A sua análise é excelente! É que Tom Jobim fazia música para os americanos do Jazz. Como sou iniciante em guitarra, preferir aprender a versão de Belchior em Ré Maior com apenas 5 acordes: A/A7/D/D7 e G. abraço.
Parabéns! Ótima aula e progressão do simples para o complexo! Essas inversões parecem bem mais complicadas do que são… esses shapes de Bb/Ab na guitarra não são tão comuns…no piano a inversão de sétima no baixo não é algo tão estranho hehe e fica bem “na mão” fazer o cromatismo do baixo! Muito legal! Vale ter mais Jobim no canal! E fica pedido para alguma do Clube da esquina, Gil, “tempo Rei” por ex, me ocorreu aqui!
Caralhoooo! Fantástico! Não sei se é possível fazer isso em todo tipo de música, mas a reconstrução harmônica deixou muito claro pra mim. Se eu (o mais leigo) consegui entender a análise, tenho certeza que todos irão! Gostei demais, bem didático!
Maravilhoso. Excelente reconstrução dos caminhos da harmonia genial de Tom Jobim! Muita gratidão por realizar e compartilhar essa harmonia! Composição realizada no Sítio em Poço Fundo no mês de março de 1972! Essa música tem 3 harmonias diferentes. Essa harmonia é a terceira versão qdo Jobim grava com Elis Regina.
Por uma aluna que me mandou esse link cheguei ao seu canal. É fantástico! E você é um excelente pedagogo. Eu trabalho há mais de 15 anos dando aulas de violão e línguas e vi a sua facilidade pra falar em "fácil" (quando se tem os conhecimentos básicos da teoria, claro!). Está de parabéns! Dei like e assinei o seu canal na hora. Longa vida junto à música!
tom Jobim = génie : mélodie simple + accords compliqués IL réitere depuis : "samba de uma nota so" avec ce merveilleux " aguas de março" ! ton analyse est parfaite Nery !
Tem estudado harmonização com frequência e estou progredindo bem e acompanhando quase 100% das análises. Com a continuidade, já já fico fluente principalmente com essas dicas de ouro. Obg!
Ao menos em relação a versão que eu conheço (do Elis & Tom), acho interressante notar que vários elementos da música servem ao tema principal. A linha de baixo descendente lembra uma fluida correnteza de água, afundando nota por nota; a bateria imita em alguns momentos os splash da água; o solo de piano simula os pingos da chuva; a letra além de outras coisas, cita os objetos que vem com a enxurrada (pau, pedra, toco, caco de vidro...) Uma canção que realmente merece ser estuda por diversas óticas de tão perfeita que é.
Caracas... onde eu curto duas vezes? Sensacional!! Eu mesmo já havia pedido a analise desta música. Estou muito feliz e mais que satisfeito com o resultado. Parabéns!!
Depois de uma aula dessa, considerando q Tom Jobim pensou assim, vc entende pq ele é considerado "um dos caras" da música brasileira e mundial. Vale destacar tbm que: se ele não pensou a música assim, esse raciocínio q vc fez Nery é simplesmente incrível! E em qlqr um dos dois casos, a análise foi muito, mas muito boa! Vc é um professor muito bom, cara, parabéns e Deus te abençoe!!!
Cara, muito show esse teu video. Super explicativo, e essa sacada de partir de acordes básicos para acordes aperfeiçoados é de um aprendizado imenso. Parabéns pelo trabalho e por compartilhar esse conhecimento.
A melhor parte é no 19:08, depois que tu arregaça nos modos gregos e manda um "tá bom?" tipo, Jobim tu entortou a cabeça da galera agora kkkkk.. Demais cara, to aprendendo muito contigo! Obrigado!
Cara sensacional tua explicação nota mil no teu canal parabéns pela ajuda aos amantes de estudos de harmonia e analise, valeu a pena mesmo, eu sou tecladista e realmente valeu a pena assistir, sem enrolação e muito objetivo, sou do Amazonas e tem sido muito proveitoso essas aulas obrigado pelo belíssimo trabalho que vem realizando.
Show! Salvador-BA. Fiquei mais perdido do que cego em tiroteio. Mais eu vou aprender teoria apesar de hoje ser 100% alto-didata. Toco um pouquinho mais não tenho a minima ideia do que faço, só toco (violão)... hehehe... Estou assistindo seus videos. Parabéns pelo trabalho e pela didática.
Puta aula, eu fico impressionado com a quantidade de curtidas, um conteúdo maravilhoso desse, muito obrigado Nery por tanta dedicação, e por passar isso para frente, torço muito pelo seu crescimento e sua vitória meu amigo, vc nos ajuda demais!
Piá tú manda muitooo..Parabéns mineirinho...Tú é um conservatório em pessoa.Tá sendo grande inspiração pra várias pessoas tenho ctza e eu ñ spu diferente me empolgo com suas analíses e aulas..
cara, muito boa a analise. sempre legal revisitar essa parte da teoria, que ajuda a entender qual a maneira de pensar do artista. os brazucas são artistas versáteis e muito criativos. mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.. uma aula à parte.
Excelente canal!! Eu mesmo tinha solicitado "Águas de março" há uns meses atrás. Seria possível incluir "Milagre dos peixes"?? Do Milton Nascimento! 🙏 ou "Choro das águas" do Ivan Lins 🙌. Abraço!
3 роки тому+3
Cara. Sua simplicidade dá uma " leveza enorme" pra esse conteúdo tão denso e dificil. Parabéns pelo vídeo, pela forma, pela análise e por empacotar isso tudo num produto realmente fora de série. Desejo muito sucesso pra você. Já dei o like aqui e há algum tempo já inscrito no canal. Uma coisa que achei muito massa e que muitos não entram no mérito é de correlacionar a melodia cantada com os acordes (você fez isso em alguns pedaços do video com um intuito indireto de te auxiliar na explicação harmonica e foi bem legal). Essa correlação entre melodia da voz e acordes é fundamental no resultado das músicas mas pensamos nisso (ou nem pensamos...rs) quase que automaticamente então acho que seja por isso que percebo poucas análises aqui no youtube que foquem nessa parte. Eu mesmo tento muito compor mas tenho certa dificuldade de raciocinar instintivamente entre a linha melódica da voz e a harmonia no violão pra fazer coisas mais elaboradas. Talvez se trouxesse esse tipo de análise focada na voz teria o potencial de ajudar pessoas com esse tipo de dificuldade tipo a minha. Sei que nada substitui o ouvido mas nem sempre o bicho ta bem evoluído (rsrs) e nesse caso a teoria ajuda muito a montar um trilho pro ouvido se encontrar. Sou músico mais de arranhar um violão na prática e nunca estudei teoria a fundo então fica o comentário mais a título de sugestão aí. Mas se eu tiver falado bobagem desconsidere...😂😂 Por fim, e se puder, dá uma sacada no meu canal. Dicas de melhorias sempre são bem vindas por aqui.😅 Abraços musicais de MG tb. Mexicano Músico.
Obrigado pelo comentário! Sobre esse lance de melodia + harmonia eu recomendo fortemente você estudar chord melody pra ver as duas coisas acontecendo no violão. Você vai notar como as notas melódicas sempre conversam bem com as notas dos acordes. E tem que estudar teoria rapaz! 😂
Cara, eu tenho uma sugestão; Passarim de Tom Jobim, essa tem a harmonia do jeito que o diabo gosta. Nunca entendi ela. Parabéns pelo ótimo e esclarecedor trabalho.
Muito, mais muito bom mesmo. Faz-nos umas vídeos aulas de construção de acordes fera no formato série. Primeiros episódios os intetvalos depois triades e finalizanfo com tetrades. Vai chover like no canal
Excelente esta análise. Parabéns! Outra música, composta no início da bossa-nova, é "Desafinado". Pela aparente "desafinação" com uso de tétrades e interessante modulação, penso ser merecedora de uma análise harmônica. Abrs.
@@NeryFranco Tenho a certeza de que você dá conta do recado. Todavia, para entregar-se a esta "doidera", tem de haver interesse por parte de seus seguidores, se não, trabalho jogado fora. Sucesso garoto, respeito seu ótimo trabalho.
*Grande Nery ! Você poderia fazer a gentileza (se puder) de analisar a música do brasileiro Morris Albert "She's my Girl". Parece ser um sistema híbrido de Tonal com Modal ou somente Modal. Seria interessante notar essa canção pois para mim é raro encontrar canções na forma pop como essa que dependendo do ponto-de-vista pode ter mais de uma classificação.*
Nery isso da um nó na cabeça Nery escuta: eu toco um pouco mais na parte de teria o bicho pega e quero saber de você se tem algum curso seu que ensine harmonia do básica ao avançado ,eu toco essas musicas que vc faz analise mais esses termos de analise é dificíl de absorver.Quero que vc me dê uma lus.Abração e tamos juntos.
Muito massa essa análise meu caro Nery. No final da sua análise harmônica dessa música, com relação aos intervalos de terça menor entre os acordes usados na base na parte do assovio poderia ser também uma inspiração do arranjador dentro da escala diminuta ou arpejo diminuto de Bb. Bb - Db - E - só que feito de forma descendente. O que acha? Um abraço!
Poxa parabéns!! Que análise incrível! Vou ter que assistir mais uma vez para entender tudo. Tenho uma pergunta: 01 - CH Maior harmônico, nunca tinha ouvido falar, pode indicar algum material para eu aprender mais? ou esse CH tem alguma outra forma de interpretação? 02- Ainda nesse CH, você escreveu no quadro Bm7M no primeiro grau, mas seria uma Bb né? E no Segundo grau (meio diminuto) mas o sexto grau é maior, não fecha o Diminuto... Enfim, não entendi essa parta, se puder dar uma esclarecida, fico grato. Mais uma vez, o vídeo está maravilhoso!
1) Cara, o pouco que eu sei dele é a escala, e sobrepondo terça vc acha o campo. Confesso que não tenho material sobre ele. 2) Sim, é Bb7M msm, obrigado pela correção. O II, sobrepondo terças, tem a 7m, mas tb poderia ter uma 6M/7d e formar um acorde diminuto também. Monte o campo harmônico fazendo as sobreposiçoes aí que você vai entender.
@@NeryFranco blz mano, vou dar uma vasculhada no google sobre esse CH. Sobre o Dó diminuto, o que eu quis dizer é que na escala que você colocou no quadro, o Sol teria que ser bemol, para conseguir formar o Dó meio-diminuto (dó+mib+solb+la)mas acho que já estou focando na coisa errada... teu vídeo está ótimo mano, parabéns mais uma vez!
@@grasiano3d então cara o segundo campo harmônico que ele escreveu no quadro é o Bb menor harmônico proveniente da escala menor harmônica de Bb (Db maior). Então temos as notas Bb C Db Eb F Gb Ab. Se sobrepor as terças encontrará os acordes deste campo.
Nery, tem alguma dica e material pra organizar o estudo de escalas? Eu entendo os princípios que vc fala dos empréstimos modais, mas nao consigo associar as escalas mais avançadas, assim por dizer. Na verdade, eu não conheço muitas e não sei por onde comecar os estudos pra me aprofundar nesse tema.
Uma pergunta de leigo e curioso da teoria musical. Vendo essas harmonias mais complexas, é possível que os compositores criem elas com base somente na sonoridade? Sem entender dos modos gregos, por exemplo. Depois, tenta-se classificar os acordes usando os campos harmonicos e modos, como você fez. Tipo, me parece que por ser arte, o que vale é a sonoridade.
É possível sim. O Cartola é um exemplo disso. Era semi-analfabeto e não sabia de harmonia (se não estiver enganado), mas fazia músicas com acordes desse naipe ai, por tanto ouvir e tocar músicas desse tipo.
Esse rapaz é um gênio!
Fantástico 😍
A sua análise é excelente! É que Tom Jobim fazia música para os americanos do Jazz. Como sou iniciante em guitarra, preferir aprender a versão de Belchior em Ré Maior com apenas 5 acordes: A/A7/D/D7 e G. abraço.
Parabéns! Ótima aula e progressão do simples para o complexo! Essas inversões parecem bem mais complicadas do que são… esses shapes de Bb/Ab na guitarra não são tão comuns…no piano a inversão de sétima no baixo não é algo tão estranho hehe e fica bem “na mão” fazer o cromatismo do baixo! Muito legal! Vale ter mais Jobim no canal! E fica pedido para alguma do Clube da esquina, Gil, “tempo Rei” por ex, me ocorreu aqui!
Caralhoooo! Fantástico! Não sei se é possível fazer isso em todo tipo de música, mas a reconstrução harmônica deixou muito claro pra mim. Se eu (o mais leigo) consegui entender a análise, tenho certeza que todos irão! Gostei demais, bem didático!
Putis meu Brother. ..ficou da Hora...Parabéns pela explicação...muito clara...Massa
Melhor série de análise do UA-cam!
Vou tocar essa música numa apresentação amanhã…. Esse vídeo simplesmente me salvou! Muito obrigado! Parabéns!
Quero agradecer por esse conteúdo. É minha obrigação curtir e comentar depois dessa aula e do trabalho que teve. É o mínimo que devo fazer.
Maravilhoso. Excelente reconstrução dos caminhos da harmonia genial de Tom Jobim! Muita gratidão por realizar e compartilhar essa harmonia! Composição realizada no Sítio em Poço Fundo no mês de março de 1972! Essa música tem 3 harmonias diferentes. Essa harmonia é a terceira versão qdo Jobim grava com Elis Regina.
Cara, obrigado por essa aula, uma das melhores sobre harmonia que já vi!
Por uma aluna que me mandou esse link cheguei ao seu canal. É fantástico! E você é um excelente pedagogo. Eu trabalho há mais de 15 anos dando aulas de violão e línguas e vi a sua facilidade pra falar em "fácil" (quando se tem os conhecimentos básicos da teoria, claro!).
Está de parabéns! Dei like e assinei o seu canal na hora.
Longa vida junto à música!
Fantástico. Muito bom.
Ótima serie! Tenho uma sugestão: Samba de Uma Nota Só! Se possível, gostaria muito de ver análise dela..
Cara que explicação nota 10. Incrível! Parabéns! Só não aprende com você quem não quer. Você é excelente 👍 no que você promete fazer. 👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado por essa explicação, com essa análise, agora entendi como tocar essa música. Obrigado
Fantástico!! Obrigado por tão precioso conhecimento!!
Sensacional! Muito obrigado por isso. Deus te abençoe!!!!!
Melhor canal de análise que já vi no youtube
tom Jobim = génie : mélodie simple + accords compliqués
IL réitere depuis : "samba de uma nota so" avec ce merveilleux " aguas de março" !
ton analyse est parfaite Nery !
Cara, você é demais !
Antes de assistir eu já sapeco o Like, porque esse cara aí é o melhor em análise harmônica do you tube Brazuca Atualmente!!!
Bien ahí, maestro. Gracias por compartir
Mano que explicação foda, essa reconstrução que você fez deixou tudo muito claro, eu já toco essa música e nunca percebi dessa forma.
Boa tarde Nery e ah todos que acompanham seu canal! Faz análise ed motta jantar pra dois! Obg! Vlw aew!
O cara ainda tirou tudo isso de ouvido ahahahah
Show demais essas aulas!
Super aula Nery !!!
Cara, por favor, faça outras desse jeitinho!!!!
Tem estudado harmonização com frequência e estou progredindo bem e acompanhando quase 100% das análises. Com a continuidade, já já fico fluente principalmente com essas dicas de ouro. Obg!
Excelente! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e parabéns por compreender o provável raciocínio que orientou a produção da obra!
Great video. Thank you. Have you considered doing an analysis of Sabia by Jobim? That would be amazing! Thank you again.
Ao menos em relação a versão que eu conheço (do Elis & Tom), acho interressante notar que vários elementos da música servem ao tema principal. A linha de baixo descendente lembra uma fluida correnteza de água, afundando nota por nota; a bateria imita em alguns momentos os splash da água; o solo de piano simula os pingos da chuva; a letra além de outras coisas, cita os objetos que vem com a enxurrada (pau, pedra, toco, caco de vidro...)
Uma canção que realmente merece ser estuda por diversas óticas de tão perfeita que é.
Ótima observação!
É o final da construção da casa dele entre Teresópolis e Petrópolis, num vale, antes da construção da estrada Rio-Bahia.
Muito lindo! Parabéns
Caracas... onde eu curto duas vezes?
Sensacional!!
Eu mesmo já havia pedido a analise desta música.
Estou muito feliz e mais que satisfeito com o resultado.
Parabéns!!
Depois de uma aula dessa, considerando q Tom Jobim pensou assim, vc entende pq ele é considerado "um dos caras" da música brasileira e mundial. Vale destacar tbm que: se ele não pensou a música assim, esse raciocínio q vc fez Nery é simplesmente incrível! E em qlqr um dos dois casos, a análise foi muito, mas muito boa! Vc é um professor muito bom, cara, parabéns e Deus te abençoe!!!
Cara já chego dando like! Nery sou professor também e vc é um cara de muito talento, simpatia e muita humildade! Parabéns pelo trabalho!
Cara, muito show esse teu video. Super explicativo, e essa sacada de partir de acordes básicos para acordes aperfeiçoados é de um aprendizado imenso. Parabéns pelo trabalho e por compartilhar esse conhecimento.
sensacional , vai entender de música lá na pqp, por favor faça a análise da música samba do avião do Tom Jobim
fantastica, a sua explicaçao, muito obrigado! se puder analisar assim mais musicas do tom, do chico buarque, etc., seria muito bom mesmo
Muito boa sua análise!
A melhor parte é no 19:08, depois que tu arregaça nos modos gregos e manda um "tá bom?" tipo, Jobim tu entortou a cabeça da galera agora kkkkk.. Demais cara, to aprendendo muito contigo! Obrigado!
😂😂😂
Vc. é fodal.... Que tal fazer análise harmonica de Januária (chico)
Nery vc é o melhor! Obrigado
Sensacional!!!!
Cara sensacional tua explicação nota mil no teu canal parabéns pela ajuda aos amantes de estudos de harmonia e analise, valeu a pena mesmo, eu sou tecladista e realmente valeu a pena assistir, sem enrolação e muito objetivo, sou do Amazonas e tem sido muito proveitoso essas aulas obrigado pelo belíssimo trabalho que vem realizando.
Que maneiro mano.
Parabéns pela didática e pelo conhecimento harmônico
Ótimo. Muito obrigado. A levada cuando poderia considerar. Saúde desde Argentina
Excelente!
Muito boa essa abordagem partindo de poucos acordes e complexificando. Poderia usar essa mesma abordagem em análises futuras.
Muito bom! Parabéns pela explicação !!!
Sensacional....parabéns Nery...e obrigado
Show! Salvador-BA. Fiquei mais perdido do que cego em tiroteio. Mais eu vou aprender teoria apesar de hoje ser 100% alto-didata. Toco um pouquinho mais não tenho a minima ideia do que faço, só toco (violão)... hehehe... Estou assistindo seus videos. Parabéns pelo trabalho e pela didática.
Puta aula, eu fico impressionado com a quantidade de curtidas, um conteúdo maravilhoso desse, muito obrigado Nery por tanta dedicação, e por passar isso para frente, torço muito pelo seu crescimento e sua vitória meu amigo, vc nos ajuda demais!
Obrigado irmao!
Parabéns pela análise harmônica. Muito boa essas aulas de harmonia, sempre acompanho.
curtindo demais suas analise... pow, vc eh o cara!!!!
Cara, depois do Nelson Faria, vc é o melhor professor de violão/guitarra do youtube. Parabéns. Muito boas suas aulas!
Me sinto honrado
Bah, tri bom!!!
Perfeito, melhor série de análise harmônica do UA-cam. Poderia sair uma de “Onde anda você”.
Essa vai ser em. Breve
Muito bom mestre!!
Cara. Essa superou a análise de “Chega de Saudades”. Vou levar uns 3 dias pra pegar.
😀
Parabéns Neri você é top mesmo hein 😁🎸🎶👏🏾👏🏾
parabéns ...muito top
Esses vídeos são shows! Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar conosco.
Faz a análise da música "Um dia um adeus"
Cara! Sensacionaaaaaaaalllll
Simplificar a música e depois adicionar os acordes foi de uma didática incrível, muito obrigado.
continue postando
Piá tú manda muitooo..Parabéns mineirinho...Tú é um conservatório em pessoa.Tá sendo grande inspiração pra várias pessoas tenho ctza e eu ñ spu diferente me empolgo com suas analíses e aulas..
Excelente canal!!! Por favor, analisa "Valsa Brasileira", de Edu Lobo.
Cara muito obrigado. Gratidão real!! Parece que to ouvindo o Mozart Mello dando aula...mds
Que honra!
Muito bom 🎉🎉
Que aula!
simplesmente sensacional. valeu cada minuto do video!
Muito bom. Passa muito conhecimento.
cara, muito boa a analise. sempre legal revisitar essa parte da teoria, que ajuda a entender qual a maneira de pensar do artista. os brazucas são artistas versáteis e muito criativos. mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.. uma aula à parte.
Por favor faz análise harmônica de devaneio Jorge vercilo
Demais, obrigado!
Super aulão!
Excelente canal!! Eu mesmo tinha solicitado "Águas de março" há uns meses atrás. Seria possível incluir "Milagre dos peixes"?? Do Milton Nascimento! 🙏
ou "Choro das águas" do Ivan Lins 🙌. Abraço!
Cara. Sua simplicidade dá uma " leveza enorme" pra esse conteúdo tão denso e dificil.
Parabéns pelo vídeo, pela forma, pela análise e por empacotar isso tudo num produto realmente fora de série.
Desejo muito sucesso pra você. Já dei o like aqui e há algum tempo já inscrito no canal.
Uma coisa que achei muito massa e que muitos não entram no mérito é de correlacionar a melodia cantada com os acordes (você fez isso em alguns pedaços do video com um intuito indireto de te auxiliar na explicação harmonica e foi bem legal). Essa correlação entre melodia da voz e acordes é fundamental no resultado das músicas mas pensamos nisso (ou nem pensamos...rs) quase que automaticamente então acho que seja por isso que percebo poucas análises aqui no youtube que foquem nessa parte.
Eu mesmo tento muito compor mas tenho certa dificuldade de raciocinar instintivamente entre a linha melódica da voz e a harmonia no violão pra fazer coisas mais elaboradas. Talvez se trouxesse esse tipo de análise focada na voz teria o potencial de ajudar pessoas com esse tipo de dificuldade tipo a minha. Sei que nada substitui o ouvido mas nem sempre o bicho ta bem evoluído (rsrs) e nesse caso a teoria ajuda muito a montar um trilho pro ouvido se encontrar.
Sou músico mais de arranhar um violão na prática e nunca estudei teoria a fundo então fica o comentário mais a título de sugestão aí. Mas se eu tiver falado bobagem desconsidere...😂😂
Por fim, e se puder, dá uma sacada no meu canal. Dicas de melhorias sempre são bem vindas por aqui.😅
Abraços musicais de MG tb.
Mexicano Músico.
Obrigado pelo comentário! Sobre esse lance de melodia + harmonia eu recomendo fortemente você estudar chord melody pra ver as duas coisas acontecendo no violão. Você vai notar como as notas melódicas sempre conversam bem com as notas dos acordes. E tem que estudar teoria rapaz! 😂
Pô, se possível faz uma análise harmonica da música How deep is your love do bee gees! :)
Faça uma análise do Odeon Ernesto Nazaret
Cara, eu tenho uma sugestão; Passarim de Tom Jobim, essa tem a harmonia do jeito que o diabo gosta. Nunca entendi ela.
Parabéns pelo ótimo e esclarecedor trabalho.
Nossa, essa é mt casca 😂
@@NeryFranco nunca consegui tocar essa...nem sei se um dia conseguirei....só com a ajuda do mestre
Ótima análise. Gosto muito das suas aulas. Sugiro que faça a análise de O mundo é um moinho, do Cartola.
Fala mano. Gostei do seu vídeo! parabéns demais e obrigado! Vc já ouviu falar de mediantes? Acho que é o que rola naquela parte da modulação! abração!
Muito, mais muito bom mesmo.
Faz-nos umas vídeos aulas de construção de acordes fera no formato série. Primeiros episódios os intetvalos depois triades e finalizanfo com tetrades. Vai chover like no canal
Excelente esta análise. Parabéns! Outra música, composta no início da bossa-nova, é "Desafinado". Pela aparente "desafinação" com uso de tétrades e interessante modulação, penso ser merecedora de uma análise harmônica. Abrs.
Essa é doidera
@@NeryFranco Tenho a certeza de que você dá conta do recado. Todavia, para entregar-se a esta "doidera", tem de haver interesse por parte de seus seguidores, se não, trabalho jogado fora. Sucesso garoto, respeito seu ótimo trabalho.
Muito bom cara!
*Grande Nery ! Você poderia fazer a gentileza (se puder) de analisar a música do brasileiro Morris Albert "She's my Girl". Parece ser um sistema híbrido de Tonal com Modal ou somente Modal. Seria interessante notar essa canção pois para mim é raro encontrar canções na forma pop como essa que dependendo do ponto-de-vista pode ter mais de uma classificação.*
Mano, tu é muito bom... Queria ser teu aluno
muito bom 💙👏🏼
você é o cara mano 💪💪💪✌✌✌
Monstro de mais
Nery isso da um nó na cabeça Nery escuta: eu toco um pouco mais na parte de teria o bicho pega e quero saber de você se tem algum curso seu que ensine harmonia do básica ao avançado ,eu toco essas musicas que vc faz analise mais esses termos de analise é dificíl de absorver.Quero que vc me dê uma lus.Abração e tamos juntos.
Tenho sim amigo! Veja: www.neryfranco.com/harmonia4/
Mais esse curso e voltado para violão exclusivo ou guitarra elétrica @@NeryFranco
por favor poderia me explicar os termos A` (A linha) e A1, A2? quando é uma variação da harmonia não sei o que fazer
Genial
Muito massa essa análise meu caro Nery. No final da sua análise harmônica dessa música, com relação aos intervalos de terça menor entre os acordes usados na base na parte do assovio poderia ser também uma inspiração do arranjador dentro da escala diminuta ou arpejo diminuto de Bb. Bb - Db - E - só que feito de forma descendente. O que acha? Um abraço!
Sim, isso é compatível também!
show mermão
A última sequência de acordes sugere E dim...Você concorda Nery ?
mt foda man
Poxa parabéns!! Que análise incrível! Vou ter que assistir mais uma vez para entender tudo. Tenho uma pergunta:
01 - CH Maior harmônico, nunca tinha ouvido falar, pode indicar algum material para eu aprender mais? ou esse CH tem alguma outra forma de interpretação?
02- Ainda nesse CH, você escreveu no quadro Bm7M no primeiro grau, mas seria uma Bb né? E no Segundo grau (meio diminuto) mas o sexto grau é maior, não fecha o Diminuto... Enfim, não entendi essa parta, se puder dar uma esclarecida, fico grato. Mais uma vez, o vídeo está maravilhoso!
1) Cara, o pouco que eu sei dele é a escala, e sobrepondo terça vc acha o campo. Confesso que não tenho material sobre ele.
2) Sim, é Bb7M msm, obrigado pela correção. O II, sobrepondo terças, tem a 7m, mas tb poderia ter uma 6M/7d e formar um acorde diminuto também. Monte o campo harmônico fazendo as sobreposiçoes aí que você vai entender.
@@NeryFranco blz mano, vou dar uma vasculhada no google sobre esse CH.
Sobre o Dó diminuto, o que eu quis dizer é que na escala que você colocou no quadro, o Sol teria que ser bemol, para conseguir formar o Dó meio-diminuto (dó+mib+solb+la)mas acho que já estou focando na coisa errada... teu vídeo está ótimo mano, parabéns mais uma vez!
@@grasiano3d então cara o segundo campo harmônico que ele escreveu no quadro é o Bb menor harmônico proveniente da escala menor harmônica de Bb (Db maior). Então temos as notas Bb C Db Eb F Gb Ab. Se sobrepor as terças encontrará os acordes deste campo.
Nery, tem alguma dica e material pra organizar o estudo de escalas? Eu entendo os princípios que vc fala dos empréstimos modais, mas nao consigo associar as escalas mais avançadas, assim por dizer. Na verdade, eu não conheço muitas e não sei por onde comecar os estudos pra me aprofundar nesse tema.
Cara, material eu não tenho. Mas provavelmente esse vídeo vai te ajudar: ua-cam.com/video/28U5H-Z0hiE/v-deo.html
Cara procura conhecer um pouco sobre escalas de acorde. É um conceito interessante para se começar.
Uma pergunta de leigo e curioso da teoria musical. Vendo essas harmonias mais complexas, é possível que os compositores criem elas com base somente na sonoridade? Sem entender dos modos gregos, por exemplo. Depois, tenta-se classificar os acordes usando os campos harmonicos e modos, como você fez. Tipo, me parece que por ser arte, o que vale é a sonoridade.
É possível sim. O Cartola é um exemplo disso. Era semi-analfabeto e não sabia de harmonia (se não estiver enganado), mas fazia músicas com acordes desse naipe ai, por tanto ouvir e tocar músicas desse tipo.