São psicopatas, mas são psicopatas úteis para um sistema psicopatizante. Quantas pessoas aparentemente calmas e pacíficas não sairiam do armário se lhes fossem garantido a impunidade? Não vou muito longe, pense em quanta gente racista, xenofóbica e misógina que ficava quieta se sentiu à vontade de manifestar suas opiniões publicamente quando acharam que o clima estava propício em nosso país? Inclusive, achando que ficariam impunes, cometeram crimes, vandalismo, gravando até provas contra si mesmos.
Tem aqui no youtube. Tiranos, ditadores psicopatas não se arrependem, é crueldade em sua forma mais crua. Lucas você está nas minhas orações, Deus te cure e te abençoe sempre!!
Eu acho que tem que humanizar mesmo, pra mostrar que os caras tão mais proximos que a gente imagina. Você vilanizar e retratar eles como demonios é muito confortável porque afasta ele de você. Humanizar é mostrar que esses caras podem ser pessoas comuns quem podem simplesmente estar do nosso lado.
A maioria das pessoas não compreende, sequer percebe, nas coisas que defende e diz no dia a dia, que se tivessem algum poder, seriam tão ou piores que os piores ditadores do século XX
tive uma experiencia que é exatamente isso que voce falou, cresci num bairro onde tinha um famoso na região, apelido de mezenga, diziam que o cara matava e sumia, aparecia um tempo, matava outro e sumia, nos 5 anos que morei nesse bairro, esse cara aparecia de noite, nós escutava barulho de tiro, saia na porta, tinha um caído, matou 3 pessoas e atirou na perna de um m4l0queir1inh0 do ensino medio, e eu cresci com aquilo, esse fulano é sinistro, mas nunca tinha visto o fulano de perto, eu com meus 16 anos trabalhando no mercado do meu pai, entra um cara mó comum, ruivo, cara de quem trabalha no T.I, meio baixinho, parecia inteligente, mas tipo, muuuito cinza mesmo, cara passa batido em qualquer lugar. dps q ele saiu meu pai me falou que aquele q era o mezenga. fiquei de cara, imaginava um zé pequeno da vida.
O que é enlouquecedor neste doc é ver que estes tão simpáticos tiozinhos eram torturadores e assassinos em série. Alexander Soljenítsin (Escritor russo) disse sobre seus carcereiros nas Gulags que para certos trabalhos sujos o Estado recruta pessoas não por suas qualidades, mas pelos seus desvios.
Acho que esse documentário retrata muito bem o que uma psicóloga judia (infelizmente esqueci o nome dela) disse na época do holoca_st@: "Os nazitas não eram monstros e sim homens comuns". Na época, ela foi muito criticada e depois foi mais compreendida.
Hannah Arendt, q foi uma filósofa política de origem judaíca e q cunhou a famosa expressão "banalidade do mal", justamente descrevendo a citação q vc ressaltou no comentário.
@@LeoPazetti mas na época que ela falou isso tinha passado pouco tempo da guerra e todo mundo ficou revoltado com ela por terem entendido que ela queria humanizar os naz.
@@MelkarX Acho bizarro essa coisa de "humanizar" como se fosse uma tentativa de fazer algo ruim parecer bom. Da onde tiramos essa ideia de que as características intrínsecas ao ser humano são todas boas?
@@cassiamartins2449Acho que fica mais fácil para eles acreditarem que são monstros do que admitir que, em circunstâncias "certas", pessoas "boas" podem ser monstros terríveis. É aquele papo, né? "Ah, mas ele era tão normal, gostava até de gatos", como se o ser humano fosse um ser bidimensional.
A sua demonstração de fortaleza e serenidade que vc consegue passar pra nós é incrível, nos faz um bem enorme... nos dá força pra continuarmos a lutar... minha prima com CA com metástase e eu aqui tentando ajudá-la de alguma maneira... praticamente deixei minha casa para não deixá-la sozinha, ela com 72 anos e eu com 65... sejam todos bem vindos à esse canal com esse rapaz lindo que nos transmite fé!
Sou viciadíssima em documentários, desse não tinha ouvido falar até então... lembro de um que assisti há não muito tempo, mas que com certeza também impacta enormemente: "As crianças escondidas de Bucareste", produzido pela BBC, uma das produções documentais mais densas que já vi. Já se tornou clichê eu dizer o quão incrível e admirável é o Lucas e seu trabalho, mas de qualquer forma, agradeço novamente. *Uma recomendação de filme a quem possa interessar, o qual assisti recentemente e tem a vibe do canal: "Vivendo no limite"(1999), de Martin Scorcese.
Boa dica @malenacaw2501, o próprio Nicolas Cage disse numa entrevista "“Devo dizer que esse pode ser o melhor filme que já fiz”, devo concordar, porque ele entrega toda aquela decomposição psicológica do personagem. Só que tenho uma dúvida até hoje; é um drama (ele está pirando) ou é um terror (os mortos falam com ele, mesmo)?
@@JulioNetto-gw6xx , eu considero um drama psicológico. Concordo sobre a atuação do Nicolas, decomposição psicológica é uma boa expressão para definir a performance dele na imersão do personagem.
@@arianealves8206 , exatamente, crianças e adolescentes viciados em um entorpecente específico(não lembro o nome), o qual é inalado em saquinhos pretos, ao menos não é conhecido por aqui, na América do Sul. Lembro que muitos deles(as) iniciam a vida s&xual antes dos nove anos, contraem HIV. Eles vivem em túneis subterrâneos de Bucareste, capital da Romênia.Eles são ajudados por ONGs locais , porém muitos recaem e retornam aos bueiros. Até hoje continuo muito impactada. Apesar de ser um documentário produzido pela BBC, uma das maiores emissoras de TV do planeta, trata-se de uma parte da Europa pouquíssimo conhecida , até porquê, é um país do leste europeu, que infelizmente é a porção esquecida do continente.
Lucas, tem também o que seria a continuação. É mais perturbador ainda, do mesmo diretor. Ele coloca um parente de uma das vítimas do genocídio confrontando os responsáveis pela morte de seu pai. O título é "The Look of Silence".
@@WagnerArt1por aí, cara, é tenso e triste. O cara fica buscando algum indício de culpa e um pedido de desculpas daqueles que cometeram o genocídio... mas acaba sendo o total oposto, essa galera hoje em dia vive como herói e ainda possui poder. Rola até ameaça, tanto pra ele quanto pra produção do doc... o maior indício são os créditos finais, cheio de anônimo.
É impressionante o descolamento de realidade de uma pessoa capaz de realizar tantos atos grotescos e, ainda assim, continuar acreditando que tá fazendo algo certo... É assustador como o ser humano pode ser desumano...
Eles eram mercenários, basicamente faziam por dinheiro. Tanto que tem uma hora logo no começo que alguém fala (acho que é o proprio Anwar Congo) algo tipo "Eu não sou contra a gente fazer esse filme, mas aí as pessoas vão saber que quem a gente matou não era comunista nada"
Eu sempre consumi filmes de terror e mesmo conteúdo de crimes reais terríveis. Mas nada nesse mundo me chocou e revoltou tanto quanto esse doc. Me gelou a espinha só de ver que você fez um vídeo sobre ele. Esse, infelizmente, terei que passar sem assistir, só pra não correr o risco de lembrar de mais detalhes.
Oi Lucas. Estamos com você sempre nestes momentos, força irmão. Só um adendo, se você começar por esta linha de documentário, peço para que você assista um documentário chamado Videogramas de uma Revolução, que fala sobre a retirada do ditador Ceausescu da Romênia sob a ótica do povo. Um vídeo marcante que fala sobre as extravagâncias do ditador e o povo, cada vez mais, se inflamando
A Banalidade do Mal em sua forma mais pura. Pessoas que apenas cumprem ordens e a maldade não se dá por causa da natureza de caráter ou de personalidade, mas sim pela incapacidade de julgar e conhecer as situações, os fatos, as estruturas e o contexto. Já dizia Pedro Aleixo: "O problema não é a autoridade maior. É o guarda da esquina".
"Não se da ppr conta de carater ou personalidade mas sim pela incapacidade de jugar e reconhecer situaçoes os fatos as estruturas e contexto" Vc ta evocando essa frase prum doc onde um dos entrevistados admite rindo estrupar meninas de 14 anos e fala a frase "pra voce vai ser um inferno mas pra mim sera um paraiso" Isso ai não tem nada haver com qualquer incapacidade intelectual e sim com auto beneficio e decisão propia, eles "banalizao o mal" por que há beneficios garantidos nisso não importa o quão contraditorio com valores humanos que todos aprenderão suas ideias e atos precisão ser tomar pra isso
Há algum tempo me inscrevi no canal por perceber o seu caráter democrático e humanista! Agora tenho a certeza do que você transmite nas entrelinhas dos comentários de crítica de cinema. Parabéns! Seguindo o canal com ainda mais certeza da sua qualidade também como pessoa! Excelente crítica e percepção política!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Esse doc é tenso! Assisti há uns anos atrás e até hoje lembro das cenas. O "curioso" é que o protagonista Anwar Congo passa quase o filme todo se vangloriando dos feitos mas em uma cena específica que lembro até hoje, fica claro o arrependimento dele e as memórias traumáticas.
Acho que em toda história nunca vi um ditador se arrependendo do que fez (Mao, Che, Fidel.. veja kilos e kilos de reportagem.. nunca houve um pingo de arrependimento)
Lucas, minha coragem se resume "ao teu resumo".... ver o Filme? Comigo não rola.... tem o Coração Valente e tem o meu, coração de manteiga.... Força, Lucas... DEUS Está Contigo e Dará tudo certo!!!
rapaz eu fiquei muito inpressionado com o documentário , muito bom o coroa protagonista lá se lascou .... cheio de pesadelos . O extremismo é loucura !!!!!!!!!!!!!!!!
Lucas, essa metodologia do Oppenheimer lembra demais o documentário de um outro americano, o Saul Landau, que dirigiu "Brazil: a report on torture", de 1971, tem aqui no YT. Mas no caso quem encenava as torturas eram os brasileiros exilados no Chile. Também precisa ter estômago, mas é uma obra necessária
Você trouxe reflexões que cabem na atualidade… e também mostrando que muitos países (grandes) se beneficiaram desses regimes (no mundo todo). Isso só me remete a ideia da “banalização do mal”… enfim, difícil comentar tópico por tópico, mas como sempre sua análise foi incrível.
Quem disse que o documentário humaniza,é porque sente empatia ou imagina que outras pessoas sintam, porém acredito que a pessoa tem que falar por si e assistir o documentário sempre com atenção
A verdade é que a justiça terrena é mais impunidade do que justiça de fato. Somente a justiça divina pode cumprir com o papel de lidar com esses tipos.
Não sabia deste documentário. Mas pela análise me fez lembrar do filme Os Gritos do Silêncio de 1984. Um filme triste e tocante. Vou atrás desse documentário!
Conheci um indivíduo no interior do Pará que hoje está preso. Mas numa oportunidade de um churrasco que ele me convidou na chácara dele, ele me mostrou um 38 e perguntou se eu sabia atirar, disse que sim. Fui atirar com ele numa estaca da cerca, aí ele disse que eu atirava bem e me mostrou um outro revover. Esse revolver era de cartucho, nunca vi outro igual. Então ele me disse para tirar com esse revolver. Após eu atirar, ele sorriu e disse que com esse revolver ele ja havia matado mais de 300 pessoas. Ele atirava primeiro com o revolver de cartucho, que tinha chumbo e espalhava e acertava a pessoa quando tentava fugir e com o outro revolver, ele "terminava" o serviço. Aos poucos, morando no norte do Brasil, aprendi que há varios brasis dentro de um Brasil. As coisas não são brincadeira e poucos sabem o perigo real que é viver no Brasil.
LUCAS MUITA SAÚDE PRA VC. O VIDEO FPI MUITO BOM O FILME É ÓTO, TUDO QUE VC FALOU. MAS AGORA MESMI ESTÃO ACONTECENDO ATROC8DADES NO BEASIL MESMO E MUITA GENTE IGNORA. PARABENS.
Lucas um documentário interessante é um do Herzog, Into The Abyss (2011) que documenta os ultimos dias de uns presos no corredor da morte, é bem interessante tbm, recomendo.
lembro de ver um trecho desse documentário há muitos anos. depois esqueci o título e nunca mais consegui achar, então fiquei muito feliz com esse vídeo, vou poder procurar e assistir inteiro!!
Um dos documentários mais impactantes que já vi, principalmente as cenas em que o torturador parece sentir arrependimento. Quando dou exemplos de como uma premissa original pode ser algo extraordinário, é sempre esse filme que uso como exemplo
Ótimo review...um aspecto que achei interessante é a grande quantidade de "anônimo" nos créditos. Pelo que li foi um documentário dificil de ser feito.
Por falar em documentários, tá nos cinemas o filme: Ninguém sai vivo daqui que é baseado no livro o holocausto brasileiro. Documentários são difíceis de ver mas são importantes pra gente entender que o pior dos animais é o ser "humano".
Um outro documentário pertubador que recomendo você assistir é Orozco O Embalsamador, conheci essa obra a pouco tempo, mas desisti de assistir por enquanto
@@Lilypoltrona Em 1996, Tsurisaki Kiyotaka, um dos fotógrafos de morte mais infames do Japão, aventurou-se no centro do próprio Inferno - o bairro Rue Morgue de Bogotá, Colômbia. Com a morte e o assassinato desenfreados, os cadáveres eventualmente encontram seu caminho para o embalsamador Froilan Orozco, que cuida dos mortos há mais de 50 anos. Observamos enquanto os corpos são trazidos para sua loja e ele os prepara para seus funerais. "Orozco the Embalmer" - filme de documentário e horror lançado em 2001. Tem uma avaliação boa no IMDb: 6.7 estrelas de 10. É um filme longa-metragem com tempo de duração de 1h 32min.
@@Lilypoltrona Em 1996, Tsurisaki Kiyotaka, um dos fotógrafos de morte mais infames do Japão, aventurou-se no centro do próprio Inferno - o bairro Rue Morgue de Bogotá, Colômbia. Com a morte e o assassinato desenfreados, os cadáveres eventualmente encontram seu caminho para o embalsamador Froilan Orozco, que cuida dos mortos há mais de 50 anos. Observamos enquanto os corpos são trazidos para sua loja e ele os prepara para seus funerais. "Orozco the Embalmer" - filme de documentário e horror lançado em 2001. Tem uma avaliação boa no IMDb: 6.7 estrelas de 10. É um filme longa-metragem com tempo de duração de 1h 32min.
@@LilypoltronaÉ sobre um embalsamador(um profissional em autopsia), que atua em uma das partes mais pobres da Colombia, então mostra ele embalsamando vários corpos mortos de forma violência, e o ato em si de embalsamar é por muitas vezes também "violento" pela falta de um lugar e recursos propicíos, mas de forma, claro, profissional. Têm 1:30h de documentário, e está disponível aqui no youtube mesmo, porém, sem legenda.
Cara, Orozco para mim é um retrato da forma mais crua possível doque a pobreza e as drogas resultam, que no caso é violência e morte. É realmente pesado para quem não está acostumado com documentários no estilo, ainda mais em uma das cenas iniciais que o Orozco faz a autopsia de uma mulher que veio a óbito devido ás drogas junto de sua criança, principalmente quando ele pega a criança morta como se fosse só um boneco qualquer. Porém se você busca o resultado da pobreza extrema, drogas e abondono total social, Orozco é um bom documentário para você.
Eu entendo as pssos q n gostam do filme pq segundo elas, "eles os humanizam demais". Mas eu acho q o ponto é exatamente esse. Mostrar oq há de pior em um ser humano. Como pessoas ruins também envelhecem e como algumas vezes n se arrependem de vdd. Mostrar q todos os vilões da nossa realidade são também seres humanos. Eu n digo isso como uma forma de simpatizar com eles, mas sim como quem quer dizer q vilões estão entre nós, vivem como nós, riem como nós, se divertem como nós, tem família como nós, envelhecem como nós, estão aqui por todo lado e às vezes n notamos. E tb como as aparências enganam. Fala a vdd, vc ia imaginar q esse cara fez oq fez se vc visse ele sentado ali pescando de boas sem saber quem ele é? Não. No meu ponto de vista, é isso q o filme quis passar com isso.
Sobre esse acontecimento, existe o filme " O ano de viver perigosamente", que não dá detalhes sobre os massacres mas se passa na Indonésia de Sukarno. O que ainda está faltando é um documentário que conte o que realmente aconteceu ( e ainda acontece ) no Irã depois da tomada do poder pelos xiitas. "Cara a cara com o ETA", da Netflix, também é assustador ao retratar um assassino que joga sobre tudo e todos a culpa pelas atrocidades que praticou.
Tem um escritor chamado Bartolomé de Las Casas que participou do Genocídio dos indígenas ou povos originários das Américas. Ele se arrepende e começa a escrever relatos pormenorizados do massacre. São dezenas de livros, alguns traduzidos em português, relato simples e direto do foi o Genocídio dos índios, material que raramente vejo citação. Acho que existe areependimento, o próprio fato de ajudar a reconstruir a história e a forma de descrever já denota de que lado a pessoa está. O motivo do arrependimento são vários, no caso de Kas Casas foi conversão religiosa, por estranho que pareça, afinal, estamos falando da época da Inquisição
Esperando,até agora,vc falar q é falso documentário....kkkkkkkķkk KCT,q história braba!!!! Recomendo,também,o Gritos Do Silêncio. A chegada do grupo Kmer Vermelho no Camboja.
É preciso lembrar que tais massacres e GENOCÍDIOS, tem, na maioria das vezes, o apoio das chamadas "democracias", uma vez que atendem aos interesses destas. Porém, a tendência é que tudo isso se repita!
@@Jhotv-fp8cq Toda a América Central, toda a América do Sul teve intervenção da democracia "ideal" americana. Sem contar com grande parte da África, que sofreu e sofre com o domínio de países europeu... Ásia, etc..
O anticomunismo costuma se manifestar em ass4ssin4tos. Principalmente no terceiro mundo. Democracia ocidental é assim, vota na direita, mata a esquerda.
Leiam "O método jacarta"... escrito por um jornalista americano que trabalhou no Brasil e vinculou esses massacres a uma política desenvolvida pelos EUA inclusive aqui no Brasil
"Ah mas a vida cobra, um dia essas pessoas vão sofrer mais do que causaram sofrimento e etc" Tá aí a prova que não, a vida não cobra, que canalha se dá bem e monstros muitas vezes morrem de velhice numa cama quentinha.
A verdade que dói é que quando vc não pune da forma adequada esses torturadores (como tbm não fizemos no Brasil) ocorre a naturalização dessa barbárie e pior, abre brecha pra acontecer novamente. Além disso, falamos tanto da Alemanha n@zi que achamos que o mundo só passou por essa catástrofe humana. A gente só acha terrível aquilo que a gente fica sabendo, e muita coisa não chega até nós. Fui descobrir o que era Japonismo esses dias e fiquei horrorizada (e diga-se de passagem até um militar n@zi achou demais o que os japoneses faziam com os chineses e coreanos)
Eu sei que muitos são céticos, mas acredito que pagamos os nosso pecados, se não for nessa vida é no pós vida, mas ninguém sai impune. Uns podem dizer que é carma, outros justiça divina, eu não posso afirmar ao certo, mas eu realmente acredito nisso.
Fiquei com vontade de assistir, mas esses dias vi Zona de Interesse e me fez muito mal, acho que esse nao sera diferente. Vou me recuperar primeiro antes de ir atras desse documentário Obrigada pelo review Lucas, força querido ❤
Lucas, fala sobre a série antologica do Joko Anwar! Amo os filmes dele, adorei a série, gostei mais de uns eps do que de outros, mas ainda sim, vale a pena assisti se for fã.
Lucas recomendo também assistir “Matar um tigre” é revoltante e melancólico, não tem como descrever, o ser humano é complexo e ainda mais quando é um choque de culturas diferentes, assustador e real.
Valeuuu queridíssimo Lucas , documentário horripilante, valeuu ,melhoras com muita saúde , abraçãooo, tmjooo nos cinemas horripilantes ! 🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️🌎🌳🌷🌺🌴🌼🌹🌻🌲🌷🌺🌻🌳🌼🌹🌺🌴🌏♥️♥️♥️♥️♥️
Esse filme me marcou. O diretor vai dando corda para os caras e eles se sentem importantes e a vontade para falar sobre as desgraças que fizeram. No final ainda encenam a história como se fosse um espetáculo de dança cafona. Filme estranho pra caralho. Bizarro mas muito instigante.
É aquela velha máxima: "Não se enganem com os cabelos brancos, canalhas também envelhecem!"
Admiro muito um diretor que tenha capacidade de fazer um documentário desse, encarar um bando de psicopatas desse naipe.
Lembre-se que, para matar tanta gente, não tinha psicopata o suficiente. Mesma coisa com outros regimes.
o tanto de terapia necessária pra enfrentar um negócio desses não é brincadeira...
São psicopatas, mas são psicopatas úteis para um sistema psicopatizante. Quantas pessoas aparentemente calmas e pacíficas não sairiam do armário se lhes fossem garantido a impunidade? Não vou muito longe, pense em quanta gente racista, xenofóbica e misógina que ficava quieta se sentiu à vontade de manifestar suas opiniões publicamente quando acharam que o clima estava propício em nosso país? Inclusive, achando que ficariam impunes, cometeram crimes, vandalismo, gravando até provas contra si mesmos.
Tem que ter estômago e espírito forte
Tem aqui no youtube. Tiranos, ditadores psicopatas não se arrependem, é crueldade em sua forma mais crua. Lucas você está nas minhas orações, Deus te cure e te abençoe sempre!!
"A imagem que falta" é um documentário que fala sobre o genocídio no Camboja que também é muito bom
Uma vírgula faz falta às vezes kk
@@Audio9els. Porr, convenhamos que deu pra entender de boas o comentário. Tá anos luz de ser nível idoso escrevendo, isso sim é intragável kkk
@@Audio9els.Ora, ora...temos um professor aqui.
@@amotaba tlg, só zoando kkk
Kimer vermelho
Eu acho que tem que humanizar mesmo, pra mostrar que os caras tão mais proximos que a gente imagina. Você vilanizar e retratar eles como demonios é muito confortável porque afasta ele de você. Humanizar é mostrar que esses caras podem ser pessoas comuns quem podem simplesmente estar do nosso lado.
A maioria das pessoas não compreende, sequer percebe, nas coisas que defende e diz no dia a dia, que se tivessem algum poder, seriam tão ou piores que os piores ditadores do século XX
isso foi muito sensato
tive uma experiencia que é exatamente isso que voce falou, cresci num bairro onde tinha um famoso na região, apelido de mezenga, diziam que o cara matava e sumia, aparecia um tempo, matava outro e sumia, nos 5 anos que morei nesse bairro, esse cara aparecia de noite, nós escutava barulho de tiro, saia na porta, tinha um caído, matou 3 pessoas e atirou na perna de um m4l0queir1inh0 do ensino medio, e eu cresci com aquilo, esse fulano é sinistro, mas nunca tinha visto o fulano de perto, eu com meus 16 anos trabalhando no mercado do meu pai, entra um cara mó comum, ruivo, cara de quem trabalha no T.I, meio baixinho, parecia inteligente, mas tipo, muuuito cinza mesmo, cara passa batido em qualquer lugar. dps q ele saiu meu pai me falou que aquele q era o mezenga. fiquei de cara, imaginava um zé pequeno da vida.
O que é enlouquecedor neste doc é ver que estes tão simpáticos tiozinhos eram torturadores e assassinos em série. Alexander Soljenítsin (Escritor russo) disse sobre seus carcereiros nas Gulags que para certos trabalhos sujos o Estado recruta pessoas não por suas qualidades, mas pelos seus desvios.
Essa citação poderia descrever vários ex-chefes meus
Tiozinhos comunistas
Hitler era simpático, Stalin era simpático, lula tbm é simpático.
@@pauloV4307 você é simpático
@@pseudonimotrist6383 Sentiu ai né esquerdinha
Acho que esse documentário retrata muito bem o que uma psicóloga judia (infelizmente esqueci o nome dela) disse na época do holoca_st@: "Os nazitas não eram monstros e sim homens comuns". Na época, ela foi muito criticada e depois foi mais compreendida.
Hannah Arendt, q foi uma filósofa política de origem judaíca e q cunhou a famosa expressão "banalidade do mal", justamente descrevendo a citação q vc ressaltou no comentário.
Mas é justamente aí que está o perigo. Nos homens comuns.
@@LeoPazetti mas na época que ela falou isso tinha passado pouco tempo da guerra e todo mundo ficou revoltado com ela por terem entendido que ela queria humanizar os naz.
@@MelkarX Acho bizarro essa coisa de "humanizar" como se fosse uma tentativa de fazer algo ruim parecer bom. Da onde tiramos essa ideia de que as características intrínsecas ao ser humano são todas boas?
@@cassiamartins2449Acho que fica mais fácil para eles acreditarem que são monstros do que admitir que, em circunstâncias "certas", pessoas "boas" podem ser monstros terríveis. É aquele papo, né? "Ah, mas ele era tão normal, gostava até de gatos", como se o ser humano fosse um ser bidimensional.
A sua demonstração de fortaleza e serenidade que vc consegue passar pra nós é incrível, nos faz um bem enorme... nos dá força pra continuarmos a lutar... minha prima com CA com metástase e eu aqui tentando ajudá-la de alguma maneira... praticamente deixei minha casa para não deixá-la sozinha, ela com 72 anos e eu com 65... sejam todos bem vindos à esse canal com esse rapaz lindo que nos transmite fé!
Desejo muita força e prosperidade❤
Saude e fé. ❤
@@mrssol8750 obrigada meu anjo,Deus nos capacite a darmos nosso melhor
@@costeladejanela obrigada meu anjo
Sou viciadíssima em documentários, desse não tinha ouvido falar até então... lembro de um que assisti há não muito tempo, mas que com certeza também impacta enormemente: "As crianças escondidas de Bucareste", produzido pela BBC, uma das produções documentais mais densas que já vi. Já se tornou clichê eu dizer o quão incrível e admirável é o Lucas e seu trabalho, mas de qualquer forma, agradeço novamente. *Uma recomendação de filme a quem possa interessar, o qual assisti recentemente e tem a vibe do canal: "Vivendo no limite"(1999), de Martin Scorcese.
Boa dica @malenacaw2501, o próprio Nicolas Cage disse numa entrevista "“Devo dizer que esse pode ser o melhor filme que já fiz”, devo concordar, porque ele entrega toda aquela decomposição psicológica do personagem. Só que tenho uma dúvida até hoje; é um drama (ele está pirando) ou é um terror (os mortos falam com ele, mesmo)?
@@JulioNetto-gw6xx , eu considero um drama psicológico. Concordo sobre a atuação do Nicolas, decomposição psicológica é uma boa expressão para definir a performance dele na imersão do personagem.
Esse de Bucareste é aquele das crianças viciadas que vivem em bueiros?
@@arianealves8206 , exatamente, crianças e adolescentes viciados em um entorpecente específico(não lembro o nome), o qual é inalado em saquinhos pretos, ao menos não é conhecido por aqui, na América do Sul. Lembro que muitos deles(as) iniciam a vida s&xual antes dos nove anos, contraem HIV. Eles vivem em túneis subterrâneos de Bucareste, capital da Romênia.Eles são ajudados por ONGs locais , porém muitos recaem e retornam aos bueiros. Até hoje continuo muito impactada. Apesar de ser um documentário produzido pela BBC, uma das maiores emissoras de TV do planeta, trata-se de uma parte da Europa pouquíssimo conhecida , até porquê, é um país do leste europeu, que infelizmente é a porção esquecida do continente.
Lucas, tem também o que seria a continuação. É mais perturbador ainda, do mesmo diretor. Ele coloca um parente de uma das vítimas do genocídio confrontando os responsáveis pela morte de seu pai. O título é "The Look of Silence".
😮
Tipo botamos u jud&u pra conversar com um naz*? .... aí é tenso
27:50
@@francisbarpele comenta sobre no vídeo mesmo. Não tinha visto o vídeo completo ainda.
@@WagnerArt1por aí, cara, é tenso e triste. O cara fica buscando algum indício de culpa e um pedido de desculpas daqueles que cometeram o genocídio... mas acaba sendo o total oposto, essa galera hoje em dia vive como herói e ainda possui poder. Rola até ameaça, tanto pra ele quanto pra produção do doc... o maior indício são os créditos finais, cheio de anônimo.
É impressionante o descolamento de realidade de uma pessoa capaz de realizar tantos atos grotescos e, ainda assim, continuar acreditando que tá fazendo algo certo... É assustador como o ser humano pode ser desumano...
Eles eram mercenários, basicamente faziam por dinheiro. Tanto que tem uma hora logo no começo que alguém fala (acho que é o proprio Anwar Congo) algo tipo "Eu não sou contra a gente fazer esse filme, mas aí as pessoas vão saber que quem a gente matou não era comunista nada"
Eu sempre consumi filmes de terror e mesmo conteúdo de crimes reais terríveis. Mas nada nesse mundo me chocou e revoltou tanto quanto esse doc. Me gelou a espinha só de ver que você fez um vídeo sobre ele. Esse, infelizmente, terei que passar sem assistir, só pra não correr o risco de lembrar de mais detalhes.
Eu também
Oi Lucas. Estamos com você sempre nestes momentos, força irmão.
Só um adendo, se você começar por esta linha de documentário, peço para que você assista um documentário chamado Videogramas de uma Revolução, que fala sobre a retirada do ditador Ceausescu da Romênia sob a ótica do povo. Um vídeo marcante que fala sobre as extravagâncias do ditador e o povo, cada vez mais, se inflamando
Salve, Lucas, meu parceiro!! Força que esse momento difícil vai passar, estamos contigo 🙏
amém 🙏🏼
A Banalidade do Mal em sua forma mais pura. Pessoas que apenas cumprem ordens e a maldade não se dá por causa da natureza de caráter ou de personalidade, mas sim pela incapacidade de julgar e conhecer as situações, os fatos, as estruturas e o contexto. Já dizia Pedro Aleixo: "O problema não é a autoridade maior. É o guarda da esquina".
O problema é a falta de pão na mesa do brasileiro
Nem foi por questão de autoridade ou ideologia, eles eram basicamente mercenários contratados pelo governo
@@Blednica1
C o preço que ta as coisas, ja ta chegando nesse nivel. Na vdd a falta de comida na mesa sempre existiu, mas esta piorando.
"Não se da ppr conta de carater ou personalidade mas sim pela incapacidade de jugar e reconhecer situaçoes os fatos as estruturas e contexto"
Vc ta evocando essa frase prum doc onde um dos entrevistados admite rindo estrupar meninas de 14 anos e fala a frase "pra voce vai ser um inferno mas pra mim sera um paraiso"
Isso ai não tem nada haver com qualquer incapacidade intelectual e sim com auto beneficio e decisão propia, eles "banalizao o mal" por que há beneficios garantidos nisso não importa o quão contraditorio com valores humanos que todos aprenderão suas ideias e atos precisão ser tomar pra isso
@@mrssol8750posso te mandar uma cesta básica
Há algum tempo me inscrevi no canal por perceber o seu caráter democrático e humanista! Agora tenho a certeza do que você transmite nas entrelinhas dos comentários de crítica de cinema. Parabéns! Seguindo o canal com ainda mais certeza da sua qualidade também como pessoa! Excelente crítica e percepção política!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Esse doc é tenso! Assisti há uns anos atrás e até hoje lembro das cenas. O "curioso" é que o protagonista Anwar Congo passa quase o filme todo se vangloriando dos feitos mas em uma cena específica que lembro até hoje, fica claro o arrependimento dele e as memórias traumáticas.
Acho que é a última.
De todo mundo que é entrevistdo ali, desde o inicio ele me parece o menos tranquilo em relação ao que ele fez
Olha. Não acredito em arrependimento.
@@telmacosta1700 Não se arrependem .
Acho que em toda história nunca vi um ditador se arrependendo do que fez (Mao, Che, Fidel.. veja kilos e kilos de reportagem.. nunca houve um pingo de arrependimento)
Amigo Lucas, desculpa se não gostar do meu comentário, mas vc ficou lindo careca, muito charmoso. Muita saúde pra vc ,Deus te abencoe sempre.
Lucas, minha coragem se resume "ao teu resumo".... ver o Filme? Comigo não rola.... tem o Coração Valente e tem o meu, coração de manteiga....
Força, Lucas... DEUS Está Contigo e Dará tudo certo!!!
E eu que tenho coração de pinscher, acredito em tudo que vejo?
@@karolineviante7443 , então para nós é ficar, em vários Filmes, só no resumo do Grande Lucas! risos
Abração!
Esse documentário e The Look of Silence foram os documentários mais chocantes que vi em toda minha vida. Até hoje ta na minha memória
Assisto tanto seus vídeos que resolvi virar membro, para poder prestigiar o seu trabalho!
Muito obrigado, Danilo! Tenha certeza que ajuda muito! 🙏
rapaz eu fiquei muito inpressionado com o documentário , muito bom o coroa protagonista lá se lascou .... cheio de pesadelos . O extremismo é loucura !!!!!!!!!!!!!!!!
Esse documentário só nos mostra que nunca vamos saber até onde vai a Crueldade Humana!! 😢
Tem muito material pesado sobre Ruanda e Cambodia também
Outro documentário muito bom é "Godspeed You Black Emperor" sobre a gangue de motoqueiros "black emperor" que foi a maior do Japão nos anos 80
Aonde posso assistir?
@@arianealves8206 somente em sites pirata com legenda em inglês, talvez tenha no site Asiamundi ou no filmoteca online
adoro essa banda kkkkkk
@@ramonbluenitro sim kkkkkk
Banda boa daporra
Lucas, essa metodologia do Oppenheimer lembra demais o documentário de um outro americano, o Saul Landau, que dirigiu "Brazil: a report on torture", de 1971, tem aqui no YT. Mas no caso quem encenava as torturas eram os brasileiros exilados no Chile. Também precisa ter estômago, mas é uma obra necessária
Um documentário que me marcou muito foi o HOMEM URSO, do Herzog ! Fica a sugestão de crítica :D
Não tem como assistir algo assim. Lembra muito o "Cabra marcado para morrer". Pesadíssimo!!!
As pessoas tem que parar de achar que psicopatas são animais. Não gente, são seres humanos (psicopatas ou não). Isso é o ser humano
São monstros😢
Tô com náuseas só de te ouvir falar desse doc, não tenho coragem de ver. Ainda quero acreditar um pouco que seja na humanidade.
Só posso dizer: Misericórdia Senhor. Não dá nem pra imaginar que existem seres humanos assim. 😢
Sentei para almoçar e dei play nesse vídeo do Refúgio... 13 segundos depois pausei.. vou ver maus tarde kkkk😅
Estou de férias e vou colocar na minha lista. Camisa legal Lucas!!!!
Você trouxe reflexões que cabem na atualidade… e também mostrando que muitos países (grandes) se beneficiaram desses regimes (no mundo todo). Isso só me remete a ideia da “banalização do mal”… enfim, difícil comentar tópico por tópico, mas como sempre sua análise foi incrível.
Quem disse que o documentário humaniza,é porque sente empatia ou imagina que outras pessoas sintam, porém acredito que a pessoa tem que falar por si e assistir o documentário sempre com atenção
A verdade é que a justiça terrena é mais impunidade do que justiça de fato.
Somente a justiça divina pode cumprir com o papel de lidar com esses tipos.
Não sabia deste documentário. Mas pela análise me fez lembrar do filme Os Gritos do Silêncio de 1984. Um filme triste e tocante. Vou atrás desse documentário!
Eu tenho esse filme, nunca chorei tanto. A morte do Dith Pran anos depois foi uma das coisas mais tristes. Câncer no pâncreas. Ele sofreu tanto…
Conheci um indivíduo no interior do Pará que hoje está preso. Mas numa oportunidade de um churrasco que ele me convidou na chácara dele, ele me mostrou um 38 e perguntou se eu sabia atirar, disse que sim. Fui atirar com ele numa estaca da cerca, aí ele disse que eu atirava bem e me mostrou um outro revover. Esse revolver era de cartucho, nunca vi outro igual. Então ele me disse para tirar com esse revolver. Após eu atirar, ele sorriu e disse que com esse revolver ele ja havia matado mais de 300 pessoas. Ele atirava primeiro com o revolver de cartucho, que tinha chumbo e espalhava e acertava a pessoa quando tentava fugir e com o outro revolver, ele "terminava" o serviço. Aos poucos, morando no norte do Brasil, aprendi que há varios brasis dentro de um Brasil. As coisas não são brincadeira e poucos sabem o perigo real que é viver no Brasil.
LUCAS MUITA SAÚDE PRA VC. O VIDEO FPI MUITO BOM O FILME É ÓTO, TUDO QUE VC FALOU. MAS AGORA MESMI ESTÃO ACONTECENDO ATROC8DADES NO BEASIL MESMO
E MUITA GENTE IGNORA.
PARABENS.
Lucas um documentário interessante é um do Herzog, Into The Abyss (2011) que documenta os ultimos dias de uns presos no corredor da morte, é bem interessante tbm, recomendo.
Interessante falar desse tema. Antigamente isso era bem pior analisando os tempos de hoje, ainda acontece essas coisas.
Ótima Análise.
A referência na camiseta 💜. Forças e muito apoio nessa semana maravilhosa, estamos contigo sempre, Lucas! 💜
lembro de ver um trecho desse documentário há muitos anos. depois esqueci o título e nunca mais consegui achar, então fiquei muito feliz com esse vídeo, vou poder procurar e assistir inteiro!!
Força Lucas Deus esta com voce. Depois que começei a assistir seu canal meus dias melhoraram em 110%, sou mt grato a vc Obg!
Olá Lucas, gosto demais dos seus vídeos 🎉
Um dos documentários mais impactantes que já vi, principalmente as cenas em que o torturador parece sentir arrependimento. Quando dou exemplos de como uma premissa original pode ser algo extraordinário, é sempre esse filme que uso como exemplo
Ótimo review...um aspecto que achei interessante é a grande quantidade de "anônimo" nos créditos. Pelo que li foi um documentário dificil de ser feito.
esse doc é absurdo!!! bom d+
Lucas eu gosto tanto de vc! Te assisto a anos! Fique bem, melhoras todos os dias pra vc! Vai dar tudo certo, te amamos
obrigada Lucas por trazer esse vídeo pra nós.
Esse é o tipo de obra que eu não me disponho a assistir, mas gosto de saber como é.
Por falar em documentários, tá nos cinemas o filme: Ninguém sai vivo daqui que é baseado no livro o holocausto brasileiro. Documentários são difíceis de ver mas são importantes pra gente entender que o pior dos animais é o ser "humano".
É bom???
Lucas, procure pra assistir "General Idi Amin Dada: A Self Portrait", "Echoes From a Sombre Empire" e "Mobuto, King of Zaire"
Assisti esse filme recentemente,e posso afirmar que esse é um dos melhores filmes que já assisti nos últimos cinco anos.
Recomendo humildemente.
Um outro documentário pertubador que recomendo você assistir é Orozco O Embalsamador, conheci essa obra a pouco tempo, mas desisti de assistir por enquanto
sobre o que é?
@@Lilypoltrona Em 1996, Tsurisaki Kiyotaka, um dos fotógrafos de morte mais infames do Japão, aventurou-se no centro do próprio Inferno - o bairro Rue Morgue de Bogotá, Colômbia. Com a morte e o assassinato desenfreados, os cadáveres eventualmente encontram seu caminho para o embalsamador Froilan Orozco, que cuida dos mortos há mais de 50 anos. Observamos enquanto os corpos são trazidos para sua loja e ele os prepara para seus funerais.
"Orozco the Embalmer" - filme de documentário e horror lançado em 2001. Tem uma avaliação boa no IMDb: 6.7 estrelas de 10. É um filme longa-metragem com tempo de duração de 1h 32min.
@@Lilypoltrona Em 1996, Tsurisaki Kiyotaka, um dos fotógrafos de morte mais infames do Japão, aventurou-se no centro do próprio Inferno - o bairro Rue Morgue de Bogotá, Colômbia. Com a morte e o assassinato desenfreados, os cadáveres eventualmente encontram seu caminho para o embalsamador Froilan Orozco, que cuida dos mortos há mais de 50 anos. Observamos enquanto os corpos são trazidos para sua loja e ele os prepara para seus funerais.
"Orozco the Embalmer" - filme de documentário e horror lançado em 2001. Tem uma avaliação boa no IMDb: 6.7 estrelas de 10. É um filme longa-metragem com tempo de duração de 1h 32min.
@@LilypoltronaÉ sobre um embalsamador(um profissional em autopsia), que atua em uma das partes mais pobres da Colombia, então mostra ele embalsamando vários corpos mortos de forma violência, e o ato em si de embalsamar é por muitas vezes também "violento" pela falta de um lugar e recursos propicíos, mas de forma, claro, profissional.
Têm 1:30h de documentário, e está disponível aqui no youtube mesmo, porém, sem legenda.
Cara, Orozco para mim é um retrato da forma mais crua possível doque a pobreza e as drogas resultam, que no caso é violência e morte.
É realmente pesado para quem não está acostumado com documentários no estilo, ainda mais em uma das cenas iniciais que o Orozco faz a autopsia de uma mulher que veio a óbito devido ás drogas junto de sua criança, principalmente quando ele pega a criança morta como se fosse só um boneco qualquer.
Porém se você busca o resultado da pobreza extrema, drogas e abondono total social, Orozco é um bom documentário para você.
Eu entendo as pssos q n gostam do filme pq segundo elas, "eles os humanizam demais". Mas eu acho q o ponto é exatamente esse. Mostrar oq há de pior em um ser humano. Como pessoas ruins também envelhecem e como algumas vezes n se arrependem de vdd. Mostrar q todos os vilões da nossa realidade são também seres humanos. Eu n digo isso como uma forma de simpatizar com eles, mas sim como quem quer dizer q vilões estão entre nós, vivem como nós, riem como nós, se divertem como nós, tem família como nós, envelhecem como nós, estão aqui por todo lado e às vezes n notamos. E tb como as aparências enganam. Fala a vdd, vc ia imaginar q esse cara fez oq fez se vc visse ele sentado ali pescando de boas sem saber quem ele é? Não. No meu ponto de vista, é isso q o filme quis passar com isso.
Sobre esse acontecimento, existe o filme " O ano de viver perigosamente", que não dá detalhes sobre os massacres mas se passa na Indonésia de Sukarno. O que ainda está faltando é um documentário que conte o que realmente aconteceu ( e ainda acontece ) no Irã depois da tomada do poder pelos xiitas. "Cara a cara com o ETA", da Netflix, também é assustador ao retratar um assassino que joga sobre tudo e todos a culpa pelas atrocidades que praticou.
A vida deles é boa demais. A preocupacao mesmo é com as vitimas e suas familias
Tem um escritor chamado Bartolomé de Las Casas que participou do Genocídio dos indígenas ou povos originários das Américas. Ele se arrepende e começa a escrever relatos pormenorizados do massacre.
São dezenas de livros, alguns traduzidos em português, relato simples e direto do foi o Genocídio dos índios, material que raramente vejo citação. Acho que existe areependimento, o próprio fato de ajudar a reconstruir a história e a forma de descrever já denota de que lado a pessoa está. O motivo do arrependimento são vários, no caso de Kas Casas foi conversão religiosa, por estranho que pareça, afinal, estamos falando da época da Inquisição
.......✌Deus te cure e te abençoe sempre!!.......!! 🙏🙏🙏
Esperando,até agora,vc falar q é falso documentário....kkkkkkkķkk
KCT,q história braba!!!!
Recomendo,também,o Gritos Do Silêncio.
A chegada do grupo Kmer Vermelho no Camboja.
É preciso lembrar que tais massacres e GENOCÍDIOS, tem, na maioria das vezes, o apoio das chamadas "democracias", uma vez que atendem aos interesses destas. Porém, a tendência é que tudo isso se repita!
Asim na Venezuela e nicarágua
@@Jhotv-fp8cq
Toda a América Central, toda a América do Sul teve intervenção da democracia "ideal" americana. Sem contar com grande parte da África, que sofreu e sofre com o domínio de países europeu... Ásia, etc..
O anticomunismo costuma se manifestar em ass4ssin4tos. Principalmente no terceiro mundo. Democracia ocidental é assim, vota na direita, mata a esquerda.
@@Jhotv-fp8cqtem Genocídio na Venezuela e Nicaragua? Eita 😮
@@animapetzzE democracia tem?
Filmasso espetacular ! Que bom revisitar ele aqui
The Act of Killing é perturbador pra caralho, até hj eu não sei direito se eu gosto, mas ao mesmo tempo é fenomenal
Leiam "O método jacarta"... escrito por um jornalista americano que trabalhou no Brasil e vinculou esses massacres a uma política desenvolvida pelos EUA inclusive aqui no Brasil
Como é bom ter o Lukinhas de volta 😩🥰❤️🔥
Saúde, Lucas!❤
Desejo que O ETERNO te abençoe, te dê mta saúde, paz, sabedoria e vida longaaaaaaa!!!❤
OBRIGADO POR TRAZER ESTA OBRA TÃO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS REAIS ❤SIM TRAGA TUDO
Oi Lucas. Como você está meu filho???!!! Um abraço fraterno e desejo de cura. 💚
Assisti a alguns anos atrás. É Chocante e inesquecível.
"Ah mas a vida cobra, um dia essas pessoas vão sofrer mais do que causaram sofrimento e etc" Tá aí a prova que não, a vida não cobra, que canalha se dá bem e monstros muitas vezes morrem de velhice numa cama quentinha.
Traga o outro documentário desse diretor, força Lucas.
Tenho medo dessa turma "que só cumpre ordens"... funcionários públicos principalmente...
Memória é algo muito importante.
A verdade que dói é que quando vc não pune da forma adequada esses torturadores (como tbm não fizemos no Brasil) ocorre a naturalização dessa barbárie e pior, abre brecha pra acontecer novamente.
Além disso, falamos tanto da Alemanha n@zi que achamos que o mundo só passou por essa catástrofe humana. A gente só acha terrível aquilo que a gente fica sabendo, e muita coisa não chega até nós.
Fui descobrir o que era Japonismo esses dias e fiquei horrorizada (e diga-se de passagem até um militar n@zi achou demais o que os japoneses faziam com os chineses e coreanos)
Lucas, estou na torcida por você ❤
Eu sei que muitos são céticos, mas acredito que pagamos os nosso pecados, se não for nessa vida é no pós vida, mas ninguém sai impune. Uns podem dizer que é carma, outros justiça divina, eu não posso afirmar ao certo, mas eu realmente acredito nisso.
O Mengele morreu sem ter sido preso. Teve um AVC e pimba: morreu. Se isso é pagar os pecados, pagou barato
Pesadíssimo, não sei se tenho estômago pra assistir.
Eu ainda não conferi, mas após esse vídeo com certeza vou, como sempre, excelente demais Lucas, abração. ...
Precisa de muita, mas muita coragem mesmo para estar tete à tete com essas pessoas.
Ótima indicação, Lucas... mas, imagino que não consiga assistir.
Fiquei com vontade de assistir, mas esses dias vi Zona de Interesse e me fez muito mal, acho que esse nao sera diferente. Vou me recuperar primeiro antes de ir atras desse documentário
Obrigada pelo review Lucas, força querido ❤
Tem uma série chamada Chernobyl , muito esclarecedora!!!!
O documentário intenso revelado por uma pessoa importante que admiro e compartilha disseminação corretas
"disseminação correta" ?
Na verdade, qualifiquei uma questão referencial
Lucas Eudoro quando você ameaça nos nos comentários só mostra que você está bom cada vez bom
Excelente, obrigado!
Nossa! Assisti a anos atrás e o q me marcou foi no final o cara q antes não ligava muito no que fez vomitando
Aí sim, Lucas! 🎉
Contribuindo com o engajamento! Pq o Lucas merece!
Lucas, fala sobre a série antologica do Joko Anwar! Amo os filmes dele, adorei a série, gostei mais de uns eps do que de outros, mas ainda sim, vale a pena assisti se for fã.
Lucas recomendo também assistir “Matar um tigre” é revoltante e melancólico, não tem como descrever, o ser humano é complexo e ainda mais quando é um choque de culturas diferentes, assustador e real.
Vc podia fazer um vídeo de documentários mais perturbadores
Valeuuu queridíssimo Lucas , documentário horripilante, valeuu ,melhoras com muita saúde , abraçãooo, tmjooo nos cinemas horripilantes ! 🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️♥️♥️♥️♥️🌎🌳🌷🌺🌴🌼🌹🌻🌲🌷🌺🌻🌳🌼🌹🌺🌴🌏♥️♥️♥️♥️♥️
Excelente vídeo, Lucas! Obrigado 🫂
Fale sobre Valle das bonecas. Último filme da Sharon Tate😭
Ja procurei e separei para assistir.
The Last execultner conta do último carrasco do corredor da morte na Tailândia.
É interessante tbm, pq aí se trata de um funcionário da execução.
Obrigada, Lucas.
Adorei que vc trouxe um documentário traga mais por favor
Inacreditável isso 😢😢😢😢
Esse filme me marcou. O diretor vai dando corda para os caras e eles se sentem importantes e a vontade para falar sobre as desgraças que fizeram. No final ainda encenam a história como se fosse um espetáculo de dança cafona. Filme estranho pra caralho. Bizarro mas muito instigante.
Já assistiu Tantura? Os israelenses se comportam exatamente assim. Vibram em como massacraram os palestinos.
VC PODERIA FAZER UM VÍDEO SOBRE O FILME "A SOMBRA DE STALIN" ?