Este vídeo foi retirado do Podcast Bastidores da Luta, um podcast comandado por Felipe Werdum (@felipewerdum) irmão do Ex-Campeão do UFC, Fabrício Werdum (@werdum). Assista o vídeo completo deste Papo com o Renato Babalu : ua-cam.com/video/FYxK68XQgHY/v-deo.html Dê aquela força também e se inscreva no canal Bastidores da Luta: www.youtube.com/@bastidoresdaluta9633
Os atletas da luta livre, tem que colocar os guerreiros no MMA, e quando ganhar as lutas o atleta diz ao vivo: sou lutador de luta livre tem que respeitar. Vai ser um maior marketing.
Gente,vamos expor a realidade sem fantasias,jiujitsu começou como luta de boy,não era qualquer um que tinha 100 200 reais na epoca pra pagar mensalidade, tirando os patrocínios dos papais magnatas,ja a luta livre veio da zona oeste e norte,uma luta que nao precisava comprar kimono importado e pagar pra passar de faixa,jiujitsu sempre teve todo marketing,inclusive ajudado pelo proprio governo organizando super lutas
e outra o jiu jitsu exige que você participe de palestra, seminários(que vc tem pagar) ou campeonatos bem dizer todos os fim de semana. Haja tempo e dinheiro para fazer está maratona.
Verdade!!! E é por isso eu nunca fiz jiu jitsu no Brasil. Em Florianópolis final dos 90 e início dos 2000, somente os plaboyzinhos tinham como pagar. E além do mais eles saiam em festas para brigar. Não era o ambiente no qual eu gostaria de estar. Eu iniciei em julho de 2022 na Inglaterra depois de escutar algumas vezes que o jiu jitsu era bom para a mente. As coisas mudaram muito. Mas não dá para esquecer a realidade.
@@estudante4015 Os Fadda eram inimigos dos Gracie justamente por isso,além de que sempre estiveram próximos da Luta Livre,minha equipe de Luta Livre sempre que quer treinar pano nós vamos ao CT do Mestre Vasco Bento,linhagem Fadda,e sempre trocamos muitas informações engrandecedoras pra ambos,só os Gracie que incentivavam essa rivalidade
@@marcionhoPW não e bem assim, não existe rivalidade unilateral, os gracies fizeram muito bem em nutrir a rivalidade seja com os faddas, com a luta livre e com o muay thai, por conta disso a arte se expandiu ao redor do mundo e hj somos extremamente populares.
Vamos contextualizar: Imagine uma arte marcial praticada mais pela elite carioca ou em bairros de classe média alta que estava concentrada no Rio de Janeiro, em que as academias tinham forte rixa entre si. Essa arte marcial era uma luta de chão e voltada ao Vale tudo. Pensou na Luta Livre Esportiva? Errou. Era o Jiu jitsu. Aí chegou Carlinhos Gracie e propôs a criação de uma federação internacional de Jiu jitsu brasileiro. De 1993 a 2003, em 10 anos, há uma explosão do Jiu jitsu fora do Rio não só no exterior mas no próprio Brasil. Academias rivais deixaram rusgas de lado e houve campeonato em cima de campeonato. Agora, olhe a luta livre esportiva: alunos de determinado mestre ( os discípulos do Brunocilla) não gostam dos alunos de outra academia ( Budokan). Boicotaram um mestre, como era o caso do JOP, por conta do uso do calção. Até hoje isso dá um problema e não era incomum alunos de determinadas academias serem proibidos de participarem de certos campeonatos porque são alunos de determinados mestres. Resultado: A Luta livre esportiva mal saiu do Rio de Janeiro, sendo que há bons representantes no Amazonas ( e muita gente torce o nariz para eles). As brigas entre as academias da luta livre esportiva DEVERIAM ser expostas e faladas para expor que isso é o principal problema para a expansão da modalidade, que pode vir a se extinguir em um dia.
@@AndersonRibeiro-l5e mas não é igual antigamente. Ainda há academias assim, mas a Federação é maior e há possibilidade de punir professor que faz merda com ex aluno.
Sou o Grão mestre Daniel di Dane, presidente da Federação Internacional de Luta Livre, queria um direito de falar a nossa versão sobre essas questões de federação, não existia Federação de fato até 2007.
Sou da época da Luta Livre mais radical. Trabalhei e treinei com Carlinhos. 3 pontos claros O jiu-jitsu tinha um dono O jiu-jitsu tinha hierarquia O jiu-jitsu tinha organização fechada tipo sindicato. A luta livre não tinha dono A luta livre não tinha hierarquia A luta livre era democrática até demais. A luta livre era um caldo primordial onde todos treinavam com todos, mas muitos não se davam bem. O próprio Mestre Brunocilla já dizia " eu aprendo com todos, dou aula para todos, e cada um ensina um pouco para seu parceiro de treino" O mais importante disso é que ficou a lição, a luta livre originou desse caldo primordial o Boxe Tailandês no Brasil e o wrestling. Tuve a honra de treinar boxe tailandês com o Mestre Molina, pude treinar wrestling e ser atleta do grande Beto Leitão, e ser funcionário e aluno do Mestre Brunocilla. Isso mostra que a luta livre emprestou o melhor dos seus para dar ao Brasil dois esportes fantásticos. A luta livre deve a vários nomes um passado de glória, mas não deve nada para ninguém quando tratamos o porquê de não termos seguido uma linha de sucesso como jiu-jitsu alcançou. A luta livre tem duas vertentes Zeca Floriano, em Pernambuco e no nordeste e posteriormente no sudeste ( halterofilismo, Luta Romana, judô, catch to cacht e vale tudo*) anos 20, 30, teve aulas também com Maeda. Euclides Hatem, Rio de Janeiro, luta Romana, catch to catch e vale tudo*)
Tem que chamar o líderes da confederação brasileira de luta livre. Hoje existe vários campeonatos, existe um time da luta livre feito por vários atletas de academias diferentes para representar a modalidade em torneios de chão. Existe uma regra única, padrão de uniforme, precisa acompanhar essa mudança entre em contato com eles, mestre Bosco, marcelo Mendes, Alexandre pequeno, cromado e tantos outros que estão construído essa mudança.
O que é chato no jiu jitsu atualmente é essas lutas amarradas, e muita firula pra chegar num arm-lock o cara tem que fazer um monte de movimento pra algo simples.
A luta Livre está para o Jiu-jitsu assim como a Capoeira está para o Muay Thai. Ou seja a luta livre e a Capoeira não existem campeonatos organizados como: estaduais, brasileiros, mundiais, panamericano e etc. Os campeonatos que tentam fazer geralmente são entre eles mesmos como na Capoeira, os próprios grupos fazem, fica aquela coisa limitada pois não tem calendário e etc. São amadores e tem muita dificuldade de desenvolvimento.
A capoeira está no mundo todo e tem vários campeonatos. Provavelmente tem mais praticantes de capoeira do que Muay Thai qualquer país que você vai no mundo tem capoeiristas. Só no grupo abadá tem mais de 20 mil capoeiristas espalhado fora outros grupos. A capoeira é maior que somente o lado marcial por isso tem muito mais praticantes eu acho que em quantidade bate de frente com o jiu jitsu fácil. Eu moro na Inglaterra a 20 anos na Europa tem muito capoeiristas só pra você ter uma ideia na França eles tem uma federação grande só de capoeira aqui na Inglaterra deve ter mais de 30 grupos. Eu tenho vários amigos do jiu jitsu eles falam que tem muito mais capoeiristas espalhados.
@@redpandagency amigo, sou Capoeirista há 20 anos, fui aluno do Mestre Capixaba que era dos melhores alunos do Camisa de todos os tempos. Sei bem o que estou falando, os campeonatos de Capoeira sempre foram de " grupos" ou seja os caras treinam pra lutar com eles mesmos, todos se conhecem, diferente de um Campeonato Brasileiro de Muay Thai, Jiu-jitsu panamericano, mundial, Abu -Dabi etc .. Resumindo, a Capoeira e a luta livre vivem a margem do que uma arte precisa para se desenvolver, na Capoeira em específico 80% dos praticantes saem e vão pro: Jiu-jitsu, judô, até o karatê justamente por esse grande problema, falta de campeonatos organizados. Agora, estamos com a Volta do Mundo Bambas um campeonato de Capoeira real com esse perfil, vamos ver se vai dar certo!
@@pedrocsalvianopowerlifter Pedro a luta livre e a Capoeira não tem campeonatos estaduais, brasileiros, mundiais, panamericanos, isso que eu quis dizer. Essas lutas sofrem muito e perdem muitos praticantes para outras artes pela desorganização e etc. Eu sou Capoeirista, e sei o quanto a minha Capoeira é sofrida, desvalorizada e subjugada e um dos fatores para isso acontecer é a falta de campeonatos organizados.
@@claudiosimoesbasilio5982 os campeonatos de capoeira evoluir muito hoje em dia tem praticamente em toda Europa. Se você estiver falando com relação ao Brasil sim está atrás, mas na Europa tem vários todo ano claro que falta maus organização, mas isso até no jiu jitsu aconteceu e chegou no que está agora. A capoeira vai passar à frente de várias modalidades em questão de campeonato isso é questão de tempo
O problema da luta livre é a vaidade, ninguém se ajuda, é todo mundo querendo ser presidente de federação, mas ninguém faz nada pelo esporte, o UNICO que tá botando a cara e fazendo algo pela modalidade se chama BOSCO LIMA , que tem feito os campeonatos e valorizando os atletas.. lógico que dentro das condições atuais.. mas tem se reestruturado e o maior responsável é ele.
@@gabrielmoraes6658tbm sou da cblle concordo com vc aos poucos TD toma seu curso hj temos eventos direto daqui um tempo teremos uma grade de exames como no judô aí vamos padronizar o que cada fx sabe pelo menos nivelar por baixo
O melhor subimission pra mim é o da luta livre pratico os dois o mais eficiente pra mim no mma é a luta livre mas agrego os dois como se fosse um estilo só
E o bjj nao tem muita firula que nao serve pra nada tambem?! Ainda bem que eu sou do striking, luta de chao e uma ferramenta util, mas so isso! O Ralph Gracie e o Cachorrinho mostraram a "superioridade" do grappling com COTOVELADAS e CHUTES! Respeito muito mais a luta livre.
Este vídeo foi retirado do Podcast Bastidores da Luta, um podcast comandado por Felipe Werdum (@felipewerdum) irmão do Ex-Campeão do UFC, Fabrício Werdum (@werdum).
Assista o vídeo completo deste Papo com o Renato Babalu :
ua-cam.com/video/FYxK68XQgHY/v-deo.html
Dê aquela força também e se inscreva no canal Bastidores da Luta:
www.youtube.com/@bastidoresdaluta9633
Sou Luta Livre anos 2000'... A galera da década de 90' já era lenda quando comecei. E pasmem a Luta Livre continua da mesma forma!
Os atletas da luta livre, tem que colocar os guerreiros no MMA, e quando ganhar as lutas o atleta diz ao vivo: sou lutador de luta livre tem que respeitar. Vai ser um maior marketing.
Gente,vamos expor a realidade sem fantasias,jiujitsu começou como luta de boy,não era qualquer um que tinha 100 200 reais na epoca pra pagar mensalidade, tirando os patrocínios dos papais magnatas,ja a luta livre veio da zona oeste e norte,uma luta que nao precisava comprar kimono importado e pagar pra passar de faixa,jiujitsu sempre teve todo marketing,inclusive ajudado pelo proprio governo organizando super lutas
e outra o jiu jitsu exige que você participe de palestra, seminários(que vc tem pagar) ou campeonatos bem dizer todos os fim de semana. Haja tempo e dinheiro para fazer está maratona.
Verdade!!! E é por isso eu nunca fiz jiu jitsu no Brasil. Em Florianópolis final dos 90 e início dos 2000, somente os plaboyzinhos tinham como pagar. E além do mais eles saiam em festas para brigar. Não era o ambiente no qual eu gostaria de estar. Eu iniciei em julho de 2022 na Inglaterra depois de escutar algumas vezes que o jiu jitsu era bom para a mente. As coisas mudaram muito. Mas não dá para esquecer a realidade.
Mais ou menos, os fadas ensinavam nas quebradas.
@@estudante4015 Os Fadda eram inimigos dos Gracie justamente por isso,além de que sempre estiveram próximos da Luta Livre,minha equipe de Luta Livre sempre que quer treinar pano nós vamos ao CT do Mestre Vasco Bento,linhagem Fadda,e sempre trocamos muitas informações engrandecedoras pra ambos,só os Gracie que incentivavam essa rivalidade
@@marcionhoPW não e bem assim, não existe rivalidade unilateral, os gracies fizeram muito bem em nutrir a rivalidade seja com os faddas, com a luta livre e com o muay thai, por conta disso a arte se expandiu ao redor do mundo e hj somos extremamente populares.
Vamos contextualizar: Imagine uma arte marcial praticada mais pela elite carioca ou em bairros de classe média alta que estava concentrada no Rio de Janeiro, em que as academias tinham forte rixa entre si. Essa arte marcial era uma luta de chão e voltada ao Vale tudo. Pensou na Luta Livre Esportiva? Errou. Era o Jiu jitsu. Aí chegou Carlinhos Gracie e propôs a criação de uma federação internacional de Jiu jitsu brasileiro. De 1993 a 2003, em 10 anos, há uma explosão do Jiu jitsu fora do Rio não só no exterior mas no próprio Brasil. Academias rivais deixaram rusgas de lado e houve campeonato em cima de campeonato.
Agora, olhe a luta livre esportiva: alunos de determinado mestre ( os discípulos do Brunocilla) não gostam dos alunos de outra academia ( Budokan). Boicotaram um mestre, como era o caso do JOP, por conta do uso do calção. Até hoje isso dá um problema e não era incomum alunos de determinadas academias serem proibidos de participarem de certos campeonatos porque são alunos de determinados mestres. Resultado: A Luta livre esportiva mal saiu do Rio de Janeiro, sendo que há bons representantes no Amazonas ( e muita gente torce o nariz para eles). As brigas entre as academias da luta livre esportiva DEVERIAM ser expostas e faladas para expor que isso é o principal problema para a expansão da modalidade, que pode vir a se extinguir em um dia.
Ť Melhor definição da arte amigo valeu!!!
Mas isso acontece no jiu-jitsu também!
@@AndersonRibeiro-l5e perfeito
@@AndersonRibeiro-l5e mas não é igual antigamente. Ainda há academias assim, mas a Federação é maior e há possibilidade de punir professor que faz merda com ex aluno.
Ótima colocação de opinião,gostei
Sou o Grão mestre Daniel di Dane, presidente da Federação Internacional de Luta Livre, queria um direito de falar a nossa versão sobre essas questões de federação, não existia Federação de fato até 2007.
eles passam pano para o JIUJITSU...INFELIZMENTE GRÃO MESTRE...sou teu fã
Babalu é brabo demais. Um lutador esplêndido e um homem de respeito.
Sou da época da Luta Livre mais radical.
Trabalhei e treinei com Carlinhos.
3 pontos claros
O jiu-jitsu tinha um dono
O jiu-jitsu tinha hierarquia
O jiu-jitsu tinha organização fechada tipo sindicato.
A luta livre não tinha dono
A luta livre não tinha hierarquia
A luta livre era democrática até demais.
A luta livre era um caldo primordial onde todos treinavam com todos, mas muitos não se davam bem.
O próprio Mestre Brunocilla já dizia " eu aprendo com todos, dou aula para todos, e cada um ensina um pouco para seu parceiro de treino"
O mais importante disso é que ficou a lição, a luta livre originou desse caldo primordial o Boxe Tailandês no Brasil e o wrestling. Tuve a honra de treinar boxe tailandês com o Mestre Molina, pude treinar wrestling e ser atleta do grande Beto Leitão, e ser funcionário e aluno do Mestre Brunocilla.
Isso mostra que a luta livre emprestou o melhor dos seus para dar ao Brasil dois esportes fantásticos.
A luta livre deve a vários nomes um passado de glória, mas não deve nada para ninguém quando tratamos o porquê de não termos seguido uma linha de sucesso como jiu-jitsu alcançou.
A luta livre tem duas vertentes
Zeca Floriano, em Pernambuco e no nordeste e posteriormente no sudeste
( halterofilismo, Luta Romana, judô, catch to cacht e vale tudo*) anos 20, 30, teve aulas também com Maeda.
Euclides Hatem, Rio de Janeiro, luta Romana, catch to catch e vale tudo*)
PERFEITO 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👍🏿👍🏿
Mestre Vinagre dava aula de Luta Livre em Ramos, subúrbio do Rio de Janeiro. Ele chegou a fazer um Vale-Tudo com o Robson Gracie.
Tem que chamar o líderes da confederação brasileira de luta livre. Hoje existe vários campeonatos, existe um time da luta livre feito por vários atletas de academias diferentes para representar a modalidade em torneios de chão. Existe uma regra única, padrão de uniforme, precisa acompanhar essa mudança entre em contato com eles, mestre Bosco, marcelo Mendes, Alexandre pequeno, cromado e tantos outros que estão construído essa mudança.
Havia muito mais gte fazendo Jiu Jitsu , logo a chance de aparecer mais lutadores acima da média é bem maior... ..
O que é chato no jiu jitsu atualmente é essas lutas amarradas, e muita firula pra chegar num arm-lock o cara tem que fazer um monte de movimento pra algo simples.
A luta Livre está para o Jiu-jitsu assim como a Capoeira está para o Muay Thai. Ou seja a luta livre e a Capoeira não existem campeonatos organizados como: estaduais, brasileiros, mundiais, panamericano e etc. Os campeonatos que tentam fazer geralmente são entre eles mesmos como na Capoeira, os próprios grupos fazem, fica aquela coisa limitada pois não tem calendário e etc. São amadores e tem muita dificuldade de desenvolvimento.
Como é om? Oxe
A capoeira está no mundo todo e tem vários campeonatos. Provavelmente tem mais praticantes de capoeira do que Muay Thai qualquer país que você vai no mundo tem capoeiristas. Só no grupo abadá tem mais de 20 mil capoeiristas espalhado fora outros grupos. A capoeira é maior que somente o lado marcial por isso tem muito mais praticantes eu acho que em quantidade bate de frente com o jiu jitsu fácil. Eu moro na Inglaterra a 20 anos na Europa tem muito capoeiristas só pra você ter uma ideia na França eles tem uma federação grande só de capoeira aqui na Inglaterra deve ter mais de 30 grupos. Eu tenho vários amigos do jiu jitsu eles falam que tem muito mais capoeiristas espalhados.
@@redpandagency amigo, sou Capoeirista há 20 anos, fui aluno do Mestre Capixaba que era dos melhores alunos do Camisa de todos os tempos. Sei bem o que estou falando, os campeonatos de Capoeira sempre foram de " grupos" ou seja os caras treinam pra lutar com eles mesmos, todos se conhecem, diferente de um Campeonato Brasileiro de Muay Thai, Jiu-jitsu panamericano, mundial, Abu -Dabi etc .. Resumindo, a Capoeira e a luta livre vivem a margem do que uma arte precisa para se desenvolver, na Capoeira em específico 80% dos praticantes saem e vão pro: Jiu-jitsu, judô, até o karatê justamente por esse grande problema, falta de campeonatos organizados. Agora, estamos com a Volta do Mundo Bambas um campeonato de Capoeira real com esse perfil, vamos ver se vai dar certo!
@@pedrocsalvianopowerlifter Pedro a luta livre e a Capoeira não tem campeonatos estaduais, brasileiros, mundiais, panamericanos, isso que eu quis dizer. Essas lutas sofrem muito e perdem muitos praticantes para outras artes pela desorganização e etc. Eu sou Capoeirista, e sei o quanto a minha Capoeira é sofrida, desvalorizada e subjugada e um dos fatores para isso acontecer é a falta de campeonatos organizados.
@@claudiosimoesbasilio5982 os campeonatos de capoeira evoluir muito hoje em dia tem praticamente em toda Europa. Se você estiver falando com relação ao Brasil sim está atrás, mas na Europa tem vários todo ano claro que falta maus organização, mas isso até no jiu jitsu aconteceu e chegou no que está agora. A capoeira vai passar à frente de várias modalidades em questão de campeonato isso é questão de tempo
Quando se fala em luta livre lembro logo do alexandre cacareco,deu mt preju nos caras do jiu jitsu
Verdade kkkk
Fez boas lutas, mas perdeu para vários caras do jiu-jitsu. Dan Lister, Robert Drysdale finalizaram o Cacareco.
Alma corpo e espírito em Jesus desde todo sempre glória a Deus tudo pra Jesus glória a Deus
Luta-Livre teve muitos motivos para fracassar. O principal chama-se Hugo.
Porque?
Acho que ele se referia ao Bonocilla
O problema da luta livre é a vaidade, ninguém se ajuda, é todo mundo querendo ser presidente de federação, mas ninguém faz nada pelo esporte, o UNICO que tá botando a cara e fazendo algo pela modalidade se chama BOSCO LIMA , que tem feito os campeonatos e valorizando os atletas.. lógico que dentro das condições atuais.. mas tem se reestruturado e o maior responsável é ele.
@@gabrielmoraes6658tbm sou da cblle concordo com vc aos poucos TD toma seu curso hj temos eventos direto daqui um tempo teremos uma grade de exames como no judô aí vamos padronizar o que cada fx sabe pelo menos nivelar por baixo
Tu não sabe nem o que tá falando.
O melhor subimission pra mim é o da luta livre pratico os dois o mais eficiente pra mim no mma é a luta livre mas agrego os dois como se fosse um estilo só
É simples, o jiu-jitsu tem mais visibilidade, mais viabilidade de ganhar dinheiro.
Luta livre é seita, jiu-jitsu religião.
alguém lembra da treta do BABA QUE? kkkkkkkkkkkkkk
3:20 resumindo ego...
E o bjj nao tem muita firula que nao serve pra nada tambem?!
Ainda bem que eu sou do striking, luta de chao e uma ferramenta util, mas so isso! O Ralph Gracie e o Cachorrinho mostraram a "superioridade" do grappling com COTOVELADAS e CHUTES!
Respeito muito mais a luta livre.
Babalu, Artilheiro, Ximu, Serão, largadam a luta livre.
Cacareco também