Estão Acabando com o Centro de SP

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 тра 2023
  • Minha campanha no APOIA.SE
    apoia.se/ferrez
    Para manter esse canal e seus lançamentos. Seja parceiro dessa iniciativa.
    Produtos da marca 1DASUL criada por mim há 22 anos no Capão Redondo:
    Site: www.1dasul.com.br
    Instagram - @1dasuloficial: bit.ly/3xRPb6Y
    WhatsApp: (11) 5870-7409
    MINHAS REDES SOCIAIS:
    ~ BLOG: bit.ly/2O2Qew4
    ~ FACEBOOK - Ferréz Escritor: bit.ly/36Hyyia
    ~ INSTAGRAM - @ferrezoficial: bit.ly/36INXic

КОМЕНТАРІ • 833

  • @mayraray
    @mayraray Рік тому +219

    Essa coisa da gentrificação é muito real mesmo. O que eles querem é baixar o preço do metro quadrado e encher daqueles prédios ridículos com apartamentos minúsculos caríssimos que só servem aos especuladores imobiliários.

    • @EMNEMNEMN
      @EMNEMNEMN Рік тому +28

      o metro quadrado desses studios-cativeiro é uma obscenidade, sempre acima da média do bairro

    • @alessandramdsr8095
      @alessandramdsr8095 Рік тому

      Eles ñ podem ficar na favela porque os próprios traficantes matam eles começa a rouba e vender tudo em troca de droga. Ñ admitem, agora no centro a polícia e os moradores ñ faz nada

    • @Periclespepo
      @Periclespepo Рік тому

      Exatamente isso, ai juntou p.c , pm, pcc e empresarios da construcao... eles querem comprar predios a preço de banana

    • @claudemarzel9455
      @claudemarzel9455 Рік тому +3

      Migrante veio para construir SP? Construir a desgraça. Sp já era grande antes dos gafanhotos e ficou maior, Heliópolis, paraisopolis🎉

    • @leonidasbatista6043
      @leonidasbatista6043 Рік тому

      Meudeusdoceu...kkkkk acorda fia! Quem deixou o centro assim e o cinismo da esquerda junto a demagogia da direita que nao quer comprar desgaste politico e so sabe encher o cidadao e o comerciante de impostos e nao garantir direito algum a eles. Vcs, mas as ongs de sempre, aquele padre demagogo e claro o ministerio publico(classe absolutista do funcionalismo) que impede qualquer medida visando colocar um minimo de ordem. Ai aparece um sem nocao feito o esse pra dizer que a proliferacao dos noias e estrategia comercial!!!!!!!! Kkkk Quem e o louco para investir no longo prazo em uma nacao sem a mais misera segurança juridica e criminal ou economica? Para investir em area degradada mas cuja razao de ser dessa degradacao foi justamente a tutela por parte da esquerda com a omissão da dita direita e a defesa dos direitos dos noia (em detrimento ao direito dos comerciantes que pagam impostos e da familias que vivem la) que esta sempre pronto para garantir que pessoas sem condicoes alguma de discernimento possam parasitar o centro se autodestruindo e levando junto a qualidade de vida do local.
      Essa zona comeca no meio dos anos 90 porque juntou o crack com os direitos humanos dos delinquentes ( nao das familias e dos comerciantes) ja pegando um poder publico que ja ba administracao do Montoro tinha decidido arregar para o crime. Entao entra Quercia no Estado e Erundina ba prefeitura (progressismo de esquerda+oligarquia demagoga e corrupta de direita) e a avenida para o nascimento dessa tragedia foi devidamente pavimentada. Agora vota no Boulos pra vc ver aonde vai parar isso...rs

  • @9Ladybird
    @9Ladybird Рік тому +62

    O Centro de SP está numa situação deprimente. É muito triste. 😢

    • @Cherry-mn9wx
      @Cherry-mn9wx Рік тому +1

      Com o centro de Recife está acontecendo a mesma coisa.

    • @9Ladybird
      @9Ladybird Рік тому

      @@Cherry-mn9wx pois é, no país todo...

  • @thgbox
    @thgbox Рік тому +16

    Moro no Centro de SP há 10 anos e de fato as coisas se deterioraram muito por aqui, desde o Kassab pra cá a coisa foi só piorando mas a violência EXPLODIU depois da Pandemia

    • @RHarrow45687
      @RHarrow45687 7 місяців тому

      Nasci no Capão Redondo e frequento o Centro desde 1989. Trabalhei lá desde 1994. Morei lá de 2006 a 2018. É exatamente o que você disse: o caos se instalou por lá após as gestões do Haddad e o golpe de misericórdia foi o "fique em casa, a economia a gente vê depois". Mas esse pessoal doutrinado ideologicamente como o Ferréz consegue ver todos os problemas, mas nunca enxerga as causas. Em vez disso ele culpa o único político até hoje que fez algo de concreto ara tentar reverter esse caos social.

  • @humbertogral5293
    @humbertogral5293 Рік тому +35

    A culpa disso tudo não é do último ou penúltimo governador e prefeito, isso é um problema que vem de décadas e deveria ter sido combatido no começo, fora a impunidade que rola no Brasil. Os dependentes precisa ser tratado e os criminosos é cadeia.

    • @josenascimento720
      @josenascimento720 Рік тому

      ele se referiu ao ex presidente!!!!

    • @glohse
      @glohse Рік тому +1

      @@josenascimento720 Nao se referiu a Ex-Presidente coisissima nenhuma, verifica aos minutos 09:26 ele fala claramente os culpados: PUSERAM UM GOVERNADOR E UM PREFEITO QUE NAO SABEM NEM O QUE E REALIDADE.

    • @josenascimento720
      @josenascimento720 Рік тому

      @@glohse começou antes!!! e voltando até 8:30... quem é o desgraçado a quem ele se referiu!!!!????? Dória????? covas e ricardo nunes que hoje apoia o tarcíso que é aliado do Bolsonaro!!??

    • @josenascimento720
      @josenascimento720 Рік тому

      vamos deixar que ele mesmo esclareça!!!!

    • @marcelolima643
      @marcelolima643 Рік тому +2

      ​@@josenascimento720 o governo é o mesmo há décadas.

  • @lucianachami2418
    @lucianachami2418 Рік тому +17

    Até que enfim alguém falou com carinho dos problemas que o centro de SP está passando.
    Sou paulistana e como moro fora gostava de ir ao centro passear e ver a arquitetura, coisa que fazia todo ano.
    Ano passado fui e me arrependi amargamente. O medo, a tensão e ver as pessoas sem esperança me cortou o coração.
    Parabéns pelo seu excelente trabalho

  • @cortesdoxuruoficial
    @cortesdoxuruoficial Рік тому +59

    Ferrez é um cara simples,mas com umas ideias incríveis. Parabéns cara,pelo canal e por todo o sucesso alcançado. Que Deus abençoe todos nós sempre!!!

    • @N73B60
      @N73B60 Рік тому +1

      O governo não tem poderes legais para obrigar os dependentes a se tratarem, só o Judiciário pode. Não existe tratamento compulsório, a menos que cada pessoa passe por um processo judicial onde um juiz analisa caso a caso e manda tratar ou não. Só com ordem judicial uma equipe de saúde pode internar o dependente "à força".
      Então essa teoria de "gentrificação" é furada. Como alguém que não é do tráfico iria "transferir os usuários" para essas regiões se não conseguem nem internar? Só os traficantes conseguem mandar neles.
      A propósito: gentrificação é a transformação de uma área com a chegada de pessoas e empresas mais ricas, não de usuários de crack. O que impediria de chegar mais gente rica antes? Rico tem dinheiro para pagar o preço que for necessário para ir onde quiser. Não haveria nenhuma necessidade de "encher de cracudos para desvalorizar". Teoria ridícula essa. A menos que quem esteja fazendo isso seja a classe média, aí faria mais sentido, apesar de continuar sendo uma teoria lunática.

  • @CheironoArbyDimmy
    @CheironoArbyDimmy Рік тому +35

    Mano, ainda sou apaixonado pelo centro de São Paulo. Desde os anos 90 eu frequento o centro e, infelizmente, a coisa está horrível. Eu fico andando ali na Barão, na sete, 24 de maio, rua direta, anhangabau, praça da Sé, república, Santa efigenia e visualizo uma cidade linda, minha mente visualiza isso, mas a realidade é feia, dá uma dor no coração ver tudo isso se desvalorizando. Meu sonho é ver este centro brilhando, como outrora foi.

    • @claytonnascimento2394
      @claytonnascimento2394 Рік тому +3

      Culpa dos traficantes que vende as drogas

    • @ricardolou4027
      @ricardolou4027 Рік тому +5

      Você sente isso frequentando desde os anos 90, imagina eu que frequento o centro desde final dos anos 70? É de chorar, nem parece que um dia foi o que tenho apenas na memória e nos prédios que resistem.

    • @piscianaastrologica
      @piscianaastrologica Рік тому +1

      Penso exatamente como vc, meu sonho é ver o centro antigo vivo e pulsando novamente!

  • @ursalvive8224
    @ursalvive8224 Рік тому +60

    Exatamente, Ferréz!
    Estudo no centro, ali no Largo São Francisco, e tenho uma enorme sensação de insegurança. Direto nós ouvimos relatos de roubos na região. Realmente, parece q chega a ser algo planejado. Fico muito mal tbm por aquela enorme quantidade de pessoas em situação de rua. É fato q o centro sempre teve pessoas nessa situação, o q n deve nos conformar, porém esse número aumentou após a pandemia. Temos q lutar pelos direitos dessas pessoas.

    • @wagnersouzadutra6980
      @wagnersouzadutra6980 Рік тому +9

      Trabalho a 21 anos na FDUSP e digo que mudou muito a região.
      Apesar de estar afastado no momento meus amigos falam que nem dá mais pra tomar a cerveja de sexta que era de lei após o expediente.
      Uma pena!

    • @deus2222
      @deus2222 Рік тому +11

      Vc vai lutar pelo direito deles ?
      Qual, direito?
      Sou geógrafo, fiz pesquisa de campo. Faça e descubra verdade.
      Cada 100, 99 quer as ruas.
      E eles querem morar sem pagar.
      Vc pode pagar então o aluguel deles.
      Acorda..a coisa não é isso aí não.vai conviver conversar.

    • @carlosmartins.1997
      @carlosmartins.1997 Рік тому +1

      @@deus2222 Realmente, concordo com vc. Muitos ali querem continuar nessa vida e podem achar q vou ser radical, mas tô nem aí: muitos não tem vontade alguma por exemplo de trabalhar. E os q pedem comida de dia, muitas vezes são aqueles q torraram seus trocados q conseguiram a noite com drogas. Resumindo: é uma situação que 90% tem q haver o querer, e não adiante forçar muito menos o povo brigar pelo “direito” deles q eu nem sei qual é pra falar a verdade.

    • @N73B60
      @N73B60 Рік тому +1

      O governo não tem poderes legais para obrigar os dependentes a se tratarem, só o Judiciário pode. Não existe tratamento compulsório, a menos que cada pessoa passe por um processo judicial onde um juiz analisa caso a caso e manda tratar ou não. Só com ordem judicial uma equipe de saúde pode internar o dependente "à força".
      Então essa teoria de "gentrificação" é furada. Como alguém que não é do tráfico iria "transferir os usuários" para essas regiões se não conseguem nem internar? Só os traficantes conseguem mandar neles.
      A propósito: gentrificação é a transformação de uma área com a chegada de pessoas e empresas mais ricas, não de usuários de crack. O que impediria de chegar mais gente rica antes? Rico tem dinheiro para pagar o preço que for necessário para ir onde quiser. Não haveria nenhuma necessidade de "encher de cracudos para desvalorizar". Teoria ridícula essa. A menos que quem esteja fazendo isso seja a classe média, aí faria mais sentido, apesar de continuar sendo uma teoria lunática.

    • @gringolinda
      @gringolinda Рік тому

      Culpa dos seus coleguinhas do Direito...so veem o Direito de bandidos e viciados, a populaçao na visão deles nao tem o direito de desfrutar das ruas em segurança

  • @marcelodionisio7824
    @marcelodionisio7824 Рік тому +40

    *Infelizmente muito difícil solucionar esses problemas se a solução deveria vir de quem aparentemente está sendo beneficiado com toda essa tragédia urbana!!*

    • @tocadecabelo8469
      @tocadecabelo8469 Рік тому +3

      Esse é o ponto central da questão! E as pessoas se submetem a tudo em busca de meios para sobreviver.

    • @tocadecabelo8469
      @tocadecabelo8469 Рік тому

      @@danielgomes9796 Você não ta entendendo o problema, e ninguém falou o que vc disse.

    • @vigieseuspensamentos8459
      @vigieseuspensamentos8459 Рік тому

      ​@@danielgomes9796 ninguém defende "cracudo" as pessoas defende o tratamento da dependência química, seja ele qual for

  • @fernandacardosodeassis7454
    @fernandacardosodeassis7454 Рік тому +17

    O pior de tudo é que ninguém resolve o problema. Daqui a pouco, ninguém vai poder andar em nenhum lugar. Outro dia, fui na Rua São Bento, perto do prédio da prefeitura, me senti como se estivesse numa máquina do tempo. Estavam tirando as pessoas em situação de rua e suas barracas e ficaram me olhando espantados, pois, naquele dia, você não via quase ninguém nas ruas, como quem diz: o que essa maluca está fazendo aqui? Trabalhei muitos anos no centro, era muito movimentado, tinha de tudo, eu gostava de passear e ficar olhando lojas. Adoro ir na Rua: 25 de março . Eu mesma evito andar no Centro de SP, vejo tanto falar na TV das gangues atacando as pessoas. Um horror.

  • @natalisantos8320
    @natalisantos8320 Рік тому +65

    Blz Ferrez? Sou de São Paulo e hj moro em Minas Gerais e tenho 41 anos e quando pequena morava em Guaianases, me lembro da minha mãe me arrumando e ela tbm se arrumando e nós íamos para o ponto de ônibus esperar pelo Praça Clóvis na época ainda da CMTC, com motor Volvo barulhento da porra e puta cheiro enjoativo de diesel e era um alívio chegar ao ponto final. Atravessavamos a praça da Sé, minha mãe sempre me mostrava o marco zero e mostrava em que direção ficava Minas. Me lembro nitidamente da rua Direita, meu pai recebia e dava dinheiro para nós. A gente comprava sapatos na loja Clóvis e depois ia ao Bob's, a gente via as vitrines e ia até ao Mapppin. Minha mãe contava da cena black dos anos 70, das equipes de divulgação dos bailes: Chic Show, Os Carlos. E assistindo teu vídeo me deu nostalgia e ao mesmo tempo tristeza, pq esses "seres desprezíveis" para não dizer outra coisa estão fazendo isso com a nossa SP, pq estão maltratando o povo tanto assim. Ferrez, esses caras estão conseguindo ser piores que o Maluf. É surreal.😢😢😢

    • @wanderpretobomba
      @wanderpretobomba Рік тому +8

      Você é da mesma geração que eu e moramos quando crianças no mesmo bairro. Também fui muito para o centro com o ônibus praça Clóvis (acho que o número era 3686), cansei de descer no Tatuapé, Carrão...por estar passando mal com o cheiro do ônibus. Eu morei no Jardim São Paulo e no Jardim Soares, perto de onde fizeram o hospital geral. Enfim, meu primeiro emprego no centro foi na loja Besni da 24 de maio. Depois trabalhei na Delhi na Rua Barão de Itapetininga e, depois disso, nunca mais trabalhei no centro. Obrigado, você me trouxe doces recordações da minha infância/juventude. Sucesso aí em Minas, terra do meu pai (Norte Resplendor).

    • @natalisantos8320
      @natalisantos8320 Рік тому +2

      @@wanderpretobomba obrigada. Morei na estrada Itaquera-Guaianases perto de hj é o Extra. Pelo menos da última vez que estive lá havia um Extra mas faz muito tempo.

  • @AleRuaro
    @AleRuaro Рік тому +17

    Mano, moro no centro e estou fotografando a degradação do centro há 6 anos. Lancei um livro desse material, uma hora podemos trocar uma ideia sobre isso. Amo o centro e está foda!

    • @victorialeonara1393
      @victorialeonara1393 Рік тому +1

      Oiii. Gostaria de comprar o seu livro!

    • @TheFuneratus666
      @TheFuneratus666 Рік тому +1

      Anuncia o livro aí Man. Onde compro?

    • @flaviovicente9862
      @flaviovicente9862 Рік тому +1

      Pelo que fala, parece que o L vai resolver alguma coisa. A pandemia com esse "fica em casa" se vocês faliu o comércio. A COMÉRCIO NA INTERNET MAIS CEDO OU MAIS TARDE IRIA PRODUZIIR ISSO.

  • @itrzho
    @itrzho Рік тому +14

    Meus pais, anos 60/70 o passeio era sair pra comer no centro. Minha dizia sempre q meu pai era apaixonado pela noite paulistana, principalmente no centro. Cresci, como todo mundo aqui, indo pro centro, sempre o centro. Seja pra role, ou pra trabalhar. Agora ja era mesmo, 2 dos meus filhos ja foram assaltados.

  • @joaoacast
    @joaoacast Рік тому +8

    Sou carioca e adorava ir com meus pais nos anos 80 para São Paulo. Saíamos à pé pra jantar nos arredores da Ipiranga e entre o Bexiga e a Paulista sem preocupações. Gosto muito do Centro antigo de SP e espero que dias melhores venham.

  • @celloresende1231
    @celloresende1231 Рік тому +35

    Estive no centro da cidade tbm semana passada e achei "sinistro" com minha família no rolê insegurança por todos os lados. É possível mudar sim. Podemos lembrar de Nova York que conseguiu se revitalizar.

    • @leonidasbatista6043
      @leonidasbatista6043 Рік тому +1

      Esta falando da politica de tolerancia zero? Rs

    • @claytonnascimento2394
      @claytonnascimento2394 Рік тому +5

      ​@@leonidasbatista6043 nos EUA a tolerância zero resolveu

    • @isiahfriedlander5559
      @isiahfriedlander5559 Рік тому

      @@claytonnascimento2394 em 1970-1980, a Times Square era ponto de prostituição, lotado de casas noturnas e “massage parlours”.

    • @diogoleal1711
      @diogoleal1711 Рік тому

      @@claytonnascimento2394 Resolveu? Onde?

    • @claytonnascimento2394
      @claytonnascimento2394 Рік тому

      @@diogoleal1711 na época resolveu, mas a esquerda militante estraga a ordem em todo lugar...
      A esquerda é um HIV social

  • @goulartdenis
    @goulartdenis Рік тому +16

    Também tenho esse carinho pelo Centro, infelizmente não é mais a mesma coisa. Sempre foi perigoso, mas ultimamente está largado, as pessoas estão largadas, as estruturas, o cheiro cada vez pior....

  • @joceliteixeira1901
    @joceliteixeira1901 Рік тому +15

    Tenho boas lembranças do Centro, quando dava para caminhar da Sé até a República, admirar os prédios antigos, comprar bugigangas na 25 de Março.

  • @lucaspmedeiros
    @lucaspmedeiros Рік тому +10

    Fui a SP semana passada fazer uma prova e fiquei assustado no centro da cidade. O projeto de sucateamento de uma área tão importante está a todo vapor. Eu que sou do interior de minas nunca vi algo parecido. Triste é assustador.

  • @andreluiscoteroman3933
    @andreluiscoteroman3933 Рік тому +10

    Estive em Belém, Pará, no início do ano, a trabalho, e a coisa está bem crítica por lá, também. Já morei por lá há uns 20 anos, sempre houve pobreza, miséria, etc... mas hoje, a coisa tá meio fora do controle. Grande abraço, Ferréz! Ótimo, o seu trabalho, e o seu canal! Abração!

  • @felipecci
    @felipecci Рік тому +62

    Ferréz, tenho 58 anos. Acompanhei de perto a deterioração do Centro de São Paulo, que se acelerou muito nos últimos 10-15 anos. Infelizmente o que manda hoje na cidade é a especulação imobiliária. Tá pra nascer um prefeito ou mesmo um governador que vá peitar de frente esse problema.

    • @EMNEMNEMN
      @EMNEMNEMN Рік тому +11

      a segurança não para de piorar, mas os prédios novos não param de ser construídos, tudo planejado

    • @guso8188
      @guso8188 Рік тому +8

      Basta acatar a opinião do plebiscito das armas e libera a arma pro cidadão que não fez o L. Garanto que o centro fica mais calmo e menos mal frequentado em 1 ano.

    • @convergenciaz
      @convergenciaz Рік тому +9

      @@guso8188 Cidadão que não fez o L é o que tá quebrando vidraça em Brasília.

    • @N73B60
      @N73B60 Рік тому +2

      O governo não tem poderes legais para obrigar os dependentes a se tratarem, só o Judiciário pode. Não existe tratamento compulsório, a menos que cada pessoa passe por um processo judicial onde um juiz analisa caso a caso e manda tratar ou não. Só com ordem judicial uma equipe de saúde pode internar o dependente "à força".
      Então essa teoria de "gentrificação" é furada. Como alguém que não é do tráfico iria "transferir os usuários" para essas regiões se não conseguem nem internar? Só os traficantes conseguem mandar neles.
      A propósito: gentrificação é a transformação de uma área com a chegada de pessoas e empresas mais ricas, não de usuários de crack. O que impediria de chegar mais gente rica antes? Rico tem dinheiro para pagar o preço que for necessário para ir onde quiser. Não haveria nenhuma necessidade de "encher de cracudos para desvalorizar". Teoria ridícula essa. A menos que quem esteja fazendo isso seja a classe média, aí faria mais sentido, apesar de continuar sendo uma teoria lunática.

    • @guso8188
      @guso8188 Рік тому

      @@N73B60 assim como o STF não tem direito a legislar, mas ainda assim o faz. Cracudo deveria ser internado compulsoriamente e o custo cobrado das famílias. Ideologia socialista é o atraso. Trabalhe com fatos e não dogmas.

  • @marcustmachado
    @marcustmachado Рік тому +12

    Lembro que visitei a galera em 2018 e 2019, antes da pandemia, e o centro já estava sujo e abandonado. Muito triste ver que a situação ficou impossível.

    • @totiycoutinho
      @totiycoutinho Рік тому

      Sim foi nessa epoca que renovei minha habilitação e na sé montaram tendas parecia um campo de refugiados , familias inteiras com moveis e tudo disputando as marquises dos predios , esse ano tenho de renovar de novo , talvez vou ao poupa tempo itaquera

    • @abnercarvalho-batista1523
      @abnercarvalho-batista1523 Рік тому +1

      Desde o golpe de 2016 a situação de pobreza começou a ganhar força. Eu lembro tb de andar pelo centro de SP em 2018 e 2019, já estava foda.

  • @DiegoSita
    @DiegoSita Рік тому +5

    Finalmente alguém pra confirmar que eu nao sou louco. Eu to falando desse negócio de gentrificação faz um bom tempo e todo mundo fala que eu sou maluco

    • @Will-zc7pf
      @Will-zc7pf Рік тому

      Você e uns par pelo jeito.

  • @CR-ou4ky
    @CR-ou4ky Рік тому +8

    Ferréz, tenho 66, vc é um filho, conheço o centro SP desde 1974... tristeza total.

  • @wsbruzzi
    @wsbruzzi Рік тому +17

    fui na liberdade ontem, nao ta nem perto de como está no centro (centrão memo), mas meu coração se quebra toda vez. é muita gente largada nas calçadas.

    • @deus2222
      @deus2222 Рік тому +3

      A maioria quer ficar ali largada. Casa tem que pagar e varrer.

    • @uddesantosneves7856
      @uddesantosneves7856 Рік тому +1

      ​@@deus2222 tem que trabalhar p morar numa casa ...e administra la....eles não querem papo.....tb não tenho dó

  • @giseledealmeida3100
    @giseledealmeida3100 Рік тому +10

    Verdade Ferrez! Na minha adolescência também juntava dinheiro pra comprar roupas e discos na galeria! É um fato, a gente não consegue mais passear com tranquilidade no centro da cidade. Semana passada comentei com meu parceiro de trabalho sobre esse assunto. Fiz a comparação desse "projeto de deterioração do centro", com a região de Pinheiros ali na marginal, com aqueles prédios suntuosos, a própria Faria Lima virou a referência da economia de SP e do Brasil.
    Eu adorava passear pelo centro, hoje não tenho mais gás pra isso.

  • @alexanderaparecidoursosilv1341
    @alexanderaparecidoursosilv1341 Рік тому +11

    Pô Ferréz! Não acredito, trabalho aqui na Secretaria da Educação de São Paulo que fica na Praça da República, da próxima vez que vier por favor é só dar um toque que te trago aqui dentro e apresento o patrimônio e tomamos um café e pode ter certeza que vou tirar uma foto contigo. Todo o respeito e um grande abraço de um fã professor.

    • @curlyjoe7122
      @curlyjoe7122 Рік тому

      Fui aluno da escola Caetano de Campos no fim do tempo que funcionou lá até 1977. Desejo saber se é permitida uma visita simples nas dependências do prédio, sem fins burocráticos. Pra matar a saudade.

    • @alexanderaparecidoursosilv1341
      @alexanderaparecidoursosilv1341 Рік тому

      @@curlyjoe7122 acredito que se tu levar algum documento que comprove ser ex-aluno de lá irão te liberar com certeza, se quiser me passe teu e-mail para conversarmos, posso liberar sua visita sem adentrar os departamentos, mas podendo passar pelos corredores e trazer lembranças de seu momento de estudante. Será uma honra escutar e aprender com tuas histórias.

  • @fabianamacedogoncalves3131
    @fabianamacedogoncalves3131 Рік тому +3

    Sua participação no videocast Az Ideias foi sensacional. 3 horas de conversa relevante. Gratidão

  • @tiagoflima1626
    @tiagoflima1626 Рік тому +6

    Salve Ferrez monstro, firmeza total é nóis

  • @izabelamaral9653
    @izabelamaral9653 Рік тому +22

    O centro do Rio, de Niterói está um lixo há muito tempo! É um projeto!

    • @Tasilva82
      @Tasilva82 Рік тому +1

      Era pra ser o orgulho do país o lugar mais visitado por estrangeiros, de geografia exuberante 😢

    • @dorivalbettoni464
      @dorivalbettoni464 Рік тому

      O centro do Rio de Janeiro é uma pérola perto do que ocorre em São Paulo. O centro de São Paulo está abandonado há mais de 30 anos. Se é um processo de gentrification, então este processo é um fracasso

    • @fabriciom1315
      @fabriciom1315 Рік тому +2

      O centro do Rio está ótimo, dá de 7 x 1 em SP...em comparação a SP é praticamente um país escandinavo.

  • @javahlee1755
    @javahlee1755 Рік тому +11

    Moro em Mauá, região do ABC Paulista, frequento o centro desde moleque e hoje em dia tá foda da rolê no centro,um abandono do caralho. Na São João tem uma banca de um amigo meu, o Rubens que vende quadrinhos e livros usados,ele disse que as constantes notícias sobre cracolandia na mídia e o abandono tá fazendo cair a clientela drasticamente,da São João para a cracolandia tem uma distância considerável, mas a maioria dos turistas não fazem idéia disso...

  • @silvanaborges4742
    @silvanaborges4742 Рік тому

    Salve FERREZ!Escapando com sucesso.Tudo de bom ,tmj💪.

  • @Karyoka1984
    @Karyoka1984 Рік тому +13

    Verdade, esse desgoverno atual trouxe isso mesmo, muito mais pânico as ruas do centro de São Paulo.

    • @andresantoscriadourosantos
      @andresantoscriadourosantos Рік тому +16

      O dia em que o Povo entender quem são os verdadeiros inimigos do Brasil... nunca mais vota em políticos da Direita!
      Nem todo mau caráter é conservador mas todo conservador é mau caráter ou desinformado!!!

    • @none7951
      @none7951 Рік тому

      Direita e esquerda que se danem! Agora, a Cracolândia é culpa do governo atual? O cara entra na droga pra curtir 'barato' e depois é culpa do governo atual? E a esquerda que é paga pau de drogas, libera geral, etc? Vcs não tomam jeito mesmo, né?

    • @Will-zc7pf
      @Will-zc7pf Рік тому +1

      @@andresantoscriadourosantos você é um gênio! Descobriu o mal do mundo. Parabéns. 😅

    • @andresantoscriadourosantos
      @andresantoscriadourosantos Рік тому +2

      @@Will-zc7pf obriGADO!!!😃

    • @cristianesouza358
      @cristianesouza358 Рік тому

      ​@@andresantoscriadourosantos Só acho estranho que no dia que o atual presidente ganhou as eleições houve festa nos presídios
      E tinha vídeos de pessoas dando tiro de fuzil em comemoração 🤔
      Houve arrastão no Ceasa e todos fazendo o L
      Aqui no bairro onde moro os assaltos eram constantes em toda gestão de esquerda
      Nos últimos 4 anos os números baixaram significativamente com liberação de armas para defesa
      Agora voltou a baderna toda semana alguém é assaltado !
      Eu acho estranho, mas se vc está dizendo que a culpa é da direita 🤷‍♀️
      Então tá certo 👍

  • @9Ladybird
    @9Ladybird Рік тому +9

    E esse prefeito é uma vergonha! Tirando as barracas dos moradores de rua.

  • @sheilasilva895
    @sheilasilva895 Рік тому +8

    Houve um tempo em que " ir para o centro de SP" era o passeio de quem mora na periferia, pra comprar roupas, pra passear, ir no cinema...mas hj está difícil andar por lá sem medo.
    Mas sim...ver o centro de SP abandonado é triste pq faz parte da nossa memória.

    • @MarcioSilva-ssiillvvaa
      @MarcioSilva-ssiillvvaa Рік тому +3

      Dizíamos "vamos pra cidade." Era romântico.

    • @N73B60
      @N73B60 Рік тому +1

      Isso acontece com todos os centros de todas as capitais de todos os países do planeta. A economia muda e os lugares mudam com o tempo. Nada é permanente.

    • @MarcioSilva-ssiillvvaa
      @MarcioSilva-ssiillvvaa Рік тому +1

      @@N73B60 Um tanto quanto clichê dizer isso de mudança. Deixar uma cidade deteriorar pra meia-dúzia tirar proveito é bem diferente de "nada é permanente".

    • @N73B60
      @N73B60 Рік тому

      @@MarcioSilva-ssiillvvaa Essa teoria é a maior furada, mas se eu tiver paciência vou conseguir fazer vc entender. Vamos começar do início: tirar proveito como?

    • @MarcioSilva-ssiillvvaa
      @MarcioSilva-ssiillvvaa Рік тому

      @@N73B60 Se você não percebe como alguém vai tirar proveito dessa situação, você acha que precisa fazer alguém entender algo?

  • @NaoHaNadaEscritoAqui
    @NaoHaNadaEscritoAqui Рік тому +8

    Ferréz, temos que fortalecer os nossos sistemas de comunicação. Recomendo a estratégia de podcast via whatsapp... O avesso tem que chegar no whatsapp do povo, repito, o avesso tem que chegar no whatsapp do povo. O ferréz em construção, O canal do Ferréz, A selo povo, todo esse ecossistema vivo e orgânico de comunicação tem que chegar no whatsapp do povo. Precisamos de cortes, audio novelas, audio contos, audiolivros, mini podcasts, audiopiadas (façamos piadas com os ricos), podcast com literatura infantil, entrevista...enfim... Mestre Ferrez direcione conteúdo para o whatsapp. (Como precedente procure o podcast "copiô parente", podcast em áudio de whatsapp que leva informação diretamente de Brasília para os povos indígenas. Pra cima ferréz! Pra Cima!!!!

  • @tomazcante
    @tomazcante Рік тому +7

    Fala mestre, n sei se vc vai lembrar de mim, cabeludo funcionário lá da biblioteca Mario de Andrade. Tá realmente triste, cada dia vai piorando um pouco mais, mas o pior é que eu não vejo tão ruim quanto falam. Não sei se dou sorte ou o que, mas consigo habitar lá tranquilo, comer fora, ir no banco, etc.
    O que é foda é que isso tem impactado a BMA, a gente se mata pra fazer exposições fodas, teatro toda segunda, programação infantil e até pra bebês e mesmo assim tem que se matar de divulgar pra aparecer público. Um monte de amigo meu não cola lá por medo e isso me deixa MT triste

  • @izabelamaral9653
    @izabelamaral9653 Рік тому +2

    Boa tarde, Ferrez querido e ouvintes!

  • @Jack_Spicer
    @Jack_Spicer Рік тому +13

    Sou carioca, esse fds visitei o Centro de SP e me espantei. O grupo deu uns 10 passos da porta do hotel e veio um mlc de bicicleta e puxou o cordão de um, sorte q ele agarrou o cordão na hora, mas chegou a arrebentar. Pra gente ir pro restaurante que fica do lado, sempre vinha segurança acompanhando a gente, se alguém pegasse um celular pra filmar a apresentação, ficava 3 seguranças atrás. E mesmo assim teve um dia que assaltaram o segurança na porta do hotel.

    • @michaelacitton3138
      @michaelacitton3138 Рік тому

      Jack que hotel vc ficou estou indo pra lá e reservei hotel na região da próx praça da república…estou realmente preocupada 😬🥵

    • @Jack_Spicer
      @Jack_Spicer Рік тому

      @@michaelacitton3138 Marabá

    • @michaelacitton3138
      @michaelacitton3138 Рік тому

      Já fiquei nesse hotel a muitos anos atrás o quarto gigante com uma varandinha é bem do lado do bar Brahma …muito triste isso que está acontecendo com São Paulo…reservei dessa vez Novotel,pois tenho pontos no clube mas confesso que estou preocupada 😨

    • @carlosmartins.1997
      @carlosmartins.1997 Рік тому +4

      Aff até o segurança…mas tbm pudera, Tse e stf colocaram um presidário na presidência.

    • @projetoeclipse
      @projetoeclipse Рік тому

      foi mal mano, mas to rindo de mais aqui velho kkkkkkk, rindo muito kkkkkk
      pra fazer qualauer coisa, ia um segurança junto
      pra ir pro restaurante, ia um segurança junto
      pra tirar foto, tava com segurança junto
      e no final das contas, quem se fudeu foi o segurança kkkkkkkkkkk

  • @suelinozue3362
    @suelinozue3362 Рік тому +11

    Salve, salve Ferréz!
    Muito triste de fato, na rua São Bento um horror!
    E vai ficar por isso mesmo, o governo não está se importando é incrível o descaso.
    A sociedade precisa se movimentar, não podemos aceitar. A galeria do Rock é a cara de São Paulo.

  • @bethmagalhaes
    @bethmagalhaes Рік тому +2

    Vamos pra cima e filmar sempre, e colocar na Internet pra ver se o poder público junto com esses políticos aí tomam providências.

    • @antoniosilva-bv8yr
      @antoniosilva-bv8yr Рік тому

      E importante isso mas também precisamos lembrar que ano que vem tem eleição e não eleger Ricardo Nunes de novo!

  • @eduardoramalho7306
    @eduardoramalho7306 Рік тому +20

    Cara, primeiro vídeo que vejo no seu canal, dá hora, frequento a galeria desde a década de 90, tenho 44 anos e sou do público rock, mas sempre gostei de toda a cultura envolvendo as duas galerias, você até me fez lembrar a ladeira em frente os Correios, no qual colava os skatistas, o pessoal q dançava o hip hop e os manos q faziam tattoo na ladeira, eu colava pq achava demais tudo isso!!! E lembro ainda q tinha um fliperama nessa ladeira que eu sempre jogava final fight e street fight, bons tempos, parabéns pelo canal 🤜🏻🤛🏻

  • @marcktavares
    @marcktavares Рік тому +35

    Salve, Ferréz!
    Cara, tá bizarro por lá, sou de BH mas sempre que possível vou pra São Paulo.
    Em fevereiro estive na galeria do disco: velho, o próprio motorista do Uber me falou antes de eu descer do carro: "Cara, não mexe no celular na rua, de forma alguma".
    É triste ver o que a República/Centro Histórico se tornou. Também acho o Centro de São Paulo, foda demais. Tá triste!
    Sobre essa política de higienista, vejo muito isso; fiquei de cara mês passado (estava à caminho de um show no Carioca Club em Pinheiros) o uber passou pelo Cerqueira César/Jardins o tanto de prédio que subiu por lá. .. (na própria r. Cardeal Arcoverde mesmo próximo ao Carioca, tá completamente diferente).
    E vou te falar, que aqui em BH/Minas tá caminhando pra isso também, colocaram aquele velho playboy de novo no governo do estado.
    Tá complicado, camarada.

    • @CR-ou4ky
      @CR-ou4ky Рік тому +4

      Conheço BH, sou fã do mercado central (os 2). Você deveria ter conhecido o centro de SP como eu, em 1974, eu era jovem e adorava passear mas hoje o centro morreu 😢

    • @claudiarosaradialista
      @claudiarosaradialista Рік тому +2

      ​@@CR-ou4ky infelizmente sou de uma geração que não teve essa sorte. Nasci em 1977, então só lembro do centro velho a partir da década de 80. Quando comecei a sair sozinha, já nos anos 90, era o início da Cracolândia, tinha muita briga entre punks, skinheads e headbangers, mas as coisas não eram tão escancaradas quanto hoje.

  • @VJSergioMoraes
    @VJSergioMoraes Рік тому +2

    Fala brother, aterrissei aqui por acidente, mas não foi à toa. Sou do RJ, mas tenho um pedaço do meu coração em SP e sempre gostei da cultura de rua e o que falou no vídeo está completamente certo. Ganhou um inscrito mano. Paz e Sucesso sempre!

  • @albertomuniz1896
    @albertomuniz1896 Рік тому +6

    Tarcísio trata São Paulo como se fosse Riu de Janeiro.
    São Paulo é uma mega metrópole e Riu de Janeiro um estado de tamanho muito menor.

  • @dionisioramses3096
    @dionisioramses3096 Рік тому +1

    Salve, salve.
    Gratidão por mais esse trabalho.

  • @EduardoPereira-iy7js
    @EduardoPereira-iy7js Рік тому +3

    Oque dizer então da saudosa livraria MUITO PRAZER. Quando eu era adolescente sonhava em ir lá. Foi um sonho quando entrei pela primeira vez.
    É triste ver todo o centro se acabando.

  • @Butyja
    @Butyja Рік тому

    Sempre muito preciso! Salve!

  • @rochajanes
    @rochajanes Рік тому +4

    "Limpam", derrubam tudo que é antigo e histórico depois constroem prédios novos, infelizmente esse é o objetio, cidade de SP completamente entregue à especulação imobiliária

  • @fernandoperdigaoalvesventu8300

    Abraço de BH MG e sempre acompanho seu trabalho!

  • @EduCorinthiansBR
    @EduCorinthiansBR Рік тому +4

    É uma pena mesmo irmão, faziam mais de 6 meses que não ia dar um rolê no centro e fui esse último Sábado. Eu fui lá na General Osório e Santa Efigênia, está triste mesmo. Uma pena, o centro é louco demais, tem que ser recuperado. Eu penso como você sobre os dependentes e sou um pouco radical no sentido de que eles não tem mais noção de escolha, esse crack é tão forte que só Deus consegue salvar uma pessoa dali. Sou a favor de internação compulsória porque eles não tem mais o juízo e discernimento.

  • @sergiobarroca8670
    @sergiobarroca8670 Рік тому +1

    Se o povo paulistano fosse menos provinciano, saberia que esse fenômeno ocorre em todas as grandes cidades brasileiras!

  • @feliperibeirodasinapsesoci3095

    Salve Ferréz, sempre sábio e atento

  • @herbertcarvalho3743
    @herbertcarvalho3743 Рік тому +3

    Ae Ferréz... Os olhos embaçaram aqui vendo vc falar do centrão! Minha adolescência era naquele lugar (na fase adulta também) Hoje moro no Rio Grande do Norte, e é triste saber "q não existe amor em SP"... Grande abraço!

    • @portantiolo
      @portantiolo Рік тому +1

      Também mudei para o RN.
      1000 vezes aqui.

  • @RuadoInconsciente
    @RuadoInconsciente Рік тому +6

    Mano , a real é que a especulação mobiliária tá comendo solto . É absurdo o tanto de prédio subindo no Butantã, Pinheiros , Taboão da Serra, Brooklin, campo belo e penso que esticará pro centro . Vale muito desenrolar essa ideia . E o povo escolhendo esses lixos do PSDB e governos de direita …..também amo o centro mas tá um lixo completo …

  • @veruschkaazevedo5704
    @veruschkaazevedo5704 Рік тому +52

    Muito importante sua reflexão, acredito que seja um projeto mesmo. Estivemos no centro no final de semana e estávamos assustados. O ultraliberalismo junto com o genocida, formaram esse caos todo. É fundamental um trabalho humanitário para os dependentes e as pessoas na condição de rua. Vamos lutar e ocupar os espaços culturais do centro. É tudo nosso!

    • @jeffahbb
      @jeffahbb Рік тому +7

      Eu fico triste quando vejo um jovem sendo preso pela polícia só porque roubou um celular pra tomar uma cervejinha.
      -Diabão de Nove Dedos

    • @olivabaster3657
      @olivabaster3657 Рік тому +9

      PAPINHO DE ELEITORA DO PT P VARIAR

    • @leonidasbatista6043
      @leonidasbatista6043 Рік тому

      O Minto formou uma coisa que começou em 94/95 e passados vários governadores e prefeitos ( 3 deles do PT) e vc vem aqui na maior cara de pau jogar a culpa no Bozo que esta na esfera federal???? !!!!!!
      Quer dizer então que esse caos nos últimos 5 meses é culpa do Lula?
      Da um tempo né?
      Vamos ler mais para parar de defecar pela boca, afff....

    • @TheMariewitch
      @TheMariewitch Рік тому +6

      Vc esqueceu que um dos piores prefeitos de todos os tempos foi o Haddad? Responsabilizar presidente da república? O problema é Municipal e Estadual não federal. Vai estudar para depois emitir opniões corretas, sem polarização.

    • @ricardoaraujo3951
      @ricardoaraujo3951 Рік тому

      Foram essas ideias socialistas que f**** o Centro, o incentivo a invasão dos prédios, muitos bandidos se aproveitaram disso pra se instalar de vez na região e o cidadão de bem nao pode nem ir pra lá com celular porque tem uma gangue pronta pra rouba-lo. Aí me vem esses petistas falar bobagem. Povo burro merece bandido como presidente

  • @ubiracyubiracy
    @ubiracyubiracy Рік тому +4

    Vc tem toda razão e o meu respeito também, mano! O centro está o caos generalizado. E, quando você consegue chegar na loja nas galerias ( cá pra nós) os preços estão muito salgados, aliás salgadissimos...você escapa dos " mano" e das trombadas no caminho mas o cara da loja te pega...aí não dá...sinceramente tenho medo de ir ao Centro de São Paulo. Não vale o sacrifício. Lp a 200 é a coisa mais comum do mundo.

  • @MyEdhu
    @MyEdhu Рік тому +1

    Salve Ferrez!!
    Máximo respeito por vc é sua caminhada!
    Mano, eu moro no centro ( república e luz ) há 11 anos.
    E vejo a degradação da região dia após dia.
    Aqui não é só questão de polícia.
    Assistência social de verdade é o fundamental!

  • @MarcosAurelio-db7zk
    @MarcosAurelio-db7zk Рік тому +4

    Único lugar que eu vou no centro é na Galeria do Rock.
    Pelo menos até por ali tá suave.

  • @GRINGOSRECORDSOFICIAL
    @GRINGOSRECORDSOFICIAL Рік тому

    Salve Ferrez obrigado por ter feito esse Video , estou a quase 30 anos nessa região e vai e vem governo prefeito sempre com a mesma política de vitalizar o centro, mas infelizmente o que eles conseguiram fazer é acabar com o centro , mas que bom que você veio no centro para ver de perto o descaso que a prefeitura já a anos faz com essa região histórica, mas vamos em frente e torcer para que um melhores e seja como era anos atrás , muito obrigado Ferrez e dts vcs são referências .

  • @ericktamberg670
    @ericktamberg670 Рік тому +1

    Na minha visão, o centro de São Paulo começou a entrar em deterioração acentuada entre 1997 e 2002, sendo 1998 o ano mais crítico. Foi o período de falência do Mappin, Mesbla e da extinção dos trens de longo percurso, que davam vida aos comércios no entorno da estação da Luz. O povo do interior vinha de trem fazer compras nas lojas de caça e pesca das ruas Mauá e Cásper Líbero. Hoje, aquela região não é nem sombra do que já foi.

  • @alexandresaca
    @alexandresaca Рік тому

    Salve Ferréz! Trabalhei por anos no centro de São Paulo, na rua 7 de abril e na Libero Badaró... saudades da Galeria do Rock, frequentava muito a galeria do Reggae que vc disse, levávamos pen-drives para fazer impressões numa gráfica rápida que tinha por ali... é triste a atual situação do local! Um abraço, tamo junto! 🙏

  • @paulamarinho9147
    @paulamarinho9147 Рік тому

    Salve Ferréz vamos continuar escapando

  • @gabpieri
    @gabpieri Рік тому +4

    Tbm frequento o centro também e está lamentável como está, antes tinha a fama de assaltos mas agora sinto que é mais real. Fico com muito receio dos negócios, lojas e restaurantes que costumo ir fecharem, os donos estão falando que anda bem difícil.

  • @pedrosilveira6554
    @pedrosilveira6554 Рік тому +2

    não só, mas ta tudo disponível pra alugar mas os proprietarios NÃO ABAIXAM o preço dos imóveis la... aí como ainda estamos em crise fica difícil pra lojista alugar/comprar

  • @cassioduarte2248
    @cassioduarte2248 Рік тому +2

    Grato!

  • @luiscarlossouza6391
    @luiscarlossouza6391 Рік тому +1

    Mano, tenho 60 anos, adoro o centro de são Paulo e sinto falta de poder andar por aí. Minha adolescência e juventude era ligada aí, no cine Marrocos, Olido, os vários lugares para comer, o Mappin. Mano, hoje vejo a situação do centro da vontade de chorar. Tomara que um dia a gente possa passear por aí, hoje com meu netos. Parabéns pelo vídeo.

  • @LeandroCavalcanteLeandrw
    @LeandroCavalcanteLeandrw Рік тому +2

    Trabalhei no centro de SP, região da República, dos anos 2014 - 2016, e até hoje foi a região que mais gostei de trabalhar. Recentemente precisei passar pelo centro de SP, e nunca vi nada parecido.
    Tá tudo abandonado. Já tinham muitas pessoas em situação em situação de rua, mas hoje em dia está demais.
    PSDB precisa ser expulso da gestão de SP definitivamente.

  • @TMS...523
    @TMS...523 Рік тому +3

    Vdd sobre o centro, a ideia de deixar um espaço subutilizado e colocando pânico nas pessoas vai de interesse com o mercado imobiliário. Outra coisa bem desagradável é que os espaços públicos estão sendo utilizados para shows e eventos de boy, o Anhangabaú e parque do Ibirapuera são exemplos de espaços que estão sendo usados para eventos particulares, tem uma estrutura no Anhangabaú que está fixa. Um palco

  • @carlaroberta3313
    @carlaroberta3313 Рік тому

    Da uma dor no coração de ver como tá abandonado. Isso q vc falou é vdd, trampava a semana inteira pra ir pra galeria e pra feirinha da República no sábado. Era demais. Eu e meu marido passamos essa paixão pra nossos filhos, mas hj tá difícil pra eles poderem ir. A última vez q fomos, na base de uns 10 meninos cercaram meu filho pra tomar o celular dele e bater tbm. Fomos em cima , mas eles n se intimidaram não. O negócio só n ficou ruim, pq bem na hr um carro da GCM encostou e eles saíram fora. É uma pena. Ainda tenho fé q um dia volte a ser como era. Abraços. Seu conteúdo é essencial. Parabéns

  • @GlaucoArrudaBarlebem
    @GlaucoArrudaBarlebem Рік тому

    Sensacional o vídeo. Verdades absolutas. Eu cresci no centro e sei o que ele quer dizer.

  • @reginacelimanso7924
    @reginacelimanso7924 Рік тому

    Salve, Ferrez! Realmente é uma tristeza enorme. Aqui no RJ passamos o mesmo sufoco. Tá praticamente impossível frequentar o centro da cidade devido ao abandono e medo😢

    • @ttrs16
      @ttrs16 Рік тому +1

      Tem certeza que vc mora no Rio?! O Centro nunca esteve tão policiado e cuidado! E olha que sou crítico pra caramba da minha cidade, hein.

  • @w.ferrer9652
    @w.ferrer9652 Рік тому +1

    Falou tudo! Não tiro uma vírgula.Eu tenho 59 anos adoto o centro e tenho saudades de caminhar de boa por lá,lugar lindo cheio de história,ligares bons para comer e fazer compras as galerias que maravilha.
    Destruíram o centro acredito infelizmente com propósitos financeiros só pode ser.Espero um dia que volte a ser o que era.

  • @NaoHaNadaEscritoAqui
    @NaoHaNadaEscritoAqui Рік тому +1

    Educomunicação presente! Tmj!

  • @guilhermenorway
    @guilhermenorway Рік тому +3

    centrao ta foda mesmo, sempre quando vou andar por la ja ano cabreiro olhando tudo

  • @carmaggedon666
    @carmaggedon666 Рік тому

    Tive loja na GALERIA DA FUMAÇA - tbm chamada de GALERIA DA LOTÉRICA ou GALERIA DAS MALAS - no período 2010-2011 e naquela época a região do centro já estava dando sinais que estava decaindo.

  • @marceloengster
    @marceloengster Рік тому +1

    E o UA-cam colocando propaganda de incorporadora paulista antes do vídeo 🤦‍♂️

  • @souandreluislima
    @souandreluislima Рік тому +1

    Triste. Moro no centro há 9 anos - e na sexta passei pela região da republica, teatro municiapl e vi bastante policiais até mais do que tinha antes - vamos acreditar que tudo irá mudar. Vale resaltar que o motivo dessas famílias estarem na rua foi a pandemia e a politica do fique em casa... de muitos governadores...

  • @DavidBOliveira1981
    @DavidBOliveira1981 Рік тому +3

    O centro, pra mim, é quase místico mano. Juntava uma grana para comprar um CD e trocar ideia para saber o que estava rolando na cena: semana passada fui lá e véi…triste demais.

  • @marineidegomes6117
    @marineidegomes6117 Рік тому

    É vdds triste situação.😢

  • @Carlinhospaixao
    @Carlinhospaixao Рік тому +1

    A Marta Suplicy lutou pra revitalizar o centro. Eu vi. A melhor epoca de virada cultural no centrão foi na gestao dela.

  • @DiegoSilva-og2tv
    @DiegoSilva-og2tv Рік тому +1

    Ali no centro é bem complicado. Fui lá por muitos anos pra visitar as galerias, Santa Efigência, 25 de março, já trabalhei na rua Tabatinguera, e o que posso dizer é que sempre houve essa insegurança por lá, em uns lugares mais do que em outros mas sempre teve o medo de ser roubado, mas mesmo assim eu gostava de ir pelo mesmo que você falou de somente ter certos itens por lá. Fiquei alguns anos sem ir, e precisei passar por lá um pouco antes da Pandemia, e senti que as mudanças do lugar não mudaram tanto a realidade da insegurança ou da sujeira caracteristica de alguns lugares de lá, fui depois durante a pandemia, no periodo em que os comercios voltaram a abrir e o negócio já ficou absurdamente triste, pois além da insegurança tinha muitos lugares fechados e a insegurança já estava bem mais evidente mesmo em lugares que antes eram mais tranquilos. Fui esse ano e ainda fiquei triste por ter muitos pontos fechados, mas já está um pouco melhor pois não são tantos pontos quanto antes, mas no quesito insegurança está bem pior mesmo. O foda é que eu atribuo o aumento nos problemas principalmente a pandemia, pois por mais que haja algum interesse em depreciar as coisas, pode-se dizer que sempre foi assim em diversos outros governos, pois nada de efetivo foi feito desde quando eu passei a frequantar por lá, pois me lembro bem do monte de prédios públicos abandonados, e do monte de moradores de rua. É um lugar que tem muita história e que deveria ser melhor tratado, mas os problemas parecem só aumentar. Torcer pra que algo efetivo seja feito.

  • @marciodinizdasilva
    @marciodinizdasilva Рік тому +1

    Salve Ferréz.

  • @jairmartinsdasilva2110
    @jairmartinsdasilva2110 Рік тому

    Ferréz parabéns ,também só um cara que adorava andar pelo centro, porem hoje em dia até meus amigos que vivem lá estão se afastando visto o problema com o total descaso com a região pela segurança publica.

  • @CamilaSouza-nj3ho
    @CamilaSouza-nj3ho Рік тому +1

    Eu amo o centro de SP, a situação está muito ruim. É uma pena pra cultura e tradição do lugar, a cultura de rua tem muito do centro ❤

  • @diegocaveira5432
    @diegocaveira5432 Рік тому +1

    Me lembro que, no final dos anos 1990, o milionário indiano Maharishi, aquele que foi guru dos Beatles, pretendia construir o maior prédio do mundo no Centro de São Paulo. Seria uma obra colossal, excêntrica, talvez até grotesca, mas que acabou não sendo concretizada. Possivelmente pelos problemas que a Indústria dos imóveis tenta resolver agora com a "higienização".

    • @none7951
      @none7951 Рік тому

      Como se ocupação de sem-teto fosse atrair maior prédio do mundo! Ia espantar! Aí querer higienizar! E nesse caso se fosse pra higienizar cracudo, seria muito bom! Não sou de direita, tem se que admitir que esquerda adora idolatrar marginalidade apesar de querer viver na vida boa.

  • @dionisio1150
    @dionisio1150 Рік тому +8

    Me lembro que há 25 anos, quando se dizia que se não fosse feito nada com a situação dos dependentes químicos a situação do centro ficaria insuportável. E olha que já naquele tempo nos final dos anos 90 a Cracolândia já estava a milhão. Nenhuma atitude, projeto que desse uma resposta eficiente para a solução do problema a médio longo prazo foi sugerido ou colado em prática e infelizmente deu no que deu.

  • @juliomarques7226
    @juliomarques7226 Рік тому

    É uma tática já conhecida - o lugar fica abandonado propositalmente, os imóveis começam a ficar mais baratos, e depois vem os especuladores comprando tudo barato. Após isso, a prefeitura revitaliza o local e os imóveis voltam a se valorizar.

  • @kakolicht
    @kakolicht Рік тому

    Me mudei de SP em 2017, mas mantive meu ap na Sta Efigênia pra tornar mais fácil acessibilidade/transporte pra minha mãe e visitei em agosto do ano passado.
    Cara, fiquei estarrecido com a condição daquela área: mendigo pra todo canto, as ruas são um campo minado de 💩, reparei na quantidade de loja vazia nas galerias, aquelas lojas mais populares nos entornos....é deprimente.
    A área da catedral é intransitável, ou é um diabo dum pastor gritando na tua cara, ou é alguém desmaiado no chão ou vc tá entrando na mira do próximo assalto ou tudo junto ao mesmo tempo.
    Andar por ali depois que anoitece é risco de vida e comecei a pensar que minha mãe está mais segura se voltar pra quebrada lá de Taipas.
    O abandono é real e tangível, vendo esse vídeo e sabendo quem são o prefeito e governador faz todo sentido: faz parte de um projeto.

  • @siensemilla
    @siensemilla Рік тому +1

    Eu morava no centro até ONTEM, arrumei um trampo em Cajamar e vim morar em Jundiaí! Adeus centro.

  • @audryaayuso746
    @audryaayuso746 Рік тому

    Sou da Bela Vista.. adorei seu canal 👏🏻👏🏻👏🏻nova inscrita 🥰…minha humilde opinião: Sampa é minha cidade mas sai daí em 1993 … se naquela época tava ruim…imagina hoje…só Deus mesmo…

  • @ThiagoSurian
    @ThiagoSurian Рік тому

    Estive em São Paulo (saí de SP em 20216 e só volto para visitar familiares e amigos) esta semana e fui ao centro. Fiquei muito triste em ver como está. Eu amava ir ao centro, grandes galerias (galeria do rock), 24 de Maio, 7 de Abril, Barão de Itapetininga, Largo São Bento, Av. São João, vários picos lá onde me divertia muito. Agora está aquele caos que parece cenário de filme de apocalipse zumbi. É muito triste.

  • @WelissonSSilva
    @WelissonSSilva Рік тому

    Gosto de ir numas festas no centro de vez em quando, hoje já faz um tempinho que não vou ali no Vale do Anhangabaú, perto da galeria do rock.
    Mas desde 2021 quando fazia entregas de mercadorias em alguns locais do centro já se notava o estado de calamidade pública com a quantidade de pessoas vagando pela rua, muitas portas fechadas de estabelecimentos que fecharam e os que ficaram perderam boa parte do seu público

  • @canal_zero
    @canal_zero Рік тому

    Eu amo o centro também, mas de uns anos pra cá tem sido bem difícil passar pela região. Durante o dia até que tá tranquilo, mas conforme vai anoitecendo o negócio fica muito tenso. A região da Luz tá impossível, a mesma coisa vale ali pra região da República, perto do metrô Anhangabaú. Se não ficar muito ligado, dá ruim. Uma pena.

  • @patadeelefante-soundfounda5109

    Ferrez que retrocesso tivemos de 2018 ate 2023 / que bOsta,veii.. um abraço aqui de Minas Gerais!

  • @sergioscaccabarozi7264
    @sergioscaccabarozi7264 Рік тому +1

    Fui ao centro de SP há algumas semanas. Fazia anos que não andava por ali. Inclusive me aventurei a andar até a Galeria do Rock. Tensão extrema! Realmente está muito complicado. A gente que não é “nativo” borra as calças com o terror que sente andando por esse lugar. Primeiro por causa das notícias, depois pela própria pressão que colocam na gente a respeito do perigo de caminhar por ali. Muito triste isso. Não pretendo voltar tão cedo.

  • @EloyPinheiro
    @EloyPinheiro Рік тому +4

    O centro de SP tem um vibe do Robocop de 1987. Aliás é uma baita crítica ao neoliberalismo, privatizações e os que realmente ganham com a degradação da região.

    • @Necroyd
      @Necroyd Рік тому +1

      Na verdade é o contrário: é justamente a impunidade do Estado e seu fracasso em fazer gestão do centro que HÁ ANOS vem sendo sucateado, reduzindo o policiamento, minando a iniciativa privada, burocracias de construção, permitindo concorrência desleal entre construtoras e descaso com a limpeza.

    • @sauloregis8553
      @sauloregis8553 9 місяців тому

      Quem acabou com Detroit foi o próprio estado

  • @ladytrelena
    @ladytrelena Рік тому

    Me parte o coração ver a situação do centro, Ferréz - tanto o abandono das ruas, quanto das pessoas.
    Eu sempre amei andar pelas ruas, batia ponto na Galeria do Rock, agora nem lembro mais a última vez que fui para aqueles lados, porque a sensação de segurança e abandono é avassaladora.
    Me faltam até palavras pra dizer o que eu penso desse prefeito, e posso garantir que nenhuma seria positiva. Um horror.

  • @lucianoduarte2434
    @lucianoduarte2434 Рік тому +2

    Triste mesmo mano minha vida praticamente foi no , Centro mais mesmo a sim e continuo frequentando.

  • @lindonjohnsonmonte251
    @lindonjohnsonmonte251 Рік тому

    Salve meu nobre, gostei do canal! Essa situação não é exclusiva de São Paulo, é uma tendência nacional. Quase todas as grandes capitais estão enfrentando essa situação de abandono, moro em Fortaleza e aqui tá igualzinho. E suas cidades, como estão?

  • @universo_channel
    @universo_channel Рік тому

    Eu mesmo abandonei a vida no centro.
    Fui embora pra Jarinu-SP, tem muitas chácaras a venda a preço baixo.
    Em Jarinu-SP vc tem qualidade de vida, natureza, fácil acesso a rodovias, etc