Obrigado pelas dicas. O meu ficou iqual do Josimar Moura do comentário abaixo. Depois que vi sobre as configurações do microfone que você ensinou, eu desinstalei o programa, reiniciei o pc, reinstalei e configurei o microfone. Ficou Show. Valeu!
acredito que não. Esse projetinho (falo no diminutivo porque existem inúmeros pela web), é apenas um atenuador de tensão, que diminui 250 volts em 50mV (miliVolts) que é aceitável até 250mV (miliVolt) pela entrada de microfone de um computador - e o software faz a leitura. Teoricamente poderia se usar até 500V nesse projeto - não ariscaria isso. Se você souber usar o cálculo de divisão de tensão, e chegar a tensão próxima da qual você irá usar na placa que quer analisar, por ex. sabe-se que a placa irá circular 12V, então você faz o cálculo e utiliza os resistores correto para quebra de tensão.
+Josimar MOura nunca ocorreu comigo. Reveja o circuito que vc fez. A intenção deste aparato é atenuar a tensão pra que possa ser utilizada pela porta do microfone. Se quiser pesquisar mais a fundo procure por esquemas de atenuação de tensão ou divisor de tensão.
A placa de som, e a configuração dela, é que dará a limitação, em geral 44kHz. Porém há como configurar em algumas placas deixando até 192kHz ou mais... Depende da placa-de-som do seu computador ou notebook. Como placas mãe utilizam baixa tensão, inferior à 50V talvez seja melhor procurar um projetinho destes que utilize resistores de 10k ao invés de 56k. Acredito que seja mais preciso para o que quer medir.
Depende do celular, acredito que os únicos que aceitam a pinagem de microfone seja os da LG. Pois já tentei com Samsung e Motorola e não tive sucesso. E sei que os da LG seguem um padrão diferente de pinagem do fone+microfone.
A princípio esse ajuste é no time (no software). A amplitude está relacionada a tensão ou altura do sinal. A limitação da frequência máxima a ser usada será pela sua placa de som. Por ex. na minha placa de som eu consigo (configurando-a previamente) usar até 192kHz (192000Hz). Dependendo do que for medir, convém fazer o projeto do vídeo com resistores de 10k. Repito aqui o que já disse para outros, o vídeo mostra um projeto que atenua (diminui e limita) a tensão de entrada, para que seja aceitável pela porta microfone da placa de som. Desta forma, permitindo o uso de um software analisador de ondas medir a frequência equivalente - igual a um osciloscópio físico. Para baixas tensões eu recomendaria o uso de resistores 10Kohm para cada entrada (ponta de teste) e o resistor em paralelo de 20ohm para a saída do microfone.
+Marciano Lopes Alguma coisa está errada ou o ajuste no software, reveja o vídeo ou reveja o desenho do caderno no vídeo. Osciloscópio caseiro tem uma fixa amplitude, por isso a atenuação feita pelos resistores é apropriado pra uma faixa de voltagem, no caso eu chutaria que este projetinho seja apenas pra voltagens entre 50V a 250V. Pra voltagens inferiores, 12V por ex., a troca dos resistores de 56K por 10K, talvez tenha resultado, pois comigo deu certo, então acredito que dará certo pra ti. De qualquer forma, teste com multimetro a voltagem que sairá pra placa de som, tem que estar inferior a 0,5V
Como disse em outro comentário, é apenas um "divisor de tensão" - a potência em si acredito que ele vá despejar no resistor de 20 ohms, mas teste a tensão do módulo, com um multimetro, se no máximo não passar de 250V ótimo dá pra testar. Procure calculadora para divisor de tensão online, facilita, ou faça no papel e caneta mesmo, na web você encontra o cálculo. Mas pra saída que vai ligar no microfone do PC ou note não pode ultrapssar os 250 miliVolt (ou seja, 0,250V). Teste com um multimetro as saídas depois que fizer o seu aparato por garantia. Obs. Não me responsabilizo por danos quaisquer, é por sua conta e risco! Repetindo comentário: Esse projetinho (falo no diminutivo porque existem inúmeros pela web), é apenas um atenuador de tensão, que diminui 250 volts em 50mV (miliVolts) que é aceitável até 250mV (miliVolt) pela entrada de microfone de um computador - e o software faz a leitura. Teoricamente poderia se usar até 500V nesse projeto - não ariscaria isso. Se você souber usar o cálculo de divisão de tensão, e chegar a tensão próxima da qual você irá usar na placa que quer analisar, por ex. sabe-se que a placa irá circular 12V, então você faz o cálculo e utiliza os resistores correto para quebra de tensão.
+Thales Santos Teoricamente uns 1400 V. Contudo, este aparato nada mais que um divisor de tensão limitando a saída de 250mV que é aceitável pela entrada de microfone das placas de som. No caso da entrada Line IN das placas se não me engano é até 5V. Mas, como muitos também usam notebook, os notebook em geral tem apenas entrada de microfone e fones. Este eu fiz para analisar interferências de filtros de linhas e estabilizadores. Fiz outro utilizando tolerância inferior para medir componentes mais sensíveis com aceitação de até 50v. Meu conselho é só saber calcular um divisor de tensão e é só. Antes de fazer aparatos como este estude bem, pois apesar de ser simples tem que saber o que está fazendo e sem estudo vai ter dor de cabeça depois. Se for fazer, é por sua conta e risco!
+Marcos Silvoney este é apenas um soft, deve ter dezenas de softwares pela web com a mesma função. Esse é apenas um mais parecido com um osciloscópio e gratuito.
+Geovanio Santos Verifique se fez o uso dos resistores correto. E principalmente, no software e nas configurações de som do Windows. Se na config. de som tiver ativado o aumento de sensibilidade do microfone, vai ficar impossível de fazer a leitura correta.
Obrigado pelas dicas.
O meu ficou iqual do Josimar Moura do comentário abaixo.
Depois que vi sobre as configurações do microfone que você ensinou, eu desinstalei o programa, reiniciei o pc, reinstalei e configurei o microfone.
Ficou Show.
Valeu!
ola da para ligar na tomada de casa 220 v para medir a forma de onda senoide e forma de onda corrente continua?
no concerto de modulos de potencia carro posso apricar ate que voltagem 12 ,24 pode apricar Ricardo
ola amigo gostei do seu projeto eu posso medir formais de ondas frequência de cristais de placas de notebook e desktop
acredito que não. Esse projetinho (falo no diminutivo porque existem inúmeros pela web), é apenas um atenuador de tensão, que diminui 250 volts em 50mV (miliVolts) que é aceitável até 250mV (miliVolt) pela entrada de microfone de um computador - e o software faz a leitura. Teoricamente poderia se usar até 500V nesse projeto - não ariscaria isso.
Se você souber usar o cálculo de divisão de tensão, e chegar a tensão próxima da qual você irá usar na placa que quer analisar, por ex. sabe-se que a placa irá circular 12V, então você faz o cálculo e utiliza os resistores correto para quebra de tensão.
#Ricardo Gutubir fiz aqui o meu ,funciona e para sabe dizer por que ? ele funciona uns 3 segundos depois para. configurei com no video ai
+Josimar MOura nunca ocorreu comigo. Reveja o circuito que vc fez. A intenção deste aparato é atenuar a tensão pra que possa ser utilizada pela porta do microfone.
Se quiser pesquisar mais a fundo procure por esquemas de atenuação de tensão ou divisor de tensão.
Eu fiz um com resistor de 11ohms e dois de 10k mas fica com muito ruído, mesmo sem encostar as pontas de prova já aparece uma variação no gráfico
#Ricardo Gutubir Nino com esse Osciloscopio posso medir cristal de pc,tipos aqueles que tem na placa mãe de 32k.?
A placa de som, e a configuração dela, é que dará a limitação, em geral 44kHz. Porém há como configurar em algumas placas deixando até 192kHz ou mais... Depende da placa-de-som do seu computador ou notebook.
Como placas mãe utilizam baixa tensão, inferior à 50V talvez seja melhor procurar um projetinho destes que utilize resistores de 10k ao invés de 56k. Acredito que seja mais preciso para o que quer medir.
dá pra usar no celular
Depende do celular, acredito que os únicos que aceitam a pinagem de microfone seja os da LG. Pois já tentei com Samsung e Motorola e não tive sucesso. E sei que os da LG seguem um padrão diferente de pinagem do fone+microfone.
boa tarde como eu fasso pra medir frequecia altas como khz?
A princípio esse ajuste é no time (no software). A amplitude está relacionada a tensão ou altura do sinal. A limitação da frequência máxima a ser usada será pela sua placa de som. Por ex. na minha placa de som eu consigo (configurando-a previamente) usar até 192kHz (192000Hz). Dependendo do que for medir, convém fazer o projeto do vídeo com resistores de 10k.
Repito aqui o que já disse para outros, o vídeo mostra um projeto que atenua (diminui e limita) a tensão de entrada, para que seja aceitável pela porta microfone da placa de som. Desta forma, permitindo o uso de um software analisador de ondas medir a frequência equivalente - igual a um osciloscópio físico.
Para baixas tensões eu recomendaria o uso de resistores 10Kohm para cada entrada (ponta de teste) e o resistor em paralelo de 20ohm para a saída do microfone.
obrigado.
Olá amigo, porque no meu não aparece essa onda senoidal nem quadrada?
+Marciano Lopes Alguma coisa está errada ou o ajuste no software, reveja o vídeo ou reveja o desenho do caderno no vídeo.
Osciloscópio caseiro tem uma fixa amplitude, por isso a atenuação feita pelos resistores é apropriado pra uma faixa de voltagem, no caso eu chutaria que este projetinho seja apenas pra voltagens entre 50V a 250V.
Pra voltagens inferiores, 12V por ex., a troca dos resistores de 56K por 10K, talvez tenha resultado, pois comigo deu certo, então acredito que dará certo pra ti. De qualquer forma, teste com multimetro a voltagem que sairá pra placa de som, tem que estar inferior a 0,5V
amigo queria testar saídas de áudio de módulos de som com potencia de até 5.0k rms, posso utilizar este sistema q vc forneceu ?
Como disse em outro comentário, é apenas um "divisor de tensão" - a potência em si acredito que ele vá despejar no resistor de 20 ohms, mas teste a tensão do módulo, com um multimetro, se no máximo não passar de 250V ótimo dá pra testar. Procure calculadora para divisor de tensão online, facilita, ou faça no papel e caneta mesmo, na web você encontra o cálculo. Mas pra saída que vai ligar no microfone do PC ou note não pode ultrapssar os 250 miliVolt (ou seja, 0,250V).
Teste com um multimetro as saídas depois que fizer o seu aparato por garantia.
Obs. Não me responsabilizo por danos quaisquer, é por sua conta e risco!
Repetindo comentário:
Esse projetinho (falo no diminutivo porque existem inúmeros pela web), é apenas um atenuador de tensão, que diminui 250 volts em 50mV (miliVolts) que é aceitável até 250mV (miliVolt) pela entrada de microfone de um computador - e o software faz a leitura. Teoricamente poderia se usar até 500V nesse projeto - não ariscaria isso.
Se você souber usar o cálculo de divisão de tensão, e chegar a tensão próxima da qual você irá usar na placa que quer analisar, por ex. sabe-se que a placa irá circular 12V, então você faz o cálculo e utiliza os resistores correto para quebra de tensão.
Elle guenta até quantas volts
+Thales Santos Teoricamente uns 1400 V.
Contudo, este aparato nada mais que um divisor de tensão limitando a saída de 250mV que é aceitável pela entrada de microfone das placas de som. No caso da entrada Line IN das placas se não me engano é até 5V. Mas, como muitos também usam notebook, os notebook em geral tem apenas entrada de microfone e fones.
Este eu fiz para analisar interferências de filtros de linhas e estabilizadores. Fiz outro utilizando tolerância inferior para medir componentes mais sensíveis com aceitação de até 50v. Meu conselho é só saber calcular um divisor de tensão e é só.
Antes de fazer aparatos como este estude bem, pois apesar de ser simples tem que saber o que está fazendo e sem estudo vai ter dor de cabeça depois. Se for fazer, é por sua conta e risco!
nao estou conseguindo baixar o progama
+Marcos Silvoney este é apenas um soft, deve ter dezenas de softwares pela web com a mesma função. Esse é apenas um mais parecido com um osciloscópio e gratuito.
cara! o meu fica todo doido,fica captando ruídos
+Geovanio Santos Verifique se fez o uso dos resistores correto. E principalmente, no software e nas configurações de som do Windows. Se na config. de som tiver ativado o aumento de sensibilidade do microfone, vai ficar impossível de fazer a leitura correta.
vou tentar mais uma vez obrigado