Carlos Vergara | Conversa com artista

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • Em parceria inédita, a Fundação Iberê e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS apresentam a exposição “Carlos Vergara - Poética da Exuberância”.
    A parceria consiste em um modelo de colaboração até então inédito entre as duas instituições. A exposição foi pensada como uma ampla e histórica individual sobre a produção e a trajetória de Carlos Vergara (Santa Maria/RS, 1941), porém dividida em duas partes apresentadas simultaneamente, uma na Fundação Iberê e outra no MARGS.
    Para a sua organização, foi convidado o curador Luiz Camillo Osorio, que há muito acompanha a produção do artista gaúcho, que é um dos principais nomes da arte brasileira.
    A exposição traz um panorama retrospectivo da carreira do artista, reunindo mais de 90 obras pertencentes a coleções do Rio de Janeiro e de Porto Alegre:
    • Na Fundação Iberê, a seleção apresentada no 2º andar enfatiza a produção em desenho e pintura, destacando obras desde a década de 1960, algumas delas expostas pela primeira vez, como as realizadas quando Vergara era assistente de Iberê Camargo no Rio de Janeiro.
    • Já no MARGS a mostra ocupa duas salas do 2º andar, destacando processos experimentais desenvolvidos pelo artista envolvendo monotipia e pintura, com a reunião de trabalhos em grande formato que integram as séries “São Miguel” e “Boca de forno”.
    --
    “Carlos Vergara - Poética da exuberância” segue em exibição até 05.05.2024.
    No MARGS, a visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), e tem entrada gratuita.
    Na Fundação Iberê, a visitação é de quinta-feira a domingo, das 14h às 18h (último acesso às 18h).
    -
    A exposição possui realização da Fundação Iberê, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, instituição da @sedac_rs e com patrocínio do Banrisul e do Ministério da Cultura/GOV.

КОМЕНТАРІ • 1