Que entrevista fantástica. Como a Maria Hermínia é inteligente, elegante, fina, educada, sensata, e sabe responder às indagações. Não conhecia a Maria Hermínia Tavares, mas, de cara fiquei encantado. Acho que seria muito os Brasileiros assistirem a esta entrevista para ter mais referência e senso crítico. Obrigado pela oportunidade, TV Cultura.
essa professora é de uma espécie em extinção no brasil: a pessoa que sem certeza e sem dados para comprovar alguma coisa, diz que não sabe. parece simples, né? mas infelizmente não é. basta correr os olhos pelos comentários e você vê gente em peso criticando exatamente isso. as pessoas exigem uma certeza, se ela está baseada em alguma verdade isso pouco importa. e geralmente essa certeza que as pessoas anseiam, é somente aquela que satisfaça seu posicionamento, se for algo contraditório ou algo que a pessoa não concorda, é mais fácil chamar a mulher de comunista, petista, frentista, cotista, cartunista, colunista, jornalista, catequista - qualquer 'ista' - do que entender que as vezes uma tese é só uma tese, uma opinião é só uma opinião. queria mais pessoas como ela na internet, nas colunas de opinião e ao meu redor como um todo: quando a pessoa não sabe, ela diz que não sabe e levanta hipóteses para discutirmos como sociedade. as pessoas estão com pressa demais para ouvirem umas as outras.
Certíssimo, concordo, me deparei com a mesma questão. Parece simples, mas hoje é uma coisa muito difícil, justamente por ter tanto julgamento, temos medo de assumir a falta de conhecimento. E veja, não é que faltou resposta, mas sim que não é embasado em dados. Ela disse não saber e explicou o que ela interpretava a respeito. Muitos só fazem o segundo, porém com uma convicção que leva ao ouvinte uma falha de percepção.
Em minha experiência de vida na Europa o que pude perceber foi o empreendedorismo realizado com grande profissionalismo. Como dizia a política do Sheraton significa fazer as mesmas coisas com um pouco de requinte. Isto definitivamente contribui para uma economia pujante.
O QUE FIZERAM COM O BRASIL. CERTOS COMENTÁRIOS SÃO DIGNOS DE PENA. a SRA FOI A MAIS CONTIDA E ELOQUENTE COM RELAÇÃO Á ESQUERDA E DIREITO. A FALTA DE ESTUDO POLÍTICO E DOS PROBLEMAS BRASILEIROS NAS ESCOLAS FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO FAZ MUITA FALTA. GRAÇAS AO SE MALUF O PAÍS EMBURRECEU.
Pós eu te digo que é exatamente por causa disso que vc falou que temos uma senhora com um currículo incrível desse e totalmente esquivada da realidade .E eu tenho como provar que eles está totalmente errada. Com certeza para ela e para você eu sou apenas um louco ,ou um imbecil aqui na internet ,mas infelizmente ela está totalmente errada . Vendo as coisas só na superfície as pessoas não vão entender nunca .
Mas gente, Maria Hermínia Tavares escapou de muitas perguntas. Como um internauta comentou abaixo, foram muitas as vezes em que respondia "não sei". Esperava mais.
O jornalista Bob Fernandes aponta a questão do avanço de candidatos das Forças Armadas e de forças de segurança nos espaços da política partidária, o que favorece a transformação da sociedade em uma sociedade militarizada, com um claro desprezo pela democracia.
Um livro facil e básico pra começar a entender política econômica é "A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM". Vem desde o mercantilismo até o começo da segunda guerra mundial, claro usando como pano de fundo, fundamentos do Estado Político de cada época. É ditático, leiam, por favor.
Resumo A professora Maria Hermínia Tavares, uma das principais especialistas em ciência política e sociologia do Brasil, foi entrevistada no programa Roda Viva para debater e apresentar sua opiniologia fundamentada na polarização política no Brasil, particularmente no contexto das polêmicas eleições municipais em São Paulo. Nesse sentido, o programa abordou de forma analítica e crítica os temas como a violência política, a ascensão da extrema-direita, o papel da esquerda, a influência do populismo, a dinâmica da política externa e a necessidade de um pacto civilizatório para o país. Aliás, foi muito interessante o questionamento da professora sobre quem saberia dizer exatamente quem é comunista, pois esse adjetivo é utilizado de forma genérica e descontextualizado dos novos cenários geopolíticos. Ademais, a entrevista também debateu questões importantes como a crise da democracia, a emergência climática, o papel das mulheres na política, o futuro do PT e a capacidade do governo Lula de superar os desafios do momento. Assim, essa entrevista se revelou como uma verdadeira aula de política contemporânea brasileira. Maria Hermínia Tavares destacou com uma pergunta simples: "O Lula é um pouco único, né?". A frase, carregada de significado no contexto da entrevista, sintetiza a força da figura do ex-presidente que está no seu terceiro mandato no executivo. No entanto, essa pergunta também expõe a fragilidade de um projeto político que parece depender excessivamente de um único indivíduo e não de um projeto de nação.
@@msgrafael Em sua grande maioria, pessoas que leem muito, como sociólogos, filósofos, jornalistas, psicólogos, escritores, cientistas políticos, professores, historiadores e etc votam na esquerda!
Em sua grande maioria, pessoas que leem muito votam na esquerda! sociólogos, filósofos, escritores, jornalistas, cientistas políticos, historiadores, professores e etc
Parece que falta à ciência política embasamento histórico e filosófico para explicar as questões políticas atuais, como se os problemas não tivessem uma origem.
Se o debate proposto pela imprensa profissional fosse esgoto, uso de petróleo, protecionismo alfandegário, verbas para diferentes ministérios, funções da Justiça, muitos políticos não teriam o que falar, e/ou apresentariam propostas muito semelhantes. É a própria imprensa "de opinião" que alimenta o disse que disse polarizado.
Os intelectuais poderiam copiar a explicação do filósofo Renato Janine sobre a distinção entre a direita e a extrema direita: a primeira come com garfo e faca e a segunda come com as mãos. Realmente são bárbaros.
Na campanha para prefeitura há 4 anos, famílias da periferia questionaram Haddad sobre a condição de jovens diplomados, com dívidas com o FIES, e sem emprego... e sem qualificação no básico de língua portuguesa e cálculo que lhes permitissem passar num teste de admissão. Essa pode ser uma pista da dificuldade de Boulos com jovens periféricos....
Hora !!! Mas o maior grosseiro aí é da esquerda .Se o Marçal errou, o Datena errou muito mais ,e errou mais ainda quem mantém o Datena nos debates ,pois isso abre caminho para mais violência
1:21:35 Esse encerramento de bloco resume o programa. A Vera teve que dizer que foi uma entrevista “esclarecedora”, mas ela ja tava passando um nervoso que até se embananou pra “elogiar”…. Afinal de contas, a senhora não esclareceu coisa alguma, e toda hora que ela começava a falar “a, a, a, nao tenho dados, e, e, e, nao sei dizer”, a Vera já tinha que cortar e passar pra próxima pergunta… Mas se essa é a nata da intelectualidade petista, então já estou bem tranquilo.
a usp representa a direita mano foi fundada pelas elites paulistas a tradição cientifica da usp nao é revolucionária, não é de "extrema esquerda" e o roda viva e a tv cultura a msm coisa, filhote de tucano fundada e mantida pela direita centrista, moderada, bonitinha, "democrática" o bolsonaro e a extrema direita é o oposto e mancha a imagem dessa direita paulista "limpinha" e "respeitosa" e "democrática", por isso eles combatem tanto
Se ela tem uma visão de mundo diferente da sua ela não merece ser ouvida? Mesmo sendo uma sumidade na ciência que ela estuda? Lembre-se que ela fez algo na vida pra atrair a atenção de milhares... e você?
Na verdade quem nao sabe o que é comunismo é essa senhora .Com certeza se ela vosse essa mensagem aqui para ela eu sou um louco ou um imbecil na internet Mas ela esta totalmente equivocada e quem nao sabe o wue é comunismo é essa senhora . Eu é que fico espantado com um senhora com um currículo espetacular tem uma visão totalmente superficial de tudo.
Para quem acredita que PT/progressistas de esquerda = proteção do meio ambiente, pesquise no Google... Quantas foram as áreas de reserva indígenas homologadas, e quantas foram as áreas de assentamento agrário por cada um dos presidentes do Brasil pós Constituição de 88. De fato, não na narrativa, "ogros" do agro negócio veriam na esquerda bons aliados...
Fica fácil quando você usa sua credibilidade e conhecimento, especificamente para criar argumentos para tirar o foco do que você acredita, e coloca o foco negativo no lado que não te convém. Ela gosta do Lula,e tudo que ele representa, e acredita que ele é o certo.Entao não existe isenção na opinião,porquê não dizer que existe uma suposta extrema esquerda também?E que se comporta exatamente como ela descreveu a suposta direita.
Exatamente é a roda da morte .Só gente com discurso superficial e totalmente fora da realidade .E para eles nos que somos loucos .Até quem diz com sua própria boca que é comunista aqui a senhora diz que comunista não existe
Esta exatamente equivocada .Nos da direita nao tme problema com as diferenças ,quem faz isso é a esquerda .A direita defende so o direito de ser diferente e poder educar seus filhos como querem .Quem invade o e a esquerda .Para mim a pessoa tem direito de ser gay so nao pode tentar torar o direito de um pai educar seu filho a nao ser gay .Quem nao aceita as diferenças é a esquerda . O conhecimento dessa senhora é superficial !!
Quantas decisões foram tomadas com base nas informações que eles prestaram? Quantas coisas erradas eles revelaram? Quantos donos de poder que agem errado foram enquadrados ou expostos? Quantas boas análises e estudos que avançaram áreas da ciência e do saber? O mundo não começa e termina só com CNPJ... a economia é uma árvore com várias raízes que se interligam e interdependem
É vergonhoso um programa deste calibre, levar uma pessoa tão capacita, e levar somente entrevistadores de esquerda. Enriqueceria muito a entrevista, tendo o contraditório.
Isso é verdade. Podia ter alguém de direita entrevistando, faz sentido. Agora... Tem gente aí nessa bancada que não é de esquerda não...da uma pesquisada.
Não vi nenhum jornalista ali, nem de perto, tendendo à esquerda... Foram perguntas, ao meu ver, básicas o suficientes a ponto até de irritar com tamanha simplicidade... só demonstraram não ser completamente ignorantes, mesmo
Achei que a entrevistada de hoje seria interessante, por ser "um dos principais nomes da ciência política brasileira", como foi apresentada, mas é só alguém de esquerda...
@@luisfernandodelisacarvalho2026 herança histórica das elites paulistas cafeeiras, estude república do café com leite. Por aí vai descobrir do que se trata.
@@jP-bf6mr Desculpe, foi fundada por tucanos sim, foi liberal sim, mas atualmente "direita moderada paulista" não. As colocações da entrevistada, que é inteligente, são bem a esquerda. Desculpe jP-bf6mr, é só minha opinião.
ANTES DE ASSISTIR, LEIA ESTE COMENTÁRIO: Para você não perder o seu tempo, já preparei o resumo do vídeo: “a, a, a, e, e, e, não sei dizer, a, a, a, não tenho os dados, e, e, e, vamos ver como fica… a, a, a, lule deus, e, e, e, bolsonaro malvadao”. Nível dos professores caiu muito. Vamos dar um desconto pela idade, mas foi de fato uma perda de tempo assistir essa entrevista. A bancada então, uma grande reunião de petistas, todos batendo cabeça e tentando colocar a pecha de “maluco” pro Marçal (e reclamam que ele é agressivo…) e tentando entender porque o Bolsonaro e a direita são dominantes no Brasil e no mundo, e o que BoulEs pode fazer pra tentar ganhar a eleição. Não vou contar porque fico feliz em ver eles batendo cabeça. Eu já estou um pouco velho e assisto o Roda Viva há uma vida. De fato o nível caiu sobremaneira, uma lástima.
@@Parente181 entendo sua frustração, mas acho que temos nos acostumado a debates, discussões e entrevistas mais acaloradas. Mas, pra mim, me pareceu tão agradável passar por uma entrevista tranquila, com decoro, calcada em fatos, dados quando disponíveis, referência a outros intelectuais etc. O que gerou um ruído na comunicação entre eles talvez tenha sido a expectativa dos entrevistadores. O jornalismo pede uma análise de fatos recentes pra alimentar possíveis predições (o que é natural, não é um problema). Por outro lado, a professora vem de um contexto acadêmico que é muito mais analista, descritivo, interpretativo de ocorridos, do que preditivo ou prescritivo. Se não temos os dados na hora, o ideal é justamente falar que não se sabe ou não se tem certeza sobre algo e passamos pro mundo das possibilidades, hipóteses e afins. Nos momentos de exposição de percursos históricos, ela foi bem mais assertiva no que tava passando. Um abraço!
@@Parente181 ao menos um comentário sensato. Não é possível que uma pessoa que tem uma visão unilateral do sistema político seja considerada uma autoridade no assunto. Que mundo essas pessoas vivem. Só poderia ser alguém que segue a escola de Frankfour,, mesmo.
Uma cientista política da esquerda, pois eu vi muita dificuldade oratória em criticar o atual governo até para analisar a péssima relação com a Venezuela. Sofrível até a formulação de perguntas do jornalistas, com uma gagueira tão ruim quanto a da convidada !
Sem dúvida Quase que eles colocam um p na testa , tentaram de algum jeito denegri o candidato Marçal, maquiaram a roubalheira do Lula enfim já era esperado
Quando vc quiser entender fenômenos como Bolsonaro e Marçal, basta assistir esse episódio do Roda. Um programa que tem potencial para pautar o debate público, mas que em vez de propor o diálogo com representantes dos diversos estratos da sociedade, usa o espaço de uma TV público pra fazer um chá da noite com um grupo de jornalistas que compartilham a mesma cosmovisão e que não contribuem em nada para o que deveria ser um debate. Não há perguntas provocativas, que de fato estimulem a convidada a exercer sua capacidade de raciocínio. Ninguém discorda de ninguém. Uma professora emérita da USP praticamente apenas repetiu todos os lugares comuns que já costumo ouvir em conversas com as pessoas à minha volta que se declaram lulistas e petistas. A única fala relevante que vi foi quando ela reconheceu que o eleitor brasileiro é majoritariamente de direita. Isso ajuda a lançar luz aos fenômenos Bolsonaro e Marçal. Um eleitorado majoritariamente de direita não se sente representado por uma mídia, jornalismo, classe artística e academia que são sequestrados pela esquerda . Já pensou o quanto esse eleitorado se delicia vendo Marçal jantar com garfo e faca esses jornalistas que, em vez de pautarem o debate público com sua verdadeira diversidade, se acostumaram a se fechar em sua bolha de esquerda como se essa bolha representasse de fato o Brasil??? Vocês estão sendo vingados pela parcela da população que sempre fizeram de conta que não existia! Se tiverem o mínimo de honestidade e caráter, repensem e corrijam sua postura como jornalistas. Ou a gente vai continuar enviando outros do calibre do Marçal para expor a hipocrisia de vcs, vamos continuar gritando “Globolixo” nos links ao vivo… saiam da zona de conforto e esforcem-se para ser minimamente imparciais e respeitosos com todos os extratos sociais.
Se vai fazer uma análise política, a pessoa tem que tentar ser imparcial. Como que não existe extrema esquerda? E o PT e o PSOL é o que? Não aprovo nenhum extremo. A virtude está no meio 😊
Que lixo de programa, não tem ninguém que pensa ali. Essa senhora chama Bolsonaro e Marçal de extrema direita e Boulos de esquerda sensata????? Não tem ninguém para fazer uma pergunta para deixá-la desconfortável!!! Ela fala que vota no Boulos e todo mundo acha isso normal!! Esse programa virou o roda morta. Governador Tarcísio, faça alguma coisa!!!
O próprio Bolsonaro já falou que não tem ninguém mais a direita que ele. Ué...ele mesmo quem se coloca nesse local. E o Boulos já foi extrema esquerda, hoje tá tentando ser mais simpático, mais centrista, não dá pra negar neh? Tá até sorrindo mais
@@kaleucaminha, isso faz parte da estratégia dele, querer passar uma imagem de moderado, ou você acha que ele ia chegar lá falando que tem que quebrar o prédio da FIESP?
Pessoa inteligente? Sem nenhuma empatia, sem humanidade. Palavras frias de alguém incapaz de compreender o que é injustiça, , incapaz de se colocar no lugar do outro. . Quem não tem compaixão pelo sofrimento alheio, quem é incapaz de compreender uma injustiça, tem um péssimo caráter. Túmulo caiado!
Completamente errado!!! Quem vota no Numes jamais vota em Boulos . Mentira ! Aqui no meu Estado por exemplo quem vota no na direita jamais vota na esquerda .Essea senhora esta totalmente equivocada
Um debate necessário. Pena que atrai poucos brasileiros
Sim, uma pena.
❤ Muito bom o roda viva de ontem .
Tranquila a entrevista com gente que sabe o que esta falando. Adorei ,
Maravilhosa entrevista! Parabéns Vera!
Uma aula de política da professora com clareza, lucidez e humildade.
Uma senhora completamente fora da realidade
@@emersonvital1492Gado detectado! Mu....Mu......Mu......
Muito bom de ouvir. Obrigado, professora!
Que entrevista fantástica.
Como a Maria Hermínia é inteligente, elegante, fina, educada, sensata, e sabe responder às indagações.
Não conhecia a Maria Hermínia Tavares, mas, de cara fiquei encantado.
Acho que seria muito os Brasileiros assistirem a esta entrevista para ter mais referência e senso crítico.
Obrigado pela oportunidade, TV Cultura.
essa professora é de uma espécie em extinção no brasil: a pessoa que sem certeza e sem dados para comprovar alguma coisa, diz que não sabe. parece simples, né? mas infelizmente não é.
basta correr os olhos pelos comentários e você vê gente em peso criticando exatamente isso. as pessoas exigem uma certeza, se ela está baseada em alguma verdade isso pouco importa.
e geralmente essa certeza que as pessoas anseiam, é somente aquela que satisfaça seu posicionamento, se for algo contraditório ou algo que a pessoa não concorda, é mais fácil chamar a mulher de comunista, petista, frentista, cotista, cartunista, colunista, jornalista, catequista - qualquer 'ista' - do que entender que as vezes uma tese é só uma tese, uma opinião é só uma opinião.
queria mais pessoas como ela na internet, nas colunas de opinião e ao meu redor como um todo: quando a pessoa não sabe, ela diz que não sabe e levanta hipóteses para discutirmos como sociedade. as pessoas estão com pressa demais para ouvirem umas as outras.
Certíssimo, concordo, me deparei com a mesma questão. Parece simples, mas hoje é uma coisa muito difícil, justamente por ter tanto julgamento, temos medo de assumir a falta de conhecimento. E veja, não é que faltou resposta, mas sim que não é embasado em dados. Ela disse não saber e explicou o que ela interpretava a respeito. Muitos só fazem o segundo, porém com uma convicção que leva ao ouvinte uma falha de percepção.
@@AlanVoiski . Cão Magrelo
Eu queria saber como a apresentadora faz a primeira abordagem à entrevistada dessa forma!? Surreal!!
Em minha experiência de vida na Europa o que pude perceber foi o empreendedorismo realizado com grande profissionalismo. Como dizia a política do Sheraton significa fazer as mesmas coisas com um pouco de requinte. Isto definitivamente contribui para uma economia pujante.
Entrevistada excelente, observações valiosas.
9:41 vdd senhora... Até q enfim uma verdade...
Que magnânima essa lenda!!!
A professora expressa bem sua sabedoria, traduzindo o tudo que sei é que nada sei... Que tem dúvida etc e tal.
Resumo da entrevista com a frase mais dita pela entrevistada:
"não sei"
Simm!
Necessária!
O QUE FIZERAM COM O BRASIL. CERTOS COMENTÁRIOS SÃO DIGNOS DE PENA. a SRA FOI A MAIS CONTIDA E ELOQUENTE COM RELAÇÃO Á ESQUERDA E DIREITO. A FALTA DE ESTUDO POLÍTICO E DOS PROBLEMAS BRASILEIROS NAS ESCOLAS FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO FAZ MUITA FALTA. GRAÇAS AO SE MALUF O PAÍS EMBURRECEU.
Escola nunca ensinou nada,quem quer aprender-aprende sozinho,como o Lula,Machado de Assis e etc.
Pós eu te digo que é exatamente por causa disso que vc falou que temos uma senhora com um currículo incrível desse e totalmente esquivada da realidade .E eu tenho como provar que eles está totalmente errada.
Com certeza para ela e para você eu sou apenas um louco ,ou um imbecil aqui na internet ,mas infelizmente ela está totalmente errada .
Vendo as coisas só na superfície as pessoas não vão entender nunca .
Mas gente, Maria Hermínia Tavares escapou de muitas perguntas. Como um internauta comentou abaixo, foram muitas as vezes em que respondia "não sei". Esperava mais.
Obrigado pelo programa
O jornalista Bob Fernandes aponta a questão do avanço de candidatos das Forças Armadas e de forças de segurança nos espaços da política partidária, o que favorece a transformação da sociedade em uma sociedade militarizada, com um claro desprezo pela democracia.
Um livro facil e básico pra começar a entender política econômica é "A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM". Vem desde o mercantilismo até o começo da segunda guerra mundial, claro usando como pano de fundo, fundamentos do Estado Político de cada época. É ditático, leiam, por favor.
Eu, como desesperançoso professor, já estou no “leiam qualquer coisa, apenas leiam”
Resumo
A professora Maria Hermínia Tavares, uma das principais especialistas em ciência política e sociologia do Brasil, foi entrevistada no programa Roda Viva para debater e apresentar sua opiniologia fundamentada na polarização política no Brasil, particularmente no contexto das polêmicas eleições municipais em São Paulo. Nesse sentido, o programa abordou de forma analítica e crítica os temas como a violência política, a ascensão da extrema-direita, o papel da esquerda, a influência do populismo, a dinâmica da política externa e a necessidade de um pacto civilizatório para o país. Aliás, foi muito interessante o questionamento da professora sobre quem saberia dizer exatamente quem é comunista, pois esse adjetivo é utilizado de forma genérica e descontextualizado dos novos cenários geopolíticos. Ademais, a entrevista também debateu questões importantes como a crise da democracia, a emergência climática, o papel das mulheres na política, o futuro do PT e a capacidade do governo Lula de superar os desafios do momento. Assim, essa entrevista se revelou como uma verdadeira aula de política contemporânea brasileira.
Maria Hermínia Tavares destacou com uma pergunta simples: "O Lula é um pouco único, né?". A frase, carregada de significado no contexto da entrevista, sintetiza a força da figura do ex-presidente que está no seu terceiro mandato no executivo. No entanto, essa pergunta também expõe a fragilidade de um projeto político que parece depender excessivamente de um único indivíduo e não de um projeto de nação.
Como encontrar palavras certas para públicos sem estudos político...é dificil não ficar exposta a esses comentários.
Como é bom ouvir gente inteligente! Todo mundo que estuda muito nao gosta do bolsonaro kkkkkk
a lista não para em Bolsonaro, tem muitos aí, incluindo Boulos, Marçal e Lula, por exemplo.
@@msgrafael Em sua grande maioria, pessoas que leem muito, como sociólogos, filósofos, jornalistas, psicólogos, escritores, cientistas políticos, professores, historiadores e etc votam na esquerda!
Nem do Lula
Em sua grande maioria, pessoas que leem muito votam na esquerda! sociólogos, filósofos, escritores, jornalistas, cientistas políticos, historiadores, professores e etc
Inteligentes não votam em bozo e em lule
Parece que falta à ciência política embasamento histórico e filosófico para explicar as questões políticas atuais, como se os problemas não tivessem uma origem.
Se o debate proposto pela imprensa profissional fosse esgoto, uso de petróleo, protecionismo alfandegário, verbas para diferentes ministérios, funções da Justiça, muitos políticos não teriam o que falar, e/ou apresentariam propostas muito semelhantes. É a própria imprensa "de opinião" que alimenta o disse que disse polarizado.
Os intelectuais poderiam copiar a explicação do filósofo Renato Janine sobre a distinção entre a direita e a extrema direita: a primeira come com garfo e faca e a segunda come com as mãos. Realmente são bárbaros.
Na campanha para prefeitura há 4 anos, famílias da periferia questionaram Haddad sobre a condição de jovens diplomados, com dívidas com o FIES, e sem emprego... e sem qualificação no básico de língua portuguesa e cálculo que lhes permitissem passar num teste de admissão. Essa pode ser uma pista da dificuldade de Boulos com jovens periféricos....
Que alívio!!!
Hora !!! Mas o maior grosseiro aí é da esquerda .Se o Marçal errou, o Datena errou muito mais ,e errou mais ainda quem mantém o Datena nos debates ,pois isso abre caminho para mais violência
Quem cansou da pura demagogia agora é taxado de extrema direita...
Você ouviu a entrevista ? Mesmo ? Demoagogia e populismo são irmãos é esse o pão nosso da extrema-direita.
EUA e Europa democráticos e o sul global autoritários,? Em que mundo você vive?
VAMOS REFORMULAR: ENTREVISTA COM A CIENTISTA POLITICA DE EXTREMA ESQUERDA E PROFESSORA EMÉRITA DA USP MARIA HERMÍNIA. Segue o jogo...
assiste e de repente voce aprende alguma coisa
1:21:35
Esse encerramento de bloco resume o programa.
A Vera teve que dizer que foi uma entrevista “esclarecedora”, mas ela ja tava passando um nervoso que até se embananou pra “elogiar”….
Afinal de contas, a senhora não esclareceu coisa alguma, e toda hora que ela começava a falar “a, a, a, nao tenho dados, e, e, e, nao sei dizer”, a Vera já tinha que cortar e passar pra próxima pergunta…
Mas se essa é a nata da intelectualidade petista, então já estou bem tranquilo.
a usp representa a direita mano
foi fundada pelas elites paulistas
a tradição cientifica da usp nao é revolucionária, não é de "extrema esquerda"
e o roda viva e a tv cultura a msm coisa, filhote de tucano
fundada e mantida pela direita centrista, moderada, bonitinha, "democrática"
o bolsonaro e a extrema direita é o oposto e mancha a imagem dessa direita paulista "limpinha" e "respeitosa" e "democrática", por isso eles combatem tanto
Se ela tem uma visão de mundo diferente da sua ela não merece ser ouvida? Mesmo sendo uma sumidade na ciência que ela estuda? Lembre-se que ela fez algo na vida pra atrair a atenção de milhares... e você?
Não existe extrema esquerda no Brasil. Comece com por aí.
Na verdade quem nao sabe o que é comunismo é essa senhora .Com certeza se ela vosse essa mensagem aqui para ela eu sou um louco ou um imbecil na internet Mas ela esta totalmente equivocada e quem nao sabe o wue é comunismo é essa senhora .
Eu é que fico espantado com um senhora com um currículo espetacular tem uma visão totalmente superficial de tudo.
Você pode explicar, então, o que é o Comunismo? Se conseguir responder, o faça sem copiar e colar textos da internet, por favor.
Eu sempre leio os artigos da colunista,adoro.
Para quem acredita que PT/progressistas de esquerda = proteção do meio ambiente, pesquise no Google... Quantas foram as áreas de reserva indígenas homologadas, e quantas foram as áreas de assentamento agrário por cada um dos presidentes do Brasil pós Constituição de 88. De fato, não na narrativa, "ogros" do agro negócio veriam na esquerda bons aliados...
Na próxima, tragam um cientista político de extrema direita... Kkkkkkkkkkkk
Fica fácil quando você usa sua credibilidade e conhecimento, especificamente para criar argumentos para tirar o foco do que você acredita, e coloca o foco negativo no lado que não te convém. Ela gosta do Lula,e tudo que ele representa, e acredita que ele é o certo.Entao não existe isenção na opinião,porquê não dizer que existe uma suposta extrema esquerda também?E que se comporta exatamente como ela descreveu a suposta direita.
Não vejo a esquerda pedindo golpe no Brasil!
que extrema esquerda mano? o lula é de esquerda moderadíssima, pendendo pra centro direita ...
Vera Magalhães: Presidente do "Roda Morta".
Exatamente é a roda da morte .Só gente com discurso superficial e totalmente fora da realidade .E para eles nos que somos loucos .Até quem diz com sua própria boca que é comunista aqui a senhora diz que comunista não existe
Esta exatamente equivocada .Nos da direita nao tme problema com as diferenças ,quem faz isso é a esquerda .A direita defende so o direito de ser diferente e poder educar seus filhos como querem .Quem invade o e a esquerda .Para mim a pessoa tem direito de ser gay so nao pode tentar torar o direito de um pai educar seu filho a nao ser gay .Quem nao aceita as diferenças é a esquerda . O conhecimento dessa senhora é superficial !!
Gostaria de saber quantos empregos essa gente aí da bancada a entrevista já gerou durante a vida?
@@sineysantos542 você conhece o meio?
Ué amigo, eles são repórteres. Não são donos de empresa ou Ministro do trabalho. kkkkkkkkkkkk
Quantas decisões foram tomadas com base nas informações que eles prestaram? Quantas coisas erradas eles revelaram? Quantos donos de poder que agem errado foram enquadrados ou expostos? Quantas boas análises e estudos que avançaram áreas da ciência e do saber? O mundo não começa e termina só com CNPJ... a economia é uma árvore com várias raízes que se interligam e interdependem
O PT não conseguiu arrumar a cidade de São já passou vários acorda pra vida
É vergonhoso um programa deste calibre, levar uma pessoa tão capacita, e levar somente entrevistadores de esquerda.
Enriqueceria muito a entrevista, tendo o contraditório.
@@afonsojacinto9265 É porque o caminho certo é esse não!
Isso é verdade. Podia ter alguém de direita entrevistando, faz sentido. Agora... Tem gente aí nessa bancada que não é de esquerda não...da uma pesquisada.
Jornalistas nem esquerda nem direita, mas certamente, eles não estão na distopia da extrema-direita.
Não vi nenhum jornalista ali, nem de perto, tendendo à esquerda... Foram perguntas, ao meu ver, básicas o suficientes a ponto até de irritar com tamanha simplicidade... só demonstraram não ser completamente ignorantes, mesmo
@@anabeatrizaguirra6016 Será?
Cara a oratória dessas mulheres tão horríveis... Eu tô notando esse padrao... Não tá bacana...
TD PT..... Sai fora
Achei que a entrevistada de hoje seria interessante, por ser "um dos principais nomes da ciência política brasileira", como foi apresentada, mas é só alguém de esquerda...
O pior é saber que o governador Tarcísio pode tirar essa turminha daí e ele não faz nada.
cara, a tv cultura é liberal. não é de esquerda. foi fundada por tucanos. eles representam a tradição da direita moderada paulista.
Direita paulista?????!!!!! Oq será isso???!!!
@@luisfernandodelisacarvalho2026 herança histórica das elites paulistas cafeeiras, estude república do café com leite. Por aí vai descobrir do que se trata.
@@jP-bf6mr Desculpe, foi fundada por tucanos sim, foi liberal sim, mas atualmente "direita moderada paulista" não. As colocações da entrevistada, que é inteligente, são bem a esquerda. Desculpe jP-bf6mr, é só minha opinião.
ANTES DE ASSISTIR, LEIA ESTE COMENTÁRIO:
Para você não perder o seu tempo, já preparei o resumo do vídeo: “a, a, a, e, e, e, não sei dizer, a, a, a, não tenho os dados, e, e, e, vamos ver como fica… a, a, a, lule deus, e, e, e, bolsonaro malvadao”. Nível dos professores caiu muito.
Vamos dar um desconto pela idade, mas foi de fato uma perda de tempo assistir essa entrevista.
A bancada então, uma grande reunião de petistas, todos batendo cabeça e tentando colocar a pecha de “maluco” pro Marçal (e reclamam que ele é agressivo…) e tentando entender porque o Bolsonaro e a direita são dominantes no Brasil e no mundo, e o que BoulEs pode fazer pra tentar ganhar a eleição. Não vou contar porque fico feliz em ver eles batendo cabeça.
Eu já estou um pouco velho e assisto o Roda Viva há uma vida.
De fato o nível caiu sobremaneira, uma lástima.
@@Parente181 entendo sua frustração, mas acho que temos nos acostumado a debates, discussões e entrevistas mais acaloradas. Mas, pra mim, me pareceu tão agradável passar por uma entrevista tranquila, com decoro, calcada em fatos, dados quando disponíveis, referência a outros intelectuais etc.
O que gerou um ruído na comunicação entre eles talvez tenha sido a expectativa dos entrevistadores. O jornalismo pede uma análise de fatos recentes pra alimentar possíveis predições (o que é natural, não é um problema). Por outro lado, a professora vem de um contexto acadêmico que é muito mais analista, descritivo, interpretativo de ocorridos, do que preditivo ou prescritivo.
Se não temos os dados na hora, o ideal é justamente falar que não se sabe ou não se tem certeza sobre algo e passamos pro mundo das possibilidades, hipóteses e afins. Nos momentos de exposição de percursos históricos, ela foi bem mais assertiva no que tava passando.
Um abraço!
@@Parente181 ao menos um comentário sensato. Não é possível que uma pessoa que tem uma visão unilateral do sistema político seja considerada uma autoridade no assunto. Que mundo essas pessoas vivem. Só poderia ser alguém que segue a escola de Frankfour,, mesmo.
Uma cientista política da esquerda, pois eu vi muita dificuldade oratória em criticar o atual governo até para analisar a péssima relação com a Venezuela. Sofrível até a formulação de perguntas do jornalistas, com uma gagueira tão ruim quanto a da convidada !
Sem dúvida
Quase que eles colocam um p na testa , tentaram de algum jeito denegri o candidato Marçal, maquiaram a roubalheira do Lula enfim já era esperado
Vera tenho certeza que nunca mais que entrevistar Marçal
Ela acusa de várias formas
Mas quando é ele saí como louco
Quando vc quiser entender fenômenos como Bolsonaro e Marçal, basta assistir esse episódio do Roda. Um programa que tem potencial para pautar o debate público, mas que em vez de propor o diálogo com representantes dos diversos estratos da sociedade, usa o espaço de uma TV público pra fazer um chá da noite com um grupo de jornalistas que compartilham a mesma cosmovisão e que não contribuem em nada para o que deveria ser um debate. Não há perguntas provocativas, que de fato estimulem a convidada a exercer sua capacidade de raciocínio. Ninguém discorda de ninguém. Uma professora emérita da USP praticamente apenas repetiu todos os lugares comuns que já costumo ouvir em conversas com as pessoas à minha volta que se declaram lulistas e petistas. A única fala relevante que vi foi quando ela reconheceu que o eleitor brasileiro é majoritariamente de direita. Isso ajuda a lançar luz aos fenômenos Bolsonaro e Marçal. Um eleitorado majoritariamente de direita não se sente representado por uma mídia, jornalismo, classe artística e academia que são sequestrados pela esquerda . Já pensou o quanto esse eleitorado se delicia vendo Marçal jantar com garfo e faca esses jornalistas que, em vez de pautarem o debate público com sua verdadeira diversidade, se acostumaram a se fechar em sua bolha de esquerda como se essa bolha representasse de fato o Brasil??? Vocês estão sendo vingados pela parcela da população que sempre fizeram de conta que não existia! Se tiverem o mínimo de honestidade e caráter, repensem e corrijam sua postura como jornalistas. Ou a gente vai continuar enviando outros do calibre do Marçal para expor a hipocrisia de vcs, vamos continuar gritando “Globolixo” nos links ao vivo… saiam da zona de conforto e esforcem-se para ser minimamente imparciais e respeitosos com todos os extratos sociais.
Excelente comentário. Muito lúcido.
Exatamente isso !! Concordo plenamente com você .Essa senhora faz uma análise superficial e totalmente esquivada da realidade .
Extremamente tendenciosa. Bem USP.
Se vai fazer uma análise política, a pessoa tem que tentar ser imparcial. Como que não existe extrema esquerda? E o PT e o PSOL é o que? Não aprovo nenhum extremo. A virtude está no meio 😊
PT e PSOL são mais centro esquerda e esquerda. Extrema esquerda é o PCO, o PSTU. Existe sim e não tem moral.
Que lixo de programa, não tem ninguém que pensa ali. Essa senhora chama Bolsonaro e Marçal de extrema direita e Boulos de esquerda sensata????? Não tem ninguém para fazer uma pergunta para deixá-la desconfortável!!! Ela fala que vota no Boulos e todo mundo acha isso normal!! Esse programa virou o roda morta. Governador Tarcísio, faça alguma coisa!!!
O próprio Bolsonaro já falou que não tem ninguém mais a direita que ele. Ué...ele mesmo quem se coloca nesse local. E o Boulos já foi extrema esquerda, hoje tá tentando ser mais simpático, mais centrista, não dá pra negar neh? Tá até sorrindo mais
@@kaleucaminha, isso faz parte da estratégia dele, querer passar uma imagem de moderado, ou você acha que ele ia chegar lá falando que tem que quebrar o prédio da FIESP?
o nelson do zap e jovem pan que sabe tudo
resumindo: "não gosto do que ouvi, acabe com a emissora" nojento.
@@nelsoncastanhojunior1081 eu disse o contrário. O próprio Bolsonaro assume que é extrema direita. Fala isso, age dessa forma, elogia ditaduras.
Pessoa inteligente? Sem nenhuma empatia, sem humanidade. Palavras frias de alguém incapaz de compreender o que é injustiça, , incapaz de se colocar no lugar do outro. . Quem não tem compaixão pelo sofrimento alheio, quem é incapaz de compreender uma injustiça, tem um péssimo caráter. Túmulo caiado!
Eita ...meu jesus!
Caiado? Do que vc está falando ? Você conhece o Caiado?
RIP Imprensa, a culpa é do Marçal pela cadeirada sofrida? Normalização da cadeirada agora?
Completamente errado!!! Quem vota no Numes jamais vota em Boulos . Mentira ! Aqui no meu Estado por exemplo quem vota no na direita jamais vota na esquerda .Essea senhora esta totalmente equivocada
É uma mala essa aí.