Não acredito, nunca ouvi isso, o vídeo, a música é totalmente fora deste mundo. Agradeço a Deus que minha mãe é brasileira e faz parte deste país. A música brasileira é a maior do mundo. Saludos da Argentina !
@@VictorCorleone_20 mas a música do brasil é reconhecida mundialmente, pelo menos as pessoas que eu conheço de outros países adoram, babam muito o ovo da arte que é feita aqui, acho que o problema é o brasileiro olhar pra si mesmo como olha pra o que é de fora.
Esta música, repleta de imagens poderosas e evocativas, parece explorar temas de isolamento, comunicação falha, e a presença opressiva do medo dentro do contexto familiar. Através de uma cena cotidiana - uma família reunida para o almoço - a letra desvela uma realidade carregada de emoções reprimidas e tensões não ditas. A música começa descrevendo uma cena familiar aparentemente normal, mas rapidamente introduz elementos de distância emocional ("A gente se olha, se toca e se cala") e conflito ("E se desentende no instante em que fala"). Isso sugere que, apesar da proximidade física, existe uma grande distância emocional e incompreensão entre os membros da família. O refrão que repete a palavra "medo" enfatiza como esse sentimento permeia as interações familiares. O segredo, a mão fechada, e a boca aberta simbolizam a relutância em compartilhar vulnerabilidades e emoções verdadeiras, mantendo uma fachada de normalidade enquanto se esconde o medo profundo. A descrição das expressões físicas dos membros da família ("A sua mão fechada, a sua boca aberta") sugere uma tentativa falha de comunicação. Existe uma vontade de se expressar ("boca aberta"), mas ao mesmo tempo, um fechamento emocional e resistência a compartilhar verdadeiramente os sentimentos ("mão fechada"). O narrador expressa sentir-se jovem demais para estar cercado por tanta tristeza, indicando um desejo de viver plenamente ("Deixemos de coisas, cuidemos da vida") em contraposição à estagnação emocional representada pela cena do almoço. Há uma advertência sobre os riscos de se render à tristeza e ao isolamento ("Senão chega a morte ou coisa parecida / E nos arrasta, moço, sem ter visto a vida"), sugerindo que a falta de comunicação e o medo podem impedir a experiência plena da vida. A música, portanto, pode ser vista como uma reflexão sobre a complexidade das relações familiares, o peso do medo e do silêncio, e um chamado à ação para enfrentar esses sentimentos antes que a vida passe despercebida. Encoraja uma apreciação da vida e a superação dos medos que nos isolam uns dos outros e de nossas próprias experiências. É uma das minhas favoritas.
Sou um soteropolitano, beatlemaniaco, fã de rock clássico internacional, Jorge Ben e Raul Seixas. Mas Belchior e essa música em especial tem algo além do que podemos decifrar em palavras de tão genial. Cada nota, cada verso é de arte mais profunda e bem feita. Igor Landim fevereiro 2023
ah mas ele é altamente inspirado em Beatles! Dá muito pra ver a influência de Beatles nas músicas dele, seja nas letras ou nas músicas em si. Já ouviu "A Palo Seco" dele? Olha que doida a primeira versão dessa música, dá pra ver a clara influência de Beatles: ua-cam.com/video/pA6BiqWTQKo/v-deo.htmlsi=vvnF0poRN0nWWf-O
Passando por uma praça em Fortaleza vi um grupo de homens ouvindo essa música, fiquei mt feliz em saber q ainda existem pessoas que apreciam música boa.😊
Tem tanta poesia no seu comentário… passando pela praça em Fortaleza enquanto um grupo de homens escuta essa música! Muito bonito. E ainda te deixou feliz! 0:19
Não acredito, nunca ouvi isso, o vídeo, a música é totalmente fora deste mundo. Agradeço a Deus que minha mãe é brasileira e faz parte deste país. A música brasileira é a maior do mundo. Saudações da Argentina !
@@matiasss550 Uma vez ouvi o Baden Powell explicar porque a música popular brasileira é a mais rica do mundo: ela é rica no ritmo, na harmonia, na melodia e na poesia. Não há outra música que reúna tantas qualidades. Obrigado pelo comentário, hermano!
Sempre vejo frases assim: "alguém ouvindo em 20xx?" Gente, Belchior é eterno. Sempre vai ter gente ouvindo as músicas desse gênio da música do Brasil e do mundo. Um dos maiores compositores da história. Viva, Belchior!❤
"E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza Deixemos de coisas, cuidemos da vida Senão chega a morte ou coisa parecida E nos arrasta, moço, sem ter visto a vida" trecho mais genial de uma musica brasileira de todos os tempos
Tenho descoberto Belchior por esses tempos... Pena nunca tê-lo ouvido antes. Uma sensibilidade que desnuda tudo que antes vestimos com farrapos, os sentimentos, as coisas simples e grandiosas... A vivência! Belchior gigante demais!
@@kikolord3939 Ele está dizendo que ouve a música sem ser escondido ou no fone de ouvido, mas ouve no carro, como se ouve qualquer música média de hoje.
Puts não acredito que descobri essa musica somente dia 04/10/2023 com quase 28 anos... quanto tempo eu já não poderia estar escutando essa obra prima.. mas antes tarde do que nunca !!
Caraca, existem vários mundos que ainda não tive acesso. Música, proposta, tudo fora da curva. 🤦🏻♂️🤣🤣🤣🤣 amei. Não acredito que eu ainda não havia conhecido Belchior. Um gênio.
Conheci essa música 45 anos atrás, um colega de universidade treinando tocá-la ao violão. 1978. Era época de ouro de poetas e músicas. Pena que entre eles estavam uns fdps como chico, caetano e gil. E o loola é ladrão!
Em pleno 2024 e eu , Cearense.. Ainda não tinha escutado essa poesia tão contemporânea...obg belchior por mim eu tiro o quanto vc foi meio que " colocado de lado " mas o pior é que vc não fazia a mínima questão de " ser colocado de frente " ...obg
Aliás, se você reparar nos discos de MPB dos anos 70, a grande maioria foram arranjados de forma espetacular e com grandes músicos participantes, que na época eram desconhecidos, muitos em começo de carreira e que depois confirmaram sua excelência na música e que valorizaram ainda mais as composições dessas obras.
Eu tive um grande prazer de apertar sua mão lá no Ginásio Paulo Sarasate, onde ele e outros artistas estavam fazendo show, simplesmente um Gênio um gigante da música popular brasileira, enquanto houver vida vida nesse mundo, suas músicas serão lembranças sempre, sempre 🙏🙌
Tive o prazer de assistir à uma apresentação pública de Belchior no chamado aterrinho da Praia de Iracema aqui em Fortaleza, palco baixinho e o público assim de frente curtindo o mestre e sua obra, inesquecível.
Belchior é o Machado de Assis da MPB. Eu ouvi o álbum Alucinação umas dezenas de vezes quando o meu pai faleceu e eu estava bem depressivo. Foi muito bom.
Na Hora do Almoço Belchior No centro da sala, diante da mesa No fundo do prato, comida e tristeza A gente se olha, se toca e se cala E se desentende no instante em que fala Medo, medo, medo, medo, medo, medo Cada um guarda mais o seu segredo A sua mão fechada, a sua boca aberta O seu peito deserto, sua mão parada Lacrada e selada E molhada de medo Pai na cabeceira: É hora do almoço Minha mãe me chama: É hora do almoço Minha irmã mais nova, negra cabeleira Minha avó me reclama: É hora do almoço! Ei, moço! E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza Deixemos de coisas, cuidemos da vida Senão chega a morte ou coisa parecida E nos arrasta moço sem ter visto a vida Ou coisa parecida, ou coisa parecida Ou coisa parecida, aparecida Ou coisa parecida, ou coisa parecida Ou coisa parecida, aparecida Composição: Belchior
Sempre curti belchior. Hoje um músico foi ao meu bar e fez uma interpretação linda dessa música. Quase 30 anos e descobrindo essa música incrível. Com certeza todos conseguem ver a si mesmos com suas famílias na hora do almoço ou coisa parecida.
"Cada um guarda mais o seu segredo, a sua mão fechada, a sua boca a aberta seu peito deserto..." em bora muitas vezes a companhia te faça feliz, o grito dentro do peito ainda se esconde, a natureza humana é cruel de mais a ponto de não conseguirmos por muitas vezes, falar ou traduzir oque sentimos
A letra toda é um trabalho Magnifico de reflexão; esses versos alegóricos carregados de realidade torna tudo ainda mais impressionante por parte da minúcia de Belchior em conseguir entrelaçar uma melodia tão boa com uma letra penetrante como essas. Um verdadeiro artista.
Willy, todas as músicas que Belchior compôs nos proporciona um aprendizado. Tive a oportunidade de vê-lo cantar em um show no Projeto Seis e Meia, no Teatro João Caetano, no Rio (eu sou carioca). Admito que existem muitos outros cantores e compositores na nossa música popular brasileira, mas Belchior é impressionante, ...é demais...todas as músicas dele são de extrema e profunda riqueza para a alma de qualquer cidadão desse planeta. Lhe desejo muita luz, paz e sabedoria em sua jornada. Você não está sozinho.
"E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza Deixemos de coisas, cuidemos da vida Senão chega a morte ou coisa parecida E nos arrasta, moço, sem ter visto a vida Ou coisa parecida, ou coisa parecida"...
Essa parte foi plagiado por Fagner na música Canteiros. Ele levou processo pq fez plágio com 2 músicas, essa e águas de março e tb mais uma poesia de Cecília Meirelles.
Q nada mano! Gratidão por tê-la conhecido! Se fossemos depender da grande mídia para conhecer uma obra de arte dessas estaríamos fu... Imagina viver na época desse gênio e por vários motivos não ter conhecido a sua obra?!?! Graças a Deus conseguimos conhecê-la!!!! Um fraternal abraços pra vc e sua família!
Essa e a nossa música! Digo isso porque no show de lançamento do LP Coração Selvagem eu pedi que você cantasse para mim e mesmo não fazendo parte do LP,você cantou,me emocionou e eu chorei.Dali nos tornamos Amigos Eternos.Obrigada Belchior por tudo. Amo você meu Bel,meu Príncipe Eterno!
Conheci essa música já tardiamente, nos anos 90, em uma coletânea do Belchior,,, em uma versão mais dançante, e já achava a música belíssima,,, agora essa versão, é surreal de tão bela,,, simplesmente maravilhosa,, e o vídeo de uma interpretação única , carregada de emoção. Simplesmente Maravilhoso.
Essa é sem dúvidas minha música favorita do Belchior. Acho que já tinha ouvido antes mas eu não estava preparada pra apreciar essa obra tanto quanto estou agora.
Nasci escutando Belchior, meu pai tinha todos seus álbuns. Em verdade, havia comprado para minha mãe; pois, estudou sempre o violão clássico. Os anos 90'seu só escutei Belchior em casa, e alguns cantores internacionais da época, como a antiga Madonna. Digo antiga, Madonna, porque a atual já não faz músicas como antes. Mas, sou feliz de haver nascido em um lar onde escutávamos bons arranjos musicais. Hoje, meu pai já de idade e aposentado, olho para trás e me emociono quando eu era criança e, acordava de manhã bem cedo, antes de eles acordarem, a pôr o disco a tocar, para ficar meditando na vida.
Imagine filmando na praia, no Ceará, nos anos 70, essa cena que remete ao Discreto Charme de Buñuel, com a canção existencialista que é meio um testamento da obra e da vida de Belquior. Ou coisa parecida. Genial.
Apenas um artista livre de dogmas e muletas pode ser tão cirúrgico no despertar sentimentos, no se fazer sentir no outro e transmitir uma mensagem poderosa. Obrigado Belchior por existir...
Interesante esse almoço seguido pelo jantar (na verdade precedido) de Panis et Circenses , até a pegada "Beatles" do arranjo harmoniza essas horas tão familiarmente estranhas.
Nunca escutei uma música sequer do Belchior que não tocasse a alma. Sempre com letras com muuuuito a dizer. Tem muito cantor de MPB consagrado que eu prefiro não dizer que não chega aos pés do Belchior. Ele foi muito subestimado e injustiçado, não é a toa que acabou saindo fora desse país que só valoriza o que não presta.
PQP , O VÍDEO É uma viagem lisergica que nos faz ir para outro planeta. A LETRA e a melodia são absolutamente fantásticas. To descobrindo BELCHIOR AGORA e concordo com nosso amigo aí abaixo...a música brasileira é , sem ufanismo, a maior do mundo.
Quantos músicos não participaram dessa obra prima? Cordas, sopros, percussão, dá para escutar quase um infinito de instrumentos criando a obra. Tantos arranjos, tanta qualidade técnica. Letra, melodia, interpretação, arte sendo criada. E hoje, só porcaria, sem qualidade acústica, superficial e digital, sem arranjo, sem repercussão no tempo, acompanhados de sorrisos falsos e facéis. Que a obra de Belchior e a verdadeira música brasileira sejam eternos.
Interessante que ele não descreve a figura paterna na outra extremidade da mesa. Essa canção revela intimidade do poeta em relação com as figuras representada pela família,no momento em que se reúne na hora do almoço,diante da mesa. Para bens Belchior.
Interessante que ele não descreve a figura paterna ou de outra extremidade da mesa.essa canção revele intimidade do poeta contando assim um pouco da sua história em relação com as figuras representada pela família,no momento em que se reúne na hora do almoço,diante da mesa.
Talvez seja os distúrbios da criação rígida dos anos 60/70, difícil relação com a figura patriarcal, mas futuramente ele faz sua catarse em "ainda somos os mesmos como nossos pais" Belchior é pura filosofia transcendental .
Na minha opinião essa é a melhor música brasileira da história. Não tem nada que chegue próximo...filosófica, surreal. Minha vida mudou depois que conheci essa obra-prima!
Com essa maravilhosa canção Bel ganhou o quarto festival estudantil e daí começou sua grandiosa carreira para nos deixar esse legado maravilhosamente maravilhoso. Saudades eternas e que dói muito. Bel te amo eternamente.
A canção 'Na Hora do Almoço', do cantor e compositor brasileiro Belchior, é uma obra que reflete sobre a melancolia e o distanciamento nas relações familiares cotidianas. A letra descreve uma cena comum em muitos lares: a reunião da família para a refeição. No entanto, o que deveria ser um momento de união e compartilhamento se revela carregado de silêncios e segredos. A repetição do verso 'medo' sugere uma atmosfera de tensão e receio que permeia as interações entre os membros da família. A comunicação é truncada, marcada por desentendimentos e pela incapacidade de expressar sentimentos e pensamentos. A imagem da 'mão fechada' e da 'boca aberta' ilustra a contradição entre o desejo de se abrir e a necessidade de se proteger. Belchior, conhecido por suas letras introspectivas e críticas sociais, utiliza a metáfora do almoço em família para abordar temas mais profundos como a passagem do tempo, a aproximação da morte e a urgência de viver plenamente. O refrão 'Ei, moço! E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza' é um apelo à vida, um chamado para que não se deixe a tristeza dominar a existência. A música, portanto, é um convite à reflexão sobre as relações humanas e a importância de enfrentar os medos para não passar pela vida sem realmente vivê-la.
Ouvi Belchior quando morava em uma república na Brigadeiro em São paulo, justamente essa música, foi paixão imediata, kkkkkkk, faz tempo. Continuo apaixonado.
Belchior é um dos músicos de maior sucesso do Brasil. Onde há brasileiros que gostam de música, há gente que conhece o Belchior. Ele, assim como Raul Seixas, Renato Russo entre outros, mesmo anos após o falecimento continua angariando fãs
☕️🍰 Este artista lança-se sobre mim com as propriedades da realidade física com uma crítica antropológica de situação corriqueira das casas brasileiras, e do mundo inteiro; eu que antes pensara que tal artista cantava somente romances de supostos amores, essa voz dele logo manifestava o preconceito de que era um apaixonado inofensivo, desconhecia, agora vejo e escuto, e reflito sobre este gênio.
A música é fabulosa e nem digo mais nada. Mas uma coisa me chama a atenção: vi em algum lugar que o clipe foi feito para o Fantástico. Se foi isso mesmo, que pena que esse tipo de qualidade de produção se tenha perdido. Quem o roteirizou foi um poeta de qualidade, só pode.
Esse foi inimitável, é pura saudades. Boa noite... Hoje 07/03/2023. Nada mudou. Só saudades... venho do tempo das discotecas! Nessa época eu vivia em Própria no Sergipe. Época dos Átomos, Jeferson, Bolinha, Dereck, Donato e o velho Mosquito, tb Raio laser... Clubes Cavalheiros da noite, AABB na direção de Walter Berg, Cine Fernandes, Própria e o mais novo Cine Veneza c/ Whoshington na direção
Belchior morou no final do seus dias em Santa Cruz do Sul e por um tempo ficou isolado numa casa na localidade de Murta no município de Passa Sete, morei bem perto desta localidade durante 6 anos, na localidade de vila Serrinha Velha no município vizinho de Segredo, alguns ex alunos me falaram após que quase ningéum desconfiava que fosse o Belchior aquele senhor pacato que orava num sitio, ao meu ver Belchior queria isso mesmo, segundo depoimentos do senhor que o acolheu em sua residência em Santa Cruz o Belchior procurou o sioamente para mediar e também com visão de inspirar e compor novos trabalhos, Belchior estava passando por problemas financeiros, graças ao seu amigo ele pode ter um vida digna até os seus últimos dias, muitos constam que ele estava devendo pesões para seus filhos, não podemos julgar o semelhante sem saber os motivos para que isto acontece-se. Descanse em paz com Deus, Jesus Mestre Belchior!
Vídeo clip feito pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Durante quase uma década a produção do Fantástico fazia os clipes que eram exibidos no programa. Destaque, por exemplo, os clipes das canções do Raul Seixas, que também estão no UA-cam.
Alguem ouvindo essa pérola em 2024?
Não deixemos essas maravilhas se perderem no tempo🍀.
Eu!!!! Porra
Não conhecia clipe e música. Sempre uma descoberta maravilhosa
Amo e ouço essa canção desde os anos 90, mas só conhecia pelo Acústico. O clipe nunca tinha visto. Lindo!
1 setembro 2024 Recife (ex Porto Alegre)
5 de setembro de 2024 . Estamos aqui ouvindo essa pedra
26 de setembro - bsb
A primeira vez que ouço essa preciosidade,estou emocionado! maravilhosa canção
Obra divina e atemporal. Aplausos de pé.
Essa música me dá uma saudade indescritível do que eu nunca vivi
que bom ent kkkkk
Anemoia o nome desse sentimento aí
demais
Não acredito, nunca ouvi isso, o vídeo, a música é totalmente fora deste mundo. Agradeço a Deus que minha mãe é brasileira e faz parte deste país. A música brasileira é a maior do mundo. Saludos da Argentina !
se o Brasil falasse inglês a nossa musica seria reconhecida mundialmente
*Amei seu comentário!!! Se eu pudesse dava 1.000 likes!!!*
@@VictorCorleone_20 mas a música do brasil é reconhecida mundialmente, pelo menos as pessoas que eu conheço de outros países adoram, babam muito o ovo da arte que é feita aqui, acho que o problema é o brasileiro olhar pra si mesmo como olha pra o que é de fora.
Belchior é fantástico, adoro.
Já ouviu Raul Seixas?
Procura também Secos e Molhados e também Mutantes.
@@regianew ele conhece mais que vc, a mãe dele é brasileira.
O céu que Belchior brilha é para poucos, pouquíssimos, quase ninguém. Constelação de uma pessoa só.
SIM!
Esta música, repleta de imagens poderosas e evocativas, parece explorar temas de isolamento, comunicação falha, e a presença opressiva do medo dentro do contexto familiar. Através de uma cena cotidiana - uma família reunida para o almoço - a letra desvela uma realidade carregada de emoções reprimidas e tensões não ditas. A música começa descrevendo uma cena familiar aparentemente normal, mas rapidamente introduz elementos de distância emocional ("A gente se olha, se toca e se cala") e conflito ("E se desentende no instante em que fala"). Isso sugere que, apesar da proximidade física, existe uma grande distância emocional e incompreensão entre os membros da família. O refrão que repete a palavra "medo" enfatiza como esse sentimento permeia as interações familiares. O segredo, a mão fechada, e a boca aberta simbolizam a relutância em compartilhar vulnerabilidades e emoções verdadeiras, mantendo uma fachada de normalidade enquanto se esconde o medo profundo. A descrição das expressões físicas dos membros da família ("A sua mão fechada, a sua boca aberta") sugere uma tentativa falha de comunicação. Existe uma vontade de se expressar ("boca aberta"), mas ao mesmo tempo, um fechamento emocional e resistência a compartilhar verdadeiramente os sentimentos ("mão fechada"). O narrador expressa sentir-se jovem demais para estar cercado por tanta tristeza, indicando um desejo de viver plenamente ("Deixemos de coisas, cuidemos da vida") em contraposição à estagnação emocional representada pela cena do almoço. Há uma advertência sobre os riscos de se render à tristeza e ao isolamento ("Senão chega a morte ou coisa parecida / E nos arrasta, moço, sem ter visto a vida"), sugerindo que a falta de comunicação e o medo podem impedir a experiência plena da vida. A música, portanto, pode ser vista como uma reflexão sobre a complexidade das relações familiares, o peso do medo e do silêncio, e um chamado à ação para enfrentar esses sentimentos antes que a vida passe despercebida. Encoraja uma apreciação da vida e a superação dos medos que nos isolam uns dos outros e de nossas próprias experiências. É uma das minhas favoritas.
Mandou bem demais. Parabéns
Pierre, sua definição é tão boa que merecia um filme! Parabéns.
@@derrota883 eu concordo! muito bom!
Parabéns pela sua análise!
Excelente análise. Belchior era fantástico
Belchior não é moda. É poesia, história e arte.
Sou um soteropolitano, beatlemaniaco, fã de rock clássico internacional, Jorge Ben e Raul Seixas. Mas Belchior e essa música em especial tem algo além do que podemos decifrar em palavras de tão genial. Cada nota, cada verso é de arte mais profunda e bem feita. Igor Landim fevereiro 2023
ah mas ele é altamente inspirado em Beatles! Dá muito pra ver a influência de Beatles nas músicas dele, seja nas letras ou nas músicas em si. Já ouviu "A Palo Seco" dele? Olha que doida a primeira versão dessa música, dá pra ver a clara influência de Beatles:
ua-cam.com/video/pA6BiqWTQKo/v-deo.htmlsi=vvnF0poRN0nWWf-O
Nessa música em especial, a levada insistente de cada nota remete a "Dear Prudence"... The Beatles.
Uma vez um planeta caiu no terra, aí se fundiu com nosso solo formando o Ceará, não tem como explicar os artistas que aparecem lá
Pura verdade Fernando, uma benção da natureza isso, uma salvação no oasis de ignorantes que o Brasil se tornou ......😢
absolutamente!
Com certeza. Sou do RJ mas o Nordeste é fora. Mauá ainda o Ceará. Só presentes.
Passando por uma praça em Fortaleza vi um grupo de homens ouvindo essa música, fiquei mt feliz em saber q ainda existem pessoas que apreciam música boa.😊
Moro no RS e adoro belchior.
Tem tanta poesia no seu comentário… passando pela praça em Fortaleza enquanto um grupo de homens escuta essa música! Muito bonito. E ainda te deixou feliz! 0:19
@@derrota883
@@derrota883 muito bonito!
Ouvindo Belchior. Que música linda.
Pq esse infeliz só fez 2 minutos e meio de arte. Agora eu tenho que botar em looping pra ouvir o dia todo.
as melhores dele sempre sao muito curtas, tipo a medo de aviao
No centro da sala diante da mesa no fundo do prato, comida e tristezaaaaaaaaaaa
Realmente eu ainda sou bem moço, pra tanta tristeza.
Tô perdido nesse vídeo há duas semanas kkkkkkkk quem mais? Bendito seja quem postou essa pérola!!
A música é genial e o arranjo é fabuloso! Esse tesouro da música brasileira não pode ficar perdido no tempo e no espaço!
Não acredito, nunca ouvi isso, o vídeo, a música é totalmente fora deste mundo. Agradeço a Deus que minha mãe é brasileira e faz parte deste país. A música brasileira é a maior do mundo. Saudações da Argentina !
@@matiasss550 Uma vez ouvi o Baden Powell explicar porque a música popular brasileira é a mais rica do mundo: ela é rica no ritmo, na harmonia, na melodia e na poesia. Não há outra música que reúna tantas qualidades. Obrigado pelo comentário, hermano!
esse arranjo e absurdo mesmo. Emula Beatles 67. muito foda
Um dos mais lindos arranjos que já ouvi!!!!
e o arranjo no "medo medo medo"? acho demais as cordas nesse momento
Nossa ... Minha adolescência foi escutando isso !!!
Bons tempos !!!!
Belchior um dos maiores da música mundial !!!!
Muita luz pra vc Belchior !!!!
Gênio, fantástico ....era gigante para o Brasil que não valoriza os verdadeiros artistas... simplesmente magnifico!!
Sempre vejo frases assim: "alguém ouvindo em 20xx?"
Gente, Belchior é eterno. Sempre vai ter gente ouvindo as músicas desse gênio da música do Brasil e do mundo.
Um dos maiores compositores da história. Viva, Belchior!❤
"E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza
Deixemos de coisas, cuidemos da vida
Senão chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta, moço, sem ter visto a vida"
trecho mais genial de uma musica brasileira de todos os tempos
Eu jurava que esse texto fosse de "A'guas de Março" do Tom Jobim!!!😬
@@teatrodebonekinhas Nada haver amiga, acho que vc confundiu com "Canteiros" do Fagner.
Que isso,eu sempre soube que era do Belchior,mas descobri a pouco essa obra prima
Esse é o trecho de um poema da Cecília Meireles.
Não é de Cecília Meireles ou de Fagner, é do próprio Belchior, o trecho cantado por Fagner que é da autoria de Cecília é do poema "Marcha"
que homem LINDO.
17 anos, escutando essa música, lágrimas nos olhos, lembranças, imaginando o futuro cheio de esperança.
Que lindo saber que nem tudo está perdido, parabéns pelo bom gosto.
Tenho descoberto Belchior por esses tempos... Pena nunca tê-lo ouvido antes. Uma sensibilidade que desnuda tudo que antes vestimos com farrapos, os sentimentos, as coisas simples e grandiosas... A vivência! Belchior gigante demais!
Sim, essa é uma linda melodia. Nela percebemos que a boa música brasileira não precisa ser brejeira e dançável.
Esse cara é fora da realidade, fora do tempo que viveu aqui.
Emocionante demais. BELCHIOR VIVE!
Isso no brasil 50 anos atrás, é muito na frente!!!
Que artista espetacular. Ouço no carro com som bem alto, como se fosse um pop atual...
Não mano, não tem referência alguma com pop atual. Pop atual nem se devia ouvi nas alturas kk
@@kikolord3939 Ele está dizendo que ouve a música sem ser escondido ou no fone de ouvido, mas ouve no carro, como se ouve qualquer música média de hoje.
@@Josemanel123 Verdade maninho, li errado kk
Se eu escuto um carro tocando belchior bem alto, eu endoido kkkkkkk. Aqui é só funk e sertanejo, falta uns belchior da vida
Ídem❤
Eu com 18 anos amo essa música ❤️ parabéns as todos os jovens que tem bom gosto!
Puts não acredito que descobri essa musica somente dia 04/10/2023 com quase 28 anos... quanto tempo eu já não poderia estar escutando essa obra prima.. mas antes tarde do que nunca !!
O ruim dessa música é que ela acaba :,(
Verdade kk é pequena
Isso mesmo,eu repito milhões de vezes!
Kkkkkkkkkkk😅
Caraca, existem vários mundos que ainda não tive acesso. Música, proposta, tudo fora da curva. 🤦🏻♂️🤣🤣🤣🤣 amei. Não acredito que eu ainda não havia conhecido Belchior. Um gênio.
Realmente um gênio!
Belchior é fora da curva.
Conheci essa música 45 anos atrás, um colega de universidade treinando tocá-la ao violão. 1978. Era época de ouro de poetas e músicas. Pena que entre eles estavam uns fdps como chico, caetano e gil. E o loola é ladrão!
Ednardo, Belchior, Amelinha, Mucuripe e o pessoal do Ceará... inesquecível... precursores do que há melhor da nossa cultura musical...
Em pleno 2024 e eu , Cearense..
Ainda não tinha escutado essa poesia tão contemporânea...obg belchior por mim eu tiro o quanto vc foi meio que " colocado de lado " mas o pior é que vc não fazia a mínima questão de " ser colocado de frente " ...obg
Orgulho de Ser Cearense 🇧🇷
Belchior e um gênio realmente
E o José de Alencar da Música.
E um Mito da música.
Nosso Ceará tem disso sim taí a prova desse gênio Belchior 👍
Belchior retrata em poesia e música a vida do nordestino, o cara era bom demais, único
Gente, música, cantor, clipe, tudo maravilhoso!!! 😍 Te amo mais ainda, Belchior! ❤ Passada!
Cara o que esse músicos que tocaram com Belchior fizeram, é coisa de outro mundo
Aliás, se você reparar nos discos de MPB dos anos 70, a grande maioria foram arranjados de forma espetacular e com grandes músicos participantes, que na época eram desconhecidos, muitos em começo de carreira e que depois confirmaram sua excelência na música e que valorizaram ainda mais as composições dessas obras.
meu amigo o arranjo parece um hino
Pequeno mapa do tempo que o diga
reza a lenda que e o Belchior roubou os músicos do Raul Seixas, daí que veio o atrito entre os dois
@@gilderlaniobarbosaalvespal3307 dois grandes músicos
Cinquenta anos passaram voando e o grande poeta já se fui
Caramba bicho, nunca tinha ouvido essa música. Que coisa linda.
Eu tive um grande prazer de apertar sua mão lá no Ginásio Paulo Sarasate, onde ele e outros artistas estavam fazendo show, simplesmente um Gênio um gigante da música popular brasileira, enquanto houver vida vida nesse mundo, suas músicas serão lembranças sempre, sempre 🙏🙌
Que oportunidade maravilhosa! Foi em que ano?
@@valeriabr7343 foi na década de 90
Só existe uma coisa ruim em ouvir esse gênio cantando, saber que ele já se foi e também que nunca mais haverá nada nem parecido
Verdade,sinto a mesma coisa!😢
Calma meu ambiguinho.....o novo sempre vem....
Existe sim, só não ta na midia. Tem que procurar e escavar literalmente pra achar
Tal e qual a Pelé!
Estou abismado com a beleza dessa música. Que felicidade por tê-la encontrado.
Tive o prazer de assistir à uma apresentação pública de Belchior no chamado aterrinho da Praia de Iracema aqui em Fortaleza, palco baixinho e o público assim de frente curtindo o mestre e sua obra, inesquecível.
eu me sinto exatamente assim. é um almoço farto servido de sons, emoções e palavras...
UM GÊNIO .... Simples assim.
Belchior é o Machado de Assis da MPB. Eu ouvi o álbum Alucinação umas dezenas de vezes quando o meu pai faleceu e eu estava bem depressivo. Foi muito bom.
Só que o Belchior não é chato.
Alucinação é Foda
@@Thomreise Fale do Machadinho não, viu? kkkkkk
@@Thomreise Ler Machado é algo que te deixa intrigado, curioso e uma outra centena de sentimentos bons. Assim como ouvir Belchior.
Gostei da analogia
2024, e ainda isso faz o total sentido: Belchior
Na Hora do Almoço
Belchior
No centro da sala, diante da mesa
No fundo do prato, comida e tristeza
A gente se olha, se toca e se cala
E se desentende no instante em que fala
Medo, medo, medo, medo, medo, medo
Cada um guarda mais o seu segredo
A sua mão fechada, a sua boca aberta
O seu peito deserto, sua mão parada
Lacrada e selada
E molhada de medo
Pai na cabeceira: É hora do almoço
Minha mãe me chama: É hora do almoço
Minha irmã mais nova, negra cabeleira
Minha avó me reclama: É hora do almoço!
Ei, moço!
E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza
Deixemos de coisas, cuidemos da vida
Senão chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço sem ter visto a vida
Ou coisa parecida, ou coisa parecida
Ou coisa parecida, aparecida
Ou coisa parecida, ou coisa parecida
Ou coisa parecida, aparecida
Composição: Belchior
Grande pensador, grande poeta, grande meditador
Muito bom
Gratidao
Arranjo e produção musical de Wilson Cirino, nosso grande violinista do épico disco Estrela Ferrada.
Não conhecia esse trecho,mais já ouvi o fagner cantando em canteiros !
Não acredito que nunca tinha ouvido isso antes, nunca é tarde pra descobrir, no auge dos meus 35 anos descubro uma verdadeira obra prima
O ator Silvero Pereira está fazendo um espetáculo aqui no Rio com músicas de Belchior. É fantástico. Pesquise se vai passar em sua cidade
Eu também obra prima pra mim a música de 2023 bem atual
verdade isso que é som isso que é obra de arte
"FAÇO DE SUAS,AS MINHAS PALAVRAS"...........
CARACA!
❤
Sempre curti belchior. Hoje um músico foi ao meu bar e fez uma interpretação linda dessa música. Quase 30 anos e descobrindo essa música incrível. Com certeza todos conseguem ver a si mesmos com suas famílias na hora do almoço ou coisa parecida.
Tenho vontade de criar um clube fã de Belchior. Amo demais suas músicas. E você?
Tenho 19 anos e me orgulho de ser fã dos grandes cantores da música popular brasileira!❤️
Pois bem você Evellyn tem bom gosto e tem a cabeça no lugar 👍 parabéns 👏👏👏
"Cada um guarda mais o seu segredo, a sua mão fechada, a sua boca a aberta seu peito deserto..." em bora muitas vezes a companhia te faça feliz, o grito dentro do peito ainda se esconde, a natureza humana é cruel de mais a ponto de não conseguirmos por muitas vezes, falar ou traduzir oque sentimos
A letra toda é um trabalho Magnifico de reflexão; esses versos alegóricos carregados de realidade torna tudo ainda mais impressionante por parte da minúcia de Belchior em conseguir entrelaçar uma melodia tão boa com uma letra penetrante como essas.
Um verdadeiro artista.
Willy, todas as músicas que Belchior compôs nos proporciona um aprendizado. Tive a oportunidade de vê-lo cantar em um show no Projeto Seis e Meia, no Teatro João Caetano, no Rio (eu sou carioca). Admito que existem muitos outros cantores e compositores na nossa música popular brasileira, mas Belchior é impressionante, ...é demais...todas as músicas dele são de extrema e profunda riqueza para a alma de qualquer cidadão desse planeta. Lhe desejo muita luz, paz e sabedoria em sua jornada. Você não está sozinho.
"E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza
Deixemos de coisas, cuidemos da vida
Senão chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta, moço, sem ter visto a vida
Ou coisa parecida, ou coisa parecida"...
Essa parte foi plagiado por Fagner na música Canteiros. Ele levou processo pq fez plágio com 2 músicas, essa e águas de março e tb mais uma poesia de Cecília Meirelles.
o mais fantástico trecho da musica brasileira
@@izabelcidral2796 já ouviu Dear Prudence dos Beatles?
Meu Deus, que vergonha de só ter conhecido essa música aos 38 anos.
Q nada mano! Gratidão por tê-la conhecido! Se fossemos depender da grande mídia para conhecer uma obra de arte dessas estaríamos fu... Imagina viver na época desse gênio e por vários motivos não ter conhecido a sua obra?!?! Graças a Deus conseguimos conhecê-la!!!! Um fraternal abraços pra vc e sua família!
Já que conheceu e gostou, compartilhe com pessoas que como você ainda não tinham descoberto essa obra prima da música popular brasileira de outrora.
Conheci na sua idade, há 11 anos atrás... Relaxa e sai divulgando sem reservas pro mundo todo!
@@mariomiranda7137 tamujunto irmão, conheci hoje aos 42 anos, simplesmente maravilhosa
Tô conhecendo aos 15. Privilégio.
Se não fosse pelo youtube, nunca veria esse interpretação magnifica desse grande artista que deixa saudade! 27-10-23, 23:48h.
por sinal no aniversario dele
Belchior e sua obra é algo a ser descoberto pelas novas gerações !
As novas gerações cada vez menos tem interesse em olhar para o passado. E fazem isso até com uma certa arrogância.
Eu tenho 15 e curto demais, estou aprendendo a tocar algumas músicas dele no violão, um dos meus cantores favoritos.
Essa e a nossa música! Digo isso porque no show de lançamento do LP Coração Selvagem eu pedi que você cantasse para mim e mesmo não fazendo parte do LP,você cantou,me emocionou e eu chorei.Dali nos tornamos Amigos Eternos.Obrigada Belchior por tudo.
Amo você meu Bel,meu Príncipe Eterno!
Nesta tarde de sábado acompanhado o tema. Um luxo mim lembra o testo os 3 Cavaleiros do Gelo.
Conheci essa música já tardiamente, nos anos 90, em uma coletânea do Belchior,,, em uma versão mais dançante, e já achava a música belíssima,,, agora essa versão, é surreal de tão bela,,, simplesmente maravilhosa,, e o vídeo de uma interpretação única , carregada de emoção. Simplesmente Maravilhoso.
Essa é sem dúvidas minha música favorita do Belchior. Acho que já tinha ouvido antes mas eu não estava preparada pra apreciar essa obra tanto quanto estou agora.
Arte...Arte...POESIA .Arte
E esse baixo...Um esplendor 👏🏽👏🏽👏🏽
Com 41 anos, descobri agora essa música - incrível - no Tiktok 😑
"A gente se desentende no instante em que fala". Grande filósofo!
Meu Deus..que obra prima. Absolutamente fantástica.. Belchior não era deste mundo.
Em pleno 2023 ouvindo esse gênio
Fenomenal não dá prá explicar, sou cearense, ele é de mais
Tamo junto
Nasci escutando Belchior, meu pai tinha todos seus álbuns. Em verdade, havia comprado para minha mãe; pois, estudou sempre o violão clássico.
Os anos 90'seu só escutei Belchior em casa, e alguns cantores internacionais da época, como a antiga Madonna.
Digo antiga, Madonna, porque a atual já não faz músicas como antes. Mas, sou feliz de haver nascido em um lar onde escutávamos bons arranjos musicais.
Hoje, meu pai já de idade e aposentado, olho para trás e me emociono quando eu era criança e, acordava de manhã bem cedo, antes de eles acordarem, a pôr o disco a tocar, para ficar meditando na vida.
Que legal mano, desejo toda alegria do mundo a você
@@tallesmatheus1729 Obrigado de coração, Talles. O mesmo desejo a você!
@@danilolucarelli 🙏🏽🇧🇷
Imagine filmando na praia, no Ceará, nos anos 70, essa cena que remete ao Discreto Charme de Buñuel, com a canção existencialista que é meio um testamento da obra e da vida de Belquior. Ou coisa parecida. Genial.
Um dos grandes desse imenso Brasil cultural!
O nordeste é celeiro da cultura nata brasileira, MÁXIMO RESPEITO MESTRE!
Moço, o quanto não é difícil escolher a música preferida de Belchior! Mas, para mim, é esta. Estreou beníssimo! Gênio!
Apenas um artista livre de dogmas e muletas pode ser tão cirúrgico no despertar sentimentos, no se fazer sentir no outro e transmitir uma mensagem poderosa. Obrigado Belchior por existir...
Nem acredito que vai ter o filme do meu Bel❤
Interesante esse almoço seguido pelo jantar (na verdade precedido) de Panis et Circenses , até a pegada "Beatles" do arranjo harmoniza essas horas tão familiarmente estranhas.
Isso sim música boa ❤
"Se não chega a morte ou coisa parecida e nos leva moço sem ter visto a vida"💗🍀🌴
Nunca escutei uma música sequer do Belchior que não tocasse a alma. Sempre com letras com muuuuito a dizer. Tem muito cantor de MPB consagrado que eu prefiro não dizer que não chega aos pés do Belchior. Ele foi muito subestimado e injustiçado, não é a toa que acabou saindo fora desse país que só valoriza o que não presta.
PQP , O VÍDEO É uma viagem lisergica que nos faz ir para outro planeta. A LETRA e a melodia são absolutamente fantásticas. To descobrindo BELCHIOR AGORA e concordo com nosso amigo aí abaixo...a música brasileira é , sem ufanismo, a maior do mundo.
Maravilhoso Belchior!
Um verdadeiro, gênio, poeta, visionário, autêntico, único ... Para sempre Belchior...
Quantos músicos não participaram dessa obra prima? Cordas, sopros, percussão, dá para escutar quase um infinito de instrumentos criando a obra. Tantos arranjos, tanta qualidade técnica. Letra, melodia, interpretação, arte sendo criada. E hoje, só porcaria, sem qualidade acústica, superficial e digital, sem arranjo, sem repercussão no tempo, acompanhados de sorrisos falsos e facéis. Que a obra de Belchior e a verdadeira música brasileira sejam eternos.
Interessante que ele não descreve a figura paterna na outra extremidade da mesa. Essa canção revela intimidade do poeta em relação com as figuras representada pela família,no momento em que se reúne na hora do almoço,diante da mesa. Para bens Belchior.
"Pai na cabeceira"
Interessante que ele não descreve a figura paterna ou de outra extremidade da mesa.essa canção revele intimidade do poeta contando assim um pouco da sua história em relação com as figuras representada pela família,no momento em que se reúne na hora do almoço,diante da mesa.
Talvez seja os distúrbios da criação rígida dos anos 60/70, difícil relação com a figura patriarcal, mas futuramente ele faz sua catarse em "ainda somos os mesmos como nossos pais" Belchior é pura filosofia transcendental .
"Pai na cabeceira"
Totalmente atemporal !
Na minha opinião essa é a melhor música brasileira da história. Não tem nada que chegue próximo...filosófica, surreal. Minha vida mudou depois que conheci essa obra-prima!
Isso é ceará, isso é nordeste , isso é Brasil
NÃO ME CANSO DE OUVIR SOCORROOOOOOOO 😍
Uma obra prima. Belchior era um poeta..
Belchior é um dos principais arquitetos da música brasileira. Essa banda tmbm é espetacular!
Poucos entendem a profundidade das letras das músicas dele. Um gênio rondando esse mundinho hipócrita. Cada música deixa uma bela mensagem.
GÊNIO!
No meio da ditadura, uma produção dessa... de arrepiar! Medo, medo, medo...
Com essa maravilhosa canção Bel ganhou o quarto festival estudantil e daí começou sua grandiosa carreira para nos deixar esse legado maravilhosamente maravilhoso.
Saudades eternas e que dói muito.
Bel te amo eternamente.
relíquia.❤
Maio de 2020... O ouvindo o melhor 💙
Concordo 👍👏👏👏👏🇧🇷
👍
Fevereiro 2024...
A canção 'Na Hora do Almoço', do cantor e compositor brasileiro Belchior, é uma obra que reflete sobre a melancolia e o distanciamento nas relações familiares cotidianas. A letra descreve uma cena comum em muitos lares: a reunião da família para a refeição. No entanto, o que deveria ser um momento de união e compartilhamento se revela carregado de silêncios e segredos.
A repetição do verso 'medo' sugere uma atmosfera de tensão e receio que permeia as interações entre os membros da família. A comunicação é truncada, marcada por desentendimentos e pela incapacidade de expressar sentimentos e pensamentos. A imagem da 'mão fechada' e da 'boca aberta' ilustra a contradição entre o desejo de se abrir e a necessidade de se proteger.
Belchior, conhecido por suas letras introspectivas e críticas sociais, utiliza a metáfora do almoço em família para abordar temas mais profundos como a passagem do tempo, a aproximação da morte e a urgência de viver plenamente. O refrão 'Ei, moço! E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza' é um apelo à vida, um chamado para que não se deixe a tristeza dominar a existência. A música, portanto, é um convite à reflexão sobre as relações humanas e a importância de enfrentar os medos para não passar pela vida sem realmente vivê-la.
S e n s a c i o n a l ! Eu devo ter ido ao menos em uns 15 shows do Belchior e o primeiro foi justamente em 74
Que inveja sua viu ! ...
Relíquia!! Maravilhosa!
Eita porra!!!!! Que música dá hora!!!!!
Ouvi Belchior quando morava em uma república na Brigadeiro em São paulo, justamente essa música, foi paixão imediata, kkkkkkk, faz tempo. Continuo apaixonado.
Impressionante como uma obra desta magnitude não é conhecida do grande publico.
Belchior é um dos músicos de maior sucesso do Brasil. Onde há brasileiros que gostam de música, há gente que conhece o Belchior. Ele, assim como Raul Seixas, Renato Russo entre outros, mesmo anos após o falecimento continua angariando fãs
Pessoal do recôncavo boicotou muito se vc me entendeu
@@renanramos6033A diferença que Belchior é mto maior e melhor que Renato Russo
☕️🍰 Este artista lança-se sobre mim com as propriedades da realidade física com uma crítica antropológica de situação corriqueira das casas brasileiras, e do mundo inteiro; eu que antes pensara que tal artista cantava somente romances de supostos amores, essa voz dele logo manifestava o preconceito de que era um apaixonado inofensivo, desconhecia, agora vejo e escuto, e reflito sobre este gênio.
A música é fabulosa e nem digo mais nada. Mas uma coisa me chama a atenção: vi em algum lugar que o clipe foi feito para o Fantástico. Se foi isso mesmo, que pena que esse tipo de qualidade de produção se tenha perdido. Quem o roteirizou foi um poeta de qualidade, só pode.
Esse foi inimitável, é pura saudades. Boa noite... Hoje 07/03/2023. Nada mudou. Só saudades... venho do tempo das discotecas! Nessa época eu vivia em Própria no Sergipe. Época dos Átomos, Jeferson, Bolinha, Dereck, Donato e o velho Mosquito, tb Raio laser... Clubes Cavalheiros da noite, AABB na direção de Walter Berg, Cine Fernandes, Própria e o mais novo Cine Veneza c/ Whoshington na direção
Belchior morou no final do seus dias em Santa Cruz do Sul e por um tempo ficou isolado numa casa na localidade de Murta no município de Passa Sete, morei bem perto desta localidade durante 6 anos, na localidade de vila Serrinha Velha no município vizinho de Segredo, alguns ex alunos me falaram após que quase ningéum desconfiava que fosse o Belchior aquele senhor pacato que orava num sitio, ao meu ver Belchior queria isso mesmo, segundo depoimentos do senhor que o acolheu em sua residência em Santa Cruz o Belchior procurou o sioamente para mediar e também com visão de inspirar e compor novos trabalhos, Belchior estava passando por problemas financeiros, graças ao seu amigo ele pode ter um vida digna até os seus últimos dias, muitos constam que ele estava devendo pesões para seus filhos, não podemos julgar o semelhante sem saber os motivos para que isto acontece-se. Descanse em paz com Deus, Jesus Mestre Belchior!
uma letra fantástica, cheia de simbolismos e críticas, início dos anos 70, uma época de muita repressão.
Não acredito eu com 42 anos e nunca tinha escutado essa linda música
Eu conhecia algumas como medo de avião e paralelas mas tb descobri está música tarde.
Vídeo clip feito pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Durante quase uma década a produção do Fantástico fazia os clipes que eram exibidos no programa. Destaque, por exemplo, os clipes das canções do Raul Seixas, que também estão no UA-cam.