Ótimo Vídeo Issac !! Encarar o Balrog acho que não chega a violar as regras, mas quando ele realmente encara e explode a ponte e cai ele viola as regras. E ainda, enquanto cai claramente usa seu poder + para sobreviver e lutar contra o Balrog. PS: Vi a Liana Montenegro te elogiando. Parabéns !!! Merece mesmo !! Grande Abraço Issac !!
Perfeito! Ouvindo ao Izac me sinto dando voz aos meus pensamentos. Ps: às vezes me incomoda ouvir que as cores das roupas interferem na expansão do poder . Mas as cores das roupas dos istari faz referência a como os povos o vestiram. Ex: quando Saruman chegou à Terra Média os homens os vestiram de branco. Assim como Gandalf foi recebido pelos sindar e estes os vestiram de cinza. Radagast usava marrom para se assemelhar às águias e aos animais. Quando Mithrandir retorna ele é levado a Lorien e lá Galadriel o veste de branco mas a cor de sua veste não interferiria em sua nova missão ou em seu poder. Me encomoda essa classificação de status classificando por sua veste.
Uma pergunta: Em um dos seus vídeos, quando vc cita uma cena em que Frodo poupa Saruman no condado, Frodo fala algo como "ele é de uma raça que não deveriamos sequer tentar contra". Nesse caso, Frodo conhecia sobre o "Fogo Secreto"? Sobre os Maiar, sobre os Valar? Sabia que Gandalf e/ou Saruman eram "Anjos"? Indo mais além, fora os Istari, quem mais sabia da sua natureza original durante os eventos do Senhor dos Anéis?
É de se concluir que ele sabia, pois passou muitos anos na companhia de Gandalf, dos Elfos e a própria jornada dos eventos da sociedade do anel, aprimorou seus conhecimentos. Depois disso, pode-se dizer que Frodo não era mais um simples Hobbit (ou um Hobbit comum). O ato de "poupar" Saruman, foi depois da destruição do um anel.
Gosto muito dos dois, mais do Shadow of War porque é enorme e te dá muita liberdade! Os desenvolvedores são honestos e claros que não se pretendem canônicos ao ponto de deixar o nome "Senhor dos Anéis" de fora dos títulos dos jogos. Apesar disso, ele tem mais cenas canônicas do que se espera, em especial nas animações envolvendo Celebrimbor e o então rei de Númenor. Sobre se tem algo melhor nos jogos do que canônico, eu diria que sim. Tolkien tinha várias profissões, além de escritor, era linguista, tradutor e professor universitário, e por isso não teve tempo de completar a obra ou se aprofundar em algumas coisas. Exemplo disso é a sociedade orc. Neste ponto, o sistema de capitães e chefes e a disputa interna por poder entre eles é bem aprofundada nos jogos, já nos livros Tolkien se foca no principal, naquilo que faz a história seguir em frente.
4:37 Tá aí uma coisa que a terra média definitivamente não estaria preparada, um balrog com um anel de poder. Se Tolkien já nos disse que se Gandalf possuísse o Um Anel ele já estaria em "um balanço delicado de poder" com Sauron, creio que um balrog seria talvez ainda mais forte que o próprio, ou pelo menos muito mais perigoso, uma vez que a especialidade dos balrogs é o combate, diferente de Sauron que era um estrategista.
Faaala Isaque(acho que é assim que se escreve) blz? Uma das coisas que me fascina na obra de Tolkien é como os personagens interagem cm a magia, acho de bom tom essa maneira muito particular de lidar com ela, mas uma grande dúvida é em relação aos homens(humanos). Se por acaso eles quisessem aprender magia, poderiam? Abraços, curto muito o seu canal
Caro Nerd. O que queria dizer o Senhor das Águas quando disse a Turgon antes da queda de Gondolin que a esperança deles era o Mar e não a cidade feita pelas suas mãos conforme Tuor falou na condição de porta-voz de Ulmo? Não estaria ele a travessia ao Oeste que acabava de ser vedado a eles e ser cumprido por Osse quando desbaratou a comitiva de Voronwe?
Na verdade depende de quando falamos. Saruman foi o mais poderoso e o primeiro dos Istari, mas ao se voltar para o mal, vai gastando seu poder. No final dos eventos de O Senhor dos Anéis, seu único poder é a sua voz capaz de enfeitiçar quem a ouve - Gandalf, contudo, já ressuscitado e revestido de branco, é o mais poderoso nessa época.😊
Na 2ª Era tinha Meneltarma, uma montanha em Númenor também conhecida por "Montanha Sagrada" onde se adorava a Deus diretamente. Na 3ª Era os reis de Gondor tinham locais reservados para isso, mas estes locais se perderam com a queda dos reis e a ascensão dos regentes. Quando Aragorn se tornou rei, determinou que esses locais fossem refeitos. Tolkien diz que durante este período em que não houve templos, as pessoas deveriam fazer orações para os Valar que intermediariam a conversa com Deus (algo que claramente faz alusão a fé católica de Tolkien, onde os Valar seriam "santos" intermediários). Frodo várias vezes faz uma espécie de oração no meio de uma batalha, contra o Rei Bruxo no topo do vento e contra Laracna em Cirith Ungol, por exemplo.
@@anduinlothar7551 Isso porque os filmes não mostraram nem um terço do que foi a luta contra o Balrog cuja no próprio livro das duas torres o Gandalf conta um resumo e ainda assim e longo, eles primeiro vão caindo até chegarem naquele mar ( que Gandalf diz que a água era tão fria que ele teve a sensação que congelou os seus ossos ) e eles foram caindo e caindo para o fundo dessa água e quando saíram do lado de baixo ( sim eles saíram pelo " fundo " do mar ) e perceberam que estavam no centro do planeta onde lá existia criaturas abissais que nem mesmo Gandalf conhecia, o Balrog havia se apagado e se transformado em uma espécie de monstro de lama, é ele era o único que parecia saber como sair desse lugar desconhecido, vendo isso Gandalf se agarra a batata da perna do Balrog e os dois ficam nessa até conseguir sair desse lugar( eles passaram um tempo indeterminado aqui ), saindo dê lá eles se encontram no pé da montanha onde o Balrog consegue voltar a pegar fogo de novo e os dois voltam a brigar de novo enquanto ao mesmo tempo que brigam também escalam a montanha e eles passam dias assim, chegando no pico Gandalf finalmente consegue matar o Balrog porém morre com os ferimentos ( dava para fazer um filme curto só dessa briga na verdade).
Nenhum dos direitos, restrições ou princípios são absolutos. Seja o direito a vida, o direito à liberdade de expressão (embora alguns 'notáveis' neguem 😂), etc. No caso de Gandalf, Balrog (+ o gritinho de Legolas) mitigaram o ordem do Mago se conter. Excelente vídeo, amigo!
Acho que não faz muito sentido, pq então que saruman não se revelou em glória? Ele não tinha motivos pra não usar seus poderes. Eu acredito na vdd que ao encarnarem eles perderam grande parte de seu poder, mas ainda resta algum poder com eles
Saruman gastou o próprio poder buscando mais poder. No mundo de Tolkien todos os seres tem um espírito ou essência que é o Fëa. Toda vez Que um alguém cria algo, um ferreiro, um mago, ou um sábio, um artesão. Ao fazer aquilo com afinco e dedicação você põe algo do seu Fëa e intenção na sua criação. E é daí que a mágica dos itens mágicos. Por exemplo, as capas élficas que a Sociedade recebe em Lorien, os Elfos as fizeram com a intenção de se esconder de olhos hostis em viagens. Então por isso que elas camuflam o usuário e o deixam difícil de ser enxergado pelos inimigos. Por isso os homens orientais não enxergaram Frodo e Sam. A capa não os transformou em pedra. Mas aos olhos dos orientais eles só viram um amontoado de pedras e terra a frente deles. Até o Um Anel tem essa propriedade, pois foi feito com a intenção de dominar e subjulgar, foi feito com ganância e obsessão na mente de Sauron. Por isso tem as propriedades que tem. E isso se aplica ao magos quando usam seu Fëa pra lançar um raio, uma bola de Fogo, ou mesmo usar magia pra criar os Uruks. Saruman pra criar seu exército acabou desgastando muito de seu Fëa. Assim como Morgoth se desgastou tanto na criação de suas vis criaturas que no final antes de ser derrotado não conseguia mais nem restaurar o proprio corpo e Sauron era mais forte que ele já. Já os Ishtari ao vir pra Terra media receberam um corpo e uma missão. Tinham limitações de poder nesses corpos e até suas mémorias sobre quem eram originalmente ficavam enevoadas e inacessíveis a eles mesmos. Se podiam se revelar em glória e mostrar seus verdadeiros seres, eles provavelmente nem lembravam como o fazer. Eles sabiam ser enviados dos poderes, mas acho que nem sabiam seu próprio patamar. E Saruman investiu o que tinha de si mesmo buscando sobrepujar Sauron. Se desgastou totalmente nessa empreitada e no final só tinha sua perigosa voz e poder de persuasão. Mas desgastou seu Fëa ao ponto de se tornar apenas uma alma comun em um corpo de velho.
Uma dúvida. Sabemos que Gandalf e os outros Maya não tinham lembranças da vida antes de serem enviados para terra média, seus reais poderes, seus superiores os Valar… etc… Por que essa regra de não interferir que você disse que ele sabia, ele lembrava? Hahahaha
É você que entendeu errado, eles se lembram sim só que quando eles ganharam os corpos de Istari dá perspectiva deles é como se a vida de Maiar fosse a muito tempo atrás, o mesmo acontece quando Gandalf volta como o Branco, de sua perspectiva ele passou tanto tempo no céu que quando voltou como o Branco ele já quase nem lembrava mais de sua época como o cinzento.
Tinha para Eru em Numenór, que depois foi abandonada, quando o Sauron tocou o terror lá. Pelo que eu sei, os homens, tempo depois de acordarem, ouviram que existia uma luz no Oeste, tanto que estavam migrando para essa direção, quando foram encontrados pelos elfos, mas acho que não sabiam nada sobre os Valar, que nunca deram muito papo pros homens
Na 2ª Era tinha Meneltarma, uma montanha em Númenor também conhecida por "Montanha Sagrada" onde se adorava a Deus diretamente. Na 3ª Era os reis de Gondor tinham locais reservados para isso, mas estes locais se perderam com a queda dos reis e a ascensão dos regentes. Quando Aragorn se tornou rei, determinou que esses locais fossem refeitos. Tolkien diz que durante este período em que não houve templos, as pessoas deveriam fazer orações para os Valar que intermediariam a conversa com Deus (algo que claramente faz alusão a fé católica de Tolkien, onde os Valar seriam "santos" intermediários). Frodo várias vezes faz uma espécie de oração no meio de uma batalha, contra o Rei Bruxo no topo do vento e contra Laracna em Cirith Ungol, por exemplo.
um salve especial pra todos os colegas advogados amantes de tolkien 😂
Salve duplo por ser Agosto! 😂
Um salve aos nobres colegas causídicos!😉📜⚖
Parabéns Nobre Colega !
Rapaz, esse vídeo foi um derramamento de conhecimento, parabéns demais, você é sensacional!
Isac usando toda sua expertise em direito para fazer esse vídeo, muito bom!
Um canal excepcional. Sempre volto aqui para acompanhar e entender as nuances da gloriosa obra do Professor. Parabéns pelos conteúdos! 💍
Ótimo Vídeo Issac !!
Encarar o Balrog acho que não chega a violar as regras, mas quando ele realmente encara e explode a ponte e cai ele viola as regras. E ainda, enquanto cai claramente usa seu poder + para sobreviver e lutar contra o Balrog.
PS: Vi a Liana Montenegro te elogiando. Parabéns !!! Merece mesmo !!
Grande Abraço Issac !!
Eita Thiagão, sério, lembra em qual vídeo? Não vi
@@nerdcurioso.youtube o título é algo como: os ABSURDOS ditos pelo Elenco da Série de TV Anéis do Poder.
@@ThiagoBonato1 Vlw! Vi lá, react dela ficou mt bom!
Pergunta para vídeo futuro:
Qual seria a influência do anel em um orc? A vontade, dominância e poder do anel afetaria um orc de que forma?
Essa foto de Gandalf aconselhando Theoden é tão bem feita.
Issac seria interessante um video de autoria sua falando os eventos chaves do Legendarium de Tolkien em ordem cronologia.
Perfeito!
Ouvindo ao Izac me sinto dando voz aos meus pensamentos.
Ps: às vezes me incomoda ouvir que as cores das roupas interferem na expansão do poder .
Mas as cores das roupas dos istari faz referência a como os povos o vestiram.
Ex: quando Saruman chegou à Terra Média os homens os vestiram de branco. Assim como Gandalf foi recebido pelos sindar e estes os vestiram de cinza.
Radagast usava marrom para se assemelhar às águias e aos animais.
Quando Mithrandir retorna ele é levado a Lorien e lá Galadriel o veste de branco mas a cor de sua veste não interferiria em sua nova missão ou em seu poder.
Me encomoda essa classificação de status classificando por sua veste.
Um ponto válido amigo Helio, obrigado pelo comentário e por compartilhar seus pensamentos!
Também existe uma citação, acho que no History of Middle-earth, sobre Finrod também ter reencarnado após o sacrifício para salvar Beren
Ótimo trabalho
Parabéns 👏👏👏!
Uma pergunta: Em um dos seus vídeos, quando vc cita uma cena em que Frodo poupa Saruman no condado, Frodo fala algo como "ele é de uma raça que não deveriamos sequer tentar contra". Nesse caso, Frodo conhecia sobre o "Fogo Secreto"? Sobre os Maiar, sobre os Valar? Sabia que Gandalf e/ou Saruman eram "Anjos"? Indo mais além, fora os Istari, quem mais sabia da sua natureza original durante os eventos do Senhor dos Anéis?
Boa pergunta, também queria saber.
É de se concluir que ele sabia, pois passou muitos anos na companhia de Gandalf, dos Elfos e a própria jornada dos eventos da sociedade do anel, aprimorou seus conhecimentos.
Depois disso, pode-se dizer que Frodo não era mais um simples Hobbit (ou um Hobbit comum).
O ato de "poupar" Saruman, foi depois da destruição do um anel.
Opa colega é da área hein rsrs
Tmj amigo Paulo!
Foi uma excludente de não-intervenção!!!
Po esse tema eh muito bom, esse canal é fantástico!
Regras pro Gandalf???? Ô Querido faz- me rir😂😂😂😂😂😂 quando não teve uma regra que ele não quebrou????😂😂😂😂😂
Ou seja, Erú tbm é um Deus que demonstra misericórdia ...
Cara, isso me faz pensar, o que seria se o Balrog pegasse o Um Anel? 🤔🤔
Opa amigo Saler! Cabe um vídeo sobre heinh?! Nem mesmo Sauron gostaria disso!
Seria problema para os dois lados!
Ele se tornaria um rival de Sauron
Boa! 😶🌫️🔥
Isaac, o que você acha dos jogos shadow of mordor e war? Tem alguma coisa melhor nos jogos do que a parte canonica?
Gosto muito dos dois, mais do Shadow of War porque é enorme e te dá muita liberdade!
Os desenvolvedores são honestos e claros que não se pretendem canônicos ao ponto de deixar o nome "Senhor dos Anéis" de fora dos títulos dos jogos.
Apesar disso, ele tem mais cenas canônicas do que se espera, em especial nas animações envolvendo Celebrimbor e o então rei de Númenor.
Sobre se tem algo melhor nos jogos do que canônico, eu diria que sim.
Tolkien tinha várias profissões, além de escritor, era linguista, tradutor e professor universitário, e por isso não teve tempo de completar a obra ou se aprofundar em algumas coisas.
Exemplo disso é a sociedade orc.
Neste ponto, o sistema de capitães e chefes e a disputa interna por poder entre eles é bem aprofundada nos jogos, já nos livros Tolkien se foca no principal, naquilo que faz a história seguir em frente.
4:37
Tá aí uma coisa que a terra média definitivamente não estaria preparada, um balrog com um anel de poder. Se Tolkien já nos disse que se Gandalf possuísse o Um Anel ele já estaria em "um balanço delicado de poder" com Sauron, creio que um balrog seria talvez ainda mais forte que o próprio, ou pelo menos muito mais perigoso, uma vez que a especialidade dos balrogs é o combate, diferente de Sauron que era um estrategista.
Tô gostando dessa Freqüência de Vídeos Meu Nego.
🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿🤙🏿
CPI do Balrog kkkkkkkkkkkkkk
Faz um vídeo sobre o que aconteceria se o balrog tivesse pego o Um Anel
Faaala Isaque(acho que é assim que se escreve) blz?
Uma das coisas que me fascina na obra de Tolkien é como os personagens interagem cm a magia, acho de bom tom essa maneira muito particular de lidar com ela, mas uma grande dúvida é em relação aos homens(humanos). Se por acaso eles quisessem aprender magia, poderiam?
Abraços, curto muito o seu canal
Po esse tema sempre me interessou
show
🙏🏼
E se um baurog pegasse o um anel?
👏👏👏👏👏👏
Caro Nerd. O que queria dizer o Senhor das Águas quando disse a Turgon antes da queda de Gondolin que a esperança deles era o Mar e não a cidade feita pelas suas mãos conforme Tuor falou na condição de porta-voz de Ulmo?
Não estaria ele a travessia ao Oeste que acabava de ser vedado a eles e ser cumprido por Osse quando desbaratou a comitiva de Voronwe?
Faz um Video das Formas Reais dos Valar e Maias.
Eu já tô pedindo a anos.
🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿
Heim, na obra de Tolkien existe algum tipo de culto ou crença religiosa para Eru? Ou adoração aos Valar ou maiar, como religião?
No FILME, dá impressão que o Balrog cai sozinho, pelo peso do corpanzil que fez ruir a passarela "frágil". Gandalf foi descuidado.
@Nerdcurioso? Quem era o mais poderoso dos 5? Era o Saruman?
Sim, Gandalf era o mais sábio.
@@FranciscoCavalcantii poderoso...
Poderoso, e não sábio...
@@FranciscoCavalcantii eu quero saber qual era o mais poderoso
@@adaocardosonetocardoso6560 Saruman era o mais poderoso.
Na verdade depende de quando falamos. Saruman foi o mais poderoso e o primeiro dos Istari, mas ao se voltar para o mal, vai gastando seu poder. No final dos eventos de O Senhor dos Anéis, seu único poder é a sua voz capaz de enfeitiçar quem a ouve - Gandalf, contudo, já ressuscitado e revestido de branco, é o mais poderoso nessa época.😊
Eu não serviria pra ser mago, eu iria interferir ajudando de verdade.
O curioso das obras de TOLKIEN não tem referência a DEUS. ERU nem os VALAR. Nem os ANÕES faziam referência ao VALA que os criou....
Eles tinham muitos nomes
Em O Senhor dos Anéis vive citando vários valar, em Númenor tinha as Três Preces para Eru Ilúvatar.
Isso mesmo li recentemente em contos inacabados@@carloseduardoporto3469
Na 2ª Era tinha Meneltarma, uma montanha em Númenor também conhecida por "Montanha Sagrada" onde se adorava a Deus diretamente.
Na 3ª Era os reis de Gondor tinham locais reservados para isso, mas estes locais se perderam com a queda dos reis e a ascensão dos regentes.
Quando Aragorn se tornou rei, determinou que esses locais fossem refeitos.
Tolkien diz que durante este período em que não houve templos, as pessoas deveriam fazer orações para os Valar que intermediariam a conversa com Deus (algo que claramente faz alusão a fé católica de Tolkien, onde os Valar seriam "santos" intermediários).
Frodo várias vezes faz uma espécie de oração no meio de uma batalha, contra o Rei Bruxo no topo do vento e contra Laracna em Cirith Ungol, por exemplo.
@@nerdcurioso.youtube bem lembrado! Essas partes do livro são muito edificantes e belas
o que eu nunca entendi é: como gandalf estava caindo junto do balrog e do nada eles aparecem do lado de fora de khazadum? eles se teletransportaram?
@@anduinlothar7551
Isso porque os filmes não mostraram nem um terço do que foi a luta contra o Balrog cuja no próprio livro das duas torres o Gandalf conta um resumo e ainda assim e longo, eles primeiro vão caindo até chegarem naquele mar ( que Gandalf diz que a água era tão fria que ele teve a sensação que congelou os seus ossos ) e eles foram caindo e caindo para o fundo dessa água e quando saíram do lado de baixo ( sim eles saíram pelo " fundo " do mar ) e perceberam que estavam no centro do planeta onde lá existia criaturas abissais que nem mesmo Gandalf conhecia, o Balrog havia se apagado e se transformado em uma espécie de monstro de lama, é ele era o único que parecia saber como sair desse lugar desconhecido, vendo isso Gandalf se agarra a batata da perna do Balrog e os dois ficam nessa até conseguir sair desse lugar( eles passaram um tempo indeterminado aqui ), saindo dê lá eles se encontram no pé da montanha onde o Balrog consegue voltar a pegar fogo de novo e os dois voltam a brigar de novo enquanto ao mesmo tempo que brigam também escalam a montanha e eles passam dias assim, chegando no pico Gandalf finalmente consegue matar o Balrog porém morre com os ferimentos ( dava para fazer um filme curto só dessa briga na verdade).
@@luizaquerubin obrigado irmão, eu estava bem confuso com essa cena no filme e por isso tive essa dúvida.
Legal ver a união dos seus saberes de Tolkien e de Direito
pergunta Gandalf quando ele voltou para as terras imortais ele voltou para seu corpo o forma original
Nenhum dos direitos, restrições ou princípios são absolutos. Seja o direito a vida, o direito à liberdade de expressão (embora alguns 'notáveis' neguem 😂), etc.
No caso de Gandalf, Balrog (+ o gritinho de Legolas) mitigaram o ordem do Mago se conter.
Excelente vídeo, amigo!
Bom dia!
Alias o gadalf lutou também contra orcs
Acho que não faz muito sentido, pq então que saruman não se revelou em glória? Ele não tinha motivos pra não usar seus poderes. Eu acredito na vdd que ao encarnarem eles perderam grande parte de seu poder, mas ainda resta algum poder com eles
Saruman gastou o próprio poder buscando mais poder. No mundo de Tolkien todos os seres tem um espírito ou essência que é o Fëa. Toda vez Que um alguém cria algo, um ferreiro, um mago, ou um sábio, um artesão. Ao fazer aquilo com afinco e dedicação você põe algo do seu Fëa e intenção na sua criação. E é daí que a mágica dos itens mágicos.
Por exemplo, as capas élficas que a Sociedade recebe em Lorien, os Elfos as fizeram com a intenção de se esconder de olhos hostis em viagens. Então por isso que elas camuflam o usuário e o deixam difícil de ser enxergado pelos inimigos. Por isso os homens orientais não enxergaram Frodo e Sam. A capa não os transformou em pedra. Mas aos olhos dos orientais eles só viram um amontoado de pedras e terra a frente deles. Até o Um Anel tem essa propriedade, pois foi feito com a intenção de dominar e subjulgar, foi feito com ganância e obsessão na mente de Sauron. Por isso tem as propriedades que tem.
E isso se aplica ao magos quando usam seu Fëa pra lançar um raio, uma bola de Fogo, ou mesmo usar magia pra criar os Uruks. Saruman pra criar seu exército acabou desgastando muito de seu Fëa. Assim como Morgoth se desgastou tanto na criação de suas vis criaturas que no final antes de ser derrotado não conseguia mais nem restaurar o proprio corpo e Sauron era mais forte que ele já.
Já os Ishtari ao vir pra Terra media receberam um corpo e uma missão. Tinham limitações de poder nesses corpos e até suas mémorias sobre quem eram originalmente ficavam enevoadas e inacessíveis a eles mesmos. Se podiam se revelar em glória e mostrar seus verdadeiros seres, eles provavelmente nem lembravam como o fazer. Eles sabiam ser enviados dos poderes, mas acho que nem sabiam seu próprio patamar. E Saruman investiu o que tinha de si mesmo buscando sobrepujar Sauron. Se desgastou totalmente nessa empreitada e no final só tinha sua perigosa voz e poder de persuasão. Mas desgastou seu Fëa ao ponto de se tornar apenas uma alma comun em um corpo de velho.
Uma dúvida.
Sabemos que Gandalf e os outros Maya não tinham lembranças da vida antes de serem enviados para terra média, seus reais poderes, seus superiores os Valar… etc… Por que essa regra de não interferir que você disse que ele sabia, ele lembrava? Hahahaha
É você que entendeu errado, eles se lembram sim só que quando eles ganharam os corpos de Istari dá perspectiva deles é como se a vida de Maiar fosse a muito tempo atrás, o mesmo acontece quando Gandalf volta como o Branco, de sua perspectiva ele passou tanto tempo no céu que quando voltou como o Branco ele já quase nem lembrava mais de sua época como o cinzento.
@@luizaquerubin Perfeito! Obrigado pela explicação.
💜💜
Ele quebrou essa regra des do momento que matou o primeiro orc ele quebra a regra des de que botou o pé na terra média kkkkk
Assim como ele temia que o Smaug se aliasse com Sauron acho que ele temia uma aliança com o Balrog (só opinião minha claro)
Primeiro
Ent eu vou atrás de vc, BEM ATRÁS DE VOCÊ. Você não frente e eu atrás
KK um balrog no x1 na segunda feira,sem usar magia não dá
3:23.
Heim, na obra de Tolkien existe algum tipo de culto ou crença religiosa para Eru? Ou adoração aos Valar ou maiar, como religião?
Tinha para Eru em Numenór, que depois foi abandonada, quando o Sauron tocou o terror lá. Pelo que eu sei, os homens, tempo depois de acordarem, ouviram que existia uma luz no Oeste, tanto que estavam migrando para essa direção, quando foram encontrados pelos elfos, mas acho que não sabiam nada sobre os Valar, que nunca deram muito papo pros homens
Na 2ª Era tinha Meneltarma, uma montanha em Númenor também conhecida por "Montanha Sagrada" onde se adorava a Deus diretamente.
Na 3ª Era os reis de Gondor tinham locais reservados para isso, mas estes locais se perderam com a queda dos reis e a ascensão dos regentes.
Quando Aragorn se tornou rei, determinou que esses locais fossem refeitos.
Tolkien diz que durante este período em que não houve templos, as pessoas deveriam fazer orações para os Valar que intermediariam a conversa com Deus (algo que claramente faz alusão a fé católica de Tolkien, onde os Valar seriam "santos" intermediários).
Frodo várias vezes faz uma espécie de oração no meio de uma batalha, contra o Rei Bruxo no topo do vento e contra Laracna em Cirith Ungol, por exemplo.
3:23.