A ciência é algo maravilhoso e pode achar alternativa pra qualquer problema que exista. Pena que virou moda desprezar a ciência. Brasil tem ótimos cientistas também
Alternativa para qualquer problema é um exagero. Ela é útil sim mas tem limites. E pior, ela gera problemas também. Os maiores problemas ambientais e bélicos também são frutos da ciência.
@@Der.Geschichtenerzahler discordo em partes, ela é útil para resolução de problemas em que a parte física possibilita manobra, ela tem limites sim mas essa é a realidade não imaginação, então 99% dos problemas físicos que temos podem sim ser solucionados, e quanto a parte dos problemas ambientais e bélicos não são da ciência mas um problema humano e o próprio caos proveniente das limitações da nossa espécie.
A ciência não é uma pessoa ou ideologia é uma ferramenta. Método científico é uma ferramenta qualquer. Quem despreza a ciência e a ideologia esquerdista negando a biologia é economia básica.
O governo deixa o nordeste ferrado pro seu próprio interesse, dão migalhas para serem vistos como salvadores. Isso funcionou desde sempre e pelo visto sempre vai funcionar. Então o nordeste tem sim potencial, mas não um futuro.
E é por isso que o investimento na educação nunca deve ser tratato como "gasto" e sim investimento! as universidades do Chile são conceituadas em toda a América, parabéns aos pesquisadores que estão desenvolvendo essas alternativas!
@@scottagamer Uma coisa não invalida a outra. Mesmo que seja uma tecnologia já existente, é necessário conhecimento e educação para implantação em seu próprio país. Não gambiarras.
É tratada como gasto pela elite que governa em relação aos filhos dos outros,pois os deles vão estudar nas melhores e mais caras escolas,universidades do país
Li uma matéria, há uns 2 anos (acho que no site Inovação Tecnológica), que dizia que a China já resolveu o problema da corrosão no caso de reatores de sal fundido. Lá dizia que os EUA haviam desenvolvido essa tecnologia por volta dos anos 60, mas que, devido à corrosividade do sal, só montaram uma planta-piloto, testaram, viram a viabilidade e depois deixaram pra lá. E aí, a China, aproveitando os avanços da Ciência dos Materiais dos dias atuais, conseguiu resolver o problema.
Na verdade, o reator Natrium, desenvolvido nos EUA e patrocinado pela Terra Power (Bill Gates) é exatamente focado no sal fundido (Natrium é sódio, em latim). A diferença é que o Natrium faz isso numa área muito pequeno (sem precisar desse impacto ambiental tão alto) além de chegar a temperaturas 3 vezes maiores do que essa.
Esta tecnologia tem estudos no Brasil ja ha pelo menos uns 10 anos, mas nao encontrou investidores. Alem do que, na Europa, onde esta tecnologia ja é usada ha algum tempo em algumas plantas, houveram serios problemas com os passaros ao redor da planta.
Em 2011 na Alemanha, conversando com um engenheiro de uma usina eólica sobre estudos para estocar a energia eólica, ele falou algo a respeito. Pouco tempo depois, a presidente do Brasil se enrolou nas palavras, mas a ideia era essa.
Tem uma usina dessas no deserto de Nevada nos EUA tbm... Interessante esse modelo com sais... Não duvido que em pouco tempo apareçam ambientalistas reclamando das aves mortas pelos raios refletidos nos espelhos
estranho, essa tecnologia tava sendo desativada no deserto perto de Las Vegas. Diziam que n]ao compensava. Espero que o chile esteja com um plano/tecnologia nova!
O Chile privatizou as redes de distribuição e isso fez com que não chegue a todos os lugares em especial as com menor demografia. Projeto poderia ser perfeito se tivesse um sistema de distribuição unificado e auto religável. Quando funcionar deve ser uma solução super eficiente.
Não nenhuma atividade humana que não tenha impacto sobre o ambiente. Temos de achar um ponto ótimo de sustentabilidade para a vida humana e não humana no planeta em longo prazo.
@@arturvalsi 1 ° só existem duas dessas no mundo, uma no Chile e outra em Israel. 2 ° a tecnologia é francesa. 3 ° infelizmente, entre a apresentação dessa tecnologia e sua implementação, a melhoria nas células fotovoltaicas já a tornaram obsoletas em termos de eficiência, dai a reportagem frisar a necessidade de melhorias em sua eficiência.
@@scottagamer só duas? Procure sobre a maior delas, Ivanpah na Califórnia e outras no sul da Espanha como em Almeria. Uma usina como essas de receptor central, em menor escala, é inclusive capa de um famoso livro de termodinâmica.
@@arturvalsi Tais usinas não usam a tecnologia de sal fundido, somente vapor d'água, tanto que Ivanpah, para funcionar durante a noite, usa gás natural, a do Chile e de Israel é tecnologia exclusiva francesa.
@@scottagamer vapor só na turbina, no ciclo primario, no receptador, é sal. E todas usam GN na partida e parada programada. Sal fundido nao tem nada de.novo, é tecnologia utilizada ha muito tempo
15-20% de perda nas linhas de transmissão é oq normalmente se perde mesmo. Se conseguirem otimizar para menos q isso nas linhas de transmissão vai ajudar não só a energia renovável, mas td o resto.
Em Espanha esse tipo de estação solar não deu certo em Espanha. Na Austrália e nos Estados Unidos, as centrais a carvão são substituídos por painéis solares e baterias, com excelentes resultados.
O resto do mundo jogando sério (investindo em ciências exatas e tecnologias), enquanto o Brasil gastando com ciências humanas e suas crias "intelectuais"...
Eu fui lá em 2013 e havia uma espessa camada de poluição aprisionada em Santiago. Santiago ainda assim é uma cidade avançada, mas isso não é realidade por todo o país
Potência mesmo é o Brasil. Mais de 70% da nossa matriz elétrica é limpa, mas a comunidade internacional prefere ignorar esse fato e ressaltar apenas os aspectos negativos, como o desmatamento e as queimadas, pra encaixar o Brasil no papel de vilão pra todo mundo esquecer os países que realmente são uma ameaça ao meio ambiente.
A verdade é que essa corrida para redução de poluentes é regional, pouco ou nada do que é aplicado na Europa vai ser aplicado aqui na America do Sul. E mesmo no nosso continente, vai depender da realidade de cada um também. Nossa matriz de geração de eletricidade já é absurdamente limpa, e cada dia mais vem expandindo as matrizes de energia renováveis como eólica e fotovoltaica. Sobre a transição energética, temos pouco do que se fazer transição, temos o trabalho mesmo é de aumentar a produção para uso cotidiano, como o transporte, pois somos muito dependêntes do petróleo.
Os Europeus só irão adotar uma matriz verde quando eles foram os produtores de toda a cadeia verde. Desde 1992 o Brasil usa carro flex, que é um avanço enorme em combustível verde. Adoram condenar dizendo que desmata florestas para plantar cana, mas é muito mais verde que que a gasolina ou o diesel, porque o poluente e absorvido no crescimento da planta, mas nunca adotaram e nunca adotarão. Os países desenvolvidos protegem suas empresas e economias a qualquer custo. Jamais adotaram tecnologia estrangeira.
😮ai meu fio, se eu fosse filho de rico eu iria investir nas reforma do br de forma direta, nunca me esqueço que no início da pandemix eu me matei de estudar sobre como conseguir e distribuir gás e e tudo do zero, ja pensei em comprar ranchos, pensei em inciar uma ong, criar uma aeronave de uso popular para controlar incendios e até foguetes, mas eu não tenho nada, dizem que a gente tem se ajudar antes de ajudar alguém, sei que tenho estudo no youtube, mas nem todos tem acesso na prática, espero que grandes humildes cheguem antes dos corruptos quando alguém investir nisso no br
A reportagem apresenta um erro substancial: tanto o sal líquido quanto o hidrogênio cumprem a mesma função, que é armazenar a energia renovável produzida por qualquer meio, seja solar, vento, marés, e outros. Não há relação alguma entre o uso do sal líquido e a produção de hidrogênio.
Tinham prometido essas usinas de concenteadores solares e sal fundido, mas depois abandonaram, falaram que ficou inviável, e agora eles voltam a falar de novo nisso.
Após a vida útil estas placas precisarão serem descartadas...como será feito isto ? As garrafas PET revolucionaram a indústria, mas hoje elas causam um impacto absurdo na natureza .
hidrogênio verde continua a ser hidrogênio. e sim, retira-se da água. O verde é de onde vem a energia pra fazer isso. No caso aí, seria proveniente do Sol.
Sal fundido em altas temperaturas aquece a água que vira vapor, sendo que esse vapor que move as turbinas. Processo muito parecido ao da energia nuclear, com a diferença que aqui não temos a fissão nuclear, oq torna o processo mais seguro.
nos países próximos ao polo norte é largamente usado pra aquecer as casas: o Sol bate durante o dia e vai aquecendo a areia armazenada. Existe uma porta que controla se o ar sai ou não da caixa. A noite a porta é aberta, liberando o ar morno que aquece bastante a casa. Também se usa para aquecer água.
Uma empresa brasileira :HYTRON tem um contêiner do mesmo tamanho que retira hidrogênio do etanol, a cadeia de suprimento já está estabelecida e é mais viável que tanques blindados e resfriamento do hidrogênio até ficar líquido
Interessante. E depois que retira o hidrogênio do etanol, o carbono do etanol vai para onde? Para a atmosfera, sob a forma de CO2, gás de efeito estufa?
na verdade o ROI ficou prejudicado , mas tem uma nova que atualmente se destaca. mas sim, é uma tecnologia muito difícil por que os sais são extremamente corrosivos
Excelente, se no Brasil não houvesse mitologia impregnada na política, poderíamos investir mais em ciência como essa ao invés de empurrar bobagens nas vidas das pessoas!
Brasil já tem a matriz energética mais renovável do mundo. Maior parte da energia vem das hidroelétricas, além de muitos investimentos em energia eólica e fotovoltaica 😊
De fato Chile está de parabéns, por da valor a o ensino nas suas universidades, torço para que os governantes de extrema esquerda que governam o Chile a 2 décadas não consigam destruir as instituições de ensino.
Parabéns aos Chilenos! Espero que tenham sucesso.
É a Inteligência e a tecnologia, a serviço da Humanidade.
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
A ciência é algo maravilhoso e pode achar alternativa pra qualquer problema que exista. Pena que virou moda desprezar a ciência. Brasil tem ótimos cientistas também
Alternativa para qualquer problema é um exagero. Ela é útil sim mas tem limites. E pior, ela gera problemas também. Os maiores problemas ambientais e bélicos também são frutos da ciência.
@@Der.Geschichtenerzahler discordo em partes, ela é útil para resolução de problemas em que a parte física possibilita manobra, ela tem limites sim mas essa é a realidade não imaginação, então 99% dos problemas físicos que temos podem sim ser solucionados, e quanto a parte dos problemas ambientais e bélicos não são da ciência mas um problema humano e o próprio caos proveniente das limitações da nossa espécie.
A ciência não é uma pessoa ou ideologia é uma ferramenta. Método científico é uma ferramenta qualquer. Quem despreza a ciência e a ideologia esquerdista negando a biologia é economia básica.
Qualquer problema é exagero, mas é sim muito útil.
Impossível desprezar quando dá certo. Se for viável mesmo vai ser uma verdadeira "corrida do sal". Vamos torcer.
Nosso nordeste brasileiro tem muito potencial
O governo deixa o nordeste ferrado pro seu próprio interesse, dão migalhas para serem vistos como salvadores. Isso funcionou desde sempre e pelo visto sempre vai funcionar. Então o nordeste tem sim potencial, mas não um futuro.
Não se continuarem votando em governos de esquerda
hum?
Só esses vagabundos trabalharem
@@lucasc6497 hum ?
Muita admiração por este trabalho lindíssimo de nossos irmãos e vizinhos. Viva Chile!
É uma tecnologia incrível e aparentemente simples.
Simples, mas muito caro hj em dia. Ainda não é viável economicamente igual a energia solar fotovoltaica.
Q Matéria ótima!! Q agrega ao conhecimento!! Vídeo curto , assunto bem abordado, e sem enrolação. Parabéns pela Postagem!!
Para um lugar como o chile, alta quantidade de sal de facil acesso
E com sol quase o ano todo em certos lugares essa é uma tecnologia perfeita
No nordeste tem sol direto, o problema é a alta quantia de sal mesmo
@@pedrol9998 ss no nosso nordeste ainda é viável investir em energia fotovoltaica mesmo
E é por isso que o investimento na educação nunca deve ser tratato como "gasto" e sim investimento! as universidades do Chile são conceituadas em toda a América, parabéns aos pesquisadores que estão desenvolvendo essas alternativas!
Lamento te decepcionar, mas a tecnologia é francesa.
@@scottagamer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nós dias de hoje não se tem mais estudos e só militantes apoiados em causa ideológica!
@@scottagamer Uma coisa não invalida a outra. Mesmo que seja uma tecnologia já existente, é necessário conhecimento e educação para implantação em seu próprio país.
Não gambiarras.
É tratada como gasto pela elite que governa em relação aos filhos dos outros,pois os deles vão estudar nas melhores e mais caras escolas,universidades do país
Isso me lembra como sal fundido (no caso em reatores nucleares) era ficção científica hard-science, mas agora está se tornando real.
Essa tecnologia é dos anos 70, mas nunca foi muito viável. Precisa de muitos anos de desenvolvimento.
Li uma matéria, há uns 2 anos (acho que no site Inovação Tecnológica), que dizia que a China já resolveu o problema da corrosão no caso de reatores de sal fundido.
Lá dizia que os EUA haviam desenvolvido essa tecnologia por volta dos anos 60, mas que, devido à corrosividade do sal, só montaram uma planta-piloto, testaram, viram a viabilidade e depois deixaram pra lá. E aí, a China, aproveitando os avanços da Ciência dos Materiais dos dias atuais, conseguiu resolver o problema.
@@OllemhebbHj em dia o melhor é usar chumbo derretido no lugar da agua pressurisada dos reatores nucleares. É mais seguro.
Na verdade, o reator Natrium, desenvolvido nos EUA e patrocinado pela Terra Power (Bill Gates) é exatamente focado no sal fundido (Natrium é sódio, em latim). A diferença é que o Natrium faz isso numa área muito pequeno (sem precisar desse impacto ambiental tão alto) além de chegar a temperaturas 3 vezes maiores do que essa.
I@@Ollemhebb
Gosto bastante das reportagens do canal. Fiquei pensando se há estudos de impactos ambientais para essa forma de produção de energia
Também pensei nisso. Pelo visto sempre há impacto.
Pássaros que voam por perto são pulverizados pelo calor dos espelhos que apontam todos na mesma direção
Todas as formas de produção de energia gera impactos ambientais
@@vanden7reishTambém já ouvi falar disso.
@@vanden7reish Essa usina fica no meio do deserto de Atacama. Eu diria que há muito pouca chance de ter pássaros voando por lá.
Parabens ao valoroso povo chileno e seus governantes e seus pesquisadores.
o Atacama é lindo
recomendo conhecer
Fantástico! Sucesso pros Pesquisadores! 🙏🏽
Esta tecnologia tem estudos no Brasil ja ha pelo menos uns 10 anos, mas nao encontrou investidores. Alem do que, na Europa, onde esta tecnologia ja é usada ha algum tempo em algumas plantas, houveram serios problemas com os passaros ao redor da planta.
Eu vi em outro vídeo sobre armazenar calor com areia e isso tem se mostrado super eficiente também
Tem link do vídeo?
Grato por compartilhar seu conhecimento
Enquanto no Brasil temos uma potência "Urna Eletrônica."
Que essa tecnologia seja aprimorada e expandida! Será mais uma fonte de energia renovável para o futuro!
Chilenos sempre surpreendendo! Parabéns!
Sensacional!!!👏👏👏👏
ótimo método ... seria muito bom ver isso no brasil
Muito bom o planeta agradece.
Bom demais temos que usar isso hoje
A energia do brasil já é bem Limpa, comparando com a Europa e EUA. 80% já é limpo. Essa tecnologia do Chile já ajudaria mto.
temos problemas maiores
O nos diferencia é a nossa abundância de hidroelétricas, em regiões com pouco sol e poucos rios grandes é muito difícil ter energia limpa.
hidroelétrica nak é essa maravilha não @@gosteiefavoritei1,
@@grasicsc1 55% da energia no Brasil vem de hidro, é bem relevante sim
@@gosteiefavoritei1 mas o impacto é gigante
Ninguem comenta sobre quantas Aves sao literalmente torradas nessa usina….
Em 2011 na Alemanha, conversando com um engenheiro de uma usina eólica sobre estudos para estocar a energia eólica, ele falou algo a respeito. Pouco tempo depois, a presidente do Brasil se enrolou nas palavras, mas a ideia era essa.
Parabens aos cientistas Chilenos...
Tem uma usina dessas no deserto de Nevada nos EUA tbm... Interessante esse modelo com sais... Não duvido que em pouco tempo apareçam ambientalistas reclamando das aves mortas pelos raios refletidos nos espelhos
Parabens ao chilenos, esperamos que tenham sucesso em sua empreitada!
Esperança
Muito bom conteúdo
é bom que é um energia renovável
estranho, essa tecnologia tava sendo desativada no deserto perto de Las Vegas. Diziam que n]ao compensava. Espero que o chile esteja com um plano/tecnologia nova!
É muito caro este tipo de usina, o Brasil nunca iria se aventurar nisso. Energia solar fotovoltaica e Eolica é mais viável pra nós.
Realmente foi muito inteligente
Brasil deveria pensar mais na energia verde (susténtavel), do que pensar em construir mais usinas de petróleo.
A gente já sabe o que acontece com quem mexe com esses negócios de ir contra os combustíveis fósseis
O Chile privatizou as redes de distribuição e isso fez com que não chegue a todos os lugares em especial as com menor demografia. Projeto poderia ser perfeito se tivesse um sistema de distribuição unificado e auto religável. Quando funcionar deve ser uma solução super eficiente.
Perfeito!
Só falou informar quantas toneladas de combustível fossil foram consumidas para construir essa planta.
Não nenhuma atividade humana que não tenha impacto sobre o ambiente. Temos de achar um ponto ótimo de sustentabilidade para a vida humana e não humana no planeta em longo prazo.
Boas notícias!
MUITO BOM O CHILE DANDO EXEMPLO AO MUNDO.
os Eua e a Espanha contruiram muitas dessas antes do Chile
@@arturvalsi 1 ° só existem duas dessas no mundo, uma no Chile e outra em Israel.
2 ° a tecnologia é francesa.
3 ° infelizmente, entre a apresentação dessa tecnologia e sua implementação, a melhoria nas células fotovoltaicas já a tornaram obsoletas em termos de eficiência, dai a reportagem frisar a necessidade de melhorias em sua eficiência.
@@scottagamer só duas? Procure sobre a maior delas, Ivanpah na Califórnia e outras no sul da Espanha como em Almeria. Uma usina como essas de receptor central, em menor escala, é inclusive capa de um famoso livro de termodinâmica.
@@arturvalsi Tais usinas não usam a tecnologia de sal fundido, somente vapor d'água, tanto que Ivanpah, para funcionar durante a noite, usa gás natural, a do Chile e de Israel é tecnologia exclusiva francesa.
@@scottagamer vapor só na turbina, no ciclo primario, no receptador, é sal. E todas usam GN na partida e parada programada. Sal fundido nao tem nada de.novo, é tecnologia utilizada ha muito tempo
Onde eu posso ler um artigo cientifico atualizado sobre o assunto que não esteja em espanhol?
Espetacular 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
15-20% de perda nas linhas de transmissão é oq normalmente se perde mesmo. Se conseguirem otimizar para menos q isso nas linhas de transmissão vai ajudar não só a energia renovável, mas td o resto.
Excelente! 👏👏👏👏
Da hora !
Esse é o princípio da Bateria de Bagdá, cerca de 2000AC. 3:06
Em Espanha esse tipo de estação solar não deu certo em Espanha.
Na Austrália e nos Estados Unidos, as centrais a carvão são substituídos por painéis solares e baterias, com excelentes resultados.
Enquanto no Chile a ciência avança em certas universidades brasileiras como a Federal do Maranhão as "pesquisas" surpreendem o mundo de outra forma...
O resto do mundo jogando sério (investindo em ciências exatas e tecnologias), enquanto o Brasil gastando com ciências humanas e suas crias "intelectuais"...
@eltonmunizmarinho_slaGirtab exato!
E eu que li "Sal fudido pode substituir combustiveis fósseis?"
Que exemplo porta América do Sul
*_Chile é o único pais de 1⁰ mundo da América Latrina, o ar e clima é igualado a uma sala de cirurgia limpo_*
Tá longe de ser primeiro mundo.
Segundo o próprio vídeo, “grande parte da energia do país provém de queima de carvão”
Eu fui lá em 2013 e havia uma espessa camada de poluição aprisionada em Santiago. Santiago ainda assim é uma cidade avançada, mas isso não é realidade por todo o país
Parabéns 👏👏 enquanto isso no Brasil ! O retrocesso e a velha corrupção.😢
Austrália parace poder se beneficiar muito!
Potência mesmo é o Brasil. Mais de 70% da nossa matriz elétrica é limpa, mas a comunidade internacional prefere ignorar esse fato e ressaltar apenas os aspectos negativos, como o desmatamento e as queimadas, pra encaixar o Brasil no papel de vilão pra todo mundo esquecer os países que realmente são uma ameaça ao meio ambiente.
sim e a quantidade de agua pra limpar esses paneis n entra na equação ?
A verdade é que essa corrida para redução de poluentes é regional, pouco ou nada do que é aplicado na Europa vai ser aplicado aqui na America do Sul. E mesmo no nosso continente, vai depender da realidade de cada um também. Nossa matriz de geração de eletricidade já é absurdamente limpa, e cada dia mais vem expandindo as matrizes de energia renováveis como eólica e fotovoltaica. Sobre a transição energética, temos pouco do que se fazer transição, temos o trabalho mesmo é de aumentar a produção para uso cotidiano, como o transporte, pois somos muito dependêntes do petróleo.
Os Europeus só irão adotar uma matriz verde quando eles foram os produtores de toda a cadeia verde. Desde 1992 o Brasil usa carro flex, que é um avanço enorme em combustível verde. Adoram condenar dizendo que desmata florestas para plantar cana, mas é muito mais verde que que a gasolina ou o diesel, porque o poluente e absorvido no crescimento da planta, mas nunca adotaram e nunca adotarão. Os países desenvolvidos protegem suas empresas e economias a qualquer custo. Jamais adotaram tecnologia estrangeira.
Hoje, vendem petróleo, no futuro será Hidrogênio! Quem você quer ser está sendo decidido agora.
😮ai meu fio, se eu fosse filho de rico eu iria investir nas reforma do br de forma direta, nunca me esqueço que no início da pandemix eu me matei de estudar sobre como conseguir e distribuir gás e e tudo do zero, ja pensei em comprar ranchos, pensei em inciar uma ong, criar uma aeronave de uso popular para controlar incendios e até foguetes, mas eu não tenho nada, dizem que a gente tem se ajudar antes de ajudar alguém, sei que tenho estudo no youtube, mas nem todos tem acesso na prática, espero que grandes humildes cheguem antes dos corruptos quando alguém investir nisso no br
Sal da dessalinizacao da água do mar para uso domestico e industrial e irrigação. Aguadutos.
A reportagem apresenta um erro substancial: tanto o sal líquido quanto o hidrogênio cumprem a mesma função, que é armazenar a energia renovável produzida por qualquer meio, seja solar, vento, marés, e outros. Não há relação alguma entre o uso do sal líquido e a produção de hidrogênio.
Boa tarde: sal é corrosivo na cerâmica? .
Maior problema de energia solar é armazenamento mesmo, pois a noite tem que ativar usinas para manter o funcionamento
É pelo visto não é só linha que eles sabem fazer
Tinham prometido essas usinas de concenteadores solares e sal fundido, mas depois abandonaram, falaram que ficou inviável, e agora eles voltam a falar de novo nisso.
Ainda não está nem perto.
Povos que investem em novas tecnologias energéticas avançam na sustentabilidade e detêm as mudanças climáticas.
que interessante
Após a vida útil estas placas precisarão serem descartadas...como será feito isto ? As garrafas PET revolucionaram a indústria, mas hoje elas causam um impacto absurdo na natureza .
Acredito que o sódio é (poderá ser) um dos combustíveis do futuro.
De onde veio esse sal fundido ? Confuso 😕
Parece que mata muito pássaros
Boa. O Chile também produz gasolina de CO2 atmosférico, e o Brasil com o monopólio estatal caro e ruim...
Não sei se entendi direito. Mas como é produzido o Hidrogênio Verde ? Retirando do H2O ?
hidrogênio verde continua a ser hidrogênio. e sim, retira-se da água. O verde é de onde vem a energia pra fazer isso. No caso aí, seria proveniente do Sol.
Bom para Eles, pena que isso não acontece no Brasil
O Brasil é líder mundial de geração de energia limpa e energia verde.
Não precisamos. Esse tecnologia ainda é muito verde, cara demais pra gente. Instalar parques eolicos e paineis solares fotovoltaicos compensa mais.
E se um passaro passar ali perto? Vira churrasco na hora.
Sim, tem várias reportagens falando sobre a morte de pássaros nessas usinas de espelho. Não dá pra instalar uma dessas em qualquer lugar.
E coisa boa vou compra mais ação de Aesb3 e AES us
Como a energia volta do sal líquido para mover as turbinas? Qual é o processo?
Sal fundido em altas temperaturas aquece a água que vira vapor, sendo que esse vapor que move as turbinas. Processo muito parecido ao da energia nuclear, com a diferença que aqui não temos a fissão nuclear, oq torna o processo mais seguro.
@@edneydenis7856 Ah sim, usam água. Valeu pela resposta!
me parece uma fonte com matriz solar, porém sem o problema de produzir e depois reciclar painéis solares.
Hidrogênio verde é o futuro dos combustíveis.
Dizem que a areia também pode ser usada com esse propósito de conserva energia térmica..
nos países próximos ao polo norte é largamente usado pra aquecer as casas: o Sol bate durante o dia e vai aquecendo a areia armazenada. Existe uma porta que controla se o ar sai ou não da caixa. A noite a porta é aberta, liberando o ar morno que aquece bastante a casa. Também se usa para aquecer água.
Qual a empresa que está nisso?
Uma empresa brasileira :HYTRON tem um contêiner do mesmo tamanho que retira hidrogênio do etanol, a cadeia de suprimento já está estabelecida e é mais viável que tanques blindados e resfriamento do hidrogênio até ficar líquido
Interessante. E depois que retira o hidrogênio do etanol, o carbono do etanol vai para onde? Para a atmosfera, sob a forma de CO2, gás de efeito estufa?
Esse tipo de usina solar foi feito nos Estados Unidos e deu errado, faltou abordar quais as diferenças da experiência chilena em relação a americana
É claro que lá deu errado. Eles preferem invadir países e roubar petróleo.
na verdade o ROI ficou prejudicado , mas tem uma nova que atualmente se destaca. mas sim, é uma tecnologia muito difícil por que os sais são extremamente corrosivos
tiveram muitos problemas com orgãos ambientais pq os passaros estavam sendo vaporizados pela luz dos espelhos que é focada no topo da torre.
Finalmente a humanidade está aprendendo a jogar esse minecraft.
Viva Chile!
Viva Chile!
Chi, chi chi
Lê, lê, lê.
Tecnologia chilena pode revolucionar
Nossa sal líquido não solta uma fumacinha. Mas aquilo ali tá mais quente que óleo na frigideira.
Otimo
Brasil sem vergonha por causa dos políticos.
Com a nossa riqueza de território que o Brasil tem deveria ser o pais que mais desenvolve energia limpa no mundo, mas estamos aqui tentando sobreviver
Excelente, se no Brasil não houvesse mitologia impregnada na política, poderíamos investir mais em ciência como essa ao invés de empurrar bobagens nas vidas das pessoas!
Tá todos acomodados com combustíveis fóssil... em 50 anos vai acabar ....aí sim vamos ter evolução de verdade em enegia de todo tipo
e o Brasil fez o que além de taxar as coisas pra melhorar o meio ambiente
Brasil já tem a matriz energética mais renovável do mundo. Maior parte da energia vem das hidroelétricas, além de muitos investimentos em energia eólica e fotovoltaica 😊
Agora é usar o sal pra estocar vento!
MR beats ao invés de ficar igual Luciano Huck fingindo que ajuda pobre podia investir nesses tipos de tecnologias
OLHA AI UMA BELA OPCOES PARA DESALINIZAR AGUUS DO MAR, DIMINUI O CUSTO POIS USA A AGUA PARA BEBER E O SAL PRA PRODUZIR ENERGIA!!!
O maior obstáculo são as grandes empresas de combustível 😂😂😂 surgem as ideias e logo após quem as teve "desaparece "
tipo Petrobras 😅
Tudo evoluí... inclusive a pobreza...
O Brasil é líder nesta tecnologia de empobrecimento.
Corrosão???
E o aço inox???😮
De fato Chile está de parabéns, por da valor a o ensino nas suas universidades, torço para que os governantes de extrema esquerda que governam o Chile a 2 décadas não consigam destruir as instituições de ensino.