O nome do professor é Thiago Braga, ele possui dois canais no UA-cam, o brasão de armas e o impérios AD. O brasão é mais voltado pra curiosidades da idade média, já o impérios AD é uma animação dos principais eventos históricos e também de personagens importantes ao longo da história, vale muito a pena conferir cada um dos canais.
@@mayconroque1106 Ferradura não é temperada? Ferramentas agrícolas tbm n eram? E msm q n fossem, se ele consegue fazer os acima, consegue fazer uma espada, a única coisa é que a qualidade provavelmente vai ser ruim.
Parabéns a esse jovem!!O interesse dele por história e sua maneira de manter outros cativados é impressionante!!Fossem todos os Professores e historiadores assim!!
Caraca Monark excelente entrevista, deixou o cara explicar com tranquilidade e carisma sem ficar cortando o cara, o cara tem muito conteúdo interessante muito foda!!! Por mais convidados assim com conteúdo interessante e que saibam passar as informações, parabéns!!
O nordeste tem mt influência medieval, é bem nítido na nossa cultura... Quando ele falou da adaga que o cavaleiro sempre portava, me fez lembrar das peixeiras e punhais que todo mundo já deve ter visto um senhor portando nos "quarto".
mano o monark ta trazendo uns convidados muito fodas que no flow nao traria pq era mt mainstream, e ta tendo sucesso pra caramba, e o flow seguiu por um novo caminho mt top, agora qq eu faço da minha vida vey eu tenho q estudar po para de fazer conteudo bom carai
Na idade media o ferreiro na maior parte do tempo era empregado de famílias que dominavam o mercado de estação de ferro. Se nao me engano existiram ate famílias reais de ferreiros.
Caramba, parece que essa guinada de carreira do Monark saindo do Flow foi boa, deu espaço para ele chamar pessoas com "menores números" que muitas vezes são bem mais "ricas" em conhecimento que os maiores números. o Thiago é um historiador fantástico
Essa parte contrária a parte sobre os caras não estarem de armadura, pois obviamente faltava dinheiro para muitos terem equipamento completo, mesmo que já existisse a tecnologia
Monark podia levar uma galera de Esgrima Histórica. É um esporte novo no Brasil, mas muito legal pra quem curte combate medieval. E os campeonatos acontecem com armadura de metal mesmo, espadas, escudo...
Sim, no final das contas armamento de qualidade sempre foi e vai ser caro. O nosso exercito vive sem equipamento, arma e até mesmo bala e mesmo assim ainda gasta bilhões com isso. Kkkkkkk
@@lucasgirao4306 Mesmo assim é caro quantos no Brasil tem 4000-5000 mil só para pegar em uma arma? E é mais que isso por que tem que pagar licença, pagar exames psicológicos, fazer o treinamento que tbm paga e por último comprar arma e a bala que é cara. Ou seja vc paga pela burocracia e pela arma.
Isso do valor da armadura eu já sabia,tem um livro que eu leio chamado RANGERS -A ORDEM DOS ARQUEIROS, aí fala que armadura e tal só os grandes nobres, já os nobres menores usavam coisa usada de 2° mão e os que nem eram lixo aí era mais complicado,as vezes era só o que eles conseguiam achar ou saquear
Esta é a razão pela qual a armadura de Francesco Bernardone ser melhor que a de outro cavaleiro de origem nobre, e Francesco.trocou de armadura com o nobre. Causou estranhesa em seu pai Pietro Bernardone.
Admiro o entusiasmo e a boa-disposição da partilha (a sério), mas isto é literalmente a minha área de estudo em doutoramento e o que é dito é praticamente um chorrilho de asneiras a torto e a direito. Alguns exemplos: - As peças trazidas como exemplos estão a anos-luz de serem minimamente rigorosas; - Os escudos não desaparecem com as armaduras de placa de aço, de todo. Os primeiros arneses completos surgem em meados do século XIV; em finais de século XVI ainda temos um uso razoável de escudos no campo europeu. Depende é da zona, depende do tipo de escudo e do tipo de conflito travado; - O surgimento das espadas de duas mãos tem pouco ou nada a ver com o desenvolvimento das defesas de placa, até porque nenhum efeito teria contra elas para lá do choque percursivo do embate; - Flechas não penetram aço. Ponto final, parágrafo. Podem deixar mossa? Sim, e até profunda, mas tem de ser um tiro certeiro e a direito. As flechas penetram malha metálica ou fendas nas viseiras (temos relatos disto a acontecer por exemplo para Agincourt); - Os preços de armamento dependem de demasiados factores (localização; existência de intermediários na compra; qualidade das peças; rota de transporte) para se poder afirmar categoricamente que um arnês custava X ou Y. Este género de observações só pode ser feita para anos muito específicos com abundância de fontes comparativas, e mesmo aí é um exercício arriscado; - Tudo o que foi dito sobre as "armaduras de qualidade" é essencialmente falso. Primeiro porque não define o que é que constitui uma "armadura de qualidade". Depois porque ignora por exemplo a produção local massificada de armamento para armazéns régios ou senhoriais; - Há variadíssimas peças de placa de aço em Portugal (eu que o diga, que boa parte já me passou pelas mãos), e em Espanha então há muito mais. Muitas destas peças são de produção local/ibérica; - Estudar armamento e não conseguir citar nem um Helmschmied ou um Missaglia ou sequer um Negroli é obra. É como gostar de Star Wars mas não saber quem é o George Lucas; - A questão das "aventuras" é altamente problemática e não funciona como descrito; - A questão do "pagar para ser cavaleiro" é totalmente falsa. Um cavaleiro recebe por serviço militar prestado. Não é preciso ser-se cavaleiro para se receber, aliás; é suposto haver soldo pago a qualquer membro integrante de uma campanha. - Os exemplos das alfaias agrícolas em batalha são raríssimos e geralmente envolvem defesas de território campesino ou levantamentos populares. Ninguém é recrutado para uma hoste e leva uma ferramenta de trabalho no campo. - Um nobre não é feito cavaleiro automaticamente só por existir, tem de ser armado na mesma. Se para muitos acaba por ser uma espécie de pro-forma que acontece com a idade, para outros nem tanto. Eu sei que os especialistas são por vezes aborrecidos e não têm esta capacidade comunicativa. Mas depois dá nisto, só asneiras.
O cara explicando que era para puxar o escudo e o cabeça de bagre do Monark falando que era para tirar tampinha de garrafa, pqp a ignorância é absurda.
Ferreiros nem sempre foram consistentes, somos pessoas, armaduras de placas foram feitas por humanos, algumas certamente vieram com defeito de fabricação, então sim, flechas podem ter perfurado armaduras pra caramba
mas o mesmo vale pras flechas tbm, e é bem relativo como ele disse, que ja perfuraram é obvio que já, mas sempre perfuravam? ai nao dá pra afirmar, as vezes o padrão da armadura era capaz de segurar durante um periodo do tempo, depois atualizaram as flechas, e depois atualizaram as armaduras, e ai por diante; mas no caso no video ele focou nas espadas; mas as bestas e arcos longos são exemplos da evolução
Isso nem importa, flechas não precisavam furar a armadura. Geralmente os caras com armadura completa estavam a cavalo, aí basta matar o cavalo, um alvo maior e menos protegido. E se o cavaleiro não saísse de combate só pela queda, ele teria que lutar a pé com todo peso da armadura.
@@raphaelsantos232 todas as armaduras seriam perfuradas dependendo de onde a flecha era disparada, e na idade media tinham as flechas especializadas para perfurar armaduras, sao aquelas tipo agulha(nao sei o nome).
R$300.000! Por isso as armaduras só existiam na europa. Porque eles pagavam em euros. Ai saía só 50k. 🤣🤣🤣 E por isso os indios daqui andavam pelados 🤣🤣🤣🤣
carai monark vc estourou com esse convidado hein...o cara é top demais...
o canal dele é muito bom, procura depois brasão de armas
Ele e uma das pessoas mais fodas so perde pros mongóis que vê o canal dele vai entender
Com certeza o Thiago é muito bom... precisa ir no flow...
@@raphaelsantos232 Ele tem outro canal chamado Imperios AD que fala sobre história de uma forma engraçada.
@@viniciusfernandes8587 q veio antes do brasão de armas inclusive
O nome do professor é Thiago Braga, ele possui dois canais no UA-cam, o brasão de armas e o impérios AD. O brasão é mais voltado pra curiosidades da idade média, já o impérios AD é uma animação dos principais eventos históricos e também de personagens importantes ao longo da história, vale muito a pena conferir cada um dos canais.
Conheci que ele era do Império AD só pela voz, mas não tinha pesquisado pra ter certeza.
toc.toc.................. quem é??,cabummmmm,hahaha top demais ele.
Certo?????................. errado.........,hahahha vc não sabe de nada,hahahahhaha
@@cortspro-brasil6481 "tão difícil quanto tirar uma espada longa das costas"
@@cortspro-brasil6481 deixa eu adivinhar. Devem ser os mongóis?
Não só o cara sabe muito, mas tem um carisma inigualável
O cara é sisudo e tem graça ao mesmo tempo.
um dos melhores convidados que eu já assisti em podcast, e já vi muitos em kkkkkkkkkkkkk mt bom trazer esse tipo de conteúdo
Impressionante, agora vamos usar o conhecimento q o Thiago nos ensinou e fazer um cerco a casa dele
"eu queria ser um ferreiro na idade média" Monark fazendo altos pregos e ferraduras
Kkkkkk
Kkkkkkkkk
Vdd kkkkkk os q tinham a chance de fazer armas e peças de armadura já era o ápice da vida.
@@lighark A capacidade, não a chance, não é simples fazer e temperar uma espada, ainda mais naquela época
@@mayconroque1106 Ferradura não é temperada? Ferramentas agrícolas tbm n eram? E msm q n fossem, se ele consegue fazer os acima, consegue fazer uma espada, a única coisa é que a qualidade provavelmente vai ser ruim.
Parabéns a esse jovem!!O interesse dele por história e sua maneira de manter outros cativados é impressionante!!Fossem todos os Professores e historiadores assim!!
Sim, eu nem me interessava tanto, mas bastou ver um video dele q eu n largo mais do canal do cara.
Caraca,que convidado show mano.Vc aprende história se divertindo.
Caraca Monark excelente entrevista, deixou o cara explicar com tranquilidade e carisma sem ficar cortando o cara, o cara tem muito conteúdo interessante muito foda!!! Por mais convidados assim com conteúdo interessante e que saibam passar as informações, parabéns!!
O nordeste tem mt influência medieval, é bem nítido na nossa cultura...
Quando ele falou da adaga que o cavaleiro sempre portava, me fez lembrar das peixeiras e punhais que todo mundo já deve ter visto um senhor portando nos "quarto".
mano o monark ta trazendo uns convidados muito fodas que no flow nao traria pq era mt mainstream, e ta tendo sucesso pra caramba, e o flow seguiu por um novo caminho mt top, agora qq eu faço da minha vida vey eu tenho q estudar po para de fazer conteudo bom carai
Para a educação isso é bom
Monark não tá drogado,eu acho que foi uma das melhores conversas sobre idade média
Professor ensina muito bem
Mano, tô a simplesmente 3-4 horas vendo vídeos do Thiago e não consigo parar, genial
Que cara foda! Vi o podcast inteiro e parece que passou rápido demais, parte 2 já!
As explicações desse professor são um exemplo de aula de historia.
mano amo o canal do Thiago Braga e ver ele no Monark Talks foi tudo de bom
O Thiago é demais, um professor de história não doutrinado
Bela época quando isso acontecia.
Hoje é aquela gente feia, tatuada, cheia de ódio militante.
Aposto que qualquer professor de história "doutrinado" (trocando em miúdos, que leu mais do que você) te come vivo em um debate.
fala mal de Stalin e cia kkk. Negada passa mal skskkskss
Não sei o que foi melhor, a aula dada pelo entrevistado ou o progresso do Monark como entrevistador. Parabéns pelo podcast, muito bom...
Se vc ficar voltando o vídeo no começo, o Monark parece um fórmula 1 kkkkkk
Cruzadas também tiveram viés economico, como a expansão de terras e coleta de recursos preciosos como tecidos, temperos etc.
Também não. O objetivo principal era esse e enriquecer a igreja católica italiana
@@kosou5297 E reis e burgueses também apoiaram pelo mesmo motivo da igreja
Papo sobre o preço da armadura começa em 09:55
Vlw.
esse cara é foda monark acertou em chamar ele
Muito bacana
Desafio: assistam um vídeo do Monark e cada vez que ele fala "podicrê" todos bebem uma dose da bebida escolhida.
titulo alternativo, como morrer de cirrose em alguns minutos
Tudo em excesso faz mal.. esse é um jogo sem volta.
Coma alcoólico
@@rodrigoforner8062 A vida é um jogo sem volta, o tempo só anda pra frente e o leva a morte certa.
Acompanho o Brasão e o Monark, top
Eu adoro esse professor ele é muito incrível, eu percebi que ele tem vício na palavra, né?
Thiago Braga se fosse um personagem de RPG, teria seus status todos em inteligência e carisma. O cara é muito foda
Caraca, o ferreiro da idade média era tratado como o professor de hoje!
20 minutos de conversa e eu nem percebi, esse thiago é muito foda
19:22 eu entendi a referencia
Na época tinha peneira para descobrir um guerreiro bom entre os camponeses kkkkk igual ao futebol de hoje em dia kkkk
Brabo demais o Thiago Braga ...
Ou seja o povo financiava armadura em 30 anos e quando acabava de pagar não tinha mais como lutar pq já tava veio
Armaduras de placa ,na real em geral eram relíquias de família tu comprou para seu filho/netos usarem
Pode crê! Pode crê! Pode crê! Pode crê!! Pode crê!! Só neste vídeo eu ouvir 37 pode crê!!!
Ferreiros deviam ser milionários
Melhor podcast q já assisti
Melhor podcast do Monark até agora
Na idade media o ferreiro na maior parte do tempo era empregado de famílias que dominavam o mercado de estação de ferro.
Se nao me engano existiram ate famílias reais de ferreiros.
4:54 a adaga era a pistola e a espada era o fuzil kkkkkkk
Quem usava Mangual não morria no campo de batalha
"Cara que usa mangual no RPG"
Esse convidado foi top.
Que convidado foda!!!
melhor convidado.
10:20 Armadura completa
Obg mano
Caramba, parece que essa guinada de carreira do Monark saindo do Flow foi boa, deu espaço para ele chamar pessoas com "menores números" que muitas vezes são bem mais "ricas" em conhecimento que os maiores números. o Thiago é um historiador fantástico
adoro o canal desse cara
Essa parte contrária a parte sobre os caras não estarem de armadura, pois obviamente faltava dinheiro para muitos terem equipamento completo, mesmo que já existisse a tecnologia
Finalmente, meu youtuber
Esse cara é o Sacani da idade média 😱😱😱
Adaga é basicamente uma faca de dois games. Punhal nao tem gume, apenas ponta ,serve exclusivamente para apunhalar
40 libras hj tbm é 300 mil reais kkkk
Mano acertou no convidado em
Será que o Monark consegue fazer uma entrevista sem dizer "pode crer"?
Pode crer!
Monark podia levar uma galera de Esgrima Histórica. É um esporte novo no Brasil, mas muito legal pra quem curte combate medieval. E os campeonatos acontecem com armadura de metal mesmo, espadas, escudo...
Uma pistola top hoje custa 15 mil reais fácil, não está muito diferente.
Kkkkkk
Pois é, a diferença é que deixaram de fabricar as armaduras de placa pq não resolve muito no conflito armado kk
Sim, no final das contas armamento de qualidade sempre foi e vai ser caro.
O nosso exercito vive sem equipamento, arma e até mesmo bala e mesmo assim ainda gasta bilhões com isso. Kkkkkkk
Pelo que eu sei e uns 3 a 4 mil reais na verdade
@@lucasgirao4306 Mesmo assim é caro quantos no Brasil tem 4000-5000 mil só para pegar em uma arma?
E é mais que isso por que tem que pagar licença, pagar exames psicológicos, fazer o treinamento que tbm paga e por último comprar arma e a bala que é cara.
Ou seja vc paga pela burocracia e pela arma.
@@zatary8894 e só mencionei que não é 15 mil mesmo
Impérios AD é o melhor !!!
mangual serve para tirar casca do arroz ou do trigo
Eu editava os videos do armizare quando ele fez o react do canal dele o bixo ficou puto num nivel que du dava risada editando
Mas tbm a eficiente de uma armadura é mt foda a chance de morrer em uma batalha o cara tinha q ser mt ruim
Ou azarado tipo o cara da pintura que tomou uma flechada na abertura do olho kkk
@@chapelleiro3409 Ou o cara que tomou flechada nos bagos.
Thiago é foda demais msm
O ferreiro não ganhava tanto porque ainda não "existia" a "classe burguesa".
Quem controlava a grana era a baixa e alta nobreza.
Mas nos séculos finais da idade média já existiam os burgueses
@@barnabe4891 sim, mas ainda muito incipiente.
Isso do valor da armadura eu já sabia,tem um livro que eu leio chamado RANGERS -A ORDEM DOS ARQUEIROS, aí fala que armadura e tal só os grandes nobres, já os nobres menores usavam coisa usada de 2° mão e os que nem eram lixo aí era mais complicado,as vezes era só o que eles conseguiam achar ou saquear
12:00 igual hj...olha quem constroi as ferrari e os salarios deles...
Basta assistir o Desafio sob Fogo que da para entender como era fazer uma arma.
Convidado 100%
monark 100%
Irmão mais novo do Daniel Fraga kkkkkk
Pqp que vídeo foda!
Pode até usarem sim mais poucos tipo arco quem casava, erra triaando sempre né, então usava sim mais deveria ser poucos.
Esta é a razão pela qual a armadura de Francesco Bernardone ser melhor que a de outro cavaleiro de origem nobre, e Francesco.trocou de armadura com o nobre. Causou estranhesa em seu pai Pietro Bernardone.
Quando pega no Gládio não larga mais 😅😅😅😅😅😅😅😅 avante guerreiros
O convidado todo educado, inteligente, e monatk falando gírias e palavrões, que merda.
Admiro o entusiasmo e a boa-disposição da partilha (a sério), mas isto é literalmente a minha área de estudo em doutoramento e o que é dito é praticamente um chorrilho de asneiras a torto e a direito. Alguns exemplos:
- As peças trazidas como exemplos estão a anos-luz de serem minimamente rigorosas;
- Os escudos não desaparecem com as armaduras de placa de aço, de todo. Os primeiros arneses completos surgem em meados do século XIV; em finais de século XVI ainda temos um uso razoável de escudos no campo europeu. Depende é da zona, depende do tipo de escudo e do tipo de conflito travado;
- O surgimento das espadas de duas mãos tem pouco ou nada a ver com o desenvolvimento das defesas de placa, até porque nenhum efeito teria contra elas para lá do choque percursivo do embate;
- Flechas não penetram aço. Ponto final, parágrafo. Podem deixar mossa? Sim, e até profunda, mas tem de ser um tiro certeiro e a direito. As flechas penetram malha metálica ou fendas nas viseiras (temos relatos disto a acontecer por exemplo para Agincourt);
- Os preços de armamento dependem de demasiados factores (localização; existência de intermediários na compra; qualidade das peças; rota de transporte) para se poder afirmar categoricamente que um arnês custava X ou Y. Este género de observações só pode ser feita para anos muito específicos com abundância de fontes comparativas, e mesmo aí é um exercício arriscado;
- Tudo o que foi dito sobre as "armaduras de qualidade" é essencialmente falso. Primeiro porque não define o que é que constitui uma "armadura de qualidade". Depois porque ignora por exemplo a produção local massificada de armamento para armazéns régios ou senhoriais;
- Há variadíssimas peças de placa de aço em Portugal (eu que o diga, que boa parte já me passou pelas mãos), e em Espanha então há muito mais. Muitas destas peças são de produção local/ibérica;
- Estudar armamento e não conseguir citar nem um Helmschmied ou um Missaglia ou sequer um Negroli é obra. É como gostar de Star Wars mas não saber quem é o George Lucas;
- A questão das "aventuras" é altamente problemática e não funciona como descrito;
- A questão do "pagar para ser cavaleiro" é totalmente falsa. Um cavaleiro recebe por serviço militar prestado. Não é preciso ser-se cavaleiro para se receber, aliás; é suposto haver soldo pago a qualquer membro integrante de uma campanha.
- Os exemplos das alfaias agrícolas em batalha são raríssimos e geralmente envolvem defesas de território campesino ou levantamentos populares. Ninguém é recrutado para uma hoste e leva uma ferramenta de trabalho no campo.
- Um nobre não é feito cavaleiro automaticamente só por existir, tem de ser armado na mesma. Se para muitos acaba por ser uma espécie de pro-forma que acontece com a idade, para outros nem tanto.
Eu sei que os especialistas são por vezes aborrecidos e não têm esta capacidade comunicativa. Mas depois dá nisto, só asneiras.
Lucidez científica 👏👏👏
Que cara massa
Os q tinham aquelas armaduras lindas era meia dúzia entre 2 ou 3 mil guerreiros numa batalha
Convidado : A Monark : Pode crê
Muito interessante. Ele tem que ir em outros podcasts, como o Inteligência Ltda.
Ele vai conseguir falar?
O Inteligência é o pior podcast da atualidade! Consegue ser mais bosta que o Podpah
Talvez ele poderia ir ao a deriva podcast
@@lucasmirin2 Já foi, felizmente. Só procurar!
E um quadro ? Quanto valeria?
O cara explicando que era para puxar o escudo e o cabeça de bagre do Monark falando que era para tirar tampinha de garrafa, pqp a ignorância é absurda.
o pay to win ja rolava a seculos atras hahahah
entendi... kkk só lembro do Monark do André Guedes kkkkk
Qualquer coisa
Monark* pode crer
Passando propaganda aqui. Feliz mas triste.
Ferreiros nem sempre foram consistentes, somos pessoas, armaduras de placas foram feitas por humanos, algumas certamente vieram com defeito de fabricação, então sim, flechas podem ter perfurado armaduras pra caramba
mas o mesmo vale pras flechas tbm, e é bem relativo como ele disse, que ja perfuraram é obvio que já, mas sempre perfuravam? ai nao dá pra afirmar, as vezes o padrão da armadura era capaz de segurar durante um periodo do tempo, depois atualizaram as flechas, e depois atualizaram as armaduras, e ai por diante; mas no caso no video ele focou nas espadas; mas as bestas e arcos longos são exemplos da evolução
@@raphaelsantos232 exatamente, podem terem feito uma quantidade enorme de flechas que batiam em armaduras e não davam quase nada de dano
Isso nem importa, flechas não precisavam furar a armadura. Geralmente os caras com armadura completa estavam a cavalo, aí basta matar o cavalo, um alvo maior e menos protegido. E se o cavaleiro não saísse de combate só pela queda, ele teria que lutar a pé com todo peso da armadura.
@@raphaelsantos232 todas as armaduras seriam perfuradas dependendo de onde a flecha era disparada, e na idade media tinham as flechas especializadas para perfurar armaduras, sao aquelas tipo agulha(nao sei o nome).
Adoraria estudar historia com ele
👏👏👏👏
Lembrei de Elden Ring kkkkkk
00:13
Momento em que os judeus começam suar frio e tremer!
Resposta da pergunta: 10:02
Na hora que o Monark pega o machado parecia que ele queria acende ele ( Vo fuma esse machado aonde acende essa porra)
O Monark achou que era igual a um Tomahawk kkkk
Eu achei que mangual era pra debulhar grãos, já usei em feijão guandu.
Eu não sei vocês, mas combinou pra carai um nerdão e um maconheiro, na minha opnião deveriam chamar o Tiago pra fazer parte ou outro nerdola gente boa
R$300.000! Por isso as armaduras só existiam na europa. Porque eles pagavam em euros. Ai saía só 50k. 🤣🤣🤣 E por isso os indios daqui andavam pelados 🤣🤣🤣🤣
Ressaltar os clérigos na função de criar as guerras, é desconhecer a história ou no mínimo omitir!!! O que não é justo.
kkkkkkkkkkkkkk
Imperios ad é monstro
Acho que tô louco, kkkj sobre esse assunto de guerras... Talvez eles estejam prevendo algo.
Monark, manda o contato desse ferreiro
traz mais gnt assim monark, tá chato podcasts repetindo sempre os mesmos convidados
Correção : Pompéia não foi "explodida pelo vulcão" ela foi atingida por gases tóxicos e cinzas...por isso a espada foi encontrada.
Aaaaaa
Não muda tanta coisa
Mas bom saber
Man,a cidade literal foi coberta por rocha derretida.