Jaraguá do Sul - SC - Conjunto Rural Rio da Luz - Salão Barg - 09

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • A Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg”, de Jaraguá do Sul - SC - com sede no Conjunto Rural do Rio da Luz promoveu neste sábado (1º), festa de rei e rainha (königfest), tiro ao pássaro (vogel schüssen).
    A concentração dos sócios e simpatizantes ocorreu pelas 18h, na sede social, seguido da ritualística folclórica de busca das majestades, sob o comando de Almir Kickhöfel:
    Ari Hornburg, rei;
    Alfredo Dimas.Haffemann, 1º cavalheiro,
    Celso Hille, 2º cavalheiro;
    Alzira Köepp, rainha;
    Roseli Haffemann, 1ª princesa;
    Darci Hille, 2ª princesa.
    A tocata Adler’s Band (Rio da Luz) abrilhantou o evento folclórico da cultura germânica, que foi regado pelos retratos de acordes e sons, composto por polca, valsa, chote, outras músicas para dança de salão.
    Anderson Hornburg, o presidente da entidade associativista deu as boas-vindas aos associados e convidados, abordou a trajetória do Barg, sua importância para a salvaguarda do patrimônio imaterial para Jaraguá do Sul e Santa Catarina.
    A celebração da cultura germânica (pomerana e alemã) foi concorrida, pois inúmeras sociedades e clubes de tiro prestigiaram o evento de tradição no Vale Tombado.
    Completando os festejos, o público assistiu a apresentação do Grupo Folclórico Grünnestal de Rio Cerro II, EEB “Professor João Romário Moreira”, que completou 30 anos de fundação, entidade defensora do patrimônio folclórico alemão e pomerano.
    A região é uma paisagem cultural teuto-brasileira, em Jaraguá do Sul, tem potencial de importância pelo conjunto das casas de enxaimel (fachwerk), herança da colonização europeia dos povos não iberos, destaque aos alemães e pomeranos.
    Ademir Pfiffer - Historiador

КОМЕНТАРІ • 9