RESUMO: - O Eu Ideal, enquanto uma figura do narcisismo, somos nós como objeto de expectativa para o outro (nossos pais, a sociedade, etc.), expectativa que se for realizada pensamos ter como efeito o cessar da nossa angústia, do nosso desamparo, da nossa divisão, da nossa castração. - O Ideal do Eu, instância secundária, é formado a partir do Complexo de Édipo, como uma substituição daquele narcisismo mais primário do Eu Ideal [parte pouco clara]. Se o Eu Ideal é uma instância imaginária, o Ideal do Eu é uma instância simbólica que diz como eu devo ser idealmente (a partir de mim mesmo, não das expectativas dos outros) para que meu desejo seja legitimado. É a partir do Ideal do Eu que construímos nossas estruturas de admiração que vão determinar nossa maneira de amar, de agir, etc. - Enquanto o Super-Eu diz "isso não pode" ou "isso tem que", o Ideal do Eu se nos apresenta como formador de nossos ideais reguladores, aquilo do que tentamos nos aproximar, nosso horizonte, portanto, o Ideal do Eu nunca se alcança [faltou aí estabelecer melhor a diferença entre o Super-Eu e o Eu Ideal]. Entretanto, existe em nós uma tendência neurótica que, atuando sobretudo em momentos de crise, visa efetuar a junção do Eu Ideal com o Ideal do Eu (o que aponta para as "montagens narcísicas" que encontramos no funcionamento de massa, de grupo, etc. [parte pouco desenvolvida no vídeo]). - Portanto, a diferença é que, enquanto o Eu Ideal é aquilo que os outros esperam de nós e que tentamos realizar para amenizar nossa angústia, o Ideal do Eu é aquilo que nós mesmos esperamos de nós como horizonte regulativo, ambos constituídos a partir de influências externas. Obrigado pelo vídeo, Christian!
Valeu. Tenho a impressão de que lendo tenho mais tempo para pensar. Kkkk. Parece que “vejo” as várias ideias porque posso avançar e retroceder de modo mais prático do que na linha de execução do vídeo.
Eu ideal: Aquilo que gostaríamos de ser a partir do que o outro espera. Exemplo: o que nossos pais desejam, sendo assim, esse desejo se realizar. Ideal do eu: quando reconhecemos que as figuras representativas que atuaram em sua vida, são vistas de fato como são. Exemplo: vc idealiza sua mãe sendo incrível desde pequeno, mas acaba enxergando que ela tbm é cheia de defeitos
Professor, não sou da área, mas sou um entusiasta da psicologia, gostaria de lhe pedir um vídeo sobre auto-sabotagem, procrastinação.. porque ao invés de focar nos nossos objetivos realmente importantes, optamos por fazer outras atividades menos relevantes.. ex: gostaria muito de aprender outro idioma mas não tomo a iniciativa 😕 Desde já agradeço,
Excelente explicação! Sempre achei em Lacan esses conceitos muito confusos pelo menos para mim. Obrigada por tornar esses conceitos mais claros, Dunker!
Obrigado, querido professor. O vídeo não só me esclareceu sobre o tema, como me levou "muito longe" nas minhas próprias questões. Ousaria dizer que foi uma sessão de análise muito bem sucedida.
professor antes de tudo quero agradecer pela imensa contribuição que seus vídeos, sou sua ouvinte assídua, pois faço estágio em um hospital psiquiátrico, a minha pergunta é relativa aos usos patológico dos mecânimos de defesa. gostaria também de que se possível falasse sobre a clínica do vazio em psicanálise. obrigada
Professor, gostaria que falasse sobre a relação da psicanálise com o Marxismo, a escola de Frankfurt com Erick From e Adorno. Gostaria de saber se em Lacan temos uma boa conexão por aí?
Boa tarde, professor. Gosto muito de seus vídeos quando consigo entender (realmente são conceitos bem difíceis e é preciso abstrair muito para entendê-los). Surgiu uma pergunta que gostaria muito que o você fizesse um vídeo sobre. O que você pensa sobre a autoanálise? É possível compreender-se mais?
Bruno bom dia! O assunto é meio complexo. Porém vou tentar te ajudar. (Ideal de Ego e Ego Ideal) Alguns autores fazem um trocadilho(não sabe quem é quem). Porém um é aquilo que os meus pais gostaria que eu fosse ou a sociedade gostaria que eu fosse. Ex: Os meus pais querem que eu seja advogado aí eu estudo e faço a vontade deles, mas dentro de mim eu não gosto formei por causa do outro e não por vontade própria. Já o outro caso é algo que faço não por imposição, mas por prazer. No primeiro caso trás frustração e no segundo alegria. Eu, só não sei te informar quem é quem( ou seja: ideal de ego ou ego ideal). Espero tê-lo ajudado. Abraços!
Existiria um anti-ideal do eu, ou seja, aquilo de que não quero me aproximar?
2 роки тому+2
Para simplificar, o Ideal do Ego é sobre aprovação, querer agradar e se encaixar no molde que nos foi apresentado como correto e melhor a se seguir. E eu entendo o Ideal do Ego como algo mais voltado para a validação ao invés da aprovação, ou seja, eu ainda ainda ajo sobre a influência dos moldes da criação mas essa é a vertente mais narcisista onde eu encontro um ponto de equilíbrio entre aquilo que eu necessito e quero fazer com o que esperam de mim. Por exemplo, é como se no Ego Ideal você seguisse o padrão de sucesso estipulado pela sociedade que é aquele de terminar a escola, fazer uma faculdade, uma especialização, conseguir um bom emprego e ter um cargo de sucesso que te pague bem, ja no Ideal do Ego, por mais que ainda você acredite que precise desse sucesso o meio de chegar lá será mais narcísico, procurando talvez um trabalho ou algo que te dê satisfação e prazer e que não necessariamente exija passar por todo esse processo ditado pela sociedade.
Olá professor, sou psicologa e tenho respeito e consideração por seu trabalho e o parabenizo. Poderia falar e indicar livros sobre "Ego Auxiliar". Obrigada.
Espero não estar enganado mas na expressão alemã "Ich-Ideal", o substantivo "Ich" está funcionando como um modificador do substantivo "Ideal", então este seria traduzido como "ideal do eu". Na expressão "Ideal Ich", o contrário, a palavra "Ideal" está modificiando a palavra "Ich", portanto este seria traduzido como "eu ideal". E me parece que, devido a isso, a explicação ficou trocada.
Sr Professor. Não sou psicanalista. Fiz o seu curso online Lacan e a Filosofia. Seria correto dizer que eu posso constituir a mim mesmo o objeto A? Daí um narcisismo? Veja, sou leigo.
Professor, é possível afirmar que o Eu ideal seria impossível / utópico, enquanto o Ideal do Eu busca referências através da existência própria de uma carência?
Dunker, nesse outro vídeo ua-cam.com/video/4-3f7uCYGME/v-deo.html Você faz referência a tradução dos conceitos "ideal do eu" e "eu ideal" de forma inversa. Fiquei confuso. em qual dos videos você considera que a tradução ficou adequada? Obrigado
Me parece que este video aqui está trocado. Dunker chamou "Ich-Ideal" de eu ideal e "Ideal Ich" de ideal do eu, mas no alemão o primeiro substantivo adjetiva o segundo, então a tradução está trocada.
Eu conheci uma psicóloga que era muito linda e encantadora, pensei em fazer terapia com ela mas só em pensar fico toda boba... Hahahaha sinceramente acho que me atrapalharia
*Eu* (Ātman, Si mesmo, Consciência, Presença). *Eu,* é confundido como sendo o corpo-mente. *Eu,* não tem localização no tempo e espaço. O ego (corpo-mente) não *"O"* reconhece como *"Tao",* porque o ego se compõe de memória - passado e futuro, e nunca o *Presente.* *Presente* não necessita ser pensado, sempre *É* - *Novo!* Quando se pensa no passado e futuro, sempre se faz no *Presente.* Passado e futuro são ilusões - māyā. *Seja!* Autor: _Aldrin Parreiras Maia_ *O imutável sou eu* drive.google.com/file/d/1NAFpNDkxEI48wc-LkTAVPoJUF8tHZNLk/view?usp=drivesdk
RESUMO:
- O Eu Ideal, enquanto uma figura do narcisismo, somos nós como objeto de expectativa para o outro (nossos pais, a sociedade, etc.), expectativa que se for realizada pensamos ter como efeito o cessar da nossa angústia, do nosso desamparo, da nossa divisão, da nossa castração.
- O Ideal do Eu, instância secundária, é formado a partir do Complexo de Édipo, como uma substituição daquele narcisismo mais primário do Eu Ideal [parte pouco clara]. Se o Eu Ideal é uma instância imaginária, o Ideal do Eu é uma instância simbólica que diz como eu devo ser idealmente (a partir de mim mesmo, não das expectativas dos outros) para que meu desejo seja legitimado. É a partir do Ideal do Eu que construímos nossas estruturas de admiração que vão determinar nossa maneira de amar, de agir, etc.
- Enquanto o Super-Eu diz "isso não pode" ou "isso tem que", o Ideal do Eu se nos apresenta como formador de nossos ideais reguladores, aquilo do que tentamos nos aproximar, nosso horizonte, portanto, o Ideal do Eu nunca se alcança [faltou aí estabelecer melhor a diferença entre o Super-Eu e o Eu Ideal]. Entretanto, existe em nós uma tendência neurótica que, atuando sobretudo em momentos de crise, visa efetuar a junção do Eu Ideal com o Ideal do Eu (o que aponta para as "montagens narcísicas" que encontramos no funcionamento de massa, de grupo, etc. [parte pouco desenvolvida no vídeo]).
- Portanto, a diferença é que, enquanto o Eu Ideal é aquilo que os outros esperam de nós e que tentamos realizar para amenizar nossa angústia, o Ideal do Eu é aquilo que nós mesmos esperamos de nós como horizonte regulativo, ambos constituídos a partir de influências externas.
Obrigado pelo vídeo, Christian!
Valeu. Tenho a impressão de que lendo tenho mais tempo para pensar. Kkkk. Parece que “vejo” as várias ideias porque posso avançar e retroceder de modo mais prático do que na linha de execução do vídeo.
arrasou muitoooo, gratidao!
Obrigada ajuda muito fazer a leitura! Obrigada
Agradeço muito sua explicação, bem objetivo, obrigada!
Obrigado por me responder, prof. Dunker.
Professor, sou psicólogo, admirador do seu trabalho e gostaria que o sr. falasse sobre o tratamento psicanalítico da dependência química.
Seria uma boa
Para entendermos uma questão aparentemente "boba", Dunker simplesmente recomenda estudarmos o seminário 6 ... Só.
🫠 😂😂😂 😭
Você é incrível!
Perfeita explicação... melhor do Brasil.
Simplesmente perfeita a explicação, super compreendi.
Eu ideal: Aquilo que gostaríamos de ser a partir do que o outro espera. Exemplo: o que nossos pais desejam, sendo assim, esse desejo se realizar.
Ideal do eu: quando reconhecemos que as figuras representativas que atuaram em sua vida, são vistas de fato como são. Exemplo: vc idealiza sua mãe sendo incrível desde pequeno, mas acaba enxergando que ela tbm é cheia de defeitos
Professor, não sou da área, mas sou um entusiasta da psicologia, gostaria de lhe pedir um vídeo sobre auto-sabotagem, procrastinação.. porque ao invés de focar nos nossos objetivos realmente importantes, optamos por fazer outras atividades menos relevantes.. ex: gostaria muito de aprender outro idioma mas não tomo a iniciativa 😕 Desde já agradeço,
Excelente explicação! Sempre achei em Lacan esses conceitos muito confusos pelo menos para mim. Obrigada por tornar esses conceitos mais claros, Dunker!
Obrigado, querido professor. O vídeo não só me esclareceu sobre o tema, como me levou "muito longe" nas minhas próprias questões. Ousaria dizer que foi uma sessão de análise muito bem sucedida.
Eu Ideal (para os outros) e Ideal do Eu (para mim)
Muito bom professor, seus vídeos me auxiliam bastante nas minhas leituras
Amei o vídeo. Dos melhores do Christian. Muito didático!
Sempre muito bom te escutar!
Ótima explicação!!!! 🙏🏻👏🏻
Excelente. Muito claro e didático, com referências específicas muito bem direcionadas
Muito esclarecedor. Gostaria que falasse um pouco das insígnias do Ideal, que é um capítulo do seminário 5, que para mim é bem complicado. Obrigada.
Excelente
Maravilhosa explicação! Obrigada professor!!
Professor, poderia falar sobre o tempo lógico e a duração das sessões de análise no set lacaniano? Caru Camargo
Obrigada, você é muito bom!
Olá professor. Queria te parabenizar pela proposta do canal e de quebra gostaria muito de te ouvir falando sobre o tempo lógico em Lacan. Obrigado.
O que é uma instância? E o que é estrtutura de admiração?
Podia chamar "Ideal do Eu" e "Ideal do Outro"
não
Didaticamente seria uma boa 😂😂😂😂
professor antes de tudo quero agradecer pela imensa contribuição que seus vídeos, sou sua ouvinte assídua, pois faço estágio em um hospital psiquiátrico, a minha pergunta é relativa aos usos patológico dos mecânimos de defesa. gostaria também de que se possível falasse sobre a clínica do vazio em psicanálise. obrigada
Professor, gostaria que falasse sobre a relação da psicanálise com o Marxismo, a escola de Frankfurt com Erick From e Adorno. Gostaria de saber se em Lacan temos uma boa conexão por aí?
Boa tarde, professor. Gosto muito de seus vídeos quando consigo entender (realmente são conceitos bem difíceis e é preciso abstrair muito para entendê-los). Surgiu uma pergunta que gostaria muito que o você fizesse um vídeo sobre. O que você pensa sobre a autoanálise? É possível compreender-se mais?
Eu ideal: o que eu quero ser na sociedade
Ideal do eu: os valores que desejo representar
É isso?
Bruno bom dia! O assunto é meio complexo. Porém vou tentar te ajudar. (Ideal de Ego e Ego Ideal) Alguns autores fazem um trocadilho(não sabe quem é quem). Porém um é aquilo que os meus pais gostaria que eu fosse ou a sociedade gostaria que eu fosse. Ex: Os meus pais querem que eu seja advogado aí eu estudo e faço a vontade deles, mas dentro de mim eu não gosto formei por causa do outro e não por vontade própria. Já o outro caso é algo que faço não por imposição, mas por prazer. No primeiro caso trás frustração e no segundo alegria. Eu, só não sei te informar quem é quem( ou seja: ideal de ego ou ego ideal). Espero tê-lo ajudado. Abraços!
@@sergioclemente1488 Grato pela explicação.
Bem legal
Christian, poderia falar sobre ex-istência (ek-sistence) e como Lacan a usa? Um abraço!
Te amo, me tirou do limbo
Amei explicação, só a música de fundo que ficou bem chatinha de se ouvir :)
Bom dia! Poderia falar um pouco sobre a dependência emocional?
É um erro comum traduzir Ichideal por eu ideal e Idealich por ideal do eu, mas não se pode inverter desse jeito para não gerar confusão...
Existiria um anti-ideal do eu, ou seja, aquilo de que não quero me aproximar?
Para simplificar, o Ideal do Ego é sobre aprovação, querer agradar e se encaixar no molde que nos foi apresentado como correto e melhor a se seguir. E eu entendo o Ideal do Ego como algo mais voltado para a validação ao invés da aprovação, ou seja, eu ainda ainda ajo sobre a influência dos moldes da criação mas essa é a vertente mais narcisista onde eu encontro um ponto de equilíbrio entre aquilo que eu necessito e quero fazer com o que esperam de mim. Por exemplo, é como se no Ego Ideal você seguisse o padrão de sucesso estipulado pela sociedade que é aquele de terminar a escola, fazer uma faculdade, uma especialização, conseguir um bom emprego e ter um cargo de sucesso que te pague bem, ja no Ideal do Ego, por mais que ainda você acredite que precise desse sucesso o meio de chegar lá será mais narcísico, procurando talvez um trabalho ou algo que te dê satisfação e prazer e que não necessariamente exija passar por todo esse processo ditado pela sociedade.
Professor, qual a interpretação para; A mulher como sintoma do homem ?
Na bipolaridade , como poderíamos pensar o Eu ideal e o ideal do Eu ????
Olá professor, sou psicologa e tenho respeito e consideração por seu trabalho e o parabenizo. Poderia falar e indicar livros sobre "Ego Auxiliar". Obrigada.
Espero não estar enganado mas na expressão alemã "Ich-Ideal", o substantivo "Ich" está funcionando como um modificador do substantivo "Ideal", então este seria traduzido como "ideal do eu". Na expressão "Ideal Ich", o contrário, a palavra "Ideal" está modificiando a palavra "Ich", portanto este seria traduzido como "eu ideal". E me parece que, devido a isso, a explicação ficou trocada.
Ola Professor, existe diferença entre SUPEREU e Superego, ideal de Eu e IDeal de EGo? Abraços MErilyn
Não, são apenas traduções diferentes.
Alguém pode me indicar leituras sobre Eu Ideal e Ideal de Eu na homossexualidade?
Sr Professor. Não sou psicanalista. Fiz o seu curso online Lacan e a Filosofia. Seria correto dizer que eu posso constituir a mim mesmo o objeto A? Daí um narcisismo? Veja, sou leigo.
O áudio pode ser melhorado ?
Professor, é possível afirmar que o Eu ideal seria impossível / utópico, enquanto o Ideal do Eu busca referências através da existência própria de uma carência?
Dunker, nesse outro vídeo ua-cam.com/video/4-3f7uCYGME/v-deo.html
Você faz referência a tradução dos conceitos "ideal do eu" e "eu ideal" de forma inversa.
Fiquei confuso.
em qual dos videos você considera que a tradução ficou adequada?
Obrigado
Me parece que este video aqui está trocado. Dunker chamou "Ich-Ideal" de eu ideal e "Ideal Ich" de ideal do eu, mas no alemão o primeiro substantivo adjetiva o segundo, então a tradução está trocada.
Um(a) analista bonito(a) pode atrapalhar a análise?
Eu conheci uma psicóloga que era muito linda e encantadora, pensei em fazer terapia com ela mas só em pensar fico toda boba... Hahahaha sinceramente acho que me atrapalharia
Ichideal em alemão é o Eu ideal em portugues? Não é invertido?
sim, há muita confusão com relação a isso e o Dunker também se
confundiu
*Eu* (Ātman, Si mesmo, Consciência, Presença).
*Eu,* é confundido como sendo o corpo-mente.
*Eu,* não tem localização no tempo e espaço. O ego (corpo-mente) não *"O"* reconhece como *"Tao",* porque o ego se compõe de memória - passado e futuro, e nunca o *Presente.*
*Presente* não necessita ser pensado, sempre *É* - *Novo!*
Quando se pensa no passado e futuro, sempre se faz no *Presente.*
Passado e futuro são ilusões - māyā.
*Seja!*
Autor: _Aldrin Parreiras Maia_
*O imutável sou eu* drive.google.com/file/d/1NAFpNDkxEI48wc-LkTAVPoJUF8tHZNLk/view?usp=drivesdk
Psicanálise já é difícil de entender e este cidadão não ajuda
Kkkkkkkkk