Você é uma graça, muito simpático e didático! Podia fazer um video recomendando vinhos baratos tipo "bons vinhos até 30 reais", algo assim... crise né Brasil rs
Parabéns pela série. Estou pesquisando sobre vinhos há 1 ano e depois de assisti todos os seus episódios eu nem sabia que existia vinhos do velho mundo. Fiquei curioso pra tomar um vinho europeu diferente dos que encontro no supermercado. Abraços
Cara, eu fico me perguntando: se os profissionais da sua respectiva área de atuação fossem do seu nível de conhecimento, humildade e dedicação, Rodrigo, teríamos um “Brasil de velho mundo” ? Só podemos te agradecer. Obrigado e parabéns’
Outra situação a ter em conta na hora de comprar vinho (em particular nas grandes superfícies ) é a posição da garrafa na prateleira: a iluminação artificial emite raios UV logo uma garrafa que esteja armazenada na parte frontal ou superior da prateleira, está sujeita dia após dia à iluminação artificial, e logo é de evitar. Mas não só. A garrafa que está logo frente é também aquela que está sujeita a mais vibrações/choques pois é essa em que toda a gente pega para ler o rótulo traseiro e que leva pancada das garrafas vizinhas quando alguém mexe ; é também essa a garrafa que geralmente está mais sujeita a oscilações de temperatura. Por tudo isto, devemos escolher sempre a garrafa que esteja o mais resguardada possível. Outras dicas haverá: não comprar vinho com mais de 2/3 anos em grandes superfícies; evitar comprar vinho em "déstockage" (aqui na França fazem muito isso) ; ter em atenção a temperatura do local onde estão comprando o vosso vinho (garrafas com 5 anos, que estejam todos os dias a 20/25º graus de temperatura é um risco); etc. Bem haja.
Rodrigo, eu queria muito registrar: como é bom seguir esse canal. Sempre gostei de beber vinho e de um tempo pra cá comecei a ler mais, pesquisar mais. E você tem o dom de explicar de maneira fácil e muito agradável. Confesso que a cada video da vontade de beber e conhecer mais sobre vinhos! É muito bom! Parabéns pelo seu dom!!
Muito bom👍👍👍, pq não faz uns vídeos em alguma vinicula, demonstrando as etapas de produção do vinho, seria bem legal.... Ah sim, quase esqueci, cadê o toma essa???
Falando sobre preços... Estive na Europa ressentemente e fiquei assustado com os preços dos vinhos, comparando com o Brasil! Na Europa os vinhos são muito ,mas muito barato ... porque? Seu canal é top , uma linguagem única!!!
Nem te preocupa adoramos todas as partes pode fszer a 4° .... E por aí estamos aqui ligadinhos. Eu aqui engatinhando suas dicas são maravilhosas. Obrigada e sucesso pra vc.
Olá, Michel. Valeu pela sugestão! Para montar sua adega, primeiro você tem que pensar em quantos vinhos você costuma comprar por mês. Depois, escolha qual o melhor sistema de refrigeração para o local em que vive. A adega termoelétrica funciona por troca de temperatura com o meio externo, é recomendada para regiões que tenham temperaturas mais amenas ou frias. Já a adega com compressor, resfria o ambiente interno. Se escolher esta, prefira as de baixa vibração. Para quem não tem espaço em casa, pode guardar as garrafas em um lugar escuro, longe da umidade e do calor, como em um armário, por exemplo.
Otimas dicas, a 10 anos eu aprecio vinhos. Nunca agrado meus amigos... pois gostam de suave... e qndo digo suave é suco e nao é vinhos rsrsrs hj levo o meu e digo é forte/encorpado é so pra mim mesma. Hahaha eles tomam as cervejas deles e pronto.
Parabéns pelo trabalho e pela didática nos vídeos. Espero todo sucesso, Rodrigo. Gostaria de fazer uma sugestão: vídeos sobre regiões vinícolas e quais a principais características dos vinhos produzidos na região.
Sei que é complicado bater o martelo quanto a predominância de um blend ou de variental em regiões França (Bordeaux e Borgonha). Contudo, seria interessante trazer uma visão geral do que acontece em cada região. Viajariamos em diversas regiões do mundo sem sair casa. Ressalto que vc já faz esse paralelo quando falou de cepa ou casta, mas queria tb conhecer sobre as regiões produtoras. Forte abraço e sucesso
Cara ! Vc é o melhor de todos... é muita informação dentro de uma pessoa só. Como pode? Rs Um 🍷 de 20 mil é demais... muito fora da realidade... loucura
Como sempre...muito bom! Adorei o comparativo das entregas dos vinhos do novo mundo e do velho mundo. Iniciei a experiência de degustar vinhos pelo novo mundo, hj sou fã dos vinhos do velho mundo. Apoio a sugestão feita aqui nos comentários de fazer um vídeo em uma vinícola demonstrando todo o processo. Parabéns para toda equipe mais um vídeo nota 10!
Olá ! Adoro o seu canal ! Moro no nordeste, pois o clima é muito quente, e gostaria de uma dica de vinhos , ou seja qual o melhor com mariscos ? Os tintos também combina ? Um abraço ! Tudo de bom 😗
2 dúvidas? Se em regiões quentes, os vinhos sao mais alcoólicos e menos ácidos, como os Malbecs de Mendonza sao tão equilibrados em relação a teor alcoólico, acidez e taninos? La é uma região quente. Segunda pergunta: Quando vou comprar vinhos, como saber se o vinho teve estagio em barrica de carvalho?
Parabéns a todos pelo ótimo vídeo. Rodrigo fiquei com duas dúvidas. Nas regiões mas frias, principalmente na Europa, eu axhava q os vinhos eram mais rústicos por passarem em barricas de carvalho. E outra quais as características para definir um vinho como elegante? Como um vinho pode ser rústico e elegante ao msmo tempo? Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho.
Olá, Adriano! A rusticidade no vinho pode vir tanto do terroir quanto do estágio em barrica. Costumamos falar elegante para vinhos equilibrados, que se desenvolvam em taça ou que estão em perfeita harmonia entre acidez, aromas e taninos. Abraços ;)
Oi Rodrigo!!! Estou chegando nesse mundo mágico e maravilhoso dos vinhos, o qual fico fascinada com cada vídeo que vc posta. Agora gostaria muitíssimo de um sugestão sua. Qual o melhor vinho pra se comer com uma bela bacalhoada. Minha preferencia vinhos tinto. Obrigado Rodrigo.
Olá, Ana. Tente harmonizar com um vinho de leve ou médio corpo, com boa acidez e sem estágio em barrica. Pensamos em 3 opções para você. Terra da Vinho Dolceto d'Alba: bit.ly/2IyJ3ec Dom Dinis: bit.ly/2rB3v4z Estrella Cabernet Sauvignon: bit.ly/2rA95UH
Muito bom. Acho que podia falar um pouco mais sobre vinhos barricados. O quanto que varia pra cada uva, ou quanto tempo geralmente fica etc. Parabéns pelo canal. Fui algumas vezes ai e TODAS as vezes foram sensacionais!
Olá, Alexandre. Excelente dúvida. O tempo em barrica varia de acordo com a vontade do enólogo, depende de como ele quer deixar o vinho. Se ele quer amaciar os taninos, deixa amadurecendo na barrica por mais tempo. Se ele quer um vinho mais fresco ou frutado, não utilizará a barrica. Qualquer uva pode passar por esse processo.
Boa noite, Rodrigo. tudo bem com você? Parabéns pelos vídeos, para assistí-los, merece o acompanhamento de um bom vinho...(rs). Na verdade, estou em Recife-PE, e estou começando no mundo do vinho há dois meses..., e acabei de saber que o WINE SET dará um curso de níveis I e II aqui em Recife, no final deste mês. Eu pergunto, para mim que estou iniciando, você acha interessante fazê-lo? Certo de sua atenção com o exposto, agradeço antecipadamente. Um forte abraço!
vídeo 4 - abordar os vinhos mais encorpados, sugestões de rótulos, como comprar um vinho com muito corpo e grande volume em boca. aguardo por esse vídeo, um abraço.
Venho construindo um embasamento sólido antes de fazer algum curso certificado assistindo aos seus videos e antes de mais nada, gostaria de agradecer por compartilhar do seu conhecimento para com quem é leigo no assunto. No entanto, gostaria de fazer uma pergunta: Em relação a comparação dos vinhos qual seria a melhor forma de desenvolve_la: Junto a velha escola Francesa, onde os vinhos são avaliados pelo terroir ou pela escola Espanhola, onde são avaliados pelo seu envelhecimento em barricas de carvalho e garrafa? Agradeço mais uma vez pelo excelente trabalho.
João, muito obrigado por acompanhar a Vinhos de Bicicleta. As duas escolas são distintas, cada uma com suas características mas se complementam. Porque você pode escolher os vinhos espanhóis pelo terroir (exemplo: Rioja e Ribeira del Duero) e franceses barricados (Bordeaux).
Muito legal seu vídeo. Perguntas. Trabalhei na França três meses por ano durante 15 anos. Por culpa de um cunhado que ainda mora lá. E que ia comprar sempre nos pequenos produtores do Médoc e Saint Emilion, terminei me viciando nos vinhos dali. Não tenho grana suficiente para comprar os mesmos vinhos que bebia lá: Saint Julien, Margaux, Latour, Pomerol etc. Tenho uma cave de 150 garrafas, várias que trouxe ainda de lá, dos bons tempos. Mas ela vai ficando vazia. O que faço? Me enforco ou peço sua orientação?
Olá, gostaria de uma dica de um vinho da mesma região do Romanée Conti que proporcionaria uma experiência próxima à esse ícone da viticultura? Abraços e desde já obrigado e parabéns pelo canal!!!
Olá, Leonardo! Tudo bem? Você pode experimentar os vinhos das produtoras vizinhas, como La Tâche, Richebourg, La Grand Rue, La Romanée, Romanée-St Vivant e Echézeaux.
Olá Rodrigo☺ Este vídeo ja tem 2 anos, mas tive acesso precisamente hoje 22/06/2020. Estou amando suas dicas e gostaria de fazer uma pergunta: Ficou bem claro pra mim as diferenças entre vinhos produzidos em regiões frias e quentes, mas tenho encontrado vinhos, em alguns supermercados, de região dos Andes que é um lugar frio, a mesma "regra" se aplica? Obrigada🙏❤
Olá, Ako. Se você quiser um vinho tinto, escolha um que não seja tão encorpado, pois o tanino pode deixar o peixe com gosto metalizado. Vinhos brancos, espumantes e rosés são ótimos para harmonizar com peixes. Temos algumas opções para você: Tinto - Terre da Vino: bit.ly/2IyJ3ec Branco - Origenes: bit.ly/2IJR9NY Branco - Winemaker's Branco: bit.ly/2LtOytp Espumante - Veuve Devienne: bit.ly/2jWH2eg Rosé - Signature: bit.ly/2LoWWKG
Gostaria de saber um pouco mais sobre vinhos portugueses, porque as dicas dadas até agora não me ajudam a comprar vinhos portugueses já que eles não apresentam informações sobre o tipo de uvas que estão na composição do vinho.
Olá, Jackeline. Vamos fazer o possível para fazer um vídeo sobre vinhos portugueses ;) Mas enquanto isso, algumas vinícolas disponibilizam essa informação em seus sites, você pode conferir lá ou pedir orientação pro vendedor da onde comprou.
Parabéns pelo canal mano!! Muito rico e esclarecedor!! Eu gostaria de fazer uma pergunta: Se eu tenho algumas garrafas de vinho e escolho um deles para beber em uma pequena ocasião, não chegando a beber toda a garrafa, seria melhor guardar novamente na estante, ou deveria deixa-lo resfriado, mesmo pretendendo beber outra garrafa antes dele novamente? Espero que consiga entender haha Muito obrigado!
Rodrigo, um amigo apreciador de vinhos a mais tempo do que eu, diz que a diferença entre um vinho de R$ 40,00 e um de R$ 200,00 é enorme, porém a diferença entre um de R$ 200,00 e um de R$ 5.000,00 é bem sutil. Você concorda ? Um abraço e parabéns pelo canal !
Concordamos 100%. Nessa primeira faixa que você citou, os preços variam muito pelo método de vinificação. Já a faixa mais elevada, variam mais pela fama do vinho e história da vinícola.
Rodrigo, se eu vou receber seis/oito convidados na minha casa para um jantar de carnes, por exemplo, tenho que manter todos os convidados tomando vinhos da mesma uva ou posso ir variando, servindo Malbec para alguns e CS para outros? Digo isso porque tenho 3 a 4 garrafas de cada tipo aqui e acho que não vai dar pra servir a todos com o mesmo tipo de uva ao mesmo tempo, kkkk.
Olá, Sergio. Não tem problema os convidados alternarem de vinho. Apenas deixe por último o vinho mais encorpado, para ele não se sobressair sobre o vinho menos encorpado ;)
Olá, Saliba. É possível encontrar um vinho licoroso com teor alcoólico de 20% e um tinto com 16%. Mas no Brasil, a legislação diz que só podem ser comercializados vinho com, no máximo, 18% para licorosos e 14% para tintos, brancos etc.
Mas Rodrigo " como comprar " vinho é sempre difícil para as pessoas que não tem conhecimento sobre vinho, eu mesmo compro da mesma que eu jogo na Mega Sena, se gostei, sorte, se não, azar.
Rodrigo, sem dúvidas o que você comentou sobre grifes de vinhos, que nem sempre o vinho vale o que se cobra é completamente verdade. Você não pode esperar que um vinho de 2 mil reais seja 10x melhor que um de 200. Existem variações sobre os custos e, sim, um deles é o status do vinho. Mas é preciso deixar claro uma coisa: existem lendas do mundo do vinho que fazem completamente jus ao status que aderiu ao longo dos anos. O Romanée Conti, que você citou, é um deles. Não tive ainda o prazer de prová-lo, mas conheço pessoas que o provaram, especializadas em vinhos franceses e a opinião esmagadora é que o vinho é tudo aquilo que representa. É óbvio que parte do seu custo vem do fato que existe muito mais demanda que oferta, o que eleva o preço das garrafas lá para cima. Mas dizer que um Borgonha de 300 reais pode ser comparado com um Romanée Conti é um tanto quanto injusto. Se fosse para usar exemplos de status, poderia ter usado o nome de grandes casas de Champagne, onde, essas sim, vivem muito mais da áurea que se cria (Veuve Clicquot é uma delas) do que a qualidade em si. Um abraço!
Oi Lucas, tudo bem? No quesito uva, região, método de vinificação e amadurecimento, um bom vinho de R$ 300,00 da Borgonha pode sim se equiparar ou chegar perto de um Romanée Conti. O que faz esse segundo ter um preço tão elevado é justamente a "história engarrafada" e sua importância para a região, ou seja, uma grife. De resto, concordo com tudo o que você disse. O vinho é isso aí, pluralidade de opiniões! Grande abraço, Rodrigo Ferraz
Eu adorei seus vinhos. Aprendi muito. Por favor continue, faça uma série sobre o tema.
Você é uma graça, muito simpático e didático! Podia fazer um video recomendando vinhos baratos tipo "bons vinhos até 30 reais", algo assim... crise né Brasil rs
Ideia espetacular. Concordo e muito.
uma heineken cm suco de uva kkkk
Tem que virar uma série! 😍
Muito bom ouvir quem entende, gosto muito de vinho acho uma bebida elegante, romântica, erudita, parabéns
Parabéns pela série. Estou pesquisando sobre vinhos há 1 ano e depois de assisti todos os seus episódios eu nem sabia que existia vinhos do velho mundo. Fiquei curioso pra tomar um vinho europeu diferente dos que encontro no supermercado. Abraços
Fale-nos sobre os vinhos de Bourdeaux.
Todos esses vídeos muito bons!
Parabéns. Abração. DG Tudo
Sempre trabalhando com profissionalismo e fazendo jus a todos nós do vinho.
Com certeza tem que vira uma série.rsrs Suas aulas só engrandece o mundo do 🍷🍷🍷🍷
Já falei e repito,melhor canal sobre vinhos👏👏👏👏👏
Estou aprendendo muito sobre vinhos através de suas explicações.
Cara, eu fico me perguntando: se os profissionais da sua respectiva área de atuação fossem do seu nível de conhecimento, humildade e dedicação, Rodrigo, teríamos um “Brasil de velho mundo” ? Só podemos te agradecer. Obrigado e parabéns’
Rs valeu pelo carinho!
Nãooooo.....continue a série por favor está ótima
😸😸😸
muito obrigado
Uma série será ótimo!
Concordo que deveria ter a série.. rss ajuda bastante!!
Outra situação a ter em conta na hora de comprar vinho (em particular nas grandes superfícies ) é a posição da garrafa na prateleira: a iluminação artificial emite raios UV logo uma garrafa que esteja armazenada na parte frontal ou superior da prateleira, está sujeita dia após dia à iluminação artificial, e logo é de evitar. Mas não só. A garrafa que está logo frente é também aquela que está sujeita a mais vibrações/choques pois é essa em que toda a gente pega para ler o rótulo traseiro e que leva pancada das garrafas vizinhas quando alguém mexe ; é também essa a garrafa que geralmente está mais sujeita a oscilações de temperatura. Por tudo isto, devemos escolher sempre a garrafa que esteja o mais resguardada possível. Outras dicas haverá: não comprar vinho com mais de 2/3 anos em grandes superfícies; evitar comprar vinho em "déstockage" (aqui na França fazem muito isso) ; ter em atenção a temperatura do local onde estão comprando o vosso vinho (garrafas com 5 anos, que estejam todos os dias a 20/25º graus de temperatura é um risco); etc.
Bem haja.
Boa Duarte!
Rodrigo, eu queria muito registrar: como é bom seguir esse canal. Sempre gostei de beber vinho e de um tempo pra cá comecei a ler mais, pesquisar mais. E você tem o dom de explicar de maneira fácil e muito agradável. Confesso que a cada video da vontade de beber e conhecer mais sobre vinhos! É muito bom! Parabéns pelo seu dom!!
Valeu, Lara! Ficamos muito contentes em espalhar nosso conhecimento e amor pelo vinho ;D
Sim. Queremos uma série permanente de como comprar vinho! Please.
;D
Muito bom👍👍👍, pq não faz uns vídeos em alguma vinicula, demonstrando as etapas de produção do vinho, seria bem legal.... Ah sim, quase esqueci, cadê o toma essa???
Olá, Guilherme. É uma ótima ideia, quem sabe mais para frente?!
Vamos gravar mais um TOMA ESSA na semana que vem. Em breve vai pro ar.
Que maravilha!!! Assisti as 3 partes...dicas excelentes!
Já fiz vários cursos, mas sinceramente, seus vídeos estão me ensinando muito mais. Obrigada por compartilhar um conteúdo de tanta qualidade! 👏🏻
Obrigado por acompanhar o canal, Tatiane! 🥂
Falando sobre preços...
Estive na Europa ressentemente e fiquei assustado com os preços dos vinhos, comparando com o Brasil!
Na Europa os vinhos são muito ,mas muito barato ... porque?
Seu canal é top , uma linguagem única!!!
Edilania Moreth recentemente
Olá, Edilania. Infelizmente, o imposto do Brasil é muito caro para a importação e produção de vinhos. Isso faz o preço subir tanto.
Nem te preocupa adoramos todas as partes pode fszer a 4° .... E por aí estamos aqui ligadinhos.
Eu aqui engatinhando suas dicas são maravilhosas. Obrigada e sucesso pra vc.
Seria legal fazer um vídeo sobre como montar a sua adega em casa(climatizada e não climatizada)
Olá, Michel. Valeu pela sugestão!
Para montar sua adega, primeiro você tem que pensar em quantos vinhos você costuma comprar por mês. Depois, escolha qual o melhor sistema de refrigeração para o local em que vive. A adega termoelétrica funciona por troca de temperatura com o meio externo, é recomendada para regiões que tenham temperaturas mais amenas ou frias. Já a adega com compressor, resfria o ambiente interno. Se escolher esta, prefira as de baixa vibração. Para quem não tem espaço em casa, pode guardar as garrafas em um lugar escuro, longe da umidade e do calor, como em um armário, por exemplo.
Poderia fazer um vídeo dizendo quais são os seus preferidos para cada ocasião ☺️
Otimas dicas, a 10 anos eu aprecio vinhos. Nunca agrado meus amigos... pois gostam de suave... e qndo digo suave é suco e nao é vinhos rsrsrs hj levo o meu e digo é forte/encorpado é so pra mim mesma. Hahaha eles tomam as cervejas deles e pronto.
Sempre aprendo mais com suas dicas, muito obrigado.
Parabéns pelo trabalho e pela didática nos vídeos. Espero todo sucesso, Rodrigo. Gostaria de fazer uma sugestão: vídeos sobre regiões vinícolas e quais a principais características dos vinhos produzidos na região.
Hugo Correia boa!
Hugo Correia sim!!!!!
Muito boa sua sugestão, anotamos em nossa lista ;)
Sei que é complicado bater o martelo quanto a predominância de um blend ou de variental em regiões França (Bordeaux e Borgonha). Contudo, seria interessante trazer uma visão geral do que acontece em cada região. Viajariamos em diversas regiões do mundo sem sair casa. Ressalto que vc já faz esse paralelo quando falou de cepa ou casta, mas queria tb conhecer sobre as regiões produtoras. Forte abraço e sucesso
Parabéns !! Bem didático !!! Continue !!!
Realmente os vinhos da Europa são bem diferentes dos oriundos do Chile ou Argentina
Olá Rodrigo! Assistindo tudo mas tá difícil será que um dia aprendo? 😳😜😂😂
Estou me apaixonando por vinho aaa
Com certeza terá a 4ª parte
Vc é muito didático Parabéns !
Pode continuar essa serie pq ta muito boa👏👏👏👏👏
;D
Cara ! Vc é o melhor de todos... é muita informação dentro de uma pessoa só. Como pode? Rs
Um 🍷 de 20 mil é demais... muito fora da realidade... loucura
Rsrs
Não consigo parar de assistir os seus vídeos!😱👏👏👏
É viciante! 🍷
Arrasou!!! 👏👏👏👏
Como sempre...muito bom! Adorei o comparativo das entregas dos vinhos do novo mundo e do velho mundo. Iniciei a experiência de degustar vinhos pelo novo mundo, hj sou fã dos vinhos do velho mundo.
Apoio a sugestão feita aqui nos comentários de fazer um vídeo em uma vinícola demonstrando todo o processo.
Parabéns para toda equipe mais um vídeo nota 10!
A gente agradece :D
Faremos o possível para fazer esse vídeo.
Que série boa!!!!
Muito boa as suas dicas adoro saber o que estou bebendo
Parabéns pelo Trabalho
Rodrigo. Fala sobre os vinhos da Concha y Toro, Casillero Del Diablo.
Gostei muito de suas explanações.
Muito obrigado, Sérgio!
Adoro a sua didática, Rodrigo, estou aprendendo muito!!
😉
E a uva Bordô , fale sobre
Olá ! Adoro o seu canal ! Moro no nordeste, pois o clima é muito quente, e gostaria de uma dica de vinhos , ou seja qual o melhor com mariscos ? Os tintos também combina ? Um abraço ! Tudo de bom 😗
Ótimas dicas! Obrigado
Melhor canal ✨✨✨
Muito obrigado! 🍷🍇
Adorei as dicas
Adorei o canal. Tuas explicações são bem didáticas. ❤️
Bacana, Rodrigo! Sucesso e vida longa! Interessante falar sobre as diferenças de barricas, que tal?! Um abração!
Ótimas dicas.
Excelentes dicas. Vídeo bastante esclarecedor. Parabéns pelo canal!!!
Valeu ;)
2 dúvidas?
Se em regiões quentes, os vinhos sao mais alcoólicos e menos ácidos, como
os Malbecs de Mendonza sao tão equilibrados em relação a teor alcoólico, acidez e taninos? La é uma região quente.
Segunda pergunta: Quando vou comprar vinhos, como saber se o vinho teve estagio em barrica de carvalho?
Parabéns a todos pelo ótimo vídeo. Rodrigo fiquei com duas dúvidas. Nas regiões mas frias, principalmente na Europa, eu axhava q os vinhos eram mais rústicos por passarem em barricas de carvalho. E outra quais as características para definir um vinho como elegante? Como um vinho pode ser rústico e elegante ao msmo tempo?
Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho.
Olá, Adriano!
A rusticidade no vinho pode vir tanto do terroir quanto do estágio em barrica. Costumamos falar elegante para vinhos equilibrados, que se desenvolvam em taça ou que estão em perfeita harmonia entre acidez, aromas e taninos.
Abraços ;)
Muito bom
Belo vídeo!
muito bom ajuda muito , gostaria que falece um pouco mais sobre os espumantes .
Olá, Leandro! Fizemos um vídeo sobre espumantes. Dá uma olhadinha: bit.ly/2IxNxPk
Mandou bem demais Rodrigo, ótima série!! 👏👏👏
Valeu :)
Oi Rodrigo!!! Estou chegando nesse mundo mágico e maravilhoso dos vinhos, o qual fico fascinada com cada vídeo que vc posta. Agora gostaria muitíssimo de um sugestão sua. Qual o melhor vinho pra se comer com uma bela bacalhoada. Minha preferencia vinhos tinto. Obrigado Rodrigo.
Olá, Ana. Tente harmonizar com um vinho de leve ou médio corpo, com boa acidez e sem estágio em barrica.
Pensamos em 3 opções para você.
Terra da Vinho Dolceto d'Alba: bit.ly/2IyJ3ec
Dom Dinis: bit.ly/2rB3v4z
Estrella Cabernet Sauvignon: bit.ly/2rA95UH
@@VinhosdeBicicletaespanhol tempranillo sem ou pouca barrica ou portugueses touriga nacional/tinta roriz seriam bons para essa pergunta da Ana ?
Muito bom. Acho que podia falar um pouco mais sobre vinhos barricados. O quanto que varia pra cada uva, ou quanto tempo geralmente fica etc. Parabéns pelo canal. Fui algumas vezes ai e TODAS as vezes foram sensacionais!
Alexandre Henrique sim!!!!!
Olá, Alexandre.
Excelente dúvida. O tempo em barrica varia de acordo com a vontade do enólogo, depende de como ele quer deixar o vinho. Se ele quer amaciar os taninos, deixa amadurecendo na barrica por mais tempo. Se ele quer um vinho mais fresco ou frutado, não utilizará a barrica. Qualquer uva pode passar por esse processo.
Al
Muito legal a série como comprar vinhos!!😍
Pode falar tbem sobre vinhos botritizados?
Boa noite, Rodrigo. tudo bem com você? Parabéns pelos vídeos, para assistí-los, merece o acompanhamento de um bom vinho...(rs). Na verdade, estou em Recife-PE, e estou começando no mundo do vinho há dois meses..., e acabei de saber que o WINE SET dará um curso de níveis I e II aqui em Recife, no final deste mês. Eu pergunto, para mim que estou iniciando, você acha interessante fazê-lo? Certo de sua atenção com o exposto, agradeço antecipadamente. Um forte abraço!
Olá, Walker. Achamos sim, esse é um curso que tem reconhecimento internacional!
Amigo, eu gosto muito do caselo do diabolo c a usa camenére acho q tem uma uva moderada, pois, o preço a compatível ac a minha possibilidade.
vídeo 4 - abordar os vinhos mais encorpados, sugestões de rótulos, como comprar um vinho com muito corpo e grande volume em boca.
aguardo por esse vídeo, um abraço.
Ótima sugestão, Marco!
Boa tarde amigo,.!!! pode me ajudar em umas questões sobre vinhos?
As harmonizações tem necessariamente uma uva específica para cada tipo de comida?
tem que fazer mais videos relacionados a como comorar.. vira série logo!
Olá! O que mais você gostaria de saber? Conta para a gente ;)
dicas de como fazer uma adega, não climatizada, mas uma adega num canto da casa. pode ser? virei fã.
Olá, Glaidson. Você pode guardar o vinho em um canto escuro, protegido do calor e da umidade, como em um armário, por exemplo.
Aquele buraco no fundo da garrafa tem algum significado? Ouvi dizer que quanto mais fundo melhor!
Venho construindo um embasamento sólido antes de fazer algum curso certificado assistindo aos seus videos e antes de mais nada, gostaria de agradecer por compartilhar do seu conhecimento para com quem é leigo no assunto.
No entanto, gostaria de fazer uma pergunta: Em relação a comparação dos vinhos qual seria a melhor forma de desenvolve_la: Junto a velha escola Francesa, onde os vinhos são avaliados pelo terroir ou pela escola Espanhola, onde são avaliados pelo seu envelhecimento em barricas de carvalho e garrafa?
Agradeço mais uma vez pelo excelente trabalho.
João, muito obrigado por acompanhar a Vinhos de Bicicleta. As duas escolas são distintas, cada uma com suas características mas se complementam. Porque você pode escolher os vinhos espanhóis pelo terroir (exemplo: Rioja e Ribeira del Duero) e franceses barricados (Bordeaux).
Como ficam os taninos em relação a climas frios e quentes? Isso impacta ou o tanino só depende do terroir e da uva?
Poderia comentar sobre a moda dos ecomerces de vinhos brasileiros como a Wine e a Evino. Como comprar e selecionar os melhores? Vale a pena?
Boa sugestão, Maurício, valeu!
Muito legal seu vídeo. Perguntas. Trabalhei na França três meses por ano durante 15 anos. Por culpa de um cunhado que ainda mora lá. E que ia comprar sempre nos pequenos produtores do Médoc e Saint Emilion, terminei me viciando nos vinhos dali. Não tenho grana suficiente para comprar os mesmos vinhos que bebia lá: Saint Julien, Margaux, Latour, Pomerol etc. Tenho uma cave de 150 garrafas, várias que trouxe ainda de lá, dos bons tempos. Mas ela vai ficando vazia. O que faço? Me enforco ou peço sua orientação?
Olá, gostaria de uma dica de um vinho da mesma região do Romanée Conti que proporcionaria uma experiência próxima à esse ícone da viticultura? Abraços e desde já obrigado e parabéns pelo canal!!!
Olá, Leonardo! Tudo bem?
Você pode experimentar os vinhos das produtoras vizinhas, como La Tâche, Richebourg, La Grand Rue, La Romanée, Romanée-St Vivant e Echézeaux.
Olá Rodrigo☺
Este vídeo ja tem 2 anos, mas tive acesso precisamente hoje 22/06/2020.
Estou amando suas dicas e gostaria de fazer uma pergunta:
Ficou bem claro pra mim as diferenças entre vinhos produzidos em regiões frias e quentes, mas tenho encontrado vinhos, em alguns supermercados, de região dos Andes que é um lugar frio, a mesma "regra" se aplica?
Obrigada🙏❤
GOSTO MUITO! TACANDO A ROLHA NO LIKE.
Qual as regiões mais quentes e mais frias ?
Fala sobre qual tipo de vinho para grandes eventos como casamento
Jaciara, depende do formato do casamento.
Tem salvação em vinhos di novo mundo -Chile África do Sul...?
Ola. por favor quais vinhos harmonizam bem com bacalhau( a gomes de sá ou com natas etc.. )?
Olá, Ako. Se você quiser um vinho tinto, escolha um que não seja tão encorpado, pois o tanino pode deixar o peixe com gosto metalizado. Vinhos brancos, espumantes e rosés são ótimos para harmonizar com peixes.
Temos algumas opções para você:
Tinto - Terre da Vino: bit.ly/2IyJ3ec
Branco - Origenes: bit.ly/2IJR9NY
Branco - Winemaker's Branco: bit.ly/2LtOytp
Espumante - Veuve Devienne: bit.ly/2jWH2eg
Rosé - Signature: bit.ly/2LoWWKG
Gostaria de saber um pouco mais sobre vinhos portugueses, porque as dicas dadas até agora não me ajudam a comprar vinhos portugueses já que eles não apresentam informações sobre o tipo de uvas que estão na composição do vinho.
Olá, Jackeline. Vamos fazer o possível para fazer um vídeo sobre vinhos portugueses ;)
Mas enquanto isso, algumas vinícolas disponibilizam essa informação em seus sites, você pode conferir lá ou pedir orientação pro vendedor da onde comprou.
faz um vídeo sobre como comprar vinho paraguay, para não ter erro.
Boa ideia!
Rodrigo, eu quero aprender a gostar de vinho. É possível? 🙏
Boa tarde, a minha duvida e a seguinte: se aquelas avaliacoes de precos e notas de vinhos , fornecidas por aplicativos sao viaveis e honestas? Abs
Parabéns pelo canal mano!! Muito rico e esclarecedor!!
Eu gostaria de fazer uma pergunta:
Se eu tenho algumas garrafas de vinho e escolho um deles para beber em uma pequena ocasião, não chegando a beber toda a garrafa, seria melhor guardar novamente na estante, ou deveria deixa-lo resfriado, mesmo pretendendo beber outra garrafa antes dele novamente?
Espero que consiga entender haha
Muito obrigado!
Olá, Gabriel. Depois de aberto, é melhor guardá-lo na geladeira, mas somente por um dia.
Rodrigo, um amigo apreciador de vinhos a mais tempo do que eu, diz que a diferença entre um vinho de R$ 40,00 e um de R$ 200,00 é enorme, porém a diferença entre um de R$ 200,00 e um de R$ 5.000,00 é bem sutil. Você concorda ? Um abraço e parabéns pelo canal !
Concordamos 100%. Nessa primeira faixa que você citou, os preços variam muito pelo método de vinificação. Já a faixa mais elevada, variam mais pela fama do vinho e história da vinícola.
Rodrigo, se eu vou receber seis/oito convidados na minha casa para um jantar de carnes, por exemplo, tenho que manter todos os convidados tomando vinhos da mesma uva ou posso ir variando, servindo Malbec para alguns e CS para outros? Digo isso porque tenho 3 a 4 garrafas de cada tipo aqui e acho que não vai dar pra servir a todos com o mesmo tipo de uva ao mesmo tempo, kkkk.
Olá, Sergio. Não tem problema os convidados alternarem de vinho. Apenas deixe por último o vinho mais encorpado, para ele não se sobressair sobre o vinho menos encorpado ;)
Eu tenho uma dúvida. Qual o maior teor alcoólico de um vinho?
Olá, Saliba. É possível encontrar um vinho licoroso com teor alcoólico de 20% e um tinto com 16%. Mas no Brasil, a legislação diz que só podem ser comercializados vinho com, no máximo, 18% para licorosos e 14% para tintos, brancos etc.
Rodrigo como saber qual vinho comprar para deixar para envelhecimento ?
Comentamos sobre vinhos de guarda no vídeo 'Vinho bom é vinho velho?' Dá uma conferida ;)
bit.ly/2rL0yP3
Mas Rodrigo " como comprar " vinho é sempre difícil para as pessoas que não tem conhecimento sobre vinho, eu mesmo compro da mesma que eu jogo na Mega Sena, se gostei, sorte, se não, azar.
Da saga: como comprar vinho ..😆
Um vídeo por semana tá pouco
Por enquanto, não conseguimos fazer mais rs
Rodrigo, sem dúvidas o que você comentou sobre grifes de vinhos, que nem sempre o vinho vale o que se cobra é completamente verdade. Você não pode esperar que um vinho de 2 mil reais seja 10x melhor que um de 200. Existem variações sobre os custos e, sim, um deles é o status do vinho. Mas é preciso deixar claro uma coisa: existem lendas do mundo do vinho que fazem completamente jus ao status que aderiu ao longo dos anos. O Romanée Conti, que você citou, é um deles. Não tive ainda o prazer de prová-lo, mas conheço pessoas que o provaram, especializadas em vinhos franceses e a opinião esmagadora é que o vinho é tudo aquilo que representa. É óbvio que parte do seu custo vem do fato que existe muito mais demanda que oferta, o que eleva o preço das garrafas lá para cima. Mas dizer que um Borgonha de 300 reais pode ser comparado com um Romanée Conti é um tanto quanto injusto. Se fosse para usar exemplos de status, poderia ter usado o nome de grandes casas de Champagne, onde, essas sim, vivem muito mais da áurea que se cria (Veuve Clicquot é uma delas) do que a qualidade em si. Um abraço!
Oi Lucas, tudo bem? No quesito uva, região, método de vinificação e amadurecimento, um bom vinho de R$ 300,00 da Borgonha pode sim se equiparar ou chegar perto de um Romanée Conti. O que faz esse segundo ter um preço tão elevado é justamente a "história engarrafada" e sua importância para a região, ou seja, uma grife. De resto, concordo com tudo o que você disse. O vinho é isso aí, pluralidade de opiniões! Grande abraço, Rodrigo Ferraz
👏🏽👏🏽👏🏽🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🥰🥰
Vim do futuro avisar que ele quebrou a promessa e fez um novo vídeo.