Aê, video novo do Filipe!! 14:45 Filipe, tem sim os poços de recarregar sua vida entre um chefe e outro, só que estão escondidos. Tive que apelar para o YT para descobrir onde estão para não ficar jogando dinheiro no ar à toa para descobrir. Eu não usei o truque de seleção de fases, fui na raça mesmo, mas só cheguei no final com save state. Na época em que tive esse jogo, morria nas fases antes de chegar na fase final mesmo. Eta jogo longo e de certo modo, enjoativo sim, pois repete os layouts das fases. Mas no final, achei o jogo divertido sim e foi um dos jogos do Master system que joguei bastante na minha infância.
Eita, realmente não sabia! Aquela parede que eu quebro com dinamite em uma das fases, mostrada em 5:20, eu descobri por acidente. Mesmo assim, infelizmente minha opinião sobre o jogo não muda muito, pois realmente com alguns pequenos ajustes ele poderia ter sido bem mais bacana.
Nunca pare ou desanime de compor seus vídeos, Filipe. Pois este canal continua sendo uma " bola curvada " no oceano de mesmices na plataforma. Parabéns!
Aztec Adventure não é aquela coisa que se diga "minha nossa, mas que jogo maravilhoooso" mas é um jogo bacana. Eu me diverti um bocado quando joguei. Ótimo vídeo como sempre, Filipe! Parabéns pelo trabalho!
o final é maravilhoso e surpreendente. E relembrando agora o passado, creio que foi inspirador pra mim de certa forma, quando eu zerei a 30 anos atras, pois hoje tenho como meta pessoal/espiritual visitar 50 paises antes de morrer (ja visitei 35) :)
10 місяців тому+3
Que bom ver um novo vídeo aqui. Parabéns, Filipe. Pela honestidade no trato com as informações passadas. Um abraço e vida longa ao Sega Retro.
Sensacional, Filipe Esse game é interessante, não é maravilhoso, mas não me lembro de outros jogos que abordam a temática Nasca / Inca, o que é um desperdício. Nem mesmo nos americanos, andinos, sabemos algo a respeito - A verdade é essa. Parabéns pela pesquisa e pela Reportagem! Abraço enorme!
Terminei este jogo na minha adolescência, há mais de 30 anos atrás. Não me lembro quanto tempo eu levei, mas me lembro que foi numas férias de verão e estava um calor lascado. Depois que terminei fiquei arrependido, pois perdi boa parte daquelas férias e chegar ao fim foi um sacrifício. Só foi possível persistir e terminar o jogo por causa da escassez de títulos a que eu tinha acesso naquela época. Depois disso nunca mais peguei para jogar de novo. Assistir a este vídeo me causou uma certa nostalgia. Eu ainda consegui me lembrar da maioria dos chefes de fase, especialmente aquela criatura azul de água que surge do nada atirando para tudo que é lado. Obrigado pela recordação, um abraço!
Grande Filipe! Há muito tempo, nos idos de 1992/1993, quando passava as ferias da escola na casa da minha avó, sempre jogava videogame na casa do vizinho, eramos banstane amigos. E uma vez joguei Aztec Adventures na casa dele. Achei o jogo bem bonito, mas bem difícil. Tanto que eu mesmo numca cheguei a alugar pra jogar em casa. Mas era um jogo bastante curioso mesmo, e compartilho da sua opinião: um "hacker" habilidoso deixaria esse jogo bem mais aprazível, talvez até usando outras temáticas (além da Asteca e Nazca). Parabens por maisbum vídeo bacaníssimo, Filipão!
O seu canal é muito massa, Filipe! Não terminei o jogo na época, assim como alguns outros no Master, mas sempre que vejo um vídeo seu, acabo revivendo esses clássico e jogando novamente.
Esse macetinho de seleções de fases saiu em uma revista SUPERGAME, eu tinha essa revista e me ajudou muito em explorar o jogo na época, até então essa informação ninguém tinha na Internet e não vi em lugar nenhum denovo, valeu por relembrar esse código de um jogo tão querido de minha infância, obrigado Felipe.
Eu lembro dessa edição! as fotos do jogo lembravam zelda e Golvellius, pirante! O problema era achar locadora para pegar o game, infelizmente no meu bairro não tinha nenhuma e só fui jogar essa maravilha em emulador.
@@serinbrave Rafa, esse jogo eu ganhei de um colega de escola, ele tinha um Master, mas não ligava, o negocio dele era Curtir o U2, sorte minha e tenho esse cartucho até hoje.
Sigo a canal desde 2017 , como sei que nao exitem videos frequentes por forca maior , vira e mexe eu reassisto os vídeos, principalmente os de master sytem , ja estava com saudade dos vídeos!!!!
A análise do jogo Aztec Adventure para o Master System é simplesmente excelente! Para mim, esse jogo é um verdadeiro tesouro escondido. Os gráficos são deslumbrantes para a época e realmente lembram muito a visão aérea de Zelda. Fiquei encantado ao descobrir esse jogo e só consigo imaginar o quão incrível teria sido jogá-lo naquela época. Felipe, é ótimo ver suas análises de volta! Você realmente é um mestre nesse assunto e seus conteúdos são sempre cheios de nostalgia. É evidente o seu empenho nas pesquisas para trazer informações completas e interessantes sobre cada jogo. Parabéns pelo seu canal Sega Retrô, com certeza merece todos os likes e sucesso!
Obrigado pelas palavras! Às vezes sinto que mereço mais uns tapas pelo meu ritmo inconstante de postagens, mas comentários como esse ajudam muito a ter motivação pra continuar! Valeu mesmo!
Esse foi o primeiro jogo que tive pro Master System. Não foi por escolha, a minha mãe que apareceu com ele em casa (ela fez isso com outros jogos). Não conhecia o jogo, e fiquei animado e curioso em jogar. Lembro que pra mim tudo era lindo, já que eu vinha do Atari. Lembro claramente da sensação que tive logo na primeira tela, qdo fez a primeira transição e vi os inimigos, eu voltei com medo, ficava com receio de morrer.. kkk Adorava ler o manual, tinha bastante coisa (saudade desse tempo). No manual dizia que o objetivo era encontrar o paraíso, e isso me deixava curioso, queria ver como seria. Depois de muito tempo sofrendo, cheguei no final, estava jogando na casa do meu tio, ele gostava de assistir, e confesso que fiquei decepcionado com o final.. kkkk pois eu queria ver o tal paraíso, e só mostrava a cara do menino deslumbrado. Mas no geral eu gostei do jogo na época.
Esse canal é fantástico. Roteiros sempre excelentes. Adorava quando chegava na locadora e esse jogo estava disponível lá. Mas nunca consegui ir muito longe.
Esse jogo eu tive em cartucho. Jogaço. Adorei na primeira jogatina. Tem vários poços secretos jogando dinheiro em locais específicos. Demorei muito, mas zerei. Cada chefe tem um jeitinho específico. Depois de ralar muito, fica fácil.
Mais uma interessante análise de um jogo que eu não conhecia! Me parece um joguinho para passar um tempo, como numa tarde chuvosa, mas sem grandes pretensões de ir longe. Bom ver você de volta com as análises, Filipe. Sei que sua frequência de vídeos diminuiu (não sei se por opção ou necessidade), mas continue com elas sempre que puder. Seu conteúdo é coisa rara, e de excelente qualidade, nesse mundo retrogamer do UA-cam.
Nossa, que nostalgia. Eu tinha esse cartucho. Eu gostava. Realmente era um jogo bem díficil, 11 fases, vários chefes por fase, começando com apenas 3 vidas, e pra ganhar mais vida tinha que matar aquele chefe da cabeçona. E essa dificuldade era justamente o que me prendia, eu queria jogar até ganhar. As vezes ficava com raiva, e largava por uns dias, mas depois voltava. Joguei muito e consegui "zerar" ele começando do inicio, poucas vezes. Eu enjoava mais rápido dos jogos fáceis demais. Eu lembro bem dos chefes, a Flor e o coelho eram facéis, o morcego se tornava facil se tivesse flechas e com ajuda de inimigos recrutados, o leão era um saco, porque tinha que desviar dos pulos deles, mas o pior pra mim era o homem de agua, que era difícil desviar dos disparos dele pois ficamos em cima de um ponte, e ele aparecia em lugares aleatórios. No geral pra mim é um jogo muito bom.
Completa demais! Eu estava olhando umas edições de revistas antigas e na moral, a maioria das matérias eram informações totalmente superficiais e apenas abordando os pontos mais básicos. Está sendo interessante acompanhar a evolução das reviews e como é importante resgatar essas memórias afetivas e transmití-las para novas gerações. Papinho clichê mas tem que ser lembrado sempre. Vlw pelo trabalho gurizada!
O jogo que enisnou a gente a subornar hahaha. Eu nunca achei que ele parecia Zelda ( talvez pq na epoca eu nem sabia o que era isso, e hj ainda acji que nao parece). Otimo video. Pretende continuar aqueles videos de "jogos lancados no ano x"? Adorava aquele quadro
Eu gostava desse jogo, meu irmão mais novo ganhou um Master System de segunda mão em fevereiro de 1992 no aniversário dele, e veio completo com óculos 3D, a pistola "light phaser", 2 controles e alguns cartuchos, e um desses cartuchos era esse Aztec Adventure que gostei até, mas era bem difícil de seguir até o fim. Em algumas fases onde apareciam cactos eu ficava imaginando quem é que estaria escondido no meio deles atirando pedras, que era bem irritante.
Outro VÍDEO EXCELENTE!!! Esse jogo sempre me chamou atenção no MASTER, embora eu achasse ele um bocado complexo e difícil... Acho que faltou os desenvolvedores terem dado uma CALIBRADA na jogabilidade, toques sutis teriam feito ele um merecido CLÁSSICO!!! ❤
Aeeee que saudade que eu estava de um vídeo de análise do Filipe! Curto esse jogo, conheci pelos emuladores da vida. Não sabia desse lance das fraquezas dos inimigos. Uma grande abraço Filipe, and please: don't stop!
Po, irmão! Ta fazendo falta por aqui! Teus vídeos são excelentes! É raríssimo ver pessoas aqui no Brasil fazendo reviews com a sua qualidade! Eu sei que é um trampo do caramba mas é importante demais para a cena gamer oldschool ter bons representantes. Obrigado pelo trabalho! Eu estou ainda nos planos de fazer um canal e tenho muito interesse em saber mais como funciona, tenho um acervo de 40Gb de manuais de diversos sistemas, e sempre acompanho os vídeos com os manuais e eu reparei que vc tbm os consulta para fazer os vídeos. Qqr coisa manda um salve aí! Sucesso pra vc e um excelente ano!
Opa Filipe. Seus vídeos são demais parabéns eu tive esse jogo na época e tenho ele até hoje, gosto muito mas concordo com tudo que vc disse. Tamo junto meu irmão falou.
Pra hoje em tempos de emulaçao realmente o jogo deixa muito a desejar... mas vou dizer uma coisa: Me apoixenei pelo jogo (tinha 11 anos) na época, mesmo sem chegar longe (Até pq eu nao tinha o jogo, o máximo que consegui chegar foi aqui 7:25 no boss fase da areia). No feriado de Corpus Christi de 1992, minha mae e meu irmao viajaram e fiquei em casa com meu pai, a nossa vizinha do prédio tinha uma locadora e alguns finais de semana e feriados, ela emprestava uma fita que sobrava. Neste feriado em específico foi justamente este jogo. Lembro direitinho! Foi até engraçado pq no início eu demorei pra me tocar que eu tinha que subir com o Nino pra sair da primeira tela hahaha Ironicamente, anos depois (1994 eu acho) eu fiquei com o manual desse jogo (infelizmente só o manual kkk) e foi com esse manual que vi a manha de jogar dinheiro no poço pra recuperar vida kkkk pra mim era só um enfeite do cenário kkkkkk
Que baita video bacana! Parabenzaço! Bom, parece que Nazca '88 confirma o que sempre comento com um amigo sobre jogos antigos: esse papo e soulslike é modinha. rsrs Antigamente, tudo era "soulslike" Hehehe
17:42 deve ser o artista que desenho Fly O Pequeno Guerreiro, falo isso esse artista tem grande influencia nos traços do Dragon Ball, mas o corpo dos personagens dele, são mais realista fisicamente, quanto do Akira é mais Cartoon.
E ae Filipe beleza Como sempre suas análises são incríveis,trabalho sempre bem feito e de qualidade, parabéns Mesmo não sendo um jogo nostálgico pra mim,na verdade joguei só pra ver como era,seu vídeo faz a gente querer ir atrás e jogar(dar uma nova chance no meu caso kkk) Continue sempre com seu ótimo trabalho,e tudo de bom sempre mano. Abraço!!!
Adorei essa review, Filipe. Bem mais divertida que o jogo. Kkk Eu até gosto um pouco desse jogo, mas nunca tive saco pra zerar. As lutas contra chefes são chatas, fazem meu cérebro vazar pelo meu ouvido. Ainda assim é um jogo divertidinho, nem que seja por meia horinha.
Primeiro de tudo: Feliz ano novo, man (com certo atraso, mas fazer o que, né?!) Segundo: Nem comecei a ver o video e já sei que ta foda, pq né? É O MANO DO SEGA RETRO BR FAZENDO VIDEO! Terceiro: *_CADÊ O VIDEO DO BATTLE OUT RUN?! ò_ó_*
Sim, me disseram no comentário que eu fixei também. Eu realmente não imaginava, mas infelizmente não muda muito minha opinião sobre o jogo de modo geral.
Uma ótima semana para você, meu amigo. Sobre a autoria da capa japonesa: acho que não é do Toriyama. Creio que está emulando o estilo de um outro animador da época, que era moda na ocasião e se tornou um estilo meio padrão na década de 80. Mas, não me recordo do nome do artista.
Vídeo bem bacana. Talvez outro motivo pra Sega ter alterado o nome da versão americana fosse pra evitar confusão com a NASCAR, uma categoria de corridas bem popular nos EUA.
Esses caras que fazem video de jogos "obscuro" de video games aqui no UA-cam, taí uma porrada de jogos da SEGA de Arcade, antes do System 16, aí que são os verdadeiro jogos obscuro que eu e muitos nunca ouvimos fala, tanto Aztec Adventure e entre outros. Dahora que parece ser um bom jogo, bem colorido, parece aqueles jogos de Master da segunda ou terceira safra de leva de jogos.
Filipe só uma curiosidade que você esqueceu de mencionar: não são somente a civilização Asteca , tem também os Karatecas , os discotecas e não vamos esquecer dos bibliotecas.
Esse jogo, pra mim, é bem querido. Tenho o meu original até hoje e de vez enquanto pego ele pra zerar. Sempre zerei ele do início ao fim sem usar truque de seleção de fase (aliás, fiquei sabendo que tinha esse truque agora nesse vídeo). Enfim, bom vídeo apesar de você deixar a sua frustração influenciar a análise e nota final do jogo.
@@SEGARetroBR Eu quis dizer que a sua frustração não torna o jogo um jogo frustrante. Ela é sua e somente sua. Outras pessoas podem sentir o mesmo que vc e outras não. Ao meu ver, não deveria impactar em uma análise. Acho que tem que ser imparcial ao analisar. Se for levar frustração em conta, qualquer jogo da série Souls seria uma porra. O que pra vc é frustração, pra outros é desafio. Mas enfim, é somente a minha opinião. Cada um analisa do jeito que achar certo. Abraço.
Entendi seu ponto, mas já me frustrei com muitos jogos que, ao continuar jogando, fiquei melhor e passei a gostar mais. Não senti que foi o caso nesse aqui, pois o jogo é realmente meio mal balanceado e enjoativo. A maioria do povo aqui nos comentários pareceu concordar, ao menos. Valeu pelos comentários! Abraços
Como eu disse, o nome do jogo varia com a região do console. Ele foi programado pra só ter esse nome se detectasse um console japonês, então obviamente a Tec Toy foi pela rota mais fácil. Só usar o nome americano e pronto.
@@SEGARetroBR Esse com certeza foi um dos piores nomes que a Sega escolheu pro game quando o mesmo foi localizado pro resto do mundo. Não tinha nada de asteca nele.
Ótimo review. Apenas uma curiosidade: a diferença entre os sprites dos personagens quando estão virados para a direita ou esquerda é uma limitação técnica do Master System, que não consegue espelhar sprites da mesma forma que o NES. Infelizmente isso exige um maior consumo de memória.
Parabens pelo video! Eu fico impressionado com a qualidade do seu trabalho, meus parabens mesmo! Eu achei mais agradavel as musicas em FM. É incrivel a capacidade da sega de ignorar esse tanto de IP que ela tem. Olha o grafico que temos hj, como assim ela não fez um remake de fantasy star, sentando com calma e organizando o roteiro ate pra melhorar o jogo 3 que foi tão fraco e esquisto. Hahahahaha... e esse anuncio que a sega fez dos futuros jogos, ao inves de eu vibrar, como muitos palhaços fizeram, eu fiquei foi com medo. Pessoal... é a sega, a empresa que cagou com seus proprios consoles, no auge, ela aprovou as musicas ruins de SOR3 e muitas outras merdas. Como esperar algo de bom? Nos ultimos 15 anos, as maiores surpresas que tive dela foi a franquia "sonic kart" (a droga do nome original é grande pra cacete!) e mesmo assim ela teve a capacidade de estragar o terceiro jogo, sendo que o segundo foi muito bom e me deixou esperançoso com o terceiro jogo... otario! E a outra surpresa foi o Binary Domain, que coisa linda, pela qualidade do jogo nem dá pra acreditar que é da sega. Bem... é isso, não quero criar uma guerra retardada aqui, isso é só a minha opinião! Muita saude e sucesso amigo... só não lhe dou um beijo na boca, pois vc gostou do sonic frontiers, hahahahaha! Lhe desejo um otimo ano, que seu profissionalismo seja muito mais reconhecido!
Obrigado, mano! Sobre seus outros comentários, noto um tanto de pessimismo aí, quando a SEGA tem lançado muita coisa boa e claramente melhorado muito nos últimos 7~8 anos, mas enfim, não sou ninguém para convencê-lo. E Sonic Frontiers é lindo e eu continuo jogando ele, hahahaha. Um ótimo 2024 pra você também!
Aê, video novo do Filipe!! 14:45 Filipe, tem sim os poços de recarregar sua vida entre um chefe e outro, só que estão escondidos. Tive que apelar para o YT para descobrir onde estão para não ficar jogando dinheiro no ar à toa para descobrir. Eu não usei o truque de seleção de fases, fui na raça mesmo, mas só cheguei no final com save state. Na época em que tive esse jogo, morria nas fases antes de chegar na fase final mesmo. Eta jogo longo e de certo modo, enjoativo sim, pois repete os layouts das fases. Mas no final, achei o jogo divertido sim e foi um dos jogos do Master system que joguei bastante na minha infância.
Eita, realmente não sabia! Aquela parede que eu quebro com dinamite em uma das fases, mostrada em 5:20, eu descobri por acidente. Mesmo assim, infelizmente minha opinião sobre o jogo não muda muito, pois realmente com alguns pequenos ajustes ele poderia ter sido bem mais bacana.
Nunca pare ou desanime de compor seus vídeos, Filipe. Pois este canal continua sendo uma " bola curvada " no oceano de mesmices na plataforma. Parabéns!
Muito obrigado pelas palavras, Gows! Valeu mesmo!
Aztec Adventure não é aquela coisa que se diga "minha nossa, mas que jogo maravilhoooso" mas é um jogo bacana. Eu me diverti um bocado quando joguei.
Ótimo vídeo como sempre, Filipe! Parabéns pelo trabalho!
o final é maravilhoso e surpreendente. E relembrando agora o passado, creio que foi inspirador pra mim de certa forma, quando eu zerei a 30 anos atras, pois hoje tenho como meta pessoal/espiritual visitar 50 paises antes de morrer (ja visitei 35) :)
Que bom ver um novo vídeo aqui. Parabéns, Filipe. Pela honestidade no trato com as informações passadas. Um abraço e vida longa ao Sega Retro.
Opa ae sim. Vídeo das antigas. Bora prestigiar.
Sensacional, Filipe
Esse game é interessante, não é maravilhoso, mas não me lembro de outros jogos que abordam a temática Nasca / Inca, o que é um desperdício. Nem mesmo nos americanos, andinos, sabemos algo a respeito - A verdade é essa.
Parabéns pela pesquisa e pela Reportagem!
Abraço enorme!
Adoro esse jogo.
Esse entra no meu top Master System jogos de aventura. Juntamente com Keisenden, Lord of the sword e Spellcaster.
Terminei este jogo na minha adolescência, há mais de 30 anos atrás. Não me lembro quanto tempo eu levei, mas me lembro que foi numas férias de verão e estava um calor lascado. Depois que terminei fiquei arrependido, pois perdi boa parte daquelas férias e chegar ao fim foi um sacrifício. Só foi possível persistir e terminar o jogo por causa da escassez de títulos a que eu tinha acesso naquela época. Depois disso nunca mais peguei para jogar de novo. Assistir a este vídeo me causou uma certa nostalgia. Eu ainda consegui me lembrar da maioria dos chefes de fase, especialmente aquela criatura azul de água que surge do nada atirando para tudo que é lado. Obrigado pela recordação, um abraço!
Também joguei há mais de trinta anos e os mais mais novos tiram sarro de mim por gostar de Alex Kidd in the lost Stars e Altered Beast. Valeu irmão.
Eu joguei ele, achei o jogo curto mas interessante, a mecanica do dinheiro é boa e gostaria que tivesse mais jogos assim, ele um daquele jogos 8 ou 80
Um dos canais mais top de conteúdo sobre games diferente dos demais! Saudades de ver vídeo novo!
E que continue prezando pela ética jornalística. Faz tanta falta esse tipo de cuidado nos nichos.
Grande Filipe! Há muito tempo, nos idos de 1992/1993, quando passava as ferias da escola na casa da minha avó, sempre jogava videogame na casa do vizinho, eramos banstane amigos. E uma vez joguei Aztec Adventures na casa dele. Achei o jogo bem bonito, mas bem difícil. Tanto que eu mesmo numca cheguei a alugar pra jogar em casa. Mas era um jogo bastante curioso mesmo, e compartilho da sua opinião: um "hacker" habilidoso deixaria esse jogo bem mais aprazível, talvez até usando outras temáticas (além da Asteca e Nazca). Parabens por maisbum vídeo bacaníssimo, Filipão!
Não deve ser difícil modificar o jogo.
Parabéns pelo excelente conteúdo aprentado! Continua assim! :D
O seu canal é muito massa, Filipe! Não terminei o jogo na época, assim como alguns outros no Master, mas sempre que vejo um vídeo seu, acabo revivendo esses clássico e jogando novamente.
Os chefes do jogo para o Niño.....
"""Meu senhor, eu sou Insubornável ""
Já sabemos que os chefes são Insuportáveis...
Esse macetinho de seleções de fases saiu em uma revista SUPERGAME, eu tinha essa revista e me ajudou muito em explorar o jogo na época, até então essa informação ninguém tinha na Internet e não vi em lugar nenhum denovo, valeu por relembrar esse código de um jogo tão querido de minha infância, obrigado Felipe.
Eu lembro dessa edição! as fotos do jogo lembravam zelda e Golvellius, pirante! O problema era achar locadora para pegar o game, infelizmente no meu bairro não tinha nenhuma e só fui jogar essa maravilha em emulador.
@@serinbrave Rafa, esse jogo eu ganhei de um colega de escola, ele tinha um Master, mas não ligava, o negocio dele era Curtir o U2, sorte minha e tenho esse cartucho até hoje.
*Nunca soube desse game! Análise incrível, como sempre meu querido! Parabéns!*
🙏✝️🙏
Quem e vivo sempre aparece kkk tava com saudade dos vídeos de Master System
Sigo a canal desde 2017 , como sei que nao exitem videos frequentes por forca maior , vira e mexe eu reassisto os vídeos, principalmente os de master sytem , ja estava com saudade dos vídeos!!!!
Mais um vídeo foda. Parabéns pelo trabalho bem feito. Nunca pare de fazer vídeos desse tipo!
A análise do jogo Aztec Adventure para o Master System é simplesmente excelente! Para mim, esse jogo é um verdadeiro tesouro escondido. Os gráficos são deslumbrantes para a época e realmente lembram muito a visão aérea de Zelda. Fiquei encantado ao descobrir esse jogo e só consigo imaginar o quão incrível teria sido jogá-lo naquela época.
Felipe, é ótimo ver suas análises de volta! Você realmente é um mestre nesse assunto e seus conteúdos são sempre cheios de nostalgia. É evidente o seu empenho nas pesquisas para trazer informações completas e interessantes sobre cada jogo. Parabéns pelo seu canal Sega Retrô, com certeza merece todos os likes e sucesso!
Obrigado pelas palavras! Às vezes sinto que mereço mais uns tapas pelo meu ritmo inconstante de postagens, mas comentários como esse ajudam muito a ter motivação pra continuar! Valeu mesmo!
@@SEGARetroBR você merece irmão, são palavras de coração👍
Legal!! Que nostalgia!! Joguei alugado, há muito tempo!!! Infelizmente não consegui fechar....
Esse foi o primeiro jogo que tive pro Master System. Não foi por escolha, a minha mãe que apareceu com ele em casa (ela fez isso com outros jogos). Não conhecia o jogo, e fiquei animado e curioso em jogar. Lembro que pra mim tudo era lindo, já que eu vinha do Atari. Lembro claramente da sensação que tive logo na primeira tela, qdo fez a primeira transição e vi os inimigos, eu voltei com medo, ficava com receio de morrer.. kkk Adorava ler o manual, tinha bastante coisa (saudade desse tempo). No manual dizia que o objetivo era encontrar o paraíso, e isso me deixava curioso, queria ver como seria. Depois de muito tempo sofrendo, cheguei no final, estava jogando na casa do meu tio, ele gostava de assistir, e confesso que fiquei decepcionado com o final.. kkkk pois eu queria ver o tal paraíso, e só mostrava a cara do menino deslumbrado. Mas no geral eu gostei do jogo na época.
Imagino o choque vendo a diferença entre um jogo como esse e um jogo do Atari! E você conseguiu terminar ele na infância mesmo? Caramba!
@@SEGARetroBR sim, sim, mas levei um tempão pra zerar... igual Choplifter, levei tempo pra passar daquela fase das cavernas kkk
Cara, como eu amo os videos desse canal😊
Parabéns pelo seu trabalho, tanto roteiro, narração e edição, tudo perfeito!
Esse canal é fantástico. Roteiros sempre excelentes. Adorava quando chegava na locadora e esse jogo estava disponível lá. Mas nunca consegui ir muito longe.
um dos primeiros jogos que joguei na vida e nunca tinha parado para pesquisar sobre, que video bommmm filipe tmjjjj demais slk
Que bom que gostou, Six! Bora fazer uma live juntos, mano!
Um dos meus favoritos do master.
poxa vida viu, esse jogo é logo e ate tem final legal.... nossa terminei ele, que saudade.
Joguinho legal pra dar uma jogadinha ocasional, dava pra ser melhor! Sim, com certeza!
Lembro de alugar ele
Esse é muito clássico!! Mais um excelente vídeo.
Pode ter certeza que jogarei esse jogo no meu canal! Valeu mesmo pela dica, Filipe! Abração.
Esse você desenterrou hein!
Lembrei que eu aluguei e joguei esse jogo. Nunca terminei.
Esse jogo eu tive em cartucho. Jogaço. Adorei na primeira jogatina. Tem vários poços secretos jogando dinheiro em locais específicos. Demorei muito, mas zerei. Cada chefe tem um jeitinho específico. Depois de ralar muito, fica fácil.
Mais uma interessante análise de um jogo que eu não conhecia! Me parece um joguinho para passar um tempo, como numa tarde chuvosa, mas sem grandes pretensões de ir longe.
Bom ver você de volta com as análises, Filipe. Sei que sua frequência de vídeos diminuiu (não sei se por opção ou necessidade), mas continue com elas sempre que puder. Seu conteúdo é coisa rara, e de excelente qualidade, nesse mundo retrogamer do UA-cam.
Nossa, que nostalgia. Eu tinha esse cartucho. Eu gostava. Realmente era um jogo bem díficil, 11 fases, vários chefes por fase, começando com apenas 3 vidas, e pra ganhar mais vida tinha que matar aquele chefe da cabeçona. E essa dificuldade era justamente o que me prendia, eu queria jogar até ganhar. As vezes ficava com raiva, e largava por uns dias, mas depois voltava. Joguei muito e consegui "zerar" ele começando do inicio, poucas vezes. Eu enjoava mais rápido dos jogos fáceis demais. Eu lembro bem dos chefes, a Flor e o coelho eram facéis, o morcego se tornava facil se tivesse flechas e com ajuda de inimigos recrutados, o leão era um saco, porque tinha que desviar dos pulos deles, mas o pior pra mim era o homem de agua, que era difícil desviar dos disparos dele pois ficamos em cima de um ponte, e ele aparecia em lugares aleatórios. No geral pra mim é um jogo muito bom.
opa adoro video assim.
Deixando meu comentário só pra te motivar. Feliz pela sua volta.
Parabéns Filipe,vídeo fantástico
Esse jogo é muito especial para mim, nossa voltei no tempo.
Blz Filipe! Ótimo vídeo. Abraço
Aeeee mais um vídeo TOP! Como sempre suas análises são super completas. Parabéns pelo excelente trabalho Filipe. Sucesso amigo! 😉👍
Completa demais! Eu estava olhando umas edições de revistas antigas e na moral, a maioria das matérias eram informações totalmente superficiais e apenas abordando os pontos mais básicos. Está sendo interessante acompanhar a evolução das reviews e como é importante resgatar essas memórias afetivas e transmití-las para novas gerações. Papinho clichê mas tem que ser lembrado sempre. Vlw pelo trabalho gurizada!
Aeee Filipe, obrigado por atender meus milhões de pedidos, amo demais esse jogo e seu vídeo está show de bola
Vídeo novo de análise!!! Que maravilha.
Já deixando like antes mesmo de assistir
O jogo que enisnou a gente a subornar hahaha. Eu nunca achei que ele parecia Zelda ( talvez pq na epoca eu nem sabia o que era isso, e hj ainda acji que nao parece).
Otimo video. Pretende continuar aqueles videos de "jogos lancados no ano x"? Adorava aquele quadro
Assim que puder farei mais!
Excelente Vídeo , bom regresso ! 🤝
Eu gostava desse jogo, meu irmão mais novo ganhou um Master System de segunda mão em fevereiro de 1992 no aniversário dele, e veio completo com óculos 3D, a pistola "light phaser", 2 controles e alguns cartuchos, e um desses cartuchos era esse Aztec Adventure que gostei até, mas era bem difícil de seguir até o fim. Em algumas fases onde apareciam cactos eu ficava imaginando quem é que estaria escondido no meio deles atirando pedras, que era bem irritante.
O delicia de jogo, achava o máximo quando era mais novo e ainda curto muito ele e sua dificuldade, mais um game lindo e desafiador do Master system!
Outro VÍDEO EXCELENTE!!! Esse jogo sempre me chamou atenção no MASTER, embora eu achasse ele um bocado complexo e difícil...
Acho que faltou os desenvolvedores terem dado uma CALIBRADA na jogabilidade, toques sutis teriam feito ele um merecido CLÁSSICO!!! ❤
Obrigado! E pois é. É uma pena pensar que ele poderia ter ficado tão melhor com alguns pequenos ajustes!
Aeeee que saudade que eu estava de um vídeo de análise do Filipe! Curto esse jogo, conheci pelos emuladores da vida. Não sabia desse lance das fraquezas dos inimigos. Uma grande abraço Filipe, and please: don't stop!
Maravilha de vídeo
Muito bom, não conhecia esse jogo.
Excelente vídeo!
Po, irmão! Ta fazendo falta por aqui! Teus vídeos são excelentes! É raríssimo ver pessoas aqui no Brasil fazendo reviews com a sua qualidade! Eu sei que é um trampo do caramba mas é importante demais para a cena gamer oldschool ter bons representantes. Obrigado pelo trabalho! Eu estou ainda nos planos de fazer um canal e tenho muito interesse em saber mais como funciona, tenho um acervo de 40Gb de manuais de diversos sistemas, e sempre acompanho os vídeos com os manuais e eu reparei que vc tbm os consulta para fazer os vídeos. Qqr coisa manda um salve aí! Sucesso pra vc e um excelente ano!
Obrigado pelas palavras!! Ótimo ano pra você também!
Opa Filipe. Seus vídeos são demais parabéns eu tive esse jogo na época e tenho ele até hoje, gosto muito mas concordo com tudo que vc disse. Tamo junto meu irmão falou.
Mais um belíssimo video
Pra hoje em tempos de emulaçao realmente o jogo deixa muito a desejar... mas vou dizer uma coisa: Me apoixenei pelo jogo (tinha 11 anos) na época, mesmo sem chegar longe (Até pq eu nao tinha o jogo, o máximo que consegui chegar foi aqui 7:25 no boss fase da areia). No feriado de Corpus Christi de 1992, minha mae e meu irmao viajaram e fiquei em casa com meu pai, a nossa vizinha do prédio tinha uma locadora e alguns finais de semana e feriados, ela emprestava uma fita que sobrava. Neste feriado em específico foi justamente este jogo. Lembro direitinho! Foi até engraçado pq no início eu demorei pra me tocar que eu tinha que subir com o Nino pra sair da primeira tela hahaha Ironicamente, anos depois (1994 eu acho) eu fiquei com o manual desse jogo (infelizmente só o manual kkk) e foi com esse manual que vi a manha de jogar dinheiro no poço pra recuperar vida kkkk pra mim era só um enfeite do cenário kkkkkk
Que baita video bacana! Parabenzaço! Bom, parece que Nazca '88 confirma o que sempre comento com um amigo sobre jogos antigos: esse papo e soulslike é modinha. rsrs Antigamente, tudo era "soulslike" Hehehe
Cara... Você é o melhor canal de Sega do Brasil.
Quanto ao jogo: foi meu Zelda kkkk Não adianta!
Golden Axe Warrior sim, é um clone de Zelda bem digno, hehehe.
Amo esses vídeos ❤❤
Eu me lembro que eu nunca matava ninguém no jogo, eu só dava os sacos de dinheiro pra recrutar eles, era muito legal
Ué, mas sem matar nenhum inimigo, não dá pra ganhar saquinhos de dinheiro...
@@SEGARetroBR eu matava só uns pra pegar os dinheiro🌚 mas isso eles não precisam saber kkkk
muito bom!!
Estádio 11 é uma fonte de vida antes de chefe ela escondida😊
Olha só quem voltou uhulll
17:42 deve ser o artista que desenho Fly O Pequeno Guerreiro, falo isso esse artista tem grande influencia nos traços do Dragon Ball, mas o corpo dos personagens dele, são mais realista fisicamente, quanto do Akira é mais Cartoon.
Seja quem for, eu realmente não encontrei nenhum nome sobre o responsável pela ilustração. :(
@@SEGARetroBR Pois é, deve ser aspirante de Akira Toriyama.
Eu nem conhecia esse jogo, parece legal mas considerando os pequenos defeitos que vc citou acho que eu tbm não iria conseguir jogar muito 😅
O verdadeiro paraíso
Num creio q tem vídeo novo, valeu filipe
Demorei mas voltei, hahaha. 😅
E ae Filipe beleza
Como sempre suas análises são incríveis,trabalho sempre bem feito e de qualidade, parabéns
Mesmo não sendo um jogo nostálgico pra mim,na verdade joguei só pra ver como era,seu vídeo faz a gente querer ir atrás e jogar(dar uma nova chance no meu caso kkk)
Continue sempre com seu ótimo trabalho,e tudo de bom sempre mano.
Abraço!!!
Valeu pelas palavras, mano! E obrigado pela presença! Abração!
Adorei essa review, Filipe. Bem mais divertida que o jogo. Kkk
Eu até gosto um pouco desse jogo, mas nunca tive saco pra zerar. As lutas contra chefes são chatas, fazem meu cérebro vazar pelo meu ouvido.
Ainda assim é um jogo divertidinho, nem que seja por meia horinha.
Nostalgia 😍
caraca, na epoca eu não sabia desse poço dos desejos nao, e nem q dava pra quebrar parede com a dinamite kkkk
Primeiro de tudo: Feliz ano novo, man (com certo atraso, mas fazer o que, né?!)
Segundo: Nem comecei a ver o video e já sei que ta foda, pq né? É O MANO DO SEGA RETRO BR FAZENDO VIDEO!
Terceiro: *_CADÊ O VIDEO DO BATTLE OUT RUN?! ò_ó_*
Na última fase (Phantom Shadows) você pode recuperar seu medidor de vida jogando dinheiro nas bolas fantasmas.
Sim, me disseram no comentário que eu fixei também. Eu realmente não imaginava, mas infelizmente não muda muito minha opinião sobre o jogo de modo geral.
Legal.
Faz review de gain ground de master system pfvr!
Nossa , eu passei muita raiva com esse jogo 😂😂
Os chefes são muito apelação.
Tá poha, o cara tem a DM da sega aberta pra perguntar tudo kkkkk
Eu até tentei jogar mas como vc disse é difícil mesmo até pq não a continues
Uma ótima semana para você, meu amigo.
Sobre a autoria da capa japonesa: acho que não é do Toriyama. Creio que está emulando o estilo de um outro animador da época, que era moda na ocasião e se tornou um estilo meio padrão na década de 80. Mas, não me recordo do nome do artista.
Vídeo bem bacana. Talvez outro motivo pra Sega ter alterado o nome da versão americana fosse pra evitar confusão com a NASCAR, uma categoria de corridas bem popular nos EUA.
Eles devem ter subestimado muito a inteligência das pessoas se o motivo foi esse! Hahahaha!
❤
Quando criança eu jogava até dar game over, daí ficava entediado e desligava ou trocava de jogo.
Aaaaeeee, mais um vídeo🎉🎉🎉🎉
Esses caras que fazem video de jogos "obscuro" de video games aqui no UA-cam, taí uma porrada de jogos da SEGA de Arcade, antes do System 16, aí que são os verdadeiro jogos obscuro que eu e muitos nunca ouvimos fala, tanto Aztec Adventure e entre outros.
Dahora que parece ser um bom jogo, bem colorido, parece aqueles jogos de Master da segunda ou terceira safra de leva de jogos.
olá filipe,muito bom o seu video e eu queria que vc fizesse o detonado do shinobi do arcade/master system ia me ajudar muito!
Talvez futuramente. =)
Esse ai só terminei com save stage.
Filipe só uma curiosidade que você esqueceu de mencionar: não são somente a civilização Asteca , tem também os Karatecas , os discotecas e não vamos esquecer dos bibliotecas.
HAHAHAHAHAHA!!!
Bem esse jogo eu só passava na primeira fase por que eu nunca conseguir passa na segunda fase mas falando nesse jogo ele me lembra o Pouco de zelda
Faz um review do pulseman, vejo pouca gente falando desse jogo
Esse jogo, pra mim, é bem querido. Tenho o meu original até hoje e de vez enquanto pego ele pra zerar. Sempre zerei ele do início ao fim sem usar truque de seleção de fase (aliás, fiquei sabendo que tinha esse truque agora nesse vídeo). Enfim, bom vídeo apesar de você deixar a sua frustração influenciar a análise e nota final do jogo.
Ué, mas se o jogo foi frustrante pra mim, é claro que isso ia pesar na avaliação, não? Mas fico feliz que tenha gostado do vídeo!
@@SEGARetroBR Eu quis dizer que a sua frustração não torna o jogo um jogo frustrante. Ela é sua e somente sua. Outras pessoas podem sentir o mesmo que vc e outras não. Ao meu ver, não deveria impactar em uma análise. Acho que tem que ser imparcial ao analisar. Se for levar frustração em conta, qualquer jogo da série Souls seria uma porra. O que pra vc é frustração, pra outros é desafio. Mas enfim, é somente a minha opinião. Cada um analisa do jeito que achar certo. Abraço.
Entendi seu ponto, mas já me frustrei com muitos jogos que, ao continuar jogando, fiquei melhor e passei a gostar mais. Não senti que foi o caso nesse aqui, pois o jogo é realmente meio mal balanceado e enjoativo. A maioria do povo aqui nos comentários pareceu concordar, ao menos. Valeu pelos comentários! Abraços
Como sempre a capa japonesa segue dando um banho!😂
O vídeo é incrível, mas esse jogo não me atrai. Mas após o senhor fazer o detonado, dei vontade de jogar, mas só um pouquinho.😂
Eu nem vou fazer detonado dele, então já dei as dicas que eu sabia logo na análise porque não quero jogar de novo por enquanto, hahaha.
Já joguei mas não chegava muito longe.
Por algum motivo, a TecToy não lançou o game com o nome Nazca '88 (considerando que o Brasil faz fronteira com o Peru).
Como eu disse, o nome do jogo varia com a região do console. Ele foi programado pra só ter esse nome se detectasse um console japonês, então obviamente a Tec Toy foi pela rota mais fácil. Só usar o nome americano e pronto.
@@SEGARetroBR Esse com certeza foi um dos piores nomes que a Sega escolheu pro game quando o mesmo foi localizado pro resto do mundo. Não tinha nada de asteca nele.
Ótimo review. Apenas uma curiosidade: a diferença entre os sprites dos personagens quando estão virados para a direita ou esquerda é uma limitação técnica do Master System, que não consegue espelhar sprites da mesma forma que o NES. Infelizmente isso exige um maior consumo de memória.
Sim, tô ligado! Mas infelizmente, mesmo assim a maioria só desenhava sprites iguais invertidos.
Felipe tem como ativar o som FM no kega fusion?
Acho que sim, mas não me lembro como. Esse emulador já não é atualizado há uns 10+ anos e nem funciona mais comigo.
Toda vez que joguei esse jogo não passei de 5 minutos jogando.
Parabens pelo video!
Eu fico impressionado com a qualidade do seu trabalho, meus parabens mesmo!
Eu achei mais agradavel as musicas em FM.
É incrivel a capacidade da sega de ignorar esse tanto de IP que ela tem. Olha o grafico que temos hj, como assim ela não fez um remake de fantasy star, sentando com calma e organizando o roteiro ate pra melhorar o jogo 3 que foi tão fraco e esquisto.
Hahahahaha... e esse anuncio que a sega fez dos futuros jogos, ao inves de eu vibrar, como muitos palhaços fizeram, eu fiquei foi com medo. Pessoal... é a sega, a empresa que cagou com seus proprios consoles, no auge, ela aprovou as musicas ruins de SOR3 e muitas outras merdas.
Como esperar algo de bom?
Nos ultimos 15 anos, as maiores surpresas que tive dela foi a franquia "sonic kart" (a droga do nome original é grande pra cacete!) e mesmo assim ela teve a capacidade de estragar o terceiro jogo, sendo que o segundo foi muito bom e me deixou esperançoso com o terceiro jogo... otario!
E a outra surpresa foi o Binary Domain, que coisa linda, pela qualidade do jogo nem dá pra acreditar que é da sega.
Bem... é isso, não quero criar uma guerra retardada aqui, isso é só a minha opinião!
Muita saude e sucesso amigo... só não lhe dou um beijo na boca, pois vc gostou do sonic frontiers, hahahahaha! Lhe desejo um otimo ano, que seu profissionalismo seja muito mais reconhecido!
Obrigado, mano!
Sobre seus outros comentários, noto um tanto de pessimismo aí, quando a SEGA tem lançado muita coisa boa e claramente melhorado muito nos últimos 7~8 anos, mas enfim, não sou ninguém para convencê-lo. E Sonic Frontiers é lindo e eu continuo jogando ele, hahahaha.
Um ótimo 2024 pra você também!