Sou Angolano da Tribo OVIMBUNDO uma das ultimas a serem conquistadas pelos portugueses. Muito que foi dito neste video é verdade embora ter focado muito na Historia brazileira. Mas amigo deves adicionar sempre as referencias. E outra os Africanos que escravizavam os Europeus não eram Negros mas sim brancos... Leiam a historia Egipcia... Me parece que o teu video quer é mais incriminar o negro... Na verdade so te devo dizer que aos olhos de Deus so existe ser humano e seja la quem for Africano Europeu, Asiatico ou Americano todos antes praticaram a escravatura... Os Maya povo das Americas tambem praticaram as escravatura. Árabes e indianos da Asia idem... Europa e Africa nem toco la... Que ninguem se vitimize disso mas olhemos para o passado como lição para hoje olharmos ao proximo com amor e respeito...
+Jesse C S Ulundo O povo do Norte da Africa não é branco nem negro, são marrons, basta olhar para o povo Egípcio e verás isso. Mas de fato esse vídeo carece de fontes, muitos desses 'fatos' não passam de mentiras, basta dar um Google para notar
+nevasta0 Sim as tribos,ainda existem sim dentro do conceito de uma só nação... A tradição permanece, embora que existem rituais tradicionais que ja não são mais comuns. No caso de Angola hoje se trabalha mais na reconcilhação nacional.
+Guilherme Bastos para ser Sincero isso é um conceito que levaria muito tempo para se debater... vou te dar um exemplo em Africa especificamente em Angola nós caracterizamos "Africa Branca" aos Norte Africanos (Egipto, Tunísia, Argelia, Marrocos, Libia) e os da Africa Branca nos chamam Sub-Saharianos (ou seja NEGROS)... agora o teu conceito Eu entendo pois mesmo em Norte de Africa existem tribos negros o exemplo do Egipto antigo era dividido por duas zonas a parte norte que eram Brancos e o Sul que eram mais escurinhos, e fiquei a saber ainda essa semana que houve apenas um Faraho que conseguiu unir esses dois povos... No entanto, tal como disse no principio isso levaria tempo para debater... Agora quanto a questão da Historia brazileira que se ensina em sala de Aulas não posso comentar muito apenas so repudiei certas coisas ditas no video, que algumas eu concordei mas outras não concordei. O Exemplo da feijoada nem quero tocar lol... Mas é mesmo assim que se aprende, volto a dizer ninguem é Santo todos no passado cometeram asneiras mas isso que nos sirva de lição.
@Lucas Gabriel Dos Santos ironia nada, vc não sabe é ler e escrever mesmo até pra ser irônico o cara tem que ser inteligente, coisa que vc não é. Me divirto com pessoas como Vc. Tem gente que é igual a piolho, anda pela cabeça dos outros. Vc assassinou o português, português não é dono de padaria não, é um idioma. Se vc quiser aprender de verdade história consulte a Biblioteca Nacional, ou livros semelhantes. Esse mbl é nome de banda de forró?
Esqueceram de deixar claro para o público que o conceito de escravidão associada a cor como a que se sucedeu no processo de colonização das Américas foi uma ideia moderna, já que antes, em outros períodos históricos, a escravidão não era associada a cor e sim a condição em que determinados povos eram submetidos por outros, exemplo, o povo A conquistou o povo B, logo o povo B era escravo do povo A.
Justamente, o que nós professores de História buscamos analisar e mostrar é justamente isso, a ideia de supremacia da raça branca que se viu no direito de escravizar os negros por causa da cor. Algo que o vídeo não analisa.
@H xx Os negros escravizavam e vendiam negros das tribos rivais, tribos que eram conquistadas de acordo a cultura deles, nos primeiros momentos em que a escravidão chegou ao Brasil tinha esse princípio (um povo conquistado ou comprado), com o passar do tempo se criou o esteriotipo de cor negra ser inferior as cores brancas (que eram maioria no Brasil) e isso não tem justificativa alguma.
A cor foi apenas um pretexto, para que a sociedade aceitasse e fosse conivente com tal barbaridade. Todo contexto ajudou para essa barbárie, homens motivados nos negócios e no lucro, visto que mão de obra barata [escrava] era a melhor forma de se tornar poderoso e rico permanecendo na sociedade elitista. Outros fatores como credo, mito e estigmatização reforçaram a ideia da demonização da cor, com dogmas e mitos infundados, criados propositalmente para fins particular de benefício próprio. Vemos que, após anos, nossa frágil mente vem evoluindo, mesmo que de maneira desproporcional à evolução do capital, sempre um, dois ou mais passos atrás, porém é o suficiente para vermos os resultados do egoismo e da ganância do homem, e o que isso nos trouxe, dicotomia, genosídios e mortes. Infelizmente lamentável.
É pq tu nasceu nessa época, onde a gente tem uma visão completa e toda feita sobre histórias passadas ! Fica mais fácil de tirar conclusões. Nos séculos 20 acredite, era outra visão. Assim como Karl Max era racista e considerava os negros os seres mais próximos do macaco. Na época dele era mais fácil pensar assim. Hoje não.
É realmente preocupante oque passava na cabeça dessas pessoas, mas a minha teoria é que não era nem a cor o principal motivo. A cor era só mais uma desculpa para os brancos sentirem superiores a uma raça e dessa forma ter ganhos dela.
Sempre existem 4 (quatro) versões. 1 - A de quem venceu, dos mais fortes e poderosos. 2 - A de quem perdeu, os fracos e oprimidos. 3 - A de quem nem participou, mas sabe de tudo. 4 - A verdade, mas não é bem uma versão, ninguém a conhece.
os homens mais odeados nesse tempo nao eram os brancos mas os negros traidores que vendiam negros chamados sipaios o meu pai so de ouvir o nome ainda fica nervoso traidores
existe no Sudao se n me engano escravidao legal ate os dias de hoje .E existe pior q escravidao , pessoas morrendo sem ter o q comer, o mundo precisa ser mais humano .
Cara, minha sugestão mais humilde, ponha as fontes de onde o "Fatos Desconhecidos" conseguiram as informações, porque esse assunto, é EXTREMAMENTE sério, a nossa nação quase que inteira não faz ideia disso. Isso vai aumentar a credibilidade do canal imensamente.
Concordo em parte, Quem discorda disso ao ponto de ter até nojo dessa informação, já é massa de manobra política incurável. Quem discorda, deveria pesquisar por si próprio.
@@elianemota4793 pior q não funcionou né, logo depois a família imperial foi expulsa do braZil e os golpistas deixaram os negros a mercê e pior muito continuaram sendo escravizados .
Sim agora todos têm que aceitar a todos ☺️ não importa o que a pessoa fez ou é ,_, Temos que confiar em todos sem se importar se a pessoa é boa ou ruim e sempre tomar no buraco no final amem
Salve seu zé pilintra sempre com sabedoria, aprofundando um pouco não mudou muita coisa ainda pertencemos ao estado, se me pegarem por tentativa de suicídio eu tenho que pagar multa, todo o território brasileira pertence a união inclusive a casa que vc comprou, o Estado domina todos os fatores da sua vida, que diferença há entre nos e os escravos? Só as torturas que são menores hoje.
Eu queria ter conversado com meu avô prá saber da história ele nasceu em 1888 e faleceu em 1996 prá saber às histórias que o pai dele contava não tem um prá contar a história só quem tava sabe toda verdade...
Viver sem horizonte, sem direitos trabalhistas, em um estado que quer continuar batendo recorde de arrecadação de impostos e ao mesmo tempo ser um um estado mínimo em relação a Saúde, Segurança e a Educação. O que está faltando para o regime de escravidão?...o chicote e as praças de castigo?
Esse governo escraviza o povo, a república em si foi um golpe feito pelas elites escravocratas que eram contra a abolição, e pela monarquia ter abolido a escravidão os escravocratas se juntaram com os republicanos e deram o golpe de 1889, e não ajudaram os negros, o imperador tinha planos de dar terras para os recém libertos para que pudessem trabalhar e se integrar na sociedade, mas com a república essa ajuda nunca veio, essa república nunca deu certo aqui, só afundou o país, por isso q o único jeito do Brasil se desenvolver de verdade é restaurando a monarquia, que foi o único regime que deu certo aqui...
Interessantes às informações. Mas quais são as fontes? Quem são os historiadores que pesquisaram tais fatos? Não que não acredite nas informações, sei que há muitas possibilidades de interpretação. Mas as fontes históricas neste caso são de suma importância.
Esse tipo de questionamento eh o que realmente enriquece o debate. Ninguem eh obrigado a acreditar em nada soh pq "todo mundo sabe que...". A falta desse tipo de questionamento atraves da historia de todos os povos, foi um dos principais motivos da instituicao da escravidao ficar tao grande e durar ate hoje. Eh um exemplo do que acontece quando a populacao, simplesmente nao pensa, soh quer saber de retorica, e nao busca os fatos.
Verdade Lucas. Eu sei dizer, que um escravo negro, era caro, custava o valor de dois bois. Até hoje, o custo é de 10 mil reais. Quem trataria mal um patrimônio assim? Uma analogia óbvia, mas era um ser humano.
Exatamente Ignorante Brasileira, voce disse tudo, não só a história, as outras ciencias também depende de quem conta, até as exatas, por exemplo alguns professores ensinaram somar 2 + 2, para dar 4, e outros podem apenas ensinar somado de 1 em 1.
Ainda hoje há escravidão ocorrendo pelo mundo (incluindo África) devido às consequências da colonização europeia e do racismo branco, o que manteve outras civilizações oprimidas por séculos. Assim que exterminarmos a supremacia branca de forma definitiva, todos os problemas irão desaparecer sozinhos.
@@CarlusHakai se é contra os brancos, então não pode ser do mal, até porque só a raça branca é capaz de racismo. Todo homem branco deveria no mínimo checar o seu privilégio e contribuir para reparações.
@@eliomarcunha922 não. Até pq a experiência de nosso país é algo tipicamente de herança ibérica, no caso portuguesa. E em Portugal não houve feudalismo, pela centralização desde a fundação. No caso eles(senhores de engenho) estavam subordinados a uma força mercantil(proto-capitalista), onde o comércio detinha o poder e esses mesmos comerciantes sobrepujavam os senhores de terras. E isso levou toda aquela configuração do estrutura agrária nas Américas que difere da que existiu na Europa Ocidental e Central feudal.
@@pedroh3207 Difere em nada ao meu ver, na idade media o poder estava com o senhor do feudo que era um oligarca e se submetia ao papado, no Brasil a mesma coisa, senhor de engenho, coronel, todos oligarcas que obedeciam a coroa que por sua vez obedecia ao papado catolico. So difere o periodo historico e influencia, no caso cruzadas e mercantilismo. No fim se trata de uma estrutura rigida de sistema baseada no dominio da terra e religiao. Fatos.
@@eliomarcunha922 difere em muita coisa. E quanto ao que vc falou do Brasil está errado, o poder estava concentrado nos comerciantes, contrabandistas e vendedores de escravos. Os senhores de engenho no Brasil são "superestimados" em termos de poder, eram mais coadjuvantes que protagonista e isso que vc fala se baseia numa abordagem arcaica da história nacional. Os estudos de antropologia e econometria a respeito da documentação dos tempos de colônia para cá refutam isso que vc disse. Quanto ao resto tem muitos equívocos a respeito do próprio medievo.
Acho legal vocês usarem como base do vídeo um livro, que os próprio autores afirmaram em entrevista que os "fatos" ali narrados não tem comprovação histórica.
O vídeo traz algumas incongruências: Algumas vezes se refere a senhores de escravos como senhores feudais. Uma classe que só existiu na Europa medieval. O vídeo também argumenta que os escravizados foram combater na guerra do Paraguai por serem baratos e substituíveis. O preço de um escravo na época era o equivalente a um quilo de ouro. Em dinheiro de hoje, 2020, 247 mil reais. Por mais escravos que um senhor tivesse, ao mandar 4 deles para a frente de batalha era o mesmo que rasgar um milhão de reais! Imagine agora formar um exército! Era mais barato pagar para os paraguaios desistirem da luta! Realmente, a história é mentirosa. Porém, se for dar crédito a tudo sem pesquisar, estaremos trocando uma mentira pela outra.
Clevison Medeiros da Costa concordo, os escravos eram caros, colocar escravos à frente da Guerra seria a maior burrice do mundo, é a mesma coisa que jogar dinheiro fora. E dizer também que a feijoada foi inventada na Europa outra burrice também.
E outra.. quem ia pra guerra ganhava alforria. Então o exército imperial tinha negros, livres. Dentre os quais, Dom Obá. E os negros lutaram com muita bravura..
Carlos Eduardo Quer dizer que uma mulher não pode ter opinião própria? Que baita preconceituoso você é. Que moral o senhor tem de falar de racismo??????
+Jessica Hortz tenho mais quando um branco se vitimiza e tenta distorcer a história pra se colocar como oprimido, como se o racismo fosse mentira e não existisse, como se fosse uma opinião inocente. Obs: Sou branco e não apoio ideias racistas!
+Jessica Hortz concordo com vc , nao apoio o racismo... mas cotas para negros? e qualquer coisa eh considerado racismo? isso eh uma mrda msmo , se somos tds iguais n deveriam existir cotas ,ou deveriam existir cotas para brancos tbm ,nada mais doq justo
+Diego Henrique Já existe cota para brancos, faça um levantamento de modelos brancos no Brasil, atores brancos, médicos brancos, estudantes universitários brancos, cantores de sertanejo brancos, cantores de forró brancos (ou quase), vc verá que a cota de pessoas brancas na mídia e em empregos principais é de...uns 80%?
Muito bom! Tenho uma amiga missionária a morar na Africa a quase 3 anos e lá foi dito sobre o domínio entre as tribos, entre eles já havia a escravidão.. conhecimento nunca é demais. Sou neta de negros.. gratidão irmão! 🙏
Então, de fato, existia escravidão nas mais diferentes sociedades antigas, inclusive, as sociedades africanas. Contudo, não se dava da mesma forma que ocorreu na América. O pessoal que estuda escravidão aponta que a escravidão na América ganhou um peso econômico que não havia antes, o mesmo ocorre no que se refere à violência infringida às pessoas escravizadas. Afirmar simplesmente que os africanos já eram escravizados não muda os fatos, fora que não considerar as diferenças dessas formas de escravidão ou, antes, simplesmente legitimá-las (em tom quase revisionista) é, no mínimo ingenuidade (por parte do profissional de História, ou divulgador do conhecimento) ou simplesmente desonestidade intelectual mesmo...
Escravidão existe desde que o homem se tornou homem. No Egito antigo aconteceu muita escravidão de negros contra negros, mas existia uma diferença de um povo que vivia em guerra por disputa de impérios o qual escravizavam soldados para proteger seus povos. Ali não se tratava de raça, apenas de soldados. O contrario da escravidão que ocorreu na América os brancos sequestravam pessoas de outro continente por que acreditavam que aqueles povos eram inferiores a eles. Por conta disto que a escravidão dos povos africanos que ocorreu na América é tão pautada, as cresças de superioridade ainda persistem, muitas crenças e culturas daquela época foram herdadas a até hoje fazem parte do costumes dos povos atuais.
"Os quilombos eram aldeias formadas e agrupadas por negros que fugiram dos seus senhores feudais". Irmão, no Brasil nunca existiu feudalismo, esse sistema econômico é medieval e não tem nada a ver com a escravidão praticada no século XVIII e XIX. Triste ver o cara querendo falar sobre historia e cometendo esses erros tão simples.
Ás vezes, o ensino no Brasil parece querer abranger tanto da história do mundo, que dessa forma não se aprofunda em nada. Ao menos, o ensino na escola pública no meu modo de ver é assim.
Deve ser por que quiseram esconder os brancos que foram traficados em navios branqueiros e escravizados pelo povo preto malvadão e pelos índios em terras tupiniquins. São os livros brasileiros querendo apagar esse período tenebroso da nossa história 🙄
+Vesper Alves vai saber cara, as informações que temos na maioria dos livros são manipuladas então os únicos que sabem a verdade é os que estavam lá presentes.
francisca jasmyne isso Fran, mas esse cara, contradiz os livros, apresentando uma versão totalmente diferente... ele estava lá? obs: sou prof de historia
+Vesper Alves *_Olha, um escritor negro dos anos 40 ja contou esta versão do video. Na verdade os livros MAIS ANTIGOS do assunto conta é a versão DO VIDEO. So os livros moderninhos que contam a "estorinha" dos livros escolares rs. Entao assim obviamente tua formação academica é uma farsa._*
+Adriana Batista Jorge Brancos foram escravizados por negros? Não. A escravidão de europeus trouxe sequelas culturais aos brancos? Não. Brancos foram escravizados no Brasil? Não. Então não vem querer comparar.
Mateus #AdemafiaCarai Eu não disse que brancos foram escravizados por negros, eu disse que no passado os brancos também foram escravizados. Pesquise sobre o antigo Egito e outros paises do Oriente Médio e vc vai ver.AFF
+Adriana Batista Jorge Pessoas brancas foram escravizadas mas a cor nada tinha à ver, não foi gerado nenhum estigma social à pele branca, tampouco deixou sequelas culturais e estruturais na nossa sociedade. Não tem como comparar uma coisa com a outra.
Pode se dizer que a Feijoada, com esse nome, foi inventada pelos escravos mesmo. Pois o prato europeu que misturava feijão branco, carnes e legumes, chamado na França de Cassolet, é um pouco diferente da Feijoada que nós servimos aqui no Brasil. De fato, se um francês vier ao Brasil e saborear a Feijoada, muito pouco ele comparará ao seu prato típico.
Valderi Felizado da Silva simplesmente como qual quer outro prato a feijoada apenas sofreu alterações aqui pq não era comum o feijão branco adicionaram o preto ... pegaram algo pronto e aprimoraram .. não exatamente inventaram ( até pq nada se inventa tudo se transforma kkk )
Na verdade, todos os países latinos têm alguma versão de feijoada, França, Portugal, Espanha, Romênia, Itália, todos eles têm algum tipo de guisado à base de carnes e feijão, isso porque na verdade, a feijoada vem dos tempos romanos, ela foi trazida para o Brasil pelos portugueses, e depois, adaptada por aqui com o feijão preto, etc ( em Portugal existem vários tipos de feijoada, inclusive, feijoada de marisco, mas nenhum com feijão preto). Portanto, realmente, a feijoada com feijão preto é bem brasileira, mas o conceito de feijoada é uma herança latina trazida pelos portugas. Ah, e essa coisa dos escravos, puro folclore!!!
Valderi da Silva, porquê tanta ênfase no cassolet se feijoada é um prato português que se faz em várias regiões do mundo com influência portuguesa e curiosamente (deve ter sido por telepatia) em todas essas regiões se chama feijoada. FEIJOADA em Portugal, FEIJOADA em Macau, FEIJOADA em Cabo Verde, FEIJOADA em Moçambique e etc. e tal.
+Alexandre França Cunha Nesse livro, bem no prefácio, avisa ao leitor: “Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação". Link: www.saraiva.com.br/guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-brasil-2852395.html (Recomendo cada 1 ler os comentários dos consumidores). Prefiro não concluir nada...
Se com crédito às fontes de pesquisa as informações são questionáveis, sem elas fica impossível acreditar. Sugestão: coloquem as fontes na descrição dos vídeos.
Só quem viveu conhece a verdade, muito fácil manipular algo do passado, só afirmar e reafirmar varias vezes que um dia a mentira se passa como verdade. Não existem fontes confiáveis!
Questão financeira? O que ela ganhou em assinar a lei áurea? Não ganhou nada os coronéis ainda ficaram contra porque iriam perder a mão de obra de suas terras por isso armaram o golpe pra derrubar a monarquia e expulsaram a família real, ganhou muito com isso ela 😂
@@sergioroberto6095 Aqui infelizmente não dá para citar link: o UA-cam acaba marcando o comentário como _spam_ e deletando. Mas pesquise estes termos e expressões, no Google: *Saqaliba* *Invasão Moura da Península Ibérica* *Guerra da Reconquista* *"caso dos filhos do rei Kosoko, de Lagos"* [mantenha as aspas, para o Google procurar a frase inteira] Kosoko é um exemplo de que escravidão nunca teve a ver com cor de pele, mas sim com quem tem poder e quem não tem. Ele foi um rei africano que capturava negros e os vendia para os europeus. Ficou conhecido quando, no século XIX, decidiu enviar seus 3 filhos para estudar no Brasil. Como era monarca (ou seja: tinha poder), seus filhos vieram para o Brasil dentro de um navio negreiro cheio de escravos vendidos pelo próprio Kosoko. Os 3 príncipes foram muito bem tratados pelos portugueses, tanto durante a viagem no navio negreiro quanto durante todo o tempo em que permaneceram no Brasil, estudando. Se quiser saber mais a respeito desse rei, leia a obra *A contabilidade do tráfico de escravos: o caixa do rei Kosoko de Onim* - escrita por Alexandre Vieira Ribeiro, professor doutor em História da África pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Outra fonte boa (embora jornalística ao invés de científica) é o artigo do jornalista Pepa Perroni, intitulado *Histórias "cabeludas": capítulo II (escravos brancos e negros).* Segue um trecho: _No auge de seu poder, o rei Kosoko, de Lagos, hoje a maior cidade da Nigéria, resolveu dar um presente para três de seus filhos e mandou-os para uma espécie de intercâmbio estudantil, provavelmente de carona num navio negreiro”. Pois é: foram para a Bahia onde ficaram aos cuidados de um comerciante "amigo do rei". Os três voltaram para a Nigéria no dia 28 de agosto de 1850 batizados com os nomes de Simplício, Lourenço e Camilo. Teve mais: em 1781, o príncipe Guinguin - replico o Narloch a respeito - "…foi carregado por seus súditos a bordo de um navio português para ser levado ao Brasil, onde foi educado, conta Pierre Verger. Forneceram-lhe vinte escravos para sua subsistência"._
@@Gabriel-kx8jy vc não sabe oque fala esse vídeo está cheio de mentiras cara abre seu olho pior cego e aquele que não quer enxergar esse vídeo só reproduziu baboseiras
Percebo uma certa alegria em desconstruir a história, em incriminar os negros, em diminuir a culpa dos brancos. Não mostra fontes. Vídeo de veracidade duvidosa pra não dizer outra coisa.
Fonte do livros e a Mec... Precisa falar mais alguma coisa? A mesma Mec que fala que Che Guevara e herói, que Fidel Castro foi um grande líder, Mec e uma vergonha.
Discordo que ela não tenha abolido os escravos por uma questão moral, a Igreja já tinha se pronunciado várias vezes na Europa contra, e a monarquia era contra a escravidão desde Dom Pedro I. "Todo senhor de escravo desde pequeno começa a olhar o seu semelhante com desprezo, acostuma-se a proceder a seu alvedrio, sem lei nem roca, às duas por três julga-se, por seu dinheiro e pelo hábito contraído, superior a todos os mais homens, espezinha-os quando empregado público, e quando súdito em qualquer repartição não tolera nem sequer a menor admoestação, que logo o seu coração, pelo hábito de vingar-se e de satisfazer-se as suas paixões, lhe esteja dizendo: ‘Se tu foras meu escravo’…” Dom Pedro I E a primeira carta da Igreja contra a escravidão foi a Sicut Dudum, o papa Eugénio IV, em 13 de janeiro de 1435 Outra Papa Paulo III (1534-1549), através da bula Sublimus Dei. Vou resumir que foram várias instruções da monarquia e da Igreja contra a escravidão O papa Gregório XIV (1590-1591) publicou a Cum Sicuti (1591) e, nos séculos seguintes se pronunciaram também os papas Urbano VIII (1623-1644), na Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a bula In Supremo (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos bispos do Brasil, pediu-lhes apoio ao imperador dom (Pedro II) e a sua filha a princesa (Isabel), na luta que estavam a travar pela abolição definitiva da escravidão." A sim, o abolicionismo começou com os europeus. Ou seja, foi sim que eles eram "bonzinhos", foi sim questão moral Rei D. José, aboliu a escravidão nos seus territórios a 12 de fevereiro de 1761, passando Portugal a ser o PIONEIRO no abolicionismo.
@Zé Da Silva anham sei! Vc prefere receber seu dinheiro integral ou dividir metade com o sócio/estado? Ficam com metade do meu dinheiro, pra gastar na economia, e me "devolvem" em forma de FGTS? Uma pechincha isso!
Que pena que vc está acorrentado e apanhando em troca de seu trabalho braçal. O benefício da internet da senzala foi adquirido qndo? Deixe de ser ignorante, hj o funcionário trabalha um ano, com direto a férias e 13°. Se vc acha q seu patrão está te lesando denuncie. E a culpa de não ter mais benefício não é do comércio ou do empregador é do governo que elegeu. Repense antes de trocar voto, ou usar a frase roubou mais fez, pra depois não vir chorar e falar besteira na internet
Pois é:. Só caí na real agora, nesse BBB, quando os próprios negros, se humilharam entre si, eles, até então, se achavam irmãos, irmãos de Sangue e veja no que deu! Cheguei a conclusão, que não é a COR da pele, mas a maldade, inserida em cada PESSOA.
por que a princesa Isabel era ma ? Deveria ir um pouco mais a fundo nos temas .. e citar fontes ... "ha quem diga" ... assim fica facil falar o que quiser
Não era má O lance é q a Inglaterra queria acabar com isso e obrigou os BR acabar também,mas tipo a elite oligárquica da época relutaram muito e Isabel e o Pedro 2, já queriam há muito tempo acabar com a escravidão queria modernizar o país q tava crescendo e ele tinha aprovação do povo Como disse foram as elites oligárquicas depois veio o golpe 1889 Daí só ladeira abaixo e estamos nesse lamaçal de corrupção q é hoje, um estado vivo morto q mau consegue pagar os juros da dívida interna e nós eternos vassalos desse sistema arcaico:(
GISELA ETEVES ela assinou a lei Áurea não por bondade,mas sim por interesses políticos ,ela estava sendo mto pressionada ,e acabou sendo obrigada a assinar,aprendi isso na escola ,não me lembro de mais detalhes ,mas foi isso.
9 років тому+158
MINHA VIDA FOI TODA UMA MENTIRA, porque não me ensinaram o certo na escola?
para os escravos parecerem ainda mais coitados, e a parte do escravo ditador foi só para nós ter-mos um "herói" na nossa história construída a base de verdades mas contada na base de mentiras
Qualquer um acha que pode dar aula de História. O cara que minimizar a escravidão praticada pelos europeus e falar sobre escravidão praticada na África sem conhecer o assunto.
@@edsilva3781 Sim... A realidade é relativa, eu conheço a realidade que foi aparentada a mim, você conhece a realidade que foi apresentada a você.... São diferentes
Tem razão. Pagamos impostos de produtos que já tem impostos embutidos. Pagamos impostos ao abastecer sendo que já cobram impostos no transporte e muitos outros.
Se Voces Nao Se Manifestarem (Protestando nas Ruas) e Continuarem sendo Coniventes Com isso Não Vai Adiantar de Nada Ficar ai So Reclamando e Falando da Boca Pra Fora
@@francimarsouza5144 brasileiro perdeu a oportunidade quando não aderiu a greve dos caminhoneiros,, preferiram continua como escravo se sujeitando a pagar 10 reais pela gasolina pra não andar a pé e não perder o emprego , depois dessa atitude a esperança de um país melhor sumiu , os brasileiros nem precisaria ir pra rua , era só ficar em casa, isso sim é um protesto inteligente, para fazer o país parar, e o leão ver que quem manda é o elefante, se o elefante soubesse a força que tem o leão não mandaria na selva ! Mas o povo gosta de ser escravo e gado ao mesmo tempo!
Meu caro, quais foram as fontes consultadas? Seria interessante divulgar a biografia consultada afim de parecer que você tirou as informações da sua cabeça.
Vale lembrar também que a velha história que aprendemos na escola sobre "os próprios negros vendiam negros para os europeus" é uma puta generalização cultural, pois o termo "negro" não difere os grupos que sofreram memoricídio de suas origens, dessa forma a escravidão que os negros realizavam, assim como a escravidão europeia, tinha base na conquista de povos inimigos e... enfim, esse vídeo devia explicar a "veracidade" do que diz.
@@gustavobarroso56 nao, eles escravizavam outros povos que conquistavam, eram negros só no quesito de ter o mesmo tom de pele, mas não pertenciam ao mesmo povo... África é enorme né, seria como franceses escravizando portugueses, falaríamos que "europeu escravisava europeu"
Boa parte do q ele fala está no livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" de Leandro Narloch. Vale a pena ler. O livro contém muitos relatos da época, dados de trabalhos de historiadores e várias fontes de pesquisa, caso queira se aprofundar.
Poxa muito obrigado. Eu lembrei de ter visto uma matéria da Superinteressante - Editora Abril sobre isso, mas doei a revista. Obrigado mesmo FRodriguez
só pra constar, ele é jornalista, usa fontes "underground", dentro da historiografia séria é considerado romance... procure autores da área se for um trabalho sério... e "verdadeiro" é um conceito não muito aceito na área acadêmica...
Poxa Fatos Desconhecidos, até agora o único vídeo que eu não consigo ver até o fim sem pensar: "Mano, de onde eles tiraram isso aí?" Poxa, assunto tão sério e nenhuma fonte segura!!
Isso é verdade, você não aceita porque os negros se vitimizam no Brasil mas nem sabem sua verdadeira história, os netos da África escravizaram seus semelhantes muito antes dos europeus, por que é tão difícil os negros aceitarem isso? Tem medo de perder o seus créditos?
@@apenasfatos851 não vi aqui amigo,meu professor de história citava os livros de história verdadeira,mas dava a aula conforme os livros do governo,mas sempre conscientizando da verdade
As pessoas negras que conheço são excelentes pessoas ganham como eu, são felizes, brincam comigo que meu nariz é grande, me zoam, pegam a mulherada, branca, negra, não são descriminados, somos militares!!!!!
Todos deveriam ler mais sobre a monarquia que existia no Brasil, sobre como o país crescia, tinha economia estavel e era respeitado naquela época! Sobre como a família real repudiava a escravidão (está tudo documentado em cartas da época), tanto Dom Pedro 2 quanto a princesa Isabel, eles repudiavam SIM, porem devemos lembrar que eles não eram ditadores, a monarquia naquela época era parlamentarista, e não absolutista. Na parlamentarista o poder é do parlamento, os parlamentares eleitos é que governam, o rei é um quarto poder, o moderador, que servia mais para harmonizar os outros 3. Porém nao podia sair fazendo decretos a vontade sem a vontade do parlamento. Dom Pedro 2 sabia que se abolisse de uma vez a escravidão ele perderia apoio de grande parte do parlamento, poderia haver conflitos enormes no país, pois é só olhar para o que aconteceu nos EUA antes. Aboliram aos poucos: lei Eusebio de Queiros, depois lei do ventre livre, depois lei dos sexagenários e aí sim, quando apenas 3% da população ainda era escrava, tivemos a Lei Aurea. E lembram o que aconteceu logo depois? 1 ano depois, de libertar os escravos totalmente, deu-se o golpe de estado e a elite tomou o poder do imperador, e aí começou toda a desorganização governamental e jogos de poder que prejudicaram o Brasil até hoje. Então acho muito bom que as pessoas vejam a história e aprendam a verdade. Se dependermos apenas dos livros de história do MEC, ou de nossos professores muitas vezes doutrinadores infelizmente, lembrem-se que estes livros foram feitos por uma grade curricular obrigatória feita por políticos para, sim, criar ELEITORES para eleger estes mesmos polícios, para nos fazer acreditar no atual sistema que beneficia principalmente apenas eles próprios. Espero que logo as pessoas começem a perceber isto.
A familia Imperial sempre foi contra a escravidão. D Pedro I foi criado brincando com crianças negras pelas ruas do Rio. Depois da independência ele queria libertar os escravos imediatamente, mas Jose Bonifácio o aconselhou contra. O argumentou usado por ele era que o Brasil estava se preparando para lutar uma guerra de independência e que se os escravos fossem libertos naquele momento o pais não venceria essa guerra, pois iria a falência. A economia brasileira era totalmente dependente dos escravos. A partir dai a familia Imperial lutou por décadas pela a abolição da escravidão, mas sem muito sucesso. O brasil era uma Monarquia Parlamentar que significa que o poder estava nas mãos do Parlamento e do Primeiro Ministro, que era chefe de governo, e não com o Imperador que era Chefe de Estado, figura simbólica. Os únicos com poder de abolir os escravos eram os Parlamentares. Os Parlamentares eram os maiores donos de escravos do Brasil, por isso sempre se posicionaram contra a abolição. A Imperatriz Tereza Christina vendeu toas as sua jóias e usou esse dinheiro para libertar escravos. Ela, junto com a Princesa Isabel e outros abolicionistas compraram terras que seriam usadas para assentar esses escravos libertos. Com a infeliz proclamação da republica logo depois, essas terras foram confiscadas pelo governo, e como dizem o resto e historia. Dizem que se ela e os outros abolicionistas tivessem tido tempo para implementar o seu plano para com os escravos libertos, hoje teríamos por volta de 70% menos favelas.
Sim Eduardo, esta é a versão mais coerente dos fatos!!! D. Pedro II foi um imperador progressista e a Princesa Isabel, mais que do trono, era herdeira dos ideais do pai. Caso tivesse a oportunidade de prosseguir com seu projeto, a história do Brasil seria diferente. Mas os remanescentes da família real não fazem jus aos seus antepassados...
Acredito que no Brasil ta tudo alterado estamos a começar a conhecer de fato as verdades sobre o nosso pais eu por exemplo tendo a acreditar em tudo que e novidades sobre o passado a verdade neste pais sempre fora escondida
Quais fontes usaste??!! Já li muito sobre o assunto e sinceramente alguns fatos da forma que sitas tem uma forma muito radical. Parece mais uma interpretação conforme tua visão.
caraio mano, tu é burro hein... existe a MARINHA, a AERONÁUTICA, e o EXÉRCITO q porra q a marinha tem a ver com essa guerra contra o Paraguai??? tu queira que o Brasil atacasse o exército Paraguaio de submarinos, só se brotasse um submarino do inferno
@@alexandredjesus902 Alexandre, o video não fala somente sobre isso, mas no decorrer do mesmo foram sendo citados outros fatos que poderiam ter pelo menos alguma apresentação de comprovação historica.A exposição ficou muito pobre e rasa. Como a moça comentou, como algo proveniente no nada.
@@jakrodrigues9427 tá realmente nem todos os negros eram e nem são bons, mas não devemos agradecer a ninguém pela nossa liberdade até pq a escravidão nunca era pra ter existido
A maioria dos fatos históricos foram "embelezados" tipo vc sabia que na proclamação de independência o Pedro I não gritou independência ou morte ? e que levou ele até o margens do rio ipiranga foi uma dor de barriga ?
Bom como eu falei ali não espere tudo mastigadinho se esforce e procure por si ! Mas para não dizer que estou com má fé vou lé mostra o caminho! leia o livro do Padre Belchior ele foi umas das testemunhas ocular e a pessoa que leu as cartas de Dona Leopoldina e José Bonifácio para o príncipe. tem uma copia no Museu do Ipiranga mas deve ter em pdl procure !!!!
Excelente vídeo!!! Desmistifica muita coisa! Eu sou negro e, na faculdade de História, fiquei estupefato ao descobrir, por exemplo, que Zumbi tinha escravos.
Muito bom o seu vídeo, boas imagens, bem editado, você fala muito bem! Só que, papagaio também fala!!!! Onde estão as fontes fidedignas? De onde você tirou tudo isso?
+Vera Lucia Alves dos santos Pois é, e principalmente essa versão da guerra do paraguai ta difícil de acreditar, principalmente quando temos exemplo de pessoas da época, como Duque de Caxias, Marechal Osório e brigadeiro Sampaio... Brasil não tinha exército?!?!? O.O
+Lucas Lima Há verdades e mentiras no vídeo. Acho q o que ele quis dizer com não tinha exercito se refere ao exercito ser composto em grande maioria por escravos (que sim eram vistos como objetos e n tinham patente de soldado por assim dizer). Mas uma coisa que ele apontou no vídeo que é verdade absoluta é essa história do 70% ai, de homens mortos. Já teve ate genocídio (extermínio de civis) que n chegou perto dessa porcentagem, coisa inventada e vários livros acadêmicos já provaram isto. Aqui no Brasil essas mentiras são perpetuadas no Ensino Médio e Fundamental, que tem um currículo extremamente defasado.
+Rafael Miranda O Brasil realmente não tinha um exército nos moldes de uma força da 2ª metade do século XVIII. O exército era pequeno, mal armado, mal treinado e mal pago. Havia também uma Guarda Nacional ainda pior armada e praticamente sem treino, convocada (ou arregimentada) de qualquer maneira e em determinadas ocasiões, composta de todo tipo de gente (geralmente os desprovidos)... A Guerra do Paraguai forçou a organização de um verdadeiro exército nacional nos moldes modernos de então... valeram-se de muitos escravos como soldados. Alguns galgaram graduações a cabo e até a sargento... Ao término da guerra a justiça brasileira acolheu o pedido de muitos de seus senhores para que os sobreviventes retornassem à condição de meros escravos, o que o EB não aceitava pois que lutaram pelo país... Esse foi um dos vários motivos que levaram ao EB romper com a monarquia. O Exército Paraguaio era numericamente maior mais as condições não eram muito melhores... Geralmente as praças e os Oficiais convocados não eram pagos. Somente os Oficiais superiores de carreira o eram... Era uma autêntica escravidão pública... A diferença é que o Paraguai entrou na guerra praticamente sem reserva de soldados, já o Brasil tinha a sua disposição toda a população masculina que àquela altura era de aproximadamente 2,5 milhões de homens em condições militares...
Caramba vc narrou a história que meu professor contava em sala, nossa nunca entendi as homenagens a zumbi dos Palmares já que ele era tão maléfico, contudo vendo o quadro mundial hj dar para compreender bem o motivo. Show! Meu professor mandava fechar o livro, pois ele ia dar a "aula".
@@willians449 nossa um cretino que julga sem conhecer a professora que concorda não baseada no vídeo mas no seu próprio conhecimento. Pra pra Cuba seu comunista idiota!
A questão aqui não é ser de esquerda nem de direita. O que deve ser levado em conta é a veracidade dos fatos, se houver fatos eles devem ser apurados e interpretados, e não simplesmente aceitos cegamente. Eu te pedi indicações de livros e você me manda os links destes artigos. Essa ideia de que se deve ter uma neutralidade total, ainda mais quando o debate entra no campo político, é pura balela. Se você é de direita ou não, não é problema meu, mas dizer que algo é ruim apenas por que não condiz com o que você pensa é besteira. Eu li estes artigos e eles são escritos por pessoas que se dizem conservadores e não da para dizer que não existe um viés ideológico por traz. Claro que há. Existem livros citados nestes artigos e eu não os conhecia, no entanto, vou lê-los e tirar minhas próprias conclusões. Aliás, acredito que você também não leu nenhum deles, e muito menos um escrito por um autor de esquerda para poder falar mal. Não há nada de errado em rever os nossos conceitos, eu mesmo já revi vários conceitos (e preconceitos) e isso me ajudou a ampliar minha visão de mundo. Eu posso mudar de opinião se me convencerem que aquilo que eu acredito esta errado. Será que você pode dizer o mesmo?
É impressão minha, ou você se ofendeu só por que eu questionei essa afirmação? Sobre o Zumbi, realmente, oque eu aprendi foi bem o oposto a isso que esses artigos dizem. Mas, uma coisa em que eu vou insistir é em relação as fontes históricas e quem está divulgando essas afirmações. Como eu já disse, não existe insenção político-ideológica, nem de um lado, nem de outro. Agora eu te pergunto: será que os autores destes artigos que você me enviou estão realmente preocupados com a verdade histórica, ou não há algo mais por de traz disso? Por exemplo, o primeiro link da sua lista é do site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, do qual o Nelson Ramos Barreto faz parte, é um instituto liberal ultraconservador. Lendo um pouco sobre o Instituto da para perceber o por que do interesse deles em acabar a imagem de Zumbi dos Palmares. Os movimentos de luta pelos direitos dos negros e indígenas no Brasil conseguiram o direito de terem terras históricamente pertencente a eles demarcadas pelo governo federal. O instituto, por ser liberal, defende a propriedade privada acima de tudo, e essa demarcação de terras, para eles, era uma abominação. Sendo Zumbi um ícone do movimento negro no Brasil, a meu ver, se ele for desmoralizado, a ideia de que os quilambos eram uma forma de resistencia dos negros cai por terra, e assim, por tabela, o movimento negro é desmoralizado, e com isso, suas reinvindicações seriam ilegitimas, e se poderia até retirar as familias das terras demarcadas, já que tudo era uma fraude, voltanto para as mãos dos latifundiarios. Na minha opinião, esse vídeo e os artigos são muito tendênciosos. Como eu disse, isso não é à toa. Para te provar que Zumbi não é oque estas pessoas dizem eu teria que fazer uma pesquisa nos documentos, nas fontes históricas que os autores dos livros citados nos artigos usam, e ai sim, chegar a uma conclusão: se isso era verdade ou não. Eu recomendo a você ir atrás dos livros usados pelos autores dos artigos. Não o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, por que o o autor não é historiador e sim jornalista, mas dos livros e documentos que ele usa. Também, se você tiver interessado realmente na história do Brasil e não apenas repetir essas ocusações, procure um livro sobre Zumbi escrito por um historiador de esquerda, e compare com os outros autores de "direita".
Sobre eu ser de esquerda você acertou, mas vc se engana quando diz que a toda a esquerda defende ditaduras como o stalinismo e a cubana. É claro que existe gente idiota que é saudosista da União Soviética, mas não se engane, não é a maioria. Da mesma forma há gente de direita que defende as Ditaduras Militares na America do Sul, não só a do Brasil, e ditadura, seja de esquerda, seja de direita, é sempre uma coisa horrível. Che Guevara é um caso controverso, pois como símbolo da esquerda tradicional ele é questionado, pois assassinou muitos homossexuais entre outros, e isso é inaceitável. Sobre o Marx, agora você vai me desculpar, mas jogar nas costas dele a culpa de todas os assassinatos praticados por regimes totalitários como a URSS e a Coréia do Norte, é a mesma coisa que culpar Jesus Cristo pelas cruzadas e a inquisição. O cara escreveu um teoria. Se alguem achar nos escritos de Marx que assassinatos em massa (pior, da propria população!) era algo necessário, me mostra que eu retiro oque disse. Stalin, os Kim da Coréia do Norte entre outros, foram ums fdp que se aproveitaram do poder, e o medo e a repressão eram as melhores armas para manter o poder. Isso em qual quer ditadura. Voltando para o Marx, muito de sua teoria serviu de base para movimentos como o dos trabalhadores e de direitos humanos brigassem por condições melhores para os mais desfavorecidos. Ou você acha que os direitos trabalhistas e os direitos civís de classes mais pobres foram um presente das classes dominantes? Teve muita luta no passado para que hoje agente tenha direitos que não teriamos se não houvesse pressão popular. Marx, deve sim, ser questionado, mas não demonizado como pretendem certos grupos que se dizem libertários. Conhecimento se constrói na base do debate, não eliminando o lado que não concorda com a gente. Isso acontece justamente nas ditaduras, seja de esquerda ou de direita. Se existe distorção pela esquerda, acho que deve ser denunciada sim, mas, como eu disse, tem que haver evidências daquilo que está sendo afirmado. Sobre o Zumbi, eu acho, particularmente, que as fontes históricas que foram utilizadas pelos historiadores de esquerda apenas apresentavam ele como um perigo para os senhores de escravos e isso o tornaria um agente da resistencia negra. Mas pode haver outras fontes, talvez ignoradas, talvez apenas desconhecidas até o momento por esses historiadores, que mostram esse outro lado do Zumbi, que ele era escravista e tal. É por isso que eu disse que é necessário analisar as fontes para que se chegue a uma conclusão. Só um exemplo: existem várias teorias deque não foram os europeus(italianos, espanhóis) os primeiros a chegar na América,mas sim, chineses, árabes e até os vikings. Mas não existe documentos que comprovem essas teorias, então isso tudo fica apenas como expeculação sem embasamento. É a mesma coisa no caso do Zumbi; sem documentos que comprovem essa versão defendida por esses grupos liberais/conservadores, fica apenas como expeculação, entende? E como eu disse antes, existe interesses que não ficam claros quando se tenta atacar esse tipo de figura histórica. Se eles estiverem certos, ai não tem oque fazer, é rever tudo oque "oficialmente" se sabe sobre Zumbi dos Palmares. Agora eu te pergunto: oque ganha um historiador (branco, de classe média alta, que deve ganhar seus 20.000 como professor universitário) com a "glorificação" de uma figura como essa?
Mas o emburrecimento do povo já ocorre a muito tempo, piorou na ditadura militar, e nós vivemos (você pode não acreditar) em uma sociedade capitalista! Essa "doutrinação de esquerda" que ocorre desde sempre segundo vc e outros, ta servindo para qual governo "cominista" no Brasil? Os movimentos sociais sempre foram vistos com maus olhos pela sociedade. A sociedade brasileira é majoritariamente conservadora, com mais ou menos 70% da população cristã. A sociedade, por mais que tenha melhorado um poquinho, ainda é muito preconceitusa, machista, homofóbica. O racismo esta cada vez mais escancarado nas redes sociais e na rua mesmo. Quer um exemplo mais nítido: o impeachment da Dilma; a maioria da população (que foi "doutrinada") é a favor, e nem quer saber se ela cometeu crime de responsabilidade ou não; " é culpa dela, ela é uma vagabunda, burra, ladra etc". Aonde a população recebeu doutrinação "marxista", "comunista" e sei lá mais oque? Essa teoria da conspiração, essa fantasia criada pela delirio conservador não faz o menor sentido quando se observa a REALIDADE!!!! Eu não tenho muita certeza, mas se existe alguma doutrinação, de esquerda é que ela não é. Muito pelo contrario! As pessoas estão comprando esse discurso distorcido da realidade e abraçando isso como a verdade absoluta. Para mim isso parece mais desespero de um setor ultra conservador que viu nos pequenos (mínimos eu diria) avanços contra os preconceitos estabelecidos na sociedade, como uma ameaça. E se existe um "plano maléfico de dominação do mundo através da doutrinação marxista", esse foi um tiro que saiu pela culatra, você não acha? rsrs
Ja comi muita feijoada Portuguesa, feita com feijão branco e frutos do mar. Acho que a feijoada brasileira é uma simples adaptação do que havia em abundância na região na época do Brasil colônia.
qualquer livro de historia de espanha frança e nos livros de historia de italia tambem.....tambem te no discover channel mas tem q ser en ingles pq o portugues nao tem.
leticia kohler você já leu algum livro sem autor? Já viu algum discurso que seja novo? Estou pedindo a bibliografia para pesquisar. Direito meu perguntar. Ou não posso? Obrigado!
Petter Jones anjo meu.. vc pode pesquisar isso sozinho .. senti um tom de ironia no seu 1 comentário kkkk mas dessa forma vc está correto, eles devem colocar as fontes .. não duvido nada de ser o mesmo livro utilizado pra deixar todo mundo bonzinho kk afinal a Bíblia eh um ótimo exemplo um livro várias religiões ( interpretações diferentes )
leticia kohler De maneira nenhuma ironizei na primeira pergunta, se soou como ironia não foi a minha intenção. Só uma observação, a Bíblia não foi criada para deixar ninguém bonzinho. Ali há muitas coisas ligadas à uma nação, que encontra nela (na Bíblia) a essência de sua formação como nação, rebatendo os mitos de outras nações. Para alguns ela é a palavra de Deus. Só pra nível de informação. Uma boa leitura seria os Livros de Jean Louis Ska. Abraço!
Dom Pedro II (pai da Isabel) sempre quis abolir a escravidão, porém o parlamento não era a favor, ela também era a favor da abolição, os livros não contam esse lado
Caio Fabeni exatamente, ele ficou com medo de uma revolução dos donos de fazenda é ricos na época, por causa disso que a monarquia caiu também. O mesmo vale para a história americana, depois que Abraham Lincoln aboliu a escravidão a KKK entrou em prática
Eu soube que o povo africano praticava escravidão quando conheci um rapaz do Benin aqui no Brasil. Ele me contou a história do povo Agudá. Os escravos que voltaram do Brasil (tbem não sabia que alguém tinha voltado) tonavam-se senhores de escravos e assumiam um comportamento "de branco". Tenho a impressão que a história que aprendi na escola me enganou.
Sim, xenofobia e racismo não são praticadas unicamente por brancos contra pretos, nem pretos são os únicos que sofrem. Todo mundo tem preconceito contra todo mundo. Até tribos indígenas tem preconceitos contra outras tribos indígenas e contra brancos, mesmo que nunca tenham tido contato com branco antes. Há várias etnias brancas na Europa e que se discriminam entre si. Etnias brancas na Rússia se discriminam entre si. AFricanos albinos na África são perseguidos e mortos por africanos pretos. Tá na hora de assumir que maldade burrice e cegueira depende do cérebro do homo sapiens e nesse caso somos todos um pouco.
Núbia também gostaria de saber a onde encontraram tais informações??? Zumbi nunca foi sobrinho de Ganga Zumba e muito menos neto de Aqualtune, ela chegou ao Brasil em 1665, isto é FATO documentos da Companhia das Indias na Holanda e aqui no Brasil confirmam isto, Zumbi Nasceu em 1655 dez anos antes de sua chegada, ele nasceu em Angola Janga, não existia ainda Palmares que passou a existir a partir da chegada da família real do Congo por volta de 1667 ou 1668 esta data não é precisa, este vídeo infelizmente DESINFORMA com fatos que nunca existiram, existem muito polcas informações sobre Zumbi e na verdade sua historia só surgiu no final do seculo 19, após a abolição da escravidão no Brasil, portanto muitas lendas e poucos fatos verídicos, as maiores fontes sobre o Brasil pré-colonial e colonial estão em Portugal, Holanda e França. abraço!!
@@Gabriel-kx8jy desculpa mais acho que você esta com problemas! durante o período do nascimento de Zumbi em Angola Janga, pernambuco era uma colonia Holandesa, portanto todos os documentos históricos daquela época estão na Holanda, e os documentos sobre a época da colonização PORTUGUESA estão em Portugal, que tipo de historiador e você???? Historia e uma CIÊNCIA, suas comprovações são DOCUMENTAIS E ARQUEOGEOLÓGICAS através de análises fossilificas e radiométricas, não se faz historia com achismos! inclusive sou uma das lideranças no pais a favor da revisão histórica dos conteúdos didáticos da grade curricular de ensino nas escolas publicas e particulares de todo Brasil, não podemos continuar ensinando as nossas crianças que Cabral errou o caminho para as Índias e descobriu o Brasil por acaso! Isso e uma fronta, documentos em Lisboa e na cidade do Tombo em Portugal são provas que os Portugueses em 1498 já estavam aqui no Brasil, Então Sr. Gabriel estude mais, divulgar informações improcedentes e feio, as vezes uma informação leva anos para ser esclarecida, infelizmente aqui no Brasil nossas autoridades não estão nem ai para nossa historia, nem o poder publico e nem o privado faz esforço algum ou ajuda aos jovens cientistas, que em sua grande maioria são excelentes profissionais mais sem campo para atuar, desculpe se você se indignou com minhas informações estava me dirigindo a Núbia Oliveira tentando responder a pergunta dela, meu comentário nem tinha você como endereço!
@@Gabriel-kx8jy desculpa mais você e uma das pessoas mais preconceituosas que já vi na vida! E além de tudo burro porque não conhece nada de história, nossa origem e Judia, os portugueses da chamada burguesia só começaram a vir para o Brasil depois da descoberta do ouro em minas gerais, nossos primeiros colonizadores eram cristãos novos, convertidos a força para não serem queimados nas fogueiras da inquisição, chegaram aqui na cidade de Cananéia por volta de 1498 , como não havia mulheres casaram com as índias locais gerando os caboclos que eles sim entraram sertão a dentro formando as bandeiras São os verdadeiros colonizadores, Portugal foi um câncer que sugou tudo que pode daqui, enriqueceu com nosso ouro e destruíram a maior parte da mata atlântica com suas usinas de açúcar e plantações de Cacau e café, vai estudar cara tá passando vergonha! Ninguém aqui está vangloriando nada, apenas estamos falando a verdade nua e crua, nem Holandeses e muito menos Portugueses , inclusive em Portugal muitos nós denominam como Gueto, herança judaica da nossa colonização, vai estudar , e muito ruim conversar com uma pessoa jovem, porém inculta , preconceituosa , burra e arrogante, sabe nada!!!!
Atribuir a escravatura aos negros é muito fácil, mencione também as teorias raciais, utilizadas para justificar a escravidão. O espetáculo das raças será uma ótima fonte.
+Marcelo Alves Ninguem esta atribuindo aos negros... apenas mostrando q n existe essa balela de Portugueses bla bla bla... escravidão e´ um mão da epoca e não dos Brancos... ate pq foram os brancos q acabaram como ela...
+Paulo Jonatas Silveira A escravidão existe desde os brancos na antiga Roma, MASSSS nunca por questões raciais e sim territoriais. Estamos falando de racismo. Você sabia que os brancos europeus escreveram inumeros livros para justificar a escravização? Que os negros são cognitivamente infeiror, e ainda acreditava que relações interraciais entre brancos e negros não gerariam filhos, o termo mulato, vem de mula, e sabe-se que a mula é um animal estéril. Os brancos acabaram com elas como? através da princesa Isabel? A princesa Isabel só assinou a lei áurea por pressões exteriroes, O EUA assim como outros países permitiram(não opinaram sobre) o apartihed na africa durante tempo com medo da Africa do sul adotarem o comunismo. Tudo teve interesses, não foi tão simples. Ah sim, ainda sobre os brancos terem acabado com a escravização como você falou, para onde foram os negros liberto, na decáda de XX, o estimulo da vinda de imigrantes europeus para trabalhar no Brasil era para embranquecer a população e acabar com a herança negra e indigena. Que não deu certo, e nós negros ainda estamos aqui, para promover a igualdade, pena que vcs acham que é so ""mi mimi
A questão racial sempre foi um fator importante para escravizar um povo. E tem mais imagine um grupo de países super desenvolvidos para a época (europeus) e agora um grupo que com exceções, ainda vivia de maneira tribal e com costumes até mesmo perto do selvagem (negros africanos). Então, um europeu acabaria vendo o negro como inferior e passaria a associar a cor da pele com algo menor. Não justificando a escravidão negra, mas os ativistas de movimentos negros acham que os negros foram os únicos coitados escravizados, mas a realidade é que sempre povos mais desenvolvidos escravizaram outros.
Oi, Moço ! a escravidão por guerra ou na África não era mercantilista como a que aconteceu no Brasil. Outra coisa, para ter credibilidade, você precisa citar as fontes de suas informações.
O comércio escravo no Oriente Médio e norte da África era gigantesco, tanto que o nome em inglês para escravos ''slaves'' vem de ''slavs'' ou eslavos, que era o povo que vivia e vive na região dos balcãs que eram pegos como escravos pelo império muçulmano que invadiu a região durante a idade média e que só teve fim na primeira guerra mundial. Esse império era tão cruel que nele foi feito o segundo maior genocídio da história conhecido como o genocídio Armênio.
Sou Angolano da Tribo OVIMBUNDO uma das ultimas a serem conquistadas pelos portugueses. Muito que foi dito neste video é verdade embora ter focado muito na Historia brazileira. Mas amigo deves adicionar sempre as referencias. E outra os Africanos que escravizavam os Europeus não eram Negros mas sim brancos... Leiam a historia Egipcia... Me parece que o teu video quer é mais incriminar o negro... Na verdade so te devo dizer que aos olhos de Deus so existe ser humano e seja la quem for Africano Europeu, Asiatico ou Americano todos antes praticaram a escravatura... Os Maya povo das Americas tambem praticaram as escravatura. Árabes e indianos da Asia idem... Europa e Africa nem toco la... Que ninguem se vitimize disso mas olhemos para o passado como lição para hoje olharmos ao proximo com amor e respeito...
+Jesse C S Ulundo Desculpe a ignorância, mas como funciona esses negócios de tribos? Ainda levam em consideração nos dias atuais?
+Jesse C S Ulundo O povo do Norte da Africa não é branco nem negro, são marrons, basta olhar para o povo Egípcio e verás isso.
Mas de fato esse vídeo carece de fontes, muitos desses 'fatos' não passam de mentiras, basta dar um Google para notar
+nevasta0 Sim as tribos,ainda existem sim dentro do conceito de uma só nação... A tradição permanece, embora que existem rituais tradicionais que ja não são mais comuns. No caso de Angola hoje se trabalha mais na reconcilhação nacional.
Jesse C S Ulundo
Ah sim, obrigado pelas informações. ;)
+Guilherme Bastos para ser Sincero isso é um conceito que levaria muito tempo para se debater... vou te dar um exemplo em Africa especificamente em Angola nós caracterizamos "Africa Branca" aos Norte Africanos (Egipto, Tunísia, Argelia, Marrocos, Libia) e os da Africa Branca nos chamam Sub-Saharianos (ou seja NEGROS)... agora o teu conceito Eu entendo pois mesmo em Norte de Africa existem tribos negros o exemplo do Egipto antigo era dividido por duas zonas a parte norte que eram Brancos e o Sul que eram mais escurinhos, e fiquei a saber ainda essa semana que houve apenas um Faraho que conseguiu unir esses dois povos... No entanto, tal como disse no principio isso levaria tempo para debater... Agora quanto a questão da Historia brazileira que se ensina em sala de Aulas não posso comentar muito apenas so repudiei certas coisas ditas no video, que algumas eu concordei mas outras não concordei. O Exemplo da feijoada nem quero tocar lol... Mas é mesmo assim que se aprende, volto a dizer ninguem é Santo todos no passado cometeram asneiras mas isso que nos sirva de lição.
Na nossa história, muitas histórias são ocultadas por conveniência sociais, políticas, religiosas, financeiras, etc.
A verdadeira história do Brasil não se estuda nas escolas
@Lucas Gabriel Dos Santos Vc sabe o que é MAL. "TÁ SERTO"
Vc sabe o que é MBL? "TÁ certo"
@Lucas Gabriel Dos Santos ironia nada, vc não sabe é ler e escrever mesmo até pra ser irônico o cara tem que ser inteligente, coisa que vc não é. Me divirto com pessoas como Vc. Tem gente que é igual a piolho, anda pela cabeça dos outros. Vc assassinou o português, português não é dono de padaria não, é um idioma. Se vc quiser aprender de verdade história consulte a Biblioteca Nacional, ou livros semelhantes. Esse mbl é nome de banda de forró?
@Lucas Gabriel Dos Santos nandin moura é palestrante motivacional? Deve ganhar bem, bons palestrantes ganham bem.
Esqueceram de deixar claro para o público que o conceito de escravidão associada a cor como a que se sucedeu no processo de colonização das Américas foi uma ideia moderna, já que antes, em outros períodos históricos, a escravidão não era associada a cor e sim a condição em que determinados povos eram submetidos por outros, exemplo, o povo A conquistou o povo B, logo o povo B era escravo do povo A.
Justamente, o que nós professores de História buscamos analisar e mostrar é justamente isso, a ideia de supremacia da raça branca que se viu no direito de escravizar os negros por causa da cor. Algo que o vídeo não analisa.
@H xx Os negros escravizavam e vendiam negros das tribos rivais, tribos que eram conquistadas de acordo a cultura deles, nos primeiros momentos em que a escravidão chegou ao Brasil tinha esse princípio (um povo conquistado ou comprado), com o passar do tempo se criou o esteriotipo de cor negra ser inferior as cores brancas (que eram maioria no Brasil) e isso não tem justificativa alguma.
A cor foi apenas um pretexto, para que a sociedade aceitasse e fosse conivente com tal barbaridade.
Todo contexto ajudou para essa barbárie, homens motivados nos negócios e no lucro, visto que mão de obra barata [escrava] era a melhor forma de se tornar poderoso e rico permanecendo na sociedade elitista. Outros fatores como credo, mito e estigmatização reforçaram a ideia da demonização da cor, com dogmas e mitos infundados, criados propositalmente para fins particular de benefício próprio.
Vemos que, após anos, nossa frágil mente vem evoluindo, mesmo que de maneira desproporcional à evolução do capital, sempre um, dois ou mais passos atrás, porém é o suficiente para vermos os resultados do egoismo e da ganância do homem, e o que isso nos trouxe, dicotomia, genosídios e mortes. Infelizmente lamentável.
devemos nos ater quanto a nossa história, aqui foi o negro que foi escravizado e ponto.
Exatamente
Isso nunca vai entrar na minha cabeça, EM QUE MOMENTO DA VIDA UMA PESSOA PENSA QUE PODE ESCRAVIZAR A OUTRA???? MEU DEUSSSSS
É pq tu nasceu nessa época, onde a gente tem uma visão completa e toda feita sobre histórias passadas !
Fica mais fácil de tirar conclusões.
Nos séculos 20 acredite, era outra visão.
Assim como Karl Max era racista e considerava os negros os seres mais próximos do macaco. Na época dele era mais fácil pensar assim. Hoje não.
Se você que ser feia e atrasada nasça preta e favelada.
No mesmo momento que ele erram fracos e não pegavam em armas
Hitler, Nabucodonosor
É realmente preocupante oque passava na cabeça dessas pessoas, mas a minha teoria é que não era nem a cor o principal motivo. A cor era só mais uma desculpa para os brancos sentirem superiores a uma raça e dessa forma ter ganhos dela.
Sempre existem 4 (quatro) versões.
1 - A de quem venceu, dos mais fortes e poderosos.
2 - A de quem perdeu, os fracos e oprimidos.
3 - A de quem nem participou, mas sabe de tudo.
4 - A verdade, mas não é bem uma versão, ninguém a conhece.
+Felipe de Carvalho perfeito
belas palavras
+Felipe de Carvalho A verdade é uma questão de percepção. Ela não é conhecida porque na verdade não existe.
+Thiago Rodrigues , isso é verdade?
+Luiz Goerck A verdade é subjetiva. Uma mentira contada muitas vezes pode se tornar uma verdade.
Não importa a cor da pele , devemos olhar o caráter a índole pois somos todos seres humanos
Exatamente
Vdd
Vdd
Felipe Neto: racismo é errado.
Gado: uhhhhh gênio 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Concerteza
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
meu bisavô( Francisco Ferreira Gomes )era negro da cidade de benguela na Africa e fazia tráfico de escravos em 1840 e fez muita riquezas com isso!
Ele falou BISAVÔ....
sim,pai do pai da minha mãe que nasceu em 1920 e ainda está viva
os homens mais odeados nesse tempo nao eram os brancos mas os negros traidores que vendiam negros chamados sipaios o meu pai so de ouvir o nome ainda fica nervoso traidores
Edson gomes santana meu bisavô era capataz
Caramba,bom relato
2022: Alguém? Se tem um povo que sofreu MUITO esse povo foram os escravos! Misericórdia :(
2930 aqui
2090 aqui mano.
2021****
2022?..cramento ????? estou em 24.009.2021 onde eu estava então
tou no ano 3000 a era da matrix
A história da escravidão negra no Brasil, América latina e na África é muito mais complexa que essa exposição simplista e generalizada!
ronnie barcellos 6
Irmão ele contou uma história resumida
existe no Sudao se n me engano escravidao legal ate os dias de hoje .E existe pior q escravidao , pessoas morrendo sem ter o q comer, o mundo precisa ser mais humano .
pois vá se lascar então
E de longe essa versão do vídeo é mais fiel que qualquer livro de merda que tem nas escolas.
Historicamente confuso, não apenas quando mistura feudalismo europeu com o escravismo colonial, mas também ao omitir suas fontes.
Esclavagismo.
@@aidacunha711 Bem bolado.....KKKKKKK!!!!!
Papo de Zé roela, metido a besta.
Cara falacioso mal intencionado esse canal
Esse é o tal do revisionismo histórico dos bolsominions.
Cara, minha sugestão mais humilde, ponha as fontes de onde o "Fatos Desconhecidos" conseguiram as informações, porque esse assunto, é EXTREMAMENTE sério, a nossa nação quase que inteira não faz ideia disso. Isso vai aumentar a credibilidade do canal imensamente.
eles inventaram provavelmente
Estou de acordo, sigo a vários canais ciência/historia e seus donos sempre põem a fonte e ou material de pesquisa.
Concordo em parte,
Quem discorda disso ao ponto de ter até nojo dessa informação, já é massa de manobra política incurável. Quem discorda, deveria pesquisar por si próprio.
A verdade é que qualquer pessoa inteligente deve se perguntar de onde vem essa ou aquela informação.
Rodrigo Ferreira Rodrigues Exatamente deve se perguntar, mas e o interesse pra pesquisar pra saber se é verídico está aonde?
Interessante é vc saber até índole da princesa Isabel e dizer q ela não era uma pessoa boa . Acho q no século19 ninguém era bonzinho .
Ela libertou oq soltos eles rendiam mais no trabalho,todos que estudaram sabem
@@elianemota4793 eu ia responder ele mas essa frase foi o suficiente kkkkk
Piores dq hj,o ser humano nunca prestou
@@elianemota4793 pior q não funcionou né, logo depois a família imperial foi expulsa do braZil e os golpistas deixaram os negros a mercê e pior muito continuaram sendo escravizados .
Índole da princesa Isabel ?????
Agora esses NEOnegro ativistas querem desrespeitar quem lhes deu a liberdade ? Não é possível
Libertar os escravos custou a expulsão do imperador Dom Pedro II,esqueceram de mencionar esse fato.
História furada sabe nada
Vdd
Libertar africanos.
Verdade, a princesa era tão ruim que escondia escravos na Quinta e sabia que podia perder o trono. A escravidão era o contrato da época.
@Nolux 07 Pq acha isso?
É terrível saber que um ser humano tem coragem de tratar outro ser de forma tão cruel
Pois é e olhar que somos seres racionais"
Eu concordo
Tudo depende de como a pessoa foi criada e não por culpa da pessoa
Sim agora todos têm que aceitar a todos ☺️ não importa o que a pessoa fez ou é ,_,
Temos que confiar em todos sem se importar se a pessoa é boa ou ruim e sempre tomar no buraco no final amem
Ninguém é inocente se é não será para sempre ou se é apenas parece e tem motivos para isso
No Brasil com o tanto q o povo paga de impostos são eternos escravos
Feudalismo moderno amigo, e não escravidão
No Brasil as pessoas já nascem endividadas, kk! Logo já nascem escravas no final das contas.
😂 Eu sempre falo isso
Salve seu zé pilintra sempre com sabedoria, aprofundando um pouco não mudou muita coisa ainda pertencemos ao estado, se me pegarem por tentativa de suicídio eu tenho que pagar multa, todo o território brasileira pertence a união inclusive a casa que vc comprou, o Estado domina todos os fatores da sua vida, que diferença há entre nos e os escravos? Só as torturas que são menores hoje.
Ne?!
Eu queria ter conversado com meu avô prá saber da história ele nasceu em 1888 e faleceu em 1996 prá saber às histórias que o pai dele contava não tem um prá contar a história só quem tava sabe toda verdade...
Jorge Souza , eu gostaria de conversar com teu pai para saber a versão que teu avô viveu , deve ter muitas histórias boas e tristes!!!
Viveu muito ele
Nossa ele viveu bastante, deveria ter muitas histórias pra contar
Antigamente mulher esposa não apanhava por que eram criadas para ser submissa ao homem .
Escravos sabiam que nasciam para ser submisso também.
O mais importante é como a escravidao acabou no Brasil e no mundo. Ver isso em um curto video no canal Voitheia Ruc : Amazing Grace II
Viver sem horizonte, sem direitos trabalhistas, em um estado que quer continuar batendo recorde de arrecadação de impostos e ao mesmo tempo ser um um estado mínimo em relação a Saúde, Segurança e a Educação. O que está faltando para o regime de escravidão?...o chicote e as praças de castigo?
Esse governo escraviza o povo, a república em si foi um golpe feito pelas elites escravocratas que eram contra a abolição, e pela monarquia ter abolido a escravidão os escravocratas se juntaram com os republicanos e deram o golpe de 1889, e não ajudaram os negros, o imperador tinha planos de dar terras para os recém libertos para que pudessem trabalhar e se integrar na sociedade, mas com a república essa ajuda nunca veio, essa república nunca deu certo aqui, só afundou o país, por isso q o único jeito do Brasil se desenvolver de verdade é restaurando a monarquia, que foi o único regime que deu certo aqui...
Exatamente apenas é uma escravidão velada pois trabalhamos trabalhamos apenas pra sobreviver
O que falta é o povo parar de chorar , de se vitimiza e botar a mão na massa . Enquanto tivermos esse pensamento não sairemos do lugar .
@@jalsonpintodasilva362 kkkkkkkkk
@@thiagobrito1753 infelizmente isso nunca vai acontecer
Interessantes às informações. Mas quais são as fontes? Quem são os historiadores que pesquisaram tais fatos? Não que não acredite nas informações, sei que há muitas possibilidades de interpretação. Mas as fontes históricas neste caso são de suma importância.
Esse tipo de questionamento eh o que realmente enriquece o debate. Ninguem eh obrigado a acreditar em nada soh pq "todo mundo sabe que...". A falta desse tipo de questionamento atraves da historia de todos os povos, foi um dos principais motivos da instituicao da escravidao ficar tao grande e durar ate hoje. Eh um exemplo do que acontece quando a populacao, simplesmente nao pensa, soh quer saber de retorica, e nao busca os fatos.
Verdade Lucas. Eu sei dizer, que um escravo negro, era caro, custava o valor de dois bois. Até hoje, o custo é de 10 mil reais. Quem trataria mal um patrimônio assim? Uma analogia óbvia, mas era um ser humano.
O video está corretíssimo
Fontes históricas são importantes em qualquer caso, inclusive naqueles em que fortalecem a narrativa militante e politicamente correta.
A fonte histórica é da cabeça desse maluco mentiroso que feio hein?
resumindo vivemos desde crianças aprendendo balelas e mentiras
Neia Andrade. e a minha única preocupação hje é meu filho... pq fora de casa sai do nosso controle e sempre chega em casa cheio de manias
Néia Andrade pensso a mesma coisa .....
A história depende de quem a conta.
Exatamente Ignorante Brasileira, voce disse tudo, não só a história, as outras ciencias também depende de quem conta, até as exatas, por exemplo alguns professores ensinaram somar 2 + 2, para dar 4, e outros podem apenas ensinar somado de 1 em 1.
Só faltou deixarem as fontes de onde tiraram essas informações, contar histórias qualquer um sabe
Pena que essa maldita escravidão NUNCA acabou de fato! Só ficou camuflada pelo mundo afora :(
Ainda hoje há escravidão ocorrendo pelo mundo (incluindo África) devido às consequências da colonização europeia e do racismo branco, o que manteve outras civilizações oprimidas por séculos. Assim que exterminarmos a supremacia branca de forma definitiva, todos os problemas irão desaparecer sozinhos.
Esse é um *fato desconhecido*
@@リンゴ酢-b8g ??????? Hitler pensava dessa msm forma sua só q em negros e judeus
@@CarlusHakai se é contra os brancos, então não pode ser do mal, até porque só a raça branca é capaz de racismo. Todo homem branco deveria no mínimo checar o seu privilégio e contribuir para reparações.
@@リンゴ酢-b8g mano todo mundo é capaz disso, tu ja viu o Japão eles tratam qualquer estrangeiro de forma ruim, tipo não são todos mas é comum
Brasil não teve feudalismo, portanto não faz sentido falar em “senhores feudais”....senhores de engenho seria mais adequado
Pois é...fiquei pensando a mesma coisa.
Feudo e quer dizer pedaco de terra kkkkkkk mesmo fundamento social do coronelismo, as oligarquias brasileiras.
@@eliomarcunha922 não. Até pq a experiência de nosso país é algo tipicamente de herança ibérica, no caso portuguesa. E em Portugal não houve feudalismo, pela centralização desde a fundação.
No caso eles(senhores de engenho) estavam subordinados a uma força mercantil(proto-capitalista), onde o comércio detinha o poder e esses mesmos comerciantes sobrepujavam os senhores de terras. E isso levou toda aquela configuração do estrutura agrária nas Américas que difere da que existiu na Europa Ocidental e Central feudal.
@@pedroh3207 Difere em nada ao meu ver, na idade media o poder estava com o senhor do feudo que era um oligarca e se submetia ao papado, no Brasil a mesma coisa, senhor de engenho, coronel, todos oligarcas que obedeciam a coroa que por sua vez obedecia ao papado catolico. So difere o periodo historico e influencia, no caso cruzadas e mercantilismo. No fim se trata de uma estrutura rigida de sistema baseada no dominio da terra e religiao. Fatos.
@@eliomarcunha922 difere em muita coisa.
E quanto ao que vc falou do Brasil está errado, o poder estava concentrado nos comerciantes, contrabandistas e vendedores de escravos. Os senhores de engenho no Brasil são "superestimados" em termos de poder, eram mais coadjuvantes que protagonista e isso que vc fala se baseia numa abordagem arcaica da história nacional. Os estudos de antropologia e econometria a respeito da documentação dos tempos de colônia para cá refutam isso que vc disse.
Quanto ao resto tem muitos equívocos a respeito do próprio medievo.
Crueldade existe no homem, independentemente de sua cor, raça, gênero, religião ou posição política
LFC Rules vdd
alice s.b diz isso pros oficiais foragidos da SS aqui no Brasil
@@ksilva2848 contra fatos n a argumentos pronto refutado
@@rinhadegalo1698 kkkkk boa kkkkk dizendo "refutado" não ironicamente em 2019
@@ksilva2848 pior q foi irônico s
a verdade é que não existe " anjinhos" todos faziam o errado ou contribuíram para que o errado acontecesse
Em sua vida aconteceu uma aula de português ?
+i.e D. sim e na sua?
sim
+i.e D. eeeeeh que legal ' temos tanto em comum né?
pois é que tal nós sairmos um dia tomar um suco de maracujá ?
Acho legal vocês usarem como base do vídeo um livro, que os próprio autores afirmaram em entrevista que os "fatos" ali narrados não tem comprovação histórica.
concordo
Qual livro?
@@ninguem0044 o guia politicamente incorreto da história, uma fita assim
Inocente é quem dramatiza e vitimiza os escravos, ser humano é ser humano independente da cor, ou seja, tudo ruim
Alguém 2019 . Assistindo e lendo comentários, muito bom 😂😂🤣
sim kk
Vício terrível kkkkkk
Ele fala algumas verdades e outras meias verdades. No fim, acabou sendo um vídeo de pouquíssimo valor.
Lucas Santiago Dos Santos Silva só vim pra isso
Eu
Sempre 🤣🤣
O vídeo traz algumas incongruências:
Algumas vezes se refere a senhores de escravos como senhores feudais. Uma classe que só existiu na Europa medieval.
O vídeo também argumenta que os escravizados foram combater na guerra do Paraguai por serem baratos e substituíveis. O preço de um escravo na época era o equivalente a um quilo de ouro. Em dinheiro de hoje, 2020, 247 mil reais. Por mais escravos que um senhor tivesse, ao mandar 4 deles para a frente de batalha era o mesmo que rasgar um milhão de reais! Imagine agora formar um exército! Era mais barato pagar para os paraguaios desistirem da luta!
Realmente, a história é mentirosa.
Porém, se for dar crédito a tudo sem pesquisar, estaremos trocando uma mentira pela outra.
Clevison Medeiros da Costa concordo, os escravos eram caros, colocar escravos à frente da Guerra seria a maior burrice do mundo, é a mesma coisa que jogar dinheiro fora. E dizer também que a feijoada foi inventada na Europa outra burrice também.
boa garoto kkk
E outra.. quem ia pra guerra ganhava alforria. Então o exército imperial tinha negros, livres. Dentre os quais, Dom Obá. E os negros lutaram com muita bravura..
@@suelenguerra6942 os portugueses já comiam feijoada.
Ubitysa kur iz Rossii tem certeza? Fiquei sabendo que foram os escravos que inventaram a feijoada. Mentiram pra mim. 😭😰😨
Tenho nojo de quando vejo um negro se fazendo de coitado.
Os brancos também foram escravizados e nem por isso ficamos chorando nosso passado.
+Arcanion Neon B-23 Essa Jessica Hortz é a maior racista preconceituosa do youtube, vc não sabia?
Carlos Eduardo Quer dizer que uma mulher não pode ter opinião própria? Que baita preconceituoso você é. Que moral o senhor tem de falar de racismo??????
+Jessica Hortz tenho mais quando um branco se vitimiza e tenta distorcer a história pra se colocar como oprimido, como se o racismo fosse mentira e não existisse, como se fosse uma opinião inocente. Obs: Sou branco e não apoio ideias racistas!
+Jessica Hortz concordo com vc , nao apoio o racismo... mas cotas para negros? e qualquer coisa eh considerado racismo? isso eh uma mrda msmo , se somos tds iguais n deveriam existir cotas ,ou deveriam existir cotas para brancos tbm ,nada mais doq justo
+Diego Henrique Já existe cota para brancos, faça um levantamento de modelos brancos no Brasil, atores brancos, médicos brancos, estudantes universitários brancos, cantores de sertanejo brancos, cantores de forró brancos (ou quase), vc verá que a cota de pessoas brancas na mídia e em empregos principais é de...uns 80%?
Muito bom! Tenho uma amiga missionária a morar na Africa a quase 3 anos e lá foi dito sobre o domínio entre as tribos, entre eles já havia a escravidão.. conhecimento nunca é demais. Sou neta de negros.. gratidão irmão! 🙏
que lindo, acreditar em um monte de asneira sem fonte.
@@harmonica2031 povo tem mania de achar que africano é santo
Então, de fato, existia escravidão nas mais diferentes sociedades antigas, inclusive, as sociedades africanas. Contudo, não se dava da mesma forma que ocorreu na América. O pessoal que estuda escravidão aponta que a escravidão na América ganhou um peso econômico que não havia antes, o mesmo ocorre no que se refere à violência infringida às pessoas escravizadas. Afirmar simplesmente que os africanos já eram escravizados não muda os fatos, fora que não considerar as diferenças dessas formas de escravidão ou, antes, simplesmente legitimá-las (em tom quase revisionista) é, no mínimo ingenuidade (por parte do profissional de História, ou divulgador do conhecimento) ou simplesmente desonestidade intelectual mesmo...
Escravidão existe desde que o homem se tornou homem. No Egito antigo aconteceu muita escravidão de negros contra negros, mas existia uma diferença de um povo que vivia em guerra por disputa de impérios o qual escravizavam soldados para proteger seus povos. Ali não se tratava de raça, apenas de soldados. O contrario da escravidão que ocorreu na América os brancos sequestravam pessoas de outro continente por que acreditavam que aqueles povos eram inferiores a eles.
Por conta disto que a escravidão dos povos africanos que ocorreu na América é tão pautada, as cresças de superioridade ainda persistem, muitas crenças e culturas daquela época foram herdadas a até hoje fazem parte do costumes dos povos atuais.
Escravidão smp existiu por guerras e outras coisas,agr por cor nn essa foi feita por branco pra construir Américas
"Os quilombos eram aldeias formadas e agrupadas por negros que fugiram dos seus senhores feudais". Irmão, no Brasil nunca existiu feudalismo, esse sistema econômico é medieval e não tem nada a ver com a escravidão praticada no século XVIII e XIX.
Triste ver o cara querendo falar sobre historia e cometendo esses erros tão simples.
Que?
que? 2
+rogerio araujo bem me parecia...mas disfarça bem...ahah
pillerdriver ui que meda. Mas te entendo, a verdade dói.
Infelizmente tem seu tipo de gente, si é que se pode chamar assim!
o antigo formato é melhor
Manda salve ae nego!
Vc é foda!
Victor Hugo 137 salvee
+Canal do Negão Se ta em todo lugar Negão slc
+Canal do Negão Não se preocupe Rallo, o antigo formato vai continuar também.
Fatos Desconhecidos me respondeu ? Woll haha
O vídeo apresenta fatos sem apresentar uma fonte confiável, sobre um tema muito sério, a escravidão e o racismo.
+Denim Wash upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Palacio-Monserrate_Fonte_SET-07.jpg essa fonte é confiavel
+Rengar De Terno pensei que ia mandar uma ideia forte, decepção.
+Rengar De Terno wikipédia? não, cara..
+Denim Wash Leia 1808 de Laurentino Gomes, praticamente tudo do que foi dito no vídeo está nesse livro.
robert diego de jesus
ok, vou ler.
Porque sempre confundem escravidão " com negro"?
Livros brasileiros.
Ás vezes, o ensino no Brasil parece querer abranger tanto da história do mundo, que dessa forma não se aprofunda em nada.
Ao menos, o ensino na escola pública no meu modo de ver é assim.
@@lidianecandido5354 não acho que seja impericia de quem faz o livro não; tem muita esperteza nisto também.
Por causa do racismo
Kkkkkkkkkkkkkkk. Vc nao entendeu então!
Deve ser por que quiseram esconder os brancos que foram traficados em navios branqueiros e escravizados pelo povo preto malvadão e pelos índios em terras tupiniquins.
São os livros brasileiros querendo apagar esse período tenebroso da nossa história 🙄
agora não sei se acredito nos livros de Historia, escritos por estudiosos, ou se nesse cara que até hoje não conhecia.
+Vesper Alves vai saber cara, as informações que temos na maioria dos livros são manipuladas então os únicos que sabem a verdade é os que estavam lá presentes.
francisca jasmyne isso Fran, mas esse cara, contradiz os livros, apresentando uma versão totalmente diferente... ele estava lá?
obs: sou prof de historia
Vesper Alves bom, cada um é livre pra acreditar no que quiser
francisca jasmyne é...
+Vesper Alves *_Olha, um escritor negro dos anos 40 ja contou esta versão do video. Na verdade os livros MAIS ANTIGOS do assunto conta é a versão DO VIDEO. So os livros moderninhos que contam a "estorinha" dos livros escolares rs. Entao assim obviamente tua formação academica é uma farsa._*
infelizmente as novelinhas educam o Brasil
Elas enganam o Brasil, até porque os brancos também foram escravizados no passado.
+Adriana Batista Jorge Brancos foram escravizados por negros? Não. A escravidão de europeus trouxe sequelas culturais aos brancos? Não. Brancos foram escravizados no Brasil? Não. Então não vem querer comparar.
Mateus #AdemafiaCarai Eu não disse que brancos foram escravizados por negros, eu disse que no passado os brancos também foram escravizados. Pesquise sobre o antigo Egito e outros paises do Oriente Médio e vc vai ver.AFF
+Mateus #AdemafiaCarai teve sim querido, estude mais e de Verdade.
+Adriana Batista Jorge Pessoas brancas foram escravizadas mas a cor nada tinha à ver, não foi gerado nenhum estigma social à pele branca, tampouco deixou sequelas culturais e estruturais na nossa sociedade. Não tem como comparar uma coisa com a outra.
Se fofoca de firma fica distorcida imagina a nossa história!
Esse vídeo é baseado em achismos desse rapaz, dá para notar o total desconhecimento dele sobre o assunto, sem crédito nenhum esse conteúdo.
Sei não heim
Sim , ele contou cada coisa sem noção e sem fontes
O que ele chama de africanos eram os árabes chamados de mouros .
@@ludrisafrancecomo assim ?
Pode se dizer que a Feijoada, com esse nome, foi inventada pelos escravos mesmo. Pois o prato europeu que misturava feijão branco, carnes e legumes, chamado na França de Cassolet, é um pouco diferente da Feijoada que nós servimos aqui no Brasil. De fato, se um francês vier ao Brasil e saborear a Feijoada, muito pouco ele comparará ao seu prato típico.
Pode não ter nada de Cassolet, mas tem muito da feijoada portuguesa que de francesa também nada tem
Valderi Felizado da Silva simplesmente como qual quer outro prato a feijoada apenas sofreu alterações aqui pq não era comum o feijão branco adicionaram o preto ... pegaram algo pronto e aprimoraram .. não exatamente inventaram ( até pq nada se inventa tudo se transforma kkk )
Não sei quem inventou, o que me interessa é que é boa, tanto a Portuguesa como a Brasileira. São absolutamente deliciosas
Na verdade, todos os países latinos têm alguma versão de feijoada, França, Portugal, Espanha, Romênia, Itália, todos eles têm algum tipo de guisado à base de carnes e feijão, isso porque na verdade, a feijoada vem dos tempos romanos, ela foi trazida para o Brasil pelos portugueses, e depois, adaptada por aqui com o feijão preto, etc ( em Portugal existem vários tipos de feijoada, inclusive, feijoada de marisco, mas nenhum com feijão preto). Portanto, realmente, a feijoada com feijão preto é bem brasileira, mas o conceito de feijoada é uma herança latina trazida pelos portugas. Ah, e essa coisa dos escravos, puro folclore!!!
Valderi da Silva, porquê tanta ênfase no cassolet se feijoada é um prato português que se faz em várias regiões do mundo com influência portuguesa e curiosamente (deve ter sido por telepatia) em todas essas regiões se chama feijoada. FEIJOADA em Portugal, FEIJOADA em Macau, FEIJOADA em Cabo Verde, FEIJOADA em Moçambique e etc. e tal.
Bacana. Agora cadê as fontes? Eu nunca ouvi tanto o termo "alguns historiadores".
Gostei do vídeo, mas pensei o mesmo que você. Queria verificar a veracidade.
+Gilson viera de souza Também acho plausível. Cadê?
+Gilson viera de souza a maioria é do livro: guia politicamente incorreto da historia do brasil
+Alexandre França Cunha Nesse livro, bem no prefácio, avisa ao leitor: “Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação". Link: www.saraiva.com.br/guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-brasil-2852395.html (Recomendo cada 1 ler os comentários dos consumidores). Prefiro não concluir nada...
+Gilson viera de souza anda em cima deste comentário vi um a dizer que foram fazer copy paste da wikipedia xD
Por esse e por outras que acho ridículo esse lance de cotas, todos somos iguais, todos sofremos, todos somos seres humanos !
concordo contigo
Cotas são desiguais com todos, porém é necessário no mundo em que vivemos...
Abraço!
Tem razão!
Falam tanto em igualdade, mas continuam com esse sistema de cotas. Que igualdade é essa?!
+Bruno Brasil verdade
Se com crédito às fontes de pesquisa as informações são questionáveis, sem elas fica impossível acreditar. Sugestão: coloquem as fontes na descrição dos vídeos.
Mais quem escreveu a fonte e confiável?? Ou e falacioso? A sociedade e manipulada..... Cabe você acreditar em algo e levantar a bandeira....
Já vi que vc matava a aula de história no ensino médio ou seu professor era fraco.
é facil achar as fontes so pesquisar
Só quem viveu conhece a verdade, muito fácil manipular algo do passado, só afirmar e reafirmar varias vezes que um dia a mentira se passa como verdade.
Não existem fontes confiáveis!
É só da uma olhadinha para os tempos atuais e verás que no continente africano ainda existe comércio de pessoas.
Alguém em 2020 / 2021 em prena Quarentena assistindo esse vídeo polêmico ???
Não
Só você mesmo.
Eu... e estou chocada com tanta mentira!
Plena
Não é polêmico, é sem FONTES!
Sou negra e nunca indeusei essa mulher pq sei que foi tudo por questão financeira
Questão financeira? O que ela ganhou em assinar a lei áurea? Não ganhou nada os coronéis ainda ficaram contra porque iriam perder a mão de obra de suas terras por isso armaram o golpe pra derrubar a monarquia e expulsaram a família real, ganhou muito com isso ela 😂
Vamos voltar então ao que era antes.
A familia real era contra a escravidão. Pq vc não comenta do zumbi, já que ele também foi citado no vídeo ? Pq eu nunca endeusei ele.
Jessica estou com muita saudade de você
@@dronuts exatamente, irmão
Não creio que seja proposital, mas esse vídeo atenua a gravidade da questão da escravidão no Brasil.
Para de chorar é a verdade
Tu acha que não é proposital?
@@Gabriel-kx8jy fonte?
@@sergioroberto6095 Aqui infelizmente não dá para citar link: o UA-cam acaba marcando o comentário como _spam_ e deletando. Mas pesquise estes termos e expressões, no Google:
*Saqaliba*
*Invasão Moura da Península Ibérica*
*Guerra da Reconquista*
*"caso dos filhos do rei Kosoko, de Lagos"* [mantenha as aspas, para o Google procurar a frase inteira]
Kosoko é um exemplo de que escravidão nunca teve a ver com cor de pele, mas sim com quem tem poder e quem não tem. Ele foi um rei africano que capturava negros e os vendia para os europeus. Ficou conhecido quando, no século XIX, decidiu enviar seus 3 filhos para estudar no Brasil. Como era monarca (ou seja: tinha poder), seus filhos vieram para o Brasil dentro de um navio negreiro cheio de escravos vendidos pelo próprio Kosoko. Os 3 príncipes foram muito bem tratados pelos portugueses, tanto durante a viagem no navio negreiro quanto durante todo o tempo em que permaneceram no Brasil, estudando. Se quiser saber mais a respeito desse rei, leia a obra *A contabilidade do tráfico de escravos: o caixa do rei Kosoko de Onim* - escrita por Alexandre Vieira Ribeiro, professor doutor em História da África pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Outra fonte boa (embora jornalística ao invés de científica) é o artigo do jornalista Pepa Perroni, intitulado *Histórias "cabeludas": capítulo II (escravos brancos e negros).* Segue um trecho:
_No auge de seu poder, o rei Kosoko, de Lagos, hoje a maior cidade da Nigéria, resolveu dar um presente para três de seus filhos e mandou-os para uma espécie de intercâmbio estudantil, provavelmente de carona num navio negreiro”. Pois é: foram para a Bahia onde ficaram aos cuidados de um comerciante "amigo do rei". Os três voltaram para a Nigéria no dia 28 de agosto de 1850 batizados com os nomes de Simplício, Lourenço e Camilo. Teve mais: em 1781, o príncipe Guinguin - replico o Narloch a respeito - "…foi carregado por seus súditos a bordo de um navio português para ser levado ao Brasil, onde foi educado, conta Pierre Verger. Forneceram-lhe vinte escravos para sua subsistência"._
@@Gabriel-kx8jy vc não sabe oque fala esse vídeo está cheio de mentiras cara abre seu olho pior cego e aquele que não quer enxergar esse vídeo só reproduziu baboseiras
Percebo uma certa alegria em desconstruir a história, em incriminar os negros, em diminuir a culpa dos brancos. Não mostra fontes. Vídeo de veracidade duvidosa pra não dizer outra coisa.
Mas tem vdd que a pessoa não quer enxergar né
Acredito que as histórias tem focos narrativos. Esse é mais um foco narrativo de muitos.
Faça um comentário pedindo as fontes do vídeo antes de vir de mimimi!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk racista detectado!
@@CarolinaGarcia-gv5zq Sou tão racista como os africanos que venderam seu próprio povo.
"Não acredite nos livros de História. Acredite num canal do UA-cam". Blz. Mas me passa as fontes utilizadas.
Fonte do livros e a Mec... Precisa falar mais alguma coisa? A mesma Mec que fala que Che Guevara e herói, que Fidel Castro foi um grande líder, Mec e uma vergonha.
pelo menos neh Amigo cadé as fonte de pesquisa.
FONTES:
www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/
verdade
Essa da Princesa Isabel nao me convenceu!
Vivemos monte de mentiras históricas. Muito triste. E povo ainda briga e mata pelas mentiras. Vivemos uma vergonha histórica.
Tipo o presidente do Brasil
Até hoje kkkk
Vivemos uma vergonha histórica kkk melhor definição da geração atual kk
A escravidão não foi abolida! Foi substituída pela CLT!
Discordo que ela não tenha abolido os escravos por uma questão moral, a Igreja já tinha se pronunciado várias vezes na Europa contra, e a monarquia era contra a escravidão desde Dom Pedro I.
"Todo senhor de escravo desde pequeno começa a olhar o seu semelhante com desprezo, acostuma-se a proceder a seu alvedrio, sem lei nem roca, às duas por três julga-se, por seu dinheiro e pelo hábito contraído, superior a todos os mais homens, espezinha-os quando empregado público, e quando súdito em qualquer repartição não tolera nem sequer a menor admoestação, que logo o seu coração, pelo hábito de vingar-se e de satisfazer-se as suas paixões, lhe esteja dizendo: ‘Se tu foras meu escravo’…”
Dom Pedro I
E a primeira carta da Igreja contra a escravidão foi a Sicut Dudum, o papa Eugénio IV, em 13 de janeiro de 1435
Outra Papa Paulo III (1534-1549), através da bula Sublimus Dei.
Vou resumir que foram várias instruções da monarquia e da Igreja contra a escravidão
O papa Gregório XIV (1590-1591) publicou a Cum Sicuti (1591) e, nos séculos seguintes se pronunciaram também os papas Urbano VIII (1623-1644), na Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a bula In Supremo (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos bispos do Brasil, pediu-lhes apoio ao imperador dom (Pedro II) e a sua filha a princesa (Isabel), na luta que estavam a travar pela abolição definitiva da escravidão."
A sim, o abolicionismo começou com os europeus. Ou seja, foi sim que eles eram "bonzinhos", foi sim questão moral
Rei D. José, aboliu a escravidão nos seus territórios a 12 de fevereiro de 1761, passando Portugal a ser o PIONEIRO no abolicionismo.
CLT foi uma conquista fascista.
@Zé Da Silva anham sei! Vc prefere receber seu dinheiro integral ou dividir metade com o sócio/estado? Ficam com metade do meu dinheiro, pra gastar na economia, e me "devolvem" em forma de FGTS? Uma pechincha isso!
@@ValeriaLukyanova.mermaid se a clt é uma conquista facista, va para Venezuela viver sua tão sonhada democracia e para de bostejar .
Que pena que vc está acorrentado e apanhando em troca de seu trabalho braçal. O benefício da internet da senzala foi adquirido qndo? Deixe de ser ignorante, hj o funcionário trabalha um ano, com direto a férias e 13°. Se vc acha q seu patrão está te lesando denuncie. E a culpa de não ter mais benefício não é do comércio ou do empregador é do governo que elegeu. Repense antes de trocar voto, ou usar a frase roubou mais fez, pra depois não vir chorar e falar besteira na internet
Pois é:. Só caí na real agora, nesse BBB, quando os próprios negros, se humilharam entre si, eles, até então, se achavam irmãos, irmãos de Sangue e veja no que deu!
Cheguei a conclusão, que não é a COR da pele, mas a maldade, inserida em cada PESSOA.
Esse papo idiota sobre cor de pele é pura estratégia de distração política.
por que a princesa Isabel era ma ? Deveria ir um pouco mais a fundo nos temas .. e citar fontes ... "ha quem diga" ... assim fica facil falar o que quiser
SIM,NÃO FALOU O POEQUE ERA MÁ!
Não era má
O lance é q a Inglaterra queria acabar com isso e obrigou os BR acabar também,mas tipo a elite oligárquica da época relutaram muito e Isabel e o Pedro 2, já queriam há muito tempo acabar com a escravidão queria modernizar o país q tava crescendo e ele tinha aprovação do povo
Como disse foram as elites oligárquicas depois veio o golpe 1889 Daí só ladeira abaixo e estamos nesse lamaçal de corrupção q é hoje, um estado vivo morto q mau consegue pagar os juros da dívida interna e nós eternos vassalos desse sistema arcaico:(
@@wallytr1804 cara já foi comprovado que a Inglaterra tava obrigando o Brasil abolir é mentira
@@mnf3082 e cade a fonte da comprovação?
GISELA ETEVES ela assinou a lei Áurea não por bondade,mas sim por interesses políticos ,ela estava sendo mto pressionada ,e acabou sendo obrigada a assinar,aprendi isso na escola ,não me lembro de mais detalhes ,mas foi isso.
MINHA VIDA FOI TODA UMA MENTIRA, porque não me ensinaram o certo na escola?
para os escravos parecerem ainda mais coitados, e a parte do escravo ditador foi só para nós ter-mos um "herói" na nossa história construída a base de verdades mas contada na base de mentiras
desde que foi colocado a guerra de classes eles mudaram tudo
+Alan Mourão a maiora dos brasileiros são desinformados
+Alan Mourão Pare de acreditar nas mentiras comunistas do MEC.
O governo nãr qr te ensinar ele te qr ignorante.
Alan mourão eu passei por isso também, e eu já vi muitas histórias mentirosas em livros da escola. Exemplo:(Cuba se melhorou depois do socialismo)
Qualquer um acha que pode dar aula de História. O cara que minimizar a escravidão praticada pelos europeus e falar sobre escravidão praticada na África sem conhecer o assunto.
Ele não minimizou nada, ela contou a realidade
Darth Vader TM e você conhece a realidade?
@@edsilva3781 Sim... A realidade é relativa, eu conheço a realidade que foi aparentada a mim, você conhece a realidade que foi apresentada a você.... São diferentes
Darth Vader TM estamos falando de fatos, de História, não é estorinha que cada um conta sua versão.
@@edsilva3781 mas fatos de história não são assim? Cada historiador fala uma coisa e cada um acredita em que ele quer ?
Esta narração é de extrema importância na história da humanidade, nós éramos usados como um recurso, a trabalhador de xibalo, meus sentimentos😭😭😭😭
O mais importante é como a escravidao acabou no Brasil e no mundo. Ver isso em um curto video no canal Voitheia Ruc : Amazing Grace II
fontes? você citou e questionou histórias. e criou polêmicas cadê a fontes dessas informação?????
Tá tudo nos livros de história , meu caro
sim nos livros de história sua resposta fica muito vaga, volto a dizer cadê as fontes dessas informações ????????
cicero barbosa vai toma no seu cu acredita se quiser
@@411lton mim respeita ok
Va Vc seu inbecil
Somos escravos até hoje pagando em torno de 70% do que ganhamos em impostos, impostos absurdos que não nos é repassados em benefícios!
Tem razão. Pagamos impostos de produtos que já tem impostos embutidos. Pagamos impostos ao abastecer sendo que já cobram impostos no transporte e muitos outros.
Se Voces Nao Se Manifestarem (Protestando nas Ruas) e Continuarem sendo Coniventes Com isso Não Vai Adiantar de Nada Ficar ai So Reclamando e Falando da Boca Pra Fora
@@francimarsouza5144 brasileiro perdeu a oportunidade quando não aderiu a greve dos caminhoneiros,, preferiram continua como escravo se sujeitando a pagar 10 reais pela gasolina pra não andar a pé e não perder o emprego , depois dessa atitude a esperança de um país melhor sumiu , os brasileiros nem precisaria ir pra rua , era só ficar em casa, isso sim é um protesto inteligente, para fazer o país parar, e o leão ver que quem manda é o elefante, se o elefante soubesse a força que tem o leão não mandaria na selva !
Mas o povo gosta de ser escravo e gado ao mesmo tempo!
Imposto do Brasil já tornar escravo do governo
@@muzansilva262 com certeza, estamos dominado pelo sistema, como podemoss nos considerar livres se o sistema é opressor!
Meu caro, quais foram as fontes consultadas? Seria interessante divulgar a biografia consultada afim de parecer que você tirou as informações da sua cabeça.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdades doem
Ain, a verdade dói é?
Meu caro....e BLAH BLAH BLAH
as pessoas não querem Ouvir a Verdade, só querem ouvir, O que elas querem Ouvir. 😒
Vocês vão ficar discutindo pra sempre, porque em verdade vós digo, que nunca vão Concordar com a Opinião do Outro.
O vídeo é relevante. Porém as afirmativas são superficiais e sem provas. Assim fica difícil acreditar
O que?
cara aceita que os negros ensinou os brancos a escravizar
Mano e só estuda um pouco ou você acha que vários historiadores são mentirosos ?
O branco escravizava o branco tmbm, mas só lembram q dos negros
@@kauaamanha8705 eram escravizadoa por reis africanos q nem negros eram
Vale lembrar também que a velha história que aprendemos na escola sobre "os próprios negros vendiam negros para os europeus" é uma puta generalização cultural, pois o termo "negro" não difere os grupos que sofreram memoricídio de suas origens, dessa forma a escravidão que os negros realizavam, assim como a escravidão europeia, tinha base na conquista de povos inimigos e... enfim, esse vídeo devia explicar a "veracidade" do que diz.
Mas é verdade que os próprios negros escravizavam o próprio povo.
@@gustavobarroso56 nao, eles escravizavam outros povos que conquistavam, eram negros só no quesito de ter o mesmo tom de pele, mas não pertenciam ao mesmo povo... África é enorme né, seria como franceses escravizando portugueses, falaríamos que "europeu escravisava europeu"
@@lauracesario8767, na verdade, sim, os negros escravizaram outros negros. E até hoje acontece isso.
@@gustavobarroso56 ok moço kkk
@@lauracesario8767, são fatos. Se vc não aceita, eu não posso fazer nada.
Quais as fontes e/ou bibliografia das informações do vídeo, por gentileza? Estou fazendo um trabalho sobre o Brasil verdadeiro.
Boa parte do q ele fala está no livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" de Leandro Narloch. Vale a pena ler. O livro contém muitos relatos da época, dados de trabalhos de historiadores e várias fontes de pesquisa, caso queira se aprofundar.
Poxa muito obrigado. Eu lembrei de ter visto uma matéria da Superinteressante - Editora Abril sobre isso, mas doei a revista. Obrigado mesmo FRodriguez
só pra constar, ele é jornalista, usa fontes "underground", dentro da historiografia séria é considerado romance... procure autores da área se for um trabalho sério... e "verdadeiro" é um conceito não muito aceito na área acadêmica...
Sua referência é um lixo.
Amigo! sugeriria uma mudança nesse teu tema. O conceito de "verdadeiro" é subjetivo e pessoal.
Poxa Fatos Desconhecidos, até agora o único vídeo que eu não consigo ver até o fim sem pensar: "Mano, de onde eles tiraram isso aí?"
Poxa, assunto tão sério e nenhuma fonte segura!!
Moio.....
Realmente....
Isso é verdade, você não aceita porque os negros se vitimizam no Brasil mas nem sabem sua verdadeira história, os netos da África escravizaram seus semelhantes muito antes dos europeus, por que é tão difícil os negros aceitarem isso? Tem medo de perder o seus créditos?
@@Gabriel-kx8jy créditos? Vitimização?
Cara, nem vale a pena responder tamanha bobagem...
Até hoje tem mentiras para o povo e não vai parar por aí.. só Deus é nosso amigo e conhece nossos corações...
Sobre a princesa Isabel eu sabia que não era boazinha,sabia que era interesse político, dificilmente nessa época havia compaixão
@@apenasfatos851 não vi aqui amigo,meu professor de história citava os livros de história verdadeira,mas dava a aula conforme os livros do governo,mas sempre conscientizando da verdade
Falo merda
@@74rhuan eu sei que tu fala merda
A PRINCESA ISABEL ERA o boazinha sim ela e dom Pedro ii era 100% contra a escravidão
@@heroisdatradicao9909 Taokei
Hahahahah
Somos escravos até hoje ou eu estou enganado?
mas isso vai mudar
Escravidão mordena meu caro. Aqui no Brasil se chama salário mínimo.
@@ianrocha1556 pois é kkkkkkkkkkk
Somos escravos da sociedade, das opiniões alheias, do modismo, da tecnologia em excesso, etc.
As pessoas negras que conheço são excelentes pessoas ganham como eu, são felizes, brincam comigo que meu nariz é grande, me zoam, pegam a mulherada, branca, negra, não são descriminados, somos militares!!!!!
Todos deveriam ler mais sobre a monarquia que existia no Brasil, sobre como o país crescia, tinha economia estavel e era respeitado naquela época! Sobre como a família real repudiava a escravidão (está tudo documentado em cartas da época), tanto Dom Pedro 2 quanto a princesa Isabel, eles repudiavam SIM, porem devemos lembrar que eles não eram ditadores, a monarquia naquela época era parlamentarista, e não absolutista. Na parlamentarista o poder é do parlamento, os parlamentares eleitos é que governam, o rei é um quarto poder, o moderador, que servia mais para harmonizar os outros 3. Porém nao podia sair fazendo decretos a vontade sem a vontade do parlamento. Dom Pedro 2 sabia que se abolisse de uma vez a escravidão ele perderia apoio de grande parte do parlamento, poderia haver conflitos enormes no país, pois é só olhar para o que aconteceu nos EUA antes. Aboliram aos poucos: lei Eusebio de Queiros, depois lei do ventre livre, depois lei dos sexagenários e aí sim, quando apenas 3% da população ainda era escrava, tivemos a Lei Aurea. E lembram o que aconteceu logo depois? 1 ano depois, de libertar os escravos totalmente, deu-se o golpe de estado e a elite tomou o poder do imperador, e aí começou toda a desorganização governamental e jogos de poder que prejudicaram o Brasil até hoje.
Então acho muito bom que as pessoas vejam a história e aprendam a verdade. Se dependermos apenas dos livros de história do MEC, ou de nossos professores muitas vezes doutrinadores infelizmente, lembrem-se que estes livros foram feitos por uma grade curricular obrigatória feita por políticos para, sim, criar ELEITORES para eleger estes mesmos polícios, para nos fazer acreditar no atual sistema que beneficia principalmente apenas eles próprios. Espero que logo as pessoas começem a perceber isto.
Eduardo CG gente culta é outra coisa 😁😚
Eduardo CG . A História, é contada, ou melhor, divulgada, pelos que estão com o poder, não acho que devolvem os fatos como ocorreram. Você tem razão.
A familia Imperial sempre foi contra a escravidão. D Pedro I foi criado brincando com crianças negras pelas ruas do Rio. Depois da independência ele queria libertar os escravos imediatamente, mas Jose Bonifácio o aconselhou contra. O argumentou usado por ele era que o Brasil estava se preparando para lutar uma guerra de independência e que se os escravos fossem libertos naquele momento o pais não venceria essa guerra, pois iria a falência. A economia brasileira era totalmente dependente dos escravos. A partir dai a familia Imperial lutou por décadas pela a abolição da escravidão, mas sem muito sucesso. O brasil era uma Monarquia Parlamentar que significa que o poder estava nas mãos do Parlamento e do Primeiro Ministro, que era chefe de governo, e não com o Imperador que era Chefe de Estado, figura simbólica. Os únicos com poder de abolir os escravos eram os Parlamentares. Os Parlamentares eram os maiores donos de escravos do Brasil, por isso sempre se posicionaram contra a abolição. A Imperatriz Tereza Christina vendeu toas as sua jóias e usou esse dinheiro para libertar escravos. Ela, junto com a Princesa Isabel e outros abolicionistas compraram terras que seriam usadas para assentar esses escravos libertos. Com a infeliz proclamação da republica logo depois, essas terras foram confiscadas pelo governo, e como dizem o resto e historia. Dizem que se ela e os outros abolicionistas tivessem tido tempo para implementar o seu plano para com os escravos libertos, hoje teríamos por volta de 70% menos favelas.
Eduardo CG Seu post estava tão bom até vc meter política no meio... eww
Sim Eduardo, esta é a versão mais coerente dos fatos!!! D. Pedro II foi um imperador progressista e a Princesa Isabel, mais que do trono, era herdeira dos ideais do pai. Caso tivesse a oportunidade de prosseguir com seu projeto, a história do Brasil seria diferente. Mas os remanescentes da família real não fazem jus aos seus antepassados...
Delícia estar num tempo em que a história se baseia em pesquisas e não em idealizações; Muito bom trabalho.
se ele fez uma pesquisa, ele deveria ter dado as fontes.
Perdão mas a guerra do Paraguay ficou meio difícil de acreditar, a nova versão tá muito alterada em tudo, precisa pôr as fontes.
si.
Eu nunca li uma versão muito diferente dessa, era só escravos q lutavam dos dois lados
@CIJÊIYT Verdade!
Acredito que no Brasil ta tudo alterado estamos a começar a conhecer de fato as verdades sobre o nosso pais eu por exemplo tendo a acreditar em tudo que e novidades sobre o passado a verdade neste pais sempre fora escondida
Ele deve ter viajado com o DOCTOR WHO por isso trás essas informações que nem mesmo os historiadores sabem .kkkkkkkkk
Excelente comentário 🤝
Alguém 2018? Kkk
top topzeira euuuu. ..
Lana Silva hahaha tmj
Eu
Juliano TS tmmmmj
Euuuh
Quais fontes usaste??!!
Já li muito sobre o assunto e sinceramente alguns fatos da forma que sitas tem uma forma muito radical. Parece mais uma interpretação conforme tua visão.
11 meses e ninguém respondeu ela
Kkkkkkk vaco
@@hadakeeko 1 ano agora
A 1 ano e 1 mês agora kkkk
@@denisedias7529 nem lembrava mais 🤭
Valeu obrigado pelas informações uteis sou grato pela existencia de pessoas inteligentes evoluidas e que me fornecem bons conhecimentos valeu
Essa história eu já sabia alguma coisa...mas é bom refrescar a memória de tempos em tempos...
Sobre a guerra do Paraguay a motivação foi a expansão territorial comandada por Solano Lopes, esse foi um dos motivos.
Não tinha exército algum? kkkkkkkkkkkkkk o Brasil no período da coroa tinha a segunda maior marinha do mundo.
***** ? o que tem a ver?
caraio mano, tu é burro hein...
existe a MARINHA, a AERONÁUTICA, e o EXÉRCITO
q porra q a marinha tem a ver com essa guerra contra o Paraguai???
tu queira que o Brasil atacasse o exército Paraguaio de submarinos, só se brotasse um submarino do inferno
iiiixi, e quem disse q eu tô falando com vc???
Tá se doendo porque???
Ele é seu macho??
se fecha mlk
quando eu falar com vc, vc volta
o principal estopim da guerra do Paraguai foi o Rio da prata -.- mds
Se eles sabem que nós temos 155 mil trabalhadores em regime de semi escravidão, por que não os libertam?
Na verdade, da escravidão só acabou a Coça!
Isso é estimativa...
Alguém tá forçando eles a trabalharem ?
@@renatopaiva9627parem de trabalhar, vá receber bolsa familia. E ainda querem melhorar de vida, com esse pensamento
Fonte: vozes da minha cabeça! Análise histórica muito rasa... Quis criminalizar os próprios africanos?
Concordo. Eu fiquei chocado com tantas coisas rasas. Mas creio que realmente não foi falta de informação e sim má fé.
É por isso que esse cara não é mais um apresentador da fatos desconhecidos
Mas quem escravizou e vendeu foram os Africanos sua Anta.
@@alexandredjesus902 Alexandre, o video não fala somente sobre isso, mas no decorrer do mesmo foram sendo citados outros fatos que poderiam ter pelo menos alguma apresentação de comprovação historica.A exposição ficou muito pobre e rasa. Como a moça comentou, como algo proveniente no nada.
@@jakrodrigues9427 tá realmente nem todos os negros eram e nem são bons, mas não devemos agradecer a ninguém pela nossa liberdade até pq a escravidão nunca era pra ter existido
Muito interessante. Mas ele não indica as fontes de pesquisa.
Esse cara do video é néscio, não sabe do que está falando.
+Arthuro Néscio é quem diz isso dele!
+Jorge H. Alves é só pesquisa por contra própria quer comida mastigada na boca tbm ?
A maioria dos fatos históricos foram "embelezados" tipo vc sabia que na proclamação de independência o Pedro I não gritou independência ou morte ?
e que levou ele até o margens do rio ipiranga foi uma dor de barriga ?
Bom como eu falei ali não espere tudo mastigadinho se esforce e procure por si !
Mas para não dizer que estou com má fé vou lé mostra o caminho!
leia o livro do Padre Belchior ele foi umas das testemunhas ocular e a pessoa que leu as cartas de Dona Leopoldina e José Bonifácio para o príncipe.
tem uma copia no Museu do Ipiranga mas deve ter em pdl procure !!!!
Excelente vídeo!!! Desmistifica muita coisa! Eu sou negro e, na faculdade de História, fiquei estupefato ao descobrir, por exemplo, que Zumbi tinha escravos.
Exatamente, eu também. As pessoas não gostam de ouvir verdades , e igual a princesa Isabel , não fez nada por bondade tudo politicagem
@@edwardpatreniere4338 qual politicagem? Nos explique
@@hiruzen576 faça como eu pesquise ,estude, se aprofunde!
@@edwardpatreniere4338 estudou porra nenhuma, deve ter lido em algum blogzinho, se n sabe de história fica quietinho
@@eliaslongen4644 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade obrigado pela lição de história da humanidade que ninguém quer saber
Muito bom o seu vídeo, boas imagens, bem editado, você fala muito bem! Só que, papagaio também fala!!!! Onde estão as fontes fidedignas? De onde você tirou tudo isso?
Vdd
+Vera Lucia Alves dos santos Pois é, e principalmente essa versão da guerra do paraguai ta difícil de acreditar, principalmente quando temos exemplo de pessoas da época, como Duque de Caxias, Marechal Osório e brigadeiro Sampaio... Brasil não tinha exército?!?!? O.O
+Lucas Lima Há verdades e mentiras no vídeo. Acho q o que ele quis dizer com não tinha exercito se refere ao exercito ser composto em grande maioria por escravos (que sim eram vistos como objetos e n tinham patente de soldado por assim dizer).
Mas uma coisa que ele apontou no vídeo que é verdade absoluta é essa história do 70% ai, de homens mortos. Já teve ate genocídio (extermínio de civis) que n chegou perto dessa porcentagem, coisa inventada e vários livros acadêmicos já provaram isto. Aqui no Brasil essas mentiras são perpetuadas no Ensino Médio e Fundamental, que tem um currículo extremamente defasado.
Do livro eu ouvi falar!!!!kkkk
+Rafael Miranda O Brasil realmente não tinha um exército nos moldes de uma força da 2ª metade do século XVIII. O exército era pequeno, mal armado, mal treinado e mal pago. Havia também uma Guarda Nacional ainda pior armada e praticamente sem treino, convocada (ou arregimentada) de qualquer maneira e em determinadas ocasiões, composta de todo tipo de gente (geralmente os desprovidos)...
A Guerra do Paraguai forçou a organização de um verdadeiro exército nacional nos moldes modernos de então... valeram-se de muitos escravos como soldados. Alguns galgaram graduações a cabo e até a sargento... Ao término da guerra a justiça brasileira acolheu o pedido de muitos de seus senhores para que os sobreviventes retornassem à condição de meros escravos, o que o EB não aceitava pois que lutaram pelo país... Esse foi um dos vários motivos que levaram ao EB romper com a monarquia.
O Exército Paraguaio era numericamente maior mais as condições não eram muito melhores... Geralmente as praças e os Oficiais convocados não eram pagos. Somente os Oficiais superiores de carreira o eram... Era uma autêntica escravidão pública... A diferença é que o Paraguai entrou na guerra praticamente sem reserva de soldados, já o Brasil tinha a sua disposição toda a população masculina que àquela altura era de aproximadamente 2,5 milhões de homens em condições militares...
Caramba vc narrou a história que meu professor contava em sala, nossa nunca entendi as homenagens a zumbi dos Palmares já que ele era tão maléfico, contudo vendo o quadro mundial hj dar para compreender bem o motivo. Show! Meu professor mandava fechar o livro, pois ele ia dar a "aula".
Salve Zumbi dos Palmares.
Salve Dandara
@@marinacalheiros4314 zumbi👎
Brasil da hipocrisia
O mais importante é como a escravidao acabou no Brasil e no mundo. Ver isso em um curto video no canal Voitheia Ruc : Amazing Grace II
"Zumbi tinha escravos".
Fonte: vozes da cabeça.
Ne
Esse vídeo é errado em tantas camadas que fica difícil apontar qual a pior
Fonte: Uol
E que fonte você tem para contrariar? Se na própria África se existia isso, porque um homem com esse legado cultural não o faria?
Fala aí uma fonte que contrarie então
Parabéns. Sou professora de História e qdo contradizo as tais vdds sou quase crucificada pelos outros professores.
Nossa, uma professora de |História que se guia por vídeos sem fontes ...
@@willians449 nossa um cretino que julga sem conhecer a professora que concorda não baseada no vídeo mas no seu próprio conhecimento. Pra pra Cuba seu comunista idiota!
Deve ser porque não tem referenciais.
Qual é a fonte que se basearam para esse vídeo ?
;u; de pessoas q vivenciaram saporra
Em fonte nenhuma, para falar que os escravos fugiam dos senhores feudais, uma vergonha.
Sem contar que vassalagem e escravização são coisas completamente diferentes, não existiam senhores feudais no Brasil e sim senhores de engenho.
HRUEHEUEHEUEH
tbm achei estranho
Da onde você tirou essa informações sobre o Zumbi dos Palmares e sobre escravidão branca? Foi do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil?
Me indique os livros que você leu.
A questão aqui não é ser de esquerda nem de direita. O que deve ser levado em conta é a veracidade dos fatos, se houver fatos eles devem ser apurados e interpretados, e não simplesmente aceitos cegamente. Eu te pedi indicações de livros e você me manda os links destes artigos. Essa ideia de que se deve ter uma neutralidade total, ainda mais quando o debate entra no campo político, é pura balela. Se você é de direita ou não, não é problema meu, mas dizer que algo é ruim apenas por que não condiz com o que você pensa é besteira. Eu li estes artigos e eles são escritos por pessoas que se dizem conservadores e não da para dizer que não existe um viés ideológico por traz. Claro que há. Existem livros citados nestes artigos e eu não os conhecia, no entanto, vou lê-los e tirar minhas próprias conclusões. Aliás, acredito que você também não leu nenhum deles, e muito menos um escrito por um autor de esquerda para poder falar mal. Não há nada de errado em rever os nossos conceitos, eu mesmo já revi vários conceitos (e preconceitos) e isso me ajudou a ampliar minha visão de mundo. Eu posso mudar de opinião se me convencerem que aquilo que eu acredito esta errado. Será que você pode dizer o mesmo?
É impressão minha, ou você se ofendeu só por que eu questionei essa afirmação? Sobre o Zumbi, realmente, oque eu aprendi foi bem o oposto a isso que esses artigos dizem. Mas, uma coisa em que eu vou insistir é em relação as fontes históricas e quem está divulgando essas afirmações. Como eu já disse, não existe insenção político-ideológica, nem de um lado, nem de outro. Agora eu te pergunto: será que os autores destes artigos que você me enviou estão realmente preocupados com a verdade histórica, ou não há algo mais por de traz disso? Por exemplo, o primeiro link da sua lista é do site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, do qual o Nelson Ramos Barreto faz parte, é um instituto liberal ultraconservador. Lendo um pouco sobre o Instituto da para perceber o por que do interesse deles em acabar a imagem de Zumbi dos Palmares. Os movimentos de luta pelos direitos dos negros e indígenas no Brasil conseguiram o direito de terem terras históricamente pertencente a eles demarcadas pelo governo federal. O instituto, por ser liberal, defende a propriedade privada acima de tudo, e essa demarcação de terras, para eles, era uma abominação. Sendo Zumbi um ícone do movimento negro no Brasil, a meu ver, se ele for desmoralizado, a ideia de que os quilambos eram uma forma de resistencia dos negros cai por terra, e assim, por tabela, o movimento negro é desmoralizado, e com isso, suas reinvindicações seriam ilegitimas, e se poderia até retirar as familias das terras demarcadas, já que tudo era uma fraude, voltanto para as mãos dos latifundiarios. Na minha opinião, esse vídeo e os artigos são muito tendênciosos. Como eu disse, isso não é à toa. Para te provar que Zumbi não é oque estas pessoas dizem eu teria que fazer uma pesquisa nos documentos, nas fontes históricas que os autores dos livros citados nos artigos usam, e ai sim, chegar a uma conclusão: se isso era verdade ou não. Eu recomendo a você ir atrás dos livros usados pelos autores dos artigos. Não o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, por que o o autor não é historiador e sim jornalista, mas dos livros e documentos que ele usa. Também, se você tiver interessado realmente na história do Brasil e não apenas repetir essas ocusações, procure um livro sobre Zumbi escrito por um historiador de esquerda, e compare com os outros autores de "direita".
Sobre eu ser de esquerda você acertou, mas vc se engana quando diz que a toda a esquerda defende ditaduras como o stalinismo e a cubana. É claro que existe gente idiota que é saudosista da União Soviética, mas não se engane, não é a maioria. Da mesma forma há gente de direita que defende as Ditaduras Militares na America do Sul, não só a do Brasil, e ditadura, seja de esquerda, seja de direita, é sempre uma coisa horrível. Che Guevara é um caso controverso, pois como símbolo da esquerda tradicional ele é questionado, pois assassinou muitos homossexuais entre outros, e isso é inaceitável. Sobre o Marx, agora você vai me desculpar, mas jogar nas costas dele a culpa de todas os assassinatos praticados por regimes totalitários como a URSS e a Coréia do Norte, é a mesma coisa que culpar Jesus Cristo pelas cruzadas e a inquisição. O cara escreveu um teoria. Se alguem achar nos escritos de Marx que assassinatos em massa (pior, da propria população!) era algo necessário, me mostra que eu retiro oque disse. Stalin, os Kim da Coréia do Norte entre outros, foram ums fdp que se aproveitaram do poder, e o medo e a repressão eram as melhores armas para manter o poder. Isso em qual quer ditadura. Voltando para o Marx, muito de sua teoria serviu de base para movimentos como o dos trabalhadores e de direitos humanos brigassem por condições melhores para os mais desfavorecidos. Ou você acha que os direitos trabalhistas e os direitos civís de classes mais pobres foram um presente das classes dominantes? Teve muita luta no passado para que hoje agente tenha direitos que não teriamos se não houvesse pressão popular. Marx, deve sim, ser questionado, mas não demonizado como pretendem certos grupos que se dizem libertários. Conhecimento se constrói na base do debate, não eliminando o lado que não concorda com a gente. Isso acontece justamente nas ditaduras, seja de esquerda ou de direita. Se existe distorção pela esquerda, acho que deve ser denunciada sim, mas, como eu disse, tem que haver evidências daquilo que está sendo afirmado. Sobre o Zumbi, eu acho, particularmente, que as fontes históricas que foram utilizadas pelos historiadores de esquerda apenas apresentavam ele como um perigo para os senhores de escravos e isso o tornaria um agente da resistencia negra. Mas pode haver outras fontes, talvez ignoradas, talvez apenas desconhecidas até o momento por esses historiadores, que mostram esse outro lado do Zumbi, que ele era escravista e tal. É por isso que eu disse que é necessário analisar as fontes para que se chegue a uma conclusão. Só um exemplo: existem várias teorias deque não foram os europeus(italianos, espanhóis) os primeiros a chegar na América,mas sim, chineses, árabes e até os vikings. Mas não existe documentos que comprovem essas teorias, então isso tudo fica apenas como expeculação sem embasamento. É a mesma coisa no caso do Zumbi; sem documentos que comprovem essa versão defendida por esses grupos liberais/conservadores, fica apenas como expeculação, entende? E como eu disse antes, existe interesses que não ficam claros quando se tenta atacar esse tipo de figura histórica. Se eles estiverem certos, ai não tem oque fazer, é rever tudo oque "oficialmente" se sabe sobre Zumbi dos Palmares. Agora eu te pergunto: oque ganha um historiador (branco, de classe média alta, que deve ganhar seus 20.000 como professor universitário) com a "glorificação" de uma figura como essa?
Mas o emburrecimento do povo já ocorre a muito tempo, piorou na ditadura militar, e nós vivemos (você pode não acreditar) em uma sociedade capitalista! Essa "doutrinação de esquerda" que ocorre desde sempre segundo vc e outros, ta servindo para qual governo "cominista" no Brasil? Os movimentos sociais sempre foram vistos com maus olhos pela sociedade. A sociedade brasileira é majoritariamente conservadora, com mais ou menos 70% da população cristã. A sociedade, por mais que tenha melhorado um poquinho, ainda é muito preconceitusa, machista, homofóbica. O racismo esta cada vez mais escancarado nas redes sociais e na rua mesmo. Quer um exemplo mais nítido: o impeachment da Dilma; a maioria da população (que foi "doutrinada") é a favor, e nem quer saber se ela cometeu crime de responsabilidade ou não; " é culpa dela, ela é uma vagabunda, burra, ladra etc". Aonde a população recebeu doutrinação "marxista", "comunista" e sei lá mais oque? Essa teoria da conspiração, essa fantasia criada pela delirio conservador não faz o menor sentido quando se observa a REALIDADE!!!! Eu não tenho muita certeza, mas se existe alguma doutrinação, de esquerda é que ela não é. Muito pelo contrario! As pessoas estão comprando esse discurso distorcido da realidade e abraçando isso como a verdade absoluta. Para mim isso parece mais desespero de um setor ultra conservador que viu nos pequenos (mínimos eu diria) avanços contra os preconceitos estabelecidos na sociedade, como uma ameaça. E se existe um "plano maléfico de dominação do mundo através da doutrinação marxista", esse foi um tiro que saiu pela culatra, você não acha? rsrs
A lei aurea foi assinada a lapis no Brazil.....rs...escravidao continua e o Valor é o salario minimo.
Isso é culpa do Entulho Vargas!
As histórias desse vídeo são completamente ao inverso de tudo que sabemos. Você é cara...
Ja comi muita feijoada Portuguesa, feita com feijão branco e frutos do mar. Acho que a feijoada brasileira é uma simples adaptação do que havia em abundância na região na época do Brasil colônia.
Mas tem também a feijoada a" Trasmontana" que leva carnes de porco .
o que importa é que a feijoada é um prato muito consumido e popular aqui no país. Isto, pelo menos, no Rio kkkkkk
+Vitor Araújo Rio branco , Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro?
+Walace Hungria Rio Tietê 😂😂😂😂😂
E porque não Rio de Onor
Outra mentira sobre a escravidão: Ela não acabou
Gustavo Moral Verdade, um salário daqueles, porra eu queria, mesmo sendo escravo... (Brincadeira)
Onde estão as bibliografias?
qualquer livro de historia de espanha frança e nos livros de historia de italia tambem.....tambem te no discover channel mas tem q ser en ingles pq o portugues nao tem.
Como assim essa referência colonizadora?
leticia kohler você já leu algum livro sem autor? Já viu algum discurso que seja novo? Estou pedindo a bibliografia para pesquisar. Direito meu perguntar. Ou não posso? Obrigado!
Petter Jones anjo meu.. vc pode pesquisar isso sozinho .. senti um tom de ironia no seu 1 comentário kkkk mas dessa forma vc está correto, eles devem colocar as fontes .. não duvido nada de ser o mesmo livro utilizado pra deixar todo mundo bonzinho kk afinal a Bíblia eh um ótimo exemplo um livro várias religiões ( interpretações diferentes )
leticia kohler De maneira nenhuma ironizei na primeira pergunta, se soou como ironia não foi a minha intenção. Só uma observação, a Bíblia não foi criada para deixar ninguém bonzinho. Ali há muitas coisas ligadas à uma nação, que encontra nela (na Bíblia) a essência de sua formação como nação, rebatendo os mitos de outras nações. Para alguns ela é a palavra de Deus. Só pra nível de informação. Uma boa leitura seria os Livros de Jean Louis Ska. Abraço!
A feijoada na verdade é o Cassoulet , adaptado ao longo dos anos a realidade de ingredientes que existem no Brasil.
Aqui na Espanha tem a Favada Asturiana, muito semelhante, mas com feijão branco.
q a princesa Isabel não era boazinha , já sabia. Tive um excelente professor de história
dois rs
Babi Évora Kkkkkkkkkkkk
Dom Pedro II (pai da Isabel) sempre quis abolir a escravidão, porém o parlamento não era a favor, ela também era a favor da abolição, os livros não contam esse lado
Babi Évora ele provavelmente falava que Che Guevara era herói
Caio Fabeni exatamente, ele ficou com medo de uma revolução dos donos de fazenda é ricos na época, por causa disso que a monarquia caiu também.
O mesmo vale para a história americana, depois que Abraham Lincoln aboliu a escravidão a KKK entrou em prática
Hj em dia somos escravos remunerado 😪
esqueceu de dizer que na italia quem nao pagava a divida se tornava um escravo
Cara em todo local era assim, e todo mundo sabe disso
+Gabriel Herbst eu nao mintira sabia
hehe
+Start Games Eu também não sabia Start Games.
Se vc tem mais de 13 anos e não sabe isso... É falta de escola
eu sabia :/ eu n coloquei virgula :///
Eu soube que o povo africano praticava escravidão quando conheci um rapaz do Benin aqui no Brasil. Ele me contou a história do povo Agudá. Os escravos que voltaram do Brasil (tbem não sabia que alguém tinha voltado) tonavam-se senhores de escravos e assumiam um comportamento "de branco". Tenho a impressão que a história que aprendi na escola me enganou.
eu também
A escravidão na África foi diferente, elas fugiam totalmente dos moldes coloniais portuguesa, só dar uma pesquisada
@@iokibekibe5872 Ela era igual a escravidão Egípcia?
Sim, xenofobia e racismo não são praticadas unicamente por brancos contra pretos, nem pretos são os únicos que sofrem. Todo mundo tem preconceito contra todo mundo. Até tribos indígenas tem preconceitos contra outras tribos indígenas e contra brancos, mesmo que nunca tenham tido contato com branco antes.
Há várias etnias brancas na Europa e que se discriminam entre si. Etnias brancas na Rússia se discriminam entre si. AFricanos albinos na África são perseguidos e mortos por africanos pretos.
Tá na hora de assumir que maldade burrice e cegueira depende do cérebro do homo sapiens e nesse caso somos todos um pouco.
@@AiwaLover Homo Sapo 😎👍
Gostaria de saber a fonte dessas informações, sobre Zumbi, por exemplo.
A fonte é a cabeça dele
Veja DESCONSTRUINDO FALSOS HERÓIS,ZUMBI DOS PALMARES, você vai ver o santo que ele era.
Núbia também gostaria de saber a onde encontraram tais informações??? Zumbi nunca foi sobrinho de Ganga Zumba e muito menos neto de Aqualtune, ela chegou ao Brasil em 1665, isto é FATO documentos da Companhia das Indias na Holanda e aqui no Brasil confirmam isto, Zumbi Nasceu em 1655 dez anos antes de sua chegada, ele nasceu em Angola Janga, não existia ainda Palmares que passou a existir a partir da chegada da família real do Congo por volta de 1667 ou 1668 esta data não é precisa, este vídeo infelizmente DESINFORMA com fatos que nunca existiram, existem muito polcas informações sobre Zumbi e na verdade sua historia só surgiu no final do seculo 19, após a abolição da escravidão no Brasil, portanto muitas lendas e poucos fatos verídicos, as maiores fontes sobre o Brasil pré-colonial e colonial estão em Portugal, Holanda e França. abraço!!
@@Gabriel-kx8jy desculpa mais acho que você esta com problemas! durante o período do nascimento de Zumbi em Angola Janga, pernambuco era uma colonia Holandesa, portanto todos os documentos históricos daquela época estão na Holanda, e os documentos sobre a época da colonização PORTUGUESA estão em Portugal, que tipo de historiador e você???? Historia e uma CIÊNCIA, suas comprovações são DOCUMENTAIS E ARQUEOGEOLÓGICAS através de análises fossilificas e radiométricas, não se faz historia com achismos! inclusive sou uma das lideranças no pais a favor da revisão histórica dos conteúdos didáticos da grade curricular de ensino nas escolas publicas e particulares de todo Brasil, não podemos continuar ensinando as nossas crianças que Cabral errou o caminho para as Índias e descobriu o Brasil por acaso! Isso e uma fronta, documentos em Lisboa e na cidade do Tombo em Portugal são provas que os Portugueses em 1498 já estavam aqui no Brasil, Então Sr. Gabriel estude mais, divulgar informações improcedentes e feio, as vezes uma informação leva anos para ser esclarecida, infelizmente aqui no Brasil nossas autoridades não estão nem ai para nossa historia, nem o poder publico e nem o privado faz esforço algum ou ajuda aos jovens cientistas, que em sua grande maioria são excelentes profissionais mais sem campo para atuar, desculpe se você se indignou com minhas informações estava me dirigindo a Núbia Oliveira tentando responder a pergunta dela, meu comentário nem tinha você como endereço!
@@Gabriel-kx8jy desculpa mais você e uma das pessoas mais preconceituosas que já vi na vida! E além de tudo burro porque não conhece nada de história, nossa origem e Judia, os portugueses da chamada burguesia só começaram a vir para o Brasil depois da descoberta do ouro em minas gerais, nossos primeiros colonizadores eram cristãos novos, convertidos a força para não serem queimados nas fogueiras da inquisição, chegaram aqui na cidade de Cananéia por volta de 1498 , como não havia mulheres casaram com as índias locais gerando os caboclos que eles sim entraram sertão a dentro formando as bandeiras São os verdadeiros colonizadores, Portugal foi um câncer que sugou tudo que pode daqui, enriqueceu com nosso ouro e destruíram a maior parte da mata atlântica com suas usinas de açúcar e plantações de Cacau e café, vai estudar cara tá passando vergonha! Ninguém aqui está vangloriando nada, apenas estamos falando a verdade nua e crua, nem Holandeses e muito menos Portugueses , inclusive em Portugal muitos nós denominam como Gueto, herança judaica da nossa colonização, vai estudar , e muito ruim conversar com uma pessoa jovem, porém inculta , preconceituosa , burra e arrogante, sabe nada!!!!
Atribuir a escravatura aos negros é muito fácil, mencione também as teorias raciais, utilizadas para justificar a escravidão. O espetáculo das raças será uma ótima fonte.
+Marcelo Alves Tipo aquelas da africa q atribui o direito a escravizar aos seus ancestrais? (etinias)
+Marcelo Alves Ninguem esta atribuindo aos negros... apenas mostrando q n existe essa balela de Portugueses bla bla bla...
escravidão e´ um mão da epoca e não dos Brancos... ate pq foram os brancos q acabaram como ela...
+Paulo Jonatas Silveira A escravidão existe desde os brancos na antiga Roma, MASSSS nunca por questões raciais e sim territoriais. Estamos falando de racismo. Você sabia que os brancos europeus escreveram inumeros livros para justificar a escravização? Que os negros são cognitivamente infeiror, e ainda acreditava que relações interraciais entre brancos e negros não gerariam filhos, o termo mulato, vem de mula, e sabe-se que a mula é um animal estéril.
Os brancos acabaram com elas como? através da princesa Isabel? A princesa Isabel só assinou a lei áurea por pressões exteriroes, O EUA assim como outros países permitiram(não opinaram sobre) o apartihed na africa durante tempo com medo da Africa do sul adotarem o comunismo. Tudo teve interesses, não foi tão simples.
Ah sim, ainda sobre os brancos terem acabado com a escravização como você falou, para onde foram os negros liberto, na decáda de XX, o estimulo da vinda de imigrantes europeus para trabalhar no Brasil era para embranquecer a população e acabar com a herança negra e indigena. Que não deu certo, e nós negros ainda estamos aqui, para promover a igualdade, pena que vcs acham que é so ""mi mimi
+Marcelo Alves eslavos eram escravos dos gregos, por questoes étnicas
A questão racial sempre foi um fator importante para escravizar um povo. E tem mais imagine um grupo de países super desenvolvidos para a época (europeus) e agora um grupo que com exceções, ainda vivia de maneira tribal e com costumes até mesmo perto do selvagem (negros africanos). Então, um europeu acabaria vendo o negro como inferior e passaria a associar a cor da pele com algo menor. Não justificando a escravidão negra, mas os ativistas de movimentos negros acham que os negros foram os únicos coitados escravizados, mas a realidade é que sempre povos mais desenvolvidos escravizaram outros.
Pra conhecer a verdade só viajando no tempo!
+Maria Silva Disse td, amiga
verdade
Com certeza! O cara lê um textinho aqui ou um documentário ali e já acha que sabe tudo.
kkkkkkkk vdd
Entao ? Nao gosta desta verdade?
Adoro esses canais que falam de temas relevantes da história sem apresentar fontes confiáveis para aprofundar a pesquisa...fuiii
Oi, Moço ! a escravidão por guerra ou na África não era mercantilista como a que aconteceu no Brasil.
Outra coisa, para ter credibilidade, você precisa citar as fontes de suas informações.
@@jonatassantos2637 antigamente vários etnias eram escravizados. Escolheram os negros porque era mais barato.
O fatos dificilmente usava fontes nos seus conteudos
Aq no brasil era mercantilista pq a África vendia escravos para o brasil
Escravidao é mesmo um crime contra a humanidade (nunca pergunte a um escravo se ele(a) quer ser livre "simplesmente a(o) liberte)
Nd v tem alguns q preferia c escravo pra pode comer porque eles n ia t casa nem comida em liberdade
O maior erro do Brasil, foi libertar os escravos sem lhes dar emprego, comida, casa e condicoes
O comércio escravo no Oriente Médio e norte da África era gigantesco, tanto que o nome em inglês para escravos ''slaves'' vem de ''slavs'' ou eslavos, que era o povo que vivia e vive na região dos balcãs que eram pegos como escravos pelo império muçulmano que invadiu a região durante a idade média e que só teve fim na primeira guerra mundial. Esse império era tão cruel que nele foi feito o segundo maior genocídio da história conhecido como o genocídio Armênio.
Exato.
E andes da idade média, os vikings, o império romano e o otomano também escravizavam.
não é de se assustar que o ser humano seja considerado o detentor do maior nível de crueldade entre todas as espécies terrestres ....infelizmente....