Sobre perdas: perdas a gente já tem começando do rolo para a cabeça de corte, que nada passa de dois transdutores vibrando a agulha que corta o acetato. depois temos perda do acetato para o pvc, e significativas se comparadas. uma nota: vinil vai TER, TEM e sempre TERÁ certas distorções dependendo da gravação. isso já se tornou um charme, acontece principalmente nas guitarras dos rocks mais clássicos. o que tem de saturado em um som, o vinil triplica, guarde essa info no coração. sobre o digital, o que acontece no digital é a digitalização da senoide, que ao invés de linear é quadriculada em mileeeesimos minusculos que só num zoom dos infernos a gente vê. sinceramente isso não influencia taaaanto assim, influencia mais o "quentinho" do som que todo mundo adora, mas que no vinil (como já disse) tende a ter uma maior nuance. também não adianta de nada ser tudo analógico e a gravação ser mais ou menos. eu particularmente nem entraria nesse assunto, deixo pros chatos brigarem a toa enquanto to gravando meus discos e sendo feliz ouvindo músicas e suas nuances de como foram gravadas. Também nem discuto sobre esse assunto de digital/analog pois sinceramente, graças ao digital é que tivemos a oportunidade de voltar no tempo e ouvir nossos discos, e ainda ter discos novos do que praticamente quisermos.
tenho um vinil do guns'n roses e a faixa "welcome to the jungle" está perfeita, tanto em agudos medios e graves, e sem distorção alguma, minha agulha é uma ATN3601 original do Gradiente Ds 1000 e nem parece vinil de tão perfeito
Ótimo video baseado em "pesquisas", tem pessoas que teimam em dizer que não a diferença entre os coloridos e os pretos, mas é apenas achismo, eles querem acreditar nisso, dizem que tem lps coloridos ( eu mesmo tenho alguns) e não vêem a diferença, mas baseados nos aperelhos deles (medianos) nunca vão ver diferença como você mesmo explica no vídeo, sua explicação foi baseada em testes e experimentos feitos por profissionais do áudio, eu particularmente gostei do vídeo, parabéns, continue fazendo vídeos a base de muita pesquisa isso ajuda a todos nos(os que querem) a entender melhor esse mundo do vinil.
Adorei este vídeo Rodrigo, bela pesquisa hein!!! Eu sempre quis saber mais sobre LPs coloridos, acho fascinantes e é um diferencial, quebra um pouco a rotina nas coleções. Ainda não tenho nenhum, mas quero muito. Lá fora estão relançando toda a discografia da Madonna em vinis coloridos, um mais lindo que o outro, fico alucinado só de imaginar ter um destes!!!! kkk
Tiozão, eu sou engenheiro de áudio, você ao falar de masterização digital confundiu a compressão de arquivos (como o MP3) com compressão dinâmica (quando se utiliza um aparelho chamado compressor pra diminuir a dinâmica de uma música e aumentar o loudness dela).
Belo video, Tiozão. Eu trabalho com preparação de injetoras de plástico, e realmente 90% dos termoplásticos são translúcidos, e é acrescentado corante pigmentado para dar a cor desejada. A mais comum é preta, seja em eletrodomésticos ou automotivos. Em qualquer cor se pode acrescentar aditivos na resina que dão mais durabilidade e resistência. Um exemplo, Na maior parte de peças pl´[asticas automotivas é acrescentado um aditivo chamado UV, isso faz com que a peça fique bem mais resitente a ação solar. Existem outros tipos de aditivos, cada um atendendo a sua necessidade, peças que precisam ter maior ou menor dureza, peças que precisam ressitir a altas temperaturas, etc. Abração.
Tem um LP brasileiro colorido das antigas, lá dos anos 80, que é de Os Três Patinhos. Peguei no sebo pra relembrar, porque eu ouvia muito no início dos anos 90 num 3x1 normal. O meu antigo era azul, e encontrei vermelho. Foi prensado no Brasil. Eu posso dizer: que som! Não perde de jeito nenhum pros vinis pretos. Picture disc é que é complicado. Não tenho vontade de ter nem como decoração.
Canal do Tiozão do Vinil pois é, eu não tive nenhum além desse que descrevi, mas imagino que o som dos outros fosse ruim por causa do reaproveitamento dos materiais, como você disse. Tenho um LP colorido já da década de 2010, e também com um som incrível. No final, o material utilizado pra fazer os LPs e o cuidado com a masterização das gravações fazem toda a diferença, sendo o vinil preto ou colorido. Obrigado por responder, Tiozão!
Muito interessante o vídeo!! Isso sempre foi dito que a qualidade dos pictures discs e os coloridos era inferiores ao preto, mas ninguém nunca me explicou o motivo. Muito obrigado por matar essa curiosidade que acredito ser a de muitos! Aguardo ansioso pelo vídeo sobre os pictures discs!
Já vi um engenheiro falando num vídeo também que um dos motivos do padrão ser preto também é o fato de se conseguir visualizar a divisão de faixas mais facilmente. Parabéns pelo vídeo!
Tiozão, que saudades!!! Queria compartilhar aqui uma experiência pessoal. Em 2021, foi lançado o LP All Things Must Pass 50th Anniversary com uma nova mixagem, levemente diferente do LP original de 1970. Ele foi lançado em vários formatos: com 3, 5 e 8 LPs na cor preta e com 3 LPs do tipo "splattered". Eu comprei o meu assim que ele saiu no Brasil. Optei pela versão com 3 LPs na cor preta (onde eu comprei, não estava disponível a versão "splattered"). Adorei o som! Dois anos depois, apareceu uma oportunidade para eu comprar o "splattered" e resolvi arriscar, pois é um diferencial muito bonito! Cogitei até vender o meu de 2021, porque pensei que o som desse seria idêntico, afinal era a mesma master. Porém, coloquei para tocar e consegui ouvir sim um ruído muito forte apenas no final de uma música. Por sorte, pude devolver o LP e reaver meu dinheiro, mas veja só: a master era a mesma, a única diferença era que um era preto e outro era "splattered". Não sei se eu dei azar nessa segunda compra, mas fiquei com bastante medo de comprar "splattered" novamente. Fiquei surpreso ao saber que o "splattered" é um dos que possui mais ruído. Se o ruído que eu ouvi foi causado pela cor, é sinal de que ele é perceptível sim, pois meu aparelho está longe de ser um hi-end.
A única coisa ruim pra mim dos vinis coloridos é as cores claras tipo um amarelo que eu tenho de eurodance é enxergar as raias com as músicas e também alguns riscos na hora de comprar por conta dele ser bem claro.
Aqui em casa tem uns coloridos de histórias infantis do início dos anos 70, que minha avó comprou pra por pra minha mãe e tio ouvirem. Tem do patinho feio, lobo mau entre outros
5 років тому+16
Eu não gosto de discos coloridos, quando você compra o disco de segunda mão em um sebo, não da pra ver o verdadeiro estado de conservação do disco.
Por minha experiência pessoal, evito essas edições coloridas. Tenho apenas dois álbuns desse tipo (Kind of Blue, do Miles Davia, e Rough and Rowdy Ways), comprados selados! E ambos vieram com o mesmo problema: em um outra faixa, um chiado incomum, parecendo fritada de ovo, principalmente na caixa direita, ativa. É realmente estranho, pois não é no disco todo, mas em determinadas faixas. Nenhum dos meus discos pretos apresenta problema semelhante, o que só confirma que o problema está nos vinis coloridos. No caso do disco do Dylan, como sou fanático, desembolsei mais uma grana para adquirir uma edição tradicional, que toca maravilhosamente bem. Um detalhe: o chiado desaparece em alguns faixas e some em outras quando uso uma agulha elíptica. Com a cônica, a edição fica ainda pior. Enfim, um tanto traumatizado. Havendo opção, prefiro sempre os vinis tradicionais.
Escutando um som aqui em casa e acabei de lembrar do canal :) . Tô escutando Sodom "Persecution mania" em Picture Lp , o som é excelente . Um de nossos amigos aqui do canal ouviu dizer q tem q fugir deles ,(recomendo q pegue 1 para testar amigo) ,é muito bom , pode ser q tenha prensagens ruins , mas os meus são ótimos :) .
Particularmente, e justamente pelos motivos expostos no vídeo, não percebo diferença de qualidade entre os LPs pretos e dos demais. Tenho um Ummagumma, do Pink Floyd, que é azul, e me impressiona pela qualidade.Agora, falaste no vídeo que os compostos para os LPs coloridos podem vir a dar uma percepção de serem menos rígidos. Nesse ponto tenho a mesma percpção,chegando a empenar com maior facilidade. Vídeo bem técnico e didático.Abraço.
Realmente a qualidade da prensagem e da masterização ou remasterização é muito importante eu tenho alguns discos aqui que são reedições dos anos 80 em que a qualidade da gravação é muito superior a do original anos 70.
tehno varios discos coloridos, tem diferenca perceptibel, normalmente som mais duro mas metalizado, no som de baixa cualidade nao da pra perceber, ja que todo discos soa bastante abaixo das posibilidades, mais ja com um aparelho Medio, e bem perceptibel, otimo video, e susseso (desculpe erros de gramatica e ortograficos nao sou Brasileiro)
Sempre tive essa dúvida à respeito dos vinis coloridos em virtude do box do Queen que possuo, onde todos os LPs são coloridos. Vídeo muito esclarecedor 👏👏👏👏
Valew rodrigo...mais um tutorial top d linha como de costume alias...e eu concordo com vc...os vinis coloridos nao tem uma diferenca acentuada em qualidade de audio a ponto de descarta-los... inclusive tenho alguns coloridos q tem qualidade d audio superior aos pretosem determinados casos. Agora ja os picture discs esses sim percebo uma qualidade d audio inferior mais perceptivel...aguardamod o video sobre os pictures.. abraco
Pô vlw, pela a dica da lojas de camisetas. Essa do The Cult é foda!!!! Tenho 4 disco deles... Ficou massa a abertura com o som do chuvisquinho do vinil!!!! Parabéns pela a ideia!!!!!
parabens,,,, otima esplicacao ,,,, deicho aqui uma sugestao de fazer alguns videos sobre o rochk nacional ,, envolvendo as regioes ,, aqui no sul ;;; nenhum de nos ,,, garotos da rua ,,, engenheiros do havai ,,,viuva negra e etc...buenas,,, baita abraco tche
A gravação digital PCM não comprime o sinal, ela CODIFICA o sinal. A amostragem é feita numa taxa muito alta (44.100 amostras por segundo, que após interpolados vão recriar as senóides e oferecer uma extensão de frequências partindo dos 20Hz até os 22.050Hz. Acima dos 20.000Hz já começam as ondas ultrassônicas, ou seja, o cara precisa ter o ouvido de um cachorro ou de um morcego para conseguir ouvir essas frequências.
Interessante falar sobre esse assunto, eu percebia que meus lp's coloridos começavam a chiar com pouco tempo de uso enquanto os pretos continuavam normais, dava sensação de fragilidade das bolachas coloridas. Pra compensar isso acabava limpando esses com mais frequência e adicionando algumas gramas no peso do braço se necessário. Mas sinceramente, não há do que se preocupar, todos os pretos e coloridos continuam tocando firme e forte! Abraços e parabéns pelo canal.
Uma coisa é certa , pra avaliar o estado do disco, o fato dele ser preto é melhor, pois em LPS coloridos fica dificil ver sujeira, arranhoes, etc.. eu tenho um vinil da ariola que é laranja, é dificil e quase impossivel ver se ele esta manchado, arranhado ou sujo, mal da pra ver os sulcos.
esse clear color é mt legal. vi em um relançamento do Tim Maia Racional, o 'existencial soul' acho. levando em conta o conteudo do album, ficou muito maneiro kkkk mas prefiro preto e de época :D
Muito bom o vídeo, Tiozão! Parabéns! Nas pesquisas feitas, por acaso tem alguma informação se a composição química dos discos coloridos poderia causar maior desgaste na agulha? Valeu!
Olá Thiago! Como a superfície dos LPs coloridos não contam com a mistura de carbono e grafite - o que favorece a passagem da agulha com mais facilidade -, suponho que o desgaste da agulha seja ligeiramente mais rápido.
Não é pq o arquivo é digital que ele é comprimido (falando de compressão de aúdio e não de dados) as gravações analógicas também usavam diversos compressores, inclusive grandes estúdios utilizam esses mesmos compressores analógicos, o que acontece é que desde algum lugar nos anos 90 as gravações são extremamente comprimidas.
Muito bom o vídeo tiozão !, Poderia falar mais em um vídeo sobre aqueles sons highend de torres enorme e pra que serve tantos módulos e botões e visores , grato desde já , sou muito fã do seu canal , sempre ajudando nos !
Por experiencia pessoal digo que a prensagem interfere mais na qualidade que a cor e outros aspectos , tenho um LP amarelo do Mr Sam bem surrado que comprei em sebo , tem um som purissimo apesar dos estalos causados por aranhoes , ja um lp preto em melhor estado do Asia e outro tambem preto do genesis tem o som com medio ruim , rachado nos vocais ! sendo que tenho um Kraftwerk preto que soa perfeito , todos esses que me refiro sao BR
Isso é verdade, a prensagem faz a diferença, mas a cor influencia sim, quase imperceptível em aparelhos de alta precisão, em aparelhos medianos ou ruins é zero de percepção.
@@albertocp246 na real varia da granulação utilizada, já que o preto também é tingido. e não tem como ficar averiguando isso, pois a formula mesmo sendo constante pode variar. já vi caso de uma prensa que comprou 5ton. de material em promoção e se ferrou pois o material só dava bolha na prensagem, ele não atendia aos requisitos e no fim virou desperdício de recurso e dinheiro. era material preto e clear. Uma coisa eu sei: vinil hoje em dia é uma arte, de todas as formas e tamanhos, se ficar muito travado na qualidade (que ainda sai de um computador.....) a gente para no disco do roberto carlos..rs
Tenho picture disc novo e o som é bom mas tem muito ruido de fundo notavel nos silencios das musicas e entre faixas, coisa que parece comum neste tipo de disco devido ao material, mas é bem bonito girando.
The Cult é muito legal. Você poderia fazer um vídeo sobre a durabilidade dos vinis e CDs prensados originais. Quanto tempo em média dura um vinil e um CD prensado bem cuidado? Dura bem mais que um CD-R desses baratinhos vendidos em pino?
Particularmente utilizo o equalizador justamente pra compensar uma possível perda de qualidade nos vinis coloridos ou picture disc (tenho os dois tipos).Ajustando grave,médio e agudo,vou compensando e ajustando na hora da discotecagem.Utilizo um mixer simples,um mixer Stanton e vou monitorando pelo fone.
Canal do Tiozão do Vinil estamos aqui pra isso mesmo.Compartilhar experiências.Mesmo eu tendo meus equipamentos é sempre bom ver seus vídeos.Conhecimento nunca é demais.Forte abraço.
Se houvessem LPs reciclados a preços mais acessiveis, com certeza eu compraria. Meu equipamento não é ruim, mas também não é HI-FI. Se bobear nem iria perceber tanto a diferenca quando ouvisse um Ride The Lightning do Metallica por exemplo.
outra coisa que pode gerar um ruido a mais em uma prensagem é o tempo a mais de saponáceos (detergente), na hora da lavagem da matriz. já vi casos de não enxaguarem direito ou até mesmo esquecer, e você ouve um chiado levado aos graves, um tanto quanto um sopro
Eu usei a maletinha da Crosley por uns 4 anos, sem ter o conhecimento de que essas maletas sao horriveis e danificam o vinil. Vinis que eu comprava zerados da loja, na primeira vez que tocava, uma faixa ou outra ficava pulando e eu nao entendia o motivo, ja que era vinil novo. Eu achava que era agulha, eu comprava agulha nova e o problema permanecia. Depois que descobri o motivo, juntei uma grana e comprei uma Audiotecnica AT-LP 120. Rapaiz, todos os meus problemas acabaram! Dos vinis que pulavam, nenhum pulou mais! Voces que usam a maletinha, se puderem trocar de aparelho, troquem mesmo pessoal! :)
No meu caso particular eu não gosto de discos coloridos simplesmente por uma questão estética. Tenho apenas um tocadiscos Rega Planar 1 e o meu ouvido não é de audiofilo ou seja não sinto diferença do som...não tenho essa capacidade. Gosto mesmo do nostálgico disco preto. Aqui no UA-cam há uns vídeos da polisom aí do Brasil a explicar como se faz o disco vinil, é muito interessante. Abraço aí a todos do canal.
Qdo eu era criança adorava ver a agulha carregando a sujeira...era tanta q a musica nem saia kkkk. Eu tinha 1...amarelo, *os 3 patinhos* ...criança ne...achava o MAXIMO ver aquilo rodar.
Antigamente os backups do áudio analógico original do vinil era feito em fitas de rolo. Diziam ser sem perdas nenhuma na gravação. Os gravadores de rolo precisam voltar a ser fabricados em grande escala novamente.
tem uma empresa (nao me lembro quem) que já tá fazendo isso.. legal que a gente (e os estudios de hoje) muitas vezes passam o digital pro rolo.. ahahahah. pra se ter u vinil gravado de outro vinil a única forma perfeita é gravar um som analógico pra um direct metal master, captar esse som em uma capsula ultra hi end e flat e passar para o rolo, pois do acetato pro pvc já se tem perdas significativas. e isso meu filho vai gerar um custo tão absurdo que os discos triplicariam de valor.
Mas passar do digital pro rolo é mesma coisa que fazer nada, pois seria a mesma coisa que converter um arquivo de mp3 128 kbps para mp3 320 kbps.@@vml1317
Tiozão tudo belezinha? Vou deixar meu relato. Tenho apenas dois vinis coloridos, um Yes (Going for the one) Azul e outro amarelo do Kraftwerk (Computer World).Todos importados e 180gr, posso falar que perdem muito para os pretos. Tanto que não compro mais coloridos. No meu equipamento é fácil de eu notar a diferença. Outra coisa que tbm não compro mais são os discos da Polysom. Todos que comprei ( Tim, Fernanda Takai, Secos e Molhados, Belchior, Novos Baianos, Azimute)são feitos à partir de matrizes digitais e não tem o mesmo refinamento que encontro lá fora. Bem diferente da maioria que importo que usam matrizes analógicas . Faz tempo que importo, não tem razão nenhuma pagar 95,00 reais pra ouvir Cd no Toca Discos. Parabéns pelo canal, faz tempo que sou inscrito, mas é a primeira vez que comento. Abração.
Os importados custumam ser melhores devido aos maiores cuidado com o processo todo, mas 95% dos discos gravados da decada de 90 pra cá são produzidos e gravados todo no processo digital.
@@albertocp246,não sei se o percentual é esse todo, mas realmente acontece isso que vc comentou. Procuro comprar sempre os que são produzidos a partir de matrizes analógicas, mas claro que infelizmente são minoria. Na audição é fácil perceber à diferença entre eles.
@@livroepensamento1311 ,eu comecei comprando do Armazém do Vinil, depois comecei a pegar da Amazon. Por último, encontrei um vendedor no Mercado livre que tem títulos que gosto . Precisando de alguma informação sobre discos, se eu puder ajudar, fique a vontade para perguntar. Abraço.
Parabéns pela explicação bastante informativa. Sugiro que vc também confira um blog de um audiofilo chamado Joaquim Cutrim tem bastante esclarecimentos sobre qualidade referente ao vinil: joaquimcutrimblogs.blogspot.com/?m=1
um dia eu monto um canal e falo melhor sobre esse assunto. sou engenheiro de corte (gravo discos de vinil) e pode acontecer até de disco TRANSPARENTE ter mais ruido por exemplo que um vinil verde (o que não deveria aconteecr). tudo depende do material. por exemplo: o picture disc é uma composição de núcleo de pvc preto (pra dar dureza), a imagem em papel e uma folha TRANSPARENTE onde o som é prensado. e porque o som é ""inferior""? porque o material é PE, não PVC, e isso muda um tanto na sonoridade, taí um exemplo de que mesmo transparente, o som pode ficar ruim devido ao material, não por conta da cor e espessura do disco. (agora, se nego sair ligando pra gravadora perguntando de material utilizado depois de ler isso, é melhor voltar pro mp3 e ficar nele, muita frescura com vinil é falta de ter o que fazer na vida). tenho um disco duplo do VELOCITY 2X.. é trilha sonora de um JOGO, um disco é AZUL e o outro é ROSA TRANSLUCIDO, a capa é IMPECAVEL e até o rótulo é deliciosamente bem prensado sem rasgos.. por chegar a ter 23min de cada lado, o volume é mais baixo.. resultado: som MARAVILHOSO.. essa de cor e espessura sinceramente é pura frescura, já que o corte do disco é de no maximo 0.3, ter um disco de 1mm não faz diferença.
Vídeo muito bom! Você sabe dizer se as informações sobre a masterização, analógica ou digital, vem no próprio LP, ou se deve pesquisar em outra fonte antes de efetuar a compra? Abraço!
não entendo muito, mas em fim, os lp sao prensado de uma unica forma, os mesmo lp dos mesmo cantores e as mesmas musicas nao sao lançado em varias cores, entao se eu gosto de determinado lp eu so compro ou nao, pq acho que nao vai ter o mesmo lançamento em preto para mim e em vermelho para o vizinho ou azul para outra pessoa, seria isso,,,,,ou eles saiam em varias presnagens diferentes
Disco preto permite ver se tem arranhados, se está sujo, poeira, marca de dedos... nos coloridos não dá pra ver nada. Jà nos pictures, não dá pra ver nada e o som ainda é naturalmente ruim. Gosto de LP preto.
Ser prensagem nacional já é u m "down". Todas as prensagens nacionais, mesmo em preto, tem a qualidade de som muito baixa. Tanto que minhas coleções do Elvis e Beatles será o primeiro em RCA amarelo (selo RCA ocre, a não ser pelos lançados depois de 74), antes da crise do petróleo que afetou a qualidade do final, e a de Beatles até a volta da Capitol arco-íris.
Sobre perdas: perdas a gente já tem começando do rolo para a cabeça de corte, que nada passa de dois transdutores vibrando a agulha que corta o acetato. depois temos perda do acetato para o pvc, e significativas se comparadas.
uma nota: vinil vai TER, TEM e sempre TERÁ certas distorções dependendo da gravação. isso já se tornou um charme, acontece principalmente nas guitarras dos rocks mais clássicos. o que tem de saturado em um som, o vinil triplica, guarde essa info no coração.
sobre o digital, o que acontece no digital é a digitalização da senoide, que ao invés de linear é quadriculada em mileeeesimos minusculos que só num zoom dos infernos a gente vê. sinceramente isso não influencia taaaanto assim, influencia mais o "quentinho" do som que todo mundo adora, mas que no vinil (como já disse) tende a ter uma maior nuance.
também não adianta de nada ser tudo analógico e a gravação ser mais ou menos. eu particularmente nem entraria nesse assunto, deixo pros chatos brigarem a toa enquanto to gravando meus discos e sendo feliz ouvindo músicas e suas nuances de como foram gravadas.
Também nem discuto sobre esse assunto de digital/analog pois sinceramente, graças ao digital é que tivemos a oportunidade de voltar no tempo e ouvir nossos discos, e ainda ter discos novos do que praticamente quisermos.
tenho um vinil do guns'n roses e a faixa "welcome to the jungle" está perfeita, tanto em agudos medios e graves, e sem distorção alguma, minha agulha é uma ATN3601 original do Gradiente Ds 1000 e nem parece vinil de tão perfeito
Ótimo video baseado em "pesquisas", tem pessoas que teimam em dizer que não a diferença entre os coloridos e os pretos, mas é apenas achismo, eles querem acreditar nisso, dizem que tem lps coloridos ( eu mesmo tenho alguns) e não vêem a diferença, mas baseados nos aperelhos deles (medianos) nunca vão ver diferença como você mesmo explica no vídeo, sua explicação foi baseada em testes e experimentos feitos por profissionais do áudio, eu particularmente gostei do vídeo, parabéns, continue fazendo vídeos a base de muita pesquisa isso ajuda a todos nos(os que querem) a entender melhor esse mundo do vinil.
Obrigado pelo apoio, amigo!
Como sempre seus vídeos são frutos de muita pesquisa, seja para assuntos técnicos ou apresentação de artistas e álbuns.
Tenho um disco de vinil do Mister Sam na cor amarela. Show de bola. Não me decepcionou nunca.
Acho esses vinis coloridos muito bonitos. Ainda não tive a oportunidade de pegar nenhum, mas caso surja eu vou pegar, com certeza.
Seria legal um vídeo seu falando dos “pictures discs” assim como foi esse dos lps coloridos!!! Abcz. 👍👊
dias atrás fui pegar uma encomenda (kraftwerk the mix, vinil branco) e o dono da loja colocou um picture disc, do yes, importado.... som horrivel...
Bom dia.
Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho de pesquisa.
Conheci o canal recentemente. Muito bom!
Adorei este vídeo Rodrigo, bela pesquisa hein!!! Eu sempre quis saber mais sobre LPs coloridos, acho fascinantes e é um diferencial, quebra um pouco a rotina nas coleções. Ainda não tenho nenhum, mas quero muito. Lá fora estão relançando toda a discografia da Madonna em vinis coloridos, um mais lindo que o outro, fico alucinado só de imaginar ter um destes!!!! kkk
Que bom que gostou, amigão! Espero que consiga os seus discos!!
Tiozão, eu sou engenheiro de áudio, você ao falar de masterização digital confundiu a compressão de arquivos (como o MP3) com compressão dinâmica (quando se utiliza um aparelho chamado compressor pra diminuir a dinâmica de uma música e aumentar o loudness dela).
Belo video, Tiozão. Eu trabalho com preparação de injetoras de plástico, e realmente 90% dos termoplásticos são translúcidos, e é acrescentado corante pigmentado para dar a cor desejada. A mais comum é preta, seja em eletrodomésticos ou automotivos. Em qualquer cor se pode acrescentar aditivos na resina que dão mais durabilidade e resistência. Um exemplo, Na maior parte de peças pl´[asticas automotivas é acrescentado um aditivo chamado UV, isso faz com que a peça fique bem mais resitente a ação solar. Existem outros tipos de aditivos, cada um atendendo a sua necessidade, peças que precisam ter maior ou menor dureza, peças que precisam ressitir a altas temperaturas, etc. Abração.
Muito obrigado pelas ótimas informações, amigo!!
Tem um LP brasileiro colorido das antigas, lá dos anos 80, que é de Os Três Patinhos. Peguei no sebo pra relembrar, porque eu ouvia muito no início dos anos 90 num 3x1 normal. O meu antigo era azul, e encontrei vermelho. Foi prensado no Brasil. Eu posso dizer: que som! Não perde de jeito nenhum pros vinis pretos. Picture disc é que é complicado. Não tenho vontade de ter nem como decoração.
Nem todos os coloridos infantis tinham sons ruins, mas em geral tinham...
Canal do Tiozão do Vinil pois é, eu não tive nenhum além desse que descrevi, mas imagino que o som dos outros fosse ruim por causa do reaproveitamento dos materiais, como você disse. Tenho um LP colorido já da década de 2010, e também com um som incrível. No final, o material utilizado pra fazer os LPs e o cuidado com a masterização das gravações fazem toda a diferença, sendo o vinil preto ou colorido. Obrigado por responder, Tiozão!
Muito interessante o vídeo!! Isso sempre foi dito que a qualidade dos pictures discs e os coloridos era inferiores ao preto, mas ninguém nunca me explicou o motivo. Muito obrigado por matar essa curiosidade que acredito ser a de muitos! Aguardo ansioso pelo vídeo sobre os pictures discs!
Já vi um engenheiro falando num vídeo também que um dos motivos do padrão ser preto também é o fato de se conseguir visualizar a divisão de faixas mais facilmente. Parabéns pelo vídeo!
Obrigado amigo! Eu também já ouvi que o preto esconderia as imperfeições do pvc,
Tiozão, que saudades!!! Queria compartilhar aqui uma experiência pessoal. Em 2021, foi lançado o LP All Things Must Pass 50th Anniversary com uma nova mixagem, levemente diferente do LP original de 1970. Ele foi lançado em vários formatos: com 3, 5 e 8 LPs na cor preta e com 3 LPs do tipo "splattered". Eu comprei o meu assim que ele saiu no Brasil. Optei pela versão com 3 LPs na cor preta (onde eu comprei, não estava disponível a versão "splattered"). Adorei o som!
Dois anos depois, apareceu uma oportunidade para eu comprar o "splattered" e resolvi arriscar, pois é um diferencial muito bonito! Cogitei até vender o meu de 2021, porque pensei que o som desse seria idêntico, afinal era a mesma master. Porém, coloquei para tocar e consegui ouvir sim um ruído muito forte apenas no final de uma música. Por sorte, pude devolver o LP e reaver meu dinheiro, mas veja só: a master era a mesma, a única diferença era que um era preto e outro era "splattered".
Não sei se eu dei azar nessa segunda compra, mas fiquei com bastante medo de comprar "splattered" novamente. Fiquei surpreso ao saber que o "splattered" é um dos que possui mais ruído. Se o ruído que eu ouvi foi causado pela cor, é sinal de que ele é perceptível sim, pois meu aparelho está longe de ser um hi-end.
A única coisa ruim pra mim dos vinis coloridos é as cores claras tipo um amarelo que eu tenho de eurodance é enxergar as raias com as músicas e também alguns riscos na hora de comprar por conta dele ser bem claro.
Aqui em casa tem uns coloridos de histórias infantis do início dos anos 70, que minha avó comprou pra por pra minha mãe e tio ouvirem. Tem do patinho feio, lobo mau entre outros
Eu não gosto de discos coloridos, quando você compra o disco de segunda mão em um sebo, não da pra ver o verdadeiro estado de conservação do disco.
Eu acho o som dos vinis da RCA melhor do que os da Som Livre
Por minha experiência pessoal, evito essas edições coloridas. Tenho apenas dois álbuns desse tipo (Kind of Blue, do Miles Davia, e Rough and Rowdy Ways), comprados selados! E ambos vieram com o mesmo problema: em um outra faixa, um chiado incomum, parecendo fritada de ovo, principalmente na caixa direita, ativa. É realmente estranho, pois não é no disco todo, mas em determinadas faixas. Nenhum dos meus discos pretos apresenta problema semelhante, o que só confirma que o problema está nos vinis coloridos. No caso do disco do Dylan, como sou fanático, desembolsei mais uma grana para adquirir uma edição tradicional, que toca maravilhosamente bem.
Um detalhe: o chiado desaparece em alguns faixas e some em outras quando uso uma agulha elíptica. Com a cônica, a edição fica ainda pior.
Enfim, um tanto traumatizado. Havendo opção, prefiro sempre os vinis tradicionais.
Escutando um som aqui em casa e acabei de lembrar do canal :) .
Tô escutando Sodom "Persecution mania" em Picture Lp , o som é excelente .
Um de nossos amigos aqui do canal ouviu dizer q tem q fugir deles ,(recomendo q pegue 1 para testar amigo) ,é muito bom , pode ser q tenha prensagens ruins , mas os meus são ótimos :) .
Bom dia, vídeo bacana Tiozão, valeu abraço!
Particularmente, e justamente pelos motivos expostos no vídeo, não percebo diferença de qualidade entre os LPs pretos e dos demais. Tenho um Ummagumma, do Pink Floyd, que é azul, e me impressiona pela qualidade.Agora, falaste no vídeo que os compostos para os LPs coloridos podem vir a dar uma percepção de serem menos rígidos. Nesse ponto tenho a mesma percpção,chegando a empenar com maior facilidade. Vídeo bem técnico e didático.Abraço.
Obrigado pelo apoio Alan! Abraço!
Parabens pelo video. A masterizacao ė um dos grandes fatores para a sonoridade dos lps e midias em geral.
Aguardando sobre os pictures disc! Parabéns pelo o vídeo.
Realmente a qualidade da prensagem e da masterização ou remasterização é muito importante eu tenho alguns discos aqui que são reedições dos anos 80 em que a qualidade da gravação é muito superior a do original anos 70.
Comprei uma dd200q o que vc acha eu adorei e vi que vc comprou uma dd100q fiquei muito feliz por vc tudo de bom.
Aí sim professor, o canal é muito bom
tehno varios discos coloridos, tem diferenca perceptibel, normalmente som mais duro mas metalizado, no som de baixa cualidade nao da pra perceber, ja que todo discos soa bastante abaixo das posibilidades, mais ja com um aparelho Medio, e bem perceptibel, otimo video, e susseso (desculpe erros de gramatica e ortograficos nao sou Brasileiro)
Obrigado por deixar a sua experiência com o assunto!
@@TiozaodoVinil obrigado a vc seu conteudo a super interesante
Sempre tive essa dúvida à respeito dos vinis coloridos em virtude do box do Queen que possuo, onde todos os LPs são coloridos. Vídeo muito esclarecedor 👏👏👏👏
Fique tranquilo que a masterização dos discos do seu box são de alta qualidade!
Valew rodrigo...mais um tutorial top d linha como de costume alias...e eu concordo com vc...os vinis coloridos nao tem uma diferenca acentuada em qualidade de audio a ponto de descarta-los... inclusive tenho alguns coloridos q tem qualidade d audio superior aos pretosem determinados casos. Agora ja os picture discs esses sim percebo uma qualidade d audio inferior mais perceptivel...aguardamod o video sobre os pictures.. abraco
Obrigado pelo apoio Samir!
Pô vlw, pela a dica da lojas de camisetas. Essa do The Cult é foda!!!! Tenho 4 disco deles... Ficou massa a abertura com o som do chuvisquinho do vinil!!!! Parabéns pela a ideia!!!!!
parabens,,,, otima esplicacao ,,,, deicho aqui uma sugestao de fazer alguns videos sobre o rochk nacional ,, envolvendo as regioes ,, aqui no sul ;;; nenhum de nos ,,, garotos da rua ,,, engenheiros do havai ,,,viuva negra e etc...buenas,,, baita abraco tche
Obrigado Jefferson! Boa sugestão!
Adorei o vídeo. Gostei de saber mais sobre vinil.
A gravação digital PCM não comprime o sinal, ela CODIFICA o sinal. A amostragem é feita numa taxa muito alta (44.100 amostras por segundo, que após interpolados vão recriar as senóides e oferecer uma extensão de frequências partindo dos 20Hz até os 22.050Hz. Acima dos 20.000Hz já começam as ondas ultrassônicas, ou seja, o cara precisa ter o ouvido de um cachorro ou de um morcego para conseguir ouvir essas frequências.
Tiozão poderia fazer um vídeo sobre limpeza de agulhas e manutenção.
Eu tbm quero esse vídeo
Ótima sugestão! Farei assim que possível!
Vinil colorido só lembro dos "disquinhos", com histórias infantis, sucesso nas décadas de 70 e 80.🍭
Interessante falar sobre esse assunto, eu percebia que meus lp's coloridos começavam a chiar com pouco tempo de uso enquanto os pretos continuavam normais, dava sensação de fragilidade das bolachas coloridas. Pra compensar isso acabava limpando esses com mais frequência e adicionando algumas gramas no peso do braço se necessário. Mas sinceramente, não há do que se preocupar, todos os pretos e coloridos continuam tocando firme e forte! Abraços e parabéns pelo canal.
Obrigado por contribuir com a sua experiência!
Tenho muitos coloridos. São bons !
Sensacional esse vídeo, muito esclarecedor
Eu nunca ouvi vinil colorido acho som do vinil preto bom Rodrigo. Boa noite amigo
Uma coisa é certa , pra avaliar o estado do disco, o fato dele ser preto é melhor, pois em LPS coloridos fica dificil ver sujeira, arranhoes, etc.. eu tenho um vinil da ariola que é laranja, é dificil e quase impossivel ver se ele esta manchado, arranhado ou sujo, mal da pra ver os sulcos.
Ótima pauta, Tiozao!!! Video muito bacana.
Depois trata um vídeo sobre prensagem. :)
esse clear color é mt legal.
vi em um relançamento do Tim Maia Racional, o 'existencial soul' acho. levando em conta o conteudo do album, ficou muito maneiro kkkk
mas prefiro preto e de época :D
Rapaz vou pegar um rádio igual ao seu... Começando neste mundo do vinil... Ja tive 3 em 1 nos anos 90
Isso acontece tbm em CDs,tenho cd dourado,mas n interfere na qualidade do áudio, ótimo vídeo tiozão, abraço.
É verdade. A mídia preta dificulta a ação do canhão ótico, por exemplo.
@@TiozaodoVinil dizem que os CDs piratas no geral danificam,mas acho que é lenda,a mídia preta é estranha mesmo
Muito bom o vídeo, Tiozão! Parabéns! Nas pesquisas feitas, por acaso tem alguma informação se a composição química dos discos coloridos poderia causar maior desgaste na agulha? Valeu!
Thiago Azzi Creio que não, afinal, o vinil preto também é pintado
Olá Thiago! Como a superfície dos LPs coloridos não contam com a mistura de carbono e grafite - o que favorece a passagem da agulha com mais facilidade -, suponho que o desgaste da agulha seja ligeiramente mais rápido.
Gosto de LPs coloridos e tenho diversos na minha coleção. Todos de cores sólidas. Um é totalmente translúcido.
Não é pq o arquivo é digital que ele é comprimido (falando de compressão de aúdio e não de dados) as gravações analógicas também usavam diversos compressores, inclusive grandes estúdios utilizam esses mesmos compressores analógicos, o que acontece é que desde algum lugar nos anos 90 as gravações são extremamente comprimidas.
Muito bom o vídeo tiozão !, Poderia falar mais em um vídeo sobre aqueles sons highend de torres enorme e pra que serve tantos módulos e botões e visores , grato desde já , sou muito fã do seu canal , sempre ajudando nos !
Que bom que gostou Flávio! A ideia de falar sobre os hi-end é muito boa!
Uma cosia é certa (na minha opinião): os HIG-END disputam para ver quem faz o design MAIS FEIO entre um e outro!
Por experiencia pessoal digo que a prensagem interfere mais na qualidade que a cor e outros aspectos , tenho um LP amarelo do Mr Sam bem surrado que comprei em sebo , tem um som purissimo apesar dos estalos causados por aranhoes , ja um lp preto em melhor estado do Asia e outro tambem preto do genesis tem o som com medio ruim , rachado nos vocais ! sendo que tenho um Kraftwerk preto que soa perfeito , todos esses que me refiro sao BR
Isso é verdade, a prensagem faz a diferença, mas a cor influencia sim, quase imperceptível em aparelhos de alta precisão, em aparelhos medianos ou ruins é zero de percepção.
@@albertocp246 na real varia da granulação utilizada, já que o preto também é tingido. e não tem como ficar averiguando isso, pois a formula mesmo sendo constante pode variar. já vi caso de uma prensa que comprou 5ton. de material em promoção e se ferrou pois o material só dava bolha na prensagem, ele não atendia aos requisitos e no fim virou desperdício de recurso e dinheiro. era material preto e clear.
Uma coisa eu sei: vinil hoje em dia é uma arte, de todas as formas e tamanhos, se ficar muito travado na qualidade (que ainda sai de um computador.....) a gente para no disco do roberto carlos..rs
Tenho picture disc novo e o som é bom mas tem muito ruido de fundo notavel nos silencios das musicas e entre faixas, coisa que parece comum neste tipo de disco devido ao material, mas é bem bonito girando.
The Cult é muito legal. Você poderia fazer um vídeo sobre a durabilidade dos vinis e CDs prensados originais. Quanto tempo em média dura um vinil e um CD prensado bem cuidado? Dura bem mais que um CD-R desses baratinhos vendidos em pino?
Já fiz! Confere lá!
Estou pensando seriamente em comprar 1 ou 2 Lp's coloridos infantis para decoração, estou pesquisando o que fazer.
Particularmente utilizo o equalizador justamente pra compensar uma possível perda de qualidade nos vinis coloridos ou picture disc (tenho os dois tipos).Ajustando grave,médio e agudo,vou compensando e ajustando na hora da discotecagem.Utilizo um mixer simples,um mixer Stanton e vou monitorando pelo fone.
Obrigado pelas dicas amigo!
Canal do Tiozão do Vinil estamos aqui pra isso mesmo.Compartilhar experiências.Mesmo eu tendo meus equipamentos é sempre bom ver seus vídeos.Conhecimento nunca é demais.Forte abraço.
Se houvessem LPs reciclados a preços mais acessiveis, com certeza eu compraria. Meu equipamento não é ruim, mas também não é HI-FI. Se bobear nem iria perceber tanto a diferenca quando ouvisse um Ride The Lightning do Metallica por exemplo.
outra coisa que pode gerar um ruido a mais em uma prensagem é o tempo a mais de saponáceos (detergente), na hora da lavagem da matriz. já vi casos de não enxaguarem direito ou até mesmo esquecer, e você ouve um chiado levado aos graves, um tanto quanto um sopro
Interessante, e nova (para mim) esta informação
Que show essa camisa do The Cult.
Tem um video sobre os Pictures??desde já agradeço
Essa banda é muito foda....
gostei muito do seu vídeo, parabéns !
Eu usei a maletinha da Crosley por uns 4 anos, sem ter o conhecimento de que essas maletas sao horriveis e danificam o vinil.
Vinis que eu comprava zerados da loja, na primeira vez que tocava, uma faixa ou outra ficava pulando e eu nao entendia o motivo, ja que era vinil novo. Eu achava que era agulha, eu comprava agulha nova e o problema permanecia.
Depois que descobri o motivo, juntei uma grana e comprei uma Audiotecnica AT-LP 120. Rapaiz, todos os meus problemas acabaram! Dos vinis que pulavam, nenhum pulou mais!
Voces que usam a maletinha, se puderem trocar de aparelho, troquem mesmo pessoal!
:)
*Além de que, já é muito sabido que estas maletas danificam o vinil!
Vinyl killerd
No meu caso particular eu não gosto de discos coloridos simplesmente por uma questão estética. Tenho apenas um tocadiscos Rega Planar 1 e o meu ouvido não é de audiofilo ou seja não sinto diferença do som...não tenho essa capacidade. Gosto mesmo do nostálgico disco preto. Aqui no UA-cam há uns vídeos da polisom aí do Brasil a explicar como se faz o disco vinil, é muito interessante. Abraço aí a todos do canal.
Abração Marcelo!
Qdo eu era criança adorava ver a agulha carregando a sujeira...era tanta q a musica nem saia kkkk.
Eu tinha 1...amarelo, *os 3 patinhos* ...criança ne...achava o MAXIMO ver aquilo rodar.
Ótimo vídeo!!!
Antigamente os backups do áudio analógico original do vinil era feito em fitas de rolo. Diziam ser sem perdas nenhuma na gravação. Os gravadores de rolo precisam voltar a ser fabricados em grande escala novamente.
tem uma empresa (nao me lembro quem) que já tá fazendo isso.. legal que a gente (e os estudios de hoje) muitas vezes passam o digital pro rolo.. ahahahah.
pra se ter u vinil gravado de outro vinil a única forma perfeita é gravar um som analógico pra um direct metal master, captar esse som em uma capsula ultra hi end e flat e passar para o rolo, pois do acetato pro pvc já se tem perdas significativas. e isso meu filho vai gerar um custo tão absurdo que os discos triplicariam de valor.
Mas passar do digital pro rolo é mesma coisa que fazer nada, pois seria a mesma coisa que converter um arquivo de mp3 128 kbps para mp3 320 kbps.@@vml1317
Tiozão tudo belezinha? Vou deixar meu relato. Tenho apenas dois vinis coloridos, um Yes (Going for the one) Azul e outro amarelo do Kraftwerk (Computer World).Todos importados e 180gr, posso falar que perdem muito para os pretos. Tanto que não compro mais coloridos. No meu equipamento é fácil de eu notar a diferença. Outra coisa que tbm não compro mais são os discos da Polysom. Todos que comprei ( Tim, Fernanda Takai, Secos e Molhados, Belchior, Novos Baianos, Azimute)são feitos à partir de matrizes digitais e não tem o mesmo refinamento que encontro lá fora. Bem diferente da maioria que importo que usam matrizes analógicas . Faz tempo que importo, não tem razão nenhuma pagar 95,00 reais pra ouvir Cd no Toca Discos. Parabéns pelo canal, faz tempo que sou inscrito, mas é a primeira vez que comento. Abração.
Os importados custumam ser melhores devido aos maiores cuidado com o processo todo, mas 95% dos discos gravados da decada de 90 pra cá são produzidos e gravados todo no processo digital.
@@albertocp246,não sei se o percentual é esse todo, mas realmente acontece isso que vc comentou. Procuro comprar sempre os que são produzidos a partir de matrizes analógicas, mas claro que infelizmente são minoria. Na audição é fácil perceber à diferença entre eles.
Olá Marco! Obrigado por compartilhar a sua experiência no assunto!! Abração!
Marco de qual site você importa?
@@livroepensamento1311 ,eu comecei comprando do Armazém do Vinil, depois comecei a pegar da Amazon. Por último, encontrei um vendedor no Mercado livre que tem títulos que gosto . Precisando de alguma informação sobre discos, se eu puder ajudar, fique a vontade para perguntar. Abraço.
No aguardo do vídeo do picture disc
Oi tiozão. Fala das vitrolas maletas antigas do anos 60/70. São boas?
Eram boas pra levar na casa de praia ou camping. Como toca-discos principal não acho boas não.
Rodrigo como podemos saber se o disco foi feito com matéria reciclado? Desculpa sou leigo e quero iniciar uma coleção de vinil.
Parabéns pela explicação bastante informativa.
Sugiro que vc também confira um blog de um audiofilo chamado Joaquim Cutrim tem bastante esclarecimentos sobre qualidade referente ao vinil:
joaquimcutrimblogs.blogspot.com/?m=1
Bom dia tem como tirar arranhões de disco de vinil
A barba cresceu rapidão
Sensacional
um dia eu monto um canal e falo melhor sobre esse assunto. sou engenheiro de corte (gravo discos de vinil) e pode acontecer até de disco TRANSPARENTE ter mais ruido por exemplo que um vinil verde (o que não deveria aconteecr). tudo depende do material. por exemplo: o picture disc é uma composição de núcleo de pvc preto (pra dar dureza), a imagem em papel e uma folha TRANSPARENTE onde o som é prensado. e porque o som é ""inferior""? porque o material é PE, não PVC, e isso muda um tanto na sonoridade, taí um exemplo de que mesmo transparente, o som pode ficar ruim devido ao material, não por conta da cor e espessura do disco. (agora, se nego sair ligando pra gravadora perguntando de material utilizado depois de ler isso, é melhor voltar pro mp3 e ficar nele, muita frescura com vinil é falta de ter o que fazer na vida).
tenho um disco duplo do VELOCITY 2X.. é trilha sonora de um JOGO, um disco é AZUL e o outro é ROSA TRANSLUCIDO, a capa é IMPECAVEL e até o rótulo é deliciosamente bem prensado sem rasgos.. por chegar a ter 23min de cada lado, o volume é mais baixo..
resultado: som MARAVILHOSO.. essa de cor e espessura sinceramente é pura frescura, já que o corte do disco é de no maximo 0.3, ter um disco de 1mm não faz diferença.
Tiozão também é Cultura....
Vídeo muito bom! Você sabe dizer se as informações sobre a masterização, analógica ou digital, vem no próprio LP, ou se deve pesquisar em outra fonte antes de efetuar a compra? Abraço!
Olá Linaldo! É difícil conseguir essa informação. É meio raro constarem no próprio disco. Talvez o mais indicado seja contatar o fabricante.
Entendi. Valeu!
Excelente aula, Tiozão. Fico muito feliz por ter a oportunidade de adquirir tanto conhecimento com o seu canal. Grande abraço!
Muito obrigado Caio! Abração!!
Eu tenho vários coloridos e pictures todos novos importados 180g e tem ótimo som
Que bom, amigo. Parabéns
Eu tenho um verde de historia infantil que veio num pacote de discos que ganhei,mas ate hoje nao coloquei pra escutar,rrsrs
Chegou a fazer o vídeo falando dos picture disc? Não achei.
Ainda não fiz...
Alguém saberia dizer qual foi o primeiro artista a gravar em vinil colorido nos anos 60 ou 70 exceto os infantis?
Já haviam discos de 78rpm coloridos antes dos anos 50. Nos anos 50 os compactos em vinil tinham cores diferentes dependendo do estilo musical.
Eu gostaria de saber qual a diferença do LP para o vinil de 12". É a mesma coia?
sim.
Boa pesquisa
LAIKÃO 😎👌👊🖒🖒
Como saber se o vinil é feito de maneira analógica?
Então se eu burrifar pó de grafite no LP os estalidos vão diminuir ou desaparacer.
Acho que borrifar seja uma coisa; e já vir misturado e processado junto com o vinil já seria outra coisa ou outro resultado...
Muito informativo
Será que consigo passar um cd pra disco de vinil?
Bom Dia ! tenho uma duvida como saber se o vinil tem gravação master ou analogica?
Como é feito o disco de vinil com foto?
não entendo muito, mas em fim, os lp sao prensado de uma unica forma, os mesmo lp dos mesmo cantores e as mesmas musicas nao sao lançado em varias cores, entao se eu gosto de determinado lp eu so compro ou nao, pq acho que nao vai ter o mesmo lançamento em preto para mim e em vermelho para o vizinho ou azul para outra pessoa, seria isso,,,,,ou eles saiam em varias presnagens diferentes
Algumas vezes saem em prensagem de cores diferentes sim
Bom vídeo
Olha, acho que a cor não contribui em nada para a qualidade do vinil!! Me parece apenas, uma questão mercadológica. Valeu tiozão!!
Gostei tiozao!
Na realidade, o que vai influenciar no som é o conjunto capsula/agulha e não a cor do vinil...
Uma p*ta explicação! Valeu Rodrigo!
Obrigado Thiago!
Só ver ter um BAITA aparelho quando eu for velho... até lá meus ouvidos não vão estar tão bons... logo, nunca vou perceber a diferença KKKKKK
Disco preto permite ver se tem arranhados, se está sujo, poeira, marca de dedos... nos coloridos não dá pra ver nada. Jà nos pictures, não dá pra ver nada e o som ainda é naturalmente ruim. Gosto de LP preto.
Ser prensagem nacional já é u m "down". Todas as prensagens nacionais, mesmo em preto, tem a qualidade de som muito baixa. Tanto que minhas coleções do Elvis e Beatles será o primeiro em RCA amarelo (selo RCA ocre, a não ser pelos lançados depois de 74), antes da crise do petróleo que afetou a qualidade do final, e a de Beatles até a volta da Capitol arco-íris.
ganhou +1 sucesso