Sou servidor ganhando mais de 15k/mês. Fui aprovado em vários concursos com concorrência maior que 100/1 vaga. Antes de entrar no serviço público não conseguia emprego em nada. Mandava currículo que nem doido, indiscriminadamente. Só queria um emprego. Cheguei a ser recusado até pra ser atendente de lanchonete e outro serviços que pagavam menos que 1 salário mínimo. Situação humilhante. Aí eu pergunto: como pode alguém ser aprovado em concursos de bom nível, classe "média alta", contra centena de concorrentes, mais de uma vez, e não conseguir emprego pra fazer sanduba no subway por salário mínimo? É possível que eu seja incompetente demais até pra limpar o chão na iniciativa privada. Mas, particularmente, eu acho é que a iniciativa privada no Bananil está morta, e os poucos empregos que restam são conseguidos por indicação. E empreender, no Bananil, é pra doido. Infelizmente a realidade é essa. Se você nasce aqui, não tem "peixada", e quer ter uma vida digna, as poucas opções são: ir embora, fazer medicina, fazer T.I. e ir embora, ou virar servidor público. O resto é ficar rastejando atrás de oportunidade, e sempre torcendo pra sorte não virar.
@@UncleRalsei passei pelo mpf e por duas secretarias de finanças. Atualmente estou numa sefaz estadual. Pague o melhor cursinho que puder. Compre um tablet com uma pencil e estude apostilas pdf fazendo marcações com a pencil pra revisão. Se precisar, comece com concursos pequenos que pagam pouco, so pra ter uma estabilidade e uma graninha pra investir em estudo e viagens pra concursos maiores. Nao saia de casa ate passar. Fds, feriados e ferias sao so pra estudo. Nao beba. Ignore aulas em video. Use sempre material escrito e exercicios. Video só quando estiver com dificuldade pra entender ou não aguentar mais ler. Leva 1 ano pra passar num concurso “fraco” e uns 2 ou 3 pra passar em um razoavel. Eu levei 5 anos para entrar no meu cargo atual. Tem que ter paciencia, foco e sangue frio. De vez em quando usa o tinder pra comer alguem so pra não ficar na seca. Pq namorar já toma mto tempo. É isso… eu vou mto all in. Mas tem gente que passa indo mais easy. Dificil dizer quem esta certo. Se vc puder focar mais de um ano em um concurso de area especifica, melhor. Ficar fazendo todos que aparecem ((como eu fiz), é cagada. Vai aumentar o tempo pra passar.
Faço minhas tuas palavras, mano. Meu começo enviando currículos foi idêntico. E muita gente não me dava oportunidade porque não me conhecia. Ao passar dos anos fui me profissionalizando e estudando. Dei sangue, suor, tripas e coração pra iniciativa privada. Uma vez, em um dos melhores empregos que consegui, preferiram me dispensar e permaneceram com um cara muito pior porque ele era genro do chefe. Quando sai, tentei abrir meu próprio negócio. Mas desisiti logo no início devido à questão tributária. Eu já sabia que não ia sobreviver nem um ano. Concurso público não era a minha opção. Mas a necessidade falou mais alto. É fácil falar mal de concurseiros, difícil é está na pele deles, quando você não ver mais um horizonte na iniciativa privada. Sem medo de errar, se a iniciativa privada fosse boa, eu jamais a largaria, sendo sincero. Porém, você não tem escolha, o próprio sistema coopera pra você ser depende do Estado. Acredito que, se não houvesse essa carga tributária altíssima e políticos com verdadeiros interesses patriotas, aí sim, teríamos a chave da mudança.
Nada errado com isso. Melhor ter gente honesta sobre nos cargos do que parasitas e espertinhos. Infelizmente pra muita gente, vindo de baixo, sem conexões, num país onde livre mercado não é livre, e que oportunidade não é nem de longe garantida pra ninguém que não é "amigo do rei", acaba sendo a única saída. Tenho amigos altamente competentes que foram tratados feito lixo em todo lugar, público ou privado, mas no concurso ao menos acharam uma saída. Brasil tem de resolver muita coisa antes pro concurso não ser tão atraente quanto é.
Sou concursado, e estou estudando para outros. Obrigado pelo vídeo Rasta, continuarei sendo concurseiro. Quem quiser empreender no Brasil vá com Deus. Graça e paz.
Sou Agente Penitenciário Administrativo , depois de 28 anos na iniciativa privada, fiz concurso e sou feliz, mas o sistema prisional não é moleza. Rasta um grande abraço.
Eu venho família humilde (pai caminhoneiro e mãe dona de casa) e hoje sou Delegado de Polícia. Inegavelmente, no Brasil, ser concursado talvez seja a maneira mais simples de ascender à classe média. O empreendedorismo não é incentivado nesse país.
@@rohhh9589pois é. É muito fácil criticar o concurseiro, mas o próprio sistema te mostra que a opção do concurso é uma forma viável de ascender na vida.
No Brasil há 03 caminhos, ou você É CLT, ou se torna micro empreendedor ou você vira servidor público. Eu como servidor estadual do Pará e que já trabalhei CLT em uma empresa, fora o salário que era baixo, muita humilhação e assédio, mas como servidor público, possuo a estabilidade que paga minhas contas e que nenhum patrão querer vir me tirar do cargo. Rico o cara não fica, mas dá para ter um carrinho para sair com a família, fazer uma viagem por ano e financiar uma casa, coisa que como CLT não me proporcionaria.
CLT existe no serviço público, galera confundindo as coisas., Seria melhor você dizer que trabalhava na iniciativa privada e migrou para pública. Eu sou CLT em empresa pública, não sou servidor público, sou empregado público, mas na prática é quase a mesma coisa. Ganho muito bem e da para fazer tudo que você falou mesmo sendo CLT. Agora CLT na iniciativa privada é horrível.
@@alexandrejonny8957 nada disso, no serviço publico tem q prestar concurso meu amigo kkkkkk, funciona assim n so entregando curriculo n, vc eh contratado e n concursado.
@@alexandrejonny8957sim, tem alguns cargos públicos que são regidos pela CLT, mas em geral quando o pessoal fala em ser CLT, se refere automaticamente a trabalhar no setor privado, embora haja alguns cargos CLT no setor público também. Um exemplo, se não me engano concursados da Caixa Econômica Federal são CLT
@@Aa-wp4qj não são só alguns cargos no regime CLT , são todas as empresas públicas e sociedades de economia mista em todas as esferas de governo, se bobear tem mais funcionário publico em CLT do que estatutário...CLT não é sinÔnimo de iniciativa privada, é um erro pensar assim
Kkkkkkkkkkk, é como se o funcionário público ganhasse sem trabalhar!!! Sou Policial Militar, trabalho pra caramba, arrisco minha vida, passo tanta noite de sono que quando largo, minha cabeça parece q vai explodir, além de n ser valorizado pela sociedade e ganhando pouco. Mas exerço minha função com dedicação e faço o melhor q posso.
Qdo se fala em funcionário público ñ é sobre policiais, professores entre outros q se fala. Fala-se sobre aqueles que ganham 20 mil por concurso ou por cargo comissionado p ñ fazer nada.
@@GustavoColt1911 Apesar do termo funcionário público abarcar todas as pessoas que tem vínculo empregatício com o estado ( seja no âmbito federal, estadual e municipal) o vídeo claramente se refere ao funcionário de repartição/burocrata/ maior parte do judiciário.
Somos dois. Até porque depende do funcionário público. Olha a diferença de um cara num cargo de policial baixo clero, ou professor e um cara da Receita, ou STJ. Kakakak
@@andrealves9485 é até covardia comparar isso... Eu sou professora e tô aqui em casa, em plena sexta feira com um monte de relatórios pra fazer e notas pra lançar, para o conselho de classe na próxima semana. Ninguém vê isso não. E ainda acham que é o meu salário que está quebrando o governo. 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
Ser funcionário público no Brasil adoece a alma, já fui um, me exonerei e hoje moro fora com minha família. Você é capaz de ir mais longe já que é dedicado o suficiente para passar no funil, mas é amassado pelo sistema e pelos colegas que já desistiram. O que você ganha nunca é o suficiente por que sempre vai ver alguém fazendo menos e ganhando mais. De tanto fazer o mínimo, você inconscientemente sabe que o que ganha é injusto. Reclamar da falta de reconhecimento, “salário baixo” e perda de vantagens vira o di a dia. No fim é apenas uma contagem de feriados, qüinqüênios e tentativas de agregar algo mais no salário até se aposentar. Saí dessa (deixando um ganho realmente bom) com a ajuda da minha esposa, não me arrependo nem um dia e já fui mais longe em 5 anos do que nos 18 onde tinha “estabilidade”.
Sou servidora pública há 10 anos e concordo plenamente com você. O serviço público é injusto demais com bons funcionários. Ele acaba com bons funcionários
"sempre vai ver alguém fazendo menos e ganhando mais". Essa linha me pegou; a gente leva o assunto na brincadeira pra não enlouquecer, mas quando você para pra pensar, é extremamente triste. Muita gente no funcionalismo público fatura alto praticamente só 'batendo o crachá', enquanto isso temos impostos altíssimos e regulamentações absurdas impedindo a melhora de vida de quem se lasca o dia todo, todo dia, por alguns trocados. E na boa, aquele papo de "ah fulano estudou pra chegar lá" é ridículo, estudar pra ocupar um cargo no qual você não vai usar nada do que estudou, e praticamente não vai fazer nada de produtivo o dia inteiro? É isso o grande ideal? Fora os indicados políticos que de repente são chefes de instituições sobre as quais não tem nenhum conhecimento técnico ou prático e viram piada até entre os concursados porque só aparecem pra dar entrevista - não que eles se importem em ser piada, né? Afinal a bolada tá na conta no fim do mês.
Tenho 25 anos, há 6 sou servidor público. Concordo com você. Não vejo a hora de levantar recursos para deixar de ser concursado. Quero morar no mato, longe da burocracia bostileira.
Já trabalhei em órgão público e NUNCA vi tanto desperdício de dinheiro. Tomei esporro da minha chefe pq eu não renovei um concurso de locação de veículos para o meu próprio uso. Detalhe: estava sob a minha competência decidir sobre isso. Daí já sabemos quem estava ganhando, né
Certa feita um funcionário da Caixa Econômica me contou que a Caixa recebe anualmente uma verba para gastar com as agências. Mesmo não tendo necessidade de reforma, as agências são obrigados a fazê-lo e usar esse dinheiro
@@elisacarneiro9557 Aqui na Bahia as escolas públicas têm uma verba, mas ela é toda segmentada. Se faltar dinheiro para papel higiênico não pode usar o dinheiro das reformas. Tem que pedir mais. Se usar o dinheiro "errado" responde a processo. Todo dinheiro não usado volta para os políticos, então há incentivo para que as escolas apenas gastem onde não é necessário para que a verba fique na escola e não saia
Ser um pobre e virar concursado é difícil, exige muito esforço, mas se ficar só trabalhando no mercado comum, vão te pagar mal e sugar sua alma, empreender também para o pobre é extremamente difícil, para o pobre concurso é uma ótima oportunidade, apesar dos classes médias ter muita mais vantagem
Concordo, empreender é excelente, mas é muito difícil, não vejo erro em quem tenta subir na vida através de concursos, afinal, a vida é uma grande concorrência, seja na vida pública ou mercado privado.
Empreender é para classe média. Sinceramente, abrir uma empresa com poucos recursos é mais perigoso que ser empregado, porque além de você trabalhar o dobro, ter o triplo de preocupações, raramente uma pequena empresa consegue dar lucro. Abrir empresa é bom quando você tem dinheiro para começar com uma estrutura minimamente boa e poder contratar funcionários. Antes de abrir a empresa é bom se perguntar, "eu vou ser 'dono' ou 'presidente/CEO'?" Se a resposta for a segunda pode ir sem medo.
Se eu tivesse alguém que me falasse isso, tempos eu seria servidor público, 😂. E estaria estabilizado tirando onda. Mas já comecei, e fico impressionado como meus colegas tem ódio do trabalho. Para mim, é vergonhoso. Como já sou acostumado com trabalho, não reclamo em nada. Não sei o que acham de mim, mas não confiam em mim pra nada. Kkkkkkk
Não é só no Brasil, maior parte dos lugares do mundo. Concurso público paga majs que a média salarial em quase todos os lugares, para países pobres então é perfeito.
@@rictrotlol Eu fico imaginando a professora que viaja 2 horas para dar aulas no interior ou o Policial que precisa trocar tiros com facção criminosa para recuperar caminhão, carro ou motos roubadas. Se essas pessoas são vagabundos na sua visão eu espero que você pelo menos seja útil pra alguma coisa. Eu sei de uma coisa, se eles não fizerem, ninguém fará.
Sou funcionário público, minha esposa também, e o muleque tá estudando pra ser funcionário público também. A verdade é que a vida da minha família mudou quando deixamos a iniciativa privada para fazer concursos
Trabalhar na iniciativa privada acredito que somente se for um autônomo ou um empreendedor. Contrato de trabalho na iniciativa privada é péssimo , geralmente ganha mal e trabalha muito. Ou pelo menos desgasta-se muito, as vezes a saúde vai para o buraco, eu trabalhava no Itaú , cargo de chefia, não tinha vida, passei em concurso, ganho menos , mas vivo e aproveito as coisas muito mais.
@@alexandrejonny8957 depende muito, já foi autônomo ou um empreendedor. *foi pior que CLT.* muitos são iludidos pq pega dinheiro BRUTO muitos não sabe calcular o liquido
Sou concursado com orgulho e concordo totalmente com o Rafa. Vou ser empresário como? Não sou rico e nem doido. Se for empregado de alguém, sou demitido com 50 e nunca mais arrumo nada.
O concurso público pode mudar a realidade de pessoas, que às vezes sonham em ser médicos ou coisas maiores, e através do concurso a pessoa pode ter o dinheiro que precisar para seguir o seu sonho.
O problema não está no concurso, mas no caráter do brasileiro. Sou servidora pública na área em que me graduei e busco corresponder à responsabilidade que me foi concedida.
Fui empregado público (quem se aprofunda um pouco mais no tema sabe a diferença entre funcionário e empregado) por 7 anos . Antes disso atuei por 5 anos como CLT na iniciativa privada. Pedi demissão em 2014 e desde então (10 anos) sou empreendedor. Qual o melhor caminho (vivi os três)? Depende do perfil de cada pessoa. No meu caso me encaixei muito melhor na minha jornada atual. Um conselho (para todo mundo): crie sua estabilidade. Viva com simplicidade abaixo do patamar de seus ganhos. Use o excedente para investir em novos negócios, por mais simples que sejam (segmentos distintos). Faça investimentos financeiros (mesmo que bem pequenos no começo), tanto em ativos mais tradicionais (Ex: CDB), bem como dolarizados (Ações, ETFs e etc)....e em mais arrojados (Ex: Cripto). A natureza é sábia.....o pássaro pode até confiar no galho que está pousado....mas sempre tem boas asas para voar...
Continue vc trabalhando em empresa privada, por um salário de fome, trabalhando muito, batendo cartão enquanto o teu patrão bolsonarista troca de Hilux todo ano e viaja com a família pelo Brasil várias vezes ao ano
Você está no Bostil, cara. Sonhar em ser patrão não vai mudar a realidade. 80% das empresas abertas não duram cinco anos. Se a pessoa não é herdeira, não tem família influente, vai virar empreendedor de lojinha de Instagram e só. Essa vai ser a realidade de 99% dos empreendedores dessa m3rda de país. Eu também pensava como você, mas depois dos 24 acordei para a realidade enquanto era sugado até a alma na CLT@@Cezar-Belmonte
@@violinistadotitanic9218 fale por você então, porque eu ia abrir franquia do BK ou McDonald's com mais outro sócio e continuar sendo piloto de avião. Larguei a aviação porque sou vocacionado ao sacerdócio e para mim faz mais sentido eu ser padre.
@@Cezar-Belmonte se a pessoa tiver condições e oportunidade de abrir um negócio próprio, é algo a se fazer, mas nem tudo mundo tem capital pra abrir uma empresa, conheço gente que não tinha nada e só conseguiu abrir empresa depois de passar num concurso público e guardar dinheiro por vários anos, como uma pessoa sem nada e que trabalha por 1 salário mínimo vai conseguir? Não é impossível, mas muito difícil
@@IrvsonSantos não é culpa do estado, e sim dos empresários e + os eleitores... se empresário pensasse no outro empresário, sempre haveria uma diáologo.
O meu pai sempre me disse que "em terra de cego quem tem um olho é rei", "o Brasil é o país da oportunidade", "quando vc acha que esta tudo indo por agua abaixo é hora de levantar o dinheiro".
Não pode se esquecer dos “cupanheiros” que o partido coloca em cargos comissionados e sem absolutamente nenhuma competência técnica para desenvolver a função.
Exatamente. Ignorância no tema mostra esse vídeo. Não vê que a alternativa de alguém que ralou anos estudando, fazendo cursos para passar num concurso é o comissionado. A alternativa é os “amigos do rei”. Fico em dúvida se é ignorância mesmo e tem de gerar vídeo o Brasil paralelo ou é maldade mesmo.
Depois da internet, o concurso público salvou muito pobre, eu mesmo dei mole, já deveria ter entrado por essa porta. Mas na área de vendas estou vencendo. Graças a DEUS 🙏🙏🙏.
Eu passei por todos os setores que um brasileiro pode passar: fui CLT por 11 anos, saí e virei empresário por 10 anos, saí e, agora, sou servidor público. No Brasil, infelizmente, é o caminho mais racional a ser seguido. Ser CLT não é ruim, mas você simplesmente não vive, caso queira ganhar muito, daí você inventa ser empresário/empreendedor, e descobre que o Estado PUNE quem tem a ousadia de empregar alguém. Depois da experiência de ser empresário, me vi praticamente obrigado a estudar enlouquecidamente por 3 anos e me tornar servidor público. Hoje, tenho uma vida tranquila e equilibrada. Não ganho tanto quanto ganhava antes, mas consigo viver tranquilamente.
@@HachiNikita , quando você é casado e pai de três filhos fica complicado. Antes de me tornar servidor, nós tentamos isso, mas não deu muito certo, e as nomeações vieram antes.
Bom, fui CLT por 7 anos. Empreendo a 15 anos. 42 anos, indo para 43. Será que o próximo passo será esse? Confesso, estou exausto. Ter empresa nesse país é coisa de louco mesmo.
Parabéns pelo vídeo! Já trabalhei no serviço público e vi cada uma... As pessoas sempre queixam que ganham pouco... Se fosse algum resultado de trabalho razoável com dinheiro que recebem... Desperdício mesmo.
Cara, esse ano, vai ter concurso no estado de Mato Grosso. Já saiu o edital. Sou professor lá. Em termos de salário, é um dos poucos estados onde ainda vale a pena trabalhar.
👏🏻👏🏻 Muito bom! Faz um vídeo sobre como é trabalhar como funcionário na iniciativa privada. Aceitar ganhar menos que o piso salarial sobre ameaça de ser demitido. Trabalhar horas a mais do que o recomendado para manter o mínimo de saúde. Trabalhar nos finais de semana e feriados, mesmo sendo "cristão", que não guarda os domingos. Trabalhar sobre a ameaça de ser substituído pelo parente do patrão, que precisa de emprego. Trabalhar com um grupo de peões analfabetos, ouvindo piadinhas maldosas e banalidades o dia todo, sem a possibilidade de uma advertência pelo RH. Ser humilhado pelos clientes, que sabem que o patrão é um mercenário. Ser enganado com falsas promessas de que irá ter aumento salarial ou elevação de cargo, correndo atrás de metas impossíveis. Pior que a cultura concursista, só a cultura escravista.
Esse recado só serve pra quem tem vocação pra alguma área que não precise de concurso e fica com medinho da "instabilidade." Já o resto é só ignorar e manter o foco, mas sem perder a lucidez.
Enquanto o Estado dificultar quem empreende, o concurso va ser a melhor saída pra quem quer ganhar um pouco melhor. Eu trabalhei na iniciativa privada e passei na PMCE pra melhorar meu ganho e pretendo fazer outro concurso pra ganhar um pouco melhor.
Era digital é da hora! Estudei 5 hrs hoje pra um concurso que paga o que esse cara ganha so por esse vídeo ai,mas ta da hora. Ser funcionário público investir, empreender ta top.
Sou servidora pública, mas tenho raiva de servidores que trata mal o público 😡 nossos salários são justamente os impostos pagos pela população. SUS não é grátis, você já pagou com seus impostos, o péssimo atendimento é pago por vocês, portanto denuncie. Poucos servidores públicos recebem salário mínimo, boa parte receber bem, para oferecer um serviço péssimo, portanto nunca aceite ser feito de bobo por um servidor público, exija seu direito. Todos os servidores responde a uma ouvidoria, em caso de má prestação de serviço, faça uma denuncia.
@@footcuts_brSou servidor público e posso lhe garantir que essa estabilidade tem um limite. Pelo menos na minha instituição existe um processo administrativo que funciona muito!!!! Para ser exonerado não é nada difícil.
O funcionalismo público é heterogêneo. Tem muita gente boa e tem muita gente encostada. No geral, retiram da sociedade muito mais do que dão em troca. Isso tem um nome...
Há quase 16 anos, prestei concurso público municipal para operário. Passei e tomei posse. Lá dentro, durante os primeiros 5 anos, (de forma eficaz)fiz tudo o que meu cargo exigia(recolher entulho nas ruas, fazer limpeza de bueiros e etc. daí em diante, fui desviado de função a realizar diversas outras tarefas que exigem menos fisicamente, como lavador de veículos, vigia noturno e, por fim, monitor de transporte escolar. Já são mais ou menos 10 anos como monitor. Recentemente, há uns dois meses, a prefeitura da minha cidade lançou outro concurso. Prestei o concurso para monitor de transporte escolar e passei em 1° lugar, disputando com 34 pessoas que haviam se inscrito para tal.
Eu tenho vontade de empreender. Mas não quero fazer isso com dívidas. Talvez daqui uns 30 anos com o dinheiro sugado do pagador de impostos já aposentado eu monto uma empresa. Empreender no Brasil é muito arriscado.
Sou servidora pública e é tudo verdade 😂😂😂😂😂 E sinceramente eu só fiz concurso público porque não aguentava mais a instabilidade da CLT. No meu último emprego, antes de ter passado no meu primeiro concurso, todos os meses o meu ex patrão soltava uma piadoca "esse mês tem mandar alguém embora". E eu era a última a ter sido contratada na loja, sempre sentia a corda no pescoço... Não tinha coragem de comprar uma "brusinha em 4 vezes", pois não sabia se teria trabalho pra pagar. Mas tô aí, 12 anos de trabalho e NUNCA tive um carguinho...😢😂😂😂 Provavelmente porque eu não sei puxar o saco de ninguém kkkkkkkkk.
Só recomendo fora do concurso se cê for o próprio chefe (meu caso), mas sei que ainda assim não funciona pra todos. Do contrário, é melhor ter alguma estabilidade a mais.
Isso é o que me motiva a estudar também. Pra mim é terrível viver com o medo da demissão, por qualquer motivo a qualquer momento. Há quem diga que concurso público é pra gente acomodada, mas eu não gosto mesmo é do incômodo constante da iniciativa privada, não tenho estrutura pra isso.kkkk
Eu sou funcionária pública municipal, eu fico pensando: esses Zé borrões não sabem da realidade do brasil, é cada regra que nós recebemos de cima pra baixo; fora da realidade, hoje eu sei porque o Brasil não "vai pra frente" .
Concurseiro é aquela pessoa que da aula na escola publica, mas coloca seu filho pra estudar na escola particular. Atende no SUS, mas tem plano de saude privado. Por qualquer motivo para de trabalhar, atrasada, enrrola... mas da chilique se o uber atrasa 2 minutos. Adora fazer uma greve para reivindicar "direitos" mas acha um absurdo não ter uma farmarcia aberta as 23h perto de sua casa. Parabens aos envolvidos
Eu sou servidor público, professor da rede municipal, e pretendo nunca colocar meu filho na escola pública. No meu caso em particular, o problema não é a escola, trabalho numa escola que tem até robótica e programação. O problema não são os professores, temos doutores e até professores que falam latim e grego. O problema são os próprios alunos. Infelizmente, no contexto da escola pública, recebemos alunos cujos pais foram extremamente incompetentes na educação em casa e como consequência disso, tenho que passar o dia tentando dar aulas para alunos que me mandam ir a casa do caralho ou que assistem pornô na sala. Esse é o nível dos alunos da escola pública, e nós professores, temos que rezar para chegarmos vivos em casa muitas vezes. Semana passada, um aluno estourou uma bomba na sala, foi uma confusão dos infernos. Enfim... Relato isso só para constar que quem trabalha em escola pública não coloca seus filhos nelas porque a estrutura ou os professores são ruins, mas porque são os alunos que na sua maioria, são más influências mesmo. Não tem trabalho mais dispendioso que ser professor de escola pública. Todos os dias, sou humilhado por jovens que usam o ECA de encosto para fazerem o que bem entenderem, afinal de contas, desacato ao servidor público só é crime para quem possui a idade mínima para responder pelos crimes cometidos.
Eu resisti, porém depois de alguns pequenos negócios que não deram certo, eu e o marido, desempregados, tirei o diploma da gaveta e prestei concurso público. Trabalho como uma mula, mas enfim reconquistei a dignidade.
Maravilhoso, sou servidora pública da prefeitura nível médio, trabalho feito uma louca e sim, quero passar num de nível superior, estabilidade é maravilhoso bb, sonzera do Jetro hein 😊
Exonerei da carreira militar depois de 11 anos, e depois de 3 anos, do cargo de professor na rede pública municipal. Não suportava a burrocracia imposta pelo estado. Hoje atuo na iniciativa privada e estou bem satisfeito profissionalmente.
Depois de várias entrevistas de empregos, ate para atendende de milkshake, ser humilhada apenas por ser MÃE e ter parado para ser MÃE, eu decidi estudar para concurso público e irei ate o fim. Nao sou esquerdista, sou conservadora e pode ter certeza que não sou enconstada. Mas cada um sabe onde o sapato aperta e se a iniciativa privada tem tantos preconceitos com um retorno de uma mae ao mercado de trabalho, podem me chamar de enconstada a vontade. Pelo menos meus filhos terao dignidade, a mamãe podendo curtir o restante do dia com eles e os finais de semana eu posso deixá-los escolherem seus sorvetes preferidos, ja que hoje eu nao tenho condição financeira para dar esses "luxos" a eles. Vai ser mais por eles do que por mim. Tambem sei que nao ficarei minha vida toda, eu sei que com o salario bem acima da média, eu consigo fazer uma estrutura financeira em 10 ou 12 anos. 😊
Estou no serviço público há 25 anos e financeiramente foi ótimo! Não é fácil aguentar a mentalidade de uma parcela dos servidores, mas eu precisava de uma remuneração razoável para ajudar minha família e deu certo! Vai em frente ! 🙂
eu sou funcionário público, mas me da uma vergonha que dói o fígado. Eu nao tenho nem coragem de falar que sou funcionario publico para as pessoas, é o mesmo grau de vargonha que andar pelado na rua kkkkk
Vejo gente com altos salários trabalhando muito e executando tarefas que ninguém na sociedade quer fazer. O problema é algo que eu observo invariavelmente: ganhando altos salários ou pouquíssimos no cargo público, quase todo mundo não quer fazer quase nada.
é simples.. tudo tem lado bom e ruim.. cada um escolhe onde quer sofrer, é perfil.. abra uma empresa, contrate gente e veja se é o que você quer fazer da vida.. se não gostar, estude, quem sabe, talvez, tu vença a concorrência e entre em algum cargo
SE O CARA PASSA EM CONCURSO , ENTROU PELA PORTA DA FRENTE. FEZ FACULDADE, ESTUDOU, PAGOU A INSCRIÇAO, LUTOU E PASSOU, O QUE TEM DE ERRADO NISTO. O QUE É ERRADO É CARGO EM COMISSAO...
Esclarecendo que os "concurseiros" não tem culpa alguma pelo contrário estão corretos em aproveitar as oportunidades. O Erro é do Sistema Brasileiro que incentiva isso, o Estado Brasileiro é o maior causador de desigualdades. A única solução é incentivar o empreendedor e o Funcionalismo Público ser a porta de entrada para o mercado de trabalho que funcione como um aprendizado e depois o funcionário parta para a iniciativa privada caso queira . A solução do Brasil é simples e em 10 minutos digitarei o básico : A) Fim do Financiamento Público de Campanha. B) Fim dos Gastos com Propaganda, Shows, Rouanet e similares C) Cortar 90% dos gastos dos parlamentares nos 3 Níveis D) Fim da reeleição no Executivo e Legislativo e carência de 8 anos para poder se candidatar de novo E) Diminuir a Carga Tributária para no máximo 25% F) Reforma para que não ocorra prescrição de crime durante o exercício do cargo político e não aconteça a "inocentação" de futuros lulas G) Fim do Foro Privilegiado H) Teto de 8 Salários Mínimos para todo servidor incluído auxílios ( Nos EUA e na maioria dos Países desenvolvidos é esse o teto com exceção de alguns altos cargos.
Se eu não morasse no Brasil, eu nao seria funcionaria pública e nem estudaria para este fim. Mas está é uma opção, no momento, que tenho. Tento fazer meu melhor no serviço, se consigo complicar menos a vida do outro, não sei. Espero que sim
Acho que essa galera não precisa de policiais, médicos, professores, etc. Acho também que eles preferem cargos de indicação política, nos quais ou você apoia o político ou você é demitido. Eles acham ainda que o grande problema do Brasil é o professor concursado, o guarda municipal, o bancário, o agente penitenciário. E os super salários do judiciário? Deixa isso pra lá, não é grande coisa.
Precisamos reconhecer que nossos maiores talentos acabam"perdidos" para os concursos. Vi pessoas inteligentíssimas na minha graduação acabarem entrando num concurso, que não aproveita nem 1 % do conhecimento delas. E no fim, acabam depressivos por se acharem subutilizados. Como nasci em Brasília, vi cada coisa que é difícil acreditar: como o caso de uma conhecida que passou no concurso da Câmara distrital e deve ganhar uns 20 mil para ser basicamente uma porteira, que controla quem entra e quem sai...
A pessoa as vezes não tinha costas largas para um bom emprego na iniciativa privada, não queria se humilhar na academia universitária e quer só sossego mesmo e viver bem. Ela tá é certa.
Sou brasilense e sei bem do que você está falando. Infelizmente, em Brasília, a maioria é deprimido e subutilizado. Amaria ser servidora, mas no meu caso é pq já tenho qse 40 e cansei de ter experiências horríveis na iniciativa privada.
Isso mesmo, desincentiva os concurseiros de direita, já que para entrar no Judiciário é 90% por concurso, e Educação é 99%, tá certo. Olha a perseguição judicial que o pessoa de direita sofre. Tem que ocupar espaço
Realmente isso vale pra muitos que ficam isolados em seus mundinhos de condominios e esquecem da realidade, mas pra quem estuda de verdade já é outra história.
Há um Famoso professor de "cursinho" em Recife que vende a ideia de PASSE NO CONCURSO E NUNCA MAIS TRABALHE. Já começa essa cultura no preparatório... C.F todos conhecem...
As pessoas buscam o funcionalismo público por causa da estabilidade contratual e porque quer fugir da pressão do trabalho no setor privado. Eu trabalhei em supermercado e a rotatividade era muito alta. Durante os 7 meses que trabalhei, passaram dezenas de colegas, que duravam no emprego de meio período até 1 anos. Os funcionários veteranos eram poucos. Numa loja de material para construção aqui na minha cidade, uns dos requisitos para a vaga de vendedor eram: ter idade mínima de 30 anos, ser casado e não ter vícios. Imagina um jovem de 18 anos, que acabou de sair do ensino médio, sem experiência, buscando emprego? Aí aparecem duas coisas: universidade e concurso público.
Perfeito! Ilusão é achar que a iniciativa privada (no Brasil e você como CLT) te recompensará todo o esforço, sacrifício e qualificação de forma que tudo isso possa compensar você perder sua saúde e qualidade de vida. Tem muita(não todas) empresa privada que escraviza pessoas que possuem pouca vivência/maldade, geralmente vindas de famílias humildes e com baixa formação profissional. Fora o fato de o governo querer ser seu sócio sem te retornar quase nada dos tributos pagos.
Eu percebo que na iniciativa privada existe o preconceito com a questão da idade. Quando a pessoa é jovem, a empresa não contrata por alegar que o indivíduo possui pouca experiência. Já quando a pessoa é mais velha, tem por volta de 40 a 50 anos, tem empresa que não contrata porque alega preferir empregar funcionários mais jovens. Aí fica complicado...
Exatamente brother... Assim que completei 18 anos fui trabalhar como estagiário numa loja agrícola, ralei pra tentar entrar na vaga que tinha como vendedor e no final ele me tira e coloca um primo dele. Passei um ano mandando currículo em tudo que era lugar, mas só entrava quem tinha QI (quem indica). No fim passei num concurso municipal... Foi mais fácil passar num concurso do que achar um emprego na minha cidade.
Ser empregado CLT só se for uma oportunidade excepcional, numa grande empresa com bons salários. No mais, um bom eletricista ganha 5 vezes mais que empregado CLT. Muito melhor ser autônomo.
@@Martinsafm mas por que alguém com baixa formação ganharia mais? Você olha apenas pelo lado do empregado, mas tente olhar pelo lado do patrão, na sua casa você pagaria para um faxineiro o mesmo que para um eletrecista? Aposto que não.
E o problema é que essa merda está enraizada na mentalidade brasileira. O que eu mais ouvia quando entrei na idade de emprego era "você tem que estudar pra passar num concurso", "conseguir uma boquinha pública é o que há", "você é inteligente, faz cursinho e pega uma vaga de concursado"
Infelizmente, no Brasil é isso. Pra fugir da pobreza, muitos, como eu, submetem-se ao concurso público. Pra quem veio de baixo, é uma opção rápida e muito boa para não ficar ganhando pouco o resto da vida e morrer tentando algo. Sou servidor e não me ofendi. Rasta tem razão!
Maravilhosa reflexão, que nossa busca por estabilidade + benefícios não nos impeça de elevar as nossas habilidades e vocação! Por mais Cristo Rei e menos Alan Kardec!!!! Kkk
Tem o espaço e audiência pra ser um programa que dê uma perspectiva boa, mas ao invés disso só denigre a imagem do próprio país e povo. Mas, viva a liberdade de expressão.
Fui funcionário público por sete anos e hoje sou empresário há mais de trinta anos... A isonomia salarial do estado me fez enxergar que eu podia mais... Escolha mais do que certa...
Sou a favor de concursos públicos para ingresso em alguns cargos, inclusive, acho que para exercer a função de político deveria existir concurso para selecionar os candidatos
E um custo muito alto, sacrifício da saúde, da da família, do lazer,etc. Existe bons profissionais em todos os setores. 5 anos de faculdade, 3anos de atividade jurídica, 16 horas de estudos, 5 fases em média 5 anos para magistratura e promotoria.
Sou concursada. Ganho muito bem hj em dia. Sou de origem pobre, bem humilde. E o concurso foi a melhor saída que me restou, já que a "iniciativa privada" só cagava na minha cabeça. Amo concurso público, pq não tive que convencer nenhum bosta de RH que sou competente, com minha cara de criança. Fui lá, e passei. Em vaaaaaarrrrios!!
Sou concursado pela secretaria da fazenda do meu estado e não era da classe média... fiz universidade federal e mal tinha dinheiro pra comprar lanche... entendo as premissas do video mas discordo que "90% dos candidatos são da classe média" fora que o salário não é vitalicio não... a não ser que vc seja militar. Mas de fato, essa categoria de pessoas "concurseiros" mostra como nossa cadeia de produção e carreiras profissionais se encontra em uma decadencia gigantesca ....
Sou servidor ganhando mais de 15k/mês. Fui aprovado em vários concursos com concorrência maior que 100/1 vaga. Antes de entrar no serviço público não conseguia emprego em nada. Mandava currículo que nem doido, indiscriminadamente. Só queria um emprego. Cheguei a ser recusado até pra ser atendente de lanchonete e outro serviços que pagavam menos que 1 salário mínimo. Situação humilhante.
Aí eu pergunto: como pode alguém ser aprovado em concursos de bom nível, classe "média alta", contra centena de concorrentes, mais de uma vez, e não conseguir emprego pra fazer sanduba no subway por salário mínimo?
É possível que eu seja incompetente demais até pra limpar o chão na iniciativa privada. Mas, particularmente, eu acho é que a iniciativa privada no Bananil está morta, e os poucos empregos que restam são conseguidos por indicação. E empreender, no Bananil, é pra doido.
Infelizmente a realidade é essa. Se você nasce aqui, não tem "peixada", e quer ter uma vida digna, as poucas opções são: ir embora, fazer medicina, fazer T.I. e ir embora, ou virar servidor público. O resto é ficar rastejando atrás de oportunidade, e sempre torcendo pra sorte não virar.
🎉🎉🎉🎉🎉
O melhor comentário de todos
Qual concurso você fez e quais dicas você me dá? Trabalho 6h e tenho somente a manhã livre pra estudar...
@@UncleRalsei passei pelo mpf e por duas secretarias de finanças. Atualmente estou numa sefaz estadual.
Pague o melhor cursinho que puder. Compre um tablet com uma pencil e estude apostilas pdf fazendo marcações com a pencil pra revisão.
Se precisar, comece com concursos pequenos que pagam pouco, so pra ter uma estabilidade e uma graninha pra investir em estudo e viagens pra concursos maiores.
Nao saia de casa ate passar. Fds, feriados e ferias sao so pra estudo. Nao beba.
Ignore aulas em video. Use sempre material escrito e exercicios. Video só quando estiver com dificuldade pra entender ou não aguentar mais ler.
Leva 1 ano pra passar num concurso “fraco” e uns 2 ou 3 pra passar em um razoavel.
Eu levei 5 anos para entrar no meu cargo atual. Tem que ter paciencia, foco e sangue frio.
De vez em quando usa o tinder pra comer alguem so pra não ficar na seca. Pq namorar já toma mto tempo.
É isso… eu vou mto all in. Mas tem gente que passa indo mais easy. Dificil dizer quem esta certo.
Se vc puder focar mais de um ano em um concurso de area especifica, melhor. Ficar fazendo todos que aparecem ((como eu fiz), é cagada. Vai aumentar o tempo pra passar.
Faço minhas tuas palavras, mano. Meu começo enviando currículos foi idêntico. E muita gente não me dava oportunidade porque não me conhecia. Ao passar dos anos fui me profissionalizando e estudando. Dei sangue, suor, tripas e coração pra iniciativa privada. Uma vez, em um dos melhores empregos que consegui, preferiram me dispensar e permaneceram com um cara muito pior porque ele era genro do chefe. Quando sai, tentei abrir meu próprio negócio. Mas desisiti logo no início devido à questão tributária. Eu já sabia que não ia sobreviver nem um ano. Concurso público não era a minha opção. Mas a necessidade falou mais alto. É fácil falar mal de concurseiros, difícil é está na pele deles, quando você não ver mais um horizonte na iniciativa privada. Sem medo de errar, se a iniciativa privada fosse boa, eu jamais a largaria, sendo sincero. Porém, você não tem escolha, o próprio sistema coopera pra você ser depende do Estado. Acredito que, se não houvesse essa carga tributária altíssima e políticos com verdadeiros interesses patriotas, aí sim, teríamos a chave da mudança.
Nenhum concurseiro quer ser cliente da Caixa, mas todo concurseiro quer trabalhar lá. 😂
Caixa paga muito mal, é concurso pra gente fudida, esquema são os concurso federais de altíssimo nível.
Eu não
Ótima definição!
tô fora de caixa 😂😂
Fato.
Sou concursado a 23 anos. Aprovado em 4 concursos. E doa a quem doer o Rasta não falou nada de errado.
O seu ta garantido. Eu to trabalhando pra pagar seu salario e o meu nao ta garantido. Só peço que o senhor produza, por favor.
Nada errado com isso. Melhor ter gente honesta sobre nos cargos do que parasitas e espertinhos. Infelizmente pra muita gente, vindo de baixo, sem conexões, num país onde livre mercado não é livre, e que oportunidade não é nem de longe garantida pra ninguém que não é "amigo do rei", acaba sendo a única saída. Tenho amigos altamente competentes que foram tratados feito lixo em todo lugar, público ou privado, mas no concurso ao menos acharam uma saída.
Brasil tem de resolver muita coisa antes pro concurso não ser tão atraente quanto é.
Kkk calma calabreso@@gustavopiconi4856
@@gustavopiconi4856 invejoso
Entre o concurso e a geração nem-nem, prefiro ser aliado do leviatã.
Sou concursado, e estou estudando para outros. Obrigado pelo vídeo Rasta, continuarei sendo concurseiro. Quem quiser empreender no Brasil vá com Deus. Graça e paz.
Sou Agente Penitenciário Administrativo , depois de 28 anos na iniciativa privada, fiz concurso e sou feliz, mas o sistema prisional não é moleza. Rasta um grande abraço.
E eu sou fiscal do meio ambiente e essa semana eu multei um posto de gasolina em r$ 30.000, viva o comunismo
Existe idade máxima para esse tipo de concurso?
@@sthetatosjá exercita a primeira regra pra caso esteja interessado em estudar para concurso: Leia o edital.
@@agricultor6743 A pergunta não foi para você e você não entendeu a intenção da pergunta.
E tbm riscos
Eu venho família humilde (pai caminhoneiro e mãe dona de casa) e hoje sou Delegado de Polícia. Inegavelmente, no Brasil, ser concursado talvez seja a maneira mais simples de ascender à classe média. O empreendedorismo não é incentivado nesse país.
Tb sou filha de caminhoneiro e costureira. Sou concursada tb. Com muito orgulho..
@@rohhh9589pois é. É muito fácil criticar o concurseiro, mas o próprio sistema te mostra que a opção do concurso é uma forma viável de ascender na vida.
Exatamente. Simples e claro. É a forma mais simples de ir pra classe média.
Imagino se todos fossem concursados no Bostil quem será que iai pagar os salários ?
@@douglasribeiro8156 por isso concurso tem número de vagas ué? Podem até querer, conseguir são outros 500s.
No Brasil há 03 caminhos, ou você É CLT, ou se torna micro empreendedor ou você vira servidor público.
Eu como servidor estadual do Pará e que já trabalhei CLT em uma empresa, fora o salário que era baixo, muita humilhação e assédio, mas como servidor público, possuo a estabilidade que paga minhas contas e que nenhum patrão querer vir me tirar do cargo.
Rico o cara não fica, mas dá para ter um carrinho para sair com a família, fazer uma viagem por ano e financiar uma casa, coisa que como CLT não me proporcionaria.
Tem que endeusar meta impossível, burnout e depressão. Esse é o certo!!! kkkkkkkkkkk
CLT existe no serviço público, galera confundindo as coisas., Seria melhor você dizer que trabalhava na iniciativa privada e migrou para pública. Eu sou CLT em empresa pública, não sou servidor público, sou empregado público, mas na prática é quase a mesma coisa. Ganho muito bem e da para fazer tudo que você falou mesmo sendo CLT. Agora CLT na iniciativa privada é horrível.
@@alexandrejonny8957 nada disso, no serviço publico tem q prestar concurso meu amigo kkkkkk, funciona assim n so entregando curriculo n, vc eh contratado e n concursado.
@@alexandrejonny8957sim, tem alguns cargos públicos que são regidos pela CLT, mas em geral quando o pessoal fala em ser CLT, se refere automaticamente a trabalhar no setor privado, embora haja alguns cargos CLT no setor público também.
Um exemplo, se não me engano concursados da Caixa Econômica Federal são CLT
@@Aa-wp4qj não são só alguns cargos no regime CLT , são todas as empresas públicas e sociedades de economia mista em todas as esferas de governo, se bobear tem mais funcionário publico em CLT do que estatutário...CLT não é sinÔnimo de iniciativa privada, é um erro pensar assim
Eu, concursado em uma Federal, estou assistindo o Rasta no intervalo dos estudos para o TSE kkkkkkk
Estuda, irmão. Deixa esse mapa cabeludo falando...
Irmão pare com isso e faz uma sopinha 😂
Kkkkkkkk boa prova, mano.
Devolva o meu dinheiro !
KKKKKKK
Você sabe que a economia de um país é ruim quando o melhor empregador é o Estado
Kkkkkkkkkkk, é como se o funcionário público ganhasse sem trabalhar!!! Sou Policial Militar, trabalho pra caramba, arrisco minha vida, passo tanta noite de sono que quando largo, minha cabeça parece q vai explodir, além de n ser valorizado pela sociedade e ganhando pouco. Mas exerço minha função com dedicação e faço o melhor q posso.
Qdo se fala em funcionário público ñ é sobre policiais, professores entre outros q se fala. Fala-se sobre aqueles que ganham 20 mil por concurso ou por cargo comissionado p ñ fazer nada.
@@deividsamora1458 oh gênio, polícia tbm é servidor público.
@@GustavoColt1911 Apesar do termo funcionário público abarcar todas as pessoas que tem vínculo empregatício com o estado ( seja no âmbito federal, estadual e municipal) o vídeo claramente se refere ao funcionário de repartição/burocrata/ maior parte do judiciário.
Ou seja, a minoria @@deividsamora1458
@@deividsamora1458esses que ganham 20 mil no geral não prestaram concurso kkk
Lazarento, eu como funcionário público achei que ia ficar com raiva mas só ouvi verdades. kkkkkk
Kkk nem isso
Somos dois. Até porque depende do funcionário público. Olha a diferença de um cara num cargo de policial baixo clero, ou professor e um cara da Receita, ou STJ. Kakakak
@@andrealves9485 é até covardia comparar isso... Eu sou professora e tô aqui em casa, em plena sexta feira com um monte de relatórios pra fazer e notas pra lançar, para o conselho de classe na próxima semana. Ninguém vê isso não. E ainda acham que é o meu salário que está quebrando o governo.
🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
@@andrealves9485kkkkkkkkkkkk
@@patriciaalmeidaalveskkkkkkkkkkk
Ser funcionário público no Brasil adoece a alma, já fui um, me exonerei e hoje moro fora com minha família. Você é capaz de ir mais longe já que é dedicado o suficiente para passar no funil, mas é amassado pelo sistema e pelos colegas que já desistiram. O que você ganha nunca é o suficiente por que sempre vai ver alguém fazendo menos e ganhando mais. De tanto fazer o mínimo, você inconscientemente sabe que o que ganha é injusto. Reclamar da falta de reconhecimento, “salário baixo” e perda de vantagens vira o di a dia. No fim é apenas uma contagem de feriados, qüinqüênios e tentativas de agregar algo mais no salário até se aposentar. Saí dessa (deixando um ganho realmente bom) com a ajuda da minha esposa, não me arrependo nem um dia e já fui mais longe em 5 anos do que nos 18 onde tinha “estabilidade”.
Tenho 24 anos estou estudando pra concurso infelizmente é o que tem. Sair do Brasil sem graduação e uma boa grana não dá.
Você faz o que hoje em relação a trabalho?
Sou servidora pública há 10 anos e concordo plenamente com você. O serviço público é injusto demais com bons funcionários. Ele acaba com bons funcionários
"sempre vai ver alguém fazendo menos e ganhando mais". Essa linha me pegou; a gente leva o assunto na brincadeira pra não enlouquecer, mas quando você para pra pensar, é extremamente triste. Muita gente no funcionalismo público fatura alto praticamente só 'batendo o crachá', enquanto isso temos impostos altíssimos e regulamentações absurdas impedindo a melhora de vida de quem se lasca o dia todo, todo dia, por alguns trocados. E na boa, aquele papo de "ah fulano estudou pra chegar lá" é ridículo, estudar pra ocupar um cargo no qual você não vai usar nada do que estudou, e praticamente não vai fazer nada de produtivo o dia inteiro? É isso o grande ideal? Fora os indicados políticos que de repente são chefes de instituições sobre as quais não tem nenhum conhecimento técnico ou prático e viram piada até entre os concursados porque só aparecem pra dar entrevista - não que eles se importem em ser piada, né? Afinal a bolada tá na conta no fim do mês.
Tenho 25 anos, há 6 sou servidor público. Concordo com você. Não vejo a hora de levantar recursos para deixar de ser concursado. Quero morar no mato, longe da burocracia bostileira.
Já trabalhei em órgão público e NUNCA vi tanto desperdício de dinheiro. Tomei esporro da minha chefe pq eu não renovei um concurso de locação de veículos para o meu próprio uso. Detalhe: estava sob a minha competência decidir sobre isso. Daí já sabemos quem estava ganhando, né
Exatamente isso, não é o serviço público em si mas a cultura nele
Certa feita um funcionário da Caixa Econômica me contou que a Caixa recebe anualmente uma verba para gastar com as agências. Mesmo não tendo necessidade de reforma, as agências são obrigados a fazê-lo e usar esse dinheiro
@@elisacarneiro9557 Aqui na Bahia as escolas públicas têm uma verba, mas ela é toda segmentada. Se faltar dinheiro para papel higiênico não pode usar o dinheiro das reformas. Tem que pedir mais. Se usar o dinheiro "errado" responde a processo. Todo dinheiro não usado volta para os políticos, então há incentivo para que as escolas apenas gastem onde não é necessário para que a verba fique na escola e não saia
@@In3173-p1n Que loucura
Ser um pobre e virar concursado é difícil, exige muito esforço, mas se ficar só trabalhando no mercado comum, vão te pagar mal e sugar sua alma, empreender também para o pobre é extremamente difícil, para o pobre concurso é uma ótima oportunidade, apesar dos classes médias ter muita mais vantagem
quem Discorda é louco!
Concordo, empreender é excelente, mas é muito difícil, não vejo erro em quem tenta subir na vida através de concursos, afinal, a vida é uma grande concorrência, seja na vida pública ou mercado privado.
Empreender é para classe média. Sinceramente, abrir uma empresa com poucos recursos é mais perigoso que ser empregado, porque além de você trabalhar o dobro, ter o triplo de preocupações, raramente uma pequena empresa consegue dar lucro. Abrir empresa é bom quando você tem dinheiro para começar com uma estrutura minimamente boa e poder contratar funcionários. Antes de abrir a empresa é bom se perguntar, "eu vou ser 'dono' ou 'presidente/CEO'?" Se a resposta for a segunda pode ir sem medo.
Minha Vó já dizia na década de 70 : " Menino, emprego bom no Brasil é emprego público ".
Minha mãe diz isto até hoje 😊😅
Se eu tivesse alguém que me falasse isso, tempos eu seria servidor público, 😂. E estaria estabilizado tirando onda. Mas já comecei, e fico impressionado como meus colegas tem ódio do trabalho. Para mim, é vergonhoso. Como já sou acostumado com trabalho, não reclamo em nada. Não sei o que acham de mim, mas não confiam em mim pra nada. Kkkkkkk
Não é só no Brasil, maior parte dos lugares do mundo.
Concurso público paga majs que a média salarial em quase todos os lugares, para países pobres então é perfeito.
Claro poh, passou no concurso e dá para ser um vagabundo para o resto da vida.
@@rictrotlol
Eu fico imaginando a professora que viaja 2 horas para dar aulas no interior ou o Policial que precisa trocar tiros com facção criminosa para recuperar caminhão, carro ou motos roubadas.
Se essas pessoas são vagabundos na sua visão eu espero que você pelo menos seja útil pra alguma coisa.
Eu sei de uma coisa, se eles não fizerem, ninguém fará.
Sou funcionário público, minha esposa também, e o muleque tá estudando pra ser funcionário público também. A verdade é que a vida da minha família mudou quando deixamos a iniciativa privada para fazer concursos
Trabalhar na iniciativa privada acredito que somente se for um autônomo ou um empreendedor. Contrato de trabalho na iniciativa privada é péssimo , geralmente ganha mal e trabalha muito. Ou pelo menos desgasta-se muito, as vezes a saúde vai para o buraco, eu trabalhava no Itaú , cargo de chefia, não tinha vida, passei em concurso, ganho menos , mas vivo e aproveito as coisas muito mais.
@@alexandrejonny8957 depende muito, já foi autônomo ou um empreendedor. *foi pior que CLT.* muitos são iludidos pq pega dinheiro BRUTO muitos não sabe calcular o liquido
Esse episódio foi o melhor do Rasta News, utilidade pública, deveria ser exibido nas escolas
Sou concursado com orgulho e concordo totalmente com o Rafa. Vou ser empresário como? Não sou rico e nem doido. Se for empregado de alguém, sou demitido com 50 e nunca mais arrumo nada.
Idem.. kkkkk
Para qual área vc exerce? Vi um rapaz hoje 49 anos achando difícil encontrar
O concurso público pode mudar a realidade de pessoas, que às vezes sonham em ser médicos ou coisas maiores, e através do concurso a pessoa pode ter o dinheiro que precisar para seguir o seu sonho.
O problema não está no concurso, mas no caráter do brasileiro. Sou servidora pública na área em que me graduei e busco corresponder à responsabilidade que me foi concedida.
Parabéns você é uma " excessão a regra "...
@@rodrigodesouzafernandes4592 Exceção*
Fui empregado público (quem se aprofunda um pouco mais no tema sabe a diferença entre funcionário e empregado) por 7 anos . Antes disso atuei por 5 anos como CLT na iniciativa privada.
Pedi demissão em 2014 e desde então (10 anos) sou empreendedor.
Qual o melhor caminho (vivi os três)?
Depende do perfil de cada pessoa. No meu caso me encaixei muito melhor na minha jornada atual.
Um conselho (para todo mundo): crie sua estabilidade.
Viva com simplicidade abaixo do patamar de seus ganhos.
Use o excedente para investir em novos negócios, por mais simples que sejam (segmentos distintos).
Faça investimentos financeiros (mesmo que bem pequenos no começo), tanto em ativos mais tradicionais (Ex: CDB), bem como dolarizados (Ações, ETFs e etc)....e em mais arrojados (Ex: Cripto).
A natureza é sábia.....o pássaro pode até confiar no galho que está pousado....mas sempre tem boas asas para voar...
Só falou verdades, duras mas verdades. Nos leva a pensar que num país onde o sonho da maioria é virar servidor público, tem alguma coisa de errada.
Continue vc trabalhando em empresa privada, por um salário de fome, trabalhando muito, batendo cartão enquanto o teu patrão bolsonarista troca de Hilux todo ano e viaja com a família pelo Brasil várias vezes ao ano
@@Aa-wp4qj não seria melhor sonhar em ser o patrão ao invés de empregado?
Você está no Bostil, cara. Sonhar em ser patrão não vai mudar a realidade. 80% das empresas abertas não duram cinco anos. Se a pessoa não é herdeira, não tem família influente, vai virar empreendedor de lojinha de Instagram e só. Essa vai ser a realidade de 99% dos empreendedores dessa m3rda de país. Eu também pensava como você, mas depois dos 24 acordei para a realidade enquanto era sugado até a alma na CLT@@Cezar-Belmonte
@@violinistadotitanic9218 fale por você então, porque eu ia abrir franquia do BK ou McDonald's com mais outro sócio e continuar sendo piloto de avião. Larguei a aviação porque sou vocacionado ao sacerdócio e para mim faz mais sentido eu ser padre.
@@Cezar-Belmonte se a pessoa tiver condições e oportunidade de abrir um negócio próprio, é algo a se fazer, mas nem tudo mundo tem capital pra abrir uma empresa, conheço gente que não tinha nada e só conseguiu abrir empresa depois de passar num concurso público e guardar dinheiro por vários anos, como uma pessoa sem nada e que trabalha por 1 salário mínimo vai conseguir? Não é impossível, mas muito difícil
Sou servidor e ri mto. Pura verdade. Estado inchado. Tem q acabar com esse monte de cargo e incentivar iniciativa privada. Bora privatizar tudo!!!!
O problema não é o concurseiro, sim os cargos chamados dê confiança 😢 esses sim são um câncer usados pelos políticos 😮
O problema é que tem muito concurseiro pra pouco produto. Não é culpa do concurseiro, é do Estado que dificulta o empreendedorismo.
Imagina um país onde todo mundo é funcionario publico? Nao da ne. Porque o estado nao produz NADA. Ele confisca e distribui entre os servidores
@@IrvsonSantos não é culpa do estado, e sim dos empresários e + os eleitores... se empresário pensasse no outro empresário, sempre haveria uma diáologo.
Cargo de confiança é só pra servidor.
Você está se referindo aos comissionados.
Exatamente kkkk
O meu pai sempre me disse que "em terra de cego quem tem um olho é rei", "o Brasil é o país da oportunidade", "quando vc acha que esta tudo indo por agua abaixo é hora de levantar o dinheiro".
Não pode se esquecer dos “cupanheiros” que o partido coloca em cargos comissionados e sem absolutamente nenhuma competência técnica para desenvolver a função.
Aí é pior
Exatamente. Ignorância no tema mostra esse vídeo. Não vê que a alternativa de alguém que ralou anos estudando, fazendo cursos para passar num concurso é o comissionado. A alternativa é os “amigos do rei”. Fico em dúvida se é ignorância mesmo e tem de gerar vídeo o Brasil paralelo ou é maldade mesmo.
Depois da internet, o concurso público salvou muito pobre, eu mesmo dei mole, já deveria ter entrado por essa porta. Mas na área de vendas estou vencendo. Graças a DEUS 🙏🙏🙏.
Eu passei por todos os setores que um brasileiro pode passar: fui CLT por 11 anos, saí e virei empresário por 10 anos, saí e, agora, sou servidor público.
No Brasil, infelizmente, é o caminho mais racional a ser seguido.
Ser CLT não é ruim, mas você simplesmente não vive, caso queira ganhar muito, daí você inventa ser empresário/empreendedor, e descobre que o Estado PUNE quem tem a ousadia de empregar alguém.
Depois da experiência de ser empresário, me vi praticamente obrigado a estudar enlouquecidamente por 3 anos e me tornar servidor público.
Hoje, tenho uma vida tranquila e equilibrada. Não ganho tanto quanto ganhava antes, mas consigo viver tranquilamente.
Interessante.
Eu espero nunca ter que apanhar esse tanto a ponto de virar concursado. Plano b é ir pra fora a fazer isso.
@@HachiNikita , quando você é casado e pai de três filhos fica complicado.
Antes de me tornar servidor, nós tentamos isso, mas não deu muito certo, e as nomeações vieram antes.
Interessante essa experiência…
Bom, fui CLT por 7 anos. Empreendo a 15 anos. 42 anos, indo para 43. Será que o próximo passo será esse? Confesso, estou exausto. Ter empresa nesse país é coisa de louco mesmo.
Parabéns pelo vídeo! Já trabalhei no serviço público e vi cada uma... As pessoas sempre queixam que ganham pouco... Se fosse algum resultado de trabalho razoável com dinheiro que recebem... Desperdício mesmo.
Boa noite, Deus Abençoe a todos nós, Deus Salve o Brasil
Sou professor de química do Estado de Santa Catarina e realmente é uma luta interna.
Começa fazer metanfetamina
Cara, esse ano, vai ter concurso no estado de Mato Grosso. Já saiu o edital. Sou professor lá. Em termos de salário, é um dos poucos estados onde ainda vale a pena trabalhar.
Eu, cheia de concurso para fazer, dei uma pausa e estou aqui assistindo O Rasta, meu jornal semanal isento de noticias.
Estudar para concurso é deprimente. Parabéns pela resiliência.
🗿🥂
@@sthetatos Deprimente eh ser pobre.
@@sthetatos deprimente é ser humilhado todo dia no CLT e voltar pra casa de busão KKKKK
@@felipenicacio2792 Continua sendo deprimente estudar para concursos.
Eu, concursada há 20 anos e espírita, parabenizo-o pela lucidez da sua análise, me fez rir muito 😂😂😂
Parasita
@@user-xj3hc2tq4k não culpe o jogador, culpe o jogo
Abri o vídeo duvidando que teria coragem de falar exatamente o que penso. Parabéns rasta!
👏🏻👏🏻 Muito bom! Faz um vídeo sobre como é trabalhar como funcionário na iniciativa privada. Aceitar ganhar menos que o piso salarial sobre ameaça de ser demitido. Trabalhar horas a mais do que o recomendado para manter o mínimo de saúde. Trabalhar nos finais de semana e feriados, mesmo sendo "cristão", que não guarda os domingos. Trabalhar sobre a ameaça de ser substituído pelo parente do patrão, que precisa de emprego. Trabalhar com um grupo de peões analfabetos, ouvindo piadinhas maldosas e banalidades o dia todo, sem a possibilidade de uma advertência pelo RH. Ser humilhado pelos clientes, que sabem que o patrão é um mercenário. Ser enganado com falsas promessas de que irá ter aumento salarial ou elevação de cargo, correndo atrás de metas impossíveis. Pior que a cultura concursista, só a cultura escravista.
Eu sou concursado. E te digo, fico puto com a quantidade de cabide de emprego que existe. Cargos públicos sem função nenhuma.
Dá-lhe Tull !!! Vai !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💯👍🏻
Esse recado só serve pra quem tem vocação pra alguma área que não precise de concurso e fica com medinho da "instabilidade." Já o resto é só ignorar e manter o foco, mas sem perder a lucidez.
Enquanto o Estado dificultar quem empreende, o concurso va ser a melhor saída pra quem quer ganhar um pouco melhor. Eu trabalhei na iniciativa privada e passei na PMCE pra melhorar meu ganho e pretendo fazer outro concurso pra ganhar um pouco melhor.
Obrigada por botar em palavras tudo o que sempre pensei de funcionalismo publico. Ass: quem ja foi e pediu exoneração.
Perdeu o emprego mas recuperou sua alma. A troca não foi ruim.
Aí sim, finalmente alguém sem hipocrisia no comentário
Era digital é da hora! Estudei 5 hrs hoje pra um concurso que paga o que esse cara ganha so por esse vídeo ai,mas ta da hora. Ser funcionário público investir, empreender ta top.
Sou servidora pública, mas tenho raiva de servidores que trata mal o público 😡 nossos salários são justamente os impostos pagos pela população.
SUS não é grátis, você já pagou com seus impostos, o péssimo atendimento é pago por vocês, portanto denuncie.
Poucos servidores públicos recebem salário mínimo, boa parte receber bem, para oferecer um serviço péssimo, portanto nunca aceite ser feito de bobo por um servidor público, exija seu direito.
Todos os servidores responde a uma ouvidoria, em caso de má prestação de serviço, faça uma denuncia.
Concordo contigo, minha nobre. Mas fazer reclamação vai mudar o que na atitude de quem tem estabilidade.....
@@footcuts_brSou servidor público e posso lhe garantir que essa estabilidade tem um limite.
Pelo menos na minha instituição existe um processo administrativo que funciona muito!!!!
Para ser exonerado não é nada difícil.
Cara servidor demitido é praticamente impossível, fora que o PAD se o cara for bom fica enrolando o julgamento, bota o note em último da fila e fé
@@marceloag1023kkkkkkkkkkk tá bom
O funcionalismo público é heterogêneo. Tem muita gente boa e tem muita gente encostada. No geral, retiram da sociedade muito mais do que dão em troca. Isso tem um nome...
Há quase 16 anos, prestei concurso público municipal para operário. Passei e tomei posse.
Lá dentro, durante os primeiros 5 anos, (de forma eficaz)fiz tudo o que meu cargo exigia(recolher entulho nas ruas, fazer limpeza de bueiros e etc.
daí em diante, fui desviado de função a realizar diversas outras tarefas que exigem menos fisicamente, como lavador de veículos, vigia noturno e, por fim, monitor de transporte escolar.
Já são mais ou menos 10 anos como monitor.
Recentemente, há uns dois meses, a prefeitura da minha cidade lançou outro concurso.
Prestei o concurso para monitor de transporte escolar e passei em 1° lugar, disputando com 34 pessoas que haviam se inscrito para tal.
Eu tenho vontade de empreender. Mas não quero fazer isso com dívidas. Talvez daqui uns 30 anos com o dinheiro sugado do pagador de impostos já aposentado eu monto uma empresa. Empreender no Brasil é muito arriscado.
Sou servidora pública e é tudo verdade 😂😂😂😂😂
E sinceramente eu só fiz concurso público porque não aguentava mais a instabilidade da CLT. No meu último emprego, antes de ter passado no meu primeiro concurso, todos os meses o meu ex patrão soltava uma piadoca "esse mês tem mandar alguém embora". E eu era a última a ter sido contratada na loja, sempre sentia a corda no pescoço... Não tinha coragem de comprar uma "brusinha em 4 vezes", pois não sabia se teria trabalho pra pagar.
Mas tô aí, 12 anos de trabalho e NUNCA tive um carguinho...😢😂😂😂
Provavelmente porque eu não sei puxar o saco de ninguém kkkkkkkkk.
Só recomendo fora do concurso se cê for o próprio chefe (meu caso), mas sei que ainda assim não funciona pra todos. Do contrário, é melhor ter alguma estabilidade a mais.
@@evandrojgc exatamente. Mas eu admiro muito quem consegue empreender no Brasil... Esses são guerreiros.
Isso é o que me motiva a estudar também. Pra mim é terrível viver com o medo da demissão, por qualquer motivo a qualquer momento.
Há quem diga que concurso público é pra gente acomodada, mas eu não gosto mesmo é do incômodo constante da iniciativa privada, não tenho estrutura pra isso.kkkk
@@jheniferdesouzaabel9453 foram anos de instabilidade. Depois do primeiro concurso, eu consegui ter as minhas coisas.
Eu sou funcionária pública municipal, eu fico pensando: esses Zé borrões não sabem da realidade do brasil, é cada regra que nós recebemos de cima pra baixo; fora da realidade, hoje eu sei porque o Brasil não "vai pra frente" .
Concurseiro é aquela pessoa que da aula na escola publica, mas coloca seu filho pra estudar na escola particular.
Atende no SUS, mas tem plano de saude privado.
Por qualquer motivo para de trabalhar, atrasada, enrrola... mas da chilique se o uber atrasa 2 minutos.
Adora fazer uma greve para reivindicar "direitos" mas acha um absurdo não ter uma farmarcia aberta as 23h perto de sua casa.
Parabens aos envolvidos
❤❤❤ perfeitamente ❤❤❤ faço minhas as suas palavras!
Posso copiar😂?
Eu sou servidor público, professor da rede municipal, e pretendo nunca colocar meu filho na escola pública. No meu caso em particular, o problema não é a escola, trabalho numa escola que tem até robótica e programação. O problema não são os professores, temos doutores e até professores que falam latim e grego. O problema são os próprios alunos. Infelizmente, no contexto da escola pública, recebemos alunos cujos pais foram extremamente incompetentes na educação em casa e como consequência disso, tenho que passar o dia tentando dar aulas para alunos que me mandam ir a casa do caralho ou que assistem pornô na sala. Esse é o nível dos alunos da escola pública, e nós professores, temos que rezar para chegarmos vivos em casa muitas vezes. Semana passada, um aluno estourou uma bomba na sala, foi uma confusão dos infernos. Enfim... Relato isso só para constar que quem trabalha em escola pública não coloca seus filhos nelas porque a estrutura ou os professores são ruins, mas porque são os alunos que na sua maioria, são más influências mesmo. Não tem trabalho mais dispendioso que ser professor de escola pública. Todos os dias, sou humilhado por jovens que usam o ECA de encosto para fazerem o que bem entenderem, afinal de contas, desacato ao servidor público só é crime para quem possui a idade mínima para responder pelos crimes cometidos.
Sensacional!!!
Melhor comentário disparado!
Faustão com todo dinheiro foi atrás do SUS, mas certo é o brubcruz que paga 120 no convênio
Eu resisti, porém depois de alguns pequenos negócios que não deram certo, eu e o marido, desempregados, tirei o diploma da gaveta e prestei concurso público. Trabalho como uma mula, mas enfim reconquistei a dignidade.
Maravilhoso, sou servidora pública da prefeitura nível médio, trabalho feito uma louca e sim, quero passar num de nível superior, estabilidade é maravilhoso bb, sonzera do Jetro hein 😊
Exonerei da carreira militar depois de 11 anos, e depois de 3 anos, do cargo de professor na rede pública municipal. Não suportava a burrocracia imposta pelo estado. Hoje atuo na iniciativa privada e estou bem satisfeito profissionalmente.
Se no Brasil houvesse oportunidade e valorização do profissional, não haveria tantos concurseiros
🎉🎉🎉🎉🎉
E salários condizentes. Também penso assim.
@@User_OCP antes de 90 era assim, ninguém queria ir pra publico
@@wagnermachado334 ouvi muito falar sobre isso.
Depois de várias entrevistas de empregos, ate para atendende de milkshake, ser humilhada apenas por ser MÃE e ter parado para ser MÃE, eu decidi estudar para concurso público e irei ate o fim.
Nao sou esquerdista, sou conservadora e pode ter certeza que não sou enconstada.
Mas cada um sabe onde o sapato aperta e se a iniciativa privada tem tantos preconceitos com um retorno de uma mae ao mercado de trabalho, podem me chamar de enconstada a vontade.
Pelo menos meus filhos terao dignidade, a mamãe podendo curtir o restante do dia com eles e os finais de semana eu posso deixá-los escolherem seus sorvetes preferidos, ja que hoje eu nao tenho condição financeira para dar esses "luxos" a eles. Vai ser mais por eles do que por mim.
Tambem sei que nao ficarei minha vida toda, eu sei que com o salario bem acima da média, eu consigo fazer uma estrutura financeira em 10 ou 12 anos.
😊
A gente só deve explicação para nossa família❤ e para os credores dos boletos.😅
Vá em frente, você vai conseguir, em nome de Jesus.
@@Aprendendosempre-hd1es amém! Obrigada
Vc tá certíssima, afinal, o cargo de influencer hj em dia tbm tá difícil...não é pra qualquer um.
Estou no serviço público há 25 anos e financeiramente foi ótimo! Não é fácil aguentar a mentalidade de uma parcela dos servidores, mas eu precisava de uma remuneração razoável para ajudar minha família e deu certo! Vai em frente ! 🙂
Torcendo por vc assim como torço para todo brasileiro ou estrangeiro honesto desse planeta. Boa sorte e fique com Deus mãe de valor.
Quem chegou ao final do vídeo e ficou curtindo o Rasta no piano dá um 👍🏼! Cara bom demais 👏🏻👏🏻👏🏻
Que música é?
Não!
@@gustavocordeirodesousaguim4900Aqualung Jethro Tull
@@gustavocordeirodesousaguim4900 Aqualung - Jethro Tull
@@gustavocordeirodesousaguim4900 Não sei se meu comentário anterior foi apagado, mas aqui repito:
Aqualung - Jethro Tull
eu sou funcionário público, mas me da uma vergonha que dói o fígado. Eu nao tenho nem coragem de falar que sou funcionario publico para as pessoas, é o mesmo grau de vargonha que andar pelado na rua kkkkk
hahahahaha
Pois eu tenho muita vontade de ser e quando conseguir, vou encher a boca pra falar que sou servidora pública.
É só pedir exoneração filho. 😂😂
@@marcospaulooliveira1349 exatamente, escravidão aqui fora esperar ele de braços aberto, *lógico até ele ficar doente*
A maioria dos func. publicos ganham pouquíssimo. O problema são os que tem altos salários. Alguns nem concursados são que nem os ministros do stf.
Vejo gente com altos salários trabalhando muito e executando tarefas que ninguém na sociedade quer fazer. O problema é algo que eu observo invariavelmente: ganhando altos salários ou pouquíssimos no cargo público, quase todo mundo não quer fazer quase nada.
Concordo, mas levando em consideração a qualificação que possui e a média de salários dos seus pares da iniciativa privada, eles ganham acima.
Vive no mundo da lua?
mentira
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sou servidor público, Rasta tem razão
Parasita
Suas palavras massagearam meus ouvidos!
"Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam."
Cu.
é simples.. tudo tem lado bom e ruim.. cada um escolhe onde quer sofrer, é perfil.. abra uma empresa, contrate gente e veja se é o que você quer fazer da vida.. se não gostar, estude, quem sabe, talvez, tu vença a concorrência e entre em algum cargo
Como bom e velho concurseiro que já fui, achei sensacional e totalmente realista!
Só verdades
Vamos aproveitar enquanto podemos.. bom salário, sem exploração, tempo pra família...
SE O CARA PASSA EM CONCURSO , ENTROU PELA PORTA DA FRENTE. FEZ FACULDADE, ESTUDOU, PAGOU A INSCRIÇAO, LUTOU E PASSOU, O QUE TEM DE ERRADO NISTO. O QUE É ERRADO É CARGO EM COMISSAO...
Sou funcionario público da prefeitura do Natal/RN. O salario é 1 salário mínimo.
Você faz parte da metade dos dos funcionários públicos brasileiros. Essa fatia recebe menos de 3.500,00 reais por mês
ainda sim prefiro ser público que privado, ainda mais agora palhaçada de escala 6x1
Esclarecendo que os "concurseiros" não tem culpa alguma pelo contrário estão corretos em aproveitar as oportunidades. O Erro é do Sistema Brasileiro que incentiva isso, o Estado Brasileiro é o maior causador de desigualdades. A única solução é incentivar o empreendedor e o Funcionalismo Público ser a porta de entrada para o mercado de trabalho que funcione como um aprendizado e depois o funcionário parta para a iniciativa privada caso queira . A solução do Brasil é simples e em 10 minutos digitarei o básico : A) Fim do Financiamento Público de Campanha. B) Fim dos Gastos com Propaganda, Shows, Rouanet e similares C) Cortar 90% dos gastos dos parlamentares nos 3 Níveis D) Fim da reeleição no Executivo e Legislativo e carência de 8 anos para poder se candidatar de novo E) Diminuir a Carga Tributária para no máximo 25% F) Reforma para que não ocorra prescrição de crime durante o exercício do cargo político e não aconteça a "inocentação" de futuros lulas G) Fim do Foro Privilegiado H) Teto de 8 Salários Mínimos para todo servidor incluído auxílios ( Nos EUA e na maioria dos Países desenvolvidos é esse o teto com exceção de alguns altos cargos.
# Voto impresso já !! 💪🇧🇷👍
Compartilhe !!
Se eu não morasse no Brasil, eu nao seria funcionaria pública e nem estudaria para este fim. Mas está é uma opção, no momento, que tenho. Tento fazer meu melhor no serviço, se consigo complicar menos a vida do outro, não sei. Espero que sim
Médico, policial, bombeiro e professor são servidores públicos também essas profissões também não são nada?
Acho que essa galera não precisa de policiais, médicos, professores, etc.
Acho também que eles preferem cargos de indicação política, nos quais ou você apoia o político ou você é demitido.
Eles acham ainda que o grande problema do Brasil é o professor concursado, o guarda municipal, o bancário, o agente penitenciário.
E os super salários do judiciário? Deixa isso pra lá, não é grande coisa.
A minha vocação é com Política. Eu ñ sou Evangélica mas acredito em Cristo. A Direita ñ é envolvida com coisa errada. Já trabalhei em órgão Público.
Precisamos reconhecer que nossos maiores talentos acabam"perdidos" para os concursos. Vi pessoas inteligentíssimas na minha graduação acabarem entrando num concurso, que não aproveita nem 1 % do conhecimento delas. E no fim, acabam depressivos por se acharem subutilizados. Como nasci em Brasília, vi cada coisa que é difícil acreditar: como o caso de uma conhecida que passou no concurso da Câmara distrital e deve ganhar uns 20 mil para ser basicamente uma porteira, que controla quem entra e quem sai...
O sujeito vende a alma quando vira funcionário público.
A pessoa as vezes não tinha costas largas para um bom emprego na iniciativa privada, não queria se humilhar na academia universitária e quer só sossego mesmo e viver bem. Ela tá é certa.
Putz
Importante é o quanto entra no fim do mês
Sou brasilense e sei bem do que você está falando. Infelizmente, em Brasília, a maioria é deprimido e subutilizado. Amaria ser servidora, mas no meu caso é pq já tenho qse 40 e cansei de ter experiências horríveis na iniciativa privada.
Isso mesmo, desincentiva os concurseiros de direita, já que para entrar no Judiciário é 90% por concurso, e Educação é 99%, tá certo.
Olha a perseguição judicial que o pessoa de direita sofre. Tem que ocupar espaço
Eu, concursado no Tribunal de Justiça, usando a grana pra estudar pro Itamaraty. Pra cima!
Upando
Realmente isso vale pra muitos que ficam isolados em seus mundinhos de condominios e esquecem da realidade, mas pra quem estuda de verdade já é outra história.
Quem estuda de verdade não vira funcionário público...
Já não sou mais concurseira! Ja estou no servico público há 25 anos e eis me aqui ouvindo o Rasta 😂😂
Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em passar em um concurso para um cargo público que oferecesse estabilidade e um ótimo salário...😂😂😂
Há um Famoso professor de "cursinho" em Recife que vende a ideia de PASSE NO CONCURSO E NUNCA MAIS TRABALHE. Já começa essa cultura no preparatório... C.F todos conhecem...
O Rasta é um concursado sem concurso
Concordo em gênero, número e grau.
Ele pode ser acima de muitos concursados ,ele tem um nível bem acima da mediocridade. Só isso.
Adoro ele mas,vive fora da caixa...
@@MFFERNADES1 Será?!?!?! Kkkkk
Isso mesmo, oque ele está fazendo pra mudar o mundo ? Fazendo vídeo de crítica, tá certo. 😂
As pessoas buscam o funcionalismo público por causa da estabilidade contratual e porque quer fugir da pressão do trabalho no setor privado. Eu trabalhei em supermercado e a rotatividade era muito alta. Durante os 7 meses que trabalhei, passaram dezenas de colegas, que duravam no emprego de meio período até 1 anos. Os funcionários veteranos eram poucos. Numa loja de material para construção aqui na minha cidade, uns dos requisitos para a vaga de vendedor eram: ter idade mínima de 30 anos, ser casado e não ter vícios. Imagina um jovem de 18 anos, que acabou de sair do ensino médio, sem experiência, buscando emprego? Aí aparecem duas coisas: universidade e concurso público.
Perfeito! Ilusão é achar que a iniciativa privada (no Brasil e você como CLT) te recompensará todo o esforço, sacrifício e qualificação de forma que tudo isso possa compensar você perder sua saúde e qualidade de vida. Tem muita(não todas) empresa privada que escraviza pessoas que possuem pouca vivência/maldade, geralmente vindas de famílias humildes e com baixa formação profissional. Fora o fato de o governo querer ser seu sócio sem te retornar quase nada dos tributos pagos.
Eu percebo que na iniciativa privada existe o preconceito com a questão da idade. Quando a pessoa é jovem, a empresa não contrata por alegar que o indivíduo possui pouca experiência. Já quando a pessoa é mais velha, tem por volta de 40 a 50 anos, tem empresa que não contrata porque alega preferir empregar funcionários mais jovens. Aí fica complicado...
Exatamente brother...
Assim que completei 18 anos fui trabalhar como estagiário numa loja agrícola, ralei pra tentar entrar na vaga que tinha como vendedor e no final ele me tira e coloca um primo dele.
Passei um ano mandando currículo em tudo que era lugar, mas só entrava quem tinha QI (quem indica).
No fim passei num concurso municipal... Foi mais fácil passar num concurso do que achar um emprego na minha cidade.
Ser empregado CLT só se for uma oportunidade excepcional, numa grande empresa com bons salários. No mais, um bom eletricista ganha 5 vezes mais que empregado CLT. Muito melhor ser autônomo.
@@Martinsafm mas por que alguém com baixa formação ganharia mais? Você olha apenas pelo lado do empregado, mas tente olhar pelo lado do patrão, na sua casa você pagaria para um faxineiro o mesmo que para um eletrecista? Aposto que não.
Concurso não é um sonho pra todos... É um sonho pra quem estuda e resolve abrir mão de muita coisa pra se dedicar até passar.
E o problema é que essa merda está enraizada na mentalidade brasileira. O que eu mais ouvia quando entrei na idade de emprego era "você tem que estudar pra passar num concurso", "conseguir uma boquinha pública é o que há", "você é inteligente, faz cursinho e pega uma vaga de concursado"
😂😂😂😂😂
Infelizmente, no Brasil é isso. Pra fugir da pobreza, muitos, como eu, submetem-se ao concurso público. Pra quem veio de baixo, é uma opção rápida e muito boa para não ficar ganhando pouco o resto da vida e morrer tentando algo.
Sou servidor e não me ofendi. Rasta tem razão!
Funcionário público é o herói da família. Pode fazer o sucesso que for, o bom sempre vai ser o funça mesmo que nada produza.
Finalmente, alguém está desnudando a raça dos funcionários públicos, aristocratas sustentados por todos os outros que produzem riqueza.
Maravilhosa reflexão, que nossa busca por estabilidade + benefícios não nos impeça de elevar as nossas habilidades e vocação!
Por mais Cristo Rei e menos Alan Kardec!!!! Kkk
Tem o espaço e audiência pra ser um programa que dê uma perspectiva boa, mas ao invés disso só denigre a imagem do próprio país e povo. Mas, viva a liberdade de expressão.
Concurseiro que estão assistindo e rindo continuem estudando Vcs são necessários aqui. Tenham cuidado, quase virei sindicalista.
kkkkkkkkkkkkkk
Vish!
O Estado não deixa absolutamente nada crescer, impostos até em impostos... não é uma má ideia tentar recuperar uma parte do dinheiro sendo concursado.
Fui funcionário público por sete anos e hoje sou empresário há mais de trinta anos... A isonomia salarial do estado me fez enxergar que eu podia mais... Escolha mais do que certa...
Perfeitamente.
Não existe o " culto a meritocracia " á não ser até forem aprovados no tal concurso.
😅
Sou servidora pública há 10 anos e penso mto. No meu trabalho não tem home office e quero mto ser autonoma e home office
Sou a favor de concursos públicos para ingresso em alguns cargos, inclusive, acho que para exercer a função de político deveria existir concurso para selecionar os candidatos
Jethro Tull no final me pegou eim... Parabéns pelo dom.
Verdade Verdadeira.
Rasta, o fulano que se acha Napoleão não era juiz, ele era um advogado de uma associação muito organizada de São Paulo.
Kkkkkkk isso
Sou servidora pública de direita. Quis ser servidora para poder ter tempo para a família e ter estabilidade.
Cargos de comissão, confiança. Cargos de direção, chefia e Assessoramento. Tudo isso que ferra com o país. Não são os servidores publicos concursados.
Concordo com você. Aqui onde sou servidora os concursados recebem ordens dos comissionados que mal tem o ensino médio.
E um custo muito alto, sacrifício da saúde, da da família, do lazer,etc. Existe bons profissionais em todos os setores. 5 anos de faculdade, 3anos de atividade jurídica, 16 horas de estudos, 5 fases em média 5 anos para magistratura e promotoria.
Esperei muito tempo pro Rasta tocar Aqualung e ironicamente foi no vídeo falando sobre os mendigos do Estado 😭 Absolute Cinema 🙌🏻
Sou concursada. Ganho muito bem hj em dia. Sou de origem pobre, bem humilde. E o concurso foi a melhor saída que me restou, já que a "iniciativa privada" só cagava na minha cabeça. Amo concurso público, pq não tive que convencer nenhum bosta de RH que sou competente, com minha cara de criança. Fui lá, e passei. Em vaaaaaarrrrios!!
Sou concursado pela secretaria da fazenda do meu estado e não era da classe média... fiz universidade federal e mal tinha dinheiro pra comprar lanche...
entendo as premissas do video mas discordo que "90% dos candidatos são da classe média"
fora que o salário não é vitalicio não... a não ser que vc seja militar.
Mas de fato, essa categoria de pessoas "concurseiros" mostra como nossa cadeia de produção e carreiras profissionais se encontra em uma decadencia gigantesca ....