Disciplina PHA 3360 - Aula 24 (Poluição e Qualidade da Água)
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- Este vídeo pertence a disciplina PHA 3360 (Poluição e Qualidade da Água) do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da USP. A disciplina aborda, basicamente, as principais variáveis físico-químicas para a caracterização de águas de abastecimento, águas naturais e águas residuárias e efluentes industriais, enfocando a sua importância ambiental e os principais aspectos teóricos e práticos envolvidos em suas determinações analíticas. O objetivo da disciplina é preparar o aluno para a interpretação dos processos e operações unitárias consideradas no tratamento de águas de abastecimento e residuárias, bem como para a avaliação da poluição em águas naturais.
O curso é desenvolvido através de aulas expositivas, apresentação de vídeos e de execução de exercícios em sala de aula. Ao longo da disciplina, são desenvolvidos exercícios específicos de modo que o aprendizado possa ser bem fundamentado.
Bibliografia recomendada
SAWYER, C.N., McCARTY, P.L., PARKIN, G.F. Chemistry for environmental engineering and science. McGraw Hill Science, 5a Edição, 2017.
PIVELI, R. P. & KATO, M. T. Qualidade e Poluição das Águas: Aspectos Físico-Químicos. ABES, 2ª Edição, 2011
Conteúdo da Aula 24
1- Exercícios - DBO, DQO e COT
2- Técnicaspara a determinação da constante de decaimento da DBO
3- Exemplo de cálculo
Banda homenageada: Ramones
Musica: Rock and Roll High School
• Ramones Rock and Rol...