Primeiramente, parabéns pelo vozeirão! Outra coisa que achei muito bacana foi de você não ter "demonizado" essa tecnologia, como muitos profissionais infelizmente acabam fazendo hoje em dia sempre que surge uma novidade, mas sim ter focado no fato de que é uma tecnologia que veio para somar, e que os profissionais precisam se adaptar. Me interesso bastante por isso, mais pelo aspecto tecnológico. Acredito que o principal problema em voz sintetizada atualmente é a falta da entonação e de conseguir transmitir uma emoção. A narração e a dublagem vão muito além de apenas ler um texto de modo compreensível. Você tem que saber quais frases dar entonação, como falar aquilo, o tom de voz, a emoção e tudo mais. Se você não leva isso em consideração o resultado da narração fica aquela coisa "sem alma", robótico. É uma narração compreensível, até agradável ao ouvido, mas o tom de voz é sempre o mesmo. Mesmo quando o texto que o TTS está lendo iria requerer uma outra linguagem. A tecnologia de voz sintetizada atualmente, por exemplo, não conseguiria criar uma voz igual a do personagem do filme "Her". Assistentes virtuais simplesmente não soam tão realistas quanto ela. Enfim, todo esse problema acaba esbarrando numa outra tecnologia que seria a "Natural Language Processing" (Processamento de Linguagem Natural), que seria o computador interpretar um texto e "saber" o que está nele. É um problema que eles encontram bastante em tradução automática de textos também, ou seja, o computador não saber como ele deve traduzir algo porque não consegue entender as municias de linguagem humana. Só que nesse caso seria o computador não saber como ele deve pronunciar uma frase. A forma que eu vejo que esse problema poderia ser resolvido seria: algum humano analisar o texto a ser lido pelo TTS, e colocar uma espécie de marcador nas partes que ele gostaria que aquele trecho do texto fosse lido. Evidentemente isso já tornaria o processo menos automático, visto que iria requerer uma intervenção humana. Enfim, ótimo vídeo, parabéns.
A Voz sintetizada jamais vai conseguir passar o que o ser homano passa..Emoção. No nosso caso profissionais da voz, dar uma interpretação, uma entonação especifica no que esta escrito. Temos sempre que evoluir e buscar o novo..Mas esquece isso de há vai substituir o ser humano, nunca...Até porque se o ser humano for la e desligar o botãozinho power ou simplesmente puxar da tomada, adios inteligencia articifial. Mas é bem interessante a matéria, porque tem certas coisas que cabem uma "voz artificial".
Vídeo muito bom. Qualidade em imagem, áudio e conteúdo. Showw
Valeuu Charles!!
Mais um excelente vídeo Adriano!! Parabéns!; 😃👏👏
Obrigado Leo!!
Muito bom. muito informtivo, nota 10
Ótimo conteúdo Adrianooo... evoluir sempre! Não adianta ficar demonizando as novidades e perdendo tempo sem se atualizar.
Parabéns pelo vídeo!
Muito bom o conteúdo Adriano! Parabéns.
Valeu Fabiano!!
Primeiramente, parabéns pelo vozeirão! Outra coisa que achei muito bacana foi de você não ter "demonizado" essa tecnologia, como muitos profissionais infelizmente acabam fazendo hoje em dia sempre que surge uma novidade, mas sim ter focado no fato de que é uma tecnologia que veio para somar, e que os profissionais precisam se adaptar.
Me interesso bastante por isso, mais pelo aspecto tecnológico. Acredito que o principal problema em voz sintetizada atualmente é a falta da entonação e de conseguir transmitir uma emoção. A narração e a dublagem vão muito além de apenas ler um texto de modo compreensível. Você tem que saber quais frases dar entonação, como falar aquilo, o tom de voz, a emoção e tudo mais. Se você não leva isso em consideração o resultado da narração fica aquela coisa "sem alma", robótico. É uma narração compreensível, até agradável ao ouvido, mas o tom de voz é sempre o mesmo. Mesmo quando o texto que o TTS está lendo iria requerer uma outra linguagem.
A tecnologia de voz sintetizada atualmente, por exemplo, não conseguiria criar uma voz igual a do personagem do filme "Her". Assistentes virtuais simplesmente não soam tão realistas quanto ela. Enfim, todo esse problema acaba esbarrando numa outra tecnologia que seria a "Natural Language Processing" (Processamento de Linguagem Natural), que seria o computador interpretar um texto e "saber" o que está nele. É um problema que eles encontram bastante em tradução automática de textos também, ou seja, o computador não saber como ele deve traduzir algo porque não consegue entender as municias de linguagem humana. Só que nesse caso seria o computador não saber como ele deve pronunciar uma frase.
A forma que eu vejo que esse problema poderia ser resolvido seria: algum humano analisar o texto a ser lido pelo TTS, e colocar uma espécie de marcador nas partes que ele gostaria que aquele trecho do texto fosse lido. Evidentemente isso já tornaria o processo menos automático, visto que iria requerer uma intervenção humana.
Enfim, ótimo vídeo, parabéns.
Muito obrigado Eric!
Sensacional sua explanação do assunto.
Valeu por contribuir.
A Voz sintetizada jamais vai conseguir passar o que o ser homano passa..Emoção. No nosso caso profissionais da voz, dar uma interpretação, uma entonação especifica no que esta escrito. Temos sempre que evoluir e buscar o novo..Mas esquece isso de há vai substituir o ser humano, nunca...Até porque se o ser humano for la e desligar o botãozinho power ou simplesmente puxar da tomada, adios inteligencia articifial. Mas é bem interessante a matéria, porque tem certas coisas que cabem uma "voz artificial".