LEVEI UM 100% ELÉTRICO PARA AS FÉRIAS... NEM IMAGINAM!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 вер 2024
  • Num misto de propósito científico, tira-teimas e outros que tais, decidi arriscar na opção de levar um 100% elétrico, neste caso um Hyundai Kauai 64kWh, para as minhas férias no Algarve. Avizinhava-se uma viagem superior a 300km até ao destino e um medo crescente de paragens com longas esperas para carregar, amontoava-se na minha cabeça!
    Vê aqui como correu...
    Visitem pedrobastoscar...
    Subscreve 'O canal do Pedro Bastos' no UA-cam
    / ocanaldopedrobastos
    Segue no Instagram @o_canaldopedrobastos
    / pedro-bastos-2504198
    / ocanaldopedrobastos

КОМЕНТАРІ • 440

  • @paulopaulino5582
    @paulopaulino5582 Рік тому +15

    Finalmente alguém honesto na apreciação de um carro elétrico. Bom trabalho. Abraço

  • @VPB1970
    @VPB1970 11 місяців тому +5

    Parabens pelo video e boa sorte com a venda. Antecipo o meu agrado pelos EVs. Já tive um Fiat 500E com a maior bateria. Adorei. O problema nem é tanto a autonomia, é o tempo de recarregamento. Vou exemplificar com uma experiência pessoal: sai do escritório ao fim do dia (19h), sem problema, com 10% de bateria disponível para os 7 kms de distância e despreocupado porque posso carregar a noite toda, ou vir ao escritório no dia seguinte carregar (que nesse dia não consegui porque estavam dois carros a carregar nos dois lugares disponíveis). As 20:30 ligaram-me com uma urgência, que me obrigava a deslocar-me para Lisboa - da zona de Cascais -. Escusado será dizer que só de uber, porque o carro não tinha bateria e pelo menos demorava 1 a 2 horas para ter autonomia ( e o carregamento rápido na estação de serviço estava avariado há já 2 semanas). Fosse num carro de combustão interna e na reserva, ia abastecer em 5 min sem problemas. Não é possível planear urgências! Outro exemplo: estive 2 horas na A2 (não posso combinar com todos os condutores a hora de estarmos a carregar) à espera de carregar porque não tinha autonomia e tive de alterar todo o planeamento do dia porque acabei por perder quase 3 horas (quase o tempo da viagem toda) para chegar a casa. Demorei 6 horas para fazer 270 kms). Imagino se todos os milhares tiverem carros eléctricos em agosto na A2! Adoro carros eléctricos (assim como carros e motos em geral) e quis experimentar com vontade de adoptar uma nova forma de viver no dia a dia, mas tendo tido a experiencia por mais de 6 meses, tenho de admitir que não resultou. Não quer dizer que não volte a tentar, mas fiquei a saber não se pode ter apenas um carro electrico, não funciona, nem com o mais organizado planeamento. Venham alternativas, sff.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  11 місяців тому

      Obrigado pelo feedback e informo que o KAUAI já encontrou novo dono ;-)
      Qt aos carregamentos/planeamento... Azares e imprevistos não se podem planear! Imagine que às 20:30 lhe ligam com a urgência, chega ao seu carro a combustão e o mesmo não pega ou tem um pneu em baixo?
      Se vamos condicionar a escolha de um carro à conta de imprevistos, nenhum carro serve! Abraço

    • @silver_surfer88
      @silver_surfer88 10 місяців тому +1

      @@OcanaldoPedroBastos Viva! Uma avaria acontece talvez de 2 em 2 anos, ficar sem autonomia é coisa recorrente, tanta vez tive de deixar de fazer desvios à minha rotina do dia a dia por saber que não tenho bateria suficiente para ir, (neste caso veiculo de duas rodas)... para quem tem uma vida dinâmica fica difícil, voltei para à combustão e para o meu estilo de vida é o que faz sentido, para outros sei que pode ser útil

  • @jorgerocha2146
    @jorgerocha2146 Рік тому +28

    O Hyundai já está vendido... Achei interessante o vídeo mas aconselhava-o a ler a revista L'automobile de Junho e o teste ao novo Renault Mégane eléctrico de Oslo a Madrid. 4.000 km. Foram só 37 paragens... e um consumo superior a um motor a combustão. É que ir de férias não tem que ser obrigatoriamente para o Algarve. E se eu quiser dar uma volta maior ? Arrisco-me ou não a ficar parado ? Então se for para o interior... Cumprimentos e sucesso nas vendas.

    • @gustavopedrosa81
      @gustavopedrosa81 Рік тому +2

      Faço férias por todo o lado, desde o Algarve ao Douro, desde a costa alentejana até à serra da Estrela. Zero problema. Zero situações em que estive parado. Num país pequeno como o nosso, mesmo para o resto da Europa, fazer mais de 400 kms por carga parece não ser um problema

    • @SOARESDACOSTA
      @SOARESDACOSTA Рік тому +2

      Não li o teste... 37 paragens para fazer 4.000km, isso dá uma média, assim de cabeça, pouco mais de 100km por carga. O meu zoe de 22kwh faz 110km por carga em autoestrada a 130kmh.... mas, não li o teste.
      De qualquer das formas, estamos a centrar o problema nas viagens longas, quando vamos de ferias, nas exceções... não vamos deixar de comprar um carro, porquê nas exceções não funciona tão bem, quanto um de combustão.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +11

      @jorgerocha2146 Cada um adequa o carro que tem, em função das suas necessidades, preferências e capacidade financeira. Aquilo que serve para mim, pode ser o oposto do que escolheria para si. Não vamos fazer 'tábua rasa' de tudo. Oslo a Madrid de elétrico....Imagino que não seja pera doce... Mas se eu quiser ir fazer um Raid pelo Sahara e escolher levar um Mercedes Classe A, se calhar tb vou ter problemas e não é por causa disso que o classe A é uma porcaria de um carro :-D

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +1

      @SOARESDACOSTA... são testes 'isentos' :-D

    • @becomeamonster
      @becomeamonster Рік тому +2

      37 paragens em 4000 quilómetros é uma paragem a cada 100 quilómetros... algo ai não está bem

  • @luisdesousaleal6051
    @luisdesousaleal6051 3 місяці тому +3

    Engracado ver esta perspectiva vinda de um 'petrol head'. Tenho 2 electricos, e a combustao so mota e aviao. Desde o meu primeiro electrico, nao descansei enquanto nao adquiri o segundo e vendi todos a combustao.

  • @BrunoXarope
    @BrunoXarope Рік тому +33

    Parabéns pelo vídeo Pedro!! Isto foi serviço público para muita gente! Devia tornar-se viral para abrir a cabeça a muitos arautos da desgraça! Um abraço

    • @brunomoreno1065
      @brunomoreno1065 Рік тому +3

      Bem falado

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +1

      Abraço

    • @smarabuto
      @smarabuto Рік тому +1

      Importante realçar o que diz, verdadeiro serviço público de alguém que assume fazer os videos para vender os seus carros, mas consegue fazê-lo com muito mais e melhor informação que alguns que se dizem jornalistas.

    • @pedromota1537
      @pedromota1537 Рік тому +1

      É possível indicar qual o cartão que usa para carregar?

  • @diogotavares5995
    @diogotavares5995 Рік тому +6

    Pedro obrigado pelo video. É de facto um testemunho interessante. Mas que não inválida que os eléctricos ainda sejam um "problema" para viagens longas. Como segundo carro e para um ambiente citadino, hoje em dia um carro eléctrico é imbatível.
    Percebo que a idea seja vender os carros com os vídeos, mas não deixe de dar uma opinião honesta e isenta. É por essa opinião que você tem seguidores. Se deixar de ter essa opinião os seguidores vão se focar em exclusivo noutros canais.
    Continuação de bom trabalho.

  • @herbertogilgamito3327
    @herbertogilgamito3327 3 місяці тому +2

    Obrigado por ter respondido. Eu verifiquei em resposta a outros comentarios verifiquei que o cartao que usa é BMW charging e refere que na PRIO existe um plano parecido. O que questionava era isso mm, um cartao de pagamento de carregamento com apenas preço de kw por minuto. Obrigado

  • @PedroThomaz
    @PedroThomaz Рік тому +5

    Os meus pais desde que têm o Ionic 5 fazem sempre Leiria > Lagos sem problema.
    Eu com o hibrido obviamente nao tenho problema, ainda vou ponderar se este ano levo o elétrico 😁

  • @diogotonelo3132
    @diogotonelo3132 Рік тому +14

    Concordando, mas penso que faltou referir que e possível porque o parque automóvel de elétricos em Portugal ronda os 2% ! bastava que fosse 15% que com a atual rede publica e a gestão da modi.e teria tido problemas! 😉

    • @SOARESDACOSTA
      @SOARESDACOSTA Рік тому +1

      A 5 anos atrás, fiz uma viagem do Porto às Caldas da Rainha e regressei...quase de reboque, porque foi-me muito difícil arranjar um posto de carregamento. Hoje, sem problema faço essa viagem, com muita oferta de postos de carregamento. Os veículos eléctricos vão sendo cada vez mais, os postos também, até porquê está visto que os postos vão ser mais uma fonte de receita...

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +7

      Não fique muito preso aos 'SEs' da vida...
      'SE' um dia o estacionamento gratuito acabasse, eu não poupava desde 2018...
      'SE' um dia se se passar a pagar, eu não poupava há 5 anos...
      'SE', 'SE', 'SE'...
      Quem demasiado especula sobre o futuro, perde o melhor que tem à frente... o PRESENTE!
      Abc

  • @SOARESDACOSTA
    @SOARESDACOSTA Рік тому +6

    Amigo Pedro, parabéns por mais um excelente vídeo. És um comunicador natural e um verdadeiro entretainment.
    Em relação ao tema, penso que poderias fazer um vídeo diário com experiência própria, que existem sempre experts na matéria, que nunca andaram de automóvel eléctrico mas têm uma opinião diferente da tua. Mais uma vez, parabéns pelo canal.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +4

      Há-de haver sempre opiniões diferentes da nossa e isso está tudo certo. O importante é que cada um se sinta confortável com as suas escolhas. O problema é que há sempre uma franja que não está contente, mas tem medo (por absoluto desconhecimento) de mudar e é mais fácil criticar do que procurar saber mais e melhor ;-)

  • @Jonivang
    @Jonivang Рік тому +5

    Pedro, tenho uma Volvo V60 D6 híbrida de 2013 com 470 mil km e a bateria está praticamente nova 😉

  • @ptog
    @ptog Рік тому +4

    Tambem tenho um ko... perdao Kaway de 2022 e confirmo, e ainda ha uns truques para aproveitar nas descidas. Correçao a carga max é 77kw e nao 100kw. A alcunha deste carro é o papa leguas mas no inverno retiramos 10% a bateria com - de 5graus.

    • @nunagoras
      @nunagoras Рік тому

      LOL!... Aliás: Off topic: O que acontecerá quando alguém pretende importar um Ko... usado da UE quando o carro cá está homologado como Kawai?

  • @alexdacruz10
    @alexdacruz10 Рік тому +66

    Olá Pedro, respeito, entendo e concordo com (quase) toda a argumentação, exceto a que refere a que: quem quer poupar, compra um elétrico. E nem digo que discorde a 100%, pois após alguns anos de utilização até se pode justificar e realmente poupar, mas um carro de 35.000€ não é uma realidade acessível a todos os consumidores. Há um primeiro entrave fundamental e que, na minha modesta opinião, deve considerar-se: o preço, o investimento inicial.
    Pegando neste caso do Kauai, talvez consiga adquirir um 1.0 a gasolina de serviço, por pouco mais de 20.000€ (significa isto que trabalho com uma margem de 15.000€ face ao equivalente elétrico). Ok, não vai ter 200cv, mas como bem disseste, os 120cv chegam para andar a 120km/h na AE. Fazendo umas contas rápidas, se gastar 80€ cada vez que for atestar, até gastar os 15.000€, tenho para qualquer coisa como 180 depósitos de combustível. Se com cada depósito fizer 700km, farei cerca de 120.000km; durante os 7 anos que dura a garantia, poderei fazer cerca de 15.000km/ano.
    Obviamente que a manutenção será mais cara, obviamente que pago estacionamento em Lisboa, que pago IUC, etc etc.. Mas dando até uma margem para esses gastos, se diminuir o número de kms que faço ao ano para 10.000km, continuo a achar difícil justificar o elétrico como uma opção clara de poupança, sobretudo se não tiver 35.000€ e não puder utilizar o IVA dedutível.
    Seja como for, parabéns pelo conteúdo, para cultivar pessoas que, como eu, desconhecem a realidade e ainda se movem a combustão!
    Um abraço

    • @miguelsousa8589
      @miguelsousa8589 Рік тому +8

      Concordo plenamente, uma excelente análise a nível financeiro.
      Para além de tudo isso temos ainda a parte da falsa ecologia. Querem acabar com os carros a combustão em breve, e depois devido à quantidade de carros elétricos que haverá estarão a arrancar centrais a carvão e a gás natural para poder carregar carros elétricos. Não se podem esquecer não é só meter carros elétricos na estrada, tem que se considerar também como se vais fornecer energia elétrica para eles e para continuar a alimentar todas as necessidades elétricas que já existiam.
      Mas bom é apenas a minha opinião.

    • @filipemartins7036
      @filipemartins7036 Рік тому +5

      Um carro eletrico é muito mais eficiente que um carro a combustão mesmo que a energia venha 100% de fontes não renováveis (o que em Portugal e países minimamente desenvolvidos nunca acontece).
      A reciclagem das baterias e os materiais utilizados são ainda um problema que o desenvolvimento tecnológico terá de resolver nos próximos anos. Mas ainda assim é preciso também não esquecer (que às vezes dá jeito) toda a poluição proveniente da extração, refinamento e transporte do petróleo e respetivos combustíveis.
      Este assunto dá sempre panos para mangas...
      Espero que no futuro até neste ponto os carros elétricos consigam dissipar as dúvidas que, pelo menos neste ponto, ainda são legítimas.

    • @miguelsousa8589
      @miguelsousa8589 Рік тому +2

      @@filipemartins7036 também é uma verdade que nunca se ouve por aí. Todos os processos de refinação extração e transporte de petróleo contam bastante para a poluição.
      Acho que se houver uma forma ecológica de gerir resíduos de baterias ou fazer uma reutilização das mesmas, o mundo da eletrificação avança mais depressa

    • @Guilourenco1
      @Guilourenco1 Рік тому

      Exacto igual à conversa que se tinha e ainda tem se formos comparar Gasolina vs Diesel !

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Caro amigo @alexdacruz10, Tal como em tudo na vida, cada um sabe de si e escolhe o que é melhor para si, em função das suas necessidades e 'firepower' da sua carteira.

  • @WelcomeGarage87
    @WelcomeGarage87 Рік тому +4

    Parabéns Pedro. Isto é serviço público. Aprendi um pouco com um vídeo simples, sobretudo aprendi a analisar as coisas com outro olhar..

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +1

      Obrigado pelo simpático feedback. E nada disto quer dizer que aquilo que sirva para mim, serve para todos! ;-)

  • @MrPsicoman
    @MrPsicoman Рік тому +2

    Boa tarde Pedro.
    Muito bom conteúdo.
    Tenho um xc40 single motor e em autoestrada com três adultos e duas crianças, a 100km no cruise control, fez uma média de 15kwh. Já fiquei muito satisfeito e apenas 'perdi" 3 minutos por fazer a viagem a essa velocidade. Acrescento que a condução é mais segura e relaxada.

  • @JoseLopes-dl1nc
    @JoseLopes-dl1nc 4 місяці тому +2

    Bom video como habitual....
    Sempre a esclarecer a verdade acima de tudo..... parabéns...

  • @FilipeView
    @FilipeView Рік тому +4

    Excelente partilha real e opiniões 👍 abraço

  • @valdemarf2840
    @valdemarf2840 Рік тому +3

    Bom dia, Pedro Bastos. Li todos os comentários, depois de ver o vídeo. É uma forma de me divertir! Como é possível, haver mentalidades da Idade Média, em 2023?
    Uns, nunca entraram num carro eléctrico, outros não querem entrar e outros ainda, querem , mas não podem! É a vida! Mas ter opinião, isso todos têm, O disparate é de graça.
    Os que experimentaram, não querem voltar aos carros de combustão interna.
    Ando diariamente a electrões desde Agosto de 2015 e desde 2012 ate 2015 usava esporádicamente um Leaf de empresa, que não tinha mais do que uns cento e poucos kms de autonomia.
    Tenho na garagem um MB classe C, com 81000 kms, que comprei por quase 50k euros em 2011, É para vender. 70000 deses kms, foram feitos entre 2011 e 2015, depois comprei um Leaf com bateria de 24 kWh e encostei o Mercedes. Vendi o Leaf com mais de 7 anos e mais de 70000 kms, que ainda carregava as doze barras, mas apenas para o substituir por outro eléctrico, que encomendei em Junho de 2022 e pelo qual esperei 10meses. É um Nisan Ariya, simplesmente o melhor carro que tive até hoje.
    Lamento desiludir alguns dos companheiros que aqui comentaram, mas carros de combustão, ... nunca mais!
    Um forte abraço e obrigado pelo vídeo.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Grd Abraço Valdemar, por partilhar a sua (muito válida) experiência ;-)

    • @miguelbraga7191
      @miguelbraga7191 2 місяці тому

      Quando o fores vender quero saber quem to vai comprar...
      So se for um maluco, ou um sucateiro, as marcas estao cheios de carros eléctricos usados para vender e não os vendem!
      Por isso felicidades!

    • @valdemarf2840
      @valdemarf2840 2 місяці тому

      @@miguelbraga7191 Caro Miguel Braga, se calhar já mudaste de opinião, ... mas eu vou ajudar!
      O meu comentário tem quase um ano e passado todo este tempo, tu fizeste um comentário (há meia hora atrás). Eu, durante este período de tempo, reforcei a minha opinião relativamente aos eléctricos e aos "fumarentos". Tu vais mudar de opinião, hoje talvez não, ... mas um dia destes. Tenho amigos que o fizeram e gradualmente as opiniões vão se agregando à mesma idéia. Existirão sempre cépticos, (ainda conheço um ou dois, que se recusam a usar telemóvel. Mais por teimosia do que por convicção). Quero apenas que saibas que vendi o MB por um quarto do que paguei por ele e vendi o Leaf por um pouco menos de metade do que me custou, ainda que com mais ou menos os mesmos quilómetros mas com um pouco menos anos. Não comprei o Ariya na expectativa de o vender, mas sim de o usar. Acabei de chegar de umas férias curtas, em Armação de Pêra.
      Saí do Seixal com a família e a bagagem para uma semana, com a bateria a 77% da carga total, sem grande planeamento e sem qualquer stress. Cheguei lá com cerca de 15% de carga. No dia seguinte, fui ao Lidl e enquanto fomos comprar algo, aproveitei para carregar um pouco. Na véspera do regresso, voltei a carregar (desta vez, no Pingo Doce).
      Um dia destes, tu também vais encostar o teu carro de combustão interna e passar a usar um eléctrico, mais económico, mais eficiente, mais confortável e acima de tudo, mais limpo, (com menos emissões). Ou por outro lado, podes fazer com o meu amigo Matos, que não usa telemóvel. (Diz que é para a mulher não o controlar!). Tu, encontrarás uma desculpa igual, parecida ou diferente!
      Eu, que ando há mais de doze anos a conduzir eléctricos, se não tivesse gostado da experiência, não tinha comprado outro! Mais, não estaria DEZ MESES à espera de um carro, Com as alternativas que existem no mercado, encontraria certamente algo de que gostasse!
      Meu caro, fica bem e abre a mente, ... sê feliz!

  • @LucianoMMatias
    @LucianoMMatias Рік тому +10

    Eu sou dos céticos em relação aos eléctricos. Como a transição para a mobilidade eléctrica é uma decisão política estamos na fase do “namoro” em que há vários incentivos fiscais, isenções, etc. Como é óbvio estes incentivos vão acabar no futuro, assim como os custos de carregamento, principalmente para quem não tem possibilidade de carregar em casa.
    Fiz praticamente a mesma viagem num Honda Civic a diesel e um depósito foi suficiente para ir e voltar. Na semana seguinte fui de férias para o Minho, dois adultos, três crianças e mala carregada, só precisei de atestar uma vez.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Premissa nr 1 para ter um elétrico, ter onde carregar em casa! Não tem garagem? Então o elétrico é uma alternativa complicada e arriscada. Simples!

    • @LucianoMMatias
      @LucianoMMatias Рік тому +2

      @@OcanaldoPedroBastos sim, é o que eu acho.
      Vai acontecer com os eléctricos o mesmo que aconteceu com os diesel.
      Há 20 anos eram a melhor opção, carga fiscal mais baixa, consumos reduzidos, combustível mais barato. Quando se generalizaram as vantagens desapareceram, sendo hoje os custos de utilização de um diesel muito semelhantes ao de um a gasolina.
      Quando se generalizar a mobilidade eléctrica a carga fiscal e os custos de carregamento serão iguais aos de um carro a combustão.
      Isto sou eu a fazer futurologia mas creio não estar enganado. Daí que não partilhe da euforia com os carros eléctricos.

    • @Ar_classic_portugal
      @Ar_classic_portugal Рік тому

      Não tenho garagem nem como carregar e mesmo assim compensa e é bastante simples

  • @pjbar23
    @pjbar23 Рік тому +5

    Excelente vídeo para acabar com mitos!
    Eu fiz Países Baixos-Covilhã com um Model 3 SR+ (bateria mais pequena) em 2 dias sem grande problemas 😊
    Depois fiz Covilhã-Lisboa e Lisboa-Albufeira, em alturas separadas e aí já tive alguns “problemas” (nada de grave) devido à rede deficitária nas auto-estradas portuguesas em 3 tentativas, só funcionou uma. Mas consegui sempre alternativas.
    Tal como o Pedro disse os carregadores dos supermercado funcionam muito bem ao contrário das auto-estradas.
    E sim também não percebo quem fica em filas intermináveis no supercharger de alcácer… causadas em parte por pessoas não saberem carregar os carros. O carro carrega-se até ter carga 80% no máximo, principalmente estando outras pessoas à espera. Os últimos 20% demoram uma eternidade.
    A questão hoje em dia, não são os carros, a maioria faz viagens sem problema (para pessoas com rins a funcionar, não para aquelas que passam 6 horas sem ir ao WC 😂) mas sim a infra-estrutura mas tem melhorado bastante

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Bem hajas meu caro!

    • @jds666jds
      @jds666jds Рік тому +2

      Quem quer fazer 600 ou 700km de uma vez deve viajar algaliado, só pode.

    • @pjbar23
      @pjbar23 Рік тому

      @@jds666jds Exacto mas é sempre o que oiço amigos dizerem, só compram um eléctrico quando tiverem 600km de autonomia em autoestrada 😂

  • @nunocola4932
    @nunocola4932 Рік тому +3

    O meu Twingo Eletric com uma bateria de 22kWh faz médias de consumos de 11Kwh, o que em números redondos dá uma autonomia de 200km. Obviamente só o utilizo em cidade, e carrego 100% das vezes em casa - ou seja, com custos de carregamento verdadeiramente ridiculos, sobretudo com tarifa tri-horária. Isto para dizer que num investimento inicial de 22.000€ e com uma manutenção anual na ordem dos €100 (sobretudo devido ao valor da mão-de-obra...) não poderia estar mais satisfeito. Ah, e mesmo com 82cv, em muitos semáforos deixo a maioria dos outros carros para trás. Conforto, suavidade, alguma potência e autonomias q.b são os seus principais atributos. Parabéns pelo canal, Pedro.

  • @VeigaChannelUtube
    @VeigaChannelUtube Рік тому +2

    Bom dia Pedro, mais um video de nível superior de esclarecimento, gosto muito da tua frontalidade e falares apenas de factos! Obrigado pela partilha!

  • @Ruisantos84
    @Ruisantos84 Рік тому +4

    As notícias dos postos da Tesla cheio é como a A2 à pinha em qualquer dos sentidos. Viajar a um sábado sem ser bem cedo vai apanhar-se sempre muito trânsito e até para beber café numa area de serviço é o caos.
    Eu para sair da Amadora em direcção ao Algarve é no máximo para às 7h00 para estar a sair da garagem.
    Tenho um híbrido toyota e concordo com o Pedro, o futuro é existir várias opções, extremismos é só parvo.

  •  11 місяців тому +2

    Excelente vídeo, subscrevi logo. Muito bom. Ando com ideias de comprar elétrico e este vídeo deu-me um "reset" em certos pontos (andava já com ideias de Model 3 Long Range provavelmente sem precisar). Um abraço.

  • @MrRocktuga
    @MrRocktuga 7 місяців тому +1

    Bom video, mas deixava apenas uns apontamentos:
    - Os meus consumos mais baixos em viagens (em diversos carros a gasolina e gasóleo) foram precisamente nesse trajeto (Sintra - Algarve), com o regresso a ter um consumo superior, tornando exemplo num "best case scenario", e não no que serão as médias reais a fazer 300km noutros sentidos (norte, por exemplo);
    - Foi escolhida a velocidade "religiosa" de 120 km/h, mas tal como mencionado no video, com carros convencionais, seriam 120/130 km/h (eu diria mais 130 km/h, pois a margem de erro legal dos radares assim o permite);
    - Ao contrário de um motor a combustão, aumentar 10 km/h tem um impacto significativo no consumo e autonomia;
    - E se o condutor tiver pressa ou quiser rolar a 149 km/h em AE (arriscando uma infração leve no caso de ser apanhado)?
    Este carro ainda faria tudo despreocupadamente com uma carga, ou chegar-se-ia mais depressa ao destino num Citroen C3 (relembro que eu mencionei o facto do condutor ter pressa)?
    - A questão do planeamento não pode ficar toda a cargo do condutor, porque se escolheu parar no posto "x" ou "y", é porque considera que se encaixaria melhor no trajeto e horário pretendidos.
    - Não se pode esperar que os proprietários que nao se conhecem "combinem" onde e a que horas vão recarregar os carros, pelo que nem faz sentido esse argumento.
    - Esses 30 ou 40 minutos para recarregar a 70% serão aceitáveis para algumas pessoas (pessoalmente acharia um bocado "castigo"), mas se nao houver um carregador disponível mal se chega ao posto, facilmente esse tempo é multiplicado enquanto se espera que outro (ou outros) EV recarreguem.
    - Se for o carro (ou as suas necessidades de recarregamento) a ditar os horários para sair, parar e até trajetos do proprietário, temos um retrocesso de _décadas_ na mobilidade automóvel!
    Não sou um anti-EV, e vejo alguns beneficios neles.
    Apenas sou algo contra as mensagens falsas sobre a utopia verde que vários governos tentam passar sobre eles, ignorando o real custo financeiro e ambiental desde o início até ao fim de vida dele.
    É inteligente utilizar os benefícios fiscais que lhes são atribuídos, especialmente para empresas e com uma data de entrega definida.
    Em diversos países, os prémios de seguros para EVs já subiram em flecha, porque as seguradoras começaram a sentir o real custo de um seguro contra danos próprios.
    O local onde se recarrega habitualmente vai influenciar em muito quanto custa cada km percorrido, e mesmo que nao fosse assim, só se podem "fechar as contas" de _qualquer_ carro no dia em que o entregamos.
    Só aí se podem incluir com certezas todos os custos de utilização e desvalorização, com esta ultima a ser particularmente importante, e pior à medida que o carro vai avançando na idade.
    Basta ver a que preços se vendem _realmente_ os primeiros Tesla S, agora fora da garantia, e esses até serão os EVs com mais provas dadas! 😉
    Ainda há muita água a passar por debaixo desta ponte, e atualmente parecem-me soluções interessantes para empresas (que é onde vejo a maioria das vendas), onde a fiscalidade (ainda) permite benefícios significativos.
    Idealmente, um renting será a melhor solução para "adquirir" um EV, pois os custos estão definidos à partida com a data de entrega.
    Para um particular, considero que comprar um EV (especialmente usado) é um negocio extremamente arriscado!
    Mal se aproxima do fim da garantia, o valor vem por aî abaixo, pois só os optimistas aceitam o risco de de comprar um carro que pode "facilmente" ter um problema cujo custo é igual ou superior ao valor do carro.
    Em motores de combustão, só carros muito raros e pouco desejados conseguem esse mesmo desequilíbrio ao fim de tão poucos anos.
    Esta é a parte que não está a ser comunicada ao cliente, e que considero ser particularmente importante, especialmente em carros usados.
    Ja tive umas dezenas de carros, e apenas 2 foram comprados novos.
    Como cliente de carros usados que continuo a ser, os EVs continuam excluídos das minhas "shopping list" precisamente por isso, e pela ausência de alternativas para além da marca quando as coisas correm mal.
    Talvez um dia as coisas mudem, e diria que a aceitação dos usados e a forma como os EVs vierem a envelhecer vai ditar a sua aceitação em novos.
    Mesmo com as particularidades do país e clima, nos EUA, mais de metade dos proprietários de EVs que não sejam Tesla dizem que o seu próximo carro será a gasolina (mesmo que seja hibrido).
    Os EVs novos estão a acumular pó nos stands, porque nao estão a vender como previsto.
    Nem a Tesla atingiu os seus objectivos de vendas para 2023, apesar das sucessivas descidas de preço.
    Não se podem retirar grandes conclusões daqui, mas ainda nem entrámos na fase de tentar abranger um tipo mais vasto de consumidores (como os que nao tenham garagem para os recarregar, por exemplo).
    Estamos ainda diante da diferença entre 100 anos de evolução dos motores de combustão vs a enorme juventude tecnológica dos EVs.
    É certo que a tecnologia hoje anda muito mais depressa do que no passado, e não serão necessários 100 anos de evolução da tecnologia EV para se chegar ao patamar de mobilidade que os motores a combustão permitem hoje (e ha décadas).
    Mas "hoje" não é certamente a véspera de isso acontecer. 😉

  • @GeraldoeFlavia34
    @GeraldoeFlavia34 Рік тому +2

    Excelente vídeo Sr.Pedro, estou ansioso por comprar meu primeiro elétrico, além da economia de gasolina, há redução de impostos(no meu estado no Brasil), zero poluição, redução de 80% na possibilidade de problemas pela simplificação mecânica e o silencio em rodar. Obrigado pelas informações.

  • @BrunoSilva-oi6kp
    @BrunoSilva-oi6kp Рік тому +2

    Caro Pedro sempre muito claro nas suas intervenções, é um prazer enorme ver os seus vídeos.... por favor continue sempre assim. Abraço

  • @vic201011
    @vic201011 Рік тому +2

    Excelente Parabéns descrição

  • @ricardocruzs2
    @ricardocruzs2 Рік тому +1

    Parabéns pelo excelente vídeo, excelente explicação, muito assertivo, para cima gastou mais porque trazia areia da praia... tenho um kona 64 kwh há 1 ano e meio, e já fui várias vezes ao Algarve sem qualquer problema, claro que os anti VEs vão dizer ah e tal mas isto e aquilo...
    Depois fazer uma paragem ou duas em 550 km para mim é perfeitamente normal, já o fazia com os meus anteriores veículos a combustão, mas aqui tenho é uma vantagem, poupo na carteira
    Por mim que andem quase todos de combustão, assim até tenho mais postos de carregamento livres 🤭
    Abraço

  • @mariobarroso3447
    @mariobarroso3447 Рік тому +4

    Fantástico vídeo! Como possuidor de carros elétricos confirmo completamente o que disse. Tenho um Zoe e um ID.5. O primeiro é exemplar, e só não é mais polivalente porque ao não ter carregamentos rápidos (apesar de carregar a 22 kvh) torna uma ida e vinda do Alentejo a Lisboa um bocado chato (a menos que houvesse carregador em Vendas Novas nas bifanas). O ID.5 foi um completa desilusão, a começar pelo consumo.
    Tirando o problema da capacidade da mala o Kawei é das melhores propostas do mercado.
    E pelo preço, é facilmente amortizável (em especial numa empresa).
    Fiquei a saber que ainda se pode estacionar de borla em Lisboa, com o tal dístico, não é? Onde é que se comprará isso no Alentejo???
    Outra vantagem desse carro especifico, é o de possuir o carro onde o Pedro Bastos foi de férias em 2023!!!
    Um grande abraço e parabéns por este fantástico vídeo.

  • @antoniodurao3689
    @antoniodurao3689 Рік тому +2

    Muito esclarecedor Tio Bastos obrigado, concordo quando diz que as pessoas fazem um filme á volta dos carros elétricos, parte da culpa pela falta de informação e também concordo que ainda há muito a fazer, como diz, já evoluiu muito, mas o caminho ainda é longo e também acredito que o futuro vai ser elétricos, híbrido e combustíveis sintéticos. 👍🤔

  • @rc2634
    @rc2634 Рік тому +2

    Este tipo de vídeos, sao dos melhores que fazes. Excelente

  • @carlossouto9310
    @carlossouto9310 Рік тому +5

    Obrigado pela partilha, Pedro. Fiquei curioso sobre esse cartão/plano. Podes dizer qual o operador por favor?

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      É um plano da BMW Charging. Sendo que creio que a Prio tem um mt semelhante e sem mensalidade ;-)

  • @moon0771
    @moon0771 Рік тому +3

    Eu compreendo a publicidade ao carro e também compreendo que o Algarve como zona turística que é tem muitas opções de carregamento mas se gostar de ir passar ferias para zonas menos "Main Stream" não vai ser assim tão fácil carregar, se gostar de fazer uma road trip e não ficar plantado as ferias todas num sitio vai ter dificuldades em carregar.
    A questão do planeamento, quando vou passear gosto de planear os sítios que vou visitar e não os sítios onde vou ter que passar para carregar o carro.
    No dia a dia quem não tiver uma garagem ou um sitio para carregar durante a noite, não será fácil conviver com um elétrico.
    Depois temos o preço esse Kauai novo custa 45000 Euros, um Duster Bifuel custa 22000 Euros, são 23000 Euros de diferença que implicam um investimento inicial muito mais pequeno e a diferença dá para comprar muito GPL e não andamos preocupados se no meio da Serra da Freita vamos ter um carregador.
    Quanto ao Mirai não é uma miragem, há cada vez mais marcas a trabalhar nos Fuel Cells, Portugal para variar esta atrasado mas na Alemanha já é possível percorrer todo o território num Fuel Cell.
    Numa coisa estamos de acordo, no futuro não vai haver uma tecnologia a dominar o mercado mas vão coexistir varias tecnologias e na minha opinião os EV'S vão se resumir a carros citadinos que é o seu habitat natural.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Caro amigo, obrigado pela sua participação.
      Este, como em tantas outros cenários na vida, é algo que tem que ser ponderado à medida de cada um. Aquilo que serve perfeitamente para mim, pode ser um enorme problema para outros... e vice-versa.
      Se está contente com as suas escolhas, então isso é que é importante!

  • @pedmrvieira
    @pedmrvieira Рік тому +2

    Muito obrigado pela partilha!

  • @brainpaulino
    @brainpaulino 2 дні тому +1

    aqui no Alentejo é complicado

  • @jpedromr
    @jpedromr Рік тому +1

    Excelente vídeo e parabéns pelo trabalho que está a fazer! Espero que abra os olhos pelo menos a 1 ou 2 desinformados que já era uma vitória.
    Em relação ao que falou dos postos de carregamento em Alcacér concordo a 100%. Não é mais do que desorganização! Na A1 dá-me a sensação que acontece o mesmo. Geralmente em Santarém está vazio e em Aveiras à pinha. Eu já deixei de carregar em Aveiras, faço-o sempre em Santarém.

  • @Henrique_Santos1
    @Henrique_Santos1 Рік тому +2

    Caro Pedro. Obrigado pelo testemunho. Eu sou um dos cépticos em relação aos carros a bateria (não sou céptico em relação ao carros com motor elétrico) porque é uma solução que não é possível a uma grande parte dos condutores europeus. Para quem mora em apartamentos e que não tem parqueamento, o carregamento é um problema. Mais: a estrutura eléctrica do país não suporta um aumento de consumo superior em 3 vezes ao mesmo tempo (ou seja à noite quando grande parte de nós iremos carregar os carros). Já nem falo que derivado à elevado procura pela eletricidade está aumentará. Acredito sim nos carros com motor elétrico com produção a pilha de hidrogénio. Não será num futuro assim tão próximo. Levará um impulso grande quando a União Europeia obrigar os camiões novos a deixar o gasóleo. Acredito que as bombas de gasolina serão transformadas em “bombas de hidrogénio” (até porque é necessário dar um fim a estas). No princípio do ano, compramos um peugeot 208 100 cv (novo - zero kms). Para uma pessoa que faz cerca 7.000 km/ano. Mesmo se pudesse ter onde carregar em casa, o 208 a baterias ECONOMICAMENTE a NÓS (PARTICULAR) não nos compensava, vendendo o peugeot ao fim de 5 anos. Mas é apenas uma opinião. O meu pai está a pensar trocar de carro. É uma pessoa que faz 20 km por dia e 2 vezes por mês faz uma viagem grande. Tem local onde carregar e estou a convencê-lo a adquirir um híbrido.

    • @rcasimoes
      @rcasimoes Рік тому +3

      Henrique, concordo com tudo, mas deixa-me dar-te o meu ponto de vista, de quem tem carro electrico á mais de 1 ano... Se são carros que eu compraria.... Já mais não de todo... Mas espera disse que tem um electrico e não compraria.... certo porque tenho carro de empresa, e obrigam a termos electricos por questões financeiras á empresa. Mas deixe que lhe diga que num futuro proximo, já aqui á porta, o objectivo não é carregar os carros em casa, esqueçam isso, para alem que os valores será daqui a pouco tempo alterados o custo da electricidade para carregamento do carro em casa não será o mesmo, o objectivo é utilizar a rede publica, obvio, isso de ficar mais barato vai deixar de existir, participo em muito muito foruns, e a primeira coisa que se debateu foi... Carregar em casa???? para que??? quando compra um carro a combustão, tambem monta um posto de abastecimento na garagem... O objectivo é deixar de ser assim... Depois tenho de dizer a minha justa opinião sobre os electricos. São carros que não foram de todo feitos para andar em auto estrada, ponto.. Os comsumos são altissimos, por isso vemos 90% dos electricos a andar entre os 80 e os 100% hora em auto estrada... Mais sempre necessitam de planeamento nunca sabemos se chegam ou não ao destino, podemos fazer o mesmo percurso dezenas de vezes, umas vezes dá outras não, porque? devido a todos os factores inerentes que alteram os consumos e o funcionamento das baterias... Muitos mas muitos postos estão a deixar de funcionar, e temos de ser nós a ligar para o apoio para fazer reboot ao posto e rezar para que fique a funcionar, caso contrario, temos a resposta... Temos de enviar uma equipa ao local... Por exemplo junto ao bomda da Repsol do aquario vasco da gama o posto super rapido está sem funcionar á mais de 1 mês a aguardar manutenção... O problema está nas pessoas, que quando têm carros electricos nunca conseguem ver defeitos, até conseguem mas possa é o meu carrinho cheio de tecnologia, que me tira uns finos e tudo, não vou nunca dizer mal do carro e apontar defeitos, se for a combustão já sei apontar todos os defeitos e mais alguns. Mais chega-se ao cumulo de vermos pessoas a debater a pés juntos que o seu carro electrico não perde em autonomia para um carro a combustão, e a perda de tempo de 40mins a 1h para carregar baterias... uiii não custa nada... porque o posto não está a fazer a velocidade acima de 22 ou 30kw quando deveria andar nos 80 a 90... Andamos 110 anos para trás, em 1910 um avião de origem suiça quase conseguia com um tanque fazer 390kms de distancia, 110 anos depois andamos aqui a descutir quais os carros electricos que quase conseguem fazer 400kms de autonomia em autoestrada... eu respodo NENHUM.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +2

      Henrique, costumo dizer o seguinte:
      Premissa nr 1 para quem quer um elétrico: Ter onde carregar em casa!
      Quem mora e apartamentos e não tem garagem, o elétrico não é uma solução! Não há soluções que sirvam a todos e é isso que parece rodar na cabeça de muita gente que não entende este paradigma básico!

  • @smarabuto
    @smarabuto Рік тому +1

    Pedro muitos parabéns pelo video. Gostaria de salientar um ponto, tendo o Pedro salientado que faz os seus videos também para vender os seus carros, e muito bem, mesmo assim, conseguiu criar um conteúdo muito mais didático, mais independente, objetivo e bem sustentado que outros produtores de conteúdo que supostamente fazem jornalismo e deixam-se contaminar por achismos e falta de conhecimento. Novamente muitos parabéns e obrigado. Abraço.

  • @ramalhoalex
    @ramalhoalex Рік тому +1

    Caro Pedro! Tive um Model S 90d (novo) em 2017. Em 2019 comprei um Porsche Taycan 4S.
    Para grandes viagens e férias prefiro claramente os veículos a combustão.
    Fazer 300 kms é uma coisa, fazer 500 ou 600 kms, em veículo eléctrico é outra.
    A liberdade e a despreocupação dos veículos a combustão, servem-me melhor (gosto pessoal).
    Claro que entendo e respeito quem tenha uma opinião contrária.
    Para mim carro eléctrico é ideal para uso urbano e sub-urbano (sem necessidade de grandes potências e grandes baterias).
    Para a viagem em questão claro que esse Hyundai serviu perfeitamente.
    Um grande abraço e continuação se bons vídeos e melhores negócios!

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      É preciso saber adequar o veículo às necessidades individuais e não fazer 'tábua rasa' de tudo ;-)
      Abraço

    • @ramalhoalex
      @ramalhoalex Рік тому

      @@OcanaldoPedroBastos totalmente de acordo! E sempre que possível adequar também ao gosto do condutor! 👍

  • @Canhao
    @Canhao Рік тому +2

    Excelente video 👌 adorei como sempre .Embora não seja fã de carros elétricos achei que as palavras do tio Bastos 😊 fazem sentido e têem a sua lógica 👍

  • @milalopes-limpezaehigienek4543

    Adorei o video. Eu tinha a mesma opinião de muitos aqui, carro eletrico seria uma dor de cabeça até ter um! Tenho um skoda enyaq iv80 e fizemos as nossas ferias nele, leiria algarve.muito calor carro carregado e paramos 1x oara carregar no srntido S-N e 2x no srntido S-N porque um parque de carregamento tinha carros estacionados srm estarem a carregar. Mas é programar bem a viagem, jantamos e carregou o carro srm problemas. O investimento no carro foi realmente superior mas estamos satisfeitos pela poupança conforto e tecnologia, alem de ser o carro familiar.

  • @Mikanthalok
    @Mikanthalok Рік тому +3

    Sabias palavras. Soube bem ouvir depois da autêntica diarreia mental que andei a ver durante o dia por causa das filas a caminho do Algarve…

  • @renatol9636
    @renatol9636 4 місяці тому

    Excelente vídeo que apanhei já uns tempos depois do lançamento mas que ajuda sempre a esclarecer alguns pontos.
    A única questão que vejo muitas vezes ser abordada e que desvaloriza um pouco o facto dos veículos elétricos serem muito caros passa por toda a gente dizer “ e podem sempre deduzir o iva para a empresa que poupam logo quase 10k “ …. Mas nem toda a gente tem empresas 😂 !
    É importe chamar a atenção para o facto de um carro elétrico ser por norma bem mais caro que o seu meio irmão a combustão e para ir buscar esse valor são necessários muitos quilómetros aliados a alguns anos sem pagar IUC e revisões mais baratas. A poupança real só deve chegar a partir do quarto ou mesmo quinto ano do carro.
    Salvaguardar que adorava ter um elétrico mas de momento ainda não tenho as condições para isso pelo que isto não é um ataque aos elétricos.

  • @spuniqcars
    @spuniqcars Рік тому +1

    Eu ainda este sábado levei a passear um Cupra Born. Meu Deus, que carro do c@r@lh@. A bateria de 77 kWh deu margem para melhorar as performances. Na cidade, é um mimo. Em autoestrada, tiro e queda e em menos de 15 segundos atingi a velocidade máxima, que chega muito bem para o que queremos do carro. Se pudesse, levava um para casa. É tão fácil de utilizar, sendo que a maior dificuldade é explorar em pleno o sistema de infoentretenimento e a falta de alguns botões físicos.

  • @ricardoneves3512
    @ricardoneves3512 Рік тому +1

    Parabéns pela contextualização e de facto bate tudo certo, já de forma empírica tinha tudo no papel para ser real, na prática revelou-se ainda melhor e isso é bom, no entanto para mim ainda existem 3 situações que me demovem da opção electrificada e que talvez possam ser desmistificadas noutro video quem sabe até na forma de comparativo, mas passando a enunciar 1º o investimento inicial para particulares, pois quer queiramos quer não, um VE minimamente aceitável é de 35k para cima é uma realidade puxada ainda, 2º esta talvez mais importante, pelo que se tem verificado no panorama nacional consta-se que toques ou acidentes + ou - reparáveis num ICE, num VE parece que a coisa é logo para write off ou seja perda total, ora um investimento mínimo de 35k para uma situação de perda total fica complicado, 3º costumo fazer férias com destino, mas sem ponto exacto, ou seja gosto de explorar áreas o que muitas vezes coloca-me em estradas de acesso mais difícil, zonas remotas ou até sítios sem rede móvel, quanto mais postos de carregamento próximos e dito isto a opção para mim teria de ser algo nas mesmas condições de um ICE que me possibilita esta liberdade o que comparativamente no mercado em preços para híbridos as propostas mais próximas têm logo uma diferença à cabeça de 30k mais face ao ICE se for 100% VE a coisa pode ir para 60k + face ao ICE que me dá essa vantagem. Só o mercado US está melhor na oferta de produtos com capacidade de off-road 100% VE com um margem de preço relativamente possível.

  • @DuarteAmorim-td8ls
    @DuarteAmorim-td8ls Рік тому +1

    Todos os argumentos apresentados aqui, são as minhas discussões com amigos. 😅 não trocava o meu elétrico por nada. Optei por um c40 single motor por essa razão. Parabéns e pode ser que os anti elétricos abram os olhos. Já percorri a Europa e nunca tive qualquer stress

  • @76nferreira
    @76nferreira Рік тому +4

    Fiz Marinha Grande - Elvas com o Meu Kia e-niro (irmão do Kauai) apanhando chuva na A23, que piorou a média, ou seja 274Km e cheguei ainda com 160km de autonomia.....
    Mesmo o Leaf de 2016 da minha esposa e já nos 200K ainda faz 85Km...
    Desinformação....é o termo Perfeito!!

    • @colordefinition
      @colordefinition 6 місяців тому

      Viva! O que está a achar o Kia e-niro até agora? A nível de manutenções planeadas, muito caro?
      Estou a ponderar comprar um, mas pelo que tenho lido há um problema que tende a aparecer nos rolamentos, talvez por má utilização dos condutores das acelerações e degenerações nível 3 muito de forma contínua.

    • @76nferreira
      @76nferreira 5 місяців тому

      @@colordefinition ...a experiencia tem sido muito boa!!...manutenções baratas, a mais cara foi 130€, esta ultima foram 44€+iva.
      o carro é super eficiente e tem autonomia real pouco acima dos 400km em circuito misto e 350/360km em autoestrada a 120/130.
      Sobre o Problema dos rolamentos, não tenho nada a reportar...

    • @colordefinition
      @colordefinition 5 місяців тому +1

      @@76nferreira muito obrigado pela partilha! Ainda nos dias de hoje acho o e-niro uma excelente escolha.

  • @ruisoares8170
    @ruisoares8170 3 місяці тому

    Olá Pedro, avaliação correcta e honesta dos carros eléctricos. Gostava de saber qual o cartão de carregamento que utilizas fiquei interessado. Obrigado

  • @hugogomes6352
    @hugogomes6352 Рік тому +2

    Boa noite Sr Pedro
    Seria possível partilhar qual o cartão que usa para carregar o carro com a mensalidade de 4€ que falou no vídeo e com pagamento ao minuto e não por kWh?
    Acho que seria uma informação a todos que possuam um carro elétrico ou que até pensem em adquirir!
    Obrigado pelo vídeo
    Excelente trabalho

    • @luist005
      @luist005 Рік тому +1

      procuro a mesma informação mas ainda não encontrei nada

    • @joaodomingues1559
      @joaodomingues1559 3 місяці тому

      Seria uma informação muito útil. A juntar à do vídeo! 😊

  • @BRuas9080
    @BRuas9080 10 місяців тому +1

    No Brasil, para mim, ainda inviável. Minha rotina de férias e passeios envolve viagens de 800 a 1200 km por trecho, para destinos remotos onde energia elétrica para carga de automóveis é inexistente.

  • @jimcito8705
    @jimcito8705 Рік тому +2

    Gostei do video, estamos em sintonia de opinião embora eu pareça um petrolhead, mas so tenho a dizer é um Koreano por isso tenho um Kia em casa, só não tenho electrico porque não tenho firepower na carteira para isso e sendo sincero não simpatizo com Renault, mas estes Koreanos sim porque começam a estar ao nivel dos japoneses, mas a minha opinião coincide mais que estou mais virado para os combustiveis sintéticos para uso que faço e minha realidade, se tivesse mais algum poder de compra sim acho esses elétricos um bom meio de transporte economico e saudável para o ambiente, ainda hoje teve estacionado um KIA EV6 á minha porta branquinho e fiquei apaixonado pelo carro era só sair me o euromilhões comprava esse ou o KIA EV6 branquinho eh pah e prontos o resto quiça um iate electrico ou camarões. Bons passeios para quem pode é o que desejo.

  • @ruisousa3879
    @ruisousa3879 Рік тому +1

    Concordo, especialmente na questão da velocidade que ai faz toda a diferença, no entanto em viagens longas torna se muito aborrecido, mesmo com planeamento, obviamente que em relação aos custos é incomparável

  • @MrLsdluis
    @MrLsdluis Рік тому +3

    Boas Pedro,parabens pelo video . , só falta mesmo os elétricos serem mais em conta .Embora ache que o hidrogénio seja uma questão de tempo, e mais marcas investirem nessa tecnologia . Há poucos anos os carregadores eletricos tambem eram poucos , e agora parecem "cogumelos" .No japão ,várias marcas,Toyota, Subaru, Mazda, Kawasaki e Yamaha, uniram-se para lançar um motor de combustão a hidrogénio .

  • @TheDaloant
    @TheDaloant Рік тому +9

    Excelente video mais uma vez! Como possuidor dum eléctrico há cinco meses, tesla M3 rwd e já com 16000 Kms feitos, atesto tudo o que disse, com planeamento vamos a todo o lado. Acrescento que se tiver tempo prefiro ir pela estrada nacional, o que poupo na portagem dá para o carregamento e às vezes tb para o almoço, e o gozo que dá me dá conduzir em estrada de curvas com este carro é indescritivel. Já agora fiquei curioso com o cartão de carregamentos que mencionou, não quer partilhar? Abraço.

    • @xxrafsxx
      @xxrafsxx Рік тому

      também fiquei curioso

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +2

      Mt Obrigado pelo feedback.
      É um plano da BMW Charging. Sendo que creio que a Prio tem um mt semelhante e sem mensalidade ;-)

    • @TheDaloant
      @TheDaloant Рік тому

      obrigado@@OcanaldoPedroBastos

  • @jds666jds
    @jds666jds Рік тому

    Totalmente de acordo com todo o conteúdo do vídeo. Tenho um i3 94ah Rex desde 2020, é o carro principal da casa, estou farto de fazer viagens com ele, e não se nega a nada. E posso dizer que utilizei o Rex pouquíssimas vezes nestes 3 anos... Simplesmente, porque não precisei ou fiz um planeamento que me permitiu sempre carregar enquanto almoçava ou visitava algum local de interesse.

  • @joaoaraujo7267
    @joaoaraujo7267 Рік тому +2

    Fiquei impressionado.

  • @ajncor
    @ajncor 6 місяців тому

    Olá, gostei do seu video.
    Estou a pensar em adquirir um carro elétrico no futuro próximo.
    Gostaria que fizesse um novo video se possivel, ou então que o Sr. respondesse ou alguém que já tenha carro eléctrico o fizesse, aos temas que abaixo proponho, onde indicasse os passos a ter em conta antes da compra do veículo, nomeadamente sobre:
    1° Formas de pagamento dos carregamentos (quais as companhias com quem se pode estabelecer contratos [ pode -se estabelecer contrato com mais do que uma companhia ao mesmo tempo?] );
    2° Como planear uma viagem (indicando algum aplicativo ou forma que seja mais fiável ao nível dos postos de carregamento existentes aqui para Portugal);
    3° O que fazer no caso de morar num condomínio e pretender instalar uma box de carregamento;
    4° Incentivos (ou não) do Estado à mudança para carros elétricos e o abate de carros já com muita idade....
    Enfim, tudo aquilo que se lembrar a que implica a mudança para carro eléctrico.
    Bom acho que já escrevi muito, agora vou deixá-lo trabalhar.....😅😁
    Obrigado pela partilha!

  • @biraazira7506
    @biraazira7506 5 місяців тому

    O eléctrico só peca na questão de carregamento estar ainda um bocado limitado a nível de carregamentos. Porque condução é excelente.. Para arranca é excelente tmb silencioso cómodo porque não desperdiça energia de aceleração como os carros a combustão.. Adorei eléctrico e híbrido por isso. Tenho híbrido e é o que adoro. Maior parte do tempo anda em modo eléctrico porque moro numa zona excelente de montanha, quando subo vou eléctrico sempre devagar por causa de curvas e quando desço vem a trabalhar motor gasolinar para carregar a bateria, e só vem ao relantin não gasta nada e carrega autonomia de 25km
    Por mês faço 1100/ 300km depende. Com um depósito cheio. Tinha e tenho um glc 250d e desperdiça muito energia potência de arranque nota se o peso do carro eno qashay já não arranca eléctrico nem se nota o peso de suv....

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  5 місяців тому

      E em que zona do país mora ? É que aqui pela zona litoral, circula-se de Melgaço ao Algarve sem qualquer stress de carregamento...

  • @factorpotencia
    @factorpotencia Рік тому

    Esta certo, mas de Lisboa ao Algarve nao é critico devido à distancia. Agora wuem vem no Norte ja tera de fazer duas paragens e ai ou opta por um carregador rápido, que sao poucos ou tem de esperar 1 hora para carregar. Nao é impossível, mas tem limitações

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +1

      Tal como costumo dizer, aquilo que serve para mim, pode mt bem não servir para os outros e cada deve adequar as suas escolhas ao seu tipo de vida, carteira, horários, tipologia de deslocação, etc...

  • @malukasman
    @malukasman Рік тому +3

    Parabéns pelo vídeo informativo, sr Pedro, eu tenho um Toyota Auris vvti e não sei se os eléctricos vão ter um futuro sorridente, porque não nos esqueçamos de que há uma guerra na europa e não sabemos como e quando vai acabar,mas o que acabou foi o gás barato para grande parte dos paises europeus e por causa disso o preço da electricidade subiu para preços nunca antes vistos,tipo na Alemanha quem pagava uma media de 100 euros mês passou para 350 euros e continua assim na actualidade nós felizmente escapamos por pouco a esses preços astronómicos porque o gás para Portugal ,Espanha, Itália entre outros vem de África exatamente onde se deu o golpe de estado, onde se encontra o gasoduto que nos fornece, quem lá está é o grupo Wagner e tenho quase a certeza de que até final do ano a torneira do gás vai fechar, o que será dos países do sul da europa se isso acontecer, qual será a fatura que nós iremos pagar,espero que esteja errado mas já existe alguma informação de que o gás muito provavelmente vai ser fechado na Nigéria.

  • @1971agomes
    @1971agomes Рік тому

    Só uma ligeira correção se me permite o Volvo XC40 single motor tem 231 CV. Ainda não fiz um teste de autonomia mas mais que 300 kms é difícil fazer. Excelente vídeo e demonstrativo da realidade eléctrica e não do que alguns querem vender e ouros já viraram o bico só prego. 👏👏👏 Excelente 👍👍👍

  • @nunonovo
    @nunonovo Рік тому +1

    Boa tarde Pedro excelente video, agradeço toda a informação, apesar de não ser um canal de serviço público, qual i cartão que utiliza com mensalidade de 4€ mensais? Obrigado

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Mt Obrigado. Subscrevi um plano BMW Charging (tinha um i3 na altura) por 3,99€ mês com custo por minuto de utilização.

  • @smbelo
    @smbelo 10 місяців тому

    Bom conteúdo Pedro... em todo o caso , um veiculo elétrico com mais calor de temperatura exterior, menos consome, ja no inverno a capacidade da bateria é menor.

  • @herbertogilgamito3327
    @herbertogilgamito3327 3 місяці тому

    Bom dia. Exclente video. Obrigado. Em relacao aos carregamentos nos postos publicos confesso que ainda me faz um pouco de confusao a oferta que existe. O que acinselha para carregamentos rápidos como refere. Muito obrigado.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  3 місяці тому

      Obrigado pelo feedback. O que aconselho em que aspecto?

    • @herbertogilgamito3327
      @herbertogilgamito3327 3 місяці тому

      Obrigado pela resposta. Que cartao utiliza para carregamento que temha só um valor por minuto no carregamento. Ja verifiquei nas respostas que a PRIO tem um cartao semalhante ao que utiliza. Muito obrigado.

  • @luis_ladeiro
    @luis_ladeiro Рік тому +3

    A exemplo de outro canal que sigo (carrosEV), mais uma vez foi desmistificado o "viver" com um carro elétrico.
    Isso da velocidade de viagem, tanto através de experiência, como matematicamente, é fácil de provar que mais velocidade, pouco adianta, só aumenta o risco, o custo e as consequências...!
    Sou da opinião que o futuro terá mais futuro híbrido, mas com sistemas que privilegiam o andar "à vela", contribuindo claramente para baixos consumos, é a minha opinião🤓
    Quanto aos eléctricos, adoro, uso no trabalho e são fantásticos.
    Como tenho uma carrinha (Fiat Tipo), por necessidade de espaço, principalmente bagageira, há poucos eléctricos que sejam opção para mim, como por exemplo o Skoda Enyaq, VW ID4, Tesla Y e pouco mais, todos "caros" para mim e sem possibilidade de carregar em casa, só em postos públicos.
    Diariamente, "quaisquer" elétricos chegam, faço cerca de 60 kms, mas em viagem, já teria possivelmente de gerir as coisas, como por exemplo ontem, vim de Loures para Oliveira do Hospital, com 3 adultos, 1 mini cão, casa às costas, ao ponto de, não conseguir ver para trás, pelo retrovisor interior...!
    Além do valor de aquisição, valor de carregamentos públicos, o seguro anual mesmo sendo só responsabilidade civil (com vários extras), faz-me concluir que não é ainda opção um elétrico, com muita pena minha 🤔

    • @luis_ladeiro
      @luis_ladeiro Рік тому

      Para confirmar simulações antigas, de seguro auto, voltei a fazer uma simulação como se fosse comprar um Vw ID4 de 06/2021 e com cerca de 30.000 kms.
      Fiquei surpreendido, na mesma seguradora, apenas acrescentando uma cobertura exclusiva para carros eléctricos e quebra de vidros +250€ acima do atual, pagaria cerca de 23€ mais, se não estou em erro. Boa surpresa 😁

  • @juanfaneca1528
    @juanfaneca1528 Рік тому +1

    De elétrico desde 2015 🎉🦾🦾🦾🦾💰💰💰💰💰💰💰

  • @rgp104
    @rgp104 Рік тому +3

    Muitos parabéns!!! Sou proprietário de 2 carros elétricos e o que acabei de ver neste video é autentico serviço publico!! Concordo a 1000%!!

  • @airespirador
    @airespirador Рік тому

    Parabéns pelo vídeo Pedro. Excelente para desmistificar o uso do eléctrico. Não sei se já o fizeste, mas seria útil e complementar fazer um pequeno apontamento sobre os custos destes veículos, caso não tenhamos local próprio para o carregar e tenhamos que nos socorrer dos carregadores públicos em todas as ocasiões. Uma comparação com um carro a combustão seria o ideial. Fica a ideia. Obrigado e um abraço

  • @vhol93
    @vhol93 Рік тому +2

    Otimo video !! Parabens

  • @luckyfuckinstrike
    @luckyfuckinstrike Рік тому +1

    Deu muita informação bastante interessante e útil especialmente para quem não está muito dentro dos elétricos mas tenho pena de não ter referido o custo total em abastecimento dessa viagem

  • @jorgeguedes8082
    @jorgeguedes8082 Місяць тому

    Para já estou a pensar trocar por um híbrido.
    Para mim o principal handicap dos eletricos é a sua valorização como usado. Quanto valerá um eletrico usado com 8 anos, 150.000 km e a bateria a metade da sua capacidade inicial, em comparação, p.ex. com um diesel?

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Місяць тому

      Mas qual é o elétrico com 8 anos, 150.000km e bateria a metade da sua capacidade inicial a que se está a referir ou que conhece?

    • @jorgeguedes8082
      @jorgeguedes8082 Місяць тому

      @@OcanaldoPedroBastos Acompanho minimamente a indústria automóvel. Sou um curioso por tudo que esteja ligado a automóveis e sempre que posso gosto de ver e ouvir quem faz vídeos sobre os mesmos. O caro Pedro não é excepção. É, aliás, uma referência.
      Mas respondendo concretamente à sua questão, penso que é consensual a degradação que as baterias vão sofrendo ao longo dos anos, o que aliás confirma no vídeo que fez do seu Nissan Leaf de 2012, onde refere que apesar de ter apenas 70.000 Km, já só carregava 7 das 12 barrinhas.
      ua-cam.com/video/lZiDmYhmgi4/v-deo.html
      A minha questão é muito simples:
      Eu, potencial comprador futuro de um EV usado, o que posso esperar em termos de autonomia de um carro de 8 anos e 150.000Km?
      Ou eu, dono de um EV com 8 anos e 150.000 Km e com uma degradação acentuada da bateria, que desvalorização o mercado me vai fazer? Maior ou menor do que p.ex. num Diesel, sabendo os custos associados à substituição da bateria?
      Obrigado e continue o seu excelente trabalho.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Місяць тому

      Não se pode generalizar que um 'dinossauro' como um Leaf de 2012, que sofreu de problemas de degradação precoce de baterias, seja transversal a toda a indústria EV. Aliás, o exemplo dos Leaf Mk1 e Zoe foi bastante útil no desenvolvimento de novas tecnologias de baterias e hoje em dia, as degradações são insignificantes quando comparadas com os primeiros LEAF ou Zoe. Até um Leaf Mk2 (apesar de manterem as baterias arrefecidas a ar) já apresenta níveis de degradação muito inferiores. A título de exemplo, posso referir que tenho em venda um Model 3 Performance de 2020 com 80.000km com praticamente 0% de degradação e ainda recentemente tivemos um cliente com um BMW i3s de 2019 e 140.000km que tinha menos de 4% de degradação. Ptt, e respondendo à sua pergunta, dependendo dos carros e com os devidos diagnósticos de bateria a realizar previamente à compra, acho que tem mt por onde escolher de forma segura. Obviamente, e recomendo sempre a todos os meus clientes, quanto menos km (seja EV ou combustão), melhor!
      Abc

  • @marcioveiga
    @marcioveiga Рік тому +1

    Grande vídeo Pedro. Bom formato!

  • @dariopinto1972
    @dariopinto1972 10 місяців тому

    Bem as baterias melhores não sei pois mesmo em aparelhos eléctricos como telemóveis ou outras ou até ferramentas eléctricas as baterias ficam viciadas e vão perdendo capacidade de armazenamento

  • @jcardoso1969
    @jcardoso1969 Рік тому +2

    Boa tarde, posso saber qual o cartão que utiliza com o tal custo mensal de 4€ mas com carregamentos ao minuto ?

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      É um plano da BMW Charging. Sendo que creio que a Prio tem um mt semelhante e sem mensalidade ;-)

    • @jcardoso1969
      @jcardoso1969 Рік тому

      @@OcanaldoPedroBastos sim, eu por norma utilizo o cartão prio e sim é ao minuto. No entanto tenho que testar outro pois curiosamente e talvez por casualidade, as velocidades de carregamento com este cartão são sempre bem abaixo do que o carro e a estação permitem.

  • @proencadaconceicaojorgeman109
    @proencadaconceicaojorgeman109 11 місяців тому +1

    Em termos econômicos poupei em relação ao carro que tinha anterior( BMW 320 D) gastei metade do valor ) 320 euros ir e vir, mais portagens.

  • @altaprecisaotv
    @altaprecisaotv Рік тому

    Bom dia e parabéns pelos vídeos.
    Em relação a verdade omitida sobre a eletrificação temos de salientar alguns pontos...
    -Garantia de 7 anos apenas a bateria e caso seja feito religiosamente o plano manutenção no concessionário a tempo e horas, todo resto tem garantia de 3 anos.
    -o custo da 3a manutenção
    -o custo real do inversor corrente
    -o custo real dos pneus
    - informar o cliente que se tiver por exemplo pacemaker não pode ter carro elétrico, ou que mesmo um humano comum não e aconselhável estar dentro da viatura durante cargas rápidas...
    -ou um simples cálculo, Kauai elétrico VS Kauai combustão, mesmo carro, diferença valor da para andar quantos anos na esmagadora maioria de nós???
    - ou qual o real consumo que faz a andar por exemplo a 140km/h
    entra muitas outras questões que talvez merecem um vídeo de resposta.

  • @brunogranja1467
    @brunogranja1467 Рік тому

    Eu gostava de mudar para os eléctricos mas não há fichas para muita pena minha, tudo é uma questão de habito, seja eléctricos, fuel ou há vela... bom tópico, adorei todas as explicações. Abraço...

  • @Ricardo.Lacerda
    @Ricardo.Lacerda Рік тому +1

    Até fiquei com vontade de o comprar!!! Eheheh...

  • @dariopinto1972
    @dariopinto1972 10 місяців тому

    O carro eléctrico em custo e do melhor preço em custo energético mas não e prático sim há sempre boas maneiras para poupar no cargamento das baterias mas também os cargamentos rápidos tiram anos de vida às baterias e tudo que usamos no carro depende unicamente das baterias até mesmo o aquecimento interior enquanto num carro de combustão interna tem uma bateria sim mas continuamente cargada por um alternador pergunto se a mesma viagem fosse feita de noite com farois ligados ac ligado claro ao mesmos 120 km/h claro auto radio o carro faria o mesmo consumo?

  • @josesalgado3040
    @josesalgado3040 2 місяці тому

    Olá Pedro, gosto muito dos seus vídeos, estou a pensar comprar um elétrico USADO, nomeadamente o Kauai 64Kwh 204cv, acha uma boa opção, gostava muito que me desse a sua opinião, já agora como sei o nível de degradação da bateria num usado, agradecia que me responde-se, e se possível acrescentar mais, cumprimentos José Salgado

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  2 місяці тому

      Acho um Kauai usado uma excelente escolha. Sobretudo se tiver poucos km

  • @ruisilva4370
    @ruisilva4370 Рік тому

    Pois só há um pequeno caviat é que por acaso fui para a mesma zona de férias Monte Gordo e não tive a mesma experiência com um plug in. Quis fazer o percurso VRSA Monte Gordo só em modo eléctrico e foi praticamente impossível. 1 só há 2 zonas de carregadores em cada localidade um em TODA a Monte Gordo e que na maior parte das vezes ou estavam a ser usados ou estragados. O que existe em VRSA é do Lidl e em regra não passo tempo suficiente para carregar o carro isto quando não está ocupado com telas que podiam fazer fast charging e estão a usar o carregador de 44KW. Portanto naquela zona duvido que seja suficiente para as necessidades!

  • @luislameira2476
    @luislameira2476 11 місяців тому +1

    Boa tarde Pedro, qual o cartão de que fala cujo tarifário é ao minuto? Obrigado

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  11 місяців тому

      É um plano da BMW Charging, mas creio que a Prio tem algo muito semelhante.

  • @nunesstr30
    @nunesstr30 Рік тому +1

    Verdade que esse carro é extremamente eficiente, e sei que o Pedro não adora tesla, aceito e respeito, tenho o Y que considero tambem eficiente uma vez que aquilo é quase um camião, mas andei com o 3 LR e tambem supreende pela eficiencia. tive tambem um ID3 julgo que com esse motor e gostei muito fiz dezenas de vezes para Madrid, residuo em Santarem, para Benidorm e ate para Formentera foi. Mas o ID3 mesmo assim não é táo eficiente como o Kauai, consumo muita informação acerca de eletricos e tudo o que disse assino por baixo.

  • @pedroaraujomoreira
    @pedroaraujomoreira 10 місяців тому

    Obrigado pelo seu vídeo, vou mandar importar um Kauai de 2018 com 64KWh mas estou limitado por ter apenas certificação para 6.9kVA no meu apartamento/condomínio o que não dá para pôr uma wallbox...
    Estava quase a desistir do carro quando vi o seu vídeo. Consegui perceber que não necessito da wallbox, pelo menos para já visto fazer no máximo 50KM por dia em cidade.
    Acho que vou avançar para a compra. o Carro tem 75000KM, para um carro elétrico são muitos KM? Pode haver degradação grande da bateria?
    Se fizer pequenas cargas diárias corro o risco de degradar mais a bateria?
    Não é arriscado colocar a carregar o carro em tomada doméstica? Foi-me dito que seria perigoso devido a sobreaquecimento e possível incêndio. É verdade?
    Aproveito para perguntar também de que ano era o Kauai que usou?
    Desde já o meu muito obrigado pela ajuda e pela sua resposta às perguntas.
    Um bem haja.

  • @98RicardoMartins
    @98RicardoMartins Рік тому

    Foi um bom teste, mas então e se o ponto de partida fosse o Porto ou mesmo Braga em direção a terras Algarvias, acredito que não mudaria a média, mas com toda a certeza que mudaria a experiência de Auto-Estrada. A impressão que tenho é que as nossas estações de serviço nas Auto-estradas não estão preparadas para uma afluência de carros elétricos.
    Não sabendo se já existe ou não, acredito que uma boa solução de gestão de carregamento, seria uma aplicação de telemóvel que permitisse perceber a afluência que certos carregadores podem ter baseando nas escolhas de destino dos utilizadores de carros elétricos.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      Eu uma vez vi um tipo fazer 60 flexões (bem feitas) seguidas... Uma proeza e tanto... Ainda antes de ele se levantar, já estava um tipo a dizer: 'Ah 'SE' fizesse só com um braço, aposto que não conseguia!'....

  • @proencadaconceicaojorgeman109
    @proencadaconceicaojorgeman109 11 місяців тому +2

    Com o tesla model 3 SR fiz de Genève a Lisboa, sempre a carregar na tesla 8 vezes, e sem qualquer problema, e bem carregado( carga, bagagem) demorei 22 horas verdade mas são 1900 km

  • @aguiarsimoesrodriguenuno3694
    @aguiarsimoesrodriguenuno3694 Рік тому +1

    Fiz uma viagem do Luxemburgo 🇱🇺 até Portugal 🇵🇹 com o Renault Megane, com 4 ocupantes. Carro cheio, parei 7 vezes para carregar. 1812km como veículo de 60kWh. Ficou-me ligeiramente mais caro se fosse térmico, mas anual como carrego em casa. Fica em conta 😊

  • @user-hg9vq8gp6q
    @user-hg9vq8gp6q 9 місяців тому

    Olá Boa noite. Gostaria de saber a sua opinião sobre algo em específico. Eu e a minha mulher temos dois carros a combustão e estamos a pensar trocar por dois Nissan Leaf de 2018 (40kwh) com 60000 km cada um. As nossas viagens diárias são em média de 60km cada um (50% autoestrada 50% cidade). A opção por estes carros deve-se ao facto de gostarmos do veículo em questões estéticas, por estar com valores de preço bastante interessantes e também pretendemos, naturalmente, poupar dinheiro em combustível, iuc, etc. Acha esta uma boa solução? Apesar destes carros já serem de 2018, será que são ainda uma boa opção agora em 2023? Fico a aguardar a sua experiente opinião e, já agora, parabéns pelo canal. Muito interessante. Tenho seguido todos os seus videos. Cumprimentos, Nuno Mendes.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  9 місяців тому

      Caro Nuno, mt Obrigado pelo seu simpático feedback.
      O Leaf é um carro com inegáveis virtudes, mas tb conhecido pelos seus problemas congénitos de degradação das baterias. Não avançaria sem um diagnóstico de SOH/SOC às baterias. Abc

  • @miguelalmeida5987
    @miguelalmeida5987 3 місяці тому

    Boa tarde, acha que o hyundai, tem melhores consumos do que o TESLA Y? O meu receio de ir para o Algarve não é nesta altura do ano, mais sim em pleno verão, onde o fluxo de carro é muito superior. Abraço

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  3 місяці тому

      Caro Miguel, não conheço os consumos do Model Y. Apenas posso atestar pelos consumos que EFETUEI ao volante do Kauai, durante o Verão de 2023 (a viagem que relato decorreu em Julho de 2023).

  • @marquesemanuel28
    @marquesemanuel28 Рік тому +1

    Olá, fiz 5000 km com um Tesla Model Y LR estas férias (BE-PT) e nada a dizer dos carregadores tesla, agora do resto da rede e equipamento eléctrico em Portugal, ainda deixa a desejar sobretudo na fiabilidade dos aparelhos, posso partilhar a minha experiência com quem quiser mais informaçoes.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +1

      A minha experiência ao longo destes anos tem sido a oposta da sua. Mas se calhar tenho tido mais sorte ;-)

    • @marquesemanuel28
      @marquesemanuel28 Рік тому

      @@OcanaldoPedroBastos atenção não digo que a rede seja de má qualidade só que realmente tive azar, vejamos, num intermarche na Maia, não consegui carregar, arrancava e parava ao fim de segundos, depois no pingo doce em Tondela, arrancou mas com a app da mio porque os cartões físicos não deu,não lia (miio), depois continuei para o Algarve sem problemas, no Algarve shoping, alguns carregadores 11kw mas davam erro após começar a sessão, outra senhora passou entretanto com um kia e tb não conseguiu. Depois em lagoa um posto 50kw não débito mais que 30kw nas várias vezes que experimentei. (aparentemente um problema eléctrico da zona), etc, só me queixo destes pequenos problemas que no final de contas só foram chatos porque consegui sempre carregar noutros lados, mas para uma pessoa que queira dar o passo de mudar para electrico pode fazer medo. Disse uma coisa que reflete a 99% os carros eléctricos no que toca a grandes trajetos, PLANIFICAÇÃO. Um bom dia

  • @miguelfelixcosta
    @miguelfelixcosta Рік тому

    Qual foi o custo dessa mesma viagem em termos de carregamento?
    Uma outra questão um pouco mais técnica, mencionou duas potências, a do Kwai e outra (74 ?) se não me engano, e não seria de esperar uma autonomia maior nas mesmas condições em que foi para férias?

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      O custo dos carregamentos foram 8,63€...
      Gostava de esclarecer a sua dúvida, mas não percebo a sua pergunta!

  • @leonel-pedro
    @leonel-pedro Рік тому +2

    Olá Pedro, faltou dizer qual o cartão que usou.
    Obrigado

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      É um plano da BMW Charging. Sendo que creio que a Prio tem um mt semelhante e sem mensalidade ;-)

  • @miguelbraga7191
    @miguelbraga7191 2 місяці тому

    O Pedro falar bem, é facil... Agora fala do que interessa, qual o valor do carro electrico usado? Num acidente o carro tem concerto? Quando ardem o que fazer, se calhar o melhor e deixar arder? E quanto às automias depende da condução e dos trajectos e etc.
    Cá por mim ade ser sempre a combustão,e evitar parar ao lado de um electrico!!!!!💣💥🤣🤣🤣

  • @dariopinto1972
    @dariopinto1972 10 місяців тому

    O problema dos carros eléctricos não é a autonomia nem custos mas o os fabricantes pois as baterias são específicas a cada modelo pois seria muito melhor se fosse possível tal como é no empilhador eléctrico em que se pode simplesmente trocar a bateria descargada por uma cargada ai sim o carro será bom para tudo pois a autonomia seria maior e claro também teria de ser fácil em todos os carros eléctricos a troca da bateria tal como é com o gás doméstico em garrafa está vazia e trocada por cheia

  • @AlvaroMRocha
    @AlvaroMRocha 11 місяців тому +1

    A nível de tempo, a uns despachadíssimos 180 km/h (limite max pra(gm)ático recomendado pela Volvo, a que a Física torna quaisquer sistemas de seguranca passiva inúteis) poupam-se cerca de 10 minutos por hora (face aos 120), ou 10 segundos por cada minuto, o que de facto não é de todo expressivo, excepto para quem vai atrasado...
    A mim cansa bem menos ir mais despachado em boa estrada folgada, porque o tédio aborrece-me - passo o pleonasmo - e galgo uma linha técnica de rally pela largueza multifaixa disponível (lá está, com estrada vazia), aproveitando a inércia (e, dependendo da hora, as lunetas multibeam).
    Mas nada como um mega canhão muito refinado - e maturidade - para fazer apreciar um rolar com mais calma, mas é uma calma muito diferente da (ainda por muitas vezes) pachorra necessária para carregar pilhas fora de casa!
    Nisso ainda ando em rodagem, e com algumas reservas quanto à capacidade da nossa rede eléctrica aguentar uma transição súbita massiva dos fogareiros...

  • @gustavopedrosa81
    @gustavopedrosa81 Рік тому +2

    Viva Pedro. Que cartao é esse?

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому +1

      É um plano da BMW Charging. Sendo que creio que a Prio tem um mt semelhante e sem mensalidade ;-)

  • @SILVAFMF
    @SILVAFMF Рік тому +1

    Parabéns pelo vídeo, mas desculpa para trabalhar não consigo fazer com este tipo de modalidade em modo eléctrico , mas para fim de semana é uma boa solução.
    Fiz ferias com um carro igual mas a combustão e adorei a viatura e a Marca .
    Abraço de Viseu

  • @nelsonsaraiva6541
    @nelsonsaraiva6541 Рік тому +1

    Gostava de saber que cartão de carregamento é esse, pois parece uma boa solução, desde já agradecido

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Рік тому

      É um cartão BMW Charging com mensalidade de 3,99€ e carregamentos ao min que subscrevi qd comprei um BMW i3. Mas a PRIO tem algo de mt semelhante

  • @rikfru
    @rikfru Рік тому +2

    Depois das férias o pessoal vai sempre mais pesado se calhar foi isso xD