Nesta quarta-feira, 31 de julho, o Copom anunciou a redução da Selic de 6,5% para 6% ao ano. É a primeira alteração na taxa desde março de 2018 e também o menor patamar da série histórica. Leia também a reportagem em texto: www.bbc.com/portuguese/brasil-49169516
Eu acho uma grande bobagem reduzir a SELIC no Brasil. Sabem por quê? Porque os grandes bancos, especialmente os privados, NÃO acompanham essa queda, e mantêm juros muito acima dos praticados em outros países. Logo, subsiste a dificuldade do empresariado em conseguir acesso a linhas de crédito mais baratas para financiar a expansão de sua atividade produtiva. Por outro lado, com a SELIC em queda, cai também a remuneração paga pelos títulos públicos, entrando menos dinheiro no caixa do Governo. Ou seja: o Governo perde DOS DOIS LADOS! Quando é que alguém terá coragem de enfrentar o sistema e obrigar os bancos a adequarem suas taxas de juros aos oficiais??
Não costumo nem comentar em vídeos, mas com essa super explicação não podia de deixar aqui meus PARABÉNS a BBC Brasil. Uma das melhores explicações sobre economia que eu já vi aqui no UA-cam,e olha que eu já vi bastante coisa!
Que legal, Maria Izabel!! Adoreeeei sua mensagem! Excelente ideia. Vamos investir nisso, sim. Vamos ver se esse vídeo vai ter uma audiência e um reconhecimento qualitativo como o seu que mostre que estamos no bom caminho.
Excelente explicação ficou bem claro e direto, sem nenhuma distração no vídeo com brincadeiras desnecessárias apenas a informação explicada desde a maneira mais técnica até a maneira para que o povo entenda, parabéns pelo vídeos pessoal !
Parabéns pela explicação, pelas fontes, etc. Até mesmo eu que já 5inja algum conhecimento ganhei mais algum conhecimento. Não teria como não, a BBC merece o prestígio que tem pela qualidade em o que faz. Esse vídeo deveria estar no top mais do UA-cam, mas como Educação financeira no Brasil é mais chato que video de besteiras, isso não acontece. Mas saibam que o trabalho de vocês é excelente.
Muito obrigada por seus elogios, Adriano! É muito bom saber que estamos cumprindo bem o nosso papel de informar sobre assuntos que muitos acham ser reservado aos "especialistas".
Tambem já fui brasileiro Eu também já fui brasileiro Moreno como vocês. Ponteei viola, guiei forde e aprendi na mesa dos bares que o nacionalismo é uma virtude Mas há uma hora em que os bares se fecham e todas as virtudes se negam. Eu também já fui poeta. Bastava olhar para mulher, pensava logo nas estrelas e outros substantivos celestes. Mas eram tantas, o céu tamanho, minha poesia perturbou-se. Eu também já tive meu ritmo. Fazia isto, dizia aquilo. E meus amigos me queriam, meus inimigos me odiavam. Eu irônico deslizava satisfeito de ter meu ritmo. Mas acabei confundindo tudo. Hoje não deslizo mais não, não sou irónico mais não, não tenho ritmo mais não. De Alguma poesia (1930) (Nada a ver né? Se chegou até aqui leu Carlos Drummond de Andrade👍)
Show. Vai estimular o consumo sim. Porém muita gente acha que vai diminuir o que se paga em empréstimo PF, não é bemmm assim, vai sentir diferença quem toma grandes valores no mercado e "talvez" essas pessoas irão repassar esse desconto no preço final. Vai depender da concorrência que existir no mercado daquele produto.
Provavelmente ninguém se perguntou mas vou explicar msm assim, quando a taxa de juros abaixa estimula a galera a pedir empréstimos, empréstimos de dinheiro que os bancos não tem e vão até o banco central pedir, o BC imprime esse dinheiro/cria dígitos mágicos no seu caixa eletrônico, parabéns acabou de aumentar a quantidade de dinheiro na economia/inflação porque a moeda não tem valor nela mesma, ela precisa de algo que chamamos de lastro, uma base de valor, ouro por exemplo, papel pintado não vale nada, se valesse as crianças seriam milionarias. Passou pela sua cabeça: "Então como que 40 mil reais compra um carro zero? Ou meus 2 reais compra um Guaravita?" É simples, além do dinheiro ter um lastro mínimo, demora pra galera perceber que o dinheiro tá valendo menos, os primeiros que forem no banco pegar o empréstimo logo após de terem abaixado a taxa de juros ainda vai pegar a economia valendo (em números) menos do que vai valer daqui a 1 semana, ou 3 meses ou 10 anos, depende do tempo que os juros estiverem baixos, uma hora vão corrigir e aumentar as taxas de juros e isso vai ferrar todo mundo que pediu emprestado. Manter as taxas de juros baixas/imprimir mais dinheiro é como um bêbado que pra fugir dá ressaca continua bebendo, uma hora ele entra em coma alcoólico, o bêbado é a economia, e a cachaça é a máquina de imprimir dinheiro do governo/banco central.
Adorei o vídeo. Eu comecei a aplicar no tesouro direto quando ainda sobrava dinheiro da minha renda para gastar. Agora eu mesmo me empresto dinheiro quando preciso e reponho as minhas aplicações quando posso, com os juros que eu quiser.
Fugindo do tópico, que jornalista linda! Não bastava ser extremamente competente, tinha que ser linda deste jeito? Parabéns pela competência profissional, pela beleza e os belíssimos cabelos cacheados! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ótimo! Parabéns! E obrigado. Adoraria ouvir o resultado de uma conversa sua com a senhora Maria Lúcia Fattorelli sobre a crise econômica que ora nas periferias ou na base do que está voltando a ser uma pirâmide social. A Maria Lúcia assessorou o Governo do Equador e da Grécia em relação à recuperação da Dívida Públicas desses países e tem muito a contribuir para com o entendimento do que ocorre mundo a fora. Especialmente com o brilho que você confere às conversas que nos trás. Aproveito para adicionar mais três nomes cheios de boas conversas: o professor francês François Morin, autor do livro A hidra mundial; o professor Ladislau Dowbor, autor dos livros A era do capital improdutivo e O pão nosso de cada dia; e do também professor Robert Reich, autor do livro Saving Capitalism. Boas conversas e textos.
Senti falta de uma comparação com outros países. Na Europa, por exemplo, muitas taxas são negativas. Para comprar um imóvel na França as taxas vão de zero a 1,25% ao ano. O que fica abaixo da inflação. Taxas de 300% ao ano só num país onde os ladrões são governo. E os idiotas com medo de serem assaltados nas ruas.
Na Europa Ocidental as condições são diferentes. Renda média mais alta, pouco uso de empréstimo pessoal e cartão de crédito, maior acesso a bens de consumo e capital. Nossa realidade deve ser comparada com países parecidos como México, Argentina, África do Sul e Chile.
Meu banco e o Santander, contratei um empréstimo pessoal com a taxa de 2% a.m. pra min foi muito melhor, por que consegui pagar todas as minhas dividas... Uma taxa bem menor que os empréstimos normais ..
Já que pediu. Explique o que o depósito voluntário do sistema financeiro, o swap cambial e as operações compromissadas do Bacen. Por que essas operações ocorrem? Quem ganha e quem perde com isso?
04:28 Portanto, o banco central tem como objectivo o aumento do custo de vida em 4,25%/ano. Porque é “bom para a economia” os produtos, bens e serviços ficarem mais caros 4,25%/ano?
Não creio que nós os meros mortais podemos nos livrar do poder do financismo. Digo mais , mesmo se você guardar todo seu dinheiro no colchão o mercado financeiro irá te alcançar. Deixa eu falar, através de mecanismos de swap cambial, das operações compromissadas, da secularização da dívida. Além do mais, em 2017 tivemos deflação e nem assim os juros das Selic diminuíram. Outra coisa, a Selic estar baixa não significa nada, pq se o mercado real não adota a Selic (Nem de longe). O Brasil tem um das mais baixas inadimplência s do mundo, então a gente garante mesmo é o lucro do banco recorde.
Boa noite ! Adorei o vídeo! Você indica a portabilidade de banco para diminuir os juros agora, em janeiro ou tanto faz? Quem puder ajudar a responder, agradeço!
Uma parte da população brasileira infelizmente é refém de dívidas por conta da baixa remuneração que recebe. Já outra é refém de dívidas por conta da vida de ostentação que leva. Detalhe, a maior parcela destes que devem por conta de ostentação não ganha bem.
Faltou explicar por quê de 2019 a 2022 no Brasil os combustíveis e produtos atrelados ao dólar subiram em média 60 a 80 % mesmo com juros altos,sendo que nos países do G20 a maioria foi melhor que o Brasil.
Nunca é demais lembrar que o banco recebe seu dinheiro, credita juros ínfimos em caso de investimentos e, em casos de empréstimo, lhe entrega o mesmo dinheiro (o seu) e cobra juros super agressivos.
Ué, mas com essa alta taxa de desemprego no Brasil não adianta diminuir ou aumentar a Selic, o povo não tem dinheiro e tá em dívida, não adianta estimular ou desestimular o consumo, o povo não tem dinheiro. No meu ver a questão está além da SELIC, tem que estimular as empresas a contratar pessoal!
Essa é um grande dilema de política econômica, né? Se os juros devem focar só na inflação ou se devem também estimular o emprego... No Brasil, temos a ideia do tripé guiando isso. Mas não significa que seja ciência exata, incontestável, tipo quase uma religião. Tentaremos abordar as diferentes formas de se enxergar essa questão em um vídeo.
Qual a diferença da taxa Selic para um CDI? Porque a apresentadora disse que os bancos usam a meta para a Selic para fazer empréstimo entre si, mas eu achava que eles usavam o CDI 06:03 em diante
De que adianta o Banco Central reduzir a taxa SELIC se os grandes bancos, especialmente os privados, NÃO acompanham esse movimento, e seguem cobrando juros muito acima dos praticados em outros países?? Não adianta NADA. O empresariado segue com uma dificuldade enorme de ter acesso a linhas de crédito razoáveis para financiar a expansão da sua atividade produtiva. Por outro lado, com a SELIC em queda, cai a remuneração paga pelos títulos públicos, entrando menos dinheiro no caixa do Governo. Em outras palavras: o Governo perde DOS DOIS LADOS... Ninguém nesse país tem coragem de obrigar os bancos a adequarem suas taxas de juros às oficiais...
Eu sou bem leiga neste assunto, mas pelo que eu entendi, para os investidores quanto maior for a taxa selic para os titulos de renda fixa maiores serão os lucros e quanto maior for a taxa selic para os títulos de renda varíavel menores serão os lucros é isso mesmo?
Ótima pergunta, Thomaz. Já foram as mais altas do mundo, mas, agora, não mais são!! Ainda estamos lá entre os 10 com maior taxa, ou seja, não é para super comemorar, mas, pelo menos, deixamos o topo desse terrível ranking. Na maior parte do mundo desenvolvido, a taxa é baixíssima. Às vezes, até negativa quando se desconta a inflação. No Brasil, vamos lembrar que no fim da década de 90, em meio à uma crise global, a taxa foi elevada para 45% ao ano (atualmente, está em 6,5%)! E essa é a básica, a tal Selic. Para o consumidor, era muito maior como explicou a Laís no vídeo.
o PROBLEMA não ´é só as maiores taxas. o Problema é que o Brasil tem u segundo maior SPREAD bancário, só perdendo pra Madagáscar! E tem quase tudo dominado por 5 grandes bancos.
Essa manipulação do juros vai criar bolhas! Igual a bolha imobiliária! Vamos para o Comitê de Política Monetária "COPOM" CAMARADA!!! Não parece um nome SOVIÉTICO!!!
Juros só favorecem os banqueiros ou agiotas. Alguns anos atrás os bancos funcionavam como as loterias e hoje são os maiores potencias bancarias, ditando tudo até as eleições.
consumo? o que tem a ver taxa selic com juros de cartão de crédito e outros juros de consumo que estimulam ou desestimulam o consumo? o que todos omitem,seja por falta de informação ou má intenção, é que taxa selic não regula os juros do Brasil e sim regula os juros que o governo deve a quem comprou dívidas públicas do governo e outros investimentos atrelados à selic,é meio que legalizar um calote porque o governo deixa juros da selic atrativos pra atrair os bobocas e muda as regras no meio do caminho baixando a selic na hora que quer,é como vc emprestar dinheiro pra alguém e além de não ter controle sobre os juros que vc gostaria que tivesse já que é o seu dinheiro,vc ainda ficasse refém do devedor abaixar os juros no meio do caminho conforme a conveniência dele próprio,e ainda tem gente que entende bulhufas de economia sai comemorando a redução da selic como se fosse abaixar os juros do cartão ou diminuir os impostos,piada
A Selic pode cair pra 0,5 e os juros continuarão os mesmos para os pobres mortos ou melhor, mortais...😢 “Cadê a auditoria da dívida interna...”🤔 Os juros recebidos e “distribuído$...” não permitem sua instalação...😢
O desemprego já 14 milhões de brasileiro , essa realidade do Brasil , brasileiro indo para Portugal , Paraguai para trabalhar os Sines Brasil da luxo de exigir curso ensino médio para auxiliar de serviços gerais com experiencia em carteira de 02 anos no mínimo a solução é mercado informal sem registro se quiser uma triste realidade vai receber salário menor do que mínimo vai trabalhar 10 horas por dias de segunda a sábado para ajuda na produção pais foi por isso que o Governo adiou e Social das empresas para 2020 . Tudo empresas fundo de quintal . Ideal aumenta carga do trabalhador para 12 horas para o Brasil se igualar a China , reduzir aposentadoria do trabalhador para 70% do salario mínimo para todas categoria ai o Brasil vai ter competitividade lá fora o poder compra vai diminuir os nossos político deverão ter aumento de renda já trabalham muito , para não atrapalhar economia quebrada do Brasil de Norte a Sul , Leste a Oeste lado bom vai diminuir corrupção dos políticos
ou seja esses caras nessas reuniões, ficam brincando com o povo, quando as pessoas começam a ter condições de adquirir bens e comprar produtos, as industrias começam a produzir mais e contratar, eles aumentam a taxa selic e freia o crescimento do país, lascando com a vida de todo mundo, daí quando eles percebem que as industrias estão fechando e o povo ta todo endividado e passando fome e baixam a taxa selic. Isso é uma vergonha mesmo.
Nesta quarta-feira, 31 de julho, o Copom anunciou a redução da Selic de 6,5% para 6% ao ano. É a primeira alteração na taxa desde março de 2018 e também o menor patamar da série histórica. Leia também a reportagem em texto: www.bbc.com/portuguese/brasil-49169516
Eu acho uma grande bobagem reduzir a SELIC no Brasil. Sabem por quê? Porque os grandes bancos, especialmente os privados, NÃO acompanham essa queda, e mantêm juros muito acima dos praticados em outros países. Logo, subsiste a dificuldade do empresariado em conseguir acesso a linhas de crédito mais baratas para financiar a expansão de sua atividade produtiva. Por outro lado, com a SELIC em queda, cai também a remuneração paga pelos títulos públicos, entrando menos dinheiro no caixa do Governo. Ou seja: o Governo perde DOS DOIS LADOS! Quando é que alguém terá coragem de enfrentar o sistema e obrigar os bancos a adequarem suas taxas de juros aos oficiais??
Pessoal, desculpem-nos pela grafia errada de cheque no início do vídeo!
cadê a explicação sobre titulos publicos?
Não costumo nem comentar em vídeos, mas com essa super explicação não podia de deixar aqui meus PARABÉNS a BBC Brasil. Uma das melhores explicações sobre economia que eu já vi aqui no UA-cam,e olha que eu já vi bastante coisa!
"É minha dívida pública aqui com vocês". Hehehe. A frase que motivou meu like.
Obrigada, Carlos! Estamos preparando muitas novidades aqui! Espero que motivem muitos likes!!
Eu Ameeeei esse video.
Educaçao financeira é uma sugestão
Que legal, Maria Izabel!! Adoreeeei sua mensagem! Excelente ideia. Vamos investir nisso, sim. Vamos ver se esse vídeo vai ter uma audiência e um reconhecimento qualitativo como o seu que mostre que estamos no bom caminho.
Vários canais no UA-cam ajudam muito. E de graça!!!
Hoje eu sou menos incompetente financeiro. Comecei a investir pra aposentadoria.
Parabéns, simples e objetivo... Todos deveriam assistir, para entender
Excelente explicação ficou bem claro e direto, sem nenhuma distração no vídeo com brincadeiras desnecessárias apenas a informação explicada desde a maneira mais técnica até a maneira para que o povo entenda, parabéns pelo vídeos pessoal !
Essa repórter é excelente para explicar assuntos econômicos. E é super linda!
Parabéns pela explicação, pelas fontes, etc. Até mesmo eu que já 5inja algum conhecimento ganhei mais algum conhecimento. Não teria como não, a BBC merece o prestígio que tem pela qualidade em o que faz. Esse vídeo deveria estar no top mais do UA-cam, mas como Educação financeira no Brasil é mais chato que video de besteiras, isso não acontece. Mas saibam que o trabalho de vocês é excelente.
Muito obrigada por seus elogios, Adriano! É muito bom saber que estamos cumprindo bem o nosso papel de informar sobre assuntos que muitos acham ser reservado aos "especialistas".
QUE VÍDEO ! SIMPLES DIRETO ESTÃO DE PARABÉNS ESSA LINGUAGEM FACILITA O ENTENDIMENTO. PARABÉNS BBC NEWS BRASIL.
Obrigada, Robson!
Muito bom :-) gostei da forma encontrada para falar de assunto que, normalmente não me atrai, desta vez, aprendi coisas novas.
49 pessoas clicaram em "não gostei" pois não sabem o que é educação financeira rsrsr
Ótimo vídeo, 10 minutos passaram voando =)
Tambem já fui brasileiro
Eu também já fui brasileiro
Moreno como vocês.
Ponteei viola, guiei forde
e aprendi na mesa dos bares
que o nacionalismo é uma virtude
Mas há uma hora em que os bares se fecham
e todas as virtudes se negam.
Eu também já fui poeta.
Bastava olhar para mulher,
pensava logo nas estrelas
e outros substantivos celestes.
Mas eram tantas, o céu tamanho,
minha poesia perturbou-se.
Eu também já tive meu ritmo.
Fazia isto, dizia aquilo.
E meus amigos me queriam,
meus inimigos me odiavam.
Eu irônico deslizava
satisfeito de ter meu ritmo.
Mas acabei confundindo tudo.
Hoje não deslizo mais não,
não sou irónico mais não,
não tenho ritmo mais não.
De Alguma poesia (1930)
(Nada a ver né? Se chegou até aqui leu Carlos Drummond de Andrade👍)
Excelente explicação! Quando comecei a assistir o vídeo já vi que merecia um like! Parabéns pelo seu trabalho. 👏🏼👏🏼👍🏻👍🏻
Adorei a forma como esta mulher explicou! Super simples e didático! Por mais vídeos sobre economia! BBC arrasou nesse!
Que bom que gostou, Cássia
Gostei de sua espontaneidade e irreverência!
Show. Vai estimular o consumo sim. Porém muita gente acha que vai diminuir o que se paga em empréstimo PF, não é bemmm assim, vai sentir diferença quem toma grandes valores no mercado e "talvez" essas pessoas irão repassar esse desconto no preço final. Vai depender da concorrência que existir no mercado daquele produto.
Provavelmente ninguém se perguntou mas vou explicar msm assim, quando a taxa de juros abaixa estimula a galera a pedir empréstimos, empréstimos de dinheiro que os bancos não tem e vão até o banco central pedir, o BC imprime esse dinheiro/cria dígitos mágicos no seu caixa eletrônico, parabéns acabou de aumentar a quantidade de dinheiro na economia/inflação porque a moeda não tem valor nela mesma, ela precisa de algo que chamamos de lastro, uma base de valor, ouro por exemplo, papel pintado não vale nada, se valesse as crianças seriam milionarias.
Passou pela sua cabeça: "Então como que 40 mil reais compra um carro zero? Ou meus 2 reais compra um Guaravita?"
É simples, além do dinheiro ter um lastro mínimo, demora pra galera perceber que o dinheiro tá valendo menos, os primeiros que forem no banco pegar o empréstimo logo após de terem abaixado a taxa de juros ainda vai pegar a economia valendo (em números) menos do que vai valer daqui a 1 semana, ou 3 meses ou 10 anos, depende do tempo que os juros estiverem baixos, uma hora vão corrigir e aumentar as taxas de juros e isso vai ferrar todo mundo que pediu emprestado.
Manter as taxas de juros baixas/imprimir mais dinheiro é como um bêbado que pra fugir dá ressaca continua bebendo, uma hora ele entra em coma alcoólico, o bêbado é a economia, e a cachaça é a máquina de imprimir dinheiro do governo/banco central.
O BC é a central de comando dá dívida pública brasileira.
Muito boa explicação.. tem como me dar uma aula? kk
Nota mil
Excelente !!!! Adorei a forma como foi explicada !
Excelente oratória e dicção; parabéns.
Obrigada, Valmor!!
Adorei o vídeo. Eu comecei a aplicar no tesouro direto quando ainda sobrava dinheiro da minha renda para gastar. Agora eu mesmo me empresto dinheiro quando preciso e reponho as minhas aplicações quando posso, com os juros que eu quiser.
Fugindo do tópico, que jornalista linda! Não bastava ser extremamente competente, tinha que ser linda deste jeito? Parabéns pela competência profissional, pela beleza e os belíssimos cabelos cacheados! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente! Postem mais, por favor!
Ótima explicação. Didática!!!
Gostaria de um vídeo sobre a reserva de caixa dos bancos, por favor.
Parabéns pela explicação
Ótimo! Parabéns! E obrigado.
Adoraria ouvir o resultado de uma conversa sua com a senhora Maria Lúcia Fattorelli sobre a crise econômica que ora nas periferias ou na base do que está voltando a ser uma pirâmide social. A Maria Lúcia assessorou o Governo do Equador e da Grécia em relação à recuperação da Dívida Públicas desses países e tem muito a contribuir para com o entendimento do que ocorre mundo a fora. Especialmente com o brilho que você confere às conversas que nos trás.
Aproveito para adicionar mais três nomes cheios de boas conversas: o professor francês François Morin, autor do livro A hidra mundial; o professor Ladislau Dowbor, autor dos livros A era do capital improdutivo e O pão nosso de cada dia; e do também professor Robert Reich, autor do livro Saving Capitalism.
Boas conversas e textos.
Obrigada pelas sugestões, Sergio. Encaminhei para a Laís. Quem sabe não sai um novo vídeo daí?
O BC é a central de comando da dívida pública.
Gostei dessa mulher. Ótima explicação.
Vc vai gostar mais ainda quando ver o vídeo do professor Eduardo Moreira ele explica melhor vc vai gostar e muito
Que matéria show, Parabéns!!!!! Fala mais sobre a Portabilidade de Credito, pls!!!!!!
Faremos! Anotando todas as sugestões!
Senti falta de uma comparação com outros países. Na Europa, por exemplo, muitas taxas são negativas. Para comprar um imóvel na França as taxas vão de zero a 1,25% ao ano. O que fica abaixo da inflação. Taxas de 300% ao ano só num país onde os ladrões são governo. E os idiotas com medo de serem assaltados nas ruas.
Tenta comprar algo parcelado na Europa, ou juntar dinheiro suficiente para comprar um imovel la.
Na Europa Ocidental as condições são diferentes. Renda média mais alta, pouco uso de empréstimo pessoal e cartão de crédito, maior acesso a bens de consumo e capital. Nossa realidade deve ser comparada com países parecidos como México, Argentina, África do Sul e Chile.
Obrigado BBC Brasil! Video muito bacana.
Valeu, Rafael!
Trabalho fantástico de vocês! Parabéns!!!!
Obrigada, Igor
Excelente vídeo, bem sucinto e objetivo 👏🏼👏🏼
caramba, ela conseguiu resumir muito bem! BBC Brasil
6:09 os bancos usam o CDI( certificado de depósito interbancário), e não a SELIC.
OS BANCOS ANALISAM A SELIC E A CDI , CASO A SELIC FOR MAIS VANTAJOSA ELES ESCOLHEM RECEBER DO BACEN . E A DIFERENCA DA CDI E SELIC E MUITO POUCA
Eba 11min com Laís !!!!
Otimo trabalho! Parabens..Sugiro Fazer materia sobre a opcao cooperativa de credito para emprestimos etc..compartivo c bancos..
Obrigada pela sugestão, anotada!
Meu banco e o Santander, contratei um empréstimo pessoal com a taxa de 2% a.m. pra min foi muito melhor, por que consegui pagar todas as minhas dividas... Uma taxa bem menor que os empréstimos normais ..
Ótima aula! Parabéns!
Já que pediu.
Explique o que o depósito voluntário do sistema financeiro, o swap cambial e as operações compromissadas do Bacen. Por que essas operações ocorrem? Quem ganha e quem perde com isso?
Eu estava com uma dívida de
R$ 500,00 e pagei a vista, não gosto de pagar parcelado dá muita dor de cabeça.
Inteligente e interessante.
Ajudou sim, parabéns pelo vídeo e pela eloquência 👏👏👏👏
Obs: nossa, vc é linda! 🙂
Nossa, video muito bom! Parabéns!
Que reunião massa, feita por gente com capacidade técnica de verdade, com opinião (supostamente) independente.
Gostei. BCB. ❤️
gostei das informações. ótimo esse canal, 10
Obrigada, Isaias!
Sabe oque acontece o banco pega seu dinheiro paga nada de juros pra você e empresta seu dinheiro para outro com juros absurdos......simples assim
Faça o video mesmo......sobre TP......obrigado
Otimo video! Parabens pelo trabalho
Valeu, Cauê!
Excelente vídeo 👏🏼
MANDOU MUITO BEM
04:28 Portanto, o banco central tem como objectivo o aumento do custo de vida em 4,25%/ano. Porque é “bom para a economia” os produtos, bens e serviços ficarem mais caros 4,25%/ano?
Fala do Risco Brasil nunca entendi.
Boa! Na fila!
Se quiser entender te garanto o professor Eduardo Moreira ele explica tudo e vc vai entender se existe ou não
Agora aguarda o vídeo sobre Títulos Públicos
Não creio que nós os meros mortais podemos nos livrar do poder do financismo. Digo mais , mesmo se você guardar todo seu dinheiro no colchão o mercado financeiro irá te alcançar. Deixa eu falar, através de mecanismos de swap cambial, das operações compromissadas, da secularização da dívida. Além do mais, em 2017 tivemos deflação e nem assim os juros das Selic diminuíram. Outra coisa, a Selic estar baixa não significa nada, pq se o mercado real não adota a Selic (Nem de longe). O Brasil tem um das mais baixas inadimplência s do mundo, então a gente garante mesmo é o lucro do banco recorde.
Boa noite ! Adorei o vídeo! Você indica a portabilidade de banco para diminuir os juros agora, em janeiro ou tanto faz? Quem puder ajudar a responder, agradeço!
Uma parte da população brasileira infelizmente é refém de dívidas por conta da baixa remuneração que recebe. Já outra é refém de dívidas por conta da vida de ostentação que leva. Detalhe, a maior parcela destes que devem por conta de ostentação não ganha bem.
Faltou explicar por quê de 2019 a 2022 no Brasil os combustíveis e produtos atrelados ao dólar subiram em média 60 a 80 % mesmo com juros altos,sendo que nos países do G20 a maioria foi melhor que o Brasil.
Ótimo vídeo!
Excelente o vídeo!
Valeu!
Nunca é demais lembrar que o banco recebe seu dinheiro, credita juros ínfimos em caso de investimentos e, em casos de empréstimo, lhe entrega o mesmo dinheiro (o seu) e cobra juros super agressivos.
Bom seria baixar as taxas dos cartões de crédito ou cheque especial que chegam a 300% ao ano.
Verdade falou bem
Mas eles não vão fazer isso os bancos ganham muito com isso
Excelente! 😉
A explicação fica.
Hoje, dia 31/07/2019, a taxa selic diminuiu 0,5% passando de 6,5% para 6% (menor taxa dos últimos 33 anos). Isso após 16 meses de estabilidade.
3 anos depois a SELIC está em 13,75%.Brasil de volta a normalidade.
Ué, mas com essa alta taxa de desemprego no Brasil não adianta diminuir ou aumentar a Selic, o povo não tem dinheiro e tá em dívida, não adianta estimular ou desestimular o consumo, o povo não tem dinheiro. No meu ver a questão está além da SELIC, tem que estimular as empresas a contratar pessoal!
Essa é um grande dilema de política econômica, né? Se os juros devem focar só na inflação ou se devem também estimular o emprego... No Brasil, temos a ideia do tripé guiando isso. Mas não significa que seja ciência exata, incontestável, tipo quase uma religião. Tentaremos abordar as diferentes formas de se enxergar essa questão em um vídeo.
amei o video!
Qual a diferença da taxa Selic para um CDI? Porque a apresentadora disse que os bancos usam a meta para a Selic para fazer empréstimo entre si, mas eu achava que eles usavam o CDI
06:03 em diante
O professor Eduardo Moreira ele explica tudo sobre isso
De que adianta o Banco Central reduzir a taxa SELIC se os grandes bancos, especialmente os privados, NÃO acompanham esse movimento, e seguem cobrando juros muito acima dos praticados em outros países?? Não adianta NADA. O empresariado segue com uma dificuldade enorme de ter acesso a linhas de crédito razoáveis para financiar a expansão da sua atividade produtiva. Por outro lado, com a SELIC em queda, cai a remuneração paga pelos títulos públicos, entrando menos dinheiro no caixa do Governo. Em outras palavras: o Governo perde DOS DOIS LADOS... Ninguém nesse país tem coragem de obrigar os bancos a adequarem suas taxas de juros às oficiais...
Professor Eduardo Moreira explica tudo sobre isso entra lá
Eu sou bem leiga neste assunto, mas pelo que eu entendi, para os investidores quanto maior for a taxa selic para os titulos de renda fixa maiores serão os lucros e quanto maior for a taxa selic para os títulos de renda varíavel menores serão os lucros é isso mesmo?
Adorei!!!!
ótimo!
Boa Bolsonaro, falta agora é aprovar a reforma Tributária, rever para baixo a taxa de imposto de renda e o Brasil irá para frente.
"Alucinando mesmo" kkkkkkkkkkkkkkkkk adorei
*Alegretti sempre happy*
Muito bom!!!!!!!!
passando aqui pra te lembrar que você prometeu que ia explicar titulos publicos
No ano 1964 divida depos da ditadura militar 100.000.000.000. Bilhões o Brasil teve etc interior exterior. 07/04/2020 pesquisa.
A informação de q o Brasil pratica as maiores taxas de juros do mundo é verdadeira? E oque justifica isso?
Sei lá dessa pôrra
Ótima pergunta, Thomaz. Já foram as mais altas do mundo, mas, agora, não mais são!! Ainda estamos lá entre os 10 com maior taxa, ou seja, não é para super comemorar, mas, pelo menos, deixamos o topo desse terrível ranking. Na maior parte do mundo desenvolvido, a taxa é baixíssima. Às vezes, até negativa quando se desconta a inflação. No Brasil, vamos lembrar que no fim da década de 90, em meio à uma crise global, a taxa foi elevada para 45% ao ano (atualmente, está em 6,5%)! E essa é a básica, a tal Selic. Para o consumidor, era muito maior como explicou a Laís no vídeo.
@William Lobo não ajudou e está errado
O Brasil gasta muito, se o Banco Central baixa demais a taxa de juros referencial, o excesso de dinheiro na economia se transforma em inflação.
o PROBLEMA não ´é só as maiores taxas.
o Problema é que o Brasil tem u segundo maior SPREAD bancário, só perdendo pra Madagáscar!
E tem quase tudo dominado por 5 grandes bancos.
Essa manipulação do juros vai criar bolhas!
Igual a bolha imobiliária!
Vamos para o Comitê de Política Monetária "COPOM" CAMARADA!!!
Não parece um nome SOVIÉTICO!!!
Cheqeue especial
Prejudicou ainda mais os rendimentos da poupança.
Linda
Vamos lá gente quer saber da verdade mesmo tem certeza Eduardo Moreira ele explica tudo e ensinam pra vcs entenderem.
*Valeu pelo vídeo tchau tchau 👍 💓💓💓😘😍😘*
Juros só favorecem os banqueiros ou agiotas. Alguns anos atrás os bancos funcionavam como as loterias e hoje são os maiores potencias bancarias, ditando tudo até as eleições.
Gostaria de saber se com a queda da selic, posso renegociar o juros do meu consignado com o banco?
Jaime Vasconcelos não.
ss
Aguardando pelo vídeo de Títulos Públicos, promessa é dívida. rsrsrs
Ou seja, o banco central não deixa o país crescer.
Taxa SELIC - ferramenta de controle da inflação. Estimula ou desestimula o consumo.
consumo? o que tem a ver taxa selic com juros de cartão de crédito e outros juros de consumo que estimulam ou desestimulam o consumo? o que todos omitem,seja por falta de informação ou má intenção, é que taxa selic não regula os juros do Brasil e sim regula os juros que o governo deve a quem comprou dívidas públicas do governo e outros investimentos atrelados à selic,é meio que legalizar um calote porque o governo deixa juros da selic atrativos pra atrair os bobocas e muda as regras no meio do caminho baixando a selic na hora que quer,é como vc emprestar dinheiro pra alguém e além de não ter controle sobre os juros que vc gostaria que tivesse já que é o seu dinheiro,vc ainda ficasse refém do devedor abaixar os juros no meio do caminho conforme a conveniência dele próprio,e ainda tem gente que entende bulhufas de economia sai comemorando a redução da selic como se fosse abaixar os juros do cartão ou diminuir os impostos,piada
Eduardo Moreira ele explica e falo tudo sobre isso vc vai entender melhor
A Selic pode cair pra 0,5 e os juros continuarão os mesmos para os pobres mortos ou melhor, mortais...😢
“Cadê a auditoria da dívida interna...”🤔
Os juros recebidos e “distribuído$...” não permitem sua instalação...😢
principiante aqui, é normal essa variação entre 6 e 25 porcento na SELIC para o período de um ano e meio?
se entendi sua pergunta, ficou assim por causa da baixa atividade da economia e outras incertezas do mercado. Espero ter ajudado
Com a queda da selic consigo fiminuir os juros do meu financiamento? Como faço isso?
Eu tbm queria saber
O desemprego já 14 milhões de brasileiro , essa realidade do Brasil , brasileiro indo para Portugal , Paraguai para trabalhar os Sines Brasil da luxo de exigir curso ensino médio para auxiliar de serviços gerais com experiencia em carteira de 02 anos no mínimo a solução é mercado informal sem registro se quiser uma triste realidade vai receber salário menor do que mínimo vai trabalhar 10 horas por dias de segunda a sábado para ajuda na produção pais foi por isso que o Governo adiou e Social das empresas para 2020 . Tudo empresas fundo de quintal . Ideal aumenta carga do trabalhador para 12 horas para o Brasil se igualar a China , reduzir aposentadoria do trabalhador para 70% do salario mínimo para todas categoria ai o Brasil vai ter competitividade lá fora o poder compra vai diminuir os nossos político deverão ter aumento de renda já trabalham muito , para não atrapalhar economia quebrada do Brasil de Norte a Sul , Leste a Oeste lado bom vai diminuir corrupção dos políticos
Desemprego esta em 12,8 milhões
@@Art_fps1 Isso é que o Governo fala , mais realidade outra , bolha do desemprego ta aumento , divida publica , aumentou muito nós últimos 05 anos .
show!!!!!
Por que isso não é ensinado nas escolas????
Ednaldo Bonfim porque na realidade não funciona, vai no banco e pedi com juros de 6% ao ano kkkk
ou seja esses caras nessas reuniões, ficam brincando com o povo, quando as pessoas começam a ter condições de adquirir bens e comprar produtos, as industrias começam a produzir mais e contratar, eles aumentam a taxa selic e freia o crescimento do país, lascando com a vida de todo mundo, daí quando eles percebem que as industrias estão fechando e o povo ta todo endividado e passando fome e baixam a taxa selic. Isso é uma vergonha mesmo.
top
Me lasquei na renda fixa. Ter que deixar até aposentadoria.
Assistindo👀👂😓