ORIENTE X OCIDENTE | Uma comparação histórica

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 424

  • @cgordonjr
    @cgordonjr 4 місяці тому +181

    Um método de impressão havia sido inventado primeiramente na China. Porém não conseguiu se expandir tão rápido como no Ocidente. Uma das explicações tem a ver com a forma de escrita pictográfica da língua chinesa (e japonesa). Igualmente a forma cursiva curvilínea da escrita árabe, com muitos sinais diacríticos, colocou problemas técnicos para a impressão em massa. Já o alfabeto latino ou romano, por sua vez, se prestava muito mais à técnica dos tipos móveis.

    • @jimmymenethil3990
      @jimmymenethil3990 4 місяці тому +5

      No caso na asia suas escrituras são bem diferentes umas das outras tipo os países do sul asiático e sudeste asiático tem tipos de escrituras bem diferente da chinesa. Se levarmos em conta somente no interno da China se expandiu rápido não?

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

    • @calvagner546
      @calvagner546 4 місяці тому +7

      ​@@2e2dijdihih12 isso era impossível, primeiro que levaria muito tempo pra criar uma forma simplificada da escrita, segundo que a forma como escrita chin3sa funciona para a língua chinesa é bem diferente de como a escrita árabe funciona pra língua árabe.

    • @gilbertoantoniosilva4276
      @gilbertoantoniosilva4276 3 місяці тому +5

      Não é bem assim. Os chineses imprimiam livros com tiragens de milhares de exemplares a partir da Dinastia Song (Sec. X). Os tipos móveis não eram muito adaptáveis à escrita ideográfica, sendos deixado em segundo plano e largamente utilizados na Coreia depois da refoma do alfabeto em 1444 (hangul). No entanto isso não diminuiu em nada a produção impressa dos chineses, que era bem expressiva.

    • @silvinoabraao5289
      @silvinoabraao5289 2 місяці тому +1

      Só complementando o seu comentário: o mesmo vale para substituição dos números romanos pelos os algarismos arábicos ou indo arábicos como o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual!😉👍

  • @dudapiter3799
    @dudapiter3799 3 місяці тому +70

    A maneira de falar, clareza ao explicar, som tranquilo no fundo e imagens sendo passadas numa velocidade confortável a vista. Que vídeo bem feito!

    •  3 місяці тому +3

      Muito obrigado!!!

  • @MestreVelasco
    @MestreVelasco 4 місяці тому +59

    Enfim um ser humano em um canal de história. Obrigado, já não suporto videos feitos somente com I.A

    •  4 місяці тому +15

      Jamais abrirei mão de fazer todas as etapas dos meus vídeos

    • @lhmsb89
      @lhmsb89 2 місяці тому

      Prefiro mil vezes un vídeo cm ia, n queria ver a cara do ser humano

    • @Medus4_X7
      @Medus4_X7 Місяць тому

      ​@@lhmsb89 e o português ND ainda?

  • @zavarese
    @zavarese 4 місяці тому +170

    Oriente medio/norte da África e extremo oriente são muito diferentes. Este tipo de divisão (oriente vs ocidente) é muito ocidental.

    • @determinismogeografico
      @determinismogeografico 4 місяці тому +10

      Por isso prefiro a definição de Morris, que delimita Ocidente e Oriente a partir dos núcleos mais antigos de agricultura independente da Eurásia.

    • @GustavoNogueiradePaula
      @GustavoNogueiradePaula 4 місяці тому +22

      Isso é verdade, os países ocidentais (incluso Américas e Oceania) de certa forma possuem uma estrutura muito semelhante de civilização.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      ​@@determinismogeograficoO plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      ​@@GustavoNogueiradePaulaO plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @luizluchetta9498
    @luizluchetta9498 4 місяці тому +50

    Excelente viagem pelo mundo!
    Ficaria horas para saber mais.

    •  4 місяці тому +4

      Muito obrigado!!!

  • @raimundocruz9097
    @raimundocruz9097 3 місяці тому +15

    Gostei imensamente de seu trabalho, principalmente pela conversa aberta sobre as fontes. Tenho formação em História Licenciatura e, doravante, agrego com muito prazer seus vídeos em minhas pesquisas. Cordial abraço!

  • @sumerian777
    @sumerian777 4 місяці тому +304

    O oriente influenciou as bases para ocidente evoluir escrita, civilização, religião, administração do estado incluindo leis. As maiores religiões e conhecimento que temos no ocidente advem do oriente.

    • @robertoferreira7540
      @robertoferreira7540 4 місяці тому +28

      O contrário também ocorreu

    • @christopherkabenguelle5474
      @christopherkabenguelle5474 4 місяці тому +39

      ​@@robertoferreira7540sim. Mas iisso foi bem depois

    • @robertoferreira7540
      @robertoferreira7540 4 місяці тому +14

      @@christopherkabenguelle5474 Não

    • @sumerian777
      @sumerian777 4 місяці тому +5

      @@robertoferreira7540 coisas que já teriam sido criadas lá , ou parcialmente la

    • @determinismogeografico
      @determinismogeografico 4 місяці тому +29

      Isso partindo da perspectiva de que o Oriente é "tudo menos a Europa". Se considerar uma abordagem geográfica da definição de Oriente e Ocidente, então todas essas inovações surgiram primeiro no Ocidente.

  • @AntonioBSRPA
    @AntonioBSRPA 4 місяці тому +39

    Sobre a questão da matemática, eu nao sei até onde vai o anacronismo. Mas a matemática ocidental sempre foi mais evoluída que a oriental. Podemos considerar os gregos por exemplo. No livro Matemática para não matemáticos (tradução livre) do morris kline ele demonstra como os gregos estavam séculos a frente de qualquer outro povo. Como menção honrosa, podemos colocar a questao do 0 no jogo, mas em suma, o 0 também ganhou um significado especial pelo ocidente.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

    • @viniciuscilla
      @viniciuscilla 4 місяці тому

      Sou matemático. Você está engenado. Sim, a base da matemática, a lógica, é de autoria ocidental e surgiu na Grécia. Mas houve períodos em que a matemática oriental estava muito à frente. O zero, que você citou, foi inventado na Índia e demorou para ser aceito no ocidente. Os números negativos foram inventados na China, a álgebra na Arábia. O que é verdade é que desde a renascença e os avanços algébricos alcançados na Itália a matemática se desenvolveu muito no ocidente e como em outros aspectos abordados no vídeo acabou por ultrapassar com folga a ciência oriental.

    • @sanctitatis6716
      @sanctitatis6716 4 місяці тому +6

      não é só a matemática. Em todos os aspectos o ocidente foi mais desenvolvido que o oriente desde a época romana. Toda essa conversa desse vídeo é mito orientalista

    • @DIZFILE
      @DIZFILE 4 місяці тому

      ​@sanctitatis6716 não irmão, esse comentario e muito Eurocentrista, o Oriente sempre foi mais desenvolvido que Ocidente até o Iluminismo è o Renascimento,
      entre os séculos XIV e XVII, com um foco especial nos séculos XV e XVI. Este período foi marcado por um ressurgimento da arte, cultura e conhecimento da antiguidade clássica, iniciando na Itália e se espalhando pela Europa.O Iluminismo, por sua vez, ocorreu no século XVIII, também conhecido como o "Século das Luzes". Este movimento intelectual enfatizou a razão, a ciência e os direitos individuais, influenciando significativamente a filosofia, a política e a cultura ocidental. Porém antes disso o Oriente sempre apresentou ser mais avançado que o Ocidente em varios aspectos

    • @pabloriquelme3140
      @pabloriquelme3140 3 місяці тому +14

      ​@@sanctitatis6716 Puro achismo da sua parte

  • @antoniopaiva9780
    @antoniopaiva9780 4 місяці тому +27

    Excelente matéria! Obrigado por não usar voz artificial!

    •  4 місяці тому +8

      Me recuso a utilizar isso hahahaha

  • @andore_btt
    @andore_btt Місяць тому +3

    vídeo interessante, me despertou a curiosidade em ler o livro

  • @luizotavioalmeidaruivo1935
    @luizotavioalmeidaruivo1935 4 місяці тому +19

    Esse canal é incrível!

    •  4 місяці тому

      🔥🔥🔥

  • @luizcarlospifferogomes1263
    @luizcarlospifferogomes1263 4 місяці тому +5

    Yes, *novo por aí !!!*
    Muito bom o repasse da visão do autor... *OBRIGADO!!!*
    Ótima pedida fazer mais vídeos com outras visões, de outros autores(as)... mostrando aspectos, nuances, particularidades que preencham melhor uma série de lacunas que essa temática possibilita ver, enxergar, discernir, deduzir...
    Boralá, demorô !!!
    Abraço, as melhores energias !!!

  • @jorgemartins606
    @jorgemartins606 4 місяці тому +9

    Professor, excelente e rico conteúdos que nunca tal tinha conhecimento. Os meus parabéns pelos excelentes conteúdos colocados à nossa disposição...para refletir, a maior gratidão por tudo !!

    •  4 місяці тому

      Obrigado!

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @EduardoAlmeidaRec
    @EduardoAlmeidaRec 4 місяці тому +85

    O livro desta expedição chinesa é incrível. Aí teve também o problema dos imperadores que apagaram este feito e se fecharam para o mundo.

    •  4 місяці тому +7

      Preciso ler!

    • @carlosr192
      @carlosr192 4 місяці тому +6

      Comércio parece criar o caminho da invasão cultural mas é bom percebermos que não existe comércio de uma única via...importadores terão interesse em fincar bases em ambos os lados do globo.
      No sec XVI provavelmente o oriente não teve interesse nessa troca cultural...pois não existia Comércio global, bolsa de valores e força cambial como o arranjo atual.
      O Brasil ao se colocar como player mundial neste contexto deve criar produtos excelentes de toda ordem e como a China entrar nos grandes mercados. A força da moeda depende disso e assim nossa cultura e turismo ganhará força.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      ​@@carlosr192O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

    • @bear.surreal
      @bear.surreal 4 місяці тому +1

      Como chama?

  • @elitecell01
    @elitecell01 4 місяці тому +11

    Exelente video..Melhor canal do seguimento..E olha Que sigo..Mundo desconhecido..E alguns outros..Parabéns.

  • @LuisCarlos_ap
    @LuisCarlos_ap 4 місяці тому +11

    Excelente vídeo! Seria interessante uma análise sua do livro " Armas, germes e aço" do autor Jared Diamond.

    •  4 місяці тому

      Deixa comigo!

  • @martinssantos4600
    @martinssantos4600 3 місяці тому +1

    Parabéns pela orientação inicial do vídeo, citando a fonte, um ótimo exemplo a ser seguido....

  • @wellribeiro
    @wellribeiro 27 днів тому

    Muito bom ... Parabéns! ... É sempre bom ver que existe um outro lado da história ... Tmj

  • @TheHAZ1983
    @TheHAZ1983 3 місяці тому +1

    Niall Ferguson é uma excelente referência. Obrigado pelo vídeo!

  • @andrefelipe5133
    @andrefelipe5133 2 місяці тому +1

    Seu trabalho é perfeito! Para muito mais vídeos como esse.

  • @marahbarettabaretta
    @marahbarettabaretta 4 місяці тому +2

    Maravilha! Obrigado pelas informações...

    •  4 місяці тому

      👍

  • @riquelmeruahsilvadesousado9416
    @riquelmeruahsilvadesousado9416 3 місяці тому +3

    Amigo parece que você leu a minha mente eu ando pensando muito sobre os orientais ultimamente, sou uma pessoa de conceitos, ideias e crenças bem fundamentadas e é sempre bom rever seu conceitos e ideias pois neles creio e guio a vida, afinal oque eu tenho mais medo e de em uma discussão de ideias ser convenvido por falta da minha própria reflexão e perceber que " vivi na ignôrancia". Eu sempre fui alguém extremamente ocidentalizado, mesmo eu amo ser ocidetal e a história do ocidente a forma com quais os ocidentais levam a vida etc, ao ponto de ter certa repulsa do oriente, mesmo entendo que eles são importantes e me incomoda muito algo que eu vejo como "orientalização" das nações ocidentais, não digo por animes, doramas ou outras coisas assim( eu tbm gosto é claro é enrriquecedor, não nego que eles saibam criar boas obras ) a minha angústia reside em conparações descabidas de duas partes tão opostas do mundo como o próprio nome sugere até porque o Oriente não é muito hetetogêneo, não é algo muito bem definifo tem muitos povos e muitas culturas( que do lado cultual é ótimo pois é uma riqueza inimagivel, porém não dá para agrupar muito bem oriente e asiáticos numa coisa só, diferente dos ocidentais algo bem mais mesclavel).
    Eu estou tentando quebrar os meus preconceitos esse ano eu considero que estou indo bem eu já leio bem mais e tenho mais contato, estou me expondo mais as culturas e pra mim algo ficou claro, existe uma diferença entre orientais e asiáticos, pois todo oriental é asiático, mas nem todo asiático é oriental.
    Orientais= Pessoas vindas do extremo leste os asiáticos de fato, magrinhos, olhos puxados cabelos negos e liso como os dos indígenas, de pele branca ou meio azeitada como os do sudeste asiático.
    Asiático= aquele que vem do continente Ásia, vem do "Leste",( para mim, minha opinião) do Bosfóro para lá e do Suez para lá. Para mim aqui entram os Arábes,Perças,Curdos e Russos, sem contar algumas minorias do centro asiático.(Se bobear entra até os indianos nessa brincadeira,mas mesmo eu ainda relo sobre a possibilidade).
    Ao meu ver a diferenca entre eles é nós se resume as físicas, forma de pensar e ver o mundo, religiões( já entra um pouco na forma de ver o mundo ali ) e esperitualismo e antropocentrismo, respectivamente oriente e ocidente.
    O ocidental tende a ver o mundo de forma mais concreta eu não sei se "concreto" é a palvra certa é algo mais tátil mais do realismo. Em outra vertentente o Oriental tendo a ver o "belo"( que de novo eu não sei se essa seria a palavra certa) tende a ver o ideal e perfeito algo que vi nas pinturas chinesas e até me comoveu um pouco, quase como um *abstracionismo espitualista*. Enfim eu só sei que eu tenho muito pra ver deles ainda.
    Meu amigo escrevi pra porra nem tinha percebido
    ( Muito daquilo que eu considero oriental é a china que pra mim são os orientais de fato e foram os primeiros que eu comecei a ver, não consigo falar muito bem de mulçumanos e judeos( esses sinto que terei que amaciar muito a carne antes tentar estudar,( são preconceito paradigmas e julgamentos pra mais de metro).

  • @Ministerodellafedeanimica
    @Ministerodellafedeanimica 4 місяці тому +2

    Obrigado pelo vídeo. A sua imparcialidade histórica me deu vontade de seguir seus estudos. Parabéns.

  • @ligadonavideira2311
    @ligadonavideira2311 4 місяці тому +8

    Incrível! A respeito da predominância ocidental, tudo já estava escrito no Livro do profeta Daniel, quase 600 anos antes de Cristo. A História e a Ciência de mãos dadas com a Palavra de Deus. Maravilha!

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @engatilhado4630
    @engatilhado4630 4 місяці тому +8

    Já curti e assisti junto com meu filho de 14 anos!

    •  4 місяці тому

      🆙️

  • @Fabio-md8vt
    @Fabio-md8vt 4 місяці тому +4

    Ótima trabalho! Vc parece ser uma cara bem gente boa. Desejo-lhe todo sucesso para que, o seu Canal venha a crescer ainda mais. Sucesso!

    •  4 місяці тому

      Muito obrigado 😁

  • @MiltonluisBorges
    @MiltonluisBorges 4 місяці тому +4

    Hoje vemos uma influência da cultura da Corea do Sul no Brasil e outros Países da América. Oriente e Ocidente tem uma conexão que historiadores precisam entender.

  • @rodrigoserra7564
    @rodrigoserra7564 3 місяці тому +1

    Muito bom!
    Bem elaborado e explicado.
    Parabéns!👏🏽👏🏽👏🏽

    •  3 місяці тому +1

      Obrigado

  • @rubenstoliveira1
    @rubenstoliveira1 2 місяці тому

    Parabéns pelo vídeo !! Esclarecedor, leve e conciso !! Continue seu trabalho !!

    •  2 місяці тому

      Muito obrigado!

  • @antoniosoares3375
    @antoniosoares3375 4 місяці тому +2

    Bom ponto de partida para estudar o tema

  • @glauciobezerra7209
    @glauciobezerra7209 3 місяці тому +5

    Onde esse canal tava escondido?... Até chegar aqui, atravessei um vale e fezes patrocinadas. 😅... Agora, é maratonar

    •  3 місяці тому +1

      Seja bem vindo!

  • @fernandobandeira7832
    @fernandobandeira7832 4 місяці тому +3

    Muito bom. Parabéns. Grato. 😊

  • @rodrigobaldez
    @rodrigobaldez 29 днів тому

    Excelente vídeo! O livro "O ordem mundial em transformação" de Ray Dalio introduz boa parte dessa análise, fazendo uma comparação cíclica e detalhada de ascensão e declínio das grandes potências mundiais, incluindo a China como grande aspirante oriental. Na obra, ele discorre sobre o foco e desenvolvimento voltado às questões internas que as dinastias chinesas focaram durante séculos, inerente as suas características religiosas, culturais e geográficas. Fica a sugestão de leitura.

  • @RaimundoNonato-nk9sc
    @RaimundoNonato-nk9sc 4 місяці тому +1

    Parabéns!! Até que enfim alguém teve a coragem de propagar o feitos dos orientais!! Fugindo das aberrantes informações,por nós assimiladas !!

  • @givasb1475
    @givasb1475 4 місяці тому +2

    Seus vídeos são sempre incríveis!

    •  4 місяці тому

      Muito obrigado!

  • @siga20081
    @siga20081 3 місяці тому

    Muito bom! Por favor, traga outros autores desse nível. 👏👏👏👏👍🇧🇷

  • @antoniomatos1141
    @antoniomatos1141 3 місяці тому +1

    Parabéns pelo trabalho bem elaborado, didático, detalhista e abrangente. Gosto de História e admiro análises isentas de preconceitos e tendências. Continue!!!

    •  3 місяці тому

      Muito obrigado

    • @Als-es3ir
      @Als-es3ir 3 місяці тому

      @História do Mundo, o que vc acha do Brasil Paralelo?

  • @IvanRibeiroize
    @IvanRibeiroize 4 місяці тому +2

    Excelente material, pertinente e muito atual !!

  • @carlosestevam4073
    @carlosestevam4073 3 місяці тому +1

    Vídeo muito bom e didático, parabéns.

    •  3 місяці тому

      Obrigado

  • @marcelopinto7543
    @marcelopinto7543 4 місяці тому +10

    Excelente vídeo. A dualidade ocidente é oriente é tema cada vez mais presente na atualidade. Metodologia 10 como sempre

    •  4 місяці тому

      Muito obrigado

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @paulomelo9988
    @paulomelo9988 4 місяці тому +3

    Adorei "capricho árabe de trilha sonora"!

    •  4 місяці тому +2

      Opa, alguém notou

    • @isabellerosendo7634
      @isabellerosendo7634 3 місяці тому

      Qual é a música, por favor?

  • @franciscojorgesousaandrade
    @franciscojorgesousaandrade 4 місяці тому +1

    Excelente conteúdo, acabei descobrindo o canal dunada aqui no youtube, gosto dessa abordagem de temas pouco conhecidos ou abordados.

  • @carloscosta-z6u
    @carloscosta-z6u Місяць тому

    Muito bom
    Coisas pouco divulgadas
    Parabéns

  • @RaimundoNonato-nk9sc
    @RaimundoNonato-nk9sc 4 місяці тому +1

    Jovenzinho danadinho! Parabéns!

  • @LeonardoPereira-zd6bt
    @LeonardoPereira-zd6bt 4 місяці тому +1

    Tem um documentário muito bom falando sobre as diferenças do oriente e ocidente. Acho que é da TV cultura

  • @ArtwaveStyles
    @ArtwaveStyles 2 місяці тому

    Excelente vídeo! Pelo que entendi então, a competitividade das nações ocidentais e a necessidade de estar a frente das outras nações, frente ao pequeno expansionismo de nações orientais, foi um dos principais fatores para essa dominância da cultura ocidental por todo o globo?

  • @educaaulasdemusica4112
    @educaaulasdemusica4112 4 місяці тому +4

    Meu palpite é que o ocidente se desenvolve mais em outra época da humanidade, portanto, atinge outros pontos. A mesma coisa pro oriente. A questão acho que era os estágios da humanidade. Etc..

  • @TemplariiEques-vq7jg
    @TemplariiEques-vq7jg 4 місяці тому +1

    Parabéns, muito bom vídeo. Obrigado.

    •  4 місяці тому

      Eu que agradeço

  • @jardestenoriobarbosa5958
    @jardestenoriobarbosa5958 4 місяці тому +1

    Excelente vídeo cara! Gostaria de pedir permissão pra fazer um react ao seu vídeo mais com o intuito de complementar com algumas ideias que tenho sobre a atual fase da ascensão do oriente!!

  • @rildorufinodasilvarufino932
    @rildorufinodasilvarufino932 4 місяці тому +1

    Conteúdo muito bom, conhecimento é poder👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @carloseduardodocarmo2864
    @carloseduardodocarmo2864 3 місяці тому

    muito bom documentario/ Na casa do meu pai tem muitas moradas! NESTE LUGAR TUDO É PERFEITO. estamos fora deste lugar! mas, há uma maneira de voltar-mos para lá!

    • @majome2008
      @majome2008 2 місяці тому

      Não entendeu nada das Escrituras...

  • @DiegoOliveiras1
    @DiegoOliveiras1 2 місяці тому

    Gratidão pelo entretenimento

    •  2 місяці тому

      Obrigado

  • @kitaopraiagrande
    @kitaopraiagrande 3 місяці тому +1

    Muito bom, obrigado.

  • @robsondominguesdecarvalho9353
    @robsondominguesdecarvalho9353 2 місяці тому

    Parabéns pela qualidade do vídeo. Lamento a falta de densidade de um tema tão importante. Fatores religiosos e políticos, ainda que não referidos na obra citada, mereciam algum comentário.
    Mas, valeu! Saldo positivo, da pra passar na prova.

  • @AndrewPtahamonra
    @AndrewPtahamonra 2 місяці тому +1

    Gostei muito do vídeo ❤❤❤ ganhou um inscrito

    •  2 місяці тому

      Obrigado

  • @Melissa.Auriema
    @Melissa.Auriema 5 днів тому

    As “trocas” entre diferentes culturas sempre aconteceram, e foi o que permitiu o desenvolvimento da humanidade como um todo. Civilizações que escolheram o caminho do protecionismo ficaram para trás em termos de desenvolvimento tecnológico, médico, etc. Hoje é que se problematiza algo que sempre ocorreu. Estamos regredindo ao invés de progredindo como civilização.

  • @guilhermearruda8564
    @guilhermearruda8564 3 місяці тому +1

    Muito bom vídeo 🎉

    •  3 місяці тому

      Muito obrigado

  • @editsabsolutzero
    @editsabsolutzero 4 місяці тому

    Uma sugestão, poderia falar um pouco sobre história da Tailândia? Já procurei muito na internet e n achei quase nada. Eu estudo thai e queria saber mais sobre :)

  • @SauloDuarte-zt9hv
    @SauloDuarte-zt9hv 4 місяці тому +1

    Parabéns pelo belo trabalho.

    •  4 місяці тому

      Muito obrigado

  • @guiatimao
    @guiatimao 4 місяці тому +2

    Ótimo vídeo. Parabéns mestre!

    •  4 місяці тому

      @@guiatimao valeu!

  • @flaviocorrea1981
    @flaviocorrea1981 4 місяці тому +1

    Vídeo excelente. Parabéns.

    •  4 місяці тому

      Obrigado 👍

  • @jowra3241
    @jowra3241 2 місяці тому

    Muito bacana este video, pqrabens e obrigado.🙏

    •  2 місяці тому

      Obrigado

  • @jonathangalindo6512
    @jonathangalindo6512 4 місяці тому +2

    Video muito interessante, parabens

    •  4 місяці тому

      Valeuuu

  • @joaogoes3606
    @joaogoes3606 3 місяці тому +1

    Sobre esses navios gigantes chineses
    do Zheng He que eram 5 vezes maiores que os das grandes navegações não eram projetados para navegar em alto mar justamente pelo tamanho descomunal eles eram muito ineficientes quando se fala de navegações, eles foram projetados justamente para projetar poder, além disso nunca foi encontrado nenhum vestígio desses navios, somente desenhos e projetos. Você pode imaginar que há uma discussão se eles se quer existiram de fato

  • @carlosaugusto7181
    @carlosaugusto7181 4 місяці тому +1

    Boa noite amigo, vc esta de parabéns pelo seu trabalho sucesso sempre.

    •  4 місяці тому +3

      Muito obrigado

    • @JanioSilvadeLimaJunior
      @JanioSilvadeLimaJunior 4 місяці тому +1

      Você esqueceu de um povo do oriente que foi os maiores mestres em viagens pelos mares na antiguidade, era os povos veste vermelha os fenícios.

  • @BiancaMuniz25
    @BiancaMuniz25 4 місяці тому +1

    Obrigada, professor

    •  4 місяці тому

      Eu que agradeço a audiência

  • @jcvllm
    @jcvllm 3 місяці тому

    Excelente vídeo!!

  • @javalicinzento
    @javalicinzento 3 місяці тому +3

    É. A imprensa e o nosso alfabeto nos levaram aonde chegamos. A linguagem e a escrita moldam o pensamento.

    • @FranciscoLeiteee
      @FranciscoLeiteee 3 місяці тому +1

      e ai chegamos no paradoxo das invenções e criações humanas, até onde algo é bom e até onde algo é ruim? junto com o beneficio sempre vem os problemas... falando especificamente sobre o momento da historia com a prensa foi lá que os poderosos observaram como podiam levar a "demagogia" escrita para vários lugares do mundo fazendo isso com pensamento e com os escritos!

    • @JoaquimFelícioFreitasdeCas-h2c
      @JoaquimFelícioFreitasdeCas-h2c 2 місяці тому

      ​@@FranciscoLeiteeerapaz, eu não sei. Mas acho que é mais vantajoso ser alienado do que trabalhar numa lavoura enquanto aguento o calor do trópico, ou o frio do inverno da zona temperada

  • @Giovannettitrader
    @Giovannettitrader 4 місяці тому +1

    muito bom ! parabéns pelo vídeo.

    •  4 місяці тому

      @@Giovannettitrader obrigado

  • @luizantoniofaria6816
    @luizantoniofaria6816 2 місяці тому

    Olá a todos!
    Muito bom!
    Saúde, paz e prosperidade!

  • @ericklucio8826
    @ericklucio8826 4 місяці тому +1

    Excelente vídeo. 👍🏾

  • @thmonza
    @thmonza 2 місяці тому +1

    Ótimo vídeo

  • @viniciuscilla
    @viniciuscilla 4 місяці тому

    Seria interessante em um futuro vídeo tratar das civilizações de "transição", como a Rússia e a Turquia.

  • @Jovemcatolico-x7s
    @Jovemcatolico-x7s 4 місяці тому +1

    Gostei dos quadros de Jesus,Maria e Padre Pio❤

  • @ricardobarcelos8457
    @ricardobarcelos8457 4 місяці тому +13

    Mateus 11:28
    28"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.

    • @kauar.s3812
      @kauar.s3812 3 місяці тому

      O descanso que só ele pode nos dar

  • @guddan.071
    @guddan.071 4 місяці тому +1

    muito bom o video man, show!

    •  4 місяці тому

      @@guddan.071 obrigado!

  • @mauriciodaniele4339
    @mauriciodaniele4339 4 місяці тому

    Ótima tradução!!

  • @Desiderium_Angere
    @Desiderium_Angere 4 місяці тому +2

    Mais um ótimo vídeo!!!

    •  4 місяці тому +1

      Obrigado!

    • @Desiderium_Angere
      @Desiderium_Angere 4 місяці тому +1

      Eu que agradeço por sempre entregar um trabalho de qualidade gratuito para nós.

  • @miguelvitorsantiago7946
    @miguelvitorsantiago7946 4 місяці тому +2

    Oswald Spengler em A Decadecia da Cultura Ocidental falava que a musica é fruto esclusivavemente do ocidente sem influencia oriental. Até quando isso é precoceito até quando isso tem alguma verdade? Confesso para mim isso soa como precoceito por parte dele mesmo sendi um grande historiador.

    • @jobinxd
      @jobinxd 2 місяці тому

      Ô, pá, equiparar sonoridades que há de ser uma coisa que detém em todas as alienações coletivas (sociedade) és minuciosamente parvismo

  • @celiaferreira3472
    @celiaferreira3472 4 місяці тому +1

    Perfeito!✨️👏❤️

    •  4 місяці тому

      ❤️

  • @danielborges9638
    @danielborges9638 3 місяці тому

    @brasaodearmas seria sensacional uma análise sua sobre este vídeo.

    •  3 місяці тому +1

      Opa, ele é bom demais!

  • @formigueiro7191
    @formigueiro7191 3 місяці тому +5

    Se você ler relatos de Adam Smith em "Riquezas das Nações", vai entender claramente porque o oriente ficou para trás.

    • @_BellIculs__
      @_BellIculs__ 3 місяці тому

      Cite-os, por favor, não tenho conhecimento sobre isso e gostaria de ter.

    • @formigueiro7191
      @formigueiro7191 3 місяці тому +7

      @@_BellIculs__ Não tenho textos decorados em minha mente, mas o relato foi de alguém que acompanhava Adam Smith na China e Índia, acostumado com o comércio e hábitos locais. Disse que a população trabalhava apenas o suficiente para ter a refeição do dia, que alimentavam-se até de carnes que já tinham iniciado processo de putrefação, que não faziam plano futuro algum. Isso foi por volta de 1700. Mas o que mais me chamou a atenção foi de que haviam relatos de que 500 anos antes, por volta de 1200, eles viviam da mesma forma. Ou seja, não houve desenvolvimento humano em um período de 500 anos!
      Tenho guardada as ideias dos livros, mas não sei citar com precisão. Inclusive pretendo relê-los, apesar de serem 2 livros bastante densos.

  • @ClaudioLuz-md1dc
    @ClaudioLuz-md1dc 2 місяці тому

    Muito bom!

  • @ivanmatos7158
    @ivanmatos7158 4 місяці тому

    Que conteúdo interessante!!

    •  4 місяці тому +1

      Obrigado

  • @demostenessegundo
    @demostenessegundo 4 місяці тому +1

    Excelente vídeo.

    •  4 місяці тому

      Muito obrigado

  • @pati1515iu
    @pati1515iu 4 місяці тому +3

    O novo mundo e África na parte sul foram moldados pelo ocidente, até mesmo em Austrália e afins, a velha massa de terra Ásia oriente médio é bem ligado ao pensamento oriental.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @pati1515iu
    @pati1515iu 4 місяці тому +12

    Hoje em dia o modo ocidental está alastrado em todos os lugares, chineses, russos, indianos, bolivianos, egípcios, todos na busca pelo capital e uma vida melhor com a tecnologia ao lado, as bonanças que o tempo trouxe, mais e mais as culturas vão se homogeneizar.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @adribbz
    @adribbz 4 місяці тому +1

    Muito interessante!

    •  4 місяці тому +1

      Que bom que gostou

  • @gislandoclaudino4872
    @gislandoclaudino4872 4 місяці тому +4

    Um adendo, entre o ano 01 e 1000 quase não houve desenvolvimento tecnológico no Ocidente, enquanto isso o Oriente estava plenamente desenvolvimento nos mais diversos ramos tecnológico, ciência, matemática, astronomia, pensamento etc...

    • @RyanUndefined
      @RyanUndefined 2 місяці тому +1

      Agora me fala qual lado tem mais desenvolvimento individual e poder de compra

  • @marciec6862
    @marciec6862 4 місяці тому +1

    Que tal falar um pouco mais sobre você na descrição do canal?

    •  4 місяці тому

      Pode deixar

  • @GustavoRAbreu
    @GustavoRAbreu 2 місяці тому +1

    Video excelente o problema hoje é que a investigação racional e seria da história deu lugar a romantismo e ideologia.
    Fica difícil discutir a contribuição histórica que cada povo ou civilização fez quando você só enxerga a história como preto e branco.
    Pessoal esquece que mais da metade da população da terra nao é cristã kkkk.

  • @Allmude
    @Allmude 3 місяці тому +1

    Amo história.

  • @jairfick2494
    @jairfick2494 2 місяці тому

    Ótimo demais mas me deixou a pensar muito

  • @aldosoares6999
    @aldosoares6999 4 місяці тому

    O que é "baico", *taide"; embaicações"; "decobeitas"; "diveisos"?

  • @younggustmac4067
    @younggustmac4067 4 місяці тому

    Que video incrível.

    •  4 місяці тому

      Obrigado!!!

  • @tarsissalomao7420
    @tarsissalomao7420 4 місяці тому

    Muito bom conteúdo

    •  4 місяці тому

      Obrigado

  • @Pátriabrazil
    @Pátriabrazil 4 місяці тому +2

    Também ê o contrário foi o ocidente que conquistou o oriente Culturalmente o Kpop são ritmos Ocidental misturar de pop e hip hop ate cantando as musicas em inglês, ate os animes ates os influencia dos desenhos da disney ,até os populares mangas tem enorme influencia dos quadrinhos franceses da década de 50

  • @filoeconomia4663
    @filoeconomia4663 4 місяці тому

    A música que você usou no início é uma música de Francisco tarrega influênciou de alguma forma no vídeo?

    •  4 місяці тому +1

      Tentei usufruir da pluralidade musical como forma de representar as culturas.

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @Joelposmoderno
    @Joelposmoderno 4 місяці тому +1

    Ontem eu dei uma lida no livro Civilização, de Niall Ferguson, e o UA-cam me recomenda isso. Será que o Google lê ondas cerebrais também? 😮

    •  4 місяці тому

      Caraca

    • @danieloliveiradecarvalho8215
      @danieloliveiradecarvalho8215 4 місяці тому

      O plano irenista de "paz global" arquitetado nos últimos 140 anos falhou, seus principais atores foram os pró-sionistas de um lado, e os pró-eurasianos de outro lado. Esses dois grupos divergem desde tempos imemoriais quanto à origem da divindade, do homem, da sua verdadeira história, enfim possuem cosmovisões e teologias ainda que semelhantes em alguns aspectos como a crença no mundo Espiritual ou Sobrenatural, ou mesmo simbólico-arquetípico, mas também bastantes diferentes e seus “centros espirituais ou pólos” estão em origens e locais diferentes no tempo e no espaço de nosso planeta, isso se tornará mais claro conforme eu prosseguir essa minha narrativa.
      Nos últimos séculos com a expansão e colonização dos grandes impérios europeus, o conhecimentos de ouras culturas e suas literaturas sagradas como no subcontinente indiano principalmente pelos ingleses e na China, acabaram por convencer governantes colonialistas e a elite intelectual europeia de que haviam narrativas muito diversas da apresentada pelo Judaísmo e Cristianismo, pela Bíblia. Essas escrituras sagradas como os vedas do hinduísmo, ou o cânone Pali do budismo falavam de história de milhões de anos da origem do homem, de luta entre os muitos deuses, de outros modos de autoaperfeiçoamento ou iluminação ou evolução espiritual como as várias iogas, o tantra, a busca por libertação como o samadi ou o nirvana. Assim foram se formando diversos grupos de estudo e cultos como os grupos orientalistas, esoteristas e ocultistas do século XIX. Mas no ocidente a situação começa a se polarizar nessa guerra como foi no início do cristianismo entre a luta da religião oficial romana e as heresias geralmente gnósticas. Assim no final do século, como ocorre atualmente, tínhamos dois grandes grupos ou forças : Do lado Sionistas estavam os que apoiavam a reconstrução do Estado de Israel, muitos das religiões oficiais do Judaísmo e da Cristandade (Católica ou protestante), e o outro lado os que apoiavam o caminho mais largo de que Ex Oriente Lux, ou que a luz vêm do Oriente, de forma esotérica ou oculta.... assim o jogo sempre se deu em dois planos: o exotérico (com x, o que se mostra aparente) ou das religiões oficiais e, o esôtérico (com s, o oculto), das sociedades secretas ou fechadas como rosa-cruzes, maçonarias, praticantes da Cabalah Judaica e da Cabala Mística ou Mágica... Aqui as coisas começam a se complicar, por que os grupos exotéricos geralmente são tradicionalistas ou CONSERVADORES, em geral de Centro e Direita no campo político, acreditando em religiões Reveladas, Livros Canônicos ou Verdades prontas ou completas e etc. Mas os grupos esotéricos desenvolveram ao longo de séculos suas teosofias (sabedorias sagradas ou iniciáticas, modos de ascese ou iluminação espiritual como alquimia, hermetismo, cabala, iogas e etc.) em geral gnósticas, crendo na EVOLUÇÃO ESPIRITUAL geralmente por ciclos reencarnacionistas e de iluminação mística, por isso sempre tenderam ao progressismo no campo espiritual, mesmo os aí do lado pró-Sião, daí serem PROGRESSISTAS no campo político em geral.
      Com o Iluminismo no seculo 18 e seu apelo à Razão, mas que na realidade veio da inspiração dos grupos místicos gnósticos e, com o progresso da tecnologia com a revolução industrial, com o materialismo radical científico, começa a haver uma reação cada vez maior e um distanciamento de certos grupos esotéricos citados das religiões oficiais do Judaísmo ou do Cristianismo, como os rosa-cruzes, os espíritas, e a teosofia moderna fundada por Helena .P. Blavatsky, esses grupos espiritualistas (assim se denominam) com grande difusão nos meios cultos, com seus vários conhecimentos sincretistas que vem sendo gestados desde as origens do Renascimento ou Humanismo, com profundos conhecimentos da Alquimia, da Magia Hermética, da Astrologia, da Cabala Mística, do Xamanismo Euroasiático (do Ucraniano ao Siberiano, passando pelo Tibetano), da literatura mística dos Vedas, dos Upanixades da Índia, do Budismo, do Tantra e etc. começam a partir de final do século 19 a reivindicar possuírem os conhecimentos ocultos e mais antigos da humanidade, Blavatsky chegava ao ponto de afirmar que a VERDADEIRA CABALA era a dos povos Arianos que habitavam próximo do Tibet em tempos antigos, e que os Judeus somente a COPIARAM dos povos arianos mais evoluidos, pra Blavatsky mesmo o Cristianismo seria visto como copia do paganismo ou do Budismo ... Enfim esses grupos cada vez mais à esquerda (e com ideias de revanchismo histórico: de destruir as religiões ortodoxas Judaica e Cristãs, que diziam que perseguiam os antigos gnósticos, magos, alquimistas, templários, cátaros e teósofos e Mulheres Bruxas (alguma semelhança com o radicalismo feminista não é mera coincidência... ) vão ter grande êxito e vão formar os grandes organismos em busca da paz e união global, principalmente com a Liga das Nações com o presidente Woodrow Wilson (um membro da Sociedade Teosófica) em 1918, e depois da segunda guerra mundial com a ONU, até aí aceitando a cooperação de Sionistas pra enfraquecer o Cristianismo, seja Católico ou Protestante e as suas derivações sectárias, no Ocidente por ridicularização da Bíblia ou das suas doutrinas, difamação (O apoio do papado e de grupos protestantes ao Reich, que esses grupos esotéricos também influenciaram e apoiaram) e perversão contra tudo que a Bíblia condena... Esses grupos que se radicalizaram bastante na sua heterodoxia espiritual tem grande difusão como citado entre acadêmicos (Universidades), artistas e etc (Os mesmos grupos que geralmente são esquerdistas), por isso hoje eles estão acusando Israel de Nazista, negam ou banalizam o holocausto, acusam Israel e cristãos de serem da Extrema Direita, e de Israel cometer genocídio contra palestinos (ou seja os usando como espantalho político) pois desejam o fim do centro espiritual das religiões abraâmicas, que dizem ser plágio ou lendas, enquanto enaltecem as religiões supostamente da paz e da evolução espiritual como o Budismo, Hinduísmo e a volta de um Neopaganismo...

  • @williamaquino2368
    @williamaquino2368 3 місяці тому +1

    Vou de jung inconsciente universal um exemplo hoje e sem preconceitos e o homosexual..se dar em todas as direções..
    A invenção do avião etc..