Sou da área de tecnologia, mas falar a verdade gosto de ver sobre diversos assuntos. E tanto o Prof. Leandro como o Prof. Sílvio Almeida, são muito bons. Gosto das literaturas de Marx.
Esse estudo, que garante a consciência da vida política do ser, é imprescindível a qualquer trabalhador. Parabéns Luka. E não desista de lutar pela sua liberdade. O comunismo vem aí!
Prof. Alysson Mascaro é o supra sumo do ser humano que ajuda na compreensão dos direitos dos trabalhadores. Depois que o conheci nunca mais deixei de o procurar nas redes para aprender e me apropriar um pouco sobre conhecimento da filosofia do direito jurídico!
Sou Fã de suas aulas, Um professor que me dá animo para continuar a luta, a qual fico feliz, pois de tanto falar dele no serviço social, alguns teóricos já estão comentando e falando dele . Foi ele que me apresentou Pachukanis e me apaixonar por suas aulas, palestras, eventos etc....
bom.. não muito bom com as palavras mas quero agradecer ao Prof Alysson Leandro pelos videos e pelos livro, sou iniciante no curso de direito e para meus trabalhos tem me trago clareza, entendimento, e me levado a reflexões antes nao tidas pois nao tinha acesso a obras maravilhosas como como por exemplo a Introdução ao Estudo do Direito, obra qual me levou a conhecer pensadores e formadores de conceitos como do maxismos, pachukanis, Stuttgart. emfim pretendo em um momento breve poder comprar e estudar esses libros que a editor possui, Deus abençoe e continue dando força e sabedoria a vocês que nos traz gratuitamente esses materias on-line e impressos.
Excelente exposição do professor Mascaro. Reveladora da essência do direito na sociabilidade burguesa. Terei Pachucanis a partir de agora como uma referência teórica imprescindível às minhas reflexões.
Excelente exposição do professor Mascaro. Reveladora das determinações fundamentais do direito moderno. Terei, a partir de agora, a obra de Pachucanis como uma de minhas referências de análise da realidade.
Bom dia aos dirigentes da TV Boitempo , gostaria muito de poder ouvir nas falas deste grande orador de ótimas palestra sobre a filosofia do direito, abordar um tema tão velado pela grande imprensa , que mais esconde quando mostra que é o tema tão falada que é acho que é DIREITO DOS FATOS.
Não dá para ignorar a luta de classes. Saber compreender como a mercadoria e o mercado nos afetam na dinâmica dos relacionamentos é importante. Ainda bem que temos bons intérpretes. Alysson é uma dessas mentes brilhantes que nos joga uma bóia...
Joyce Cesar Pires Pires você se refere à reprodução ampliada? Bem, não importa, a mais-valia já foi exaustivamente refutada, até a teoria do valor do trabalho do Adam Smith já foi refutada, pode continuar no seu mundo da lua, manda umas dicas pro Maduro.
Refutade por Mises que citou coisas que Marx não disse e por Karl Poper que disse não dá pra refutar o Marxismo pq não é um ciência. Grandes refutações.
A CLASSE TRABALHADORA É O OCEANO. A LUTA É O PEIXE. Do ideograma de Mao Zedong: O povo é o oceano; a guerrilha é o peixe. O povo é de onde nasce a luta. Da consciência de classe para si. Esse o sentido dessa frase do Mao. Não podemos organizar a luta (o peixe) dentro de um grupo de elite da classe trabalhadora. Não adianta as lideranças (intelectuais orgânicos, em Gramsci) desejarem uma greve geral. Ela só ocorre espontaneamente (Rosa Luxemburgo), quando a classe operária e camponeses desejam. Assim, organizamos a luta de classe mas apenas quando as condições estão dadas (Marx e Engels). O oceano é a classe trabalhadora. A Talata ( a consciência para si /Rosa Numinosa) que se eleva cobrindo ruas , avenidas Até a base das montanhas. Preparando, limpando o caminho da revolução.... até o planalto central do país.
"...o direito submetido às classes trabalhadoras..." ...essa afirmativa identifica uma das causas da desmoralização da área jurídica...submetendo-se a outra classe e apoiando regime superado pela história...
E esse diagnóstico do Pachucanis feito décadas atrás continua sendo um dos problemas centrais do Brasil...direita e esquerda brigam para ter cargos e posições, enquanto o poder e a estrutura toda segue a disposição do capital. Exemplos atuais: Bolsonaro nomeia um banqueiro como presidente do BC e suspende o pagamento de 90 bilhões em precatorios. Lula assume, mantém o mesmo presidente no BC, quando resolve trocar coloca outro banqueiro e paga os precatorios de uma vez favorecendo 6 bancos que compraram pela metade do preço...mais do mesmo.
Joyce Cesar Pires Pires é possível uma compreensão diferente. Nem todo Estado foi burguês, nem todo Direito foi burguês. Existe um elemento das pessoas que nenhuma forma de governo pode erradicar: a capacidade de reivindicar e indignar-se. inclusive a URSS não conseguiu tornar todas as pessoas coerentes com a ideologia do governo. Assim como nenhum outro governo antes. Este elemento é descartado ao se falar em teoria do Direito, mas vejo como relevante. Obviamente, na modernidade, o Estado de Direito foi uma maneira de monopolizar "o que é o Direito?" aí sim é um direito burguês...
@@carllacandece9575 Só existe capitalismo onde há Estado. O direito é o arcabouço do Estado. Ele regula a propriedade e exerce a violência contra todos que não a possuem, mas a reivindicam justamente. O direito torna legítima (e ao mesmo tempo que estabelece limites) a exploração dos donos dos meios de produção sobre todos que dependem de um salário para viver. É luta permanente na tensão contraditoria entre igualdade e liberdade.
Afirmativa de Pachukanis: " O Direito não existia na sociedade romana, pela existência da escravidão...o Direito não existe no Socialismo, porque é imposto pela força...O Direito só pode existir numa Sociedade Capitalista e Liberal."
Afirmação excessivamente estranha. E o Direito Romano foi trazido por quem? Por ETs? Também no socialismo surgiu o chamado Direito socialista, ou Direito proletário. O problema de Pashukanis é que ele entendia todo o direito como direito civil, e na realidade não é assim.
Brasil!! - 44 HS jornada semanal - 100% encargos sociais - FGTS pior remuneração - Poupança segunda pior - 17.000 sindicatos - Milhares de ONGs - 14.3 milhões desempregados - R$ 4 tri dúvida pública - 50% dos impostos para pagamento de juros.... Luta de classes?? - branco contra negros - patrão contra empregado - aluno contra professor - judeu contra muçulmano - católico contra evangélico - capital contra trabalho - pai contra filho - homo contra hétero E por aí vai...forma eficaz de criar, promover preconceito... Mais Êxodo 20, menos decálogo de LENIN.
O "segredo" do capitalismo não é a mercadoria, que existe sob os regimes socialista/comunista. O "segredo" do Capitalismo é a CONCORRRÊNCIA, inexistente nos regime socialista/comunista. No regime socialista, quem define o preço é o governo, e, não, o mercado, ou seja, as pessoas. Essa é uma das causas do fracasso desses regimes já superados pela história.
Não existe segredo no Capitalismo. Tanto o Mercado quanto o Governo são compostos de pessoas, a diferença é meramente categórica e conceitual. A forma como ele joga com o Futuro o sucumbe à longo prazo, o destroi, não tem como fugir disso, é um fato, a história também diz isso. E por quê não existiria concorrência? Haveriam diferentes regiões, diferentes pessoas disputando o mesmo objeto de estudo... Achei fraco seu argumento...
Importante para a compreensão do marxismo , sim ; para o Direito , não. Quem é que cita Pachucanis num trabalho jurídico , seja no foro , seja na academia ?
Muito bom o curso mas tem um erro nessa aula: trabalho não é mercadoria em Marx, mas sim a força de trabalho. Trabalho é, em certo sentido, a fonte única de valor ("em certo sentido" porque o valor só pode ser entendido conhecendo-se o processo de expansão quantitativa do valor, que é basicamente o tema dos três catataus que são O Capital). Mas, surpreendentemente, o trabalho não tem valor no capitalismo. O proletário não vende o trabalho, nem o capitalista o compra.
richardkleine E você está por qual motivo perdendo o SEU tempo aqui? Aproveite e exponha com suas próprias palavras e citando fontes, essa tal "refutação". Estou muito curiosa.
12:40 humm, então quer dizer que o Maduro também come carne apodrecida na Venezuela? E o norte coreano gordinho? E o senhor Lula? "Tudo que está no mundo é de todos" ...quero minha parte na sua casa. Eu moro de aluguel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa "lógica" da luta de classes não tem nenhum sentido. Não existe o "interesse do capital" e o trabalhador explorado. A realidade é outra: o dono da empresa busca o lucro e o empregado também, pois caso contrários os dois saem perdendo. Se o Direito tem uma forma de liberdade e propriedade, ou seja, todos têm o direito de vender a força de trabalho e ao mesmo tempo todos têm o direito de contratar e pagar o valor que quiser pelo trabalho, então é inútil querer mudar essa realidade própria da natureza humana. Logo, o Marxismo se mostra totalmente irracional. Uma doutrina que simplesmente não respeita o direito de liberdade contratual nem tampouco o direito de propriedade privada. Lamentável que ainda haja pessoas que defendam essa mentalidade.
Dizer que todos têm o direito de vender a força de trabalho é o mesmo que dizer que ricos e pobres são igualmente proibidos de mendigar e dormir debaixo de pontes, como galhofou Anatole France.
Tive a honra de ter sido aluno na graduação em Direito. Grande filósofo e professor. Suas aulas mudaram minha vida.
Parabéns. Um privilégio que deve agradecer sempre, de aprender pessoalmenre com este brilhante mestre.
Foi doutrinado né safado kkkk, tem que ler muito Hayek agora pra ver se desfaz a lavagem
@@superlivelyrics2463 Alguém ainda lê Escola Austríaca? hahaha
@@saviodossantos9151 Porque não ler? Também tive a honra de ser aluno do Prof. Alysson! Lá em Direito, para Engenheiros! Muito bom professor!
@@superlivelyrics2463 E você leu Hayek? kkkk
Sou da área de tecnologia, mas falar a verdade gosto de ver sobre diversos assuntos.
E tanto o Prof. Leandro como o Prof. Sílvio Almeida, são muito bons.
Gosto das literaturas de Marx.
Esse estudo, que garante a consciência da vida política do ser, é imprescindível a qualquer trabalhador. Parabéns Luka. E não desista de lutar pela sua liberdade.
O comunismo vem aí!
Leia também Frederich Hayek.
@@GersonRipardo não kkkkkk
É uma honra escutar o pof. Alysson Mascaro. Agradeço por representar a consciência e a voz do trabalhador. Abraço companheiro!
Não sou da área de Direito, mas espero a próxima aula. O prof. Alysson é claro e dá um show de didática.
Viva, Herli! Alysson é um grande orador, autor e professor! :)
A segunda aula, aliás, já está no ar: ua-cam.com/video/_d0CO0opyTE/v-deo.html
@@TVBoitempo
PARABÉNS BOITEMPO !!!
Prof. Alysson Mascaro é o supra sumo do ser humano que ajuda na compreensão dos direitos dos trabalhadores. Depois que o conheci nunca mais deixei de o procurar nas redes para aprender e me apropriar um pouco sobre conhecimento da filosofia do direito jurídico!
O Professor consegue sintetizar com maestria os temas que aborda. Admiro muito o seu trabalho!
Sou Fã de suas aulas, Um professor que me dá animo para continuar a luta, a qual fico feliz, pois de tanto falar dele no serviço social, alguns teóricos já estão comentando e falando dele . Foi ele que me apresentou Pachukanis e me apaixonar por suas aulas, palestras, eventos etc....
bom.. não muito bom com as palavras mas quero agradecer ao Prof Alysson Leandro pelos videos e pelos livro, sou iniciante no curso de direito e para meus trabalhos tem me trago clareza, entendimento, e me levado a reflexões antes nao tidas pois nao tinha acesso a obras maravilhosas como como por exemplo a Introdução ao Estudo do Direito, obra qual me levou a conhecer pensadores e formadores de conceitos como do maxismos, pachukanis, Stuttgart.
emfim pretendo em um momento breve poder comprar e estudar esses libros que a editor possui, Deus abençoe e continue dando força e sabedoria a vocês que nos traz gratuitamente esses materias on-line e impressos.
Excelente exposição do professor Mascaro. Reveladora da essência do direito na sociabilidade burguesa. Terei Pachucanis a partir de agora como uma referência teórica imprescindível às minhas reflexões.
Excelente exposição do professor Mascaro. Reveladora das determinações fundamentais do direito moderno. Terei, a partir de agora, a obra de Pachucanis como uma de minhas referências de análise da realidade.
Bom dia aos dirigentes da TV Boitempo , gostaria muito de poder ouvir nas falas deste grande orador de ótimas palestra sobre a filosofia do direito, abordar um tema tão velado pela grande imprensa , que mais esconde quando mostra que é o tema tão falada que é acho que é DIREITO DOS FATOS.
A Boitempo acertou ! ! ! Este é o melhor filósofo da atualidade brasileira . . . assisto vídeos de outros que mais parecem marqueteiros ...
Fox, tem um magote que é sim marquetagem dia e noite, só falta aparecer no SBesTeiras!
Parabéns à Boitempo e ao prof. Mascaro. Muito bom!
Viva, Alex! Boa leitura! :)
Gosto muito da sua percepção tão lúcida
MARAVILHOSA AULA DA PROF. ALYSSON MASCARO !!!
PARABÉNS À BOITEMPO !!!
Parabéns Alyson Mascaro! compreendo claramente que parte da educação brasileira é uma Aberração Cognitiva!
Ótima introdução, aumentou o meu interesse em adquirir o livro.
Excelente !
As Verdades e as formas jurídicas de Michel Foucault é uma obra excelente nesse sentido!
Não dá para ignorar a luta de classes. Saber compreender como a mercadoria e o mercado nos afetam na dinâmica dos relacionamentos é importante. Ainda bem que temos bons intérpretes. Alysson é uma dessas mentes brilhantes que nos joga uma bóia...
Esperando ansiosamente pela próxima aula.
Está no ar a segunda aula já, Luciano! Aí vai o link: ua-cam.com/video/_d0CO0opyTE/v-deo.html
Em breve, subiremos a seguinte. :)
Esse é o cara!
Eu tenho a honra de ouvir pelo menos os áudios dele... Adoro o Dr Alisson
Já assisti várias vezes e vou continuar assitindo
Sempre excelente professor!
Gde mestre, adorei as aulas e o fato de tê-las disponibilizado na internet!Abraços.
A superação é a socialização da mais valia ampliada
Joyce Cesar Pires Pires nunca deu certo e nunca dará. Pode ir bater palmas para o pôr do sol agora.
Sua afirmação indica que vc não sabe o que significa socializar a mais valia ampliada...
Joyce Cesar Pires Pires você se refere à reprodução ampliada? Bem, não importa, a mais-valia já foi exaustivamente refutada, até a teoria do valor do trabalho do Adam Smith já foi refutada, pode continuar no seu mundo da lua, manda umas dicas pro Maduro.
Refutade por Mises que citou coisas que Marx não disse e por Karl Poper que disse não dá pra refutar o Marxismo pq não é um ciência. Grandes refutações.
Refuta aí Lucas Fortes, coloca argumentos concretos para iniciarmos uma discussão sobre o tema.
Parabéns por apresentar conhecimento a sociedade, obrigado Boitempo.
Grande interpretação deste importante marxista.
Muito bom!
Gratíssima!!!
De Itu SP
Que maravilha, Boitempo. OBRIGADO!
A luta não é por mais ou menos direitos. A luta é pela superação da forma jurídica, que é espelho da forma política e econômica do Estado capitalista.
A Boitempo podia oferecer um certificado aos participantes
MARAVILHOSA AULA !!!
Maravilhosa aula obrigado
Grande Mestre!!
excelente aula.
Brilhante !
Parabéns!!
Valeu Walida! Bons estudos!
Grata !
Excelente
Excelente!
Que professor soberbo obrigado Boitempo.
GRANDE MESTRE !!! PARABÉNS BOITEMPO !!!
Genial cara! Que didática! Que maravilha! Sensacional
Muito bom.
Bons estudos! ;)
Me inspiro nesse pf 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente Professor Mascaro!
Ótima aula.
GRANDE MESTRE !!!
Está na história, inexorável: Stalin mandou assassinar Pachukanis, por não concordar com as idéias dele...
A CLASSE TRABALHADORA É O OCEANO.
A LUTA É O PEIXE.
Do ideograma de Mao Zedong:
O povo é o oceano; a guerrilha é o peixe.
O povo é de onde nasce a luta. Da consciência de classe para si.
Esse o sentido dessa frase do Mao. Não podemos organizar a luta (o peixe) dentro de um grupo de elite da classe trabalhadora. Não adianta as lideranças (intelectuais orgânicos, em Gramsci) desejarem uma greve geral. Ela só ocorre espontaneamente (Rosa Luxemburgo), quando a classe operária e camponeses desejam.
Assim, organizamos a luta de classe mas apenas quando as condições estão dadas (Marx e Engels).
O oceano é a classe trabalhadora.
A Talata ( a consciência para si /Rosa Numinosa) que se eleva cobrindo ruas , avenidas
Até a base das montanhas.
Preparando, limpando o caminho da revolução.... até o planalto central do país.
Marx disse que a chave está na sociedade civil (critica da filosofia do direito de hegel)
Há estudos da ufologia com base marxista?
Vitória Marinho Do retardo mental parece haver uma necessidade.
Socializaram os discos voadores e a partir daí nunca mais foram vistos, mas isso pq deturparam Marx!
muito bom.
"...o direito submetido às classes trabalhadoras..." ...essa afirmativa identifica uma das causas da desmoralização da área jurídica...submetendo-se a outra classe e apoiando regime superado pela história...
Francis fukoyama ? é vc ?
mascaro zika do balaio,
É o william bonner apresentando ?
"Versão Herbert Richers" mesma voz de Márcio Seixas
Amei o terno! Foi socializado? Vou assistir a próxima aula, quero ver o relógio.
Leitura muito relevante para trilhar um caminho de servidão. Um dia isso vai ser jogado no lixo da história como Marx
Absurdo e narcisista.
Senta e espera seu ignorante...
E esse diagnóstico do Pachucanis feito décadas atrás continua sendo um dos problemas centrais do Brasil...direita e esquerda brigam para ter cargos e posições, enquanto o poder e a estrutura toda segue a disposição do capital.
Exemplos atuais: Bolsonaro nomeia um banqueiro como presidente do BC e suspende o pagamento de 90 bilhões em precatorios. Lula assume, mantém o mesmo presidente no BC, quando resolve trocar coloca outro banqueiro e paga os precatorios de uma vez favorecendo 6 bancos que compraram pela metade do preço...mais do mesmo.
Excelente. Mas será que teria como a Boitempo evitar comerciais durante o vídeo? Acho que isso já é meio desrespeitoso.
Vim por causa citação chavoso da USP
boi tempo ,hããããã
O Direito , também, é uma forma de superestrutura marxista , tais como a política, o Estado , as artes , a linguagem, a economia etc...
😮😮😮😮😮
Vamos inventar o Esquerdo então!E a luta de classes? No Direito, onde estão as classes?
o Direito é aparelho ideologico de estado burguês
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo
Joyce Cesar Pires Pires é possível uma compreensão diferente. Nem todo Estado foi burguês, nem todo Direito foi burguês. Existe um elemento das pessoas que nenhuma forma de governo pode erradicar: a capacidade de reivindicar e indignar-se.
inclusive a URSS não conseguiu tornar todas as pessoas coerentes com a ideologia do governo. Assim como nenhum outro governo antes. Este elemento é descartado ao se falar em teoria do Direito, mas vejo como relevante. Obviamente, na modernidade, o Estado de Direito foi uma maneira de monopolizar "o que é o Direito?" aí sim é um direito burguês...
O direito positivo é muito mais do que ideologia, pois é a própria condição para a existência do capitalismo,
@@vaniasierra2222 pq ?
@@carllacandece9575 Só existe capitalismo onde há Estado. O direito é o arcabouço do Estado. Ele regula a propriedade e exerce a violência contra todos que não a possuem, mas a reivindicam justamente. O direito torna legítima (e ao mesmo tempo que estabelece limites) a exploração dos donos dos meios de produção sobre todos que dependem de um salário para viver. É luta permanente na tensão contraditoria entre igualdade e liberdade.
Like👍
0timo
Afirmativa de Pachukanis: " O Direito não existia na sociedade romana, pela existência da escravidão...o Direito não existe no Socialismo, porque é imposto pela força...O Direito só pode existir numa Sociedade Capitalista e Liberal."
Afirmação excessivamente estranha. E o Direito Romano foi trazido por quem? Por ETs? Também no socialismo surgiu o chamado Direito socialista, ou Direito proletário. O problema de Pashukanis é que ele entendia todo o direito como direito civil, e na realidade não é assim.
Pior q essas idéias está dominando nosso judiciário
vlad Timao Idéias está
Brasil!!
- 44 HS jornada semanal
- 100% encargos sociais
- FGTS pior remuneração
- Poupança segunda pior
- 17.000 sindicatos
- Milhares de ONGs
- 14.3 milhões desempregados
- R$ 4 tri dúvida pública
- 50% dos impostos para pagamento de juros....
Luta de classes??
- branco contra negros
- patrão contra empregado
- aluno contra professor
- judeu contra muçulmano
- católico contra evangélico
- capital contra trabalho
- pai contra filho
- homo contra hétero
E por aí vai...forma eficaz de criar, promover preconceito...
Mais Êxodo 20, menos decálogo de LENIN.
HAHAHAHA otaviopinto.com/index.php/2016/06/25/lenin-disse-isso/
Santa ignorância!
Mas o seu comentário não tem nenhum pingo de coerência
quando eu for presidente Mascaro será meu ministro da justiça.
Que lavagem cerebral mais idiota.
O "segredo" do capitalismo não é a mercadoria, que existe sob os regimes socialista/comunista. O "segredo" do Capitalismo é a CONCORRRÊNCIA, inexistente nos regime socialista/comunista. No regime socialista, quem define o preço é o governo, e, não, o mercado, ou seja, as pessoas. Essa é uma das causas do fracasso desses regimes já superados pela história.
Não existe segredo no Capitalismo. Tanto o Mercado quanto o Governo são compostos de pessoas, a diferença é meramente categórica e conceitual.
A forma como ele joga com o Futuro o sucumbe à longo prazo, o destroi, não tem como fugir disso, é um fato, a história também diz isso.
E por quê não existiria concorrência? Haveriam diferentes regiões, diferentes pessoas disputando o mesmo objeto de estudo... Achei fraco seu argumento...
Não sabia que vc era o juiz da história
@@mestredosono hahahaha
Importante para a compreensão do marxismo , sim ; para o Direito , não. Quem é que cita Pachucanis num trabalho jurídico , seja no foro , seja na academia ?
Muito bom o curso mas tem um erro nessa aula: trabalho não é mercadoria em Marx, mas sim a força de trabalho. Trabalho é, em certo sentido, a fonte única de valor ("em certo sentido" porque o valor só pode ser entendido conhecendo-se o processo de expansão quantitativa do valor, que é basicamente o tema dos três catataus que são O Capital). Mas, surpreendentemente, o trabalho não tem valor no capitalismo. O proletário não vende o trabalho, nem o capitalista o compra.
Tudo isso já foi refutado, que pena perder seu tempo, mais sorte na próxima.
richardkleine E você está por qual motivo perdendo o SEU tempo aqui? Aproveite e exponha com suas próprias palavras e citando fontes, essa tal "refutação". Estou muito curiosa.
Esperando a base científica da tal refutação. Vai ver que foi publicado pela Veja..😂😂😂😂
12:40 humm, então quer dizer que o Maduro também come carne apodrecida na Venezuela? E o norte coreano gordinho? E o senhor Lula? "Tudo que está no mundo é de todos" ...quero minha parte na sua casa. Eu moro de aluguel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que animal
Essa "lógica" da luta de classes não tem nenhum sentido. Não existe o "interesse do capital" e o trabalhador explorado. A realidade é outra: o dono da empresa busca o lucro e o empregado também, pois caso contrários os dois saem perdendo. Se o Direito tem uma forma de liberdade e propriedade, ou seja, todos têm o direito de vender a força de trabalho e ao mesmo tempo todos têm o direito de contratar e pagar o valor que quiser pelo trabalho, então é inútil querer mudar essa realidade própria da natureza humana. Logo, o Marxismo se mostra totalmente irracional. Uma doutrina que simplesmente não respeita o direito de liberdade contratual nem tampouco o direito de propriedade privada. Lamentável que ainda haja pessoas que defendam essa mentalidade.
Dizer que todos têm o direito de vender a força de trabalho é o mesmo que dizer que ricos e pobres são igualmente proibidos de mendigar e dormir debaixo de pontes, como galhofou Anatole France.
Bolsonaro 2018.
O Jair já foi embora e agora vai ser preso. E seu fascismo vai ser enterrado pelas lutas sociais, aguarde.
GRANDE MESTRE !!!
GRANDE MESTRE !!!