Boa sugestão Ronei Só vou ter que arrumar algum TPW04, ou até mesmo um TPW03, pq o jeitão de configurar é o mesmo. No momento não tenho nenhum dos dois CLPs comigo. Assim que arrumar um eu faço um exemplo 👍🏻.
Vinícius, bom dia. O CFW500 tem vários Plugins, que você pode trocar de acordo com a necessidade. E o número dos bornes mudam de um plugin para outro. No Plugin padrão IOS, os bornes são 14 e 16. No Plugin da CAN, os bornes são 10 e 12. Melhor sempre olhar no manual, ou se tiver o plugin em mãos ele já mostra o número dos bornes .
Muitooo top Professor . Consegueria fazer um video exibindo alarmes na IHM, por exemplo falhas diferentes uma da outra e depois colocando um botao para resetar tudo ? Estou com essa duvida ..
Valbervaz, boa noite. Desculpa a demora na resposta. Você deu uma excelente ideia. Vou preparar um vídeo misturando CLP, IHM, inversores e uma tela de falhas (incluindo reset). Vai ser um exemplo mais próximo de uma máquina real e vai ilustrar bem essa parte de alarmes.
A melhor topologia na minha opinião seria o CLP ser mestre do inversor, e a IHM ser o mestre do CLP (duas redes separadas). Para fazer isso teria que usar a porta RS485 do TPW04 ligado no inversor, e a porta RS232 (aquele conector mini-din) ligado na IHM. Se não quiser usar a porta RS232, pode adicionar uma acessório RS485 ou aquela porta Ethernet no TPW04.
Claudemiro, boa noite. Entre os parâmetros do inversor muda somente o P308 (endereço do inversor na rede). No exemplo coloquei o CFW500 como P308=1. Se tivesse outro, o segundo seria P308 =2 Terceiro P308=3 e assim por diante. Na IHM quando não especifico o endereço, a IHM assume que o escravo é o "1". Se quiser ler o inversor 2, teria que digitar "2#" antes do endereço. Ou para o 3, "3#" e assim por diante. Explicando aqui parece ser complicado, mas você vendo é vem fácil. Vou fazer um vídeo falando sobre isso.
Boa noite! Melhor vídeo que assistir sobre esse assunto, mim ajudou muito muito mesmo e gostaria que vc mim ajudasse num problema, quando altero a referência de frequência do inversor pela IHM via serial o valor da frequência não fica salvo, zera sempre que desligo o inversor ai tenho que por a frequência de volto pela IHM não faz o Backup pode ajuda Obrigado.
Rafael, boa noite. Que bom que gostou dos vídeos 👍🏻 Aquele parâmetro de Velocidade via serial não é retentivo mesmo. Uma forma de fazer isso na IHM é usar uma memória local na IHM, do tipo RW (memórias retentivas). Só que tem que criar uma rotina na IHM para ficar movendo o valor dessa memória RW para o Parâmetro do inversor. Daí usa uma função chamado data transfer. Vou deixar o tópico anotado aqui, qualquer hora eu faço um vídeo sobre esse assunto 👍🏻 Se for algo urgente me manda um e-mail que eu envio algum exemplo para te ajudar.
Rafa, blz? Estou planejando em pegar um monte de equipamentos diferentes e montar uma rede Modbus de exemplo. Não sei se consigo algum Yaskawa. Vou pegar os equipamentos que estiverem disponíveis no momento. Mas só de ter equipamentos de várias marcas, modelos diferentes, já vai dar para ter uma boa noção de como configurar qualquer equipamento.
Wellington, boa noite. Dá sim, tem um vídeo que mostro como fazer o upload e posteriormente a edição do programa. Tem que usa uma função chamada "decompile" no ebpro. No vídeo abaixo você consegue ver com mais detalhes. ua-cam.com/video/OCIbSehjVrA/v-deo.html
Boa tarde Professor! Estou com uma dúvida sobre o uso # na hora de fazer o endereço, estava seguindo um exemplo onde era a comunicao rs485 entre um inversor santerno é uma IHM weintek no caso ele usava 1#5 para comando de frequência é 1#6 para outros comandos é no vídeo ele não explica pq usou esse # saberia me explicar.
JRF Fabiano, boa tarde. O 1# é para identificar o nó do escravo Nesse caso nó1. 1#5 nó 1, memória modbus 5 1#6 nó 1, memória modbus 6 Na IHM, em System parameter tem uma opção chamada "Default Station no". O padrão que vem lá é 1. Nesse caso não precisaria colocar o 1#. Se não colocar nada, a IHM já assume que você quer comunicar com o nó 1.
Boa tarde, estou gostando muito do conteúdo desse curso, está me ajudando muito. Tenho uma dúvida não tenho um IHM físico para descarregar os programas só tenho acesso ao inversor CFW500, para fins didáticos é possível fazer esse comunicação com inversor somente com a simulação online do Easybiulter ?
Jadson, boa noite Pode sim usar o simulador da IHM. A única limitação dela é que depois de um tempo (mais ou menos uma 15 min) a comunicação para. Neste caso basta fechar o simulador e abrir novamente e tudo volta ao normal. Inclusive se você reparar, a maior parte dos vídeos eu uso o simulador da IHM, comunicando com o PLC300, ou inversores.
Boa tarde..! Muito bom o vídeo. Nobre fiz um projeto semelhante com uma IHM weinteck e dois inversores CFW 700. Porém está com um problema de comunicação, as vezes demora pra responder aos comandos e fica aparecendo msg na tela da IHM de PLC não responde. Poderia me sugerir algum procedimento para resolver isso? Desde já agradeço, Att.: Maciel.
Mas professor , este manual está errado , já comentei alguma coisa parecia em algum outro vídeo . 13 bits da 8192. -32768 a 32767 são 16 Bits. Isso é sistema sigital que dá este resultado, nao sou eu quem estou falando
Boa noite. Tem razão, a conta é exatamente essa mesmo. Esses 13 bits é a velocidade nominal, então 8192 = 60hz. Mas o parâmetro trabalha em 16 bits. Se quiser por exemplo trabalhar com o motor em 90hz daria para escrever 12288 nesse parâmetro. Não fica limitado nos 13 bits. Meio confuso mas é assim.
É um dos melhores canais desse tipo de conteúdo. Sabe muito e tem didática.
Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado! Valeu pelo apoio.
voce é muito bom cara! estou maratonando todos os seus videos!
Muito obrigado 😃
Vai ter muito conteúdo ainda pela frente !! Pretendo retomar o lançamento de vídeos em breve.
Que maravilha! Isso é conhecer do assunto!
Parabéns! Muito clara e objetiva sua aula. Estou aprendendo muito com vc obrigadoooo!
Valeu Dennis, obrigado pelo feedback. Obrigado por acompanhar os vídeos do canal.
Parabéns pelo excelente vídeo.
muito bom
Obrigado por acompanhar o canal !!
Interessante, parabéns!
Celso - Polimáquinas
Obrigado!
Parabéns 👏
Obrigado Bruno !!
Excelente
show de bola, estou adorando seus videos.
Valeu Edson, muito obrigado !
Show de bola parabéns,manda mais kkkk,muito educativo bem explicado parabéns mesmo👏👏
Llll
👍 10
Obrigado por acompanhar e se inscrever no canal !!!
Perfeito, faz um exemplo usando o clp tpw 04 se possível, abraço...
Boa sugestão Ronei
Só vou ter que arrumar algum TPW04, ou até mesmo um TPW03, pq o jeitão de configurar é o mesmo.
No momento não tenho nenhum dos dois CLPs comigo.
Assim que arrumar um eu faço um exemplo 👍🏻.
Obrigado...
Ótima aula, me tira uma dúvida, quais são os bornes de ligação pra comunicação RS485? 12 e 14 do CFW500!?
Obrigado
Vinícius, bom dia.
O CFW500 tem vários Plugins, que você pode trocar de acordo com a necessidade. E o número dos bornes mudam de um plugin para outro.
No Plugin padrão IOS, os bornes são 14 e 16.
No Plugin da CAN, os bornes são 10 e 12.
Melhor sempre olhar no manual, ou se tiver o plugin em mãos ele já mostra o número dos bornes .
Muitooo top Professor . Consegueria fazer um video exibindo alarmes na IHM, por exemplo falhas diferentes uma da outra e depois colocando um botao para resetar tudo ? Estou com essa duvida ..
Valbervaz, boa noite. Desculpa a demora na resposta.
Você deu uma excelente ideia. Vou preparar um vídeo misturando CLP, IHM, inversores e uma tela de falhas (incluindo reset). Vai ser um exemplo mais próximo de uma máquina real e vai ilustrar bem essa parte de alarmes.
@@plcedrives Top Professor. Vou ficar no aguardo, enquanto isso vou maratonando os vídeos dos SCA06 ..
Excelente vídeo professor. Muito obrigado.
Apenas uma duvida, qual seria o processo para comunicar um clp tpw04, ihm e o inversor?
A melhor topologia na minha opinião seria o CLP ser mestre do inversor, e a IHM ser o mestre do CLP (duas redes separadas).
Para fazer isso teria que usar a porta RS485 do TPW04 ligado no inversor, e a porta RS232 (aquele conector mini-din) ligado na IHM.
Se não quiser usar a porta RS232, pode adicionar uma acessório RS485 ou aquela porta Ethernet no TPW04.
Boa noite
Obrigado pela ajuda e retorno rápido, seria muito bom que vc fizesse um vídeo de exemplo.
boa tarde,gostei muito! mais tenho uma pergunta se tivesse que adicionar mais um inversor como seria a configuraçâo?obrigado
Claudemiro, boa noite.
Entre os parâmetros do inversor muda somente o P308 (endereço do inversor na rede).
No exemplo coloquei o CFW500 como P308=1.
Se tivesse outro, o segundo seria P308 =2
Terceiro P308=3 e assim por diante.
Na IHM quando não especifico o endereço, a IHM assume que o escravo é o "1".
Se quiser ler o inversor 2, teria que digitar "2#" antes do endereço.
Ou para o 3, "3#" e assim por diante.
Explicando aqui parece ser complicado, mas você vendo é vem fácil. Vou fazer um vídeo falando sobre isso.
Boa noite!
Melhor vídeo que assistir sobre esse assunto, mim ajudou muito muito mesmo e gostaria que vc mim ajudasse num problema, quando altero a referência de frequência do inversor pela IHM via serial o valor da frequência não fica salvo, zera sempre que desligo o inversor ai tenho que por a frequência de volto pela IHM não faz o Backup pode ajuda Obrigado.
Rafael, boa noite. Que bom que gostou dos vídeos 👍🏻
Aquele parâmetro de Velocidade via serial não é retentivo mesmo.
Uma forma de fazer isso na IHM é usar uma memória local na IHM, do tipo RW (memórias retentivas).
Só que tem que criar uma rotina na IHM para ficar movendo o valor dessa memória RW para o Parâmetro do inversor. Daí usa uma função chamado data transfer.
Vou deixar o tópico anotado aqui, qualquer hora eu faço um vídeo sobre esse assunto 👍🏻
Se for algo urgente me manda um e-mail que eu envio algum exemplo para te ajudar.
Boa noite
Muito obrigado pela ajuda e retorno rápido, seria muito bom se vc fizer um vídeo de exemplo.
@@rafaelmoraes4404 não vou prometer uma data mas vou retomar os vídeos sim o mais breve possível. 👍🏻
parabens pelo video, consegue fazer com inversor waskaya
Rafa, blz? Estou planejando em pegar um monte de equipamentos diferentes e montar uma rede Modbus de exemplo.
Não sei se consigo algum Yaskawa. Vou pegar os equipamentos que estiverem disponíveis no momento.
Mas só de ter equipamentos de várias marcas, modelos diferentes, já vai dar para ter uma boa noção de como configurar qualquer equipamento.
Nesses modelos de IHM MT8100 dá pra fazer backup e editar?
Wellington, boa noite. Dá sim, tem um vídeo que mostro como fazer o upload e posteriormente a edição do programa. Tem que usa uma função chamada "decompile" no ebpro. No vídeo abaixo você consegue ver com mais detalhes.
ua-cam.com/video/OCIbSehjVrA/v-deo.html
Depois que coloco os botões na tela, não consigo movimenta-los o que faço para corrigir isso?
Max, conseguiu movimentar? Só clicar e arrastar, não tem segredo. Me parece ser algum bug no software.
Boa tarde Professor! Estou com uma dúvida sobre o uso # na hora de fazer o endereço, estava seguindo um exemplo onde era a comunicao rs485 entre um inversor santerno é uma IHM weintek no caso ele usava 1#5 para comando de frequência é 1#6 para outros comandos é no vídeo ele não explica pq usou esse # saberia me explicar.
JRF Fabiano, boa tarde.
O 1# é para identificar o nó do escravo
Nesse caso nó1.
1#5 nó 1, memória modbus 5
1#6 nó 1, memória modbus 6
Na IHM, em System parameter tem uma opção chamada "Default Station no".
O padrão que vem lá é 1.
Nesse caso não precisaria colocar o 1#.
Se não colocar nada, a IHM já assume que você quer comunicar com o nó 1.
@@plcedrives entendi professor! Muito obrigado pela informação.
Boa tarde, estou gostando muito do conteúdo desse curso, está me ajudando muito. Tenho uma dúvida não tenho um IHM físico para descarregar os programas só tenho acesso ao inversor CFW500, para fins didáticos é possível fazer esse comunicação com inversor somente com a simulação online do Easybiulter ?
Jadson, boa noite
Pode sim usar o simulador da IHM. A única limitação dela é que depois de um tempo (mais ou menos uma 15 min) a comunicação para. Neste caso basta fechar o simulador e abrir novamente e tudo volta ao normal.
Inclusive se você reparar, a maior parte dos vídeos eu uso o simulador da IHM, comunicando com o PLC300, ou inversores.
Boa tarde..! Muito bom o vídeo. Nobre fiz um projeto semelhante com uma IHM weinteck e dois inversores CFW 700. Porém está com um problema de comunicação, as vezes demora pra responder aos comandos e fica aparecendo msg na tela da IHM de PLC não responde. Poderia me sugerir algum procedimento para resolver isso? Desde já agradeço,
Att.: Maciel.
Maciel, boa noite
Tente primeiro a configuração desse vídeo
ua-cam.com/video/ubkGp4UHyn4/v-deo.html
Veja se resolve dessa maneira
Mas professor , este manual está errado , já comentei alguma coisa parecia em algum outro vídeo .
13 bits da 8192. -32768 a 32767 são 16 Bits.
Isso é sistema sigital que dá este resultado, nao sou eu quem estou falando
Boa noite. Tem razão, a conta é exatamente essa mesmo.
Esses 13 bits é a velocidade nominal, então 8192 = 60hz. Mas o parâmetro trabalha em 16 bits. Se quiser por exemplo trabalhar com o motor em 90hz daria para escrever 12288 nesse parâmetro. Não fica limitado nos 13 bits. Meio confuso mas é assim.
@@plcedrives não é confuso não
Está entendido