Esse vídeo veio em hora boa. Sou professor do Estado de São Paulo, em Itaquaquecetuba, ou "periferia da periferia" como diz a professora Celsa no documentário "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim (inclusive, obrigatório para educadores e todos envolvidos nesse processo). Ando refletindo se devo continuar ou não, visto que a carga psicológica é tão grande. Ali, você encontra pessoas boas, mas infelizmente desesperadas. E, nessa desesperança, a esperança que tinha quando entrei no processo está minguando. É complicado... Fico dividido entre o "não há mais o que fazer" e o "ainda dá para fazer algo?". Mesmo a subversão da escola tradicional e industrial não parece ajudar. Ai ai.
Sou professor do setor privado. Trabalho em três escolas. Estou tão exaurido que vejo meus dias ruindo e meu futuro vazio. Adoro a sala de aula, mas a carga, o trabalho excessivo, as cobranças e o baixo salário estão destruindo meu corpo e minha mente. Estou estudando para mudar de área. Nao qro desistir mas a luta na educação já tirou mta coisa de mim. Coisas que não vou mais recuperar.
Eu lecionei. Mas infelizmente eu não aguentei. Cada um tem uma forma de lidar com situações. Lecionei em escolas particulares da periferia de São Paulo as quais os problemas são piores do que das escolas públicas. Resumo as escolas particulares de periferia com a frase "os alunos fingem que estudam, os professores fingem que lecionam, os coordenadores fingem que coordenam e os pais fingem que não sabem que os filhos e a escola estão fingindo". Conheço gente muito feliz lecionando, mas sei que são pessoas com algumas vantagens, como ter casa própria, as vezes moram perto do trabalho, lecionam pouco por semana. Lembro que duas coordenadoras não gostaram uma vez que eu disse que professor é primeiramente uma profissão, um trabalho. Elas queriam que repetisse o discurso de que lecionar é um ato de amor, um dom. Na minha opinião essa posição prejudica aos professores, pois amor e dom não se sustentam diante de desvalorização moral, econômica e social, tudo junto.
Por que vocês acham que tem que "fazer algo"? Complexo messiânico? Nossos alunos têm o tempo deles, têm o contexto deles. Não somos formadores de pessoas como nos enganaram a ser. Não adianta eu falar de consciencia de classe se meu aluno pode perder o emprego a qualquer momento sem condições de cuidar de quem depende dele. Não adianta eu passar discussões sobre violência nas faculdades se vejo meus alunos entrarem nas universidades e reproduzirem violência porque lá são ambientes de violência social. Em todo caso, você deve é definir suas prioridades. Acredito que já fiz muito pela educação em 12 anos. A educação não fez muito por mim. Erro meu em ter acreditado nela, como é erro acreditar nessas expectativas capitalistas. Se eu pensar em um libertação realmente revolucionária, será na arte.
Meu pai é professor de escola, entretanto é admirador declarado desse gov anticiência e anti-educacao e contra Paulo Freire. Hj, eu tenho chance extremamente grande de ficar sem bolsa no mestrado e meu pai não consegue entender o motivo. Ele fala para que eu pressione minha orientadora ou outros professores e nao quer dar ouvidos aos escândalos do presidente e do MEC.
Quem é da área e está na ativa, tendo consciência, não tem como apoiar esse governo... O pessoal mais antigo estão agarrados aos padrões antigos. Sem se dar conta que temos uma sociedade diferente da de antes. E isso requer um novo pensar. Coitado de Paulo Freire... Sou professora da rede pública que parece privada pelo nível de cobrança. Faço mestrado em formação de professores e não é fácil. Não vejo a docência como ato de amor, embora envolva questões afetivas. É uma profissão com muitos desafios.
@@edjab9352 eu concordo com vc. É extremamente desafiador e desanimador ser professor no Brasil. Pelo vídeo e pelas nossas observações cotidianas se torna evidente essa realidade. Meu pai mesmo, ainda que seja um reacionário, sofre com diversos desafios. E talvez seja isso que tenha o tornado bolsonarista. Diante de diversas frustrações e decepcoes e não ter bem com isso, talvez tenha feito ele encontrar uma identificação nesses discursos de ódio do cara.
Está é a realidade de muitos educadores no Brasil. Acabei de apresentar meu TCC, estou pra formar em licenciatura em Ciências Biológicas e no mesmo final de semana fui prestar um concurso na área da educação. Só na minha cidade tinha candidatos pra região inteira e ainda sobrava. São poucas vagas pra muitas pessoas. Apesar de não ser atrativa, a profissão professor ainda cativa e chama muita gente para área da educação. O lado bom disso tudo, é que essa galera que está entrando, vem com bastante gás e sabe muito bem o que esse atual governo está fazendo!
@@JoaoGuilherme-vm9ft É João! E olha que tenho só um ano e meio de prática docente. Eu não tenho vida! É dia e noite para a escola. Diários, registros, relatórios, planejamentos... Tudo isso porque não tinha uma bolsa pra mim no mestrado. Eu estava disposta a sair do meu cargo pra ficar com a bolsa.e me dedicar aos estudos somente. Mas, a peste desse governo tem ódio de professor e pesquisador... Quando eu converso com as pessoas tento mostrar com carinho o quanto o governo não presta pra categoria. Sabe porquê? Eu já fui liberal! E me trataram com desprezo e má educação. E isso só reforçava minhas convicções. Até que eu percebi que é impossível um país como o Brasil defender conceitos liberais pelas nossas características de povo e de nação... Enfim. Tudo isso é um processo que temos que ter paciência conosco e com outros.
Ouvi o mesmo questionamento: "Por que você não dá aula para a universidade?" Minha resposta foi a mesma: "Porque eu não quero. Porque a escola é o que eu acredito. E sim, eu gosto da escola". Atualmente leciono filosofia, mas trabalhava como psicólogo (minha primeira formação). Foi na escola e não na clínica, no entanto, que entendi realmente o sentido da palavra DOAÇÃO (somente quando a olhei pelo prisma da educação).
O mesmo sentimento de gostar da escola me motiva a querer dar aula em uma universidade, sei que é estranho, mas tenho por mim que posso tentar ajudar e demonstrar uma visão diferente de tantos "professores" que as faculdades possuem, ao dar aula em um curso de licenciatura posso ativamente conversar com um espectro muito maior de alunos, ja que estarei ajudando no crescimento dos professores desses alunos que posso eu nunca ter contato, mas que de alguma forma pude influenciá-los. Possuo vontade de trabalhar em uma universidade única e exclusivamente com cursos de licenciatura, justamente por acreditar na escola.
Gosto muito da estética de edição desse canal. As animações diferentes e 2d de fundo, a maneira como texto é organizado na tela e as cores dele, a música bacana e por aí vai
Deveríamos ter políticos com nível superior, prefeito, governador, presidente é ilógico prefeituras estão estudando pedir nível superior para concurso público e para o cargo de prefeito não cobram nem nível fundamental.
Que sorte os teus alunos têm! Sou professora, no momento atuando em biblioteca de fund1. Eu tenho muita esperança! E sigo tentando, dia após dia! Tudo passa pelo afeto: semana passada ofereci um abraço e a aluna levou um livro emprestado. Hoje a aluna passou lá para devolver o livro, receber um abraço e levar outro livro. Assim construímos pontes. Estudar por que não há outra saída.
Esse vídeo me deu esperança, principalmente porque quero ser professora. A educação não pode ser esquecida, ela é preciosa demais para ser levada ao descaso ou como a obrigação que é hoje. Aliás, é claro que não perco em nenhum vídeo seu cantinho secreto😊. Mas senti falta do link em!
Sou uma mãe que assisto dois movimentos, meu filho mais velho com 30 anos querendo voltar estudar e o mais novo com 11 anos deprimido por causa da escola. Esse vídeo, me ajuda muito a lidar com as duas situações.
Caramba, chorei ao ler esse trecho de Paulo Freire no final pq é exatamente assim que me sinto! Que honra e alegria saber que penso o mesmo que esse belo modelo. Confesso que nunca li uma obra do Paulo Freire (talvez meu mais grave defeito moral) e por isso me emocionei assim.
Sou professora de história, já trabalhei em 5 escolas ao mesmo tempo, agora trabalho os três turnos em uma escola do outro lado da cidade, as vezes fico 12 horas na escola e sim, estou exaurida física e psicologicamente, mas não deixo de entrar de cabeça erguida em sala de aula, de saber que fiz o meu melhor para aquela sala, de não desistir de quem vê que todo mundo desiste dele. Tem uma frase que eu sigo para a vida: que a injustiça não te entristeça, te radicalize. Continuemos na luta pela valorização da educação pública, de qualidade e emancipadora
A educação é a base de tudo, sem nenhum questionamento sobre isso. O problema é saber que educação é a melhor pra nós e não para os políticos ou os que dependem de política ou de governos pra sobreviver.
estou cursando o primeiro semestre de licenciatura em letras e mal posso esperar para começar a minha jornada de lecionar. é muito difícil ter essa vontade e ser constantemente desestimulada por notícias nos jornais ou por comentários que se resumem ao meu futuro salário. obrigada. é muito bom lembrar que estou no caminho certo e que, apesar de toda luta por direitos ou reconhecimento, acrescentarei onde quer que eu esteja.
Estou no primeiro semestre de história, e penso como você "ufa ainda bem que estou no caminho certo" já nos decidimos que iremos educar e encinar porque amamos, e sim queremos ajudar de alguma forma, e que forma melhor do que explicar o que sabemos.
Quando decidi me formar com licenciatura a primeira questão que me fiz foi: "quero ganhar pouco e passar raiva?" minha resposta foi que sim, já que isso me faria feliz, não me arrependo em nenhum momento de me formar. A pergunta parece ser agressiva, mas está implícita a desvalorização e os desafios apresentados a nossa profissão. Sei que sou apenas um cara aleatório em um comentário não quero te desestimular (longe de mim), mas pense bem no futuro que lhe aguarda e se isso é o que deseja verdadeiramente e se a resposta for "sim" me encherei de alegria de compartilhar um mundo com você. Boa sorte na sua vida ^^
Vídeo poético e preciso. Tenho orgulho de ser um educador e faço tudo que está ao meu alcance para não deixar os anti educação crítica tirar esse direito de nós!
Esse vídeo me descreveu. Saí da escola com 14 anos. Agora com 17 estudo em casa pra fazer o Encceja. Quero fazer filosofia, se der. Só isso mesmo. De resto não sei o que quero fazer, pode ser qualquer coisa. Sair da escola teve consequências. Por um lado, foi solitário, e eu estou um levemente atrasado em exatas. (Por sorte as matérias são até fáceis.) Perdi amigos, não que eu tenha lutado pra mantê-los. Por outro lado, sair da escola me formou. Eu certamente teria sido uma pessoa diferente se tivesse seguido nela. Teria tido menos tempo de refletir. Talvez tivesse aprendido ainda menos por conta disso. Teria aprendido mais sobre química e menos sobre mim. Teria escrito menos, desenhado menos, imaginado menos. E certamente estaria de saco cheio. Estudaria revirando os olhos, como fiz no meu último ano de escola. Eu estava mentindo quando disse que não sei o que quero fazer. É que a resposta real me faz parecer irresponsável. E talvez eu seja. Mas quem se importa com o que os adultos 10/10 pensam? Não quero ouvir opinião de quem resolve os problemas com guerra. Eu quero me divertir. Fazer o que eu gosto enquanto for possível, e viver enquanto a morte não chega. Esse mundo é uma piada. Quanto mais eu cresço, menos ele faz sentido. E talvez isso seja normal. Ninguém sabe o que está fazendo. Eu só não quero fingir que sei.
Coincidentemente, eu ainda me questionando sobre isso esse dias. Daí, lembrei da minha infância e de como as coisas eram mais difíceis do que hoje. Que possamos ser esperançosos como disse o Paulo Freire. Parabéns pelo vídeo, pelo trabalho e pelo edição. E obrigado pela reflexão e o fôlego para continuar lutando.
Muito obrigado por resgatar o valor de Paulo Freire, a reflexão do porque estudar também foi muito rica, relacionando como a educação está inserida na vida social que acontece fora da escola! Parabéns!
Muito bom o trabalho de vocês! Descobri o canal hoje, através dos créditos do Normose. E, sim, eu li o que você escreveu na caixinha. Parabéns demais pelo conteúdo. Impecável em todos os aspectos. Continuem firmes! De professor iniciante para professor!
O Paulo Freire é sim um grande educador brasileiro, reconhecido internacionalmente, talvez e digo talvez, um coisa ruim tenha sido suas escolhas políticas, a escolha em aceitar a presidir a fundação de apoio partidária instituída pelo PT. O PT que como a grande maioria dos partidos políticos não merecem qualquer tipo de credibilidade de pastores, bispos, professores, e etc. Parabéns pelo vídeo.
minha família também é de professores. minha mãe deu aula em faculdade, na rede pública, em cursos... meu tio é professor de música; meu padrasto, de educação física. primos distantes fizeram magistério com minha mãe, quando eram jovens. já quis fazer pedagogia e letras mais de uma vez, mas minha mãe passa mal só de cogitar isso pra mim. é muito sofrimento ter esperança nesse meio. obrigada a todos vocês, professores brasileiros, os admiro muito.
Só pra deixar registrado, eu sempre leio o cantinho secreto de todo criador de conteúdo que eu considero interessante e que possuem assuntos interessantes ou relevantes, é uma pena o projeto quarenta estar lotado já
VOCÊ É NECESSÁRIO, OBRIGADA POR ISSO! Que esse vídeo seja divulgado incansavelmente pra que isso chegue aos olhos e ouvidos de quem prefere ignorar essa realidade.
Vídeo sensacional... conheci seu conteúdo a pouco tempo. Mais um dos que vou maratonar! Sou estudante de história e professora de inglês. Ter esperança tem sido cada dia mais difícil, mas a escola e a educação libertadora são coisas em que acredito e vou continuar lutando por elas!!
Descobri você hoje, obrigada algoritmos que sabem o que procuro nesse site KKKKKK. Parabéns e obrigada por esses conteúdos tão importantes e necessários pra nosso país. Seguimos na luta! PELA ARTE-EDUCAÇÃO 💖✊
Parabéns pelo excelente trabalho! O pensamento de Paulo Freire é revolucionário; se fosse colocado em prática no Brasil, ele transformaria nossa realidade, porque se trata de uma Educação emancipadora, de construção do conhecimento e desenvolvimento de instrumentos intelectuais capazes de ajudar a pessoa a pensar criticamente. Educação engloba passado, presente e futuro: não dá para entender o presente sem conhecer o passado, como não se projeta o futuro, sem pensar no que já se foi e no que se é. Começamos um canal de Educação por meio de histórias para crianças e adultos para unir esforços nessa empreitada educacional no Brasil, dentro e fora das escolas.
deve ser meu video favorito da internet. Vou recomeçar em pré-vestibular pra entrar no curso que eu quero, mas não tenho grana pra pagar o cursinho. Minha esperança ainda não morreu.
Fico muito triste com esse conceito de que só se é professor "de sucesso" quando se dá aula em universidade. Sou professora de idiomas e AMO dar aula pros níveis iniciais e acho isso muito importante, pois uma base bem construída é fundamental pro progresso da aprendizagem.
Antídoto, eu leio o que você escreve no cantinho e senti falta do link de uma música. O que me consola é que eu posso ouvir as versões originais das músicas que estão no vídeo que, inclusive, ficou incrível. Obrigado!
Sou professora e não aguento mais. Comecei na metade do ano passado, nunca vi uma profissão tão ingrata com a nossa mente. Eu tava chorando ontem pq me deu conta de que quando eu trabalhava em telemarketing, não saia exaurida, esgotada do jeito que saio da escola. Não recomendou a ninguém seguir essa trajetória
Excelente, Antídoto. Paulo Freire é Paulo Freire. Infelizmente de uns tempos para cá, foi tão atacado. Continue esse maravilhoso trabalho e não perca a esperança.
Estou me graduando em filosofia, estou com medo e vocês sabem o porquê, minha preocupação com o futuro da educação cresce a cada. Seus vídeos me motivam e me dão esperança, esperança essa que vai render bons frutos no futuro.
Sobre a parte que tu comentas sobre estarmos em uma crise, deixo a reflexão do Pepe Mujica: “Não existe crise econômica, ou climática, apenas crise política”.
Antes mesmo de assistir o video não podia deixar de comentar: hoje, depois de 2 anos e 10 dias finalmente voltei a ter aulas presenciais E isso faz a diferença
Sou de uma família de agricultores, plantamos fumo (produto para fabricação de cigarros). Meus pais estudaram somente até a quinta série, pararam para trabalhar. Infelizmente também partilham do pensamento: ''estudar pra quê?". Eles ganham mais que professores com essa fonte de renda, não se incomodam, nem enfrentam toda a pressão e estresse do sistema educacional, desvalorizado, quebrado e sem perspectiva. Moro num lugar afastado, estou no segundo ano do ensino médio, não pude entrar pra um IF no primeiro ano, tanto pelo transporte, falta de permissão e encorajamento dos pais e por também ajudar eles a trabalhar. Contudo, estudar pra mim é um fascínio, porém o ensino público vem me desencorajando e me deixando extremamente triste, pois parece até piada. Alunos fingem que aprendem e professores fingem que ensinam. Dão notinha de caderno. Atividades parecem da pré-escola, pintar, fazer tirinha. As provas parecem do primário. Os professores claramente não se importam, e os alunos menos ainda. Minha base para vestibular e enem é quase nula, a educação é pra elite. E todos fingem não ver isso. O problema é muito profundo, falta de verba, comprometimento, mas acima de tudo falta de valorização por parte do cidadão brasileiro em relação a educação. Agora mesmo com a polarização e efeito das redes socias (que divulgam todo tipo de informação e ideia absurda, para pessoas como meus pais, sem acesso a conhecimento de fato) as pessoas estão cada vez mais superficiais e ignorantes. Estou muito ansiosa com meu futuro e me pressionando por não ter ido pra um IF. Não sei se consigo entrar pra faculdade algum dia, e mesmo se conseguir, tenho enraizada dentro de mim a insegurança de como vai ser, se vou conseguir me manter financeiramente, se vou exercer a profissão mesmo, fora a desaprovação familiar. Porém, nunca perderei a curiosidade pra aprender sobre o universo que nos cerca. Espero que o crescimento e problemas da vida adulta não me façam perder isso. Nem minha esperança. E de tanto pouparmos em educação, nos tornamos ricos em ignorância. Obrigada pelo vídeo, seu canal é incrível, não desista desse projeto. Nem de lecionar. Queria ter professores como você, que se importam com o conhecimento de fato, e buscam formar cidadãos críticos e que usam a vizinhança que existe no meio das próprias orelhas
acho que um tõpico que faltou abordar aqui foi a mudança da importancia dos canais de educacao formal tradicional para meios digitais, sobretudo para o aprendizado mais tecnico como programacao e financas. Abraco
Excelente e necessário esse vídeo!! Só achei que focou no viés pragmático da educação. A emancipação de si e do próximo são ganhos tão importantes nesses processos quanto a aplicabilidade do conhecimento no desenvolvimento de produtos e invenções.
Cara, eu amo seu trabalho, sou agricultor agroecológico e não deixo de estudar! Seguiremos na esperança!
fazer video da agricultura agroecologica
Esse vídeo veio em hora boa. Sou professor do Estado de São Paulo, em Itaquaquecetuba, ou "periferia da periferia" como diz a professora Celsa no documentário "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim (inclusive, obrigatório para educadores e todos envolvidos nesse processo). Ando refletindo se devo continuar ou não, visto que a carga psicológica é tão grande. Ali, você encontra pessoas boas, mas infelizmente desesperadas. E, nessa desesperança, a esperança que tinha quando entrei no processo está minguando. É complicado... Fico dividido entre o "não há mais o que fazer" e o "ainda dá para fazer algo?". Mesmo a subversão da escola tradicional e industrial não parece ajudar. Ai ai.
Sou professor do setor privado. Trabalho em três escolas. Estou tão exaurido que vejo meus dias ruindo e meu futuro vazio. Adoro a sala de aula, mas a carga, o trabalho excessivo, as cobranças e o baixo salário estão destruindo meu corpo e minha mente. Estou estudando para mudar de área. Nao qro desistir mas a luta na educação já tirou mta coisa de mim. Coisas que não vou mais recuperar.
Eu lecionei. Mas infelizmente eu não aguentei. Cada um tem uma forma de lidar com situações. Lecionei em escolas particulares da periferia de São Paulo as quais os problemas são piores do que das escolas públicas. Resumo as escolas particulares de periferia com a frase "os alunos fingem que estudam, os professores fingem que lecionam, os coordenadores fingem que coordenam e os pais fingem que não sabem que os filhos e a escola estão fingindo". Conheço gente muito feliz lecionando, mas sei que são pessoas com algumas vantagens, como ter casa própria, as vezes moram perto do trabalho, lecionam pouco por semana. Lembro que duas coordenadoras não gostaram uma vez que eu disse que professor é primeiramente uma profissão, um trabalho. Elas queriam que repetisse o discurso de que lecionar é um ato de amor, um dom. Na minha opinião essa posição prejudica aos professores, pois amor e dom não se sustentam diante de desvalorização moral, econômica e social, tudo junto.
Eu moro em Itaquaquistão
Apresenta uns anime pra galera; já vi essa porra salvar mta gente ( assumo que tenha familiaridade devido a foto que ta usando)
Por que vocês acham que tem que "fazer algo"? Complexo messiânico? Nossos alunos têm o tempo deles, têm o contexto deles. Não somos formadores de pessoas como nos enganaram a ser. Não adianta eu falar de consciencia de classe se meu aluno pode perder o emprego a qualquer momento sem condições de cuidar de quem depende dele. Não adianta eu passar discussões sobre violência nas faculdades se vejo meus alunos entrarem nas universidades e reproduzirem violência porque lá são ambientes de violência social. Em todo caso, você deve é definir suas prioridades. Acredito que já fiz muito pela educação em 12 anos. A educação não fez muito por mim. Erro meu em ter acreditado nela, como é erro acreditar nessas expectativas capitalistas. Se eu pensar em um libertação realmente revolucionária, será na arte.
Obrigado. Estou maratonando o canal essa última semana. Conheci através do Meteoro Brasil. Parabéns pela ponte.
Meu pai é professor de escola, entretanto é admirador declarado desse gov anticiência e anti-educacao e contra Paulo Freire. Hj, eu tenho chance extremamente grande de ficar sem bolsa no mestrado e meu pai não consegue entender o motivo. Ele fala para que eu pressione minha orientadora ou outros professores e nao quer dar ouvidos aos escândalos do presidente e do MEC.
Sem pai não é exceção entre os professores.
Quem é da área e está na ativa, tendo consciência, não tem como apoiar esse governo... O pessoal mais antigo estão agarrados aos padrões antigos. Sem se dar conta que temos uma sociedade diferente da de antes. E isso requer um novo pensar. Coitado de Paulo Freire... Sou professora da rede pública que parece privada pelo nível de cobrança. Faço mestrado em formação de professores e não é fácil. Não vejo a docência como ato de amor, embora envolva questões afetivas. É uma profissão com muitos desafios.
@@edjab9352 eu concordo com vc. É extremamente desafiador e desanimador ser professor no Brasil. Pelo vídeo e pelas nossas observações cotidianas se torna evidente essa realidade. Meu pai mesmo, ainda que seja um reacionário, sofre com diversos desafios. E talvez seja isso que tenha o tornado bolsonarista. Diante de diversas frustrações e decepcoes e não ter bem com isso, talvez tenha feito ele encontrar uma identificação nesses discursos de ódio do cara.
Está é a realidade de muitos educadores no Brasil. Acabei de apresentar meu TCC, estou pra formar em licenciatura em Ciências Biológicas e no mesmo final de semana fui prestar um concurso na área da educação. Só na minha cidade tinha candidatos pra região inteira e ainda sobrava. São poucas vagas pra muitas pessoas. Apesar de não ser atrativa, a profissão professor ainda cativa e chama muita gente para área da educação. O lado bom disso tudo, é que essa galera que está entrando, vem com bastante gás e sabe muito bem o que esse atual governo está fazendo!
@@JoaoGuilherme-vm9ft É João! E olha que tenho só um ano e meio de prática docente. Eu não tenho vida! É dia e noite para a escola. Diários, registros, relatórios, planejamentos... Tudo isso porque não tinha uma bolsa pra mim no mestrado. Eu estava disposta a sair do meu cargo pra ficar com a bolsa.e me dedicar aos estudos somente. Mas, a peste desse governo tem ódio de professor e pesquisador... Quando eu converso com as pessoas tento mostrar com carinho o quanto o governo não presta pra categoria. Sabe porquê? Eu já fui liberal! E me trataram com desprezo e má educação. E isso só reforçava minhas convicções. Até que eu percebi que é impossível um país como o Brasil defender conceitos liberais pelas nossas características de povo e de nação... Enfim. Tudo isso é um processo que temos que ter paciência conosco e com outros.
Ouvi o mesmo questionamento: "Por que você não dá aula para a universidade?" Minha resposta foi a mesma: "Porque eu não quero. Porque a escola é o que eu acredito. E sim, eu gosto da escola".
Atualmente leciono filosofia, mas trabalhava como psicólogo (minha primeira formação). Foi na escola e não na clínica, no entanto, que entendi realmente o sentido da palavra DOAÇÃO (somente quando a olhei pelo prisma da educação).
O mesmo sentimento de gostar da escola me motiva a querer dar aula em uma universidade, sei que é estranho, mas tenho por mim que posso tentar ajudar e demonstrar uma visão diferente de tantos "professores" que as faculdades possuem, ao dar aula em um curso de licenciatura posso ativamente conversar com um espectro muito maior de alunos, ja que estarei ajudando no crescimento dos professores desses alunos que posso eu nunca ter contato, mas que de alguma forma pude influenciá-los. Possuo vontade de trabalhar em uma universidade única e exclusivamente com cursos de licenciatura, justamente por acreditar na escola.
Gosto muito da estética de edição desse canal. As animações diferentes e 2d de fundo, a maneira como texto é organizado na tela e as cores dele, a música bacana e por aí vai
É muito incrível! Fico pensando o trabalho que é fazer isso com esse nível de bom gosto.
concordo contigo amigo, aliás bela foto de perfil. Meu personagem masculino favorito da série
@@AnaPaula-rl9rf Verdade kkkk, aquele personagem cabeça de bob esponja parece muito mimadinho
@@daniel.135 kkkk pior
Que canal INCRÍVEL
Me senti motivada a estudar sob uma ótica de diversão e atividade necessária pra me entender como ser humano
Cara, que vídeo maravilhoso. Me senti tocado na alma. Você conseguiu retratar tudo o que sinto. Não estamos sozinhos. É preciso ter esperança!
Deveríamos ter políticos com nível superior, prefeito, governador, presidente é ilógico prefeituras estão estudando pedir nível superior para concurso público e para o cargo de prefeito não cobram nem nível fundamental.
Que sorte os teus alunos têm!
Sou professora, no momento atuando em biblioteca de fund1.
Eu tenho muita esperança! E sigo tentando, dia após dia!
Tudo passa pelo afeto: semana passada ofereci um abraço e a aluna levou um livro emprestado. Hoje a aluna passou lá para devolver o livro, receber um abraço e levar outro livro. Assim construímos pontes. Estudar por que não há outra saída.
Esse vídeo me deu esperança, principalmente porque quero ser professora. A educação não pode ser esquecida, ela é preciosa demais para ser levada ao descaso ou como a obrigação que é hoje.
Aliás, é claro que não perco em nenhum vídeo seu cantinho secreto😊. Mas senti falta do link em!
Sou uma mãe que assisto dois movimentos, meu filho mais velho com 30 anos querendo voltar estudar e o mais novo com 11 anos deprimido por causa da escola. Esse vídeo, me ajuda muito a lidar com as duas situações.
Caramba, chorei ao ler esse trecho de Paulo Freire no final pq é exatamente assim que me sinto!
Que honra e alegria saber que penso o mesmo que esse belo modelo. Confesso que nunca li uma obra do Paulo Freire (talvez meu mais grave defeito moral) e por isso me emocionei assim.
Sou professora de história, já trabalhei em 5 escolas ao mesmo tempo, agora trabalho os três turnos em uma escola do outro lado da cidade, as vezes fico 12 horas na escola e sim, estou exaurida física e psicologicamente, mas não deixo de entrar de cabeça erguida em sala de aula, de saber que fiz o meu melhor para aquela sala, de não desistir de quem vê que todo mundo desiste dele.
Tem uma frase que eu sigo para a vida: que a injustiça não te entristeça, te radicalize. Continuemos na luta pela valorização da educação pública, de qualidade e emancipadora
A educação é a base de tudo, sem nenhum questionamento sobre isso. O problema é saber que educação é a melhor pra nós e não para os políticos ou os que dependem de política ou de governos pra sobreviver.
Paulo Freire é, indubitavelmente, sem titubear, para mim OGRANDE HERÓI DO BRASIL
estou cursando o primeiro semestre de licenciatura em letras e mal posso esperar para começar a minha jornada de lecionar. é muito difícil ter essa vontade e ser constantemente desestimulada por notícias nos jornais ou por comentários que se resumem ao meu futuro salário.
obrigada. é muito bom lembrar que estou no caminho certo e que, apesar de toda luta por direitos ou reconhecimento, acrescentarei onde quer que eu esteja.
Estou no primeiro semestre de história, e penso como você "ufa ainda bem que estou no caminho certo" já nos decidimos que iremos educar e encinar porque amamos, e sim queremos ajudar de alguma forma, e que forma melhor do que explicar o que sabemos.
Quando decidi me formar com licenciatura a primeira questão que me fiz foi: "quero ganhar pouco e passar raiva?" minha resposta foi que sim, já que isso me faria feliz, não me arrependo em nenhum momento de me formar. A pergunta parece ser agressiva, mas está implícita a desvalorização e os desafios apresentados a nossa profissão. Sei que sou apenas um cara aleatório em um comentário não quero te desestimular (longe de mim), mas pense bem no futuro que lhe aguarda e se isso é o que deseja verdadeiramente e se a resposta for "sim" me encherei de alegria de compartilhar um mundo com você. Boa sorte na sua vida ^^
Na realidade professores ganhem até mais que muitos empregos bem mais úteis. Isso sem contar os benefícios que eles recebem.
Vídeo poético e preciso. Tenho orgulho de ser um educador e faço tudo que está ao meu alcance para não deixar os anti educação crítica tirar esse direito de nós!
Esse vídeo me descreveu. Saí da escola com 14 anos. Agora com 17 estudo em casa pra fazer o Encceja. Quero fazer filosofia, se der. Só isso mesmo. De resto não sei o que quero fazer, pode ser qualquer coisa.
Sair da escola teve consequências. Por um lado, foi solitário, e eu estou um levemente atrasado em exatas. (Por sorte as matérias são até fáceis.) Perdi amigos, não que eu tenha lutado pra mantê-los. Por outro lado, sair da escola me formou. Eu certamente teria sido uma pessoa diferente se tivesse seguido nela. Teria tido menos tempo de refletir. Talvez tivesse aprendido ainda menos por conta disso. Teria aprendido mais sobre química e menos sobre mim. Teria escrito menos, desenhado menos, imaginado menos. E certamente estaria de saco cheio. Estudaria revirando os olhos, como fiz no meu último ano de escola.
Eu estava mentindo quando disse que não sei o que quero fazer. É que a resposta real me faz parecer irresponsável. E talvez eu seja. Mas quem se importa com o que os adultos 10/10 pensam? Não quero ouvir opinião de quem resolve os problemas com guerra.
Eu quero me divertir. Fazer o que eu gosto enquanto for possível, e viver enquanto a morte não chega. Esse mundo é uma piada. Quanto mais eu cresço, menos ele faz sentido. E talvez isso seja normal. Ninguém sabe o que está fazendo. Eu só não quero fingir que sei.
Eu li a descrição e acho incrível essa disposição sua até nesse cantinho secreto kkkk, seguimos com esperança de um Brasil melhor !
Eu li o que escrevi para o futuro
Um tempo se passou desde então
Longe de quem era, me faço companhia
Invadindo o presente, estendendo minha mão
Eu li e acho lindo esse capricho, esse cuidado, essa dedicação ❤️
Obrigada.
Coincidentemente, eu ainda me questionando sobre isso esse dias. Daí, lembrei da minha infância e de como as coisas eram mais difíceis do que hoje.
Que possamos ser esperançosos como disse o Paulo Freire.
Parabéns pelo vídeo, pelo trabalho e pelo edição.
E obrigado pela reflexão e o fôlego para continuar lutando.
Muito obrigado por resgatar o valor de Paulo Freire, a reflexão do porque estudar também foi muito rica, relacionando como a educação está inserida na vida social que acontece fora da escola! Parabéns!
Gratidão por existir! Você com esse vídeo traz muita esperança (estímulo, vontade, ação).
Muito bom o trabalho de vocês! Descobri o canal hoje, através dos créditos do Normose. E, sim, eu li o que você escreveu na caixinha. Parabéns demais pelo conteúdo. Impecável em todos os aspectos. Continuem firmes! De professor iniciante para professor!
Boa reflexão 👏 adoro Paulo Freire, é uma honra de ter ele como patrono da educação.
O Paulo Freire é sim um grande educador brasileiro, reconhecido internacionalmente, talvez e digo talvez, um coisa ruim tenha sido suas escolhas políticas, a escolha em aceitar a presidir a fundação de apoio partidária instituída pelo PT. O PT que como a grande maioria dos partidos políticos não merecem qualquer tipo de credibilidade de pastores, bispos, professores, e etc.
Parabéns pelo vídeo.
De professor para professor, meus parabéns pelo seu trabalho, ele é fundamental! Não pare, por favor.
minha família também é de professores. minha mãe deu aula em faculdade, na rede pública, em cursos... meu tio é professor de música; meu padrasto, de educação física. primos distantes fizeram magistério com minha mãe, quando eram jovens. já quis fazer pedagogia e letras mais de uma vez, mas minha mãe passa mal só de cogitar isso pra mim. é muito sofrimento ter esperança nesse meio.
obrigada a todos vocês, professores brasileiros, os admiro muito.
Só pra deixar registrado, eu sempre leio o cantinho secreto de todo criador de conteúdo que eu considero interessante e que possuem assuntos interessantes ou relevantes, é uma pena o projeto quarenta estar lotado já
Vim pelo Normose. Já me inscrevi. Vídeo lindo, maravilhoso, inspirador. Parabéns, colega!
Eu li!
O que você publica, todo seu trabalho, como já dito, são verdadeiramente OBRAS PRIMAS!
Grato professor.
VOCÊ É NECESSÁRIO, OBRIGADA POR ISSO! Que esse vídeo seja divulgado incansavelmente pra que isso chegue aos olhos e ouvidos de quem prefere ignorar essa realidade.
Vídeo sensacional... conheci seu conteúdo a pouco tempo. Mais um dos que vou maratonar! Sou estudante de história e professora de inglês. Ter esperança tem sido cada dia mais difícil, mas a escola e a educação libertadora são coisas em que acredito e vou continuar lutando por elas!!
Sobre o início a banda medulla fala algo muito genial: "se não entende "cê" não sente, se não sente "cê" não entende".
Sou professora, e ando muito desanimada com a minha profissão. No entanto, este vídeo me fez querer continuar construindo pontes. Obrigada.
Sou professora e também amo o que faço! Seu vídeo deu um quentinho no coração aqui!!! Adoro seu canal!! ❤️
Seus vídeos, conteúdo e qualidade gráfica são fora do comum. 👏🏼 Obrigada!
Mais um, dos milhares de excelentes videos desse canal! Parabéns pelo trabalho! Seguimos!
Paulo Freire é muito brabo, so fala mal quem nao conhece o trampo do cara
Muito obrigado Prof lindinho.
Amei o vídeo. E vamos esperançar
Descobri você hoje, obrigada algoritmos que sabem o que procuro nesse site KKKKKK. Parabéns e obrigada por esses conteúdos tão importantes e necessários pra nosso país. Seguimos na luta! PELA ARTE-EDUCAÇÃO 💖✊
Obrigado pela matéria e obrigado por fazer comentário e referências, são muito importantes
Especial colocar essa questão da educação naquele momento e seguimos num mundo obscuro.
É por isso que vejo um monte de templo evangélico bonito né, o negócio deles é estrutura capital e não estrutura divina
Seu vídeo é ótimo e seu cantinho é uma ponte de esperança.
Parabéns pelo excelente trabalho! O pensamento de Paulo Freire é revolucionário; se fosse colocado em prática no Brasil, ele transformaria nossa realidade, porque se trata de uma Educação emancipadora, de construção do conhecimento e desenvolvimento de instrumentos intelectuais capazes de ajudar a pessoa a pensar criticamente. Educação engloba passado, presente e futuro: não dá para entender o presente sem conhecer o passado, como não se projeta o futuro, sem pensar no que já se foi e no que se é. Começamos um canal de Educação por meio de histórias para crianças e adultos para unir esforços nessa empreitada educacional no Brasil, dentro e fora das escolas.
Excelente. Obrigada!
deve ser meu video favorito da internet. Vou recomeçar em pré-vestibular pra entrar no curso que eu quero, mas não tenho grana pra pagar o cursinho. Minha esperança ainda não morreu.
Nossa educação precisa mudar
Gratidão pelo trabalho importante que realizas com a produção primorosa de vídeos!
Excelente vídeo. Obrigada.
Eu sou aluno da UFV e como estudante eu nunca vou desistir da educação
Tchê....faço minhas as tuas palavras e amores sobre a educação. A educação desse país tá longe daquilo que queremos e sonhamos...
Fico muito triste com esse conceito de que só se é professor "de sucesso" quando se dá aula em universidade.
Sou professora de idiomas e AMO dar aula pros níveis iniciais e acho isso muito importante, pois uma base bem construída é fundamental pro progresso da aprendizagem.
Amo seu trabalho!!! Estou apaixonada pela educação. Um dos motivos maiores que quero atuar em psicologia escolar!! ❤❤
Gratidão por ajudar a construir pontes!! Vídeo lindíssimo, parabéns 👏
As animações estão lindas! Parabéns aos animadores também 👏🏾👏🏾👏🏾
Antídoto, eu leio o que você escreve no cantinho e senti falta do link de uma música. O que me consola é que eu posso ouvir as versões originais das músicas que estão no vídeo que, inclusive, ficou incrível. Obrigado!
Sou professora e não aguento mais. Comecei na metade do ano passado, nunca vi uma profissão tão ingrata com a nossa mente. Eu tava chorando ontem pq me deu conta de que quando eu trabalhava em telemarketing, não saia exaurida, esgotada do jeito que saio da escola. Não recomendou a ninguém seguir essa trajetória
Vídeo fantástico. Obrigado.
valeu cara, agora eu tô muito PUT0 COM TUDO, EU VOU FAZER ALGO, NÃO IMPORTA OQUE E NÃO IMPORTA COMO, EU VOU FAZER ALGO
Paulo Freire é uma inspiração pra mim. Vídeo maravilhoso, obrigado por isso. ✊🏼
otimo video, me sento muito desmotivada e tudo q vc disse fez muito sentido, consegui entender melhor de onde vem isso
Excelente, Antídoto. Paulo Freire é Paulo Freire. Infelizmente de uns tempos para cá, foi tão atacado. Continue esse maravilhoso trabalho e não perca a esperança.
otimo video, obrigada pelo seu trabalho
Maaaano esse video bateu forte! Karai! Parabéns!
Estou me graduando em filosofia, estou com medo e vocês sabem o porquê, minha preocupação com o futuro da educação cresce a cada. Seus vídeos me motivam e me dão esperança, esperança essa que vai render bons frutos no futuro.
Sobre a parte que tu comentas sobre estarmos em uma crise, deixo a reflexão do Pepe Mujica: “Não existe crise econômica, ou climática, apenas crise política”.
Como dar 850.000 likes para esse vídeo??? @Antídoto mandou muito bem e no tempo!!! 💖🔥👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Fodástico! Obrigada, Antídoto!
Também sou trabalhadora da educação pública ...não é fácil...mas sigo esperançando...
Ai prof eu leio a descrição sim, cada detalhe importa, sou grato pelo seu trabalho Sz.
Muito bem feito o vídeo, o canal tem um terço das visualizações q merece
Excelente.
Nossa, desta vez vc me emocionou fundo!
me emocionei com o vídeo. muito obrigado pelo seu trabalho.
Antídoto, um mestre. Pancada na pineal. Te admiro demais.
Antes mesmo de assistir o video não podia deixar de comentar: hoje, depois de 2 anos e 10 dias finalmente voltei a ter aulas presenciais
E isso faz a diferença
esse vídeo me deu esperança, obrigada!!
Sou de uma família de agricultores, plantamos fumo (produto para fabricação de cigarros). Meus pais estudaram somente até a quinta série, pararam para trabalhar. Infelizmente também partilham do pensamento: ''estudar pra quê?". Eles ganham mais que professores com essa fonte de renda, não se incomodam, nem enfrentam toda a pressão e estresse do sistema educacional, desvalorizado, quebrado e sem perspectiva. Moro num lugar afastado, estou no segundo ano do ensino médio, não pude entrar pra um IF no primeiro ano, tanto pelo transporte, falta de permissão e encorajamento dos pais e por também ajudar eles a trabalhar. Contudo, estudar pra mim é um fascínio, porém o ensino público vem me desencorajando e me deixando extremamente triste, pois parece até piada. Alunos fingem que aprendem e professores fingem que ensinam. Dão notinha de caderno. Atividades parecem da pré-escola, pintar, fazer tirinha. As provas parecem do primário. Os professores claramente não se importam, e os alunos menos ainda. Minha base para vestibular e enem é quase nula, a educação é pra elite. E todos fingem não ver isso. O problema é muito profundo, falta de verba, comprometimento, mas acima de tudo falta de valorização por parte do cidadão brasileiro em relação a educação. Agora mesmo com a polarização e efeito das redes socias (que divulgam todo tipo de informação e ideia absurda, para pessoas como meus pais, sem acesso a conhecimento de fato) as pessoas estão cada vez mais superficiais e ignorantes. Estou muito ansiosa com meu futuro e me pressionando por não ter ido pra um IF. Não sei se consigo entrar pra faculdade algum dia, e mesmo se conseguir, tenho enraizada dentro de mim a insegurança de como vai ser, se vou conseguir me manter financeiramente, se vou exercer a profissão mesmo, fora a desaprovação familiar. Porém, nunca perderei a curiosidade pra aprender sobre o universo que nos cerca. Espero que o crescimento e problemas da vida adulta não me façam perder isso. Nem minha esperança. E de tanto pouparmos em educação, nos tornamos ricos em ignorância.
Obrigada pelo vídeo, seu canal é incrível, não desista desse projeto. Nem de lecionar. Queria ter professores como você, que se importam com o conhecimento de fato, e buscam formar cidadãos críticos e que usam a vizinhança que existe no meio das próprias orelhas
Parabéns professor, já vou encaminhar pra toda minha família
Eu li! Sempre leio.
Seus vídeos são ótimos.
Muito bom! Li o cantinho secreto.
acho que um tõpico que faltou abordar aqui foi a mudança da importancia dos canais de educacao formal tradicional para meios digitais, sobretudo para o aprendizado mais tecnico como programacao e financas. Abraco
Excelente e necessário esse vídeo!! Só achei que focou no viés pragmático da educação. A emancipação de si e do próximo são ganhos tão importantes nesses processos quanto a aplicabilidade do conhecimento no desenvolvimento de produtos e invenções.
Ainda leio o que escreve no cantinho, Antídoto. :)
parabéns pelo vídeo!
Obrigada por esse vídeo ❤️
Parabéns! Baita trabalho!
necessário!
Caraio que vidiao lindo, tem que ter milhões de views
Que vídeo maravilhoso! Obrigado.
Trabalho lindo 👏🏼👏🏼❤️
Gratidão por esse vídeo maravilhoso!
PS.: eu li o cantinho secreto rsrs.
qd a gente vê quem são os opositores do freire a gente vê aí que ele era mesmo pelo certo
"Se com a escola nos questionamos se o mundo será melhor, sem a escola seria um cenário pior"
Quando o video acaba eu corro pro cantinho secreto!!! Lemos sim!!!! E visito todos os links sugeridos!! Quem nao sabe do cantinho ta perdendo.....