Acho bom curtir, comentar, compartilhar, se inscrever, virar membro porque depois de uma semana inteira com a cara quente nesse vídeo tô pensando em virar TikToker, hein?
Thiago, muito obrigado mesmo pelo conteudo excelente. Seu trabalho vai me ajudar muito no balanceamento de meu jogo EMPIRE ETERNAL. Vai deixar ele historicamente correto e estrategicamente realista. Muito obrigado mesmo
Essa discussão devia entrar pro Guinness Book por ter durado tanto sem ter alguma mãe sendo xingada ou alguém saindo cancelado. Parabéns, ainda existe esperança.
podemos apenas por um minuto nao apreciar a beleza deste homem de perto mas a dedicação dele em perceber algo ''tao pequeno'' que muitas pessoas nao reconheceram? Muito bom Thiago, apenas um abraço.
O lado ruim de muitos especialistas (independente do assunto) é que raramente aceitam opiniões diferentes e/ou "perder" argumento e debate. E eu parabenizo você Thiago, pela dedicação, perícia, vídeo de qualidade e clareza ao defender seu ponto de vista.
isso é verdade, não sei se é o caso mas só o jeito dele escrever eu senti que ele vai cagar pra informação e vai continuar negando, acho q ele só enrolou o Thiago kkkkkk
Esse é um problema comum na internet, não importa o assunto, raramente numa discussão as pessoas vão ser flexíveis para aceitar um argumento ou hipótese. Ainda bem que ainda existem algumas exceções de vez em quando.
Fico impressionado e encantado com seu comprometimento com os fatos históricos e o lado correto dos especialistas, sem diminuir aqueles com o ponto de vista divergente seu. Parabéns pelo trabalho
Além de história e literatura, pelo jeito, nosso querido Braga também é formado em gastronomia. Isso foi uma jantada. Com classe, elegância e referência. Devia chamar Thiago Brabo. Parabéns pelo trabalho, amigo.
Em meio a tantos entusiastas da história militar medieval, justo você ter encontrado um detalhe tão importante, demonstra o quão bom conhecedor dessa área você também é Thiago, fico feliz em poder ver seus vídeos sabendo que são feitos por alguém que sabe tanto.
Esse vídeo é um dos vídeos científicos mais importantes do youtube em língua portuguesa! É um orgulho ter uma contribuição brasileira desse calibre em um estudo tão sério!
Sim! Me lembrou dos vídeos que o Rafael Leite do canal Xadrez Brasil fez sobre o caso Hans Nieman. Assim como Rafael fez, eu acho q o Thiago também deveria traduzir esse vídeo dele pra inglês. Esse tipo de conteúdo tem que ser cada vez mais acessível e difundido.
Sou arqueiro profissional, e você tem razão pelo fato de usarmos flechas com camadas finas de aço nas pontas.Achei o vídeo muito legal e gostei de seus argumentos e tenho certeza que não lhe responderam no final porque você estava certo
Thiago, seria bacana você legendar esse video ou mesmo fazer uma versão dele totalmente em inglês, como você mesmo disse quando pessoas conhecidas igual eles afirmam algo, isso acaba se espalhando e muitas pessoas iriam considerar isso como verdader absoluta, é uma informação muito importante para ficar "apenas" em português e seria bom para o canal crescer tbm
Agora quero ver os testes do Tod sobre retirar espadas longas das costas !.... Brincadeira a parte, excelente vídeo Thiago, seus vídeos são um ar de salvação em um monte de vídeos fracos que vemos !
CARACAAAAAA!! Você é realmente um dos nossos maiores estudiosos de estudos medievais. Gostei de ver essa batalha acadêmica. Parabéns por representar bem o Brasil.
Muito bom saber que temos uma pessoa que tem seu conhecimento parelho com os grandes especialistas mas é humilde pra debater e engrandecer o debate. Além de ser brasileiro pra traduzir as coisas pra gente tornando o conhecimento mais acessível!!!
O que eu mais gosto em ciência é processo de desenvolvimento do conhecimento, onde muitas é revelando erros cometidos por outros pesquisadores. É muito bom ver como você é sensível na hora que trazer seu ponto de vista, eu que também sou um pesquisador aprendo muito contigo, principalmente no trato.
O debate relatado neste vídeo me lembra algo que uma professora da faculdade disse a turma uma vez, de que, mesmo que seja um pesquisador renomado, não podemos confiar cegamente em todos as afirmações que ele faz. Lógico que é sempre bom acompanhar o trabalho de pessoas que são grandes conhecedores do assunto, mas é tão importante quanto buscar as informações por nós mesmos. Claramente o que você queria fazer não era refutar ou diminuir o trabalho realizado, era apenas contribuir. Parabéns Thiago pelo seu trabalho e dedicação.
A "carburizing", que em português significa carbonização, trata-se de um conjunto de técnicas que se valem de meios saturados em carbono e sob alta pressão que se valem da solubilidade do carbono no ferro, imergindo o ferro fundido neste meio por um tempo, onde o ferro absorve superficialmente o carbono, enrijecendo a superfície do ferro, que se aproxima da dureza do aço.
Não é uma "norma" porém é uma definitiva que vinha de um padrão possível, viável e de almejado resultado sempre tentado(e até ordenado) assim podendo ter definido muitas batalhas... Resumindo, teu trabalho foi impecável, o mais pontual. E deixa evidente o poder monstruoso que ameaçavam a semi-invencibilidade das armaduras de placas.
Não sou muito de comentar em vídeos, mas o orgulho que você traz a todos nós camponeses com sua sabedoria... Não tenho nem palavras! Quem sabe um dia possa ser alguém tão inteligente como você, alguém que me inspiro em termos de carreira!
Thiago, após ver este vídeo, nasceu uma dúvida em minha cabeça, sei que espada consegue estocar a armadura, e tipos de flechas que também consigam perfurá-la, mas e os machados? Será que machados conseguem? Quais tipos existiam na Idade média? Quais eram os mais eficazes em tal época? Por favor dêem like e up neste comentário para o Thiagão ver e talvez até criar um vídeo com base nisto, Agradeço!!
Bom lembrar que quando esses machados eram usados as armaduras eram longes de ser armaduras de placas isso aparece no Sec XIV- XVI Talvez tenho alguns erros pequenos mas de modo geral a informação é essa
Se não me engano, este processo de endurecimento superficial é feito aplicando uma fonte de carbono, normalmente chifre, e um sal de boro. No meio dos ferreiros conhecido como cementação.
BRUXAO DEMAIS, THIAGO! Muito bom! Eu estava assistindo o Tod e sem querer encontrei seu comentário. Bacana ver sua contribuição em texto E em vídeo. Um abraço!
Humildade é reconhecer nossas limitações, o orgulho desses caras é notável frente a argumentos sólidos e embasados com fontes e restos históricos catalogados, infelizmente um latino nunca fará dobrar os joelhos de um pesquisador de língua inglesa por mais razão que ele tenha, seu ponto foi comprovado incontestavelmente e a teimosia na defesa de um equívoco é o escudo da vergonha.
Que orgulho do seu trabalho, não tenho muito mais o que falar, é muito importante ver um brasileiro se destacando e contribuindo tanto num estudo, haja vista a dificuldade que temos de acesso a quase tudo. Parabéns, Thiago!
O conhecimento está disperso pelo mundo. Muito interessante ver que um professor brasileiro prontamente ajudou à completar um estudo britânico. Espero saber disso mais vezes
Recado amistoso aos jovens espectadores: Todas as disciplinas presentes no currículo escolar são importantes e têm uma relevância enorme em nossas vidas. Dito isso, pense em uma matéria onde você pode entender o passado para analisar o presente para então antever muito do que há por vir e ainda podemos converter isso em um hobby por meio de jogos, leituras e representações ( as vezes nem sempre fiéis a suas fontes mas enfim nem tudo é perfeito! )Essa é beleza de se estudar história! Obrigado professor por compartilhar e parabéns pela qualidade de seus vídeos!
Eu agradeço muito pelo teu canal existir, uma coisa que falta muito no UA-cam BR, são criadores de conteúdos formados ou que entendam do assunto que fazem um vídeo que não é feito simplesmente de qualquer jeito, você tem um áudio bom, uma câmera boa, uma edição muito bem feita, e o melhor de tudo, uma personalidade, o que falta em muitos canais de especialistas é que muitos deles, ou são profissionais demais a ponto de serem quase "artificiais", ou são muito decadentes no que diz a respeito de qualidade, isso é uma coisa que falta muito no UA-cam brasileiro, mas que tem MUITO na gringa, e isso me fez acompanhar mais conteúdo gringo que brasileiro, me alegra ter um canal como o seu que traz um conteúdo de qualidade e um vídeo muito bem feito editado e com uma personalidade, sabemos que é o Thiago, deixou sua marca no UA-cam brasil, você merece MUITO reconhecimento. Muito sucesso para você meu nobre.
obrigada por este video, estudo bastante luta medieval para dar realismo aos combates dos meus romances, e já implicaram comigo de uma flecha nao poder atravessar uma armadura (cena que ocorre no livro), sempre bom ter mais argumentos e fontes! edit: inclusive achei mto legal esse método de fazer flechas, vou acrescentar ele na próxima história kk obg de novo
Parabéns Thiago!! E bem imaginei mesmo, que na "case-hardened", essa capa de aço endurecido pode sofrer avaria com o tempo muito mais que o ferro forjado ou o aço macio. Com isso as evidências físicas tendem a ser bem menos numerosas.
O que mata a academia é a arrogância acadêmica, não assumir um equívoco é oq retarde a evolução das pesquisas e estudos. Parabéns ao Thiago pelo profissionalismo
é incrivel ter um exemplar deste pq prova que algum momento foi usado ,espero um dia apos me formar eu consiga alcançar seu nivel de conhecimento na area militar antiga
Esse vídeo enriqueceu mais o livro que li hoje, da trilogia Busca do grau: O arqueiro, de Bernard Cornwell, muito interresante, ver a guerra medieval pelo ponto que não de um cavalheiro nem um homem de armas.
Thiago, deixo aqui minha mensagem, pois so irei assistir seu vídeo depois, já que irei para minha luta, obrigado por mais um vídeo nessa semana de copa, e que você esteja bem mesmo com todo o esforço que faz todos os dias para editar um vídeo e ainda dar aula para as pessoas. 🍷🗿
O processo de endurecimento superficial que você cita é muito semelhante ao que é utilizado em algumas engrenagens hoje em dia. Elas se permitem ser mais ducteis, podendo receber impactos maiores por conta do interior macio. Porém a superfície é extremamente endurecida, evitando o desgaste por abrasão e aumentando muito a durabilidade. Gostaria muito de aplicar os conceitos de engenharia mecânica que tenho atualmente em estudos sobre técnicas medievais e supor como eram feitos estes processos, visto que são processos que hoje são simples de se entender e concretizar, porém na época suponho que exigia muita técnica dos ferreiros.
@@higor4568 Não sei, provavelmente eu teria que fazer experimentos para ver a possibilidade de conseguir uma atmosfera rica em CO2 com a tecnologia que eles tinham disponivel. E também analisar o custo de se fazer esse procedimento
@@higor4568 eu nao subestimo a capacidade daqueles ferreiros. Talvez eles nem soubessem o que causa esse endurecimento do aço quando adicionado o carvão, tudo era muito empírico. Eles nem sabiam o que eram átomos e já trabalhavam muito bem com eles kkkk.
Fui ler os comentários do outro vídeo e apenas digo parabéns pelo ótimo trabalho Thiagão ! O cara foi um tanto qto arrogante se negando a admitir uma brecha em suas definições entre tipos de cabeça de flecha, indo contra afirmações desde pesquisas BASEADAS EM EVIDÊNCIAS SÓLIDAS, como descobertas ARQUEOLÓGICAS, q msm qd apontadas ele continuou achando correto generalizar, ainda tentando se esquivar. Só mostra como vc é fiel a fatos, a ponto de se aprofundar mt bem sobre suas fontes, tornando seu nível de qualidade de conteúdo impecável. Obg pelo ótimo trabalho !
Pensei em pedir a mesma coisa. Terminei de assistir "A Catedral do Mar" na força do ódio, já "Os Herdeiros da Terra" não passei do primeiro episódio. Também seria bom ele analisar os filmes "Medieval" e "O Rei", que também tem na Netflix.
Essas duas séries são baseadas em livros (que não retrata a Realidade), então acho que não da para fazer uma análise, mas se ele fizer vai ser legal. As duas séries são Boas de mais.
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho. Como sugestão, você poderia fazer um vídeo sobre as armas e outros artefatos usados no Brasil colonial, principalmente falando das usadas pelas diversas populações indígenas.
Que legal Thiago! Você conseguiu contribuir muito com esse teste dele, mudando muita a conclusão do resultado. Sim era possível usando esse tipo de flecha e elas são historicamente corretas. Mas o sentimento de negação deles no início do seu comentário é claramente compreensível, pois é comum do ser humano quando "confrontado" ou "questionado" sobre algo que ele se dedicou muito, que com certeza foi um trabalhão de meses ou anos. Kkkkkk Mas com o tempo quem realmente pretende crescer como pessoa e com conhecimento vai ficar pensando e repensando e até pesquisando sobre o "questionamento"! E acredito que eles tenham esse perfil de crescimento, pois o tom das respostas já foi mudando.
Gostei muito do seu vídeo e iniciativa em propor o debate aos ingleses. O ponto que mais me chamou a atenção foi o cuidado que você tomou em expor as evidências históricas. O seu argumento é muito bom, a questão da corrosão é latente quando colocamos dois metais diferentes justapostos e, sim tem todo um lastro químico (i.e. galvanic corrosion), para endossar sua afirmação de que as evidências são poucas pois sendo a corrosão severa, estas pontas não durariam muito. Se eu fosse um referi no assunto endossaria a sua hipótese. Acompanho seu canal a um tempo e certamente estou mais motivado pra continuar acompanhando. Parabéns pelo canal!
Me sinto orgulhoso de acompanhar aqui um especialista brasileiro que não baixou a cabeça para outros especialistas apenas por eles serem gringos. A ciência foi a grande vencedora neste debate. Parabéns a mais um brasileiro de fibra. Obrigado :-)
O problema começa ( e isso em qualquer área de pesquisa) quando o Doutor acha que ele é o “Cara”! . A humildade não é ensinada nas pós graduações , conhecida como “mosca azul” ela contamina muitos Doutores…
Parabéns pelo conhecimento no assunto , parabéns pela forma moderada de argumentar . Orgulho de vc ser Brasileiro! Estamos num país onde o Fake News é disseminado de propósito, vc teve muito trabalho para trazer informação técnica. Parabéns
Gostei, foi um posicionamento sóbrio, atitude colaborativa... da'ora! Teve aparentimente uma discreta e inofensiva batalha de egos, me identifiquei inclusive rssssss
Adoro o seu canal e te acompanho desde impérios, e com toda certeza esse é o melhor vídeo científico já feito, até por que você é uma grande referência dentro e fora do UA-cam. Parabéns
Professor, iniciei a faculdade de história, quero que saiba que você é uma das minhas inspirações, assisto seus vídeos e penso, "quero ser como esse cara!" Meus parabéns, você é simplesmente fera
O processo descrito como carburising hoje é conhecido aqui no Brasil por sementação, está presente principalmente em martelos e buchas de máquinas, porém sem receber têmpera em seguida para esses usos.
Boa noite Thiago! Conheço seu canal há pouco tempo, mas tenho gostado muito. A propósito de Case Hardening na antiguidade, gostaria de lhe sugerir um vídeo muito interessante, caso vc não conheça: o canal é Clickspring, e no vídeo são produzidas limas da forma como eram feitas na Grécia antiga, e endurecidas por Case Hardening. O vídeo chama-se "Antikyrhera Fragment #3 - Ancient Tool Technology - Hand cut precision files" . Me parece que esse processo era bem dominado mesmo antes do período medieval. Parabéns pelo seu trabalho.
Parabéns pela sua observação sobre a questão da ponta de flecha, e por todo o seu trabalho também. Carburizing deve ser o que chamamos de carbonetação, onde o metal é exposto à uma fonte de carbono - carvão por exemplo - para que ele o absorva e fique mais duro (mais carbono é mais dureza) com um interior "macio" (menos dureza = mais capacidade de absorver impactos, tenacidade). Essa característica de superfície dura e interior macio é desejável nas ferramentas de impacto como talhadeiras/ponteiros, ponteiras de britadeiras, etc.
Booooa! Geralmente eu só assisto e não comento mas esse vídeo merece os parabéns! Não que os outros não mereçam também, mas esse foi matador 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom, Professor! Sua abordagem foi perfeita, não da mole para esses gringos não! Sou formado em Mecânica ( não de carros, como a Física ) tudo que falou sobre resistência, força, vetores e todas as varíaveis possíveis está perfeiro.
Thiago, acompanho seus 2 canais faz um tempo e te vi no Amplifica, achei fenomenal o papo com o Rafael! Só gostaria de te indicar 2 bandas (foi assunto né?!), a primeira é uma banda nacional cuja temática é folclore br e história nacional! A banda se chama Armahda, um heavy tradicional mas, assim como o Angra, com elementos de música brasileira! A outra banda é ucraniana, de death metal (eu sei que não é sua pegada) que tem ótimas letras com temáticas vastas e questionamentos comportamentais humanos, a banda se chama Jinjer (tem um som incrível, uma pegada de blues em certas músicas). De verdade, recomendo de coração ambas as bandas! Abraços, sucesso e valeu camponês ferrado!
Excelente vídeo! Grande trabalho. Acho que com mais alguns testes vão descobrir que as flexas nunca funcionaram, e que os cavaleiros franceses venceram a batalha contra os arqueiros ingleses...
Parabenizando o brasão de armas e para o outro canal que o Thiago citou. Porque com o trabalho dos dois ajudam a aprender e entender melhor a história. Afinal existem armaduras diferentes além das de placa na Idade Média Europeia?. Parabéns
Excelente trabalho, Thiago! Cada vídeo seu sobre Idade Média me dá mais vontade de estudar mais sobre o assunto. Brasão de Armas e Impérios AD são meus canais favoritos!👏🏻👏🏻👏🏻
É muito gratificante ver duas pessoas que levam o tema discutido a sério e o debatem sem ofender o oponente. Apresentando evidências e argumentos, ao invés de trocar provocações e tentar desmoralizar ou ridicularizar o outro. Parabéns aos envolvidos.
Tiago, há evidências ou testes de variações de carbono no núcleo e superfície dessas peças que possam indicar processos de caldeamento? Seria interessante saber qual processo era utilizado para revestir as pontas dessas flechas. Grande abraço.
Acho bom curtir, comentar, compartilhar, se inscrever, virar membro porque depois de uma semana inteira com a cara quente nesse vídeo tô pensando em virar TikToker, hein?
Cadê o vídeo dos mongóis?
Cade vídeo dos mongóis ?
Cadê o vídeo dos mongóis?
😂
Thiago, muito obrigado mesmo pelo conteudo excelente. Seu trabalho vai me ajudar muito no balanceamento de meu jogo EMPIRE ETERNAL. Vai deixar ele historicamente correto e estrategicamente realista. Muito obrigado mesmo
Essa discussão devia entrar pro Guinness Book por ter durado tanto sem ter alguma mãe sendo xingada ou alguém saindo cancelado. Parabéns, ainda existe esperança.
Em muitas discussões dessas, um já teria começado chamando o outro de burro. 😄
Sua mãe aquela pessoa incrível, que Deus te abençoe amigo.
Nem "mãe" e nem "mother" foram citadas!
Isto poderia ter acabado em um duelo e que Deus provasse quem estaria certo.
@@MarcosVLGarcia 😂 😂
podemos apenas por um minuto nao apreciar a beleza deste homem de perto mas a dedicação dele em perceber algo ''tao pequeno'' que muitas pessoas nao reconheceram? Muito bom Thiago, apenas um abraço.
Valeu DEMAIS!
Um debate de alto nível. Fino e digno de ser cantado por bardos ao longo das eras. Parabéns, professor!
Em breve, em "The Elder Scrolls VI"... Valeu, camponês!
@@BrasaodeArmas Em breve ? Kkkkkk
Legal, mas como tu achou ou fez, esse emoji de capacete?
@@todonaboa6435 não fui eu que fiz. Esse elmo é uma marca, por eu ser membro do canal, meu caro camponês. Sucesso a nós.
O lado ruim de muitos especialistas (independente do assunto) é que raramente aceitam opiniões diferentes e/ou "perder" argumento e debate. E eu parabenizo você Thiago, pela dedicação, perícia, vídeo de qualidade e clareza ao defender seu ponto de vista.
isso é verdade, não sei se é o caso mas só o jeito dele escrever eu senti que ele vai cagar pra informação e vai continuar negando, acho q ele só enrolou o Thiago kkkkkk
@@asterfrostt provavelmente. Uma pq é americano também.. americano desconsidera opinião de "latino" como eles chamam enfim..
@@caiojuliusvelasco7163 se vc nao e americano a opinião e invalida por isso odeio esse povo
Esse é um problema comum na internet, não importa o assunto, raramente numa discussão as pessoas vão ser flexíveis para aceitar um argumento ou hipótese. Ainda bem que ainda existem algumas exceções de vez em quando.
@@asterfrostt parece que até ja deletaram o comentário do thiago la no video
Esse é o brasão de armas
Dando aula até pra gringo
Excelente trabalho!
Foi só uma simples contribuição!
@@BrasaodeArmas humilde
Fico impressionado e encantado com seu comprometimento com os fatos históricos e o lado correto dos especialistas, sem diminuir aqueles com o ponto de vista divergente seu. Parabéns pelo trabalho
Muito obrigado! Todos queremos a mesma coisa: descobrir a história na sua forma mais plena possível.
Além de história e literatura, pelo jeito, nosso querido Braga também é formado em gastronomia. Isso foi uma jantada. Com classe, elegância e referência. Devia chamar Thiago Brabo. Parabéns pelo trabalho, amigo.
Em meio a tantos entusiastas da história militar medieval, justo você ter encontrado um detalhe tão importante, demonstra o quão bom conhecedor dessa área você também é Thiago, fico feliz em poder ver seus vídeos sabendo que são feitos por alguém que sabe tanto.
Tenho MUITO a aprender ainda. Obrigado pelas palavras!
Orgulho de ver brasileiros dominando os campos científicos! ❤
Dominando é uma palavra meio forte, não?
Sai daí mano o Thiago é paga pau de europeu
mas ele é português kapakapakapa
@@Gabriel_Alves_ e brasileiro
Dominando já é demais.
Esse vídeo é um dos vídeos científicos mais importantes do youtube em língua portuguesa! É um orgulho ter uma contribuição brasileira desse calibre em um estudo tão sério!
Sim! Me lembrou dos vídeos que o Rafael Leite do canal Xadrez Brasil fez sobre o caso Hans Nieman. Assim como Rafael fez, eu acho q o Thiago também deveria traduzir esse vídeo dele pra inglês. Esse tipo de conteúdo tem que ser cada vez mais acessível e difundido.
@@DraccoMC otima ideia,e possivel ja que ambos falam tão bem o ingles.
É realmente gratificante! Será que ter um professor presencial de história como o Thiago é pedir muito?😭
@@kaykysoares9152 kkkkk também queria na minha época de escola, mas infelizmente esses são raros..
Brabo demais esse homem se é louco. 🍷🗿
Sou arqueiro profissional, e você tem razão pelo fato de usarmos flechas com camadas finas de aço nas pontas.Achei o vídeo muito legal e gostei de seus argumentos e tenho certeza que não lhe responderam no final porque você estava certo
Caramba, eu realmente pensava que praticamente todas as armaduras eram feitas de aço kkk agora sim faz sentido espadas as vezes perfurarem armaduras!
Thiago, seria bacana você legendar esse video ou mesmo fazer uma versão dele totalmente em inglês, como você mesmo disse quando pessoas conhecidas igual eles afirmam algo, isso acaba se espalhando e muitas pessoas iriam considerar isso como verdader absoluta, é uma informação muito importante para ficar "apenas" em português e seria bom para o canal crescer tbm
O vídeo já está legendado em inglês.
@@todonaboa6435 Faz 2 meses que eu fiz o comentario amigo, na epoca não tinha legenda...
Agora quero ver os testes do Tod sobre retirar espadas longas das costas !.... Brincadeira a parte, excelente vídeo Thiago, seus vídeos são um ar de salvação em um monte de vídeos fracos que vemos !
@@tomascostazampier5738 não conhecia mas vou pesquisar aqui kkkkkkk
CARACAAAAAA!! Você é realmente um dos nossos maiores estudiosos de estudos medievais. Gostei de ver essa batalha acadêmica. Parabéns por representar bem o Brasil.
Muito bom saber que temos uma pessoa que tem seu conhecimento parelho com os grandes especialistas mas é humilde pra debater e engrandecer o debate. Além de ser brasileiro pra traduzir as coisas pra gente tornando o conhecimento mais acessível!!!
O que eu mais gosto em ciência é processo de desenvolvimento do conhecimento, onde muitas é revelando erros cometidos por outros pesquisadores. É muito bom ver como você é sensível na hora que trazer seu ponto de vista, eu que também sou um pesquisador aprendo muito contigo, principalmente no trato.
Se não for pra contribuir positivamente, melhor nem começar! Obrigado pelas palavras!
Cara acho que esse foi de longe seu melhor vídeo, parabéns pelo trabalho.
O debate relatado neste vídeo me lembra algo que uma professora da faculdade disse a turma uma vez, de que, mesmo que seja um pesquisador renomado, não podemos confiar cegamente em todos as afirmações que ele faz. Lógico que é sempre bom acompanhar o trabalho de pessoas que são grandes conhecedores do assunto, mas é tão importante quanto buscar as informações por nós mesmos. Claramente o que você queria fazer não era refutar ou diminuir o trabalho realizado, era apenas contribuir. Parabéns Thiago pelo seu trabalho e dedicação.
Thiago é um exemplo que ainda existem bons canais no Brasil que não precisam ficar plagiando vídeo gringo. Admiro demais
A "carburizing", que em português significa carbonização, trata-se de um conjunto de técnicas que se valem de meios saturados em carbono e sob alta pressão que se valem da solubilidade do carbono no ferro, imergindo o ferro fundido neste meio por um tempo, onde o ferro absorve superficialmente o carbono, enrijecendo a superfície do ferro, que se aproxima da dureza do aço.
Não é uma "norma" porém é uma definitiva que vinha de um padrão possível, viável e de almejado resultado sempre tentado(e até ordenado) assim podendo ter definido muitas batalhas... Resumindo, teu trabalho foi impecável, o mais pontual. E deixa evidente o poder monstruoso que ameaçavam a semi-invencibilidade das armaduras de placas.
pse, como só uma fração e dependendo da batalha ninguem usaria full plate, nem era necessario as melhores flechas.
Não sou muito de comentar em vídeos, mas o orgulho que você traz a todos nós camponeses com sua sabedoria... Não tenho nem palavras! Quem sabe um dia possa ser alguém tão inteligente como você, alguém que me inspiro em termos de carreira!
Thiago, após ver este vídeo, nasceu uma dúvida em minha cabeça, sei que espada consegue estocar a armadura, e tipos de flechas que também consigam perfurá-la, mas e os machados? Será que machados conseguem? Quais tipos existiam na Idade média? Quais eram os mais eficazes em tal época?
Por favor dêem like e up neste comentário para o Thiagão ver e talvez até criar um vídeo com base nisto, Agradeço!!
Fiquei curioso já que também quero saber se os nórdicos durante as invasões a ilha da Grã-Bretanha usavam machados como arma ou é só lenda
@@viniciusdelimapassos1905 Também pensei a mesma coisa!
Machados concentravam feio a força dos golpes. Mais que uma espada. Acho que eles tinham mais chance de danificar uma plate armor.
Bom lembrar que quando esses machados eram usados as armaduras eram longes de ser armaduras de placas isso aparece no Sec XIV- XVI
Talvez tenho alguns erros pequenos mas de modo geral a informação é essa
Os machados foram utilizados por muitos exércitos, acredito que eles eram eficazes.
Se não me engano, este processo de endurecimento superficial é feito aplicando uma fonte de carbono, normalmente chifre, e um sal de boro. No meio dos ferreiros conhecido como cementação.
BRUXAO DEMAIS, THIAGO! Muito bom! Eu estava assistindo o Tod e sem querer encontrei seu comentário. Bacana ver sua contribuição em texto E em vídeo. Um abraço!
Thiago hoje mostrou um avanço que outros não mostraram.
Humildade é reconhecer nossas limitações, o orgulho desses caras é notável frente a argumentos sólidos e embasados com fontes e restos históricos catalogados, infelizmente um latino nunca fará dobrar os joelhos de um pesquisador de língua inglesa por mais razão que ele tenha, seu ponto foi comprovado incontestavelmente e a teimosia na defesa de um equívoco é o escudo da vergonha.
Isso que é CIÊNCIA, parabéns pelo o seu trabalho Thiago!
Que orgulho do seu trabalho, não tenho muito mais o que falar, é muito importante ver um brasileiro se destacando e contribuindo tanto num estudo, haja vista a dificuldade que temos de acesso a quase tudo. Parabéns, Thiago!
O conhecimento está disperso pelo mundo. Muito interessante ver que um professor brasileiro prontamente ajudou à completar um estudo britânico. Espero saber disso mais vezes
Essa interação é fantástica!
Thiago, orgulhoso do seu trabalho! Parabéns...
Mais um vídeo de qualidade queridos camponeses 🍷🗿
Ótimo, vídeo Tiago, mostrou os fatos e as evidências
Fale certo seu fresco..kk
escreve que nem uma pessoa normal seu esquisito
Recado amistoso aos jovens espectadores:
Todas as disciplinas presentes no currículo escolar são importantes e têm uma relevância enorme em nossas vidas. Dito isso, pense em uma matéria onde você pode entender o passado para analisar o presente para então antever muito do que há por vir e ainda podemos converter isso em um hobby por meio de jogos, leituras e representações ( as vezes nem sempre fiéis a suas fontes mas enfim nem tudo é perfeito! )Essa é beleza de se estudar história!
Obrigado professor por compartilhar e parabéns pela qualidade de seus vídeos!
Thiago... você é um pesquisador espetacular!!! Quero repetir: ESPETACULAR! Muito bom trabalho, meu jovem!
Muito obrigado, Jairo!
Eu agradeço muito pelo teu canal existir, uma coisa que falta muito no UA-cam BR, são criadores de conteúdos formados ou que entendam do assunto que fazem um vídeo que não é feito simplesmente de qualquer jeito, você tem um áudio bom, uma câmera boa, uma edição muito bem feita, e o melhor de tudo, uma personalidade, o que falta em muitos canais de especialistas é que muitos deles, ou são profissionais demais a ponto de serem quase "artificiais", ou são muito decadentes no que diz a respeito de qualidade, isso é uma coisa que falta muito no UA-cam brasileiro, mas que tem MUITO na gringa, e isso me fez acompanhar mais conteúdo gringo que brasileiro, me alegra ter um canal como o seu que traz um conteúdo de qualidade e um vídeo muito bem feito editado e com uma personalidade, sabemos que é o Thiago, deixou sua marca no UA-cam brasil, você merece MUITO reconhecimento.
Muito sucesso para você meu nobre.
Estou orgulhoso de você, prof
Há grandes evidências que estamos num canal original de grande relevância e enorme conhecimento.
Parabéns 👏 👏 👏
obrigada por este video, estudo bastante luta medieval para dar realismo aos combates dos meus romances, e já implicaram comigo de uma flecha nao poder atravessar uma armadura (cena que ocorre no livro), sempre bom ter mais argumentos e fontes!
edit: inclusive achei mto legal esse método de fazer flechas, vou acrescentar ele na próxima história kk obg de novo
mds, já te vi no twitter kk, seu livro é herdeira de umbrea algo assim n é?
@@nathan_408 siiim, exatamente kkk
Tem como mandar tuas redes ae?
Parabéns Thiago!!
E bem imaginei mesmo, que na "case-hardened", essa capa de aço endurecido pode sofrer avaria com o tempo muito mais que o ferro forjado ou o aço macio. Com isso as evidências físicas tendem a ser bem menos numerosas.
muito incrível ter um br com tamanha relevância e vontade
O que mata a academia é a arrogância acadêmica, não assumir um equívoco é oq retarde a evolução das pesquisas e estudos. Parabéns ao Thiago pelo profissionalismo
Se fosse um "UA-camrzinho teen" teria feito o maior escândalo ao saber que tinha razão, resultando no maior barraco!
Ciencia histórica sendo feita em tempo real e isso é um colirio para qualquer pesquisador, parabéns!!!!!
SLK, isso sim q é professor de qualidade, analizando e respondendo com cuidado e respeito! 👏👏
é incrivel ter um exemplar deste pq prova que algum momento foi usado ,espero um dia apos me formar eu consiga alcançar seu nivel de conhecimento na area militar antiga
Thiago, meu amigo, seu trabalho e suas pesquisas são IMPORTANTÍSSIMOS. Esse vídeo precisa ser traduzido pra inglês!
Esse vídeo enriqueceu mais o livro que li hoje, da trilogia Busca do grau: O arqueiro, de Bernard Cornwell, muito interresante, ver a guerra medieval pelo ponto que não de um cavalheiro nem um homem de armas.
Thiago, deixo aqui minha mensagem, pois so irei assistir seu vídeo depois, já que irei para minha luta, obrigado por mais um vídeo nessa semana de copa, e que você esteja bem mesmo com todo o esforço que faz todos os dias para editar um vídeo e ainda dar aula para as pessoas. 🍷🗿
Parabens professor, o importante é dividir os conhecimentos, e nunca acharmos que sabemos de tudo.
O processo de endurecimento superficial que você cita é muito semelhante ao que é utilizado em algumas engrenagens hoje em dia. Elas se permitem ser mais ducteis, podendo receber impactos maiores por conta do interior macio. Porém a superfície é extremamente endurecida, evitando o desgaste por abrasão e aumentando muito a durabilidade. Gostaria muito de aplicar os conceitos de engenharia mecânica que tenho atualmente em estudos sobre técnicas medievais e supor como eram feitos estes processos, visto que são processos que hoje são simples de se entender e concretizar, porém na época suponho que exigia muita técnica dos ferreiros.
@@higor4568 Não sei, provavelmente eu teria que fazer experimentos para ver a possibilidade de conseguir uma atmosfera rica em CO2 com a tecnologia que eles tinham disponivel. E também analisar o custo de se fazer esse procedimento
@@higor4568 eu nao subestimo a capacidade daqueles ferreiros. Talvez eles nem soubessem o que causa esse endurecimento do aço quando adicionado o carvão, tudo era muito empírico. Eles nem sabiam o que eram átomos e já trabalhavam muito bem com eles kkkk.
É incrível pensar no tanto de tecnologias e histórias que se perderam com o tempo...
Parabéns thiago é um ponto chave oque você relatou , bom eu como arqueiro de quintal fiquei feliz 🤣🤣🤣
Fui ler os comentários do outro vídeo e apenas digo parabéns pelo ótimo trabalho Thiagão !
O cara foi um tanto qto arrogante se negando a admitir uma brecha em suas definições entre tipos de cabeça de flecha, indo contra afirmações desde pesquisas BASEADAS EM EVIDÊNCIAS SÓLIDAS, como descobertas ARQUEOLÓGICAS, q msm qd apontadas ele continuou achando correto generalizar, ainda tentando se esquivar. Só mostra como vc é fiel a fatos, a ponto de se aprofundar mt bem sobre suas fontes, tornando seu nível de qualidade de conteúdo impecável. Obg pelo ótimo trabalho !
Você poderia analisar as duas séries da Netflix que se passam no período medieval, A Catedral do Mar e Os Herdeiros da Terra, por favor?
Pensei em pedir a mesma coisa. Terminei de assistir "A Catedral do Mar" na força do ódio, já "Os Herdeiros da Terra" não passei do primeiro episódio. Também seria bom ele analisar os filmes "Medieval" e "O Rei", que também tem na Netflix.
@@Querosene_ms Você vê problemas no “O Rei”? Eu senti que foi bem preciso e uma boa adaptação de shakespere
Essas duas séries são baseadas em livros (que não retrata a Realidade), então acho que não da para fazer uma análise, mas se ele fizer vai ser legal. As duas séries são Boas de mais.
Estou escrevendo uns poemas de temática medieval e estas bibliografias são úteis: Obrigado,Thiagão!
Eu não entendo absolutamente nada sobre o assunto, mas ver alguém que domina o assunto e tem embasamento no que está falando é tão bom...
Parabéns, Thiago! Belo trabalho.
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho. Como sugestão, você poderia fazer um vídeo sobre as armas e outros artefatos usados no Brasil colonial, principalmente falando das usadas pelas diversas populações indígenas.
Excelente!!! Parabéns !!! Galera aqui do Canadá adora seu trabalho....😘😘😘😘
Que legal Thiago! Você conseguiu contribuir muito com esse teste dele, mudando muita a conclusão do resultado. Sim era possível usando esse tipo de flecha e elas são historicamente corretas.
Mas o sentimento de negação deles no início do seu comentário é claramente compreensível, pois é comum do ser humano quando "confrontado" ou "questionado" sobre algo que ele se dedicou muito, que com certeza foi um trabalhão de meses ou anos. Kkkkkk
Mas com o tempo quem realmente pretende crescer como pessoa e com conhecimento vai ficar pensando e repensando e até pesquisando sobre o "questionamento"! E acredito que eles tenham esse perfil de crescimento, pois o tom das respostas já foi mudando.
Gostei muito do seu vídeo e iniciativa em propor o debate aos ingleses. O ponto que mais me chamou a atenção foi o cuidado que você tomou em expor as evidências históricas. O seu argumento é muito bom, a questão da corrosão é latente quando colocamos dois metais diferentes justapostos e, sim tem todo um lastro químico (i.e. galvanic corrosion), para endossar sua afirmação de que as evidências são poucas pois sendo a corrosão severa, estas pontas não durariam muito.
Se eu fosse um referi no assunto endossaria a sua hipótese. Acompanho seu canal a um tempo e certamente estou mais motivado pra continuar acompanhando. Parabéns pelo canal!
O seu canal me inspira a pesquisar sobre história e tmb a ser professor de história
Me sinto orgulhoso de acompanhar aqui um especialista brasileiro que não baixou a cabeça para outros especialistas apenas por eles serem gringos. A ciência foi a grande vencedora neste debate. Parabéns a mais um brasileiro de fibra. Obrigado :-)
Parabéns Thiago, esse formato de vídeo mais técnico ficou muito bom. Espero que se repita mais vezes.
O problema começa ( e isso em qualquer área de pesquisa) quando o Doutor acha que ele é o “Cara”! . A humildade não é ensinada nas pós graduações , conhecida como “mosca azul” ela contamina muitos Doutores…
Essa é aquela notificação que vc para tudo que estava fazendo para assistir.
Parabéns pelo conhecimento no assunto , parabéns pela forma moderada de argumentar .
Orgulho de vc ser Brasileiro!
Estamos num país onde o Fake News é disseminado de propósito, vc teve muito trabalho para trazer informação técnica.
Parabéns
Thiago, parabéns pelo conteúdo. Fico muito feliz em assistir os seus vídeos. Forte abraço de São Paulo capital !
Gostei, foi um posicionamento sóbrio, atitude colaborativa... da'ora! Teve aparentimente uma discreta e inofensiva batalha de egos, me identifiquei inclusive rssssss
Por essas e outras que história medieval é tão fascinante. Vídeo excelente.👏
Adoro o seu canal e te acompanho desde impérios, e com toda certeza esse é o melhor vídeo científico já feito, até por que você é uma grande referência dentro e fora do UA-cam. Parabéns
Que Incrivel estes estudos históricos, foi interessante demais acompanhar esse debate
Professor, iniciei a faculdade de história, quero que saiba que você é uma das minhas inspirações, assisto seus vídeos e penso, "quero ser como esse cara!" Meus parabéns, você é simplesmente fera
Impressionante , mas como de costume vou pedir o que sempre peço em todos os seus vídeos...
Análise de SPARTACUS
Cada vez mais nosso professor está experiente em seus vídeos, essa mudança no cenário e trazendo estes estudos são significativos.
Ótimo vídeo Thiago, você mostrou a eles, a verdade que eles não sabia!!
O processo descrito como carburising hoje é conhecido aqui no Brasil por sementação, está presente principalmente em martelos e buchas de máquinas, porém sem receber têmpera em seguida para esses usos.
Excelente, professor! Com certeza o senhor observou algo que poucos conseguiram enxergar . Melhor que isso só tirando uma espada das costas .
Boa noite Thiago! Conheço seu canal há pouco tempo, mas tenho gostado muito. A propósito de Case Hardening na antiguidade, gostaria de lhe sugerir um vídeo muito interessante, caso vc não conheça: o canal é Clickspring, e no vídeo são produzidas limas da forma como eram feitas na Grécia antiga, e endurecidas por Case Hardening. O vídeo chama-se "Antikyrhera Fragment #3 - Ancient Tool Technology - Hand cut precision files" . Me parece que esse processo era bem dominado mesmo antes do período medieval. Parabéns pelo seu trabalho.
vc inspira muitas pessoas , a esclarecer como funciona ciência, parabéns pelo trabalho, vc um dia vai ser muito grande meu amigo.
Ele já é grande, amigo😃
parabéns Thiago! você complementou e apresentou fatos com fontes!
Chegando da aula chata e já indo pra boa, o maravilha
Parabéns pela sua observação sobre a questão da ponta de flecha, e por todo o seu trabalho também.
Carburizing deve ser o que chamamos de carbonetação, onde o metal é exposto à uma fonte de carbono - carvão por exemplo - para que ele o absorva e fique mais duro (mais carbono é mais dureza) com um interior "macio" (menos dureza = mais capacidade de absorver impactos, tenacidade). Essa característica de superfície dura e interior macio é desejável nas ferramentas de impacto como talhadeiras/ponteiros, ponteiras de britadeiras, etc.
Booooa! Geralmente eu só assisto e não comento mas esse vídeo merece os parabéns! Não que os outros não mereçam também, mas esse foi matador 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom, Professor! Sua abordagem foi perfeita, não da mole para esses gringos não! Sou formado em Mecânica ( não de carros, como a Física ) tudo que falou sobre resistência, força, vetores e todas as varíaveis possíveis está perfeiro.
Excelente endagação Professor! E em resumo, foi excelente a análise.
Thiago, acompanho seus 2 canais faz um tempo e te vi no Amplifica, achei fenomenal o papo com o Rafael!
Só gostaria de te indicar 2 bandas (foi assunto né?!), a primeira é uma banda nacional cuja temática é folclore br e história nacional! A banda se chama Armahda, um heavy tradicional mas, assim como o Angra, com elementos de música brasileira!
A outra banda é ucraniana, de death metal (eu sei que não é sua pegada) que tem ótimas letras com temáticas vastas e questionamentos comportamentais humanos, a banda se chama Jinjer (tem um som incrível, uma pegada de blues em certas músicas).
De verdade, recomendo de coração ambas as bandas!
Abraços, sucesso e valeu camponês ferrado!
Excelente trabalho feito por Tod, mas tão excelente quanto também o seu. Parabéns ! De alguma forma, fiquei orgulhoso por sua contribuição.
Excelente vídeo! Grande trabalho.
Acho que com mais alguns testes vão descobrir que as flexas nunca funcionaram, e que os cavaleiros franceses venceram a batalha contra os arqueiros ingleses...
Parabenizando o brasão de armas e para o outro canal que o Thiago citou. Porque com o trabalho dos dois ajudam a aprender e entender melhor a história. Afinal existem armaduras diferentes além das de placa na Idade Média Europeia?. Parabéns
Excelente trabalho, Thiago! Cada vídeo seu sobre Idade Média me dá mais vontade de estudar mais sobre o assunto. Brasão de Armas e Impérios AD são meus canais favoritos!👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns assisti as quase 4 horas de flow vc é fera parabéns se mantenha sempre humilde sucesso !!!
Se manteiga foi foda KKKKKK
@@carlosp.4573 corretor , obrigado , já editei .
Que video incrível, vc é demais;
Quem dera pessoas como você e os canais científicos tivessem mais retorno pra vcs e divulgação pra gente.
Excelente trabalho de pesquisa Thiago 👏🏻
É muito gratificante ver duas pessoas que levam o tema discutido a sério e o debatem sem ofender o oponente. Apresentando evidências e argumentos, ao invés de trocar provocações e tentar desmoralizar ou ridicularizar o outro. Parabéns aos envolvidos.
Graças a ele vou começar a estudar mais sobre a idade média pois vi que e bem interessante espero conseguir chegar ao seu nível um dia
Tiago, há evidências ou testes de variações de carbono no núcleo e superfície dessas peças que possam indicar processos de caldeamento? Seria interessante saber qual processo era utilizado para revestir as pontas dessas flechas. Grande abraço.