Esse Regis Tadeu não sabe nada da perseguição que o Senna sofreu, principalmente pelo Jean Marie Balestre, presidente da Fia naquela época. Triste ver um vídeo de uma pessoa que não tem conhecimento sobre o assunto despejar tanta besteira!!!!
Senna foi um mortal, cheio de falhas como nós. Porém, muito competente no que fazia. Seus títulos são mais que merecidos. Quanto ao endeusamento, discordo igual ao Tio Régis.
Esqueceu de mencionar que ao contrário do Piquet. Ele quase sempre pegou carros prontos e competitivos....oPiqiet desenvolveu ou ajudou a...a suspensão ativa por exemplo....foi um grande e talentoso piloto ..apenas isso. .
@@marcelobarretomorgan6448 suspensão ativa que pegou e desenvolveu foi a Lotus, sendo aplicada pela primeira vez em 83. Piquet ainda pegou uma versão mais desenvolvida. Inclusive, Senna tambem andou com suspensão ativa em 87
@@hyagocalisto1262 Fato! Ainda que até mesmo pela época, e as próprias aspirações e paixões Piquet fosse muito mais mão na graxa (literalmente) que Senna, seu comentário é perfeito.
No filme Speed Race, tem um poster do Senna no quarto do Speed..... depois de Pelé, foi o unico desportista que levou o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo e era reconhecido e conhecido da Austrália ao México.... acordava todo Domingo pra ver ele correr.. Depois dele, se assisti a duas ou três corridas , foi muito.. Senna Eterno!!!!
O que mostra o quanto fórmula 1 é irrelevante. O brasileiro gosta mesmo é de vencer, acima de qualquer outra coisa... Senna foi tipo um Anderson Silva da época, o brasileiro que era o melhor do mundo no que fazia e todo mundo paga pau. A diferença dele pro Anderson é que ele morreu, enquanto que o segundo viveu tempo o suficiente pra passar do auge e pra passar a modinha em torno do seu esporte igualmente irrelevante.
O povo Brasileiro gosta do Senna é da coragem que naquela época em que o Brasileiro tinha vergonha do País onde morava, o Senna empunhava uma bandeira dizendo eu sou Brasileiro. É isso que faz dele um esportista diferenciado no nosso País !
Só quem assistiu as corridas do Senna sabe como era a atmosfera das corridas naquela época: As ultrapassagens incríveis, a rapidez nas curvas, a habilidade de pilotar na chuva etc, o cara era o The best... o cara nos proporcionou muito entretenimento. Não é só o brasileiro que "endeusa" o Senna, mas temos também o povo japonês que amava de paixão o Senna. Eu não o endeuso, mas admiro de paixão a garra que Senna tinha. Quanto aos defeitos dele...Somos humanos...A gente já nasce de um erro (risos). Vamos ser errar até o final de nossas vidas. Sei que a limite para certos erros, mas os do Senna nem de longe será motivo pra deixarmos de ser eternos fãs. Concordo literalmente com Regis quando fala que as pessoas o elevam a deus.
na primeira equipe, Toleman (uma das piores equipes) conseguiu podio em Mônaco...qdo ele correu na Lotus, não tenha melhor carro e mesmo assim conseguiu bons resultados provando que era bom, aí depois foi para equipe maior, e com carro melhor foi tricampeão...a própria prova que ele morreu, Imola, ele largou em primeiro com carro (limpo..não modificado como a Beneton) ..
Sobre o Senna, só lamento as brigas com o Alain Prost e evidentemente, o acidente fatal. Senna é um grande exemplo pros brasileiros sim. Um grande vencedor que dava muita felicidade ao povo brasileiro. Algumas vezes eu dormia até mais tarde ou a corrida era bastante cedo e eu abordava ouvindo o tema da vitória. Por isso, sou grato ao Senna pelo exemplo de perseverança e por ele ter levado tantas alegrias ao povo brasileiro e mundial.
Ouvir o Regis, esse vídeo, RATIFICA mais ainda o fato de eu tê-lo, o Ayrton Senna, como um grande ídolo! SENNA É GÊNIO ! Todo mundo tem seus defeitos !
Só quem viveu aquela época sabe o que foi. Não era só o que ele fazia, mas como repercutia em cada um. Por isso qualquer um que curtiu aquelas corridas se emociona porque também não tem como você não lembrar dos amigos, parentes que nos acompanhavam torcendo e assistindo aquelas corridas e que hoje já não estão mais conosco...
Senna foi um ser humano como qualquer outro, porém em sua profissão foi o melhor. Já em sua vida pessoal teve seus erros e acertos como qualquer um de nós!
E pq vc não fala e glamouriza o melhor padeiro da sua cidade, o melhor gari, o melhor garçom, o melhor porteiro, etc. Explica aí. Qual a relevância pra sociedade dirigir um carro de corrida?
Um menino foi correndo mais veloz que um passarinho Foi correndo, foi correndo, foi tão longe o menino Era um rei, parecia a própria simplicidade Dividia o que tinha, era feito de bondade Cavaleiro do asfalto, dono da velocidade Quem te trouxe foi o vento, quem levou foi a saudade Hoje mora nas estrelas onde as dores são pequenas Ela não fazia tipo, ele não fazia cena Senna, ela não fazia cena Ou, ou, ou, Senna, Senna, Senna Ele não fazia cena. Cavaleiro do asfalto, dono da velocidade Quem te trouxe foi o vento, quem levou foi a saudade Hoje mora nas estrelas onde as dores são pequenas Ela não fazia tipo, ele não fazia cena Senna, ela não fazia cena Ou, ou, ou, Senna, Senna, Senna Ele não fazia cena.
Senna representou a imagem do brasileiro vencedor, através de seu trabalho, seu arrojamento nas pistas, sua genialidade. O homem Senna, claro, era mortal, falho, passível de erros.
Airton Senna sempre terá o meu respeito e admiração, mas claro q eu tenho a noção q ele foi endeusado pelas circunstâncias da sua morte (ao vivo) em rede nacional... mas existe muito exagero mesmo, a maior virtude do Airton Senna foi a sua simplicidade e generosidade..
3 роки тому+15
Senna foi um profissional fora da curva, super talentoso, um fora de série em seu esporte, como, por exemplo, Lionel Messi, ou Michael Phelps na natação. Mas são pessoas como todos, nunca semideuses.
Na minha opinião esse endeusamento todo foi produzido pela mídia. Agora uma coisa é notável, ele fez história ao vencer das formas que venceu e ainda enfrentar o sistema organizacional da F1.
Senna foi um cara obstinado. Deu o melhor de si no que amava. E nós, gostávamos disso. De ver sua garra. Para mim, sempre será um grande piloto e eu só assistia a F1 por causa dele. Claro que não o conheci pessoalmente e acho que só quem privava da intimidade dele pode falar com propriedade sobre como ele era ou não. De resto, a sua opinião é só isso: a sua opinião! Que não muda em nada o nosso sentimento por ele!
@@bancouniversal8933 Pra bom entendedor meia palavra basta, podem até chegar na frente, mas a força, habilidade, elegância, amor a Pátria e glamour só o Airton, ninguém vai superar isso, tudo isso em um só campeão, Airton forever, um atleta brasileiro como esse, até agora não apareceu, ninguém superou, saudades Airton🤩🥰😍👏👏👏🫶
@@nancigavira8747 Mas vc disse em superação eu citei um exemplo, correu com Piquet tb e levou fumo, correu contra Prost e perdeu correu contra Schumacher que por sinal levantava a bandeira do seu pais e outra, quantas pessoas Senna ajudou em vida compare isso com o alemão já que ele é tão popstar assim.
Exatamente é o que vc disse. Eu sempre via a idolatria da multidão que adorava o piloto , como suprindo a falta do herói que não tivemos nesse século passado.
Concordo com o Regis, não devemos endeusar ou romantizar demais outra pessoa por mais brilhante que ela foi o seja e o Brasil ainda tem dois grandes campeões vivos (Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet) que também mereciam um maior reconhecimento dos brasileiros.
Com certeza foi um excepcional piloto mas principalmente no Brasil existe essa péssima mania por parte de muita gente de supervalorizar e tratar determinadas personalidades públicas como verdadeiros heróis, chegando a idolatria.
@@wanderer.1993 Não há nada de mal em admirar alguém, precisamos de referência, o problema é a idolatria que nos faz criar uma expectativa de perfeição onde as vezes não há.
Minha visão, de quem vivenciou o momento. Temos que contextualizar a época: 1 - Não havia internet e a TV era dominante 2 - A Globo dominava a grande mídia 3 - A F1 era muito bem explorada 4 - Senna era muito competente 5 - Globo explorou seu produto em cima da imagem do Senna Acredito que nos dias de hoje ele seria sim um grande ídolo mas com menores proporções do que na década de 80 e 90. Senna foi muito diferenciado, mas não um Deus.
Falando de pilotagem, estratégia e tudo o que era necess[ário na F1 da época, não foi melhor que Prost, igual a Piquet e Lauda, pouco menos que Mansell (Que era pé de chumbo igual, mas não teve nas equipes certas nas horas certas e era tipo um semiSenna!).
@@jorge_781 concordo que endeusamento é exagerado, etc Só não sei de onde v. tirou que ele seria provavelmente vice em 1994. Ele estava na Williams que tinha o carro superior. O Schumacher ainda era criancinha na Benneton. O Senna era o maior favorito naquele ano.
Concordo em parte, pois sou dos que acompanha há tempos (até antes de 80), mas não sou fã do cara não. A grande maioria dos daqui são os que "brotaram", é um absurdo o quanto de desinformações tem por aqui.
Existem dois tipos de fã: os doentes, fanáticos e idólotras, esses tem tanto na direita quanto na esquerda e fazem mal ao avanço da espécie. E existem os que sabem apreciar a música e o esporte.rs
Particularmente, eu não o achava um semi deus, mas sim como um símbolo do Brasil q nos representava lá fora, uma espécie d herói nacional! A definição do q ele era, estava escrito em um cartaz visto no seu cortejo, q dizia: "Senna, um frágil homem de aço"
Parabéns pelo vídeo, seu pensamento sobre o Senna é exatamente o mesmo que tinha e ainda tenho sobre ele. Aproveitando o ensejo, faça um vídeo sobre o Dr Sócrates, que foi um médico e um cidadão acima da média e que sabia jogar futebol muito bem, tendo usado isso de uma forma muito inteligente. Forte abraço, meu caro Regis!
Boa tarde Régis. Entendo exatamente o que vc tá falando, o que fica pra mim e pra todos, é o fato da persistência dele e da frase que sempre dava em entrevista, Fé em Deus e nunca desistir.
Muitos esquecem da genialidade de Nelson Piquet. Posso não concordar com suas posições fora das pistas mas, dentro dela, foi um dos maiores da história e não tem a mesma "idolatria" que o monstro Senna tem!
Exatamente. Acho as posições de Nelson Piquet fora das pistas horríveis, principalmente seu posicionamento político , mas como piloto há pessoas do meio que o acham melhor que Ayrton Senna. Eu sempre torci para ele como Piloto. Não fazia média com Galvão e Globo daí a má vontade com ele.
Lembro que nos idos de 2007 apareceu num evento de carros antigos e especiais o Honda NSX que foi do Senna. Vi gente chorando e até desmaiar só de tocar no tal carro. Um piloto gigantesco, bom como tantos outros, mas também construído pela mídia nesse aspecto do endeusamento. Ótimo comentário!!! Nota 10 Régis!
Infeliz é a nação que NUNCA teve heróis! Se hoje hiper valorizamos esportistas (seja no futebol, na F-1 etc) é porque os grandes da nossa história foram jogados no lixo, graças à essa educação PORCA que se recebe nas escolas há décadas!
Senna nasceu para ser piloto de Fórmula 1 veio ao mundo para ser o melhor da história uma lenda q emocionava todos os brasileiros nas manhãs de domingos esse é o motivo das pessoas virem as lágrimas, vc nunca vai entender isso por não se emocionar com as vitórias e títulos do gênio indomável Ayrton Senna do Brasil
Senna era um cara que se destacava mundialmente, para um país como o Brasil era um orgulho, um gostinho de vitória, além do futebol. Então trouxe esse patamar de ídolo na época, que depois que morreu no auge, liderando uma corrida, virou mito. Merece o crédito que tem pelo talento e pela pessoa que era, mesmo não sendo o "bonzinho".
O povo reclama dessa idolatria à Ayrton Senna após a sua morte em 1994 (no qual eu concordo que, às vezes, passa SIM do ponto) mas NUNCA falam nada a respeito do ENDEUSAMENTO dos argentinos à Diego Maradona, no qual possui Igreja (SIM, igreja), milhares de devotos e uma religião própria... Podem reparar que, fora do Brasil, não há críticos a este patriotismo que o Ayrton mostrava na F1! Se era p/ fins midiáticos, daí já não saberia dizer...
Concordo com o que você disse, mas é que nesse caso do endeusamento do Maradona é algo tão ridículo que ninguém se dá ao trabalho de falar porque é óbvio que é palhaçada, não vale a perda de tempo, não é algo pra ser levar a sério pra se debater como no caso desse vídeo.
Senna foi um grande piloto sim! Mas falar que ele foi o maior de todos os tempos é a mesma coisa que o Maradona foi o maior jogador de todos os tempos!
Ué, eles lá são assunto deles. Será que não há um argentino realmente independente soltando o verbo (e os adjetivos) por lá como o Régis faz por aqui? Deve haver.
Eu não gosto da palavra ídolo .mas Senna é o maior que já vi nos esportes .e minha admiração por ela é por causa da alegria dele de ser Brasileiro . é isso
Deus é um só....todo ser humano tem defeitos, mas o cara fez famílias inteiras se reunir pela manhã para ve-lo correr, foi o mais genial piloto que ví nas pistas, adorava sim todas as entrevistas dele, sempre me passou muita verdade e exemplos bons, de determinação, patriotismo etc...Todo meu respeito e admiração para o Ayrton Senna !
Eu sou um dos que pararam de acompanhar a F1 depois da morte do Senna, não por endeusá-lo, mas por entender algumas peculiaridades que me levaram à compreensão de que a graça das corridas, era ter um brasileiro despontando, etc e tal. Rubens Barrichello, Felipe Massa, jamais chegariam tão longe, foram apenas testadores de carros da Ferrari, que obviamente os preteriu aos seus pilotos europeus. E não foi à toa. A Fórmula 1 é um esporte criado e mantido pelos europeus, é uma fórmula 100% européia, feita para ser disputada por pilotos europeus, engenheiros europeus, equipes técnicas européias e principalmente, público europeu. Pilotos de outros cantos do planeta são suportados, mas não priorizados. No tempo do Senna, eu era muito jovem para entender isso, eu acreditava que havia uma certa honestidade por parte das escuderias com relação aos seus pilotos, ou seja: que o melhor piloto vença! Mas, não, isso é utopia. A verdade é: que o melhor piloto europeu vença! Isso ficou bem claro, quando o Rubinho Barrichello foi obrigado pela ferrari a desacelerar e deixar o Schumacher ultrapassá-lo na reta final. Naquela manhã, apesar de todo o ufanismo do Galvão Bueno, eu entendi que a F1 jamais seria interessante para nós, brasileiros; que os nossos pilotos jamais teriam o tratamento que o Fitipaldi, o Piquet e o Senna tiveram. A morte do Senna parece ter startado um acordo entre as escuderias, de dificultar ao máximo o acesso e principalmente, o progresso de pilotos não europeus na competição. Não se veem mais pilotos japoneses, americanos e nem brasileiros por lá, quanto mais, brilhando. Nesses anos todos que eu não assisto mais F1, lendo alguma notícia sobre ela aqui e ali, vejo que não perdi nada. As mesmas tramóias de sempre levando carros a quebrarem no meio, pilotos retardatários provocando acidentes que tiram candidatos ao pódio da prova e o desejo, que me parece fora do comum, de criar outros "semideuses", como o Hamilton, pois isso é um dos grandes pilares do marketing que trazem público, ibope e dinheiro farto dos patrocinadores. No caso da F1, nada mais me pega. O Galvão Bueno pode berrar o quanto quiser, pode até espernear para tornar as corridas interessantes, mas a mim ele não pega mais. Pra mim é tudo um circo em que nós, telespectadores, fazemos o papel de palhaços. Oras... se a competição é 100% européia; se tudo nela foi desenhado para abrigar profissionais e público europeus... por quê, raios, eu tenho que babar e bater palmas?
Acho o Senna o piloto mais talentoso que já passou pela F1 mas tem grupos em rede sociais que exageram, o colocam como um santo na Terra com aquelas frases de auto ajuda que lhe atribuem mas ninguém nunca viu ele dizer. Mas fora isso foi um piloto com carisma absurdo e com garra e determinação conquistou muito. Por isso merece toda admiração,sem exageros,mas merece.
Vamos lá... Dizer que hoje um piloto guia e não dirige é de um desconhecimento monstro. Os carros hoje têm recursos que antes não haviam, assim como guitarristas têm efeitos de guitarra que não haviam no passado. Assim como uns endeusam Senna, outros endeusam artistas de rock ou outro genêro. Senna foi um cara à frente do seu tempo. E mereceu tudo que conquistou. Sei de bastidores que não cabem aqui mas com certeza cometeu erros como qq ser humano os comete
Acredito que ele nunca pediu para ser um ídolo, mas as pessoas são carentes de referências, de heróis, e qualquer um com qualquer carater, que faça algo solidário ou extraordinario...ocupa esse lugar.
Tratar como "semideus" acho também muito exagero, mas isso nos mostra o como a mídia manipula a opinião pública. O fato é que Senna foi sim um grande piloto.
Senna era um grande orgulho do povo brasileiro, além de ser um piloto extremamente guerreiro, na sua época com certeza foi o melhor, e está entre os melhores da história, agora ficar endeusando qualquer um humano, é bobagem!
Eu pesquisei e descobri que imola, significa sacrifica, vítima, oferece, Matar ou morrer em sacrifício as divindades.! E foi justamente isso que aconteceu com Airton e mais um piloto que não me recordo neste autódromo na Itália.
Não cheguei a ver o Ayrton nas pistas nos domingos...mas ele sempre será um herói pra mim. Claro ele era um ser humano,cheio de erros e falhas,mas quem nunca errou que atire a primeira pedra. Enfim ele era um ser como nós. Queria saber o que o Tio Régis pensa sobre o grupo Boney M,e sobre as músicas deles.
Recomendo um documentário inglês chamado "°The Right to Win" muito bom. Vai ao encontro dessa visão do Regis, menos emotiva e ufanista, mais fria e real. Muito bom!
DEVIAM REALIZAR UM DOCUMENTÁRIO, SOBRE O GRANDE CAMPEÃO ALAN PROUST, E AS PROTEÇÕES QUE ELE RECEBIA DA F. I. A.; COMO INTERROMPER UMA CORRIDA DE F1, EM MÔNACO, QUANDO SENNA, SUPERAVA TODOS OS OUTROS PILOTOS, PRINCIPALMENTE, NA CHUVA; QUANDO DESTINAVAM, OS MELHORES CARROS, PARA O FRANCÊS.ISSO NÃO É UFANISMO, É SER JUSTO.
@@forcaeluz9553 Sabia que se a FISA (Como se chamava a FIA na época) não mudasse o regulamento Senna não teria ganho título sobre Prost? Se a pontuação fosse a normal Senna teria menos pontos que Prost e não ganharia o título, o regulamento foi mudado pra beneficiar o piloto que ganhasse mais corridas no ano, até por isso Prost com o mesmo carro que Senna nunca fez menos pontos. Prost é da prateleira de cima, uma posição depois de Schumacher, Hamilton (que não sei situar ainda, esperarei terminar a carreira) e Fangio (Que não vi correr, mas tem números impressionantes!), esses quatro uma prateleira acima de Senna, que tá junto com Alonso, Lauda, Piquet e Stewart (em ordem alfa) e isso não é pouca coisa não, [e muito, Senna pra mim foi o melhor pé de chumbo que eu vi correr, dizem que Clark era parecido e Mansell certamente era parecido, mas não teve as condições e equipes que Senna teve.
@@forcaeluz9553 Sabia que naquele GP Mônaco de 1984 havia na pista um piloto chamado Stefan Bellof que pilotava uma Tyrrell e tirava mais diferença do líder que Senna? Que Bellof acabaria ganhando a corrida na pista? Lembro bem dessa corrida, eu via e estava apavorado imaginando acidentes de proporções épicas, a corrida parou tarde, não devia ter chegado onde chegou, Senna e Belloff estavam absolutamente suicida, Bellof, diga-se, morreu pelo estilo pé de chumbo, era um pé pesado demais. Infelizmente não tinha grana pra seguir na F1.
Tive o privilégio de assistir todas as temporadas que Senna participou, faz parte dos melhores de todos os tempos mas nada além disso, o endeusamento se deve principalmente a Galvão Bueno e rede Globo em um tempo onde tínhamos poucas opções de mídia.
Bem eu tambem vou da minha opinião , Senna conquistou o carisma do povo Brasileiro , porque certo psicólogo explicou , o por que quando ele morreu , era como tivesse morrido alguém de nossa família , ele explicou que isso acontece porque quando a gente e carente de algo, não conseguimos realizar nosso sonhos , mas eles podem se realizar através de outra pessoa , por tem essas sensação que somos nós que estamos realizando . O povo brasileiro sempre foi muito carente nesses sentido, sempre fomos vistos lá fora como nada , quando o Senna ganhava uma corrida era se fosse nós ao pilotar o carros ,era como se fosse a gente o povo tão sofrido a frente daquela realização , era como agente tivesse lavando a alma, como se nós brasileiros estivesse dizendo para o mundo : Olha eu existo , eu sou alguém nesse mundo !. E eu concordo com isso , então quando o Senna morreu o povo brasileiro ficou órfão nesse sentido . Nessa época nós tínhamos orgulho de ser Brasileiro . E discordo de vc que quando Senna pegava a bandeira do Brasil muitas vezes das mãos de algum torcedor , ele fazia isso pra se aparecer , era algo dele , no dia que ele morreu dentro do carro dele havia a tradicional bandeira brasileira e da Áustria , no qual ele pretendia desfilar com ela para homenagear o piloto Austríaco morto no Sábado , se ganhasse a aquela corrida , mas que infelizmente isso não aconteceu . Sim Senna era um ser humana como outro qualquer ,com seus defeitos e qualidades . Uma prova de que ele era alguem especial foi que vc mesmo citou foi os atos de filantropia que só foi descoberto após sua morte , ele tava seguindo o ensinamento de Jesus de que se nós fosse ajudar alguém não pra gabar disso e falar aos 4 cantos da terra , mas era pra fazer em secreto . Esse sentimento de ajudar os outros foi quando ele veio fazer um tratamento aqui no Brasil de um derrame na face que deixou ele com a boca torta , ao ir em dessas consultas ele viu pessoas crianças passando pelo mesmo problema que o dele e isso sensibilizou seu coração , e ele adotou aquela ala do Hospital cobrindo todos os custos , e a única exigência que ele fez foi se ficar anônimo .
concordo, em relação a personalidade competitiva do Ayrton, que era difícil dele conviver com os outros pilotos da F1, e até mesmo, com jornalistas brasileiros... Ele realmente tratava os outros como inimigos! E quem atrapalhasse (de certa forma) a sua performance na pista, seja na mesma equipe ou nas rivais, ele passava por cima mesmo, não admitia que qualquer carro lento na pista atrapalhasse sua volta rápida ou sua vitória. Pra ele, vencer uma corrida e ser manchete nos jornais do mundo todo, era a sua conquista máxima na vida!
O Senna não foi um semideus, foi apenas o melhor piloto da história da F1 e um grande ser humano que merece respeito e admiração pelos seus feitos como piloto e como pessoa.
Só teve 2 pilotos que tiveram que mudar as regras da formula 1 para que os outros pilotos conseguissem competir com eles. Ayrton Senna e Michael Schumacher. Os dois maiores disparados.
Cara assim, ele é uma pessoa extraordinário, mas ele erra, ele foi uma pessoa como qualquer outra, mas mesmo sendo como qualquer um, ele é extraordinário.
Regis, me deixa fora dessa Doente, por favor! Foi piloto perturbado: Ele foi destronado por Schumacher, seu Carrasco. Desafio todos os senistas a mostrar uma, uma, apenas uma vez em que Sena tirou um coelho da cartola, numa disputa direta com Schumacher, seu Carrasco!!
Inclusive a Netflix, juntamente com a família Senna está fazendo uma mini série de 8 episódios sobre a vida do piloto, talvez a série aborde mais o lado pessoal do Ayrton que pouca gente conhece. A Série está prevista para 2022 e tem o Chay Suede como preferido para o papel principal
Não assisto essa Netflix, mas duvido que mostrem ou falem algo sobre como ele era de verdade. Acha mesmo que vão mostrar seus vícios, suas manias, seus defeitos? Duvido muito disso. E mesmo se mostrarem, é capaz de mostrarem como se fosse algo bom, como se fosse algo "à frente de seu tempo". Assim como fizeram com Elvis Presley, por exemplo.Transformaram os defeitos dele em algo "autêntico".E o Cazuza virou apenas um "rebelde". Minha opinião.
@@Lucas_Brandon Acabei de ler um comentário aqui que ele(Ayrton) era uma pessoa que não sabia perder. Imagina a desgraça que deve ser conviver com alguém assim? Se ele era mesmo desse jeito, devia ser uma pessoa insuportável de se conviver na intimidade. Por isso que meu Ídolo é Deus!! Não idolatro ser humano algum. Tenho consciência de que todo ser humano é errado e pecador como eu sou, como você e como qualquer pessoa é! Essas pessoas que citei no meu comentário não são bons exemplos para ninguém. Quando vejo alguma matéria sobre qualquer pessoa pública já morta sempre reparo que querem "mascarar" seus defeitos colocando que a pessoa era "autêntica"...sei...Só porque morreu virou "sem pecados e sem defeitos"?
@@Vivi-er8fb Gosto muito do Senna, me inspira até hoje a conquistar o que eu quero, acho que ele tinha uma excelente personalidade sim e era extremamente focado no que fazia. Ele era viciado em vencer, todos os grandes pilotos de F1 são assim, nesse caso pode ser um problema...ou não...se isso consumiu o Senna eu não sei, nesse caso, talvez "meus heróis morreram de overdose" sim...
Regis , na minha humilde opinião ele só foi um grande profissional , muito dedicado e com sede de ganhar sim. Mas essa sede de ganhar dele era proveniente de muita dedicação , muito trabalho , muita determinação, e não passando por cima de ninguém. Se ele foi capaz de interromper a corrida dele para prestar “socorro” a um colega , ele não era esse tipo , “egoista”. Bom , ainda continuo o considerando mito, extraordinário , o melhor piloto do mundo.
Não acompanho F1, mas pelo que já li o Senna era muito competente e eficaz, porém um ser humano como outro qualquer, com suas qualidade e defeitos. O brasileiro endeusa seus heróis de forma pegajosa e desgastente e segue a qualquer setor: na TV, no esporte, na música, e até na política. Insanindade mesmo!
Parabéns Pelo Vídeo Régis, Eu Discordo de Alguns Argumentos Mas outros Eu Concordo. O Ayrton Senna Foi Um Piloto Incrível Mas A Mídia Começou A Tratar ele Como Um Ídolo Sendo Que ele Era um Ser Humano Normal Como Todos Nós.
Senna foi grande piloto, mas ele também era muito produto da mídia. O Nelson piquet também era grande e dirigia a muito tempo. O que acontece è que o pai do Piquet não o apoiava, não acreditava que aquilo dava futuro. Já o pai do Senna, que era rico, investiu muito naquela mídia caríssima que é a televisão.
Senna, o piloto mais genial da fórmula 1! Grande brasileiro, o maior ídolo do esporte que o Brasil já teve, sem dúvida. Na era Senna, a fórmula 1 era composta por pilotos fodas: Prost, Piquet, Mansell, Alesi, Patrese, Berger, Nanini, Lauda, Boutsen e o próprio Schumacher em início de carreira. A rede Globo forçou a barra sim em construir sua imagem de herói. Mas o cara era foda mesmo no que fazia.
É o famoso culto a personalidade. O cara mereceu todos os méritos como profissional. Mas como ser humano tinha seus defeitos, não faz sentido colocar nem ele e nem outra figura pública num pedestal ...
Lembro dessa época que me levanta o domingo as 6 da manhã pra ver a F1, as picadas do Senna com o Prost, o Mansell...era genial mas a partir do 91/92 os carros começavam a ter as famosas ajudas eletrônicas e outros pilotos que não tinham a talha do Senna, começavam a ganhar corridas. O Senna foi um dos maiores pilotos da história junto com Fangio ou Graham Hill. Todos extraordinários, nenhum semideus sinão simples humanos com defeitos e virtudes.
Muitas verdades que o Senna sabia no mundo da F1 e foi com ele para o caixão. Inclusive quantos obstáculos ele tinha de driblar antes de entrar no carro de F1. Quantos interesses contra ele será mais vezes campeão?
Régis Tadeu,eu concordo em praticamente 100% com o que disse aqui nesse vídeo que foi excelente. Na realidade as pessoas tem essa mania de endeusarem as pessoas públicas, famosas, atletas, artistas, etc. Ele realmente foi um dos maiores pilotos de Fórmula I, mas na minha opinião, somente isso. Abração Régis Tadeu. ...
Eu vi algumas corridas de Senna quando era criança. Sempre ficava empolgado de ver a disputa Senna e Mansel. E sua determinação me inspirou a terminar o curso de técnico em Informática, e felizmente me formei. Sem dúvidas que ele é um dos melhores pilotos de todos os tempos. E é assim que sempre irei lembrá-lo.
O Senna além de ser um dos maiores pilotos da F1(pra mim o maior), ele trouxe alegria pro povo Brasileiro que sofria tanto naquela época, ele sabia da sua importância como ídolo de uma grande nação, e não vejo as entrevistas dele como baboseiras e sim como um cara inteligentíssimo que sabia que ele sendo uma figura amada e publica tinha que dar bons exemplos para aqueles que o assistia e o tinha como grande referência de vida, errado ele seria se fosse um mau caráter ou antipático nas entrevistas que concedia sendo que as entrevistas era a única forma do povo se sentir mais próximos seu ídolo! Senna é o maior ídolo brasileiro da história é um grande patriota que levou o nome do seu país pro mundo inteiro de uma forma louvável. Mas pra quem não gosta do Senna é desconfortável mesmo ver que ele atingiu o nível que poucos conseguiram atingir!
Exatamente por não ser um "semi-deus", era impressionante o que o Airton Senna fazia como um humano esforçado, extremamente perfeccionista e habilidoso demais. Semi-deuses nos fazem esperar heroísmo. Pessoas comuns não criam expectativas nos outros. O Senna é exemplo de que superação e sonho, podem andar de mãos dadas.
Regis, respeito muitíssimo sua opinião. Sempre fui fã do Nelson Piquet, o cara não dava mole pra jornalista e respondia nas pistas às críticas que sofria e não fazia questão de ser simpático pra agradar quem que que seja. Ganhou muitas corrida e até títulos com carros inferiores aos dos seus adversários e ajudou a desenvolver tecnologias usadas na F-1 até hoje, como o sistema de cobertores que aquecem pneus. Dito isso, afirmo que o Senna era fabuloso também, grande campeão e absurdamente competitivo, e obviamente sabia tratar a imprensa muito bem o que lhe rendia um marketing positivo muito grande. Mas, seres humanos não devem "endeusar" a outros, todos nós temos muitos defeitos e limitações, mas também grandes capacidades. Todos podemos ser boas inspirações em nosso campo de influência. Fittipaldi, Senna, Piquet, Guga, Maria Ester Bueno, Vila Lobos, Santos Dummond, Rui Barbosa, Machado de Assis etc, nos esportes, música, arquitetura, invenções...nós somos um povo maravilhoso e cheio de grandes talentos e devemos valorizá-los sim!!! Grande abraço e parabéns pelo canal.
sou fã dos dois, mas Senna foi superior, basta ver os ultimos anos do Piquet em carros ruins, nada fez, foi mediocre. Ja Senna tirava leite de pedra, veja o segundo lugar na Alemanha em 1992, por exemplo
Lembro de um Vídeo que Paul McCartney e Ringo Star estão na casa de George Harrison e de repente na sala aparece um baita poster do Senna, muito legal !! Sou fã do Senna mais pela pilotagem dele, como piloto, mas tinha defeitos como todo mundo, inclusive era briguento que só kkk.. um cara difícil..
Eu não era nascido quando o Ayrton Senna morreu mas vejo muito os meus pais falar dele como um piloto extraordinário mito. Obs: Esse disco que aparece na estante é o George Harrison e é muito bom
Uma revista Inglesa fez uma enquete com mais 200 pilotos , entre pilotos atuais, e pilotos antigos , cada piloto escolhia seus 10 pilotos preferidos. O Senna ficou em primeiro lugar disparado em uma enquete só com pilotos como o maior piloto de todos os tempos. E isso já diz MT . Claro ele não foi um Deus. Mas em uma época q o Brasil enfrentava sua maior crise política e financeira, o Futebol já não ganhava mais nd desde 1970, os outros esportes nem se falam, na F1 os brasileiros brilharam e deitaram em cima dos europeus, e a genialidade e a audácia do Senna nas pistas nos dava essa sensação de q éramos superiores. Senna foi Gênio. Piquet foi Gênio, apesar de sempre ter se mostrado invejoso com os feitos de Senna Emerson foi Gênio, e ja o vi em entrevistas dizer q o Ayrton foi o maior. Senna inesquecível, sou fã incondicional, amo f1 até hj e a maioria dos pilotos atuais tem Senna como sua maior inspiração, msm sendo nascidos depois de sua morte ter acompanhando toda.era Schumacher.
Estas pesquisam são meio complicadas porque quem da atual geração viu Juan manuel Fangio, Jim Clarck ou mesmo Nicki lauda pilotarem? São votados apenas os mais recentes e da época que começou-se a transmissão das provas de F1 na TV.
Senna talvez tenha sido o piloto mais rápido de todos os tempos, por isto teve, ao seu tempo, e com regras favoráveis, o recorde de poles. Por outro lado, tem recorde negativo que ninguém conta: o piloto que mais vezes largou na pole e não ganhou. E de todos aqueles que largaram mais de 10 vezes, é disparado. Isto mostra que ele sabia ser rápido, mas não era completo em termos de gerir uma corrida. Num regulamento como o atual seria engolido. Por isto, é muito complicado dizer quem é o melhor de algo que é tão distinto ao longo do tempo.
Senna fez um país que não gostava de fórmula 1...acordar pela manhã todos os domingos pra torcer por ele..fez todo um país ficar de luto..me desculpa mas esse nível pouca gente vai conseguir na vida.. construir uma paixão pode parecer fácil pra quem olha de fora...mas é duro demais pra quem tá dentro do acontecimento.. o cara entregou sua vida pelo propósito que queria ser...o melhor.. só queria que brasileiros como vc regis tentassem ser menos Nietzsche e mais Kant...não é tentando descontruir alguém que não pode se defender que você vai ganhar razão ou seguidores, pelo contrário, eu admiro quem é obstinado, pois a obstinação é algo raro no âmago humano..
Regis tem razão em muitas partes. Nas entrevistas, principalmente as gringas você via o ódio estampado na cara do Senna quando era confrontado com seus erros. Foi o melhor piloto de sua geração de longe, mas realmente o automobilismo o transformou e estava antonito e desesperado para vencer em 1994 e isso custou sua vida
Nunca o considerei como um semideus, mas sim como um grande ídolo, não só pelo seu talento como piloto, mas também pelo orgulho que ele tinha de levantar a bandeira do brasil, mesmo em um período tão conturbado que vivia o país, e muitos tinha vergonha de ser brasileiro, mas ele não, sempre mostrou o seu amor pelo país.
Não é por nada, mas Senna era um cara que dava gosto de ver, cria uma bela imagem de quem era o brasileiro, tanto que até japonês pagava pau, um povo que não paga pau pra quase ninguém. O cara tinha a imagem do perfeccionista, que trabalha duríssimo, do talento nato, do patriota, do filantropo às escuras etc. Claro que tinha defeitos, como qualquer outro set humano. Mas suas virtudes...! Sem contar que era uma cara bem inteligente, de un carisma impar e muito educado. Imagem que o Brasil não tem lá fora de modo algum.
Régis, tenho 54 anos de idade e acompanho a Fórmula 1 desde os 5 anos. Um piloto do qual nunca vou me esquecer é Niki Lauda, piloto que abraçou a carreira contra a vontade da própria família e ainda teve culhões para voltar a correr após o terrível acidente sofrido em Nurburgring em 1976.
Esse endeusamento tem um pai: Galvão Bueno. Mas acho muito justo as homenagens à ele não somente pelo que ele fez na F1 como fora no âmbito humanístico.
Pois é, o pachecho apoplético pai de muitas promoções e promessas erradas que legaram ao Rubens Barrichello e ao Felipe Massa um status de vilões do fracasso.
Ayrton Senna, na minha concepção inspiração de foco, determinação, perfeccionismo, profissionalismo. Do resto a mídia omitia a pessoa, como profissional era inspirador
Li um artigo que a rivalidade entre Senna e Prost inspirou Akira Toriyama a criar a rivalidade entre Goku e Vegeta. Akira fanático por carros e automobilismo, até patrocinou a McLaren à época, no bico do carro tinha o símbolo do estúdio dele.
Muito bom você falar sobre o Senna. Eu nunca entendi muito bem essa idolatria que as pessoas tinham e ainda têm por ele mesmo hoje, 27 anos após a sua morte. Esse título de herói eu sempre perguntei: Herói de que e por quê? Senna foi um atleta competitivo (muitas vezes sem o espírito esportivo) e que ganhou muito dinheiro. Qualidades divinas e de super-humano que deram a ele, sempre achei exageradas. Senna me parece o Jim Morrisson que ainda tem a imagem idolatrada por gerações que sequer existiam quando de sua morte e por isso tão pouco podem ter uma opinião a respeito dele.
@@mariofernandes6498 Imbecil é você. Senna foi eleito o melhor da história numa votação com 217 pilotos de Fórmula 1. Quem é você pra menosprezar a opinião de pessoas diretamente ligadas ao esporte?
O tricampeão Senna sem sombra de dúvidas foi um piloto excepcional para sua época. Schumacher também excepcional, apesar de ter ganho sete campeonatos mundiais e muito mais vitórias que Senna “infelizmente”, praticamente caiu no esquecimento do público e da mídia depois do terrível acidente que o afastou das pistas. Mas então porque Senna ainda é tão lembrado e admirado quase 30 anos após sua morte ? Bem, acredito que raros fenômenos como ele nascem e são formados por múltiplas qualidades e talentos e aparecem num momento histórico especial. Como piloto Senna era rapidíssimo em pista seca, excepcional em pista molhada, altamente combativo, focado, persistente, resiliente, ótimo acertador de carro e errava muito pouco. Valorizava e praticava seriamente a preparação física e mental. Mesmo com carros ruins ele geralmente conseguia ótimos resultados devido sua habilidade excepcional. Altamente experiente por ter começado a pilotar ainda muito criança. Senna também era carismático, alegre, simpático à mídia, às crianças, jovens e velhos e até por outros pilotos. Seu estilo arrojado, seguro e altamente combativo era empolgante aos olhos dos espectadores e repórteres, criando um excelente clima de disputa e cativando grande audiência quando corria. Raramente fazia dentro ou fora das pistas algo reprovável aos olhos do grande público. Por estes e outros tantos fatores se tornou naturalmente em um grande exemplo para o público, valorizou muito o esporte e as transmissões de F1 pela televisão. Senna também teve a grande “sorte” de ter tido Terry Fullerton na época do kart e Alan Prost na F1, seus maiores adversários e também os excelentes Nelson Piquet, Nigel Mansell e Michel Schumacher mas por curto período. Acredito fortemente que competir com Prost motivou Senna a se aprimorar e vice versa e neste sentido ambos se ajudaram mesmo se odiando nas pistas. Penso que é impossível existir um grande campeão sem grandes adversários. Vê-los disputar emocionava a todos. Prost até ganhou um campeonato mundial a mais que Senna mas por ter características diferentes não teve o mesma atenção da mídia e do público.
Certamente o maior herói que o esporte brasileiro já teve. Não só como piloto (pela sua habilidade e determinação), mas pelo ícone que ele se tornou. Acho que todo mundo se lembra onde estava no dia 1º de maio de 1994. O Regis gosta muito de esculachar ícones do esporte, da musica, da cultura de uma forma geral como se ele fosse uma pessoa muito acima da média pra fazer essas afirmações com tamanha propriedade. Eu até concordo com muita coisa que ele fala, mas o grande problema é a falta de respeito como que ele se refere a quem pensa diferente dele. Enfim... mas se está dando certo pra ele... ótimo.
Mas ver ele ganhar fazer a volta com a bandeira do Brasil com aquela música marcante
Até hoje arrepia
E emocionante
Esse Regis Tadeu não sabe nada da perseguição que o Senna sofreu, principalmente pelo Jean Marie Balestre, presidente da Fia naquela época. Triste ver um vídeo de uma pessoa que não tem conhecimento sobre o assunto despejar tanta besteira!!!!
Senna foi um mortal, cheio de falhas como nós. Porém, muito competente no que fazia. Seus títulos são mais que merecidos. Quanto ao endeusamento, discordo igual ao Tio Régis.
Esqueceu de mencionar que ao contrário do Piquet. Ele quase sempre pegou carros prontos e competitivos....oPiqiet desenvolveu ou ajudou a...a suspensão ativa por exemplo....foi um grande e talentoso piloto
..apenas isso.
.
Verdade,vivi essa época,concordo com vc
@@marcelobarretomorgan6448 suspensão ativa que pegou e desenvolveu foi a Lotus, sendo aplicada pela primeira vez em 83. Piquet ainda pegou uma versão mais desenvolvida. Inclusive, Senna tambem andou com suspensão ativa em 87
@@WAGNERTROIANO não. Foi Teddy Mayer, chefe da Mclaren no fin dos anos 70 e início dos 80
@@hyagocalisto1262 Fato! Ainda que até mesmo pela época, e as próprias aspirações e paixões Piquet fosse muito mais mão na graxa (literalmente) que Senna, seu comentário é perfeito.
No filme Speed Race, tem um poster do Senna no quarto do Speed..... depois de Pelé, foi o unico desportista que levou o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo e era reconhecido e conhecido da Austrália ao México.... acordava todo Domingo pra ver ele correr.. Depois dele, se assisti a duas ou três corridas , foi muito.. Senna Eterno!!!!
Sintomático!
O que mostra o quanto fórmula 1 é irrelevante. O brasileiro gosta mesmo é de vencer, acima de qualquer outra coisa... Senna foi tipo um Anderson Silva da época, o brasileiro que era o melhor do mundo no que fazia e todo mundo paga pau. A diferença dele pro Anderson é que ele morreu, enquanto que o segundo viveu tempo o suficiente pra passar do auge e pra passar a modinha em torno do seu esporte igualmente irrelevante.
O povo Brasileiro gosta do Senna é da coragem que naquela época em que o Brasileiro tinha vergonha do País onde morava, o Senna empunhava uma bandeira dizendo eu sou Brasileiro. É isso que faz dele um esportista diferenciado no nosso País !
" Época em que Brasileiro tinha vergonha do pais onde morava" ? E hoje o Brasileiro não sente vergonha não ? rs,rs...
" Época em que Brasileiro tinha vergonha do pais onde morava" ? E hoje o Brasileiro não sente vergonha não ? rs,rs...
Só quem assistiu as corridas do Senna sabe como era a atmosfera das corridas naquela época: As ultrapassagens incríveis, a rapidez nas curvas, a habilidade de pilotar na chuva etc, o cara era o The best... o cara nos proporcionou muito entretenimento. Não é só o brasileiro que "endeusa" o Senna, mas temos também o povo japonês que amava de paixão o Senna.
Eu não o endeuso, mas admiro de paixão a garra que Senna tinha.
Quanto aos defeitos dele...Somos humanos...A gente já nasce de um erro (risos). Vamos ser errar até o final de nossas vidas. Sei que a limite para certos erros, mas os do Senna nem de longe será motivo pra deixarmos de ser eternos fãs.
Concordo literalmente com Regis quando fala que as pessoas o elevam a deus.
Viuvona 😎
E ele so foi bom quando tinha carro bom, cade que fez tudo isso em outras equipes.
na primeira equipe, Toleman (uma das piores equipes) conseguiu podio em Mônaco...qdo ele correu na Lotus, não tenha melhor carro e mesmo assim conseguiu bons resultados provando que era bom, aí depois foi para equipe maior, e com carro melhor foi tricampeão...a própria prova que ele morreu, Imola, ele largou em primeiro com carro (limpo..não modificado como a Beneton) ..
Sobre o Senna, só lamento as brigas com o Alain Prost e evidentemente, o acidente fatal.
Senna é um grande exemplo pros brasileiros sim.
Um grande vencedor que dava muita felicidade ao povo brasileiro.
Algumas vezes eu dormia até mais tarde ou a corrida era bastante cedo e eu abordava ouvindo o tema da vitória.
Por isso, sou grato ao Senna pelo exemplo de perseverança e por ele ter levado tantas alegrias ao povo brasileiro e mundial.
Ouvir o Regis, esse vídeo, RATIFICA mais ainda o fato de eu tê-lo, o Ayrton Senna, como um grande ídolo! SENNA É GÊNIO !
Todo mundo tem seus defeitos !
"Ou você morre herói ou vive bastante para virar vilao" Batman . O cavaleiro das trevas
WTF?!
Essa frase serve pro Senna e o Pelé, o Senna morreu herói enquanto o Pelé viveu o bastante pra ser vilão
@@ezequielpatrocinio9762 👏👏👏👏
@@ezequielpatrocinio9762 o Fittipaldi e o Piquet também estão vivos e acabaram virando vilões por suas posições.
@@ezequielpatrocinio9762 para o Piquet não serve, ele sempre foi o vilão kkkkk, viveu bastante pra virar um fascista
Só quem viveu aquela época sabe o que foi. Não era só o que ele fazia, mas como repercutia em cada um. Por isso qualquer um que curtiu aquelas corridas se emociona porque também não tem como você não lembrar dos amigos, parentes que nos acompanhavam torcendo e assistindo aquelas corridas e que hoje já não estão mais conosco...
Verdade em parte, não se esqueça que mesmo com carros inferiores, Senna conseguiu a maior volta de todos os tempos em Donington Park.
Senna foi um ser humano como qualquer outro, porém em sua profissão foi o melhor. Já em sua vida pessoal teve seus erros e acertos como qualquer um de nós!
E pq vc não fala e glamouriza o melhor padeiro da sua cidade, o melhor gari, o melhor garçom, o melhor porteiro, etc. Explica aí. Qual a relevância pra sociedade dirigir um carro de corrida?
@@Berguer descansa militraste
@@ariane5509 tá ofendida, comuna? Rsrs
Um menino foi correndo mais veloz que um passarinho
Foi correndo, foi correndo, foi tão longe o menino
Era um rei, parecia a própria simplicidade
Dividia o que tinha, era feito de bondade
Cavaleiro do asfalto, dono da velocidade
Quem te trouxe foi o vento, quem levou foi a saudade
Hoje mora nas estrelas onde as dores são pequenas
Ela não fazia tipo, ele não fazia cena
Senna, ela não fazia cena
Ou, ou, ou, Senna, Senna, Senna
Ele não fazia cena.
Cavaleiro do asfalto, dono da velocidade
Quem te trouxe foi o vento, quem levou foi a saudade
Hoje mora nas estrelas onde as dores são pequenas
Ela não fazia tipo, ele não fazia cena
Senna, ela não fazia cena
Ou, ou, ou, Senna, Senna, Senna
Ele não fazia cena.
@@Berguer não vi você glamourizando nenhum deles...
Senna representou a imagem do brasileiro vencedor, através de seu trabalho, seu arrojamento nas pistas, sua genialidade. O homem Senna, claro, era mortal, falho, passível de erros.
Exatamente Bárbara.
Belo texto
blablabla blablabla
Estava muitos degraus a baixa de Schumacher. Tadas, todas, vou repetir, as batalhas contra Schumacher, Sena perdeu todas.
@@roquesilva9638 Gosto do Schumacher ele é gente boa mais quem é melhor ele ou hamilton??
Airton Senna sempre terá o meu respeito e admiração, mas claro q eu tenho a noção q ele foi endeusado pelas circunstâncias da sua morte (ao vivo) em rede nacional... mas existe muito exagero mesmo, a maior virtude do Airton Senna foi a sua simplicidade e generosidade..
Senna foi um profissional fora da curva, super talentoso, um fora de série em seu esporte, como, por exemplo, Lionel Messi, ou Michael Phelps na natação. Mas são pessoas como todos, nunca semideuses.
Na minha opinião esse endeusamento todo foi produzido pela mídia. Agora uma coisa é notável, ele fez história ao vencer das formas que venceu e ainda enfrentar o sistema organizacional da F1.
Senna foi um cara obstinado. Deu o melhor de si no que amava. E nós, gostávamos disso. De ver sua garra. Para mim, sempre será um grande piloto e eu só assistia a F1 por causa dele. Claro que não o conheci pessoalmente e acho que só quem privava da intimidade dele pode falar com propriedade sobre como ele era ou não. De resto, a sua opinião é só isso: a sua opinião! Que não muda em nada o nosso sentimento por ele!
Airton Senna forever ❤️👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷ninguém superou, e ninguém vai superar,
Ele não era só um piloto ele era um superstar🤩🙏❤️💚💛
@@sophiamarquis exagero é não reconhecer grandeza do Ayrton Senna
O Schumacher superou tanto é que em 1992 como estreante terminou o campeonato na frente dele :)
@@bancouniversal8933
Pra bom entendedor meia palavra basta, podem até chegar na frente, mas a força, habilidade, elegância, amor a Pátria e glamour só o Airton, ninguém vai superar isso, tudo isso em um só campeão, Airton forever, um atleta brasileiro como esse, até agora não apareceu, ninguém superou, saudades Airton🤩🥰😍👏👏👏🫶
@@nancigavira8747 Mas vc disse em superação eu citei um exemplo, correu com Piquet tb e levou fumo, correu contra Prost e perdeu correu contra Schumacher que por sinal levantava a bandeira do seu pais e outra, quantas pessoas Senna ajudou em vida compare isso com o alemão já que ele é tão popstar assim.
@@bancouniversal8933 acho que vc inverteu as coisas hein
Foi um grande esportista. Talentoso, determinado, metódico e disciplinado. Foi também blindado pela imprensa de forma absurda.
@@fernandotrancoso5479 não. Ele era tímido e reservado
@@fernandotrancoso5479 mascarado o cacete , ele falava na cara .
Exatamente é o que vc disse. Eu sempre via a idolatria da multidão que adorava o piloto , como suprindo a falta do herói que não tivemos nesse século passado.
Concordo com o Regis, não devemos endeusar ou romantizar demais outra pessoa por mais brilhante que ela foi o seja e o Brasil ainda tem dois grandes campeões vivos (Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet) que também mereciam um maior reconhecimento dos brasileiros.
Concordo, a mídia, em geral, só vão falar bem deles quando os dois desencanarem desse plano. Pode ter certeza.
Com certeza foi um excepcional piloto mas principalmente no Brasil existe essa péssima mania por parte de muita gente de supervalorizar e tratar determinadas personalidades públicas como verdadeiros heróis, chegando a idolatria.
Fittipaldi escolheu ser famoso lá fora na Fórmula Indy...Piquet era bom mas era baixo nível.
Idolatrar humanos já é patético por si, todo gênio seja da música , futebol, automobilismo, etc... Embora milionários são gente como a gente.
Beethoven
@@wanderer.1993 Não há nada de mal em admirar alguém, precisamos de referência, o problema é a idolatria que nos faz criar uma expectativa de perfeição onde as vezes não há.
@@joaogabriell6683 Também admiro sua arte.
Idolatrar humanos é patético?? Vou idolatrar o que então? As árvores?
@@henriquesapao kk faz sentido
Minha visão, de quem vivenciou o momento. Temos que contextualizar a época:
1 - Não havia internet e a TV era dominante
2 - A Globo dominava a grande mídia
3 - A F1 era muito bem explorada
4 - Senna era muito competente
5 - Globo explorou seu produto em cima da imagem do Senna
Acredito que nos dias de hoje ele seria sim um grande ídolo mas com menores proporções do que na década de 80 e 90. Senna foi muito diferenciado, mas não um Deus.
6 - Morreu na pista, ao vivo. Tivesse terminado a temporada de 1994, provavelmente vice-campeão, não teria metade da fama que tem.
Falando de pilotagem, estratégia e tudo o que era necess[ário na F1 da época, não foi melhor que Prost, igual a Piquet e Lauda, pouco menos que Mansell (Que era pé de chumbo igual, mas não teve nas equipes certas nas horas certas e era tipo um semiSenna!).
SENNA NUNCA SE COLOCOU, DE ACORDO COM AS MANIPULAÇÕES DA REDE GLOBO.
Quem seria diferenciado no esporte na sua opinião ?
@@jorge_781 concordo que endeusamento é exagerado, etc
Só não sei de onde v. tirou que ele seria provavelmente vice em 1994. Ele estava na Williams que tinha o carro superior. O Schumacher ainda era criancinha na Benneton. O Senna era o maior favorito naquele ano.
Existem dois tipos de fãs do Ayrton Senna: os que acompanham F1 desde os anos 80 até hoje, e os que só "brotaram" após a fatalidade de 1994.
Concordo em parte, pois sou dos que acompanha há tempos (até antes de 80), mas não sou fã do cara não.
A grande maioria dos daqui são os que "brotaram", é um absurdo o quanto de desinformações tem por aqui.
Existem dois tipos de fã: os doentes, fanáticos e idólotras, esses tem tanto na direita quanto na esquerda e fazem mal ao avanço da espécie.
E existem os que sabem apreciar a música e o esporte.rs
@@IGKful que comparação idiota!!
@@joaovitorsilva7901 qual dos idiotas vc é?
Eu não vi Senna correr e sou fã. Isso não se explica.
Particularmente, eu não o achava um semi deus, mas sim como um símbolo do Brasil q nos representava lá fora, uma espécie d herói nacional! A definição do q ele era, estava escrito em um cartaz visto no seu cortejo, q dizia: "Senna, um frágil homem de aço"
Parabéns pelo vídeo, seu pensamento sobre o Senna é exatamente o mesmo que tinha e ainda tenho sobre ele. Aproveitando o ensejo, faça um vídeo sobre o Dr Sócrates, que foi um médico e um cidadão acima da média e que sabia jogar futebol muito bem, tendo usado isso de uma forma muito inteligente. Forte abraço, meu caro Regis!
Boa tarde Régis. Entendo exatamente o que vc tá falando, o que fica pra mim e pra todos, é o fato da persistência dele e da frase que sempre dava em entrevista, Fé em Deus e nunca desistir.
Muitos esquecem da genialidade de Nelson Piquet. Posso não concordar com suas posições fora das pistas mas, dentro dela, foi um dos maiores da história e não tem a mesma "idolatria" que o monstro Senna tem!
Ele foi o único piloto campeão com um chassi mediano, e a brabham só conseguiu isso por conta da genialidade do Piquet em arrumar o carro.
Exatamente. Acho as posições de Nelson Piquet fora das pistas horríveis, principalmente seu posicionamento político , mas como piloto há pessoas do meio que o acham melhor que Ayrton Senna. Eu sempre torci para ele como Piloto. Não fazia média com Galvão e Globo daí a má vontade com ele.
@@diegoyoshioka Incrível como ele arrumava o carro!!!
Falou por mim irmão
O Sena ter morrido cedo e nas pistas contribuiu muito para essa mitificação.
Lembro que nos idos de 2007 apareceu num evento de carros antigos e especiais o Honda NSX que foi do Senna. Vi gente chorando e até desmaiar só de tocar no tal carro. Um piloto gigantesco, bom como tantos outros, mas também construído pela mídia nesse aspecto do endeusamento. Ótimo comentário!!! Nota 10 Régis!
"Infeliz a nação que precisa de heróis".
Infeliz é a nação que NUNCA teve heróis! Se hoje hiper valorizamos esportistas (seja no futebol, na F-1 etc) é porque os grandes da nossa história foram jogados no lixo, graças à essa educação PORCA que se recebe nas escolas há décadas!
precisa ?
Você e o Flávio Gomes juntos falando do Senna ia ser sensacional
Senna nasceu para ser piloto de Fórmula 1 veio ao mundo para ser o melhor da história uma lenda q emocionava todos os brasileiros nas manhãs de domingos esse é o motivo das pessoas virem as lágrimas, vc nunca vai entender isso por não se emocionar com as vitórias e títulos do gênio indomável Ayrton Senna do Brasil
Mewzovo irmão, ele não fez mais do que era pago pra fazer, ainda mais com carro de ponta.
Baba ovo
Senna era um cara que se destacava mundialmente, para um país como o Brasil era um orgulho, um gostinho de vitória, além do futebol. Então trouxe esse patamar de ídolo na época, que depois que morreu no auge, liderando uma corrida, virou mito. Merece o crédito que tem pelo talento e pela pessoa que era, mesmo não sendo o "bonzinho".
O povo reclama dessa idolatria à Ayrton Senna após a sua morte em 1994 (no qual eu concordo que, às vezes, passa SIM do ponto) mas NUNCA falam nada a respeito do ENDEUSAMENTO dos argentinos à Diego Maradona, no qual possui Igreja (SIM, igreja), milhares de devotos e uma religião própria... Podem reparar que, fora do Brasil, não há críticos a este patriotismo que o Ayrton mostrava na F1! Se era p/ fins midiáticos, daí já não saberia dizer...
Concordo!
Essa idolatria ao Maradona é algo que dificilmente será superado
Concordo com o que você disse, mas é que nesse caso do endeusamento do Maradona é algo tão ridículo que ninguém se dá ao trabalho de falar porque é óbvio que é palhaçada, não vale a perda de tempo, não é algo pra ser levar a sério pra se debater como no caso desse vídeo.
Senna foi um grande piloto sim! Mas falar que ele foi o maior de todos os tempos é a mesma coisa que o Maradona foi o maior jogador de todos os tempos!
Ué, eles lá são assunto deles. Será que não há um argentino realmente independente soltando o verbo (e os adjetivos) por lá como o Régis faz por aqui? Deve haver.
Não gosto de rock, mas amo seu canal, sua sinceridade e bom senso. O mundo seria melhor se pudéssemos ser sinceros assim.
Talvez por não gostar de rock que você veja bom senso no que ele fala...
Eu não gosto da palavra ídolo .mas Senna é o maior que já vi nos esportes .e minha admiração por ela é por causa da alegria dele de ser Brasileiro . é isso
Deus é um só....todo ser humano tem defeitos, mas o cara fez famílias inteiras se reunir pela manhã para ve-lo correr, foi o mais genial piloto que ví nas pistas, adorava sim todas as entrevistas dele, sempre me passou muita verdade e exemplos bons, de determinação, patriotismo etc...Todo meu respeito e admiração para o Ayrton Senna !
Parabéns pela sua opinião. É isso que nos torna únicos! Não é pq o Regis disse que iremos mudar a nossa, afinal... isso é ter personalidade.
Eu sou um dos que pararam de acompanhar a F1 depois da morte do Senna, não por endeusá-lo, mas por entender algumas peculiaridades que me levaram à compreensão de que a graça das corridas, era ter um brasileiro despontando, etc e tal. Rubens Barrichello, Felipe Massa, jamais chegariam tão longe, foram apenas testadores de carros da Ferrari, que obviamente os preteriu aos seus pilotos europeus. E não foi à toa. A Fórmula 1 é um esporte criado e mantido pelos europeus, é uma fórmula 100% européia, feita para ser disputada por pilotos europeus, engenheiros europeus, equipes técnicas européias e principalmente, público europeu. Pilotos de outros cantos do planeta são suportados, mas não priorizados. No tempo do Senna, eu era muito jovem para entender isso, eu acreditava que havia uma certa honestidade por parte das escuderias com relação aos seus pilotos, ou seja: que o melhor piloto vença! Mas, não, isso é utopia. A verdade é: que o melhor piloto europeu vença! Isso ficou bem claro, quando o Rubinho Barrichello foi obrigado pela ferrari a desacelerar e deixar o Schumacher ultrapassá-lo na reta final. Naquela manhã, apesar de todo o ufanismo do Galvão Bueno, eu entendi que a F1 jamais seria interessante para nós, brasileiros; que os nossos pilotos jamais teriam o tratamento que o Fitipaldi, o Piquet e o Senna tiveram. A morte do Senna parece ter startado um acordo entre as escuderias, de dificultar ao máximo o acesso e principalmente, o progresso de pilotos não europeus na competição. Não se veem mais pilotos japoneses, americanos e nem brasileiros por lá, quanto mais, brilhando. Nesses anos todos que eu não assisto mais F1, lendo alguma notícia sobre ela aqui e ali, vejo que não perdi nada. As mesmas tramóias de sempre levando carros a quebrarem no meio, pilotos retardatários provocando acidentes que tiram candidatos ao pódio da prova e o desejo, que me parece fora do comum, de criar outros "semideuses", como o Hamilton, pois isso é um dos grandes pilares do marketing que trazem público, ibope e dinheiro farto dos patrocinadores. No caso da F1, nada mais me pega. O Galvão Bueno pode berrar o quanto quiser, pode até espernear para tornar as corridas interessantes, mas a mim ele não pega mais. Pra mim é tudo um circo em que nós, telespectadores, fazemos o papel de palhaços. Oras... se a competição é 100% européia; se tudo nela foi desenhado para abrigar profissionais e público europeus... por quê, raios, eu tenho que babar e bater palmas?
Acho o Senna o piloto mais talentoso que já passou pela F1 mas tem grupos em rede sociais que exageram, o colocam como um santo na Terra com aquelas frases de auto ajuda que lhe atribuem mas ninguém nunca viu ele dizer. Mas fora isso foi um piloto com carisma absurdo e com garra e determinação conquistou muito. Por isso merece toda admiração,sem exageros,mas merece.
O que mais me emociona é a música (jingle, trilha) e executada pelo Roupa Nova, e composta pelo maestro Eduardo Lage, se não me engano... 🎷
Vamos lá... Dizer que hoje um piloto guia e não dirige é de um desconhecimento monstro. Os carros hoje têm recursos que antes não haviam, assim como guitarristas têm efeitos de guitarra que não haviam no passado. Assim como uns endeusam Senna, outros endeusam artistas de rock ou outro genêro. Senna foi um cara à frente do seu tempo. E mereceu tudo que conquistou. Sei de bastidores que não cabem aqui mas com certeza cometeu erros como qq ser humano os comete
Acredito que ele nunca pediu para ser um ídolo, mas as pessoas são carentes de referências, de heróis, e qualquer um com qualquer carater, que faça algo solidário ou extraordinario...ocupa esse lugar.
Tratar como "semideus" acho também muito exagero, mas isso nos mostra o como a mídia manipula a opinião pública. O fato é que Senna foi sim um grande piloto.
Não encaro como manipulação; nesse caso , pois quem viveu o ápice da carreira do Ayrton senna via o quão genial ele era.
@@marcioprates3602 não discordamos quanto seu talento e genialidade.
Senna era um grande orgulho do povo brasileiro, além de ser um piloto extremamente guerreiro, na sua época com certeza foi o melhor, e está entre os melhores da história, agora ficar endeusando qualquer um humano, é bobagem!
@@jrocha6663 prefiro Nelson Piquet
Qdo os maiores d todos os tempos citam ele... É pq é
Eu pesquisei e descobri que imola, significa sacrifica, vítima, oferece, Matar ou morrer em sacrifício as divindades.! E foi justamente isso que aconteceu com Airton e mais um piloto que não me recordo neste autódromo na Itália.
Não cheguei a ver o Ayrton nas pistas nos domingos...mas ele sempre será um herói pra mim.
Claro ele era um ser humano,cheio de erros e falhas,mas quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Enfim ele era um ser como nós.
Queria saber o que o Tio Régis pensa sobre o grupo Boney M,e sobre as músicas deles.
Tenho 49 anos...excelente comentários.. parabéns
Recomendo um documentário inglês chamado "°The Right to Win" muito bom. Vai ao encontro dessa visão do Regis, menos emotiva e ufanista, mais fria e real. Muito bom!
Qual streaming?
DEVIAM REALIZAR UM DOCUMENTÁRIO, SOBRE O GRANDE CAMPEÃO ALAN PROUST, E AS PROTEÇÕES QUE ELE RECEBIA DA F. I. A.; COMO INTERROMPER UMA CORRIDA DE F1, EM MÔNACO, QUANDO SENNA, SUPERAVA TODOS OS OUTROS PILOTOS, PRINCIPALMENTE, NA CHUVA; QUANDO DESTINAVAM, OS MELHORES CARROS, PARA O FRANCÊS.ISSO NÃO É UFANISMO, É SER JUSTO.
@@forcaeluz9553 Sabia que se a FISA (Como se chamava a FIA na época) não mudasse o regulamento Senna não teria ganho título sobre Prost? Se a pontuação fosse a normal Senna teria menos pontos que Prost e não ganharia o título, o regulamento foi mudado pra beneficiar o piloto que ganhasse mais corridas no ano, até por isso Prost com o mesmo carro que Senna nunca fez menos pontos.
Prost é da prateleira de cima, uma posição depois de Schumacher, Hamilton (que não sei situar ainda, esperarei terminar a carreira) e Fangio (Que não vi correr, mas tem números impressionantes!), esses quatro uma prateleira acima de Senna, que tá junto com Alonso, Lauda, Piquet e Stewart (em ordem alfa) e isso não é pouca coisa não, [e muito, Senna pra mim foi o melhor pé de chumbo que eu vi correr, dizem que Clark era parecido e Mansell certamente era parecido, mas não teve as condições e equipes que Senna teve.
@@forcaeluz9553 Sabia que naquele GP Mônaco de 1984 havia na pista um piloto chamado Stefan Bellof que pilotava uma Tyrrell e tirava mais diferença do líder que Senna? Que Bellof acabaria ganhando a corrida na pista?
Lembro bem dessa corrida, eu via e estava apavorado imaginando acidentes de proporções épicas, a corrida parou tarde, não devia ter chegado onde chegou, Senna e Belloff estavam absolutamente suicida, Bellof, diga-se, morreu pelo estilo pé de chumbo, era um pé pesado demais. Infelizmente não tinha grana pra seguir na F1.
@@anisiocamara, PER-FEI-TO.
Tive o privilégio de assistir todas as temporadas que Senna participou, faz parte dos melhores de todos os tempos mas nada além disso, o endeusamento se deve principalmente a Galvão Bueno e rede Globo em um tempo onde tínhamos poucas opções de mídia.
Concordo!
Falou tudo
Não sei os outros,mais eu nunca vi o Ayrton Senna como um seme deus. E só via e vejo ele como o melhor piloto que já existiu nesse planeta.
Bem eu tambem vou da minha opinião , Senna conquistou o carisma do povo Brasileiro , porque certo psicólogo explicou , o por que quando ele morreu , era como tivesse morrido alguém de nossa família , ele explicou que isso acontece porque quando a gente e carente de algo, não conseguimos realizar nosso sonhos , mas eles podem se realizar através de outra pessoa , por tem essas sensação que somos nós que estamos realizando . O povo brasileiro sempre foi muito carente nesses sentido, sempre fomos vistos lá fora como nada , quando o Senna ganhava uma corrida era se fosse nós ao pilotar o carros ,era como se fosse a gente o povo tão sofrido a frente daquela realização , era como agente tivesse lavando a alma, como se nós brasileiros estivesse dizendo para o mundo : Olha eu existo , eu sou alguém nesse mundo !. E eu concordo com isso , então quando o Senna morreu o povo brasileiro ficou órfão nesse sentido . Nessa época nós tínhamos orgulho de ser Brasileiro . E discordo de vc que quando Senna pegava a bandeira do Brasil muitas vezes das mãos de algum torcedor , ele fazia isso pra se aparecer , era algo dele , no dia que ele morreu dentro do carro dele havia a tradicional bandeira brasileira e da Áustria , no qual ele pretendia desfilar com ela para homenagear o piloto Austríaco morto no Sábado , se ganhasse a aquela corrida , mas que infelizmente isso não aconteceu . Sim Senna era um ser humana como outro qualquer ,com seus defeitos e qualidades . Uma prova de que ele era alguem especial foi que vc mesmo citou foi os atos de filantropia que só foi descoberto após sua morte , ele tava seguindo o ensinamento de Jesus de que se nós fosse ajudar alguém não pra gabar disso e falar aos 4 cantos da terra , mas era pra fazer em secreto . Esse sentimento de ajudar os outros foi quando ele veio fazer um tratamento aqui no Brasil de um derrame na face que deixou ele com a boca torta , ao ir em dessas consultas ele viu pessoas crianças passando pelo mesmo problema que o dele e isso sensibilizou seu coração , e ele adotou aquela ala do Hospital cobrindo todos os custos , e a única exigência que ele fez foi se ficar anônimo .
Se quiser saber quem era Ayrton Senna, tenha a sorte de conversar com Gehard Berger, ele sim sabia quem era o Senna de VERDADE.
Exatamente como vc disse : Ayrton Senna era extremamente perfeccionista não admitia ninguém melhor do que ele.
Abs
Não costumo pagar pau pra ninguém mas o Ayrton Senna era o meu maior ídolo, sem igual.
Foda-se
MELHOR JOGAR O CARRO CIMA DOS ADVERSÁRIOS.
concordo, em relação a personalidade competitiva do Ayrton, que era difícil dele conviver com os outros pilotos da F1, e até mesmo, com jornalistas brasileiros... Ele realmente tratava os outros como inimigos! E quem atrapalhasse (de certa forma) a sua performance na pista, seja na mesma equipe ou nas rivais, ele passava por cima mesmo, não admitia que qualquer carro lento na pista atrapalhasse sua volta rápida ou sua vitória. Pra ele, vencer uma corrida e ser manchete nos jornais do mundo todo, era a sua conquista máxima na vida!
G. Ceara você por aqui penei pra te vencer no Super Mônaco, como vai a Madona ?
Saudações!
Você por aqui, meu companheiro.
Só um senão, quando já na Lotus, era Senna quem atrapalhava a volta mais rápida dos outros.
Era um bocado obsessivo!
@@mutleyjr3445 a Madonna está aqui, em boas mãos... kkk
@@felipaobass4458 saudações amigo!!
O Senna não foi um semideus, foi apenas o melhor piloto da história da F1 e um grande ser humano que merece respeito e admiração pelos seus feitos como piloto e como pessoa.
Não foi o melhor. Falar isso é parte desse endeusamento
Schumacher é bem ruim, mesmo.
Concordo plenamente!
Como assim o melhor da F1???
@@brennoroballo2099 Foi eleito o melhor numa votação com 217 pilotos de Fórmula 1.
Só teve 2 pilotos que tiveram que mudar as regras da formula 1 para que os outros pilotos conseguissem competir com eles. Ayrton Senna e Michael Schumacher. Os dois maiores disparados.
Cara assim, ele é uma pessoa extraordinário, mas ele erra, ele foi uma pessoa como qualquer outra, mas mesmo sendo como qualquer um, ele é extraordinário.
Rapa eu queria ver Regis falar b de alguém, os poucos que vi foi mané do João gordo.
TODAS AS PESSOAS ERRAM; SÃO HUMANOS; TODOS ERRAM, "MENOS" O SR. REGIS TADEU.
Regis, me deixa fora dessa Doente, por favor! Foi piloto perturbado: Ele foi destronado por Schumacher, seu Carrasco. Desafio todos os senistas a mostrar uma, uma, apenas uma vez em que Sena tirou um coelho da cartola, numa disputa direta com Schumacher, seu Carrasco!!
Não me referi a você, Régis, pelo amor de Deus. Quis escrever " ... me deixa fora dessa DOENÇA".
@@rodrigojofelipe3204, você o que significa "coelho da cartola"!? Meu Deus, o que será deste País??? O sujeito ler; mas não entende nada!!!
Inclusive a Netflix, juntamente com a família Senna está fazendo uma mini série de 8 episódios sobre a vida do piloto, talvez a série aborde mais o lado pessoal do Ayrton que pouca gente conhece. A Série está prevista para 2022 e tem o Chay Suede como preferido para o papel principal
Não assisto essa Netflix, mas duvido que mostrem ou falem algo sobre como ele era de verdade. Acha mesmo que vão mostrar seus vícios, suas manias, seus defeitos?
Duvido muito disso. E mesmo se mostrarem, é capaz de mostrarem como se fosse algo bom, como se fosse algo "à frente de seu tempo".
Assim como fizeram com Elvis Presley, por exemplo.Transformaram os defeitos dele em algo "autêntico".E o Cazuza virou apenas um "rebelde".
Minha opinião.
@@Vivi-er8fb concordo, geralmente produções feitas pela família são bem romantizadas
@@Lucas_Brandon Acabei de ler um comentário aqui que ele(Ayrton) era uma pessoa que não sabia perder. Imagina a desgraça que deve ser conviver com alguém assim?
Se ele era mesmo desse jeito, devia ser uma pessoa insuportável de se conviver na intimidade.
Por isso que meu Ídolo é Deus!! Não idolatro ser humano algum. Tenho consciência de que todo ser humano é errado e pecador como eu sou, como você e como qualquer pessoa é!
Essas pessoas que citei no meu comentário não são bons exemplos para ninguém. Quando vejo alguma matéria sobre qualquer pessoa pública já morta sempre reparo que querem "mascarar" seus defeitos colocando que a pessoa era "autêntica"...sei...Só porque morreu virou "sem pecados e sem defeitos"?
@@Vivi-er8fb Gosto muito do Senna, me inspira até hoje a conquistar o que eu quero, acho que ele tinha uma excelente personalidade sim e era extremamente focado no que fazia. Ele era viciado em vencer, todos os grandes pilotos de F1 são assim, nesse caso pode ser um problema...ou não...se isso consumiu o Senna eu não sei, nesse caso, talvez "meus heróis morreram de overdose" sim...
Se a família Senna está envolvida no projeto, pode ter certeza que tem mais santificação do homem por aí!!!
Regis , na minha humilde opinião ele só foi um grande profissional , muito dedicado e com sede de ganhar sim. Mas essa sede de ganhar dele era proveniente de muita dedicação , muito trabalho , muita determinação, e não passando por cima de ninguém. Se ele foi capaz de interromper a corrida dele para prestar “socorro” a um colega , ele não era esse tipo , “egoista”. Bom , ainda continuo o considerando mito, extraordinário , o melhor piloto do mundo.
Este momento a que você se refere é ímpar. É único. Provavelmente seu momento mais sublime na pista e ironicamente com o seu carro parado.
Não era corrida, era treino...
Sim
Pra mim e pra muitos, é o Maior de todos. Seja quem for, não adianta desmerecer uma lenda. Um ídolo eterno. 🇧🇷🏆
Não acompanho F1, mas pelo que já li o Senna era muito competente e eficaz, porém um ser humano como outro qualquer, com suas qualidade e defeitos. O brasileiro endeusa seus heróis de forma pegajosa e desgastente e segue a qualquer setor: na TV, no esporte, na música, e até na política. Insanindade mesmo!
Até que enfim um comentário realista. Perfeito do início ao fim. Grande piloto e hiper vaidoso. Muita mídia. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns Pelo Vídeo Régis, Eu Discordo de Alguns Argumentos Mas outros Eu Concordo. O Ayrton Senna Foi Um Piloto Incrível Mas A Mídia Começou A Tratar ele Como Um Ídolo Sendo Que ele Era um Ser Humano Normal Como Todos Nós.
A mídia só fez isso, pq não conseguiram eleger o Piquet a época como esse ícone...aí pegaram o Senna que tinha esse jeito mais "quieto"
@@ricardocavalcante54 nada haver
Senna foi grande piloto, mas ele também era muito produto da mídia.
O Nelson piquet também era grande e dirigia a muito tempo.
O que acontece è que o pai do Piquet não o apoiava, não acreditava que aquilo dava futuro.
Já o pai do Senna, que era rico, investiu muito naquela mídia caríssima que é a televisão.
Ele não teve culpa se nasceu na família rica
Senna, o piloto mais genial da fórmula 1! Grande brasileiro, o maior ídolo do esporte que o Brasil já teve, sem dúvida.
Na era Senna, a fórmula 1 era composta por pilotos fodas: Prost, Piquet, Mansell, Alesi, Patrese, Berger, Nanini, Lauda, Boutsen e o próprio Schumacher em início de carreira.
A rede Globo forçou a barra sim em construir sua imagem de herói.
Mas o cara era foda mesmo no que fazia.
Por favor, apague os nomes de Alesi, Patrese, Berger e Nanini.
É o famoso culto a personalidade. O cara mereceu todos os méritos como profissional. Mas como ser humano tinha seus defeitos, não faz sentido colocar nem ele e nem outra figura pública num pedestal ...
Verdade.
Lembro dessa época que me levanta o domingo as 6 da manhã pra ver a F1, as picadas do Senna com o Prost, o Mansell...era genial mas a partir do 91/92 os carros começavam a ter as famosas ajudas eletrônicas e outros pilotos que não tinham a talha do Senna, começavam a ganhar corridas. O Senna foi um dos maiores pilotos da história junto com Fangio ou Graham Hill. Todos extraordinários, nenhum semideus sinão simples humanos com defeitos e virtudes.
Muitas verdades que o Senna sabia no mundo da F1 e foi com ele para o caixão. Inclusive quantos obstáculos ele tinha de driblar antes de entrar no carro de F1.
Quantos interesses contra ele será mais vezes campeão?
Régis Tadeu,eu concordo em praticamente 100% com o que disse aqui nesse vídeo que foi excelente. Na realidade as pessoas tem essa mania de endeusarem as pessoas públicas, famosas, atletas, artistas, etc. Ele realmente foi um dos maiores pilotos de Fórmula I, mas na minha opinião, somente isso. Abração Régis Tadeu. ...
Eu vi algumas corridas de Senna quando era criança. Sempre ficava empolgado de ver a disputa Senna e Mansel. E sua determinação me inspirou a terminar o curso de técnico em Informática, e felizmente me formei. Sem dúvidas que ele é um dos melhores pilotos de todos os tempos. E é assim que sempre irei lembrá-lo.
O Senna além de ser um dos maiores pilotos da F1(pra mim o maior), ele trouxe alegria pro povo Brasileiro que sofria tanto naquela época, ele sabia da sua importância como ídolo de uma grande nação, e não vejo as entrevistas dele como baboseiras e sim como um cara inteligentíssimo que sabia que ele sendo uma figura amada e publica tinha que dar bons exemplos para aqueles que o assistia e o tinha como grande referência de vida, errado ele seria se fosse um mau caráter ou antipático nas entrevistas que concedia sendo que as entrevistas era a única forma do povo se sentir mais próximos seu ídolo! Senna é o maior ídolo brasileiro da história é um grande patriota que levou o nome do seu país pro mundo inteiro de uma forma louvável. Mas pra quem não gosta do Senna é desconfortável mesmo ver que ele atingiu o nível que poucos conseguiram atingir!
93% das vezes eu discordo do Régis, mas gosto de ouvir a opinião dele pq muitas vezes é embasada
Exatamente por não ser um "semi-deus", era impressionante o que o Airton Senna fazia como um humano esforçado, extremamente perfeccionista e habilidoso demais.
Semi-deuses nos fazem esperar heroísmo.
Pessoas comuns não criam expectativas nos outros.
O Senna é exemplo de que superação e sonho, podem andar de mãos dadas.
Pra mim ninguém está acima de Deus, mas Ayrton Senna merece todas as honras.
Mas so Deus merece todas as honras, entao vc entre em contradição
@@alysson7878 Se existisse, né?!
Ninguém está acima de Deus
Parem de endeusar 🤦🏻♂️🙄
@@andreoliveira1083 Ninguém está! Afinal, quem está acima de algo que nem existe, não é mesmo?!
@@ttz89
Qual a prova de que NÃO EXITA°¿°?!!..
Regis, respeito muitíssimo sua opinião. Sempre fui fã do Nelson Piquet, o cara não dava mole pra jornalista e respondia nas pistas às críticas que sofria e não fazia questão de ser simpático pra agradar quem que que seja. Ganhou muitas corrida e até títulos com carros inferiores aos dos seus adversários e ajudou a desenvolver tecnologias usadas na F-1 até hoje, como o sistema de cobertores que aquecem pneus. Dito isso, afirmo que o Senna era fabuloso também, grande campeão e absurdamente competitivo, e obviamente sabia tratar a imprensa muito bem o que lhe rendia um marketing positivo muito grande. Mas, seres humanos não devem "endeusar" a outros, todos nós temos muitos defeitos e limitações, mas também grandes capacidades. Todos podemos ser boas inspirações em nosso campo de influência.
Fittipaldi, Senna, Piquet, Guga, Maria Ester Bueno, Vila Lobos, Santos Dummond, Rui Barbosa, Machado de Assis etc, nos esportes, música, arquitetura, invenções...nós somos um povo maravilhoso e cheio de grandes talentos e devemos valorizá-los sim!!! Grande abraço e parabéns pelo canal.
sou fã dos dois, mas Senna foi superior, basta ver os ultimos anos do Piquet em carros ruins, nada fez, foi mediocre. Ja Senna tirava leite de pedra, veja o segundo lugar na Alemanha em 1992, por exemplo
Lembro de um Vídeo que Paul McCartney e Ringo Star estão na casa de George Harrison e de repente na sala aparece um baita poster do Senna, muito legal !! Sou fã do Senna mais pela pilotagem dele, como piloto, mas tinha defeitos como todo mundo, inclusive era briguento que só kkk.. um cara difícil..
Eu não era nascido quando o Ayrton Senna morreu mas vejo muito os meus pais falar dele como um piloto extraordinário mito.
Obs: Esse disco que aparece na estante é o George Harrison e é muito bom
Uma revista Inglesa fez uma enquete com mais 200 pilotos , entre pilotos atuais, e pilotos antigos , cada piloto escolhia seus 10 pilotos preferidos.
O Senna ficou em primeiro lugar disparado em uma enquete só com pilotos como o maior piloto de todos os tempos.
E isso já diz MT .
Claro ele não foi um Deus.
Mas em uma época q o Brasil enfrentava sua maior crise política e financeira, o Futebol já não ganhava mais nd desde 1970, os outros esportes nem se falam, na F1 os brasileiros brilharam e deitaram em cima dos europeus, e a genialidade e a audácia do Senna nas pistas nos dava essa sensação de q éramos superiores.
Senna foi Gênio.
Piquet foi Gênio, apesar de sempre ter se mostrado invejoso com os feitos de Senna
Emerson foi Gênio, e ja o vi em entrevistas dizer q o Ayrton foi o maior.
Senna inesquecível, sou fã incondicional, amo f1 até hj e a maioria dos pilotos atuais tem Senna como sua maior inspiração, msm sendo nascidos depois de sua morte ter acompanhando toda.era Schumacher.
Perfeito 👏👏👏
Esses vídeos são só para chamar a atenção e ganham mídia, nem dá para dar bola!!
Estas pesquisam são meio complicadas porque quem da atual geração viu Juan manuel Fangio, Jim Clarck ou mesmo Nicki lauda pilotarem? São votados apenas os mais recentes e da época que começou-se a transmissão das provas de F1 na TV.
Senna talvez tenha sido o piloto mais rápido de todos os tempos, por isto teve, ao seu tempo, e com regras favoráveis, o recorde de poles.
Por outro lado, tem recorde negativo que ninguém conta: o piloto que mais vezes largou na pole e não ganhou. E de todos aqueles que largaram mais de 10 vezes, é disparado. Isto mostra que ele sabia ser rápido, mas não era completo em termos de gerir uma corrida. Num regulamento como o atual seria engolido. Por isto, é muito complicado dizer quem é o melhor de algo que é tão distinto ao longo do tempo.
@@JoseBarbosacombr vc criou sozinho esse comentário oi precisou de ajudar para juntar tanta besteira em poucas linhas?
O brasileiro sempre foi carente de ídolos, de ídolos perfeitos inclusive. Quando esse ídolo morre no auge da carreira, nasce o "endeusamento".
Senna fez um país que não gostava de fórmula 1...acordar pela manhã todos os domingos pra torcer por ele..fez todo um país ficar de luto..me desculpa mas esse nível pouca gente vai conseguir na vida.. construir uma paixão pode parecer fácil pra quem olha de fora...mas é duro demais pra quem tá dentro do acontecimento.. o cara entregou sua vida pelo propósito que queria ser...o melhor.. só queria que brasileiros como vc regis tentassem ser menos Nietzsche e mais Kant...não é tentando descontruir alguém que não pode se defender que você vai ganhar razão ou seguidores, pelo contrário, eu admiro quem é obstinado, pois a obstinação é algo raro no âmago humano..
Regis tem razão em muitas partes. Nas entrevistas, principalmente as gringas você via o ódio estampado na cara do Senna quando era confrontado com seus erros. Foi o melhor piloto de sua geração de longe, mas realmente o automobilismo o transformou e estava antonito e desesperado para vencer em 1994 e isso custou sua vida
Sou fã absurdamente do Senna, mas o Regis é extremamente sensato 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻, colocado incrível!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ninguém é semi deus, isso não existe, mas ele era um piloto brilhante que dava muitas alegrias aos brasileiros!
Nunca o considerei como um semideus, mas sim como um grande ídolo, não só pelo seu talento como piloto, mas também pelo orgulho que ele tinha de levantar a bandeira do brasil, mesmo em um período tão conturbado que vivia o país, e muitos tinha vergonha de ser brasileiro, mas ele não, sempre mostrou o seu amor pelo país.
Não é por nada, mas Senna era um cara que dava gosto de ver, cria uma bela imagem de quem era o brasileiro, tanto que até japonês pagava pau, um povo que não paga pau pra quase ninguém. O cara tinha a imagem do perfeccionista, que trabalha duríssimo, do talento nato, do patriota, do filantropo às escuras etc. Claro que tinha defeitos, como qualquer outro set humano. Mas suas virtudes...! Sem contar que era uma cara bem inteligente, de un carisma impar e muito educado. Imagem que o Brasil não tem lá fora de modo algum.
Régis, tenho 54 anos de idade e acompanho a Fórmula 1 desde os 5 anos. Um piloto do qual nunca vou me esquecer é Niki Lauda, piloto que abraçou a carreira contra a vontade da própria família e ainda teve culhões para voltar a correr após o terrível acidente sofrido em Nurburgring em 1976.
Esse endeusamento tem um pai: Galvão Bueno. Mas acho muito justo as homenagens à ele não somente pelo que ele fez na F1 como fora no âmbito humanístico.
Pois é, o pachecho apoplético pai de muitas promoções e promessas erradas que legaram ao Rubens Barrichello e ao Felipe Massa um status de vilões do fracasso.
Esse ambiente que vc faz as suas gravações @registadeu é incrível, eu poderia passar horas aí lendo, estudando e ouvido músicas. Lugar bacana
Já pensou que o Régis tem tanto disco que se ele for ouvir todos em fila um atrás do outro ele morre bem velhinho antes de terminar?
Apartamento do cara tá afundando kkkkkk tanto peso
Ninguém é semi deus,mas pra mim foi a personalidade que mais marcou minha vida, a morte dele caiu pra mim como morte de um familiar, sofri muito.
Ayrton Senna, na minha concepção inspiração de foco, determinação, perfeccionismo, profissionalismo. Do resto a mídia omitia a pessoa, como profissional era inspirador
Lembro de Senna em entrevistas,ao"Canal Livre" respondendo sobre esse endeusamento :"Nada disso,sou apenas um piloto de F1"
Ninguém nunca falou que Senna era um Semi Deus. Em sua categoria Ele servia de EXEMPLO profissional para as demais!!
Ja falou sim e o pior, os idiotas que o defendem como vc eram fãs por isso a opinião vale tantop quanto uma titica.
Selena Quintanilla também é endeusada por ter morrido tão jovem.
Aliás, seria ótimo um vídeo sobre ela... pena que é pouco conhecida no Brasil.
LER ATÉ O AMANHECER, há documentário sobre ela.
Senna sempre foi o melhor das pistas... Deus só existe um...
Forte abraço
MANDOU MAU RÉGIS. UM PAÍS COM MEMORIA SEMPRE VAI IDOLATRAR UM CARA A FOI É É SEMPRE SERÁ UM MITO UM EXEMPLO A SER SEGUIDO ..
Li um artigo que a rivalidade entre Senna e Prost inspirou Akira Toriyama a criar a rivalidade entre Goku e Vegeta. Akira fanático por carros e automobilismo, até patrocinou a McLaren à época, no bico do carro tinha o símbolo do estúdio dele.
Muito bom você falar sobre o Senna. Eu nunca entendi muito bem essa idolatria que as pessoas tinham e ainda têm por ele mesmo hoje, 27 anos após a sua morte.
Esse título de herói eu sempre perguntei: Herói de que e por quê? Senna foi um atleta competitivo (muitas vezes sem o espírito esportivo) e que ganhou muito dinheiro.
Qualidades divinas e de super-humano que deram a ele, sempre achei exageradas.
Senna me parece o Jim Morrisson que ainda tem a imagem idolatrada por gerações que sequer existiam quando de sua morte e por isso tão pouco podem ter uma opinião a respeito dele.
Senna foi o maior piloto de todos os tempos. Ele representou o brasil no exterior com dignidade e conquistou o mundo.
“Foi o maior de todos os tempos!”
Porquê?
Como é possível fazer uma afirmação imbecil dessas?
@@mariofernandes6498 Imbecil é você. Senna foi eleito o melhor da história numa votação com 217 pilotos de Fórmula 1. Quem é você pra menosprezar a opinião de pessoas diretamente ligadas ao esporte?
Se formos verificar os números, ele estará entre os dez melhores, mas dizer q é o melhor de todos, corrobora a análise feita por Régis Tadeu.
@@lucianodamasceno4937 Senna foi eleito o melhor de todos os tempos numa votação com 217 pilotos de F-1.
O luto ,apaga o lado escuro dos seres humanos, o mesmo acontece agora com Belchior ninguém tocava ou gravava ,suas músicas em vida.
O tricampeão Senna sem sombra de dúvidas foi um piloto excepcional para sua época. Schumacher também excepcional, apesar de ter ganho sete campeonatos mundiais e muito mais vitórias que Senna “infelizmente”, praticamente caiu no esquecimento do público e da mídia depois do terrível acidente que o afastou das pistas. Mas então porque Senna ainda é tão lembrado e admirado quase 30 anos após sua morte ? Bem, acredito que raros fenômenos como ele nascem e são formados por múltiplas qualidades e talentos e aparecem num momento histórico especial. Como piloto Senna era rapidíssimo em pista seca, excepcional em pista molhada, altamente combativo, focado, persistente, resiliente, ótimo acertador de carro e errava muito pouco. Valorizava e praticava seriamente a preparação física e mental. Mesmo com carros ruins ele geralmente conseguia ótimos resultados devido sua habilidade excepcional. Altamente experiente por ter começado a pilotar ainda muito criança. Senna também era carismático, alegre, simpático à mídia, às crianças, jovens e velhos e até por outros pilotos. Seu estilo arrojado, seguro e altamente combativo era empolgante aos olhos dos espectadores e repórteres, criando um excelente clima de disputa e cativando grande audiência quando corria. Raramente fazia dentro ou fora das pistas algo reprovável aos olhos do grande público. Por estes e outros tantos fatores se tornou naturalmente em um grande exemplo para o público, valorizou muito o esporte e as transmissões de F1 pela televisão. Senna também teve a grande “sorte” de ter tido Terry Fullerton na época do kart e Alan Prost na F1, seus maiores adversários e também os excelentes Nelson Piquet, Nigel Mansell e Michel Schumacher mas por curto período. Acredito fortemente que competir com Prost motivou Senna a se aprimorar e vice versa e neste sentido ambos se ajudaram mesmo se odiando nas pistas. Penso que é impossível existir um grande campeão sem grandes adversários. Vê-los disputar emocionava a todos. Prost até ganhou um campeonato mundial a mais que Senna mas por ter características diferentes não teve o mesma atenção da mídia e do público.
Certamente o maior herói que o esporte brasileiro já teve. Não só como piloto (pela sua habilidade e determinação), mas pelo ícone que ele se tornou. Acho que todo mundo se lembra onde estava no dia 1º de maio de 1994.
O Regis gosta muito de esculachar ícones do esporte, da musica, da cultura de uma forma geral como se ele fosse uma pessoa muito acima da média pra fazer essas afirmações com tamanha propriedade.
Eu até concordo com muita coisa que ele fala, mas o grande problema é a falta de respeito como que ele se refere a quem pensa diferente dele. Enfim... mas se está dando certo pra ele... ótimo.