( tem umas mais macias, outras nem tanto. Pode colocar uma fita fina e depois uma mais grossa). Usar uma luva com almofadas maiores e mais macias. Rodar com 10 libras a menos no cascalho, pra amortecer melhor. Na estrada de terra procurar os caminhos mais lisos, evitando o areal sempre que possível, pois escorrega um pouco.
Agradeço pelp apoio e palas dicas
É isso aí. Duas fitas sobrepostas ajudam bastante a amenizar a trepidação.
Eu coloquei uma fita por cima dessa original depois que gastou ficou top
Assistindo só agora em 2024. Adoro Mtb. Aliás, prefiro, sinto-me mais seguro como num tanque de guerra. Tenho uma cannondale topstone 3 sora e é muito boa de pedalar. Mas gravel eu já fazia, sem saber, lá nos anos 70 com nossas Caloi 10. Aqui na serra gaúcha a gente pegava estradão, pedras, paralelepípedo, saía pra acampar com mochila na costas; era muito bom. Gastamos aquelas bikes. Minha segunda Caloi 10 de 1979 está pendurada na parede!!
Que bacana
Tenho uma oggi velloce, vendida originalmente como speed, mas aceita pneus tam 700x45 e aos poucos estou transformando ela em uma gravel. E convenhamos, gravel é muito melhor que mtb e speed :D
Parabens pela nova bicicleta!!!
Obrigado pelo feedback amigão.
Cara fica tranquilo que vai se acostumar, nos primeiros dias ate me arrependi de ter comprado a Soul Spry 2023, mas agora encaixei na bike, ótima para viagens longas, diferente de td, a alma da Gravel são os pneus! Valeu pelo vídeo!
Obrigado pelo apoio e pelas dicas
Há uns meses, eu adquiri uma Sense Versa Comp também. Posso resumir tudo em uma palavra: diversão. Tive várias das primeiras impressões que você teve. Por ser mais arisca, ela te obriga a estar mais atento e focado em cada trecho, cada tipo de terreno.
Me sinto uma criança se divertindo na bike. É uma sensação incrível.
Sinto que a suspensão da MTB - pelo menos para quem é ciclista amador - nos acostuma mal. Suavizar os terrenos off-road é tentar transformar a sensação de pedalar na terra em uma experiência mais parecida com o asfalto. Entende o que quero dizer? A gravel é o oposto disso; nela você está em contato constante com o chão, e isso é excelente.
Não troco essa experiência por nada, e quando a grana me permitir fazer um upgrade, vou ter outra gravel.
Sensacional
Dou sempre 5 estrelas para os motoristas de aplicativo independente da viagem e do carro. São guerreiros!
Já no UA-cam só dou like no que realmente agrega informação ou diversão que me agrada. Inscrição então, nossa! Difícil. Mas like nos seus vídeos são fato. Inscrição, fiz agora após esse excelente vídeo! Abraços.
Muito obrigado pela confiança, fico feliz demais mesmo em saber que gostou. Um grande abraço
Se você ainda não tentou contato, poderia tentar o contato com a proshock de eles emprestarem ou vocês negociaram pra você testar a suspensão especifica pra gravel que eles tem. Eles emprestaram para o junior para ele testar a Onix Viber a um bom tempo atrás, com isso acredito que eles poderiam te emprestar pelo menos pra teste de divulgação do produto deles
Sim, tenho contato com eles, tentaremos
Vendo o video em fev/24 e voltando a pedalar devagarinho. Bom ver a minha região no YT. Um salve de Criciuma!
Que show, tmj
Ou seja, a gravel é o que a MTB era nos anos 80/90, um negócio mais raiz rs. Em breve vou montar uma, mas com guidão de MTB mesmo.
Quase isso mesmo
Rapaz. Vale à pena experimentar a pegada do guidão drop. É justamente aí que se tem a grande diferença da experiência da Gravel. A posição dos braços, diferente do guidão da MTB, permite que os braços fiquem na posição ergonômica. Na MTB as mãos espalmadas parte baixo deixam o braço em rotação. No drop, as mãos posicionadas com o dedão para cima e espalmadas para dentro, deixam os braços numa posição "natural", permitindo um conforto nos braços sem tensionar os ombros e possibilitamos aquele movimento próprio de amortecer com os cotovelos. É tudibão! Vale experimentar e ver se você se adapta. Para mim, além de todo o pacote que a gravel representa, a principal diferença está no guidão. Neste posicionamento de braços e trazendo o corpo da gente mais à frente, muda a biomecânica do movimento para pedalar. A gente imprime força mais eficiente nas pernas. É uma experiência que apaixona... 😃
@@susisaito concordo, mas o problema é que encarece mais a montagem já que o conjunto de manetes é guidão costuma custar bem mais caro que os padrão MTB. Eu penso nessa parte também. Mas quem sabe.
@@PorDentrodoJogo dê uma conversada com alguém que possa te passar mais informações. O que meu Bike Fiter me sugeriu, foi pegar minha MTB e trocar o guidão, mantendo o sistema de troca de marcha e freio sem o STI. Que é a peça mais cara. Que envolve trocar de peças que encarecem. Seria uma forma de experimentar a pegada drop. Que realmente proporciona uma outra experiência. Vale tentar se informar 😉
Deu certo a adaptação dos trocadores e manetes no guidao drop?
Essa não é uma Versa Evo não? kkk
Seja bem-vindo ao Gravel! Sou dono de uma Versa Comp 2022 e só considero MTB agora se for pra single track! Se algum dia estiver por Curitiba dê um grito pro pessoal do @CWGravel que a gente te leva nas rotas maneiras de gravel da região!
Obrigado pelas boas vindas, e não é a Evo não, acontece que no modelo 2020 vinha nessa cor mesmo
@@MinhaBikeLifeStyle que inveja! Essa grafia é bem melhor que a cremosa da comp agora hahaha
Hehe, você descendo estrada cheio de pedras e sem suspensão, para mim estava no lugar errado com essa bike, imagina fazer um pedal mais longo, arrebenta tudo os pulsos, braços e ombros, era só para demonstrar, ok, mas efetivamente o conforto vale mais... boa sorte e saúde!
Ok
Olá pessoal. Estou querendo adquirir uma gravel, mas como, no momento estou sem grana, coloquei pneus 33 e 32 (de ciclocross) na minha speed (a traseira ficou no limite). Mas dá pra se divertir na terra, mesmo com freios ferradura. Quem não tem cão... 😂
Já é um bom começo com certeza
Eu acho que o Moisés não queria que a esposa escutasse o quanto ele pagou na gravel😂😂😂
Brincadeira Moisés, parabéns por mais uma conquista, o seu canal ainda vai longe se Deus quiser!!!
hehe, valeu irmão
M8nha segunda bike foi indicação sua. Gostei tanto que a terceira foi também indicação sua. Vem a aí a quarta...
Muito obrigado por tudo.
Obrigado pela confiança
Tenho 59 anos e pedalo Mtb e Gravel ,realmente gravel e divertida pula como um cabrito pela leveza do garfo mas e praseirozo conduzila no estradão valeu pela postagem.😃
Eu quem agradeço pelo feedback
Vai amar!!! Já fiz um upgrade na minha e agora ela ganho mais espaço, mas a MTB continua sendo minha paixão!!!
Obrigado pelo apoio
Cara eu uso essa bike tb faz um tempo. Eu regulei no bike fit coloquei um avanço menor focou mt melhor, não precisa ficar tão esticado. Recomendo bike fit você e a bike vão virar um só e vai se sentir extremamente seguro pra descer no drop.
Já fiz tudo isso meu amigo, obrigado pelas dicas.
Show de bola, Moisés!
Tenho uma versa evo. Gosto muito dela. É uma bike que pede pra acelerar!
A suspensão dela é o pneu da frente. Costumo andar com 40 de calibragem. Dá mais conforto.
Bom saber amigão, eu estava perto de umas 50 libras
Comprei uma Gravel (também uma Sense Comp) tem uns 4 meses + ou - e estou apaixonado.
Para quem curte cicloturismo e não pode ter uma Road para asfalto e uma MTB para trilhas, esse estilo de bike atende super bem. Você anda rápido no asfalto, não como uma Speed, mas vc vai no barro e a Speed não, todavia não tem o conforto de uma MTB nas trilhas mas anda mais que uma MTB no asfalto!
Top demais mesmo
Uma dica pra vc … continue sendo esse cara sensacional que vc parece ser e pelo pouco q te conheço …. Tô reiniciando nesse mundo agora e pessoas como vc me inspiram !! Forte abraço !!!
Obrigado de coração
É isso aí Moises. Acompanhando sempre seus videos . Com meus 70 anos já não tenho o mesmo pique seu. Mas continuo nos meus pedais, mais estradões e algumas trilhas bem ligts. Sempre tirando bons proveitos das suas dicas. Abração meu amigo. Abração para nosso professor e amigo Oscar. Tenho acompanhado as provas que vcs tem participado e acho muito massa esse sistema que adotaram de um ir no pelot da frente e o outro registrando o que acontece no pelot de traz. Show demais. Ricardo- BH
Obrigado pelo apoio meu amigo
Tenho Gravel a 2 Anos , confesso q ando muito menos de MTB depois q adquiri minha Gravel, acho que hj não fico mais sem , ando todos os dias pra tudo , resolvi tudo o que tenho de fazer , MTB os gastos são muito de manutenção, as manutenções eu mesmo faço , vc não vai se arrepender
Show, obrigado.
Boa Moisés, parabéns pela aquisição e pelo projeto. Bike top!! Tenho a msm Versa Comp, só que 2022 na cor creme.
Na questao da dor na mão, a falta do garfo de carbono e o freio mecânico judia bastante mesmo. Nao tem muito que fazer, mas a boa noticia é que com o tempo acostuma e passa a doer menos!
Obrigado pelo feedback e palavras dica
Show Moisés. A bike é linda.
Obrigado
Meu amigo a Gravel é pura diversão aproveita. 🚴🤩
Valeu
Muito bacana eu queria trocar minha MTB por uma gravel uso praticamente só na cidade eventualmente uma estrada. Mas o posicionamento é um receio
Parece estranho, mas depois que começa vc percebe que é tranquilo
Recalco que el comentario de AryelMarques es muy acertado totalmente cierto, además agrego que aqui en Uruguay en mi zona el asfalto no es bueno no ando en calles de tierra pero pero la gravel que me arme KSW es genial para andar en ciudad también
Adoro mi gravel , speed bike nueva más 😂
Obrigado
Cada um na sua e o importante é isso estar se divertindo com a bike... Muitos dizem que a gravel é o melhor dos dois mundos, mas pra mim é o pior dos dois mundos. Mas volto a dizer essa é a minha opinião e oque vale é a experiência de cada um, pra mim não rola mas pra muitos ela é divertida e é isso que vale.
Ótimo feedback, abraço.
Agora sim Moisés, vamos de GRAVEL 👏👏👏 parabéns pelo conteúdo 👊
Valeu mano
Que vídeo show, meu amigo! Comprei uma Oggi Veloce (a loja vendia como speed, mas pneu 32 é Gravel!). Comprei p experimentar (loucura, não comprei um notebook novo q precisava p trabalhar e gastei o mesmo valor pp comprar uma bike q não precisava mas q era um sonho de criança e agora estou mais liso que pneu de speed - e sem o notebook 😂🤷)
Não estranhei a pegada no STI pq na MTB uso muito o Bar End. A frenagem tb está sendo fácil, minhas mãos são grandes, mesmo no STI alcanço os freios sem problemas.
Delícia no asfalto. Mas sofre bem nas irregularidades. Estrada de chão só se tiver em boas condições, sem muitas costelas vaca, pedras, buracos etc.
Ainda não encarei subida, só fiz dois pedais, estou devendo.
Opa que bacana, comentário leve e muito animado, grande abraço
Complementando: Pneus duros, ausência total de suspensão, dão velocidade mas fazem com que a gente absorva totalmente os impactos, e ao final do pedal o corpo está doído.
Definitivamente é bem diferente da MTB. Mas não dá para dizer se é melhor ou pior, mas com certeza é muito bom. Minha paixão era a MTB, e agora vivo num triângulo amoroso com a MTB e a Gravel😂
Fala Moisés, no video vc disse que esta com grupo Sora, usando um cassete 11x36, se for 36 mesmo, te aconselho a mudar pro original que é 11x34 pra nao forçar o cambio, percebo que toda adaptaçao que meus amigos fazem da mais manutençao, pois gasta muito mais rapido corrente e outros componentes... Outra observação é, vc vai perceber em pouco tempo que essa realação é pesada pra gravel... forte abraço
Agradeço muito pela dica
Coloquei um K7 de 40 e tá indo bem
Aquele pé de mexerica carregado deu água na boca. Da hora!
Delícia mesmo hehe
Parabéns por mais essa conquista que Deus continue abençoando você e este canal maravilhoso. No momento não é o tipo de bike que me atrai e, sinceramente até um tempinho atrás eu nem sabia que existia. Parabéns mais uma vez pela bike que é linda.
Obrigado irmão. Tmj
Bike é linda, parabéns!
Valeu
A pegada do guidão da gravel em terra precisa ser de forma mais leve para receber menos impacto no corpo, em especial, nas mãos.
No começo, há um ano, sentia dores no corpo, mesmo após o bike fit. Mas com o tempo aprendi a pegada firme, mas sem apertar o guidão. E os braços precisam estar levemente dobrados.
Obrigado pelas dicas
Bike linda parabéns Moisés.
Obrigado
Chegou o vídeo sobre o modelo de bike que estou muito interessado em comprar. Meu maior receio em relação a Gravel são os freios, depois nos passe um feadback sobre eles por favor ! Parabéns pelo vídeo e sinceridade sobre a bike !!!
PS : Na expectativa de muitos vídeos sobre Gravel, abraços !!!
Nos próximos dias farei o bike fit com o Professor Oscar Lenhart e depois disso teremos muita coisa para compartilhar com vcs, abraço.
So fuja do freio nutt. Esse é um perigo. Perdi o freio os dois na descida. Quase bati num muro arrastei a sapatilha no asfalto por uns 200 metros ou mais ate parar. Troquei pelo tektro C550 acho que e isto duplo pistao. Ai ficou show. É mecanico. So as gravel top de linha vem c hidraulico. A minha é a soul spry. Adoro prdalo mais ela que minha MTB
@@marcelocavanhamarcucci2486 muito obrigado pelo feedback, tenho pânico de descidas e freios são prioridade no assunto Gravel. Já vou pesquisar sobre o tektro, abraços !!!
Era só oq eu queria, trocar a sense activ por essa nave ai 👏👍🚲
Parabéns pela conquista, sobre a dor nas mãos tenda regular a posição do Celin,pode ser que está inclinado pra baixo um pouco
Obrigado pelo apoio e pela dica
Gravel é tudo de bom! O amigo vai gostar, com certeza! Grande abraço!
Obrigado pelo apoio
Ola! Venho acompamhando seus videos a um tempo. E parabens por tudo! Tb. Venho assistindo varios videos de gravel. Eh tenho uma mtb. E tinha tb uma mtb mais simples com garfo rigido. Essa utilizava mais p/ pedais urbanos e ate nas estradas de chao e trilhas curtas. Acabei q vendi numa negociaçao. Esta me fazendo mt falta p esses pedais e pedais sozinho tb. Esses pedais costumava ser mais asfalto. Resumindo; acho q vou arriscar comprar uma gravel. E logico, sem abrir mao da minha mtb. Abraçao!
Obrigado opela confiança meu amigo, e desejo que de tudo certo para vc tbm
Cara, estou sofrendo com minha Caloi Comp nas subidas, por ela ser pesada. Pensei em pegar uma Gravel por ser mais leve. Mas, depois de ver essa tremedeira aí, vou é diminuir o peso da minha! 😂 Você parace que advinha tudo que a gente pesquisa. Parabéns.
obrigado pela confiança amigão, e faz um upgrade para uma relação mais leve na sua bike
Speed é outro patamar. Não é para qualquer , tem que gostar mesmo, muitos compram e não se adaptam. Já começa pela postura de pedalar uma speed.
Com certeza amigão, mas vale lembrar que trata-se de uma gravel bike.
@@MinhaBikeLifeStyle A postura é a mesma, só muda o conforto,eu tenho as duas. Mas é uma opção para quem quer uma bike mais agressiva,sem abrir mão do conforto de pedalar.
Sempre tive vontade de comprsr uma gravel, mas nunca tive coragem. Vou aguardar mais videos seus sobre ela pra ver se crio coragem. Valeu pelo video.
Show, aguarde que virão muitos.
Em 1983 comprei minha primeira bike oficial. Uma caloi 10 azul metálica.... que sensação!!! Mas como a usava no dia a dia não se mostrou adequada para as ruas do Rj, por conta do trânsito com aquele guidon e as rodas finas por conta das ruas.... Acho que fui um dos primeiros a instalar guidon cross nela. Foi a melhor escolha em termos de conforto para o meu pedal. Desde então só MTB mesmo não pegando trilhas. (Que vou começar em breve)
A Gravel me soa como um retrocesso no conforto da pilotagem. É a volta de sensações do passado com canelas duras e posição de manobras difíceis. Não compro essa tendência não.
É muito linda mas não é pra mim. 😅
A nova gravel que eu comecei a usar agora, simplesmente está mudando o jogo meu amigo, em breve mostrarei tudo por aqui
Mais um ótimo vídeo. Estou pensando seriamente em adquirir uma gravel e o modelo que gostei foi, por coincidência, essa da Sense. Achei que já irias comprar um terreno ali por volta dos 20 minutos kkkkkkk
Parabéns Moisés pela nova aquisição e que, junto com as alegrias de pedalar a nova bike, venham mais conteúdos de qualidade ;)
Valeu pelp feedback, terrenonainda não comprei hehe
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos graças a seu fidbek referente a esta bike acabei comprando a um mês atrás uma igual porem azul é muito top a experiência de rodar com ela.Forte abraço e parabéns pelos belos conteúdos.
Muito obrigado pela confiança
Hj aprendi o q é bergamota!!!! É q aqui no RJ conhecemos por 🍊 tangerina. Ótimo vídeo!
Obrigado meu amigo, aqui tb temos a tangerina, porem é uma outra variedade que parece mais com uma laranja mesmo
@@MinhaBikeLifeStyle vivendo e aprendendo! Essa eu não sabia. Sempre bom conhecer lugares e culturas diferentes. Tmj.
a "familia" só cresce! boa, Moisés! parabéns e bons pedais!
Obrigado
Cara, esse video é ouro. Muito bom.
Obrigado
Tenho uma gravel assistida da Specialized com amortecedor que alivia muito as pancadas no guidom. Um delícia de bike e eu sou do enduro e me adaptei,uso ela pra treinos rápidos !
top
Que top Moises! muito da hora.
Valeu
Parabéns pela bike! Bem vindo ao mundo Gravel 🥳🥳
Obrigado 🤙
Eu instalei pneus híbridos na minha MTB, pois pedalo essencialmente no asfalto. E na primeira vez que pedalei num terreno acidentado, pelo amor de Deus! A danada pulava que nem pipoca!😂😂😂 Como o trecho era curto eu não mexi na pressão dos pneus, mas na teoria, fui orientado a diminuir a pressão para pedalar nos trechos "gravel", que ela irá de boa. Veremos.
Show
Fica bem nítido pelo vídeo de ver tudo que você fala, talvez pra terrenos acidentados como esse que você passou seja um pouco complicado a gravel, eu estou pensando em pegar uma mas eu ando mais no asfalto mesmo pensando em desempenho porque no meio do trânsito eu preciso de uma que tenha o máximo de desempenho no asfalto
No asfalto ela foi top demais mesmo
Albatroz, o seu comentário é o mais racional e honesto, concordo plenamente com você! Parabéns!
Valeu Moisés Parabéns por essa pedalada vejo que você é um profissional vou trabalhar para chegar aí você é muito bom cara. Não falo da baike por que não entendo nada. 😂
Somos apenas amadores apaixonados por bike meu amigo.
@@MinhaBikeLifeStyle
E aí Moisés eu considero você como pro você pedala bem realmente show de bola e os vídeos que você bota no UA-cam são show tô aprendendo muito valeu.👍😁
Qdo vc vem da speed é que percebe que a gravel é mais confortável. Mas quando vem de MTB pra gravel o baque é grande, o conforto, dirigibilidade é muito pior.. Full suspension então nem se fala, não tem como nem comparar. Já tem uns modelos caríssimos de gravel com suspensões menores.. Com certeza o futuro do mercado aponta pra isso.. mas vc podia ter segurado no guidão pegando em cima como nas mtb em vários trechos, nos trechos de asfalto bom pra descansar, nos trechos de terra piores pra melhorar o controle e pra dar mais força na subida.. Passados vários meses desde esse vídeo vc já deve ter se habituado com essas coisas. "bergamota" tive que procurar no google kkk
Obrigado mesmo pelas dicas amigo, hoje já aprendi muita coisa, inclusive já estou andando com uma outra gravel, a seeker da soul, é sensacional.
Parabéns pela conquista
Valeu
Os vários ângulos filmados em movimento e edição ficaram excelentes, sempre evoluindo. Parabéns.
Muito obrigado 😁
Olá, tenho minha desde 2019. Agora recentemente mudei a relação dela. Coloquei uma coroa 34 e o Cassete 11 -51. Ainda não pedalei, mas farei brevemente. Ideal é se adaptar. Colocando tubelles fica mais macio, baixando a calibragem e sobrepondo uma fita de guidão mais macia também. No meu caso sobrepus a original. E só alegrias.
Valeu pela contribuição
kkkk. Tua dificuildade de explicar. Muito massa!
Primeiro role foi assim mesmo hehe
Parabéns pela bike e pelo vídeo, bem vindo ao mundo gravel, esse mundo de possibilidades, de diversão, de aventura, algo que só quem já andou em uma gravel sabe o que eu estou falando, quem ainda não conhece essa bike fica a convite, permita-se viver essa experiência incrível. 👏👏👏👏👏
Obrigado
Parabéns pelo vídeo.
Essa bike é meu sonho de consumo!
Obrigado
Uma dica tem um silicone que poe embaixo da fita de guidão que ajuda a absorver as pancadas
Obrigado
Parabéns pelo vídeo. Gostei.
Vou comprar uma Scott Scale 925. É mais confortável confortável 😅
Muito bom
Boa, eu adquiri uma gravel faz uns 3 meses, gostei bastante, mais ainda prefiro MTB 😊
Show
Daora demais.
Estou pensando em transformar minha MTB em uma "gravel", trocar os pneus, guidao e tal
Pode ser uma boa
Não vai ficar bom. O quadro de uma gravel é mais curto que o de um de MTB e se você compensar essa diferença usando uma mesa curta, a Bike ficar com a frente muito instável. Eu sugeriria comprar um quadro adequado ou então montar em cima de uma MTB antiga, mas lembrando de levar em consideração o tamanho do quadro.
Agora o Moisés vai falar demais sobre gravel no podcast isso eu tô ansioso
Simmm
Descida no cascalho deve ser feita com a mão no drop, em baixo.
Esse foi meu primeiro pedal, já faz alguns meses desse dia e as coisas já mudaram bastante meu amigo, obrigado pela dica.
Parabens por.mais essa aquisição para o canal. Você merece.
Quanto.mais conteudo e experiência para nós melhor. Forte abraço... video muito top
Valeu amigão.
Parabéns Moisés ❤❤❤❤❤ você merece
Valeu
Pagou um preço excelente.
Obrigado
Outra dica é que eu refiz o bike fit , pois troquei o selim e guidom. Ficou bacana, bike tá encaixada. A resenha sobre Gravel é bastante longa. O meu uso é recreativo, mas gosto das cicloviagens também. E a Gravel é ideal pra isso.
Show
Show de video amigo, parabens, por este preço eu a compraria tbm, mesmo já tendo 4 bikes...kkkk
Valeu mano
Também estou encantado com essa bike. Para um conforto melhor das mãos, sugiro comprar uma luva com gel que me ajudou bastante. Quanto mais gel melhor.
Obrigado pela dica
Parabéns.. como sempre você traz muitas informações importantes. Teu canal está cada dia melhor. Ps. Tua lanterna estava piscando S.O.S.
Obrigado pela confiança e apoio, grande abraço
Que vídeo divertido !! Uma dica: nas descidas, pega na parte de baixo do drop, como tem flare, ela te dá mais segurança. E a pegada é essa mesma: não apertar muito o guidão, só controlar a direção . Abração
Obrigado pela dica e pelo feedback
Morei 3 anos em Nova Veneza!
Que bacana
outro detalhe pneu 700x40 rambler e protetor de aro pra usar uma calibragem menor e vai ver como é uma bike legal
Show
O único problema que de gravel a gente fica um pouco limitado nos estradoes, se for muito acidentado os braços e a coluna sofre muito
nesse caso, ai tem q ser mtb mesmo
Cuida que ela responde muito rápido....então atenção ao terreno da frente....guinadas bruscas podem resultar em um tombinho...já aconteceu comigo.....
Valeu pela dica
Top o vídeo me ajudou a criar um "Norte" digamos, estou querendo vender minha MTB e pegar uma Gravel exatamente igual a sua hehe. estou pesquisando bastante a respeito, acho que vou fazer uma boa escolha ja que acho a modalidade gravel bem daora!
Que bom que ajudei
Adquiri uma Gravel Sense comp 2022 depois de sempre usar uma MTB e tive as mesmas impressões. A bike roda super bem, sinto ela mais leve e a pedalada parece que impulsiona melhor que uma MTB. Também tive os desconfortos nas mãos e cotovelos, lombar... mas justificável pela ausência do bike fit. Subi a serra do Rio do Rastro, foi um pedal bem forte por conta da relação 34-36 (senti falta da vovozinha das mtbs), tudo compensado pela decida. Animal!!! Por fim é bem como falasse: É um pedal diferente, mas nem de perto é ruim.
Excelente, valu pelo feedback
Show Moisés acredito que seja mais uma questão de adaptação e alguns ajustes no fit aí vai ser só sucesso.
Valeu
Parabéns, pela conquista!
Estou procurando uma exatamente deste modelo e ano.
Abraços
Dei sorte com essa mano
Qual a diferença entre gravel,speed,downhill e outras modalidades ?
Excelente tema amigão, vou levar isso para um video
@@MinhaBikeLifeStyle Aguardo ansioso. Abraços, obrigado !!
Excelente, trazer novas modalidades, sempre agrega valor ao conteúdo do canal, parabéns.
Valeuu
Top a bike Moisés! Logo vc acostuma com o desconforto foi assim quando peguei a Speed de treino as primeiras vezes. Eu sou loco para troca a minha speed por uma grável para nao ficar amarrado a andar só no asfalto quando sai de speed para treinar. Um garfo de carbono e guidon no futuro ajudaria um pouco no conforto. Abraço!
Obrigado pela dica irmao
Tenho a Sense gravel 2022. Excelente. Testei a Soul. Não troco.
show
Parabéns pela conquista,vc merece
Obrigado
Tenho uma monster geavel com quadro de uma TSW JUMP 27,5 e rodas 29 pneu 2.10 grupo STI sora de 9 velocidades e cambio Alívio 11/36 e2 coroas 24/36, muito confortável!
SHOW
Canal top demais,tenho aprendido muito com você Moisés,não perco um vídeo desde que conheci o canal!!!
Obrigado pela confiança
Cara, bem honesta tua visao e real, me senti no vídeo! Gosto disto no teu canal, pedal para gente normal no aspecto físico, financeiro, etc. show! Em relação a gravel, faz tempo que estou neste namoro, mas não abandono minha mtb, sempre me atende no urbano, estradão e viagens! Gostaria de ter uma gravel como alternativa, pois certamente e mais rápida e mais leve que uma mtb e se aplica em alguns cenários! Em relação a tua escolha passou um visão que o lado afetivo foi mais forte (rsrs), fiquei me perguntando por que não: Soul spry apex, trek checkpoint, Oggi veloce disc, visto que é possível encontrar nesta faixa de preço (usada e em boas condições) e com o grupo melhor?
Talvez um vídeo ajudando na escolha, por que não?!
Opa, muito obrigado pelo apoio e carinho, gostei da sua sugestão