Música deve se misturar com política? | Papo Reto | Alta Fidelidade

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 294

  • @tassiogomes
    @tassiogomes 7 років тому

    John Lennon foi um dos que se posicionou fortemente na politica, mas depois, parece ter deixado tudo pra lá...

  • @adrianafonseca8830
    @adrianafonseca8830 7 років тому +1

    Sempre vi os artistas se posicionarem politicamente e nunca tinha visto essa agressividade das pessoas contra os artistas,desejando sua morte, xingando dos piores nomes imagináveis e até mesmo ameaçando fisicamente. E daí que são artistas? Cada um tem sua opinião e pronto! Seja eu, seja um cantor famoso, uma atriz, que direito as pessoas tem de serem tão autoritárias e preconceituosas? As pessoas perderam a noção de limite. Principalmente limite de sua opinião. Desde a ditadura a música é um veículo de protesto. Qualquer forma de protesto é válida, é só uma forma de expressar sua opinião. Mas chegar ao ponto que chegamos, de ter que esconder dos outros certas opiniões por medo da reação, não sei onde isso vai parar. Temos todo direito de não gostar da música, do trabalho, da personalidade do artista, mas não temos direito de calar os outros.

  • @claudivanribeiro7845
    @claudivanribeiro7845 7 років тому

    Luiz cada vez mais admiro seu trabalho, mesmo em não tendo posicionamento político vc já tem o seu posicionamento, e respeito sua opinião, afinal não é essa uma das ideias dá "democracia" fiz um curso de história achando que ia ter um posicionamento político, e tal qual não foi minha surpresa que só peguei mais nojo de tudo que acontece no nosso país e no mundo, não tem como fugirmos da política, mas temos como não nos lambusarmos nessa poça de merda, e um desses caminhos é a música, e mídias que falam sobre, como o seu canal. Vida longa a vc Luiz, Biofá e Chico. E claro ao canal Alta Fidelidade um dos melhores canais de música da nossa internet pelo menos pra mim, e isso me basta. Abraço!!!

  • @MrSinner
    @MrSinner 5 років тому +1

    Vídeo antigo , desculpa não acompanhei , ótimo video
    Primeiramente , eu tenho um pensamento político mais alinhado a direita , porém quando escuto bandas de esquerda de boa , o importante é a música e não a opinião !!!

  • @magnocostamagno5540
    @magnocostamagno5540 7 років тому

    Esse vídeo me fez crer que eu não estou sozinho no mundo!a pior parte é que as pessoas querem cagar regras no gosto musical dos outros,nego ver q alguém curte a página de Lobão por exemplo,e vem tirar satisfação ou dizer q a pessoa é o pior caráter do mundo e não tem credibilidade pra nada.
    Conheço gente que cultuava Lobão e Ultraje e hoje em dia fala como se sempre tivesse odiado,ao meu ver isso é questão de ego

  • @UmLivroeUmaCamera
    @UmLivroeUmaCamera 4 роки тому +6

    O cara é fã de Beatles e Nirvana e diz que o posicionamento político dele é nenhum. Aí você entende a diferença entre ouvir e escutar.

    • @PedroHenrique-do6pm
      @PedroHenrique-do6pm 4 роки тому

      Sim kkkkkkkkk

    • @samirsoares14
      @samirsoares14 4 роки тому +1

      Totalmente nenhuma conexão!!!A maior parte das msgs em letras dessas duas bandas por exemplo, nao necessariamente tem haver com política diretamente. Lennon foi militante mas nas letras dos Beatles em particular nao havia essas referências em sua maioria, e mesmo que assim fosse, vc pode "ouvir" as bandas e nao tomar para sí as mensagens. Isso chama-se ter sua propria opinião. De novo: Nenhuma conexão.

    • @SilvaVinicius
      @SilvaVinicius Рік тому

      @@samirsoares14 Perfeito!

  • @gustavointeramnense6853
    @gustavointeramnense6853 7 років тому

    acredito que muitos artistas encontram na arte uma maneira de expressar suas ideias, convicções e isso implica é claro em seu posicionamento politico. Eu não tenho nada contra isso, mas no momento que a arte é deixada de lado para se levantar bandeiras, nesse momento temos um grande pé no saco.
    E quando os ideais se distancia da realidade, o posicionamento de um artista se transforma em algo negativo para sociedade, uma vez que suas ideias tem certa influencia sobra a população. Como acontece muito, pessoas que não vivem o cotidiano de um cidadão comum, acham que encontraram todas as resposta para mundo e usam de sua influencia pra forçar suas ideias garganta abaixo.

  • @diogo_barros
    @diogo_barros 7 років тому

    Ao artista, é melhor se abster de certas questões

  • @evertonfreitas5689
    @evertonfreitas5689 7 років тому

    sim!

  • @Felipe_Ramone
    @Felipe_Ramone 7 років тому

    Eu já me mantenho isento em relação a pessoas que não conheço pra não arrumar confusão, imagina se eu fosse artista! Até poderia dizer meu posicionamento politico caso perguntassem, mas não misturaria minha obra à causa que defendesse. Nem acho que pessoas públicas tem esse dever.

  • @mariomoraes6306
    @mariomoraes6306 4 роки тому

    O artista não consegue se despir do seu posicionamento político.

  • @ericmattos6495
    @ericmattos6495 7 років тому

    Pô Luís, se posicionar é fundamental, cara. Principalmente se o cara tem uma visibilidade e se é influente, a política é muito mais que esquerda e direita, é uma questão de ideal, se o artista não tem um ideal pra expor ele vai falar de quê? Questões de amor, existenciais e políticas fazem parte do ser humano.

  • @semoraes
    @semoraes 7 років тому +1

    Sera que da pra fazer um video falando do antigo funk/soul dos anos 70? Tem uma banda (Lee Fields & The Expressions) que é nessa toada..... Eles lancaram um disco novo (Special Night) que é duca. Seria bacana um comentario sobre esse disco.... Musicas dessa banda que sao imperdiveis: Ladies(o baixo é diretoria...), You're the Kind of Girl, Just can't win. Pra quem gosta do estilo vale a pena conhecer...

    • @davimorais4738
      @davimorais4738 7 років тому +1

      Cara, "Special Night" é maravilhoso!!!!

  • @gabewolf4844
    @gabewolf4844 7 років тому +17

    Me agrada muito ver meus ídolos lutando por seus ideais, declarando voto ou não. Mas quando chega a nível Tico, Lobão e Roger do Ultraje... vish, aí fica chato!

    • @MadJackkk
      @MadJackkk 6 років тому +2

      Gabe Wolf tico santa cruz é o pior de todos, chega a defender politicos corruptos na cara dura, realmente lamentável

  • @alemonteiro9888
    @alemonteiro9888 7 років тому

    Eu não veria sentido em ser um artista sem se envolver com política. Até porque a arte se alimenta do cotidiano e o artista transforma tudo em expressão artística, levando o seu ponto de vista para apreciação (ou depreciação).

  • @parazoario
    @parazoario 7 років тому +1

    Não deve nem desdeve. Tem música que explicita o posicionamento político do artista, o que é válido, mas não dá para apreciar se o posicionamento for radicalmente oposto ao seu. Aí não dá pra separar.
    Quando o artista tem um posicionamento político oposto ao seu, mas isso não é explicitado na música, aí não importa.

  • @josededa880
    @josededa880 7 років тому +2

    lutar contra as injustiças sempre!

  • @PFR1930
    @PFR1930 7 років тому

    Os artistas deveriam ser uma alternativa contra a politização da vida.

  • @TheFColpas
    @TheFColpas 7 років тому

    Acho importante, porém não indispensável, que o artista exponha. O ideal é realmente que isso não nos influencie na maneira como passamos a ver o artista, mas muitas vezes torna-se difícil para algumas pessoas, sobretudo aquelas que tem fortes e definidos posicionamentos políticos. Se a pessoa tem convicções muito distintas daquelas do artista realmente isso pode se tornar um obstáculo, embora eu reconheça que o ideal era que isso não ocorresse. A arte deve ser admirada como arte. Contudo, muitas vezes letras podem conter elementos dessas convicções políticas e obviamente isso pode afastar quem se opõe.

  • @felipenuneslimas
    @felipenuneslimas 6 років тому

    O rock, cm outros gêneros, nasceu como resistência política, então não tem de separar um de outro.

  • @eeveebituca659
    @eeveebituca659 7 років тому

    jornalismo é uma arte! suas entrevistas pra mim sao performances... tu é craque!

  • @abnermoabe4514
    @abnermoabe4514 7 років тому

    Acho que Leoni é um dos poucos que se posiciona e consegue manter os fãs, talvez pelo fato de grande parte da sua obra não ter um cunho político. Particularmente, acho super válido os artistas se posicionarem.

  • @viniciusnovaes8100
    @viniciusnovaes8100 7 років тому

    Grande tema

  • @rogeriofaria5911
    @rogeriofaria5911 7 років тому +3

    Mas o Tico Santa Cruz é artista?

  • @f4v3r0
    @f4v3r0 7 років тому

    A maioria dos artistas que gosto sempre se posicionaram sobre causas e afins, então acho normal. Realmente muitos correm o risco de perder fã, mas assim, pensando nesses citados, eles já estão cheios de grana, podem se dar ao luxo.

  • @albonafo
    @albonafo 7 років тому

    Provavelmente eu não exporia meu posicionamento político, mas não tenho certeza, talvez estando lá eu pensasse diferente.
    Eu acho que artista grandes acreditam que devem usar a sua influência junto aos fãs, se perdem alguns tb ganham outros. Mas tem que ser grande e já ter uma Independência para isto.
    abraço.

  • @felipesouzaferraz7545
    @felipesouzaferraz7545 7 років тому

    O vídeo ficou bem interessante, mas focou muito na política "partidária". Sempre teve e tem artistas que se engajam politicamente. Mas se engajar não quer dizer necessariamente apoiar um candidato ou outro. Eu gosto sempre de usar dois exemplos brasileiros: as canções de protesto da MPB nas décadas de 1960 e 70 e o Rock e Punk Rock brasileiros na década de 1980 (e o Punk em qualquer época). Nesses dois casos havia um posicionamento político contra a censura, a opressão, contra a alienação religiosa, em favor do meio ambiente, etc. Isso também é se posicionar politicamente. Uma banda muito coerente que ainda está na ativa (e existem várias outras) é a Plebe Rude, por exemplo. Sem apoiar candidato X ou Y, eles não ficam alheios ao que acontece no país. O Cólera, que na década de 1980 fazia protestos contra o sistema de um modo geral, em 2004 lança o ótimo álbum "Deixe a Terra em Paz", com músicas sobre ecologia, política, sociedade. E isso é extremamente necessário. Senão a gente vai ficar vendo um bando de artistas alienados enquanto o país pega fogo.

    • @r4m1ro
      @r4m1ro 7 років тому

      exato!

  • @jairorodrigues7964
    @jairorodrigues7964 7 років тому

    O que tem me assustado é: a intolerância às posições políticas de um artista.
    Com o acesso às redes sociais, as pessoas parecem estar como fanáticos em briga de torcida. Tenho amigos que defendem posições políticas distintas das minhas, mas nós nos damos a obrigação de realmente pensarmos o que estamos falando, ao invés de reproduzir, por conveniência, o discurso de alguém (por fovor, isso não significa que é um absurdo concordar com alguém). Acho um pé no saco um ponto de vista vazio ou reducionista como tem feito alguns artistas. Mas, quando tem contundência, posso discordar, mas ouço de boa.
    Um artista é uma pessoa com talento pra olhar e emprestar esse foco às pessoas, por meio de uma poesia musicada. Diante disto, penso ser importante o artista, algumas vezes, olhar questões menos pessoais e objetivas, e olhar questões mais sociais e coletivas (em certas situações pareceria contraditório alguém ouvir que existe um mundo maravilhoso só possível nas canções, mas não no mundo real.
    Digo que me sentiria feliz se conseguisse ser nais para o neutro como, sei lá, Paul McCartney, Roberto Carlos, etc.
    Mas, digam a verdade, no fundo, na Música, de quem a gente sempre lembra?
    Não é de: Bob Dylan, Raul Seixas, Jonhn Lennon, Chico Buarque, The Clash, Renato Russo, Cazuza, etc? Pra mim, a razão é simples: a gente sempre lembra de quem tem/teve algo a dizer.

  • @matheusbonfim754
    @matheusbonfim754 7 років тому

    Acho válido os artistas mostrarem seus posicionamentos políticos,eles são livres para isso,se a pessoa não concorda com o posicionamento,paciência,cada um tem sem ponto

  • @araujorrafael4323
    @araujorrafael4323 7 років тому

    Boooaa Luizz!!, Papo reto ficando cada vez melhor

  • @caierelvas167
    @caierelvas167 7 років тому +2

    Em 1989 os Engenheiros do Hawaii faziam campanha para o Brizola.
    Num desses shows/comícios , eles tocaram pela primeira vez a canção "Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones". Inclusive a foto do Papa João Paulo II tomando chimarrão na capa do disco "O Papa é Pop" em 1990, era propriedade do Brizola que gentilmente cedeu para cessão de fotos da banda.

  • @carlosabranches6934
    @carlosabranches6934 6 років тому

    Penso que o Rock in Roll é, por excelência, o gênero musical onde questões políticas são debatidas. O artista não só pode, como deve se posicionar. O fã é que precisa separar o artista do cidadão. Não se deixar influenciar.

  • @lucaslopomo1118
    @lucaslopomo1118 7 років тому

    Se eu fosse um artista não apoiaria nenhum partido mas defenderia uma linha de raciocínio. E acho que não devemos parar de gostar de um artista por conta de seu posicionamento político, devemos aprender a separar isso.

  • @augusto_dias
    @augusto_dias 7 років тому

    Na minha opinião, o músico como um cidadão, ele tem o direito e o dever de expressar suas ideias sobre política e etc.

  • @Rock21Pablo
    @Rock21Pablo 7 років тому

    As pessoas precisam saber diferenciar as posições políticas dos artistas de suas obras. Eu não morro de amores pelo que o Roger ou o Lobão falam, mas curto o som deles. Da mesma forma como critico certos posicionamentos vazios do Rage Against The Machine ou do Pearl Jam, mas acho divinas suas músicas. O importante é escutar suas obras e deixar os questionamentos em cima de suas crenças pro barzinho da esquina...

  • @kaiser5038
    @kaiser5038 7 років тому +30

    Política não importa, o importante é a música.

    • @brunomorais4078
      @brunomorais4078 7 років тому

      KaiserGeneral concordo plenamente

    • @isaqueclemente6373
      @isaqueclemente6373 7 років тому

      KaiserGeneral
      Mas para esses cantores, parece que política importa, e muito, a ponto deles se porem na posição de perder fãs e mercado por suas posições políticas.

  • @gilbertopiraja
    @gilbertopiraja 7 років тому

    Todos, de um modo ou de outro, se posicionam politicamente, mesmo quando se omitem. Externar seu posicionamento, entendo eu, é uma opção e uma liberdade disponível para todos, inclusive músicos e artistas. Agora, passar a avaliar a obra de um artista a partir de seu posicionamento político é simplório e tolo. Ou, como o Karnal escreveu hoje no Estadão: "no momento em que eu apenas uso o rótulo, perco a chance de ver engenho e arte."

  • @RidersOntheStorm76
    @RidersOntheStorm76 7 років тому

    É preciso saber separar a arte do artista. Se levarmos a ferro e fogo, vamos ter de deixar de ouvir muitas coisas...

  • @MarcelloViana
    @MarcelloViana 6 років тому

    Eu não vejo problema na pessoa ter um posicionamento político, vejo problema nas pessoas que se incomodam com o posicionamento, ao ponto de não escutar mais ou ameaçar por conta disso.

  • @alessandrosantos3137
    @alessandrosantos3137 7 років тому

    Quando esses artistas demonstram sua opinião política só tem a perder dinheiro e fãs,é difícil desassociar depois,deviam se preocupar mais em fazer músicas e shows,pois todo mundo só tem a ganhar

  • @Burck44
    @Burck44 7 років тому

    A história da música brasileira está também ligada com a militância política. A frente feita pelos artistas à ditadura militar produziu ricos frutos nas décadas de 60 e 70, principalmente. Imagina só se não tivesse sido assim?

  • @aracellimartinsdasilva
    @aracellimartinsdasilva 5 років тому

    Eu acho que os artistas deveriam focar só no entretenimento.

  • @relaxonexperience
    @relaxonexperience 7 років тому

    à vista do meu ponto, a questão não é se deve ou não misturar, porque aí estaríamos nos intrometendo no leitmotiv da obra do artista - e esse não deve ouvir nem mercado e nem público. mas claro que há artista alienado e há artista politizado, há artista politizado de esquerda e há artista politizado de direita, e aí cada qual vai se colocar a partir do seu interesse no assunto e sobra pro ouvinte identificar-se e influenciar-se ou não.

  • @igorsousa8222
    @igorsousa8222 7 років тому +13

    We are the World, hoje em dia seria chamada de música de esquerdopata comunista. Esse é o mundo que a gente vive.

  • @GiovanniMorozini
    @GiovanniMorozini 7 років тому

    Até gostei do vídeo mas o Luiz não morreu na introdução desse papo reto. Isso é inaceitavel hahahahahaha. sempre muito bom os assuntos do papo reto!!!!!!

  • @cariocaemfuria3946
    @cariocaemfuria3946 6 років тому

    Sem dúvida! Acho que um artista, como qualquer um que fala para muitas pessoas tem até a responsabilidade de se manifestar em certas situações, ainda que sua obra não seja uma obra política (como a de alguns artistas é).

  • @renatocorreia4250
    @renatocorreia4250 7 років тому +1

    Eu ficaria só com a minha música, sem misturar as coisas

  • @jrfradejazzjunior8300
    @jrfradejazzjunior8300 4 роки тому

    Música e Política não deve se misturar gosto musical cada um tem o seu e tem que haver respeito Política cada um tem o seu modo de Pensar .Respeito cabe em qualquer momento o respeito é um ato de educação muito bonito e todos tem que praticar o hábito de respeitar .que é um hábito muito saudável .política futebol e religião cada um tem seu modo de pensar e se manifestar e o respeito traz a paz em todos os cantos do país e do mundo

  • @sonmaximiana
    @sonmaximiana 5 років тому +2

    Os artistas são desafiadores ou ao menos devem, no meu ponto de vista. Renato Russo, Cazuza, John Lennon, Bob Dylan e inúmeros outros não seriam grandes como são se não tivessem posições politicas.

  • @DomSte128
    @DomSte128 7 років тому

    Anos atrás eu não sabia separar o artista de sua obra e facilmente ficava decepcionado, mas em geral não era por causa de política e sim porque muitos artistas são babacas na vida real. Com o tempo fui distinguindo a obra da pessoa em si, o que me ajudou muito a lidar com opiniões políticas alheias.
    Eu me considero um conservador, sou favorável ao Trump e Brexit, tenho meus motivos e não tenho receio de admitir. Se eu não tivesse maturidade o suficiente para separar, praticamente não consumiria quase nada pois a massiva maioria de Hollywood e da música são democratas.
    Adoro Radiohead, o Thom Yorke foi contra Brexit e tem opiniões bem à esquerda, o que contrário as minha opiniões, entretanto aí dá acho sua música fantástica.
    (Mas ultimamente estou ouvindo muito mais Oasis, graças a esse canal)
    abraço.

  • @diancarlomachadosilva
    @diancarlomachadosilva 7 років тому +2

    A música tem esse poder de atingir e formar opinião, e alguns artistas querem fazer isso pensando no bem comum.

  • @alencarmaiaalvim6541
    @alencarmaiaalvim6541 7 років тому +1

    Bom,os artistas geralmente são politizados,ativistas e engajados em causas sociais.Isso é normal,mas serem radicais em suas ideologias,aí já é demais!John Lennon era o mais politizado dos Beatles,mas era chato nessas manifestações em busca da paz.Na verdade,eu gosto mesmo é da música,da obra do artista e não estou nem aí pra o que eles pensam ou deixam de pensar.Pelo menos nos anos 60,o mundo estava dividido em duas ideologias com a Guerra Fria e houve uma revolução no comportamento,nos costumes e hábitos da sociedade no ocidente.Se hoje em dia o Donald Trump que é nacionalista,quer cuidar dos EUA sobre a imigração do seu jeito,ele é quem sabe onde o calo lhe dói.E se a Europa tá um caos,é problema dos europeus que deixaram acontecer essa bagunça.

  • @davimorais4738
    @davimorais4738 7 років тому +11

    Acredito que toda forma de arte deve ser politizada!

  • @samuelrafick4616
    @samuelrafick4616 7 років тому +3

    Cara, não há como dissociar política, religião e até mesmo música;Estes elementos estão intrísecamente ligados ao ser humano...Acredito que o respeito mútuo é que faz toda a diferença.

  • @elibia
    @elibia 7 років тому

    Penso que o intelectual/artista seja brasileiro ou não deve sim manifestar pensamento político. O problema é que nem todo interlocutor tem a capacidade de respeitar o posicionamento ideológico do outro . Os acirramentos de ânimos vêm me assustando um bocado.

  • @isaqueclemente6373
    @isaqueclemente6373 7 років тому

    Fico feliz em você ser apartidário!

  • @rodrigopabst8800
    @rodrigopabst8800 5 років тому

    Cazuza era esquerdista,mas eu não vou deixar um pedaço tão significativo da minha infãncia de lado👏🏻

  • @guilhermenogueiramattarman6807
    @guilhermenogueiramattarman6807 7 років тому +81

    por exemplo, eu quando descobri que meu ídolo, o biofá, era socialista , nem dei bola kkkkkk

    • @denisvictormachado5818
      @denisvictormachado5818 7 років тому +20

      O problema não é ser socialista. O problema é quando enchem o saco de todo mundo com isso.

    • @wesley4429
      @wesley4429 7 років тому +14

      ele é um socialista diferente, até reconheceu o que a margaret thatcher fez de bom kkkkkk

    • @171237
      @171237 7 років тому +5

      o quê Biofá é comuna? Puta cara capitalista,states e não sei o quê.kkk

    • @andreguilherme2938
      @andreguilherme2938 7 років тому +4

      cara de capitalista, tem isso? rs
      Te CARA de esquerdista , isso tem de monte, rs , basta ver um cabelo mal penteado , um beiço , um oculos , uma cara de nerd revoltado com NADA , ou um cara com cara de pedreiro de obra Q FALA tudo errado , típico eleitor do Lula.

    • @UrielSouza
      @UrielSouza 7 років тому +13

      Assim como voce esteriotipa o esquerdista, o cara de direita também é esteriotipado.

  • @thiagosousa2217
    @thiagosousa2217 7 років тому +64

    Roger Waters criticando Trump, mas ele mesmo se tornou um ditador dentro do Pink Floyd, mandando Richard Wright embora e tal. Mas o artista tem o direito de manifestar seu posicionamento político mas devemos separar a obra da sua imagem política.

    • @rodrigogamam
      @rodrigogamam 7 років тому +5

      Thiago Sousa e depois que saiu da banda, não queria que os outros membros continuassem utilizando a marca Pink Floyd.

    • @gabrielkontogiorgis
      @gabrielkontogiorgis 7 років тому +2

      Uma banda não é igual a um país.

    • @lucasamoriim5126
      @lucasamoriim5126 7 років тому +7

      Thiago Sousa Waters sempre foi um cara bem egocêntrico, principalmente a partir do final da década de 70. não é um cara que eu gostaria de ser amigo, mas um cara que eu com certeza iria num show

    • @gabrielkontogiorgis
      @gabrielkontogiorgis 7 років тому +1

      concordo

    • @igormoreira5481
      @igormoreira5481 7 років тому +2

      Thiago Sousa Não sei porque esses cantores pegam no pé do Trump, o cara esta tentando livrar os EUA de virar uma Europa, é se vocês não sabe o que se passa no Ocidente e melhor se informar, pois eu vi cenas que pessoas jamais acreditariam que exista, tanto na Inglaterra quanto na Alemanha, pra mim esses cantores estão fazendo um drama num copo d água.

  • @raulalves2521
    @raulalves2521 7 років тому

    Obrigado por não postar nada sobre pichação-grafite, caro Luís! Você hoje tem o melhor canal de música do país, certamente. Não só pela paixão, mas pelo foco na arte. Vida longa ao Alta Fidelidade! 🙏

  • @liabarros7185
    @liabarros7185 7 років тому

    Todo mundo pode se posicionar, o problema é quando se tem a impressão de que pra o artista as suas posições políticas são mais importantes q a sua própria arte, não deixo de ouvir ninguém por conta de posicionamento político, mas tem artista tão chato q vc acaba perdendo um pouco da admiração q tem por ele, Tico Santa Cruz e Lobão por exemplo.

  • @ClaytonDentista
    @ClaytonDentista 7 років тому

    Nem ligo para posicionamento político de ninguém. Deve ser porque eu não tenho nenhum, pois já perdi a esperança no Brasil. Não vou deixar de ouvir algum artista que eu curta se ele for coxinha ou mortadela. Se sair disco bom, tou feliz.

  • @caiobal
    @caiobal 7 років тому +1

    Minha opinião é que a musica serve para juntar as pessoas, devemos para de ser tão radicais ouvir a todos sem nenhum tipo de raiva.

  • @lindolforn
    @lindolforn 7 років тому

    Eu discordo do posicionamento político atual do Lobão, e apesar de achar ofensivo o verso da "pompa de botijão de gás" em relação à Dilma, entendo que está dentro do direito dele de liberdade de expressão, e acho o "O Rigor e a Misericórdia" muito bom, não devendo nada aos demais discos da obra dele.
    O público precisa ter maturidade de separar obra de vida pessoal, posicionamento político e etc.

  • @Lucasmatheus211
    @Lucasmatheus211 7 років тому

    po; se uma pessoa não consegue conviver com opiniões distintas, o problema é todo dela

  • @andressadeoliveira2249
    @andressadeoliveira2249 7 років тому +1

    artistas famosos viram essencialmente empresários, onde o lucro acaba pesando bastante no rumo de suas "opiniões". no brasil, com a farra da lei rouanet, deu pra ver bastante isso!

  • @guilhermeptp3954
    @guilhermeptp3954 7 років тому

    Política está atrelada a música. Alguns gêneros estão atrelados com política. Como tirar política do Punk, por exemplo? não tem como! e incentivo fiscal pra arte é algo que tem em praticamente todo mundo. Não entendo porque as pessoas demonizam tanto isso

  • @UrielSouza
    @UrielSouza 7 років тому

    Eu infelizmente possuo esse defeito de ligar o pensamento político do artista que eu gosto com o fato de se irei ouvi-lo ou não, com raras exceções. É um defeito, mas eu tenho, fazer o que? Por sorte, a maioria dos artistas de Rock que eu gosto tem o mesmo posicionamento que o meu, ai fica tranquilo. hehe

  • @guilhermenogueiramattarman6807
    @guilhermenogueiramattarman6807 7 років тому

    cada um tem sua liberdade, então acho que os artistas podem sim manifestar suas opiniões, porém estão sempre sujeitos a pessoas intolerantes que vão boicotá-lo pela sua opinião

  • @layrofranca4579
    @layrofranca4579 7 років тому +4

    Ôô Luís, fala sobre REALITY SHOWS MUSICAIS (the voice, Superstar, X Factor, Ídolos etc)
    E sobre rockeiro só gostar de coisa velha, e não estar aberto a novas bandas ou a novos discos de bandas antigas.

  • @renanlima2452
    @renanlima2452 7 років тому +1

    deve sim! aliás, são poucos os q fazem isso, vivemos em um país democrático e todos dever ser se expressar de acordos com as suas convicções políticas, claro respeitando as diferenças dentro do limite. sobre os idiotas q não sabem separar o joio do trigo, acho uma lástima. pra finalizar, amo Animals!

    • @renanlima2452
      @renanlima2452 7 років тому

      qdo falo em separar o joio do trigo, me refiro ao fã q deixa de apreciar uma boa música em razão da convicção política do artista. ele não sabe separar o bom do ruim. ademais, sdds do rock Brasil

  • @rafaelsales5813
    @rafaelsales5813 7 років тому

    Quem liga para a posição politica do artista gosta da celebridade que ele representa não do cantor.

  • @rafadosantos1340
    @rafadosantos1340 7 років тому

    Bem, música, cultura, sociedade e política sempre andaram juntos, imagino se eu fosse músico eu faria sim críticas ferrenhas a políticos com posicionamentos contrários aos meus, eu acho que eu faria não só crítica política mas crítica social à sociedade pós moderna kkkkkk ninguém ia escultar. E eu acho interessante o quanto o pensamento pós moderno matou a arte, isso é, a relativização da arte tratando como se qualquer porcaria fosse arte, isso desde a arquitetura, até a pintura e à música, e esse pensamento se tornou algo tão preso à sociedade que parece que ele entrou na cabeça política das pessoas, aí quando um artista faz uma crítica a um político x logo surge gente com frescura falando "ah eu não esculto mais músicas desse cara mais", a música se tornou algo tão relativizado que até quando fala sobre política a pessoa só sabe olhar aquilo com o próprio umbigo ao invés de analisar o contexto combinado à música. Eu sou reacionário e sempre gosto de ouvir aquela coisa punk anti-sistema, por mais que eu não concorde com a ideia passada pelas músicas, eu sei que a forma que eles impõem essas ideias é algo genial e admirável.

  • @flaviontherocks
    @flaviontherocks 7 років тому

    Pra mim é válido toda manifestação, até porq artista é cidadão. Não vejo como obrigação também, vai de cada um. O Lobão tem música como a "Panamericana" q cita o Che Guevara e ele mesmo já apoiou o Lula num programa do Faustão, (e foi repreendido). Ele já regravou coisas dos ícones da MPB como "Tempo Rei" do Gilberto Gil e hoje é um crítico ácido dessa cena e está mais conservador. Temos que saber separar as coisas, aprender a discordar sem demonizar, é o caminho mais saudável.

  • @rafaelc.8364
    @rafaelc.8364 7 років тому

    Eu nem me importo com isso, escuto numa boa. Se eu não fosse ouvir a música de alguma banda ou artista por não estar de acordo com minha visão política eu estaria fudido, provavelmente eu não ouviria 90% das músicas que existem no mundo.

  • @MrLucas2981
    @MrLucas2981 7 років тому

    Para o artista é complicado, mas penso que para A SOCIEDADE é fundamental que os artistas se posicionem, ainda que apenas em suas letras (os Paralamas com Alagados e O beco por exemplo são de esquerda, e mesmo o Guns com Welcome to the Jungle e Civil War, enfim) para que a sociedade evolua. Para mim é papel da arte tentar fazer a sociedade melhorar, e o debate político é importante demais nesse sentido. ODEIO bandas que só tocam músicas românticas ou de festa, pois entendo que é o artista se esquivar e deixar de fazer O QUE ELE TEM que fazer. Se posicionando à esquerda ou à direita. O fã que não gostar (eu gostava muito de Lobão e hoje não posso ouvir tocar que mudo de estação na rádio) que deixe de ouvir, como sempre foi. Quem era de direita já sabia que Chico é de esquerda desde a época da ditadura militar, convenhamos. Abração.

  • @leonardoprudencio9051
    @leonardoprudencio9051 7 років тому

    Artistas devem sim se envolver com política porque eles não deixam de ser cidadão. A música tem voz social, mas não é vertente única da arte a política.

  •  6 років тому

    O Artista não deve apoiar um político visando seus interesses, como frequentemente acontece no Brasil. Quanto mais distante o Estado estiver da Arte, melhor. Lembrei do personagem Mephisto que vende a alma pro diabo. Vivemos uma situação parecida hoje em dia. Tem muito "artista" pseudo-periferia ganhando muito pra se fazer de vítima. Ao mesmo tempo, tempos que nos faz lembrar da "marcha contra a guitarra elétrica" promovida por pessoas que pretendiam o purismo na Música Brasileira. Veja no que deu.. A guitarra elétrica foi incorporada a todos os gêneros musicais.. Como não lembrar o quadro Guernica pra exemplificar o quanto a Arte pode se envolver na política?

  • @LuizHenrique-fe7ks
    @LuizHenrique-fe7ks 7 років тому +12

    assim como perdem fãs por se posicionar politicamente, também ganham. Conheço varias pessoas que passaram a seguir artistas com os quais estão mais alinhados ideologicamente.

    • @noiteamericana7606
      @noiteamericana7606 6 років тому

      Tipo o Tico, que é um músico mediano e conseguiu muitos seguidores pelo posicionamento político.

  • @RIVABIKE
    @RIVABIKE 7 років тому +1

    acho legal a arte se manifestar em forma de músicas críticas e no meu vê o Rock expressa muito bem isso, é o caso dá Legião Urbana . Que eu saiba nenhum integrante dá banda manifestava a favor ciclano ou fulano, mas sim o que a maioria do povo expressava. Atualmente não vejo , cantores nacionais que saibam se manifestar representando um estado que não é nação ou seja o Brasil. Com qualidade musical que temos hoje: Sertanejo, Brega, Funk vejo ao meu uma juventude totalmente alienada e isso é o Brasil do futuro!

  • @alipioish
    @alipioish 7 років тому +1

    Eu confesso que fico decepcionado quando um artista que eu gosto manifesta algum posicionamento político Que não seja através de sua música, acho que canções de protesto são bem vindas mas sem levantar A bandeira pra partido a ou b, político sicrano ou beltrano, apoiar candidato e etc

  • @denisvictormachado5818
    @denisvictormachado5818 7 років тому

    E acho perigoso ficar usando a fama para fins políticos. Músicos que se dizem tão superiores acabam mesmo que sem querer lobotomizando pessoas.

  • @denisvictormachado5818
    @denisvictormachado5818 7 років тому +1

    Seriam músicos melhores se passassem mais tempo praticando seu instrumento do que falando sobre o que não entendem. A menos que ganhem pra isso como acho que deve ser o caso.

    • @charliebatista1831
      @charliebatista1831 7 років тому

      Denis Victor Machado Achas que músico só entende de música? Conhecimento pode se adquirir com leitura, vivências, saber relacionar as coisas...tem muito jornalista político que não entende nada de política, pasme só. Músico não é um operário que deve só viver para fazer o seu "dever" de tocar música. Muito limitado teu pensamento, amigão. Não seja extremista, TODO nós vivenciamos política.

    • @charliebatista1831
      @charliebatista1831 7 років тому

      Denis Victor Machado E jornalista político sim é que ganha dinheiro com suas opiniões "financiadas"

  • @andersonwilliam8853
    @andersonwilliam8853 7 років тому

    A esquerda, de uma forma geral, dominou a esmagadora parcela dos veículos de comunicação, artísticos, educação e política, é natural que a propaganda ideológica massiva tenha influenciado boa parte das pessoas, influências que chegam através da educação e dos meios de comunicação.
    Escola de Frankfurt, uma instituição que moldou o pensamento cultural do Ocidente.

  • @patrickcheresferreira9542
    @patrickcheresferreira9542 7 років тому +5

    Se depois da Era de Chumbo eles falavam em política no rock nacional e internacional por que hj em dia não? Eu apoio de mais.

  • @hugosales1386
    @hugosales1386 7 років тому

    Luiz, o prejudicial não é o cara se posicionar politicamente e ideologicamente. Jamais. Jamais, Luiz. O prejudicial é o artista se posicionar politicamente e ser REPUGNANTE como foi o Roger Moreira do Ultraje falando com o Marcelo Rubens Paixa.

  • @RicardodeAlencarIgreja
    @RicardodeAlencarIgreja 7 років тому

    eu nao seria um roberto carlos, nem tb um chico buarque ou tom morello, me posicionaria quando necessario, via de critica indireta/musical na arte, letras como renato russo fazia, mas se fosse um trump iria em comicios ou shows contra ele por exemplo, no Brasil ate por votar hj ao centro-esquerda (marina, por exemplo) ficaria mais neutro na polarizacao entre pt e psdb,....Luiz vc lembra da polemica com Bruce e os policiais por american skin? as vezes uma simples musica sobre um fato polemico e que reflete varias facetas dos envolvidos tb te leva a toda sorte de protestos como o Boss enfrentou por essa cançao...

  • @daviseabragrossi9161
    @daviseabragrossi9161 7 років тому

    Caro Luiz, primeiramente adorei o vídeo. Vivo na Espanha e quando vou aos museus de arte, como o Museo del Prado, e vejo obras como a "Guernika", percebo que desde o mundo moderno a arte tem se envolvido com a política de uma maneira ou de outra. O próprio Renato Russo sempre fez música política, Lennon com certeza estaria falando mal de Trump e de Obama se estivesse entre nós. Os Stones com Street Fighting Man; Bob Dylan com milhares de canções; o Morrissey nem se fala.... Enfim, a lista é grande mesmo como você bem comentou. Eu acho que o público brasileiro em geral ainda toma as coisas de uma maneira muito radical. Eu já fui fã do Lobão (embora não concorde com ele em quase nada, tenho os dois primeiros livros dele autografados e a discografia completa) mas infelizmente não posso mais declarar isso para não ser expulso de festas ou ser xingado nos bares, rs. Como a indústria fonográfica do Brasil não gera tanto dinheiro como a indústria estadunidense, quem se posiciona acaba perdendo o público e dinheiro. Vejamos o caso do João Luiz, ele em um programa do UA-cam chamado Kazagastão disse que os músicos estão tocando de graça em seus shows, o que é triste. Ou seja, para resumir: no Brasil o músico fica em cima do muro pra se garantir, nos EUA e aqui na Europa (God Save The Queen), os caras falam mesmo porque não têm nada a perder. Isso é triste, muito triste, pois a falta de diálogo e os extremismos só levam a mais desentendimento e confusão. Eu ainda acho que deve rolar uma redenção para o Lobão no futuro, mas agora ele está comendo o pão que o diabo amassou.

  • @Pedroro532
    @Pedroro532 7 років тому

    Jamais deixarei de admirar e curtir meus ídolos pelos seus posicionamentos pessoais, idiotice . Já me decepcionei mas não deixei de gostar.

  • @guilhermefreire5407
    @guilhermefreire5407 7 років тому +49

    Eu sou de direita, o rock faz parte da minha vida desde muito tempo, desde o berço na verdade, mas com o tempo aprendi que a maioria dos caras que eu amo, do rock, tem/tiveram uma visão bem distorcida da realidade, o que eu não faço é parar de escutar música boa por causa de alguma merda que o artista disse.

    • @charliebatista1831
      @charliebatista1831 7 років тому +12

      Guill BASS Distorcida do que vc pensa, cada um com sua ideia. Sou de esquerda, mas não acho vc babaca por ser de direita. Existindo respeito, as ideologias podem coexistir.

    • @felipedantas2317
      @felipedantas2317 7 років тому +4

      Guill BASS Aconteceu algo parecido comigo, só que acabei migrando pro metal naturalmente , e fuçando a opinião de cada um... É bem mais tranquilo pra quem é de direita(bandas como Megadeth,Five Finger Death Punch,Iron Maiden,Metallica,Avenged Sevenfold,Iced Earth e até o Slayer com o Tom Araya que apoia o Trump), fora que as bandas também são menos politizadas, ou seja, da pra focar mais na música.

    • @ZarlanSantos
      @ZarlanSantos 7 років тому +6

      Não consigo acreditar neste papo de esquerda e direita. Muitas bandas citadas por você demonstra um pensamento muito mais progressista que conservador, digo isso a partir das músicas feitas pelas mesmas. Porém um músico é um humano, como humano tem suas posições e creio que poucos são extremistas. A galera está viajando na maionese neste papo de ser de uma ideologia, isso é comprar um pacote inteiro de ideias. Você pode muito bem ter pensamentos conservadores em campos econômicos e ao mesmo tempo progressistas em campos sociais. Esse momento bipolarizado do mundo não ajuda novas ideias irem pra frente.

    • @felipedantas2317
      @felipedantas2317 7 років тому +1

      Zarlan Santos Pesquisa a opinião pessoal de integrantes de cada banda...
      Megadeth=nem precisa dizer nada né? Musteine da entrevista e paga pau pro Alex Jones(Olavo de Carvalho americano) fora musicas a paronóia que ele tem com a ONU desde Peace Sells, depois que virou crente ficou ainda mais hardcore(United Abomination,Endgame e Dystopia-que é um ataque a imigração muçulmana se olhar a letra de ´The Threat is Real´´).
      Five Finger Death Punch=Olhe as letras de ´´The Pride´´,´´War is The Answer´´,´´American Capitalist´´, fora que o Guitarrista declarou apoio ao Trump...
      Iron Maiden-O Bruce Dickinson admitiu ser conservador numa entrevista dada a BBC e disse que votou pela saída do Reino Unido da UE, mas antes dele o Iron parecia ser mais Anti-politica do que tudo(talvez por causa do Paul DiAnno), musicas como ´´Rime Of The Ancient Mariner´´ baseada num poema de um poeta conservador Samuel Taylor, a musica ´´Revelations´´com trecho do poema de G.K Chesterton e o discurso do Churchill em Aces High, e o album e musica baseada na obra ´´Brave New World´´ que é anti-modernista.
      Metallica-Talvez mais o Hertfield que é extremamente pró-armas, por caçar constantemente, o Lars parece ser de esquerda, mas diria que no geral a banda é Libertária(olha o simbolo no Black Album e a musica ´´Dont thread on me'' lema libertário).
      Avenged Sevenfold-Já admitiram isso publicamente, antigamente deu um tumulto pelo vocalista ter dito ser contra o casamento gay, musicas como:Blinded in Chains(bem obvia) e Critical Acclaim(foi composta pensando nos democratas segundo os membros), o guitarrista tocava com a bandeira confederada tambem...
      Iced Earth-Porra, só pesquisar a história dos caras...
      Isso obvio, retirando os extremistas como o Pantera e as bandas da cena Black Metal norueguesa principalmente a turma do Varg Vikernes que beira o neo-nazismo(considero o nazismo terceira posição).

    • @VCC280
      @VCC280 7 років тому +10

      Ia bater palma pro cara achando que ele ia dizer: "percebi que os caras tinha uma opinião diferente da minha, mas dane-se, a musica que importa", não mas o cara vai lá e enfim um 'todos os caras tem uma visão distorcida, diferente de mim que manjo de td" kkkk
      Não tem como levar a sério

  • @fabiosouzamoura7074
    @fabiosouzamoura7074 7 років тому

    gostei da abertura do progama bem metal kkkkkkkkkk

  • @andremattos6308
    @andremattos6308 7 років тому

    Não se deve idolatrar nada nessa vida, músicos como cidadãos deveriam apoiar idéias de proteção ao seu pais, de proteção as pessoas, de proteção aos valores atemporais, e não idolatrar politicos fazendo shows exclusivos, é eles que devem trabalhar por nós e não nós por eles, se Trump é contra o estabilishment mundial que nos aprisiona então esse vai trabalhar muito.

  • @isaqueclemente6373
    @isaqueclemente6373 7 років тому

    Eu acho uma pena isso viu, não só na música como no cinema. É óbvio que eles são cidadãos e tem suas preferências, agora, a partir do momento que o cara vira um ativista político, ela deixa de pensar que ele tem fãs de direita, de esquerda, de centro, liberais, gays, heteros, conservadores.
    Se um artista começa a defender causas que um conservador não concorda, é óbvio que o artista está fazendo pouco caso desse tipo de fã, por acaso é possível uma pessoa conservadora ser fã da Madonna ou da Kate Perry?
    Eu mesmo parei de ouvir muitas bandas e deixei de assistir filmes de alguns artistas por conta disso. Oficina g3, Pearl Jam, U2, filmes do Di Caprio. É complicado, acho que eles deveriam dar uma segurada nos comentários, podem até eventualmente se manifestar, mas o grande problema é o ativismo. Sei que tem artistas que sou fã e pensam diferente de mim, mas mantém sua opinião apenas para si, queria que todos fossem assim, independente da posição política.

  • @AndreDeVerdad
    @AndreDeVerdad 7 років тому

    ahh se o povo brasileiro conhecesse Mises

  • @julianoricardo4881
    @julianoricardo4881 7 років тому

    Não vejo problema algum no fato de um artista revelar sua ideologia e posicionamento político. Infelizmente, as pessoas costumam ter um pensamento maniqueísta e pouco Aberto ao debate, levando para o pessoal assuntos de relevância intelectual. Eu aprecio artistas dos mais variados espectros políticos, enaltecendo a qualidade artística sobre a opinião política. Não é crime ter e até apregoar sua ideologia, inclusive, isso deve ser fomentado. A disparidade ideológica não deve contaminar a análise artística.

  • @guilhermeguedes7246
    @guilhermeguedes7246 7 років тому

    Os dois lados devem possuir liberdade. O artista pode querer dar a cara a tapa, mas deve estar pronto para o tapa. Aceito numa boa artistas com opiniões diversas das minhas, porém só respeito quem possui opinião genuína e não possui interesse financeiro na opinião política. Particularmente, acredito que o artista mais sofisticado nesse sentido é o Dylan. Você nunca o verá com papo de "vote em fulano", porque ele conhece razoavelmente o ser humano e sabe que é ingenuidade colar sua imagem na de outra pessoa. A força de sua personalidade ficou muito evidente quando ele não se deixou ser enquadrado pela new left do Greenwich Village.

  • @alyssonbessani5535
    @alyssonbessani5535 7 років тому

    A cachorrada late, late e late, e o Lobão responde na música, como ele sempre disse que faria. O disco dele é mesmo bom!

  • @chretro6238
    @chretro6238 7 років тому +7

    So deixo de adimirar um artista em casos extremos, crimes hediondos de caso pensado.

    • @DomSte128
      @DomSte128 7 років тому +3

      Natália Estevam mas tem aquela. Jimmy Page se envolveu com uma roadie de 14 anos, sendo abuso de menor de idade, porém é um dos maiores guitarristas dá história e dono de canções fantásticas. Roman Polanski nos anos 70 cometeu pedofilia é até hoje não volta aos EUA para não ser preso, no entanto dirigiu filmes sensacionais como Chinatown, Bebê de Rosemary, o Pianista entre outros. Eu considero pedofilia algo extremamente abominável, mas amo Led Zeppelin e Chinatown é um dos melhores filmes policiais que já vi. Você ainda consegue admirar a obra separadamente?

    • @chretro6238
      @chretro6238 7 років тому +4

      Stefferson Segundo Ontem mesmo eu tava comentando um post do tipo em um grupo. Pra mim pedofilia é crime, mas eu não sei nos anos 70 era igual, minha avó tinha 14 anos quando casou com meu avô de 41. No caso do Polanski ele era polônes e vivia na França, onde o que ele fez nao era crime, mas como fez isso nos EUA .

    • @chretro6238
      @chretro6238 7 років тому +1

      Iago Brunetto Esse caso aí é de um depravado em série.

    • @lucasgustavo3154
      @lucasgustavo3154 6 років тому

      Nati Jimmy page já namorou uma groupie de 14 anos...

  • @alemaoaires8703
    @alemaoaires8703 7 років тому

    discografia sabbath!!

  • @luangomes8122
    @luangomes8122 7 років тому

    olha cara pra mim não faz a menor diferença se um determinado artista que eu gosto tenha um certo posicionamento político exposto, porque apesar de ser um artista ele também é uma pessoa normal e também tem suas convicções, sinceramente eu acho uma babaquice esse pessoal que fica querendo desqualificar qualquer artista por causa de opinião política, da mesma forma eu acho uma idiotice alguém tomar partido só porque o seu ídolo assim fez. cada um tem sua cabeça e suas ideias.