4.1 - Inconsciente Coletivo, Arquétipos e Espiritismo - Marlon Reikdal - Joanna de Ângelis
Вставка
- Опубліковано 1 лис 2024
- Quarto encontro - dia 08 de junho de 2013 - Curitiba/Pr. Os seminários "Estudos Aprofundados em Joanna de Ângelis" foram criados como um espaço para reflexão sobre a interface entre Psicologia e Espiritismo enquanto áreas de conhecimento. Este trabalho visa auxiliar os colaboradores do Movimento Espírita a melhor compreenderem-se, bem como, instrumentalizar o acolhimento mais humanizado às pessoas que procuram suas instituições em meio aos sofrimentos e dores da vida. Além disso, visa estimular os estudantes da Doutrina Espírita a criarem mais grupos de estudo sobre a Série Psicológica de Joanna de Ângelis - livros psicografados pelo médium Divaldo P. Franco.
Gratidão Marlon, muito reflexão e aprendizado com essa palestra ❤
Linguagem clara e objetiva. I love u Marlon
Show. Vc descomplica, decodifica. Belíssimo... Muito fácil compreender quando estamos preparados para o entendimento. Fascinante. Obrigada.
Não me canso de escutar suas explicações. Cada vez que vejo o vídeo aprendo algo diferente e conheço algo diferente em mim.
Marlon , simplesmente Parabéns !!! Adoro suas abordagens , você é incrível 🙏. 💋💋
Não estamos prontos!
A cada aprendizado tenho certeza apenas do caminho longo à frente. Quantas descobertas...
Vc, tbm, está sendo muito importante nesse processo,
Eh caminhada boa!!!!!
🙏😘
Maravilhoso!!
Suas explicações são perfeitas, gratidão.
maravilhosa aula com primorosa visão da psique humana e espiritual.
Fascinante!
Adorei o vídeo,o tema é fascinante.
excelente não me canso de ver seus vídeos, rico de conhecimento espiritualidade
Otima explicacao
Simplemente genial... Amooo !
Parabéns prof Marlon Reikdal!
Eu também nasci com um sentimento de culpa enorme,tive de depurar com muito sofrimento - Graças a Deus depois dos 50 tem aliviado.
Muito bom!!!! Obrigada pelas explicações...
Simplesmente sensacional!!!!
Gostei bastante do vídeo e está me explicando bastante sobre oque li até agora no livro.
Em minha opinião. Gustav Jung sendo ou não exotérico, teve estudos similares ao do exoterismo, mas este ficou mais em questões mentais retirando fenômenos espirituais, ou incluindo alguns destes no pensamento coletivo.
Por isto é tão similar ao exoterismos, mas não discordo de nem uma das vertentes.
Jung falava da memória dos antepassados no nosso inconsciente,parece que é isso - Eu acredito mais nas marcas de nossas vidas passadas,o inconsciente coletivo é mais abstrato.
Hoje descobri o por que o inconsciente coletivo realmente existe, certo dia ao estar passeando com a minha cachorrinha na rua após ela defecar eu e meu pai percebemos que ela raspava as patadas no chão, como se estivesse querendo enterrar as necessidades feitas ali. Passando alguns outros dias, eu estava passeando pela rua e vi um cachorro da mesma raça que a minha cachorrinha fazendo o mesmo gesto após ter terminado de defecar e eu achei muito estranho, logo pensei comigo mesmo, como é que todos eles fazem o mesmo gesto após defecarem? Quem ensinou isso para eles? E logo percebi que isso era algo impossivel de alguém ensinar para eles, era algo que eles já sabiam inconscientemente, ou seja, algo automático, e de sua própria natureza, mas Davi, como que isso acontece? Isso acontece por causa do inconsciente coletivo, outra observação que obti foi a que toda vez que minha cachorrinha fazia xixi e molhava a patinha ela corria para secar as patas no tapinho oi na cama de alguém, e isso me fez pensar "como que ela sabe que deve secar as patinhas assim que ela molha?" e isso também nos faz pemsar que o mesmo acontece com nós seres humanos, todos nós temos a língua corporal que jamais nos foi ensinado por alguém mas que nosso corpo acaba falando por si só, e as expressões faciais que são feitas espontaneamente. Percebi então que tudo o que somos vem de um inconsciente coletivo. Somos seres que um dia nós tornamos racionais porque toda a inteligência foi sendo passada de pessoa para pessoa, ou melhor, de homosapien para homosapien até que chegássemos até a evolução atual, ou seja toda a sabedoria foi apregoada em nós até que se tornou algo automático em nossas mentes.
inconsciente coletivo estamos repetindo padrões comportamentos arquetípicos dos nossos ancestrais e da nossas vida contemporânea que já foram raizadas?
beijos ti gosto RS
.
Caro prof. Marlon, existe algum método de acessar informações do inconsciente coletivo. Por exemplo meditação, visualização? se há como seria?
Encontrei o arquétipo de Vampiro, aí fui buscar o significado
Ual... E dez sentido no seu percurso de autodescobrimento e desenvolvimento pessoal?
@@EspiritaMarlonReikdal ultimamente tem vindo tanta informação que estou é confuso, ainda vou tentar aprofundar nisso
mto bom. gratidao. Marlon, vc saberia dizer por favor se inconsciente coletivo tem alguma relacao com registros akashicos? ou nao tem nada a ver?
Gostei do vídeo, mas me sinto provocado no que tange a psicologia, que se propõe a estudar a Alma e não espírito. Sim, a Alma (psique), tem sua estrutura, nada é bagunçado, é tão organizado que por exemplo os arquétipos estão lá, como formas para serem preenchidas ou não conforme a necessidade do indivíduo. Mas essa idéia de misturar Alma (psique), com espírito (reencarnação) para justificar sintomas, experiências, comportamento, preciso pensar e digerir. A priori, acredito que experiências espirituais, ficam alocadas no mundo espiritual. No mundo natural, o que podemos acessar e estudar, é a Alma, e toda sua riqueza enquanto estrutura. Mas ainda sim no mundo natural, que foi dado aos homens. Vou refletir .....
O inconsciente coletivo pode ser visto como espíritos antigos atuando sobre os humanos?
O ap. Paulo, em Efésios 6, trata sobre o fato de a luta ser contra principados e potestades, pensei que, em algum momento, esses principados poderiam ser esse inconsciente, ou parte dele.
Estou estudando isso de forma autônoma. Seu vídeo foi esclarecedor em alguns pontos, obrigado!