Hino de S. Fiel | Marcha de Procissão | Louriçal do Campo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 сер 2020
  • O Hino de S. Fiel é uma marcha de procissão tradicionalmente tocada pela banda filarmónica de Louriçal do Campo, na procissão em louvor ao Mártir de São Fiel, que tem lugar anualmente no quarto Domingo de Agosto na aldeia de Louriçal do Campo, freguesia do concelho e distrito de Castelo Branco.
    Esta música foi composta pelo maestro que regia a banda filarmónica do Colégio de S. Fiel (1863-1910), instituição jesuíta de ensino básico e secundário localizada em Louriçal do Campo, e encerrada com a expulsão dos jesuítas na instauração da republica. A devoção por S. Fiel que foi deixada pelos padres jesuítas em Louriçal do Campo foi de tal maneira forte que mesmo com o fim daquela instituição, o povo continuou a fazer a sua adoração a este santo. O hino deixou de ser tocado pela banda (pois esta deixou de existir com o fim do colégio) mas a música que era cantada na missa com a sua letra própria continuou a ser entoada nas décadas seguintes na missa anual em honra de S. Fiel.
    Em 1920 com a reconversão do antigo colégio em "Reformatório Central de S. Fiel", a instituição constituiu uma banda própria frequentada pelos jovens internos da instituição, e que fazia serviços musicais fora da instituição, realizando festas religiosas por toda a região. Em 1938, por iniciativa do Maestro Manuel Marmelo, um professor de música aposentado do Colégio de S. Fiel, que passava a sua reforma em Louriçal do Campo, foi criada a Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo, que passou a coexistir na localidade com a banda do reformatório de S. Fiel (que na década de 1960 passou a denominar-se "Instituto de Reeducação de S. Fiel"). É por esta altura que Joaquim Cabral (maestro natural de Louriçal do Campo que começou em criança a tocar na banda filarmónica local, e que depois de uma passagem por Lisboa voltou a Louriçal do Campo, onde veio a ser regente da banda durante cerca de cinquenta anos) chega ao Instituo de S. Fiel para não só ser professor de música mas também para reger a banda filarmónica dos jovens internos, e assim a partir do hino de S. Fiel que era cantado na missa fez o arranjo do hino que sob a sua regência passou a ser tocado pela banda filarmónica de Louriçal do Campo na procissão de S. Fiel e que ainda se toca até aos dias de hoje.

КОМЕНТАРІ • 2