Muito bom! 👏 Explicação maravilhosa relacionanado aos casos clínicos. Eu só queria entender mais sobre a classificação de acordo com a indicação, como se cobra em provas de concurso, quanto ao Tipo I, Tipo II...
Tô pensando em usar ionomero de vidro como material restaurador em dentes posteriores em quase todos os casos, acha que teria algum problema? O selamento é melhor e a proteção também.
Muito bom gabriel. Unico problema do ionomero de vidro é sua resistência ao desgaste e a compressao, o que nao permite que seja utilizado em realmente todas as cavidades
@@odontoprime2023 em algumas cavidades, como cavidades de classe I pequenas, a longevidade clínica é semelhante Em cavidades maiores (classe II) as resinas compostas apresentam maior resistência, e consequentemente maior longevidade Considere dar uma lida nesses artigos que coloquei logo abaixo, principalmente o 2º que é uma comparação direta de resina composta e cimento de ionômero de vidro, de 2022 Opdam NJ, van de Sande FH, Bronkhorst E, Cenci MS, Bottenberg P, Pallesen U, Gaengler P, Lindberg A, Huysmans MC, van Dijken JW. Longevity of posterior composite restorations: a systematic review and meta-analysis. J Dent Res. 2014 Oct;93(10):943-9. Heintze SD, Loguercio AD, Hanzen TA, Reis A, Rousson V. Clinical efficacy of resin-based direct posterior restorations and glass-ionomer restorations - An updated meta-analysis of clinical outcome parameters. Dent Mater. 2022 May;38(5):e109-e135.
@@rafaelmaenosono4569 o primeiro eu consegui, agora o segundo não. Mas eu entendi o ponto de vista. Classe II ainda acho que o ideal seria uma inlay, não?
2 horas que gastei lendo um artigo, foram perfeitamente resumidas sem faltar uma informação se quer dentro de 30 minutos. EXCELENTE.
Excelente aula professor!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente aula, didática muito boa com ótimas referências, parabéns 🙏
Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo, excelente aula!!
Meu Deusssss que aulaaaa❤❤❤
Aula excelente!
melhor aula sobre ionômero de vidro que já vi!!! muito didático e direto, parabens!
aula perfeita, sou fã!!!!
Excelente vídeo! Assisti vários antes de encontrar esse e não conseguia entender o assunto. Obrigada por passar de forma tão simples!
Muito bom! 👏 Explicação maravilhosa relacionanado aos casos clínicos.
Eu só queria entender mais sobre a classificação de acordo com a indicação, como se cobra em provas de concurso, quanto ao Tipo I, Tipo II...
Maravilhosa a aula, parabens pela a explicação!😍🥰
Esclarecedor obrigada.
Muito obrigada pelo vídeo!!!!!
Muito bom 👏🏼
Aula excelente
Muito obrigado 🙏
👏👏👏👏👏👏👏
Tô pensando em usar ionomero de vidro como material restaurador em dentes posteriores em quase todos os casos, acha que teria algum problema? O selamento é melhor e a proteção também.
Muito bom gabriel. Unico problema do ionomero de vidro é sua resistência ao desgaste e a compressao, o que nao permite que seja utilizado em realmente todas as cavidades
@@rafaelmaenosono4569 então Dr. Mas estou vendo em alguns artigos que a durabilidade acaba sendo semelhante a da resina. Será se posso confiar?
@@odontoprime2023 em algumas cavidades, como cavidades de classe I pequenas, a longevidade clínica é semelhante
Em cavidades maiores (classe II) as resinas compostas apresentam maior resistência, e consequentemente maior longevidade
Considere dar uma lida nesses artigos que coloquei logo abaixo, principalmente o 2º que é uma comparação direta de resina composta e cimento de ionômero de vidro, de 2022
Opdam NJ, van de Sande FH, Bronkhorst E, Cenci MS, Bottenberg P, Pallesen U, Gaengler P, Lindberg A, Huysmans MC, van Dijken JW. Longevity of posterior composite restorations: a systematic review and meta-analysis. J Dent Res. 2014 Oct;93(10):943-9.
Heintze SD, Loguercio AD, Hanzen TA, Reis A, Rousson V. Clinical efficacy of resin-based direct posterior restorations and glass-ionomer restorations - An updated meta-analysis of clinical outcome parameters. Dent Mater. 2022 May;38(5):e109-e135.
@@rafaelmaenosono4569 o primeiro eu consegui, agora o segundo não. Mas eu entendi o ponto de vista.
Classe II ainda acho que o ideal seria uma inlay, não?