Faaala galera! Seguinte, somente para tirar as dúvidas com relação à tensão primária de distribuição: ela pode variar de acordo com a concessionária. Vou citar dois documentos de duas que conheço, a COPEL e a CELESC. CELESC: novoportal.celesc.com.br/portal/images/arquivos/normas/norma-N3210002.pdf Vocês podem observar por esse documento da CELESC na página 7, item 4.29 que mostra que a tensão primária de distribuição pode ser igual ou superior á 2,3kV e logo na apresentação do documento podemos ver que a máxima tensão primária de distribuição é de 25kV e que possui tensões padronizadas de 13.8KV e 23,1KV. No mesmo documento, mas agora na página 71, item 7.3, podemos ver os valores de média tensão disponíveis em cada município por agência. COPEL: www.copel.com/hpcopel/normas/ntcarquivos.nsf/6ACD0042883FA54D032578DA00606E34/$FILE/NTC903100.pdf Nesse documento da COPEL na página 7, item 4.1 , 4.2, 4.2.1 , 4.2.2 mostra que a tensão primária de distribuição pode ser de 13,8kV e 34,5kV dependendo da carga. Então galera, espero que não tenha ficado dúvidas. Muito obrigado!
Excelente excelente, ganhou um escrito! Já vi 7 vídeos sobre ponto de solda, o seu foi o ÚNICO explicando de forma simples o funcionamento, meus PARABÉNS!!!
Marlon, meu amigo, tu não sabe mas já faz (e fez ) parte muito importante dos meus estudos. Usei sua placa de de circuito do inverso12v / 220v como parte do meu TCC de mecatrônica a 2 anos. Hoje tu explicou em 15 minutos (e em uma "pintura ") oq não consegui entender na teoria em um semestre, parabéns e que Deus te abençoe por esse seu dom.
Parabéns! Que aula!! Ví vários videos ensinado a fazer solda ponto a partir de autotransformator de microondas, mas garante que muitos não sabem explicar o porquê do funcionamento. A partir de uma boa teoria, a pessoa consegue projetar variações num projeto.
Eu sou técnico em eletrônica, mas mesmo assim quero parabenizá-lo por propagar tecnologia elétrica para os leigos, gostei muito da forma que foi explicado, parabens
Cara vc é FERA que show na explicação nota 10. Prá fazer o projeto com o transformador de 110V, o que preciso alterar? Grande abraço. ... Perdão já encontrei a resposta noutra pergunta.
Meu amigo, estou gostando muito de tuas vídeo aulas, fiz um projeto em meu canal para ajudar outras pessoas porém não entendi como o que fiz deu certo, vou fazer este curso de eletrônica, para me ajudar entender para atender as necessidades que me venham surgindo, deixo aqui o meu like e meu abraço, fica na paz.
Bela explicação. Tirou a minha dúvida q eu já vinha estudando como funciona o trasfomador. Projeto de geração de energia, elevar a corrente de 12v pra uma mas alta
caraca! conseguiu extrair 1400 w desse trafo,se aumentar a tensão de saída em torno dos 24 V da até pra derreter um eletrodo,o difícil é conseguir passar o numero de espiras necessárias pelo buraco do trafo!parabéns muito boa a sua explicação
Olá Marlon, muito boa aula, tenho uma dica para projeto futuro, tenho a ideia de colocar uma bateria na placa de controle do micro-ondas para quando faltar energia não perder os dados do relógio.
Muito bom, você tem muita facilidade em explicar. Que tal fazer um vídeo fazendo uma pistola para usar em solda com estanho, algo para soldas em fios grossos. Fica o Pedido. Valeu.....
Usando a Lei da Conservação de Energia, o projeto funciona de acordo! Calculamos a potência multiplicando a tensão pela corrente. No enrolamento primário tem 213V e 6,8A aproximadamente e no secundário 2V e 724A aproximadamente. Nos dois casos tivemos aproximadamente 1448 Watts! O interessante são os monstruosos 700A do secundário, isso é muita corrente! Uma bateria de automóvel tem em média 60A e 12V, de motocicleta em média 10A e 12V.
Parabéns pelo vídeo professor. Seria possível aproveitar um transformador flyback para realizar um projeto de soldar mais fraco. Assim eu poderia aproveitar o que eu já tenho.
Aí sim ! Muitos mostram o projeto mas não explica agora entendo como faz , tenho trafo aqui ire fazer mas não queria os terminais segunda rios fixos tem uma idéia aí ! da essa moral aí amigo
Que aula show. Mesmo assim tenho medo de fazer a parte elétrica.kkkkk Duas dúvidas. Uma dela é a geração de calor e como esfriar com um cooler, dois para poder fazer várias soldas, tipo fazer uma grade de arames galvanizados, ter uma rapidez nas soldas sem comprometer o maquinário. E a outra é se o calor derreta a capa do frio grosso e o que seria melhor para cobrir os fios?
Gostei da explicação. Ficou bem claro. Apenas uma sugestão: Utilize um quadro branco no lugar do papel e caneta. Ficará mais fácil para visualizar o desenho.
Boa tarde .....muito bem explicado ....ótimo projeto...vou tentar fazer um desses e gostaria de saber qual arame posso usar pra fazer utensílios para cozinha usando o ponteador pra montar grades e outras peças?
Boa noite. Excelente projeto ,muito bem explicado e de enorme utilidade no dia a dia. Gostaria de saber se posso substituir os parafusos de contato por duas ponteiras mais finas (2 mm), para facilitar o acesso das peças que preciso soldar. Obrigado!
Marlon parabéns pela aula, uma dúvida se eu der uma volta a menos no secundário a corrente vai aumentar certo? É a máquina vai conseguir soldar fios mais grossos?
Bom dia Marlon, primeiro quero parabenizar pela boa explicação que passa aos seus seguidores. Não sou profissional no assunto mas gosto de criar, sou na verdade amante de ferramentas e engenhocas, fiz uma máquina ponto mas não estou conseguindo a amperagem e nem voltagem que vc conseguiu, talvez pq não esteja medindo corretamente, coloco meu amperímetro na posição de 1.000 ACA e ligo a maquina isso me dá 320. Pode me ajudar com alguma informação? Obrigado desde já.
Montei uma mas levei o cabo até os terminais de cobre...... depois de umas 50 soldas (arame com arame 2mm) o cabo começou a esquentar. Ficaria melhor se eu usasse as barras de alumínio ou cobre logo após o transformador? Vlw e parabéns!
Excelente vídeos muito boa a explicação. Só gostaria de tirar uma dúvida como faço pra definir o mínimo de espiras para o primário ? Por exemplo se eu quiser rebaixar 220 para 110 eu posso fazer um transformador com 10 espiras no primário e 5 no secundário ?
Boa tarde ÓTIMO TRABALHO! será que eu consigo unir um prendendor colchete de calça social (eberle) de roupa! E um pingente de zamac baixa fusão! Muito obrigado
Bacana esse vídeo, me tira uma dúvida, minha solda ponto é bem violenta, ela até fura a fita de níquel. Se eu diminuir a amperagem , dando mais voltas com o fio no transformador , por exemplo 4 voltas, ela fica mais fraca? Ela vai soldar com menos itensidade sem furar a fita de níquel? Aumentando ou diminuindo a tensão influencia na solda. Obrigado.
Explicação simples e clara sobre transformadores sem mimimi, gostei muito, parabéns!!!! Esse curso de eletrônica que vc anuncia é todo assim também ou é daqueles que só teorizam?? (pergunto pq vi que não é você que da as aulas) Abçs
Olá Marlon muito seus comentários ....fale sobre os transformador senoidal ou toroidal não sei ao certo mas são aqueles transformadores redondos acho que feito com ferrite, segundo eu já ouvi eles são melhores que os tradicionais
Poxa muito bom cara. Voce tem a especificação da potencia nominal deste trafo? porque pelos calculos esta extraindo cerca de (220V * 7A) =1540W dele, e pelo tamanho do bicho parece demais até. Chegou a ver a temperatura que o nucleo atinge quando funciona?
Vc deveria mostrar fazendo uma máquina de retrabalho BGA para aquelas pessoas que não tem condições de compra uma máquina dessa é só uma dica pra mim seria bom se vc criase uma máquina dessa
Marlon meu amigo. Descobri seu canal somente agora . Show de bola . Parabéns. Me ajuda com uma dúvida . Não consegui o fio na bitola de 25 mm. Posso usar uma bitola menor e aumentar o número de espiras . Consegui uma bitola de 16 mm somente ( e foi com um colega que trabalha na Elektro. ) E fiz 3 espiras. Ainda não terminei o projeto. Estou esperando sua ajuda . Forte abraço
Faaala galera! Seguinte, somente para tirar as dúvidas com relação à tensão primária de distribuição: ela pode variar de acordo com a concessionária. Vou citar dois documentos de duas que conheço, a COPEL e a CELESC.
CELESC:
novoportal.celesc.com.br/portal/images/arquivos/normas/norma-N3210002.pdf
Vocês podem observar por esse documento da CELESC na página 7, item 4.29 que mostra que a tensão primária de distribuição pode ser igual ou superior á 2,3kV e logo na apresentação do documento podemos ver que a máxima tensão primária de distribuição é de 25kV e que possui tensões padronizadas de 13.8KV e 23,1KV.
No mesmo documento, mas agora na página 71, item 7.3, podemos ver os valores de média tensão disponíveis em cada município por agência.
COPEL:
www.copel.com/hpcopel/normas/ntcarquivos.nsf/6ACD0042883FA54D032578DA00606E34/$FILE/NTC903100.pdf
Nesse documento da COPEL na página 7, item 4.1 , 4.2, 4.2.1 , 4.2.2 mostra que a tensão primária de distribuição pode ser de 13,8kV e 34,5kV dependendo da carga.
Então galera, espero que não tenha ficado dúvidas. Muito obrigado!
Marlon Nardi, pode ser feita a adaptação para uma Mig?
a pergunta é, onde arrumar o tal transformador de microondas?? não da para fazer com nada nada alternativo a isso???
faltou falar sobre o transformador de 127v e a bitola do cabo do secundario. O maximo que encontrei pra comprar foi de 16mm
Excelente excelente, ganhou um escrito! Já vi 7 vídeos sobre ponto de solda, o seu foi o ÚNICO explicando de forma simples o funcionamento, meus PARABÉNS!!!
Marlon, meu amigo, tu não sabe mas já faz (e fez ) parte muito importante dos meus estudos. Usei sua placa de de circuito do inverso12v / 220v como parte do meu TCC de mecatrônica a 2 anos. Hoje tu explicou em 15 minutos (e em uma "pintura ") oq não consegui entender na teoria em um semestre, parabéns e que Deus te abençoe por esse seu dom.
Parabéns! Que aula!! Ví vários videos ensinado a fazer solda ponto a partir de autotransformator de microondas, mas garante que muitos não sabem explicar o porquê do funcionamento. A partir de uma boa teoria, a pessoa consegue projetar variações num projeto.
Eu sou técnico em eletrônica, mas mesmo assim quero parabenizá-lo por propagar tecnologia elétrica para os leigos, gostei muito da forma que foi explicado, parabens
Caraca.. melhor vídeo de explicação que eu vi até hoje no UA-cam. Parabéns. Virei fã
otima explicação professor NARDI vou fazer minha solda ponto DEUS te abençõe obrigado pela dica.
Quem está de parabéns sou eu por conhecer você. Obrigado e que Deus te abençoe.
Cara você tem muito conhecimento, você é bom mesmo. Agora não te largo mais. Vou ver todos os seus vídeos.
O melhor vídeo explicado até hoje sobre solda a ponto.👏👏👏
Parabéns meu nobre, através de vc consegui fazer minha solda ponto..
Totalmente perfeito parabéns pelo trabalho lindo
Cara, Show. Parabéns pela sua didática. Show!!!
Conheci esse canal a 3 dias e já viciei. Obs: (sou técnico de celular)
Cara vc é FERA que show na explicação nota 10. Prá fazer o projeto com o transformador de 110V, o que preciso alterar? Grande abraço. ... Perdão já encontrei a resposta noutra pergunta.
Boa noite, como desenhista deixa a desejar, porém como professor és o melhor, não tem para ninguém, você é o cara.
Mano aula de eletrônica de graça Celorico gostei muito tirou minhas dúvidas valeu👍👏👏👏
Sou leigo no assunto mas porém curioso justamente esses dias estava fazendo um projeto desse e seu vídeo foi muito útil
Meu amigo, estou gostando muito de tuas vídeo aulas, fiz um projeto em meu canal para ajudar outras pessoas porém não entendi como o que fiz deu certo, vou fazer este curso de eletrônica, para me ajudar entender para atender as necessidades que me venham surgindo, deixo aqui o meu like e meu abraço, fica na paz.
maravilhoso video Marlon, olha os desenhos foram ótimos, entendi bastante, muito obrigado msm!
fui entender isso depois de anos por causa do seu video...parabens
Parabens Marlom vídeo super bem explicado obrigado
Bela explicação.
Tirou a minha dúvida q eu já vinha estudando como funciona o trasfomador.
Projeto de geração de energia, elevar a corrente de 12v pra uma mas alta
caraca! conseguiu extrair 1400 w desse trafo,se aumentar a tensão de saída em torno dos 24 V da até pra derreter um eletrodo,o difícil é conseguir passar o numero de espiras necessárias pelo buraco do trafo!parabéns muito boa a sua explicação
Meus parabéns amigo. Foi a melhor explicação q achei projeto rápido prático e seguro, sou seu novo inscrito
Sensacional, explicação muito Boa. Muito interessante esse experimento.
Ótimo vídeo, muito boa sua didática, parabéns
Olá Marlon, muito boa aula, tenho uma dica para projeto futuro, tenho a ideia de colocar uma bateria na placa de controle do micro-ondas para quando faltar energia não perder os dados do relógio.
Muito bom, você tem muita facilidade em explicar. Que tal fazer um vídeo fazendo uma pistola para usar em solda com estanho, algo para soldas em fios grossos. Fica o Pedido. Valeu.....
Meu amigo! Que DIDÁTICA!!! Parabéns! Encontrei seu canal ontem! Que satisfação! Abraço de Juiz de Fora!!
Finalmente um vídeo que fez eu intender como um trafo funciona!
Aulão! parabéns...
Muito bom , explicação simples e excelente, parabéns !
Impressionante, fiquei em dúvida em questão da alta corrente muito bem explicado 👏👏👏👏
Muito legal esse projeto Marlon eu tenho aqui um trafo de microondas vou fazer maquina dessas você é um gênio cara!
Este projeto é fantástico
Acabei de aprimorar o meu conhecimento obrigado cara já tinha algum conhecimento mas a tua explicação foi ótima
Tô compartilhando com meu irmão. Todos os seus vídeos são muito rico em conhecimento.
Ótima explicação a melhor que vi
Cara, você é incrível!!! Excelente vídeo! Parabéns!
Achei seu vídeo hoje. Adorei. Muito bom.
Manda pra nós o projeto, é muito show.
8:42 o correto seria "induzir uma tensão". Consequentemente haverá uma corrente prq o circuito está fechado.
Faraday-Lenz
Se aumentar as espiras do secundário a corrente diminui, e a solda fica mais forte?
Muito Legal, Fala sobre DR e lampada serie, para evitar descargas elétricas e curtos
Boa aula. Parabéns.
Muito bom Marlon, excelente explicação fico no aguardo do vídeo sobre transformadores abraço.
Excelente parabéns
Você explicou muito bem!
entendi tudo!
Excelente explicação. Fico ansioso aguardando as próximas aulas sobre transformadores;
Usando a Lei da Conservação de Energia, o projeto funciona de acordo!
Calculamos a potência multiplicando a tensão pela corrente.
No enrolamento primário tem 213V e 6,8A aproximadamente e no secundário 2V e 724A aproximadamente.
Nos dois casos tivemos aproximadamente 1448 Watts!
O interessante são os monstruosos 700A do secundário, isso é muita corrente!
Uma bateria de automóvel tem em média 60A e 12V, de motocicleta em média 10A e 12V.
Tirou minhas dúvidas valeu!
Marlon que explicação arretada de boa. faz um vídeo sobre energia solar como montar. valeu um abraço
Cara eu aprendo muito com vc . Tudo muito bem explicado 👏👏
Parabéns pelo vídeo professor. Seria possível aproveitar um transformador flyback para realizar um projeto de soldar mais fraco. Assim eu poderia aproveitar o que eu já tenho.
Aí sim ! Muitos mostram o projeto mas não explica
agora entendo como faz , tenho trafo aqui ire fazer mas não queria os terminais segunda rios fixos tem uma idéia aí ! da essa moral aí amigo
Show, bem explicadinho
Uma proveitosa aula.👍👍👍👏👏👏
Pergunta: O comprimento dos cabos influencia na potência da máquina? Parabéns pelo vídeo. Muito didático.
Oi, essa máquina pode ser ligada em uma tomada normal de uma residência , sem problemas , muito boa a explicação
Beleza de esclarecimento!
Que aula show. Mesmo assim tenho medo de fazer a parte elétrica.kkkkk
Duas dúvidas. Uma dela é a geração de calor e como esfriar com um cooler, dois para poder fazer várias soldas, tipo fazer uma grade de arames galvanizados, ter uma rapidez nas soldas sem comprometer o maquinário. E a outra é se o calor derreta a capa do frio grosso e o que seria melhor para cobrir os fios?
Excelente explicação
Sensacional. Vídeo perfeito e muito explicativo.
Agora irei fazer minha própria solda ponto... :D
Valew pela esclarecedora aula!
Obrigado!
Gostei da explicação. Ficou bem claro.
Apenas uma sugestão: Utilize um quadro branco no lugar do papel e caneta. Ficará mais fácil para visualizar o desenho.
Excelente , ótima explicação .
Boa tarde .....muito bem explicado ....ótimo projeto...vou tentar fazer um desses e gostaria de saber qual arame posso usar pra fazer utensílios para cozinha usando o ponteador pra montar grades e outras peças?
Boa noite.
Excelente projeto ,muito bem explicado e de enorme utilidade no dia a dia.
Gostaria de saber se posso substituir os parafusos de contato por duas ponteiras mais finas (2 mm), para facilitar o acesso das peças que preciso soldar.
Obrigado!
Show de aula!!!!! Top.
parabéns, excelente explicação
Marlon , voce pode explicar e ou fazer algum projeto explicativo sobre as BOBINA BEDINI e a criação de movimento.
Bom dia
Parabéns pelo canal
Sussessso sempre
Vc tem algum vídeo que consiste em um transformador de 12v DC em 120v ou 220v ac?
Obg
Marlon parabéns pela aula, uma dúvida se eu der uma volta a menos no secundário a corrente vai aumentar certo? É a máquina vai conseguir soldar fios mais grossos?
Você é fera, parabéns. Estava justamente procurando um vídeo assim
Muito fácil explicado assim
Top, melhor canal, aprendo muito. Obrigado por responder minha pergunta. Pena que não dá pra curtir mais de uma vez.
Mais uma coisa. Aqui em casa é 110v, funciona tb ou tem q fazer alguma coisa diferente?
Didática perfeita... like like de um inscrito admirador .
Marlon grave video mostrando pra nós um projeto de um inversor de onda Senoidal e disponibilize o esquema elétrico vlw um Abraço
Otimo projeto, parabens !!!
Era interessante falar por que o fio não derrete e o ferro sim. Parabéns, ótimo vídeo
muito legal....quando vai ser feita a maquina de solda com eletrodo revestido....vou aguardar.
Muito bem explicado 👏👏👏
Bom dia Marlon, primeiro quero parabenizar pela boa explicação que passa aos seus seguidores.
Não sou profissional no assunto mas gosto de criar, sou na verdade amante de ferramentas e engenhocas, fiz uma máquina ponto mas não estou conseguindo a amperagem e nem voltagem que vc conseguiu, talvez pq não esteja medindo corretamente, coloco meu amperímetro na posição de 1.000 ACA e ligo a maquina isso me dá 320. Pode me ajudar com alguma informação? Obrigado desde já.
Montei uma mas levei o cabo até os terminais de cobre...... depois de umas 50 soldas (arame com arame 2mm) o cabo começou a esquentar. Ficaria melhor se eu usasse as barras de alumínio ou cobre logo após o transformador? Vlw e parabéns!
Muito bom, eu tenho um trafinho 440/220 posso usar da mesma maneira?
Excelente vídeos muito boa a explicação. Só gostaria de tirar uma dúvida como faço pra definir o mínimo de espiras para o primário ? Por exemplo se eu quiser rebaixar 220 para 110 eu posso fazer um transformador com 10 espiras no primário e 5 no secundário ?
Boa tarde ÓTIMO TRABALHO! será que eu consigo unir um prendendor colchete de calça social (eberle) de roupa! E um pingente de zamac baixa fusão! Muito obrigado
Bacana esse vídeo, me tira uma dúvida, minha solda ponto é bem violenta, ela até fura a fita de níquel. Se eu diminuir a amperagem , dando mais voltas com o fio no transformador , por exemplo 4 voltas, ela fica mais fraca? Ela vai soldar com menos itensidade sem furar a fita de níquel? Aumentando ou diminuindo a tensão influencia na solda. Obrigado.
Obrigado pelo vídeo!
fenomenal
Muito bom seus videos, Parabéns pelas explicações....
Parabéns sou fã de vocês, gosto muito dos videos.
Explicação simples e clara sobre transformadores sem mimimi, gostei muito, parabéns!!!! Esse curso de eletrônica que vc anuncia é todo assim também ou é daqueles que só teorizam?? (pergunto pq vi que não é você que da as aulas) Abçs
Olá Marlon muito seus comentários ....fale sobre os transformador senoidal ou toroidal não sei ao certo mas são aqueles transformadores redondos acho que feito com ferrite, segundo eu já ouvi eles são melhores que os tradicionais
top, muito interessante o que se pode fazer com transformadores ! aguardarei os próximos vídeos sobre o assunto. Marlon, abraço do Morcego!
Poxa muito bom cara. Voce tem a especificação da potencia nominal deste trafo? porque pelos calculos esta extraindo cerca de (220V * 7A) =1540W dele, e pelo tamanho do bicho parece demais até. Chegou a ver a temperatura que o nucleo atinge quando funciona?
Gostei. Bem explicado.
Vc deveria mostrar fazendo uma máquina de retrabalho BGA para aquelas pessoas que não tem condições de compra uma máquina dessa é só uma dica pra mim seria bom se vc criase uma máquina dessa
Marlon meu amigo. Descobri seu canal somente agora . Show de bola . Parabéns.
Me ajuda com uma dúvida . Não consegui o fio na bitola de 25 mm. Posso usar uma bitola menor e aumentar o número de espiras . Consegui uma bitola de 16 mm somente ( e foi com um colega que trabalha na Elektro. ) E fiz 3 espiras. Ainda não terminei o projeto. Estou esperando sua ajuda . Forte abraço
Olá amigo , eu comprei um dimer com taimer de 100 amperes será que ele aguenta uma solda ponto de 6 volts?