Istambul, Turquia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • Istambul, Turquia
    Istambul é uma grande cidade da Turquia que se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do estreito do Bósforo. A Cidade Velha reflete as influências culturais dos muitos impérios que já governaram a região. No distrito de Sultanahmet, ao ar livre, fica o hipódromo da era romana, que foi durante séculos o local de corridas de bigas. Há também obeliscos egípcios. A bizantina Basílica de Santa Sofia tem uma cúpula arrojada do século VI e mosaicos cristãos raros.
    Istambul é uma cidade de muitos nomes e é a segunda maior da Turquia. Já mudou de nome diversas vezes e era originalmente conhecida como Bizâncio quando foi fundada no século VII aC. Entretanto, em 330 d.C., foi renomeada como Constantinopla quando o Imperador Constantino a tornou capital do Império Romano do Oriente. Mas, em 1453, após a conquista da cidade pelo Império Otomano, ela passou a ser nomeada como Istambul.
    Sua história conturbada torna tudo mais interessante. Após a Primeira Guerra Mundial e a queda do Império Otomano, Istambul se tornou parte da recém-formada República da Turquia, fundada por Mustafa Kemal Atatürk. Porém, a capital da Turquia foi transferida para Ancara, mas Istambul continuou a ser uma potência cultural e econômica.
    A megalópole de mais de 15 milhões de habitantes enfrenta desafios de urbanização, poluição e congestionamentos. No entanto, continua sendo dinâmica e conhecida pela sua diversidade cultural, importância econômica e marcos arquitetônicos impressionantes. A cidade passou por projetos significativos de desenvolvimento urbano, incluindo o Túnel Marmaray, que liga os lados europeu e asiático de Istambul sob o Estreito de Bósforo.
    Além disso, o patrimônio cultural de Istambul é um testemunho da sua história. As áreas históricas da cidade, como Sultanahmet e Eminönü, estão repletas de marcos emblemáticos e locais históricos. O Grande Bazar, um amplo mercado coberto, é um centro de comércio há séculos. Sem falar da cozinha turca, com a sua mistura única de sabores e tradições, é parte integrante da identidade de Istambul.
    A localização geográfica de Istambul, abrangendo a Europa e a Ásia, é uma característica definidora da sua história e caráter. O Estreito de Bósforo, que separa os dois continentes, é uma importante via navegável e um símbolo do papel de Istambul como ponte entre o Oriente e o Ocidente.
    #cariocaviajante #amoistambul

КОМЕНТАРІ • 2